You are on page 1of 13

ANLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA BARRAGEM DO BACANGA E ALTERNATIVA PARA O PLANEJAMENTO E GESTO DA BACIA DO RIO BACANGA, SO LUS - MA

Tiago Silva MOREIRA1 (UFMA/GEOTEC - thyago_sylver@hotmail.com) Ediana Gusmo da SILVA2 (UFMA/GEOTEC - ediana_ula@hotmail.com) Fernanda de Cassia Rodrigues GOMES3 (GEOTEC - quartzzo24@yahoo.com.br) Andr Lus Soares RODRIGUES4 (UFMA/GEOTEC - andreluis2792@hotmail.com) Prof. Esp. Mrcia Fernanda Pereira GONALVES5 (UFMA/NEPA - marciafernandageo@hotmail.com)

RESUMO O recurso natural mais importante para sobrevivncia do homem a gua, pois esta fundamental para manuteno da vida em nosso planeta, sendo utilizada em vrios setores e atividades antrpicas, animais e vegetais, representando valores socioculturais e econmicos como fator de produo de bens de consumo e produtos agrcolas. Deste modo, o presente trabalho buscou identificar os principais impactos ambientais ainda hoje gerados pela instalao da Barragem do Bacanga na Cidade de So Lus - MA, elencando medidas mitigadoras que possibilitem aos rgos governamentais efetivarem polticas pblicas direcionadas ao planejamento e gesto ambiental no lago artificial do Bacanga. Pois, o Rio Bacanga representava um obstculo natural ligao rodoviria entre So Lus e o Porto do Itaqui e considerando que o rio representava o depositrio de dejetos de descarga in natura da cidade, optou-se pela construo da barragem de terra transversal ao esturio. O mecanismo hidrodinmico por ocasio das preamares controlaria a entrada e sada de gua. O volume represado funcionaria como uma bacia sanitria de decantao. Atualmente, esta barragem passa por vrios problemas correlatos s alteraes na dinmica hidrolgica da bacia do Rio Bacanga, gerando inmeros impactos na mesma. Para a realizao da pesquisa utilizou-se dos mtodos fenomenolgico (perspectiva do espao vivido) e dedutivo. Mostrar as diferenas, as semelhanas, os aspectos qualitativos coligando-os com o dinamismo espao-temporal da rea, constituem questes de suma importncia no que tange a compreenso e o entendimento do estudo proposto. Portanto, a recuperao e revitalizao do ambiente aqutico onde a Barragem est inserida devem ser antecedidas de um programa de manejo e gesto da Bacia do Rio Bacanga.

Palavras-Chave: Barragem do Bacanga, Planejamento e Gesto Ambiental, Medidas mitigadoras.

1 2

Graduando em Geografia/UFMA. Graduando em Geografia/UFMA. 3 Gegrafa/GEOTEC (Empresa Junior de Geografia). 4 Graduando em Geografia/UFMA. 5 NEPA (Ncleo de Estudos e Pesquisas Ambientais).

ABSTRACT The most important natural resource for survival of man is water, as this is essential for maintenance of life on our planet, being used in various industries and human activities, animals and plants, representing social and economic values as a factor of production of capital consumption and agricultural products. Thus, this study aimed to identify the main environmental impacts generated by the installation until today of Bacanga Dam in the city of So Lus - MA, listing mitigating measures that allow government agencies to carry out public politics directed to planning and environmental management in the artificial lake Bacanga. By the way, Rio Bacanga represented a natural barrier to the link road between So Lus and Itaqui Port and considering that the river was the depository for waste disposal in natura of the city, it was decided to build the dam of earth across the estuary. The hydrodynamic mechanism of flood control at the entry and exit of water. The volume dammed act as a settling basin health. Today, this dam is for various problems related to dynamic changes in the hydrological basin of the Rio Bacanga, generating numerous impacts on it. The research study used a phenomenological methods (perspective of living space) and deductive. Show the differences, the similarities, the qualitative aspects related them with the dynamic space-time area, are of great importance in regard to understanding and understanding of the proposed study. Therefore, the recovery and revitalization of the aquatic environment where the dam is inserted must be preceded by a program management and management of River Basin Bacanga. Keywords: Dam of Bacanga, Planning and Environmental Management, mitigating measures.

1 INTRODUO

O recurso natural mais importante para sobrevivncia do homem a gua, pois esta fundamental para manuteno da vida em nosso planeta, sendo utilizada em vrios setores e atividades antrpicas, animal e vegetal, representando valores socioculturais e econmicos como fator de produo de bens de consumo e produtos agrcolas. No entanto, os sistemas aquticos, apesar de fundamentais para a manuteno da vida, vm sofrendo, devido s aes humanas, ao longo dos ltimos sculos, um acelerado processo de deteriorao das suas caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas, acarretando efeitos nocivos para as populaes biolgicas, inclusive a humana. Alm disso, a destruio das matas ciliares, o assoreamento, o uso indiscriminado da gua, a construo de barragens, os desvios de curso, dentre outros, tm contribudo para o desaparecimento de rios e lagos, podendo assim afetar profundamente o ciclo hidrolgico e o clima em vrias escalas. Na medida em que as cidades vo se urbanizando sem um planejamento adequado que possibilite um desenvolvimento equitativo e qualitativo para sua expanso em relao s perdas dos recursos naturais do ambiente, vo aparecendo problemas de cunho ambiental referentes a essas perdas que na sua maioria afeta diretamente o homem. Desta maneira, atentando para o contexto da atualidade, em que grande parte da populao humana se concentra nas reas urbanas, as cidades devem desenvolver-se, obrigatoriamente, de forma sustentvel, conciliando o crescimento do meio ambiente artificial urbano e suas demandas, com a manuteno dos ecossistemas aquticos naturais, para reduo do passivo ambiental acumulado, inserindo-se na ordem mundial emergente e garantindo a auto-suficincia econmica da regio ou pas (PINTO, 2004). Seguindo esses pressupostos que se encontra a Ilha do Maranho, que a partir da dcada de 1970, comeou a se urbanizar e se industrializar efetivamente, destacando-se a cidade de So Lus, causando um atrativo populacional, principalmente para pessoas oriundas do interior do Estado. Esses fatores so acompanhados por pela falta de planejamento urbano da cidade que inchou espacialmente, levando a populao a se instalar prximos aos rios e lagos, exercendo grande presso sobre esses sistemas. Deste modo, o presente trabalho buscou analisar e avaliar as condies estruturais e ambientais da nica barragem existente na Cidade de So Lus, visando principalmente os impactos ambientais gerado pela mesma e elencar algumas medidas mitigadoras para revitalizao do lago artificial decorrente da barragem.

2 MATERIAIS E MTODOS

Definiu-se como rea de estudo a Barragem do Bacanga, inserida na Bacia do Rio Bacanga, construda entre as dcadas de 60 e 70. Atualmente, est barragem passa por vrios problemas estruturais, alm de gerar muitos dos impactos identificados na Bacia do Rio Bacanga. Para a realizao do estudo utilizou-se dos mtodos fenomenolgico (perspectiva do espao vivido) e dedutivo. Mostrar as diferenas, as semelhanas, os aspectos qualitativos coligando-os com o dinamismo espao-temporal da rea, constituem questes de suma importncia no que tange a compreenso e o entendimento do estudo proposto. A pesquisa qualitativa se preocupa com um nvel de realidade que no pode ser quantificado, ou seja, ela trabalha com o universo de significados, motivos, aspiraes, crenas, valores e atitudes, o que corresponde a um espao mais profundo das relaes, dos processos e dos fenmenos que no podem ser reduzidos operacionalizao de variveis (MINAYO, 1994). Ainda de acordo com (MOREIRA, 2002), o Mtodo Fenomenolgico descritivo e analisa dados inerentes conscincia e no especula sobre cosmovises, isto , funda-se na essncia dos fenmenos e na subjetividade transcendental, pois as essncias s existem na conscincia. Para Lakatos; Marconi (2000), o mtodo hipottico-dedutivo defende o aparecimento, em primeiro lugar, do problema que ser testado pela observao e experimentao. Para Popper, citado pelas autoras (2000, p.73), o nico mtodo cientfico seria o mtodo hipottico-dedutivo, j que toda pesquisa tem sua origem num problema para o qual se procura uma soluo, por meio de tentativas (conjecturas, hipteses, teorias) e eliminao de erros. Tal mtodo se daria de forma inversa ao que se verifica no mtodo indutivo. Para o alcance dos objetivos propostos no artigo, foram realizadas algumas atividades, tais como: levantamento e anlise do material bibliogrfico; trabalhos de campo: fotos tiradas nas reas mais coerentes para validao da anlise ambiental, alm da verificao dos diferentes usos e ocupaes do solo e sua influncia na dinmica da paisagem na rea de estudo; anlises de gabinete para a tabulao dos dados e interpretao das informaes levantadas. Para a fundamentao terica sobre o tema abordado, no intuito de pautar e validar os dados aqui mensurados, foram analisadas publicaes em livros, anais de congressos, revistas, teses de doutorado, destacando-se: LIMA et al (2005), PINTOBEIRA; MORAIS (2006) e Pereira (2006).

3 OBJETIVOS: 3.1 Objetivo Geral:

Identificar os principais impactos ambientais ainda hoje gerados pela instalao da Barragem do Bacanga, buscando medidas mitigadoras que possibilitem aos rgos governamentais efetivarem polticas pblicas direcionadas ao planejamento e gesto ambiental no lago artificial do Bacanga.

3.2 Objetivos Especficos:

- Identificar impactos ambientais na rea de estudos; - Analisar dados inerentes ao projeto de instalao da Barragem do Bacanga; - Apontar medidas mitigadoras para serem usadas como ferramentas de planejamento e gesto ambiental; - Cooptar informaes tcnicas em uma linguagem acessvel para serem difundidas nos rgos pblicos como subsdio para orientar polticas pblicas direcionadas ao planejamento ambiental.

4 RESULTADOS E DISCUSSES 4.1 Localizao

A bacia do Rio Bacanga, localiza-se na cidade de So Lus, na poro noroeste da ilha, entre as coordenadas Universal Transversa de Mercator Projeo UTMs, fuso 23S; 9706000/9722000 mN e 573000/585000 mE. O acesso rodovirio principal se faz pela BR-135, aps atravessar o Estreito dos Mosquitos, canal que liga a ilha ao continente maranhense (Figura 01).

Figura 01 - Mapa de localizao da Bacia do Rio Bacanga.

4.2 Histrico

A barragem do Bacanga consiste de um projeto de barramento do Rio Bacanga e foi esquematizada no intuito de diminuir as distancias e servir de ligao entre So Lus e o Porto do Itaqui pela BR-315 (Figura 02), reduzindo a distancia de 36km para apenas 9km, alm de propiciando um significativo crescimento urbano em direo ao Porto, e com intuito de gerar energia eltrica com a construo de uma usina mar-motriz e para formao do lago artificial (Figura 03) para auxiliar no processo de urbanizao e de saneamento da cidade.

Figura 02: Esquema do Projeto da Barragem do Bacanga. Fonte: LIMA, 2005.

Figura 03: Rio das Bicas e o lago artificial do Bacanga. Fonte: ZONEAMENTO ECOLGICO-ECONMICO DO ESTADO DO MARANHO, 1999.

O Rio Bacanga representava um obstculo natural ligao rodoviria entre So Lus e o Porto do Itaqui e considerando que o rio representava o depositrio de dejetos de descarga in natura da cidade, optou-se pela construo da barragem de terra transversal ao esturio. O mecanismo hidrodinmico por ocasio das preamares controlaria a entrada e sada de gua. O volume represado funcionaria como uma bacia sanitria de decantao (PITOMBEIRA; MORAIS, 1979).

O projeto executivo foi elaborado no perodo de novembro de 1966 a junho de 1967 atendendo a solicitaes de se prever uma eclusa junto ao vertedor, bem como o alargamento do coroamento da obra que era inicialmente de 10m para 20m; feitas pelo Departamento Nacional de Portos e Vias Navegveis (Portobrs), e o DER-MA. A introduo de uma eclusa tinha o objetivo de manter o trecho mar/reservatrio navegvel, porm esta obra no foi realizada. As obras foram iniciadas e concludas entre as dcadas de 60 e 70, no entanto, a mesma no tem tido nos dias atuais todas as funes que o seu projeto de concepo propunha, apesar de hoje a barragem servir de ligao no s ao porto, mas tambm a Universidade Federal do Maranho e a uma serie de bairros circunvizinhos que com a facilidade de acesso se estabeleceram na rea (LIMA, 2005) apud (ELETROBRS, 1980).

4.3 Aspectos do Projeto da Barragem do Bacanga

Quanto ao projeto original a de elaborao da barragem no ano de 1968 tinha como um dos objetivos ser equiparada com a usina Talassomtrica de La Rance (Figura 04), o mesmo compreendia as seguintes estruturas principais, e foi idealizada para funcionar da seguinte forma:

A barragem foi construda parcialmente com aterro hidrulico at a cota +6,0m, complementado com solo lanado at a cota +8,4m; Em uma das extremidades, um vertedouro de concreto, de 42,5m de largura, com trs vos de 12,5m munidos de comportas-setor (6,0 x 12,5 m), permitindo um escoamento dirigido e controlado, sendo acionados por um mecanismo de levantamento eltrico, simultanemante, e de preferncia quando o nvel do reservatrio alcanasse a cota mxima (Figura 05); O aterro possibilitaria acumulao de gua at 6,5m (admitida como cota mxima de preamar) e o vertedouro o enchimento e o esvaziamento do lago artificial criado; sobre o vertedouro uma ponte de concreto armado capaz de assegur a continuidade da travessia. (LIMA et al, 2005)

Figura 04: Via interligando o centro de So Lus ao porto do itaqui (Barragem do Bacanga). Fonte: Dados da Pesquisa.

Figura 05: Talassomtrica de La Rance. Fonte: LIMA, Shigeaki Leite. et al.

Devido s diversas mudanas das condies vigentes durante a execuo do projeto inicial, hoje a barragem funciona em desacordo com sua proposta inicial e diversos acontecimentos que ocorreram durante os anos de 1973 a 1980, modificaram as configuraes de operao da Barragem, dentre eles a construo da Avenida Mdice em 1973, que margeava o reservatrio, obrigando-se a manter o nvel da barragem em uma cota de +2,5m para que os bairros no fossem inundados, o que favoreceu tambm a ocupao das reas anteriormente alagadas na preamar; a falta de manuteno dos equipamentos e uso descontrolado das comportas proporcionou um acidente envolvendo a comporta de vo central em 1976, ocasionando a entrada e sada de gua de forma irregular no reservatrio; em 1980, ainda em decorrncia do acidente na comporta, as cotas da barragem fixaram-se entre trs a quatro metros, causando alagamentos eventuais nas reas ocupadas. (LIMA et al, 2005) Estas reas de ocupao esto localizadas na plancie de inundao do Rio Bacanga, sendo assim reas relativamente planas e baixas que de tempos em tempos recebem os excessos de gua que

extravasam do seu canal de drenagem. Em decorrncia de uma m gesto a barragem do Bacanga introduziu uma serie de impactos no fluxo hidrulico do Rio Bacanga e em reas adjacentes a ela, alm de se encontrar atualmente abandonada pelo poder pblico e necessitando de manuteno tcnica para no parar seu funcionamento para no causar novos transtornos como o ltimo em 2008, onde as comportas danificadas no abriram pela falta de manuteno e reas baixas nos bairros do S Viana, Vila Embratel dentre outros, foram inundadas durante dias pelas guas do Rio Bacanga. Segundo (PEREIRA, 2006, p. 59) o Rio Bacanga fortemente influenciado pelas mars, que chegam atingir cotas de sete metros de amplitude, condicionando a formao de uma cunha de gua salgada no interior da bacia por ocasio das preamares. Essa caracterstica e muito peculiar barragem do Bacanga sendo que em ocasio da construo de barragens visa-se em geral o represamento de gua doce o contrrio do que acontece com a do Bacanga. Deste modo, devido ao represamento que, por conseguinte aumentou a presso hidrulica, fator preponderante na formao da cunha salina, onde vrios poos artesianos e superficiais foram salinizados em decorrncia do barramento do rio.

4.4 Potencialidades Previstas no Projeto

De acordo com o projeto original que considerava a barragem propicia a instalao de uma usina mar-motriz para a gerao de energia eltrica e que no foi realizada, ainda hoje, estudos esto sendo elaborados com o intuito de promover a referida instalao da usina piloto que serviria de ponto de pesquisa para gerao de energias alternativas atravs da fora das mars. Projetos esto sendo desenvolvidos no Ncleo de Energias Alternativas do Departamento de Engenharia Eltrica da Universidade Federal do Maranho UFMA. Outros aspectos que podem ser ressaltados dizem respeito ao aproveitamento do potencial para as atividades ligadas ao lazer, atividade turstica e atividades pesqueiras, devendo-se destacar a necessidade de tratamento da gua para que sejam restabelecidas condies de balneabilidade adequada.

5 Problemas Ambientais na rea de Estudo

A rea apresenta uma rica biodiversidade associada ao manguezal, porm, sofre com os problemas ambientais oriundos da intensa urbanizao tais como: assoreamento, inundao, urbanizao do mangue (aterramento), lanamento de lixo, desmatamentos, queimadas, contaminao das guas por esgoto lanado in natura e eutrofizao das guas da Barragem do Bacanga. (PEREIRA, 2006)

O assoreamento pode causar problemas de perda de volume de reservatrio, reduo da gua para abastecimento, reduo da profundidade de canais, perda de eficincia de obras hidrulicas, produo de cheias, alterao na qualidade da gua, perda da biodiversidade aqutica e prejuzo ao lazer (OLIVEIRA, 1995 apud PEREIRA, 2006). Portanto, diferente do que prev a gesto dos recursos hdricos, que concebida a partir da definio de regras de distribuio da gua entre diferentes usos e entre diferentes usurios de um mesmo uso, pois pode ter distintos objetivos, algumas vezes contraditrios entre si. Segundo Farias (2006) apud BRASIL (2000), a Agenda 21 Brasileira enumera cinco objetivos para a instituio de regras de distribuio da gua: eficincia econmica; conservao ambiental; gerao de benefcios; redistribuio de renda; e financiamento da gesto. No entanto, devido ao Barramento do Rio Bacanga a lmina dgua permanente cria um ambiente infra-litoral com reas no expostas s mars diminuindo a taxa de renovao da gua, denotando-se que a bacia e muito menos o lago artificial esto em consonncia com os parmetros da Agenda 21 do Brasil, devido a falhas e falta de planejamento do projeto inicial da Barragem. As alteraes no fluxo da gua salgada e a urbanizao da margem direita da bacia do Bacanga ocasionado pela construo da Avenida Mdice, acabam causando restries de renovao do volume armazenando, o esgoto in natura que lanado pelas casas e condomnios no entorno, acaba por descaracterizar a localidade de manguezais reduzindo a qualidade ambiental alm de transformar a rea em um ambiente anxico pela elevao do teor de matria orgnica deflagrada, a qual, associada ao acrscimo dos resduos slidos (Figura 06), atrelados as modificaes antrpicas na bacia de drenagem produziram a acelerao da colmatao, reduzindo a profundidade do canal.

Figura 06: Resduos slidos na Barragem do Bacanga. Fonte: Dados da Pesquisa.

Todos estes impactos ambientais que so provocados na rea esto relacionados ocupao desordenada e a falta de planejamento que proporcionam os mais variados tipos de degradao inclusive a degradao esttica e paisagstica que trs prejuzos aos usurios, pois so impedidos de fazer usufruto da pesca, de atividades tursticas e comerciais, alm de outros impactos identificados: Mudana na Hidrologia da Bacia Hidrogrfica do Bacanga; Aumento das doenas de vinculao hdrica; Alterao no comportamento do lenol fretico da regio; Problemas sanitrios, resultantes do uso das terras marginais; Rompimento do balano natural dos sedimentos fluviais; Alterao nos processos de eroso, transporte e deposio ao longo dos corpos dgua. 5.1 Medidas Mitigadoras

A recuperao e revitalizao do ambiente aqutico onde a Barragem do Bacanga est inserido deve ser antecedido de um programa de manejo e gesto da Bacia do Rio Bacanga, pois este encontrase muito impactado pelas atividades humanas tanto no uso e ocupao, quanto nos derivados dessa ocupao, ou seja, despejo in natura de esgoto domstico e industrial.
A Lei N 9.433 de 8 de janeiro de 1997 vem contemplar a importncia da bacia hidrogrfica, em seu principio primeiro: a adoo da bacia hidrogrfica como unidade de planejamento, tendo como limites da bacia o permetro da rea a ser planejada. So quatro estgios necessrios para estabelecer o gerenciamento sustentvel de uma bacia: determinar o estado atual do ambiente, identificar as foras dominantes de mudanas, estabelecer um limite especfico acima do qual danos ecolgicos so provveis de ocorrer e prognosticar a possvel extenso temporal e espacial do problema, usando caractersticas locais, e desenvolver planos de gerenciamento apropriados atravs da utilizao de cenrios mltiplos de avaliao. (FARIAS, 2006, p. 6)

A formulao de programas base para definir os nvel de Recuperao e Preveno da Qualidade da gua consiste fundamentalmente na designao das guas em funo dos usos, na construo, ampliao e/ou reabilitao dos sistemas pblicos de drenagem e tratamento de guas residuais domsticas e industriais e na avaliao e controle das fontes de poluio tpica e difusa, devendo atentar para algumas medidas para a recuperao de uma das bacias mais importantes da cidade de So Lus, pois desta maneira:

Desvio e tratamento do esgoto contribuiriam para conter a proliferao das macrfitas e da condio anxica do ambiente, assim reduziria a decomposio de matria orgnica na rea; Aumento da taxa de renovao pelo influxo da mar para a melhoria na qualidade do corpo dgua;

Aes para a Recuperao das margens da bacia; Construo de uma usina de maremotriz na barragem, ressalvando uma nova avaliao tcnica de impactos e viabilidade do projeto j em curso; Trabalho de conscientizao ambiental com a comunidade circunvizinha, onde o principio da Informao e Participao das Populaes constituiria como parte da gesto dos recursos; Aumento da coleta de resduos slidos na rea de entorno; Proteo dos Ecossistemas Aquticos e Terrestres Associados Projetos de revitalizao da rea visando o lazer para a comunidade e o aproveitamento turstico e, por conseguinte econmico.

6 CONSIDERAES FINAIS

Os estudos e anlises ambientais so de fundamental importncia para traar programas de planejamento ambiental, pois estes funcionariam como uma ferramenta de levantamento de dados que possibilitam estruturar medidas eficazes para gesto de projetos de grande impactos ambientais. A Barragem do Bacanga seria um projeto que beneficiaria tanto a populao da cidade de So Lus, principalmente, residentes do seu entorno, quanto ao Complexo Porturio da capital maranhense. No entanto, pelo descaso e m gesto associado desvirtuamento do projeto inicial da barragem, vem provocando problemas de cunho socioambiental que reduz consideravelmente a qualidade de vida da populao. Portanto, medidas que possibilitem alternativas de gesto voltada para a qualidade ambiental e social so de suma importncia para reverter situaes como as citadas neste trabalho. A utilizao e a gerncia compartilhada entre comunidade e rgos administrativos integrados com pesquisas tcnicas so de fundamental importncia, haja vista que o Brasil tem uma riqueza incomparvel de recursos hdricos superficiais e guas subterrneas que representam valores econmicos, sociais e principalmente, ecolgicos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

FARIAS, Maria Sallydelandia Sobral de. MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA GUA NA BACIA HIDROGRAFICA DO RIO CABELO. CAMPINA GRANDE; UFCG, Tese de Doutorado, 2006.

LAKATOS, E. M & MARCONI, M. A. Metodologia cientfica. 3 ed. So Paulo. Editora Atlas S. A., 2000.

LIMA, Shigeaki Leite. et al. PLANTA PILOTO MAREMOTRIZ DO BACANGA. Seminrio Nacional De Produo E Transmisso De Energia Eltrica. Curitiba Paran, 2005

MINAYO, Maria Ceclia. O desafio do conhecimento. So Paulo: Hucitec-Abrasco, 1994.

MOREIRA, Daniel Augusto. O Mtodo Fenomenolgico na Pesquisa. Editora Thompson-Pioneira. So Paulo, 2002.

PEREIRA,

Edila

Dutra.

AVALIAO

DA

VULNERABILIDADE

NATURAL

CONTAMINAO DO SOLO E AQFERO DO RESERVATRIO BATAT - SO LUS (MA). Rio Claro SP: UNESP, Tese de Doutorado, 2006.

PINTO, L. V. A.; BOTELHO, S. A.; DAVIDE, A. C.; FERREIRA, E. Estudo das nascentes da Bacia Hidrogrfica do Ribeiro Santa Cruz, Lavras, MG. Scientia Forestalis, n. 65, p. 197 206, 2004.

PINTOBEIRA, E. S.; MORAIS, J. O. Comportamento hidrodinmico e sedimentolgico do esturio do Rio Bacanga. Simpsio de Geologia do Nordeste, 9, Natal (RN), 1979, Anais.Natal: SBG, 1979, p. 135- 159.

You might also like