You are on page 1of 48

Contabilidade Bsica

Prof. Ciro Bchtold Prof. Alexandre Fernandes

PreparandoPreparando-se para 1 hora de Contabilidade... Na ltima aula... Ningum merece!

Que essa aula passe rpido e acabe logo...

Aula 1 - Introduo a Contabilidade Bsica Conceito de Contabilidade Usurios da Contabilidade Evoluo histrica O Pai da Contabilidade Aula 2 - Definies de Contabilidade Definindo Contabilidade com Grandes Mestres A contabilidade e suas funes Aspectos Qualitativos e Quantitativos do Patrimnio

Aula 1 Introduo Contabilidade Bsica

Introduo Contabilidade Bsica


Porque estudar contabilidade se o curso de administrao?

Lembra das quatro funes bsicas da administrao?


Aula 1 P. 161

O que Administrao?
A contabilidade tem tudo a ver com as funes bsicas da administrao.

P O D C

Pod C ? Planejamento Organizao Direo Controle


Aula 1 P. 161

Planejamento
Como planejar se no sabemos ao certo avaliar os recursos que temos? A contabilidade permite registrar e mensurar os recursos da empresa. Sem os relatrios contbeis, qualquer planejamento inconsistente.
Aula 1 P. 161

Planejamento
Falta de Planejamento gera o caos!

Planejamento
Escolha a ferramenta mais adequada para cada situao!

Planejamento
No estabelea prazos audaciosos demais!

Organizao
A contabilidade responde pelo levantamento e organizao de cada elemento que pode ser mensurado monetariamente na empresa.

Aula 1 P. 161

Escravo

Direo
A tomada de decises e a conseqente execuo ou direo, ser prejudicada se no tivermos os relatrios que sero extrados da contabilidade.

Aula 1 P. 161

Controle
No existe cincia no mundo, que se dedique a registrar e controlar o patrimnio de uma empresa, do que a contabilidade. Ela nasceu com essa finalidade e apresenta tcnicas que so teis inclusive para que se evitem fraudes nas empresas.
Aula 1 P. 161

Esse prof. me deixa assim!

Introduo Contabilidade Bsica


Aprender contabilidade fundamental para qualquer pessoa que deseja administrar uma empresa. A contabilidade apresenta termos tcnicos que chamamos de terminologia ou nomenclatura, que so essenciais na linguagem comercial. a linguagem que o administrador precisa conhecer e se familiarizar com ela.
Aula 1 P. 162

Conceito de Contabilidade
A Contabilidade uma cincia social que atravs da execuo de servios tcnicos: controla, organiza, estuda e avalia o patrimnio de uma entidade - Pessoa Fsica ou Pessoa Jurdica - permanentemente. permanentemente

Aula 1 P. 162

Conceito de Contabilidade
Um dos objetivos da Contabilidade gerar informaes para a tomada de decises, o que chamamos de Contabilidade Gerencial. A Contabilidade registra os atos e fatos administrativos e produzem informaes que possibilitam ao administrador planejar e controlar suas aes, para traar os objetivos da entidade.
Aula 1 P. 162

Conceito de Contabilidade
Todas as empresas nascem com uma finalidade, e seja como for, ambas buscam atingir suas metas. A grande maioria das empresas busca resultado financeiro, outras buscam resultados sociais, outras buscam expanso, enfim, poderamos dizer que todas buscam algum resultado - no sentido de atingir os objetivos traados.
Aula 1 P. 162

Conceito de Contabilidade
Estamos vivendo na chamada Era da Informao, e a principal finalidade da Contabilidade gerar informaes. Portanto, fazer Contabilidade a nica maneira de estar verdadeiramente inserido no mundo dos negcios.

Aula 1 P. 162

Conceito de Contabilidade
SEBRAE Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas, vem realizando pesquisas para detectar o ndice de mortalidade (fechamento) das empresas no primeiro ano de vida (abertura), cerca de 48% dos negcios so fechados antes de completar 12 meses de funcionamento. A principal causa a falta de planejamento e controle dos negcios: em suma, a falta de Contabilidade.
Aula 1 P. 162

Usurios da Contabilidade
INTERNOS E EXTERNOS
Fornecedores

Investidores

Bancos
Empresa

Funcionrios

Sindicato
Outros

Concorrentes

Governo

Aula 1 P. 162

Introduo Contabilidade Bsica


A contabilidade lembra clculo, nmeros, dinheiro. comum algum responder: contabilidade a habilidade de fazer contas.

Aula 1 P. 164

Introduo Contabilidade Bsica


Porm, os alunos se surpreendem quando no decorrer das aulas descobrem que na contabilidade raramente se usa mais do que as operaes bsicas da matemtica: adio, subtrao, multiplicao e diviso. Ou seja, muito mais que clculo a contabilidade tcnica, procedimento, conduta e o cumprimento de normas.
Aula 1 P. 164

Introduo Contabilidade Bsica

Qual a origem desta cincia to importante?

Aula 1 P. 164

Contabilidade
Evoluo Histrica
A contabilidade constitui um dos conhecimentos mais antigos da humanidade e surgiu em funo da necessidade que o ser humano tem de controlar suas posses e riquezas, ou seja, seu patrimnio. to antiga quanto a prpria humanidade. H inclusive, hipteses de que a contabilidade tenha surgido antes mesmo da escrita e at que tenha sido base para o surgimento desta.

Filme - A origem da Contabilidade

http://youtu.be/qw5wbbPwXTg

Contabilidade
Evoluo Histrica
O livro de J, considerado por muitos estudiosos como o mais antigo da bblia, relata a respeito do patrimnio do personagem chamado J, observe: Possua sete mil ovelhas, trs mil camelos, quinhentas juntas de bois, e quinhentas jumentas; era numeroso o pessoal ao seu servio, de maneira que este homem era o maior do Oriente. J 1:3
Aula 1 P. 165

Contabilidade
Evoluo Histrica
Admite-se que foram os sumero-babilnios os autores do sistema de dbito e crdito, baseado na identificao mental do que meu e seu. As contas, como instrumentos de registros, j haviam nascido como primeiras manifestaes inteligentes do homem, mesmo antes que esse tivesse inventado a escrita ou soubesse calcular
Aula 1 P. 165

O Pai da Contabilidade
Em 1.494 na cidade de Veneza (Itlia), publicou a obra Summa de Aritmtica, Geometria, Proportioni et Proporcionalit, Foi a primeira apresentao escrita do Mtodo das Partidas Dobradas.

Aula 1 P. 167

O Pai da Contabilidade
H mais de sete sculos, pois, adota-se um critrio que se tornou insupervel e cuja natureza de evidenciar Causa e Efeito de um ou mais fenmenos patrimoniais.

Aula 1 P. 167

Curiosidade
A Primeira Profisso Regulamentada no Brasil! A contabilidade foi a primeira profisso regulamentada no Brasil. Ela surgiu com a criao do ensino comercial, em 1931
Aula 1 P. 167

Aula 2 Definies de Contabilidade

Definies de Contabilidade
A Contabilidade uma cincia que permite, atravs de suas tcnicas, manter um controle permanente do Patrimnio da empresa. - Osni Moura Ribeiro

Aula 2 P. 169

Definies de Contabilidade
Contabilidade a cincia que estuda, registra e controla o patrimnio e as mutaes que nele operam os atos e fatos administrativos, demonstrando no final de cada exerccio social o resultado obtido e a situao econmico-financeira da entidade Fabretti
Aula 2 P. 169

Funes Registrar Organizar Demonstrar Analisar Acompanhar


38

Definies de Contabilidade
A contabilidade tem ainda outras funes, como: Registrar os fatos administrativos (memria). Demonstrar e controlar as mutaes patrimoniais (controle).

Aula 2 P. 170

Definies de Contabilidade
Servir como elemento de prova em juzo ou tribunal. Fornecer elementos para que os acionistas ou scios possam examinar as contas da diretoria e aprov-las ou no. Demonstrar ao fisco o cumprimento da legislao tributria.
Aula 2 P. 170

Definies de Contabilidade
Fornecer dados para a tomada de decises, etc. Fundamental sem dvida a funo de fornecer elementos para a correta gesto do negcio, permitindo tomada de decises eficazes.

Aula 2 P. 170

Definies de Contabilidade
LembreLembre-se da diferena:
Eficincia fazer bem feito Eficcia fazer o que tem que ser feito da feito, forma possvel e no momento certo.
Aula 2 P. 170

Definies de Contabilidade
Aspectos Qualitativos e Quantitativos do Patrimnio Aspecto qualitativo - o nome que qualifica esse patrimnio. Deve ser claro o bastante para identificar o que est registrado neste nome. Quanto mais simples e claro for o nome dado aos elementos, melhor ser para identificar o que est sendo registrado na contabilidade. Aula 2
P. 171

Definies de Contabilidade
Aspectos Qualitativos e Quantitativos do Patrimnio Aspecto quantitativo - Observa em que quantidade este elemento aparece e tambm o seu valor monetrio.

Aula 2 P. 171

Definies de Contabilidade
Conta o nome tcnico utilizado para registrar os elementos levando em considerao seus aspectos qualitativos e quantitativos. Simplificando, como se todos os elementos dentro da contabilidade tivessem um endereo, sempre que formos movimentar um elemento faremos registro neste endereo que recebe o nome de conta, alterando o saldo deste elemento.
Aula 2 P. 171

Agora possvel que uma dvida tenha surgido. Muito se falou sobre o patrimnio, mas o que compem

esse patrimnio?
Atividade de Aprendizagem
Com os conhecimentos adquiridos nesta aula, faa um breve levantamento do seu patrimnio. No tenha receio, anote tudo que voc acredita ter parte.
Aula 2 P. 171

Vamos ver a composio do patrimnio na prxima aula...


Que Deus Abenoe a todos ns!

You might also like