You are on page 1of 23

MTODO INTUITIVO E LIES DE COISAS: SABERES EM CURSO NAS CONFERNCIAS PEDAGGICAS DO SCULO XIX Analete Regina Schelbauer1

Introduo Nos ltimos anos os historiadores da educao brasileira tm se preocupado em demonstrar o papel desempenhado pelas conferncias pedaggicas e exposies internacionais na difuso dos saberes escolares em curso na segunda metade do sculo XIX (KUHLMANN Jr., 2001; VILLELA, 2002; BASTOS, 2003, 2203a;

SCHELBAUER, 2003). Esses fruns possibilitaram tanto a divulgao de novos mtodos, contedos de ensino e materiais pedaggicos, quanto s articulaes entre representantes de Estado, polticos, empresrios, mdicos, juristas, religiosos, militares, donos de escolas, professores, engenheiros que participavam desses eventos e garantiam a circulao dos novos saberes pedaggicos, considerados necessrios modernizao no s da educao como da prpria nao. O presente texto tem como finalidade refletir sobre a circulao do mtodo intuitivo e das lies de coisas nas conferncias, congressos e exposies pedaggicas que aconteceram na segunda metade do sculo XIX em vrios pases da Europa e das Amricas. A inteno metodolgica compreender a temtica do ensino intuitivo por meio dos discursos que circularam nesses eventos, mapeando os indcios de sua apropriao na educao brasileira e identificando a dinmica entre o universal e o singular, com a finalidade de compreender que as idias que aqui chegaram acerca do mtodo no estavam fora de lugar. As fontes esto circunscritas aos escritos

provenientes desses eventos: relatrios, livros, captulos de livros, documentos, com destaque para a Confrence sur lenseignement intuitif faite aux instituteurs dlgus lExposition de Paris, proferida por Ferdinand Buisson em 18782. O ensino intuitivo alm de ser tema constante nos manuais de lies de coisas, compndios de pedagogia, relatrios oficiais sobre a instruo pblica, tambm figurou nessas exposies e congressos pedaggicos, constituindo-se como uma das

Professora do Departamento de Teoria e Prtica da Educao e do Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade Estadual de Maring. Integrante e pesquisadora do HISTEDBR GT Maring. 2 A publicao da conferncia data de 1897.

2 importantes inovaes pedaggicas da escola na segunda metade do sculo XIX, momento de propagao da campanha universal em prol da criao e difuso da escola primria de ensino obrigatrio, laica e gratuita para as classes populares e a conseqente organizao dos Sistemas Nacionais de Ensino, consubstanciando a educao escolar como funo do Estado. O debate em torno do mtodo intuitivo ganhou expresso como parte do movimento de difuso da escolarizao das classes populares, num momento em que encontrar os meios para uma escolarizao inicial eficaz se constitua numa das maiores preocupaes daqueles que estavam envolvidos na organizao dos sistemas nacionais de ensino. Esse mtodo representou, juntamente com a formao dos professores, o ncleo central das reformas que estavam servindo de base para a organizao do ensino popular em toda a Europa, assim como nas Amricas. Em maior ou menor proporo, os princpios do mtodo estavam sendo introduzidos nos sistemas de ensino, abrangendo os jardins de infncia, as escolas primrias e os cursos de formao de professores, o que levou a sua identificao como o mtodo do ensino popular.3 Feitas essas consideraes sobre o objeto e as inquietaes que motivaram o presente texto, cumpre destacar as principais questes oriundas do processo de sistematizao e anlise das fontes.

1. O mtodo intuitivo e as lies de coisas nas conferncias e exposies pedaggicas O mtodo intuitivo esteve em circulao nesses fruns j a partir da primeira Exposio Internacional realizada em Londres, em 1851, inserido na temtica do ensino elementar do desenho. De acordo com Villela (2002, p. 163), o Relatrio de Buisson, sobre a Exposio Internacional realizada em Viena, em 1873, destina um captulo exclusivamente a essa disciplina, citando que a Exposio de Londres:

[...] foi o ponto de partida de um movimento geral de reforma, pois revelou a superioridade da arte industrial francesa estimulando outros pases a criarem
3

Essa identificao pode ser contemplada no verbete Intuition e Mthode Intuitive, encontrado no Dictionaire de Pdagogie e dInstruction Primaire, organizado por Ferdinand Buisson (1912) e publicado pela primeira vez no incio da dcada de 1880.

3
condies para o ensino do desenho cujos resultados foram percebidos na Exposio de 1862. [...] que foi a partir da introduo do mtodo intuitivo, com a influncia de Pestalozzi e Froebel, que se difundiram as tentativas de popularizar o ensino elementar do desenho.

Ao que indica a referncia de Buisson feita por Villela, durante a Exposio de 1862, tambm realizada em Londres, a temtica do mtodo intuitivo voltaria a figurar nas discusses relacionadas ao ensino elementar do desenho. Outro indcio o trecho do relatrio do Conselheiro Francisco Igncio Carvalho Moreira, presidente da Comisso Brasileira na Exposio:

Uma exposio de carter inteiramente novo foi iniciada pela Inglaterra neste ltimo Concurso Industrial. Refiro-me apario em corpo dos objetos destinados ao ensino entre os produtos da indstria, e com o fim unicamente de ilustrar os mtodos seguidos nos Estabelecimentos de instruo. Assim, sob o ponto de vista literrio ou intelectual, e no como simples artigos industriais dirigidos a mercado, foram exibidos nessa Exposio especial os livros, as cartas geogrficas e geolgicas, desenhos, coleo de minerais e plantas, madeira, Atlas para o estudo da Fsica, Qumica, Farmcia, Medicina, etc (MOREIRA, In: KUHLMANN Jr., 2001, p. 23).

As cartas Geogrficas e geolgicas, os desenhos, as colees de minerais, plantas e madeira, os Atlas para o estudo de fsica, qumica etc., que foram exibidos durante a Exposio, atestam tratar-se de colees de objetos para o ensino intuitivo, mostrando que durante a Exposio de Londres, se a temtica do mtodo intuitivo no foi objeto de conferncias e estudos especficos, ao menos foi retratada na exibio dos objetos destinados quele ensino. Uma das primeiras menes temtica, em termos de estudos especficos, foram as conferncias proferidas por Mme. Pape-Carpentier4, aux instituteurs reunis loccasion de lExposition Internationalle de Paris, em 18675, referenciada no Dictionaire de Pedagogie, pelo fato de ter popularizado a expresso leons de choses.

Sobre Mme. Pape-Carpentier, suas obras e sua influncia para a educao brasileira, ver: (BASTOS, 2003). A Exposio Internacional de Paris, organizada por Frderic Le Play, trouxe como inovao a criao do Grupo 10, que apresentava os objetos destinados a melhorar as condies fsicas e morais das populaes. De acordo com KUHLMANN JR. (2001, p.31) [...] duas dessas classes, foram destinadas educao popular e atraram mais de 600 expositores franceses. Contou ainda com uma exposio especial do ministrio da Instruo Publica Francs e visitao de algumas instituies educacionais.

4 As idias de Mme. Pape-Carpentier exerceram uma influncia marcante na educao brasileira no que se refere educao dos sentidos as lies de coisas e as salas de asilo. Sua metodologia foi adotada por Menezes Vieira na introduo dos jardins de infncia na capital do Imprio (BASTOS, 2002). Outro registro dessa influncia foi a adoo da Caixa de Lies de Coisas, de Carpentier, dentre os

aparelhos de ensino utilizados na primeira Cadeira de Gramtica e Lngua Portuguesa da Escola Normal da Capital do Imprio, em 1878 (BASTOS, 2003; VILLELA, 2002). A Caixa de Carpentier tambm figurou entre os aparelhos trazidos por Lencio de Carvalho para compor o acervo do Museu Escolar do Liceu de Artes e Ofcios de So Paulo. (BASTOS, 2003; SCHELBAUER, 2003). As cinco conferncias proferidas por Carpentier, na Sorbonne, para os professores que estiveram presentes Exposio Universal de 1867, foram reunidas e publicadas, posteriormente, sob o ttulo Confrences sur lintroduction de la mthode des Salles dasile dans lenseignement primaire. Quanto s conferncias, Bastos (2003, p. 10) esclarece que:

Estas conferncias centravam-se na aplicao das lies de coisas ou do mtodo natural nas classes primrias. Assim, a primeira conferncia trata dos princpios de lies de coisas (21 de agosto de 1867) e as demais so sobre temas escolhidos para exemplificar o mtodo natural: o po, o vesturio, a locomoo, as moradias (batiment), apresentados na forma de lies de coisas.

A idia de estender a aplicao das lies de coisas ou do mtodo natural das salas de asilo ao ensino primrio, j viria de longa data, relata a autora, no sentido de amenizar a situao das escolas primrias, que ministravam um ensino baseado em livros ridos, com excesso de teorismo. Dar as lies de uma forma mais prtica e mais viva, fazendo as lies de coisas, seria um meio de resolver este inconveniente:

A lio de coisas ensina pela realidade ela mesma; e cada realidade permite um conhecimento til, um bom sentimento ou uma boa idia [...] seus princpios e regras seguem as mesmas operaes do entendimento humano, visto que cada criana um pequeno homem. Assim, o mtodo segue a mesma marcha que o esprito, nas suas percepes (BASTOS, 2003a, p. 11).
O Brasil participou desta Exposio enviando, alm de uma Comisso especial designada pelo Imperador.

Em Viena, durante a Exposio de 18736, a temtica do mtodo intuitivo volta discusso, como leva a crer a meno que Hippeau (1885, p. 163) faz ao Rapport sur lExposition De Vienne, organizado por Buisson (1875):

M. Buisson, em seu relatrio sobre a Exposio de Viena, assinalou com sagacidade as notveis vantagens do mtodo intuitivo; ele descreveu os procedimentos empregados por M. Dellhez, de Viena, para fazer a educao dos sentidos: a viso, a audio, o olfato, o paladar e o tato.

Segundo Villela (2002, p. 194), Buisson destaca, em seu Relatrio, o sucesso que pases como a Alemanha, a ustria, a Blgica e a Sua vinham fazendo em relao ao mtodo e aos processos intuitivos, em comparao pequena contribuio oferecida pela Frana, lamentando o fato de [...] que a Frana ps-revolucionria, ao rejeitar o naturalismo rousseauniano tinha se fechado tambm com relao contribuio de Pestalozzi e seus seguidores. importante mencionar que o Rapport de Buisson foi citado inmeras vezes por Rui Barbosa (1947), nos Pareceres sobre a Reforma do Ensino Primrio, publicados em 1883. Durante a Exposio da Filadlfia, em 1876, temtica do ensino intuitivo esteve em maior evidncia, como retrata o Rapport sur linstruction primaire lExposition Universelle de Philadelphie, organizado por Buisson (1878), enquanto Secretrio da Comisso de Estatstica do Ensino Primrio e representante do Governo francs. O Rapport foi, sem dvida, um dos mais importantes documentos sobre a Exposio realizada em comemorao ao centenrio da Independncia norte-americana. A Exposio da Filadlfia contou com a participao de uma comisso brasileira, designada pelo Governo Imperial7 e foi amplamente noticiada pelo mundo, atravs da imprensa e dos homens pblicos que dela participaram. O Rapport serviu de referncia a muitos intelectuais no Brasil em suas discusses e projetos de reforma. Um exemplo
6

De acordo com KUHLMANN JR. (As grandes festas..., p.33), na Exposio de Viena, a educao ganhou mais destaque [...] abrangendo desde propostas para a mais tenra infncia, com as creches, a amamentao, jogos, ginstica, at o ensino, com modelos de escolas, material, ilustrao dos diversos mtodos, estatstica, administrao, regulamentos, e finalmente, a instruo literria e cientfica, as bibliotecas, as associaes, e o ensino dos adultos. O Brasil tambm participou desta Exposio, enviando uma Comisso Especial, conforme citamos em nota anterior. O IMPRIO do Brasil na Exposio Universal de 1876, em Filadlfia. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1875.

6 so os Pareceres de Rui Barbosa sobre o Ensino Primrio, de 1883, anteriormente citados8. importante destacar que o Rapport, juntamente com a Confrence sur lEnseignement Intuitif faite aux Instituteurs delegues lExposition de Paris9 constituem-se nos documentos principais utilizados para elaborao do captulo sobre o mtodo intuitivo e as lies de coisas, nos Pareceres (SCHELBAUER, 2003). A importncia da Exposio da Filadlfia est relacionada riqueza da nao americana apresentada durante o evento, assim como organizao de seu sistema educacional, apontado como o fator responsvel pelo desenvolvimento daquela nao, como evidencia a notcia publicada no jornal A Provncia de S. Paulo, na Seo Questes Sociais, transcrita do jornal Aurora Brasileira:

Seria possvel aos Estados Unidos apresentar a Exposio da Filadlfia, rica em produtos americanos de toda a sorte, se durante o seu primeiro sculo de existncia livre tivessem nmero de escolas de ensino primrio igualmente proporcional s que tm o Brasil em relao a sua populao? No cremos que povo algum pudesse conseguir tanto gnio inventivo e aperfeioar sem ter adotado o sistema de escolas por toda a parte, para todas as classes de uma sociedade mista em nacionalidades e credos (A PROVNCIA..., 21/10/1876, p. 2).

O redator afirma que os americanos, desde princpio, nunca esperaram que o governo tomasse as iniciativas em relao ao ensino, mas que foi graas criao de Academias e Universidades custa de deixas, doaes, etc. que os Estados Unidos chegaram a ter sbios para exportao, esperando que o exemplo seja seguido pelos pases do novo mundo:

A exposio da Filadlfia ter quando pouco para os brasileiros que a visitarem, ao mesmo tempo que percorrerem o pas, a dupla vantagem de mais acurado conhecimento mtuo entre os dois pases mais cheios de futuro no Novo Mundo. Como brasileiros que somos, fazemos ardentes votos para que daqui se transplante para a terra de Santa Cruz aquilo que o patriotismo e o bom senso no reprovara; de fato perderia o Brasil si se pusesse em
8

De acordo com BASTOS. (2000, p. 88), nos quatro volumes que compem os Pareceres de Rui Barbosa sobre o Ensino Primrio, h 82 referncias ao Relatrio da Filadlfia, organizado por Buisson. A Exposio de Paris, em 1878, [...] desejou que tanto do lado francs como em cada pavilho das naes estrangeiras, a mostra escolar fosse a primeira a se apresentar aos olhos dos visitantes. No centro do palcio da cidade de Paris, ponto central da exibio, apresentavam-se as escolas primrias parisienses, colocando a instruo popular como o corao mesmo do evento. (KULMANN JR., 2001, p. 38)

7
pratica entre ns a escola primria por todas as cidades, vilas e povoados, no s a cargo do governo como dos cidados a quem alguns mil reis menos em favor da sociedade nenhuma falta fariam? No ganhariam as letras, as artes, a indstria nacional se fundassem academias em provncias como o Rio Grande do Sul, So Paulo, Minas, Bahia e Cear? Ento no teramos razo de queixar-nos de precisarmos importar engenheiros, gelogos e bilogos (A PROVNCIA..., 21/10/1876, p. 2).

No apenas a nao, mas tambm o sistema de ensino americano era tido como modelar, sobretudo, face aos progressos materiais alcanados. O Relatrio evidencia claramente esta questo. Composto por 688 pginas foi elaborado pelos membros da comisso que se dividiram conforme os diversos objetos de estudos que compuseram a Exposio escolar, constituindo-se a anlise de cada objeto num captulo especfico. Dentre os captulos que colocam em discusso o mtodo intuitivo esto: a organizao pedaggica das escolas urbanas nos Estados Unidos; a educao da primeira idade; o ensino da geografia; o ensino das Cincias Fsicas e Naturais; o ensino do desenho. Dois anos aps a visita aos Estados Unidos e a publicao do Rapport da Exposio da Filadlfia, Buisson (1897) profere a Confrence sur lenseignement intuitif faite aux instituteurs dlgus lExposition de Paris, em 1878, a qual teve uma grande repercusso no s entre os europeus, mas tambm entre os brasileiros. Conforme citado anteriormente, a Conferencia sobre o ensino intuitivo foi uma das fontes utilizadas por Rui Barbosa para compor a parte relacionada ao Mtodo Intuitivo e lies de coisas nos Pareceres de 1883. Tambm foi citada no Relatrio de Lencio de Carvalho sobre a Exposio Pedaggica do Rio de Janeiro, realizada no mesmo ano e figurou entre a bibliografia da Escola Normal de So Paulo, na dcada de 1880 (SCHELBAUER, 2003). Tais dados permitem mapear os indcios da circulao desse documento e de suas apropriaes entre os agentes culturais que estiveram envolvidos com a difuso da escolarizao elementar no final do sculo XIX no Brasil. Permitem tambm revelar os sentido que os termos mtodo intuitivo e lies de coisas adquiriram no perodo, inclusive a polmica que suscitaram.

2. Confrence sur lenseignement intuitif faite aux instituteurs dlgus lExposition de Paris

8 O ensino intuitivo foi o tema da ltima conferncia pedaggica proferida durante a Exposio Universal de Paris, em 1878. Buisson (1897), autor da conferncia, anuncia, na abertura do evento, o acerto da Comisso em apresentar o tema na ltima conferncia, uma vez que o estudo do ensino intuitivo serviria de recapitulao a todas as excelentes lies contidas nas conferncias anteriores, por constituir-se como uma das questes de mtodo mais gerais e de maior interesse a todos os graus do ensino primrio. Reconhece ter entrado seno num terreno ardente, ao menos num terreno espinhoso, em face da natureza da intuio, seu papel, sua importncia e o verdadeiro carter do mtodo intuitivo, pontos sobre os quais os espritos encontram-se divididos, afirma. Reportando-se s razes histricas do ensino intuitivo na Frana, Buisson vincula sua origem ao declnio do ensino escolstico, no final do sculo XVIII, elencando os grandes nomes que preconizaram o mtodo, dentre eles Locke, Condilac, Rousseau, Pestalozzi, Basedow, Campe, Froebel, Diesterweg, alm de alemes, suos, americanos, italianos que reconheceram que o ensino que convm escola popular [...] essencialmente aquele que se faz pela via da demonstrao sensvel, visvel, palpvel, o ensino pelos olhos (BUISSON, 1897, p. 4). Afirma ainda que este modo de ensino d escola moderna duas caractersticas distintas:

Por um lado, um certo aspecto amvel e quase alegre, dos estudos que se fazem quase brincando, uma escola onde a criana se diverte, uma educao da qual o esforo e a contrariedade so banidos; por outro lado, este segundo carter no menos tocante, que todo ensino prtico, usual: s se ensina s crianas aquilo do qual elas podero se servir (BUISSON, 1897, p. 5).

Em contraposio ao ensino livresco, j criticado por Montaigne, Rabelais, Fnelon e Rollin, a premissa defendida por Rousseau de que toda a educao deve comear pela educao dos sentidos, j no pode mais ser contestada, afirma Buisson (1897), reconhecendo a legitimidade da revoluo pedaggica que estava se processando, a qual vinha substituir o verbalismo pelo realismo. Apesar de reconhecida tal mudana, Buisson no deixa de marcar os limites que este ensino no pode transpor. Dentre eles, fala do trabalho do professor que no se limita mais ao ensino do ler, escrever e contar, habilidades que antigamente representavam toda a bagagem da instruo popular, mas que abrangem a formao do

9 carter, da inteligncia e do corao. Buisson considera que a principal funo do professor primrio levar o aluno a adquirir uma determinada instruo que o instrumentalize a conhecer, em funo dos novos contedos que foram sendo acrescentados ao ensino primrio, a gramtica, a geografia, a histria, o canto, o desenho e a histria natural que, em breve, acredita, estar integrando os conhecimentos do ensino primrio, como j acontece em vrios pases. Destaca que o enriquecimento do programa da escola primria remete, necessariamente, ao papel do professor no ensino eficaz destes novos contedos e pergunta:

Ora, todos estes conhecimentos, to elementares quanto se lhes supem, poder-se- fazer com que as crianas os adquiram de uma s vez, por um ensino sempre fcil, com a ajuda de imagens, de quadros, de aparelhos que elas tero apenas que olhar, ou sob a forma destas conversaes joviais, destas conversaes divertidas que se nos apresentam hoje como o ideal da educao? Eu no o creio (BUISSON, 1897, p. 6).

A pergunta de Buisson induz a uma crtica compreenso que se tem veiculado, como um ideal de educao, de que as crianas podem aprender de uma forma fcil, com a simples ajuda de imagens, tabelas ou por meio de uma conversa agradvel. Evidentemente, ele est se referindo forma como o ensino intuitivo tem sido vulgarizado entre os professores, veiculando a idia de uma aprendizagem sem esforos. Idia que os professores, por entender dos programas impostos, do nvel dos exames e pela prpria natureza das coisas, sabem que no real, pois necessrio colocar a criana no caminho da cincia, faz-la avanar no lugar de le laisser flaner. Seria uma quimera esperar que a instruo que se d e recebe na escola se faa como que brincando, afirma Buisson (1897, p. 11), acrescentando que esta quimera no desejvel:

Se ns devamos chegar um dia a este resultado que a idia do esforo, a idia do sofrimento e do trabalho venha a desaparecer da escola, neste dia, senhores, a mesma idia estaria bem prxima de desaparecer tambm da sociedade. E uma sociedade para quem a lei do trabalho e do sofrimento torna-se insuportvel, uma sociedade madura hoje para a anarquia e amanh para o despotismo.

10 Buisson tinha diante de si os embates da Comuna de Paris (1871), acontecimentos que o levavam a se preocupar com a anarquia e o despotismo, num momento em que no s a Frana, mas toda a Europa vivia uma crise de desemprego sem precedentes na histria da humanidade e que, associada ao recm-criado movimento operrio, ameaava, dentre outras coisas, a recm-instaurada III Repblica Francesa.10 Aps deixar claro os limites que o mtodo intuitivo no poderia transpor, Buisson (1897, p. 7-8), passa a definir o que se entende por intuio:

A palavra intuio, que no ainda de uso muito comum, uma palavra perfeitamente formada, que pertence a nossa boa lngua: e, como todos aqueles que experimentam um fato muito simples, mais fcil de compreender que de definir. Aqui mesmo, senhores, se eu no me engano, na Sorbonne que ela fez sua entrada no ensino oficial, por volta de 1817, com todo o esplendor que havia ento a palavra do Senhor Cousin. A intuio, o ato mais natural e mais espontneo da inteligncia humana, aquele pelo qual o esprito apodera-se de uma realidade, sem esforo, sem intermedirio, sem hesitao. [...] Ns procedemos pela intuio todas as vezes que nosso esprito, seja pelos sentidos, seja pelos julgamentos, seja pela conscincia, conhece as coisas com este grau de evidncia e de facilidade que apresenta ao olho a viso distinta de um objeto. Assim, a intuio no uma faculdade a parte, no algo de estranho e de novo na alma humana. a prpria alma humana percebendo espontaneamente o que existe nela ou em torno dela.

Buisson (1897) destaca trs espcies de intuio ou, mais exatamente, trs domnios nos quais a intuio se exerce sob diversas formas, porm sempre com as mesmas caractersticas essenciais: a intuio sensvel, que feita pelos sentidos; a intuio mental, propriamente dita, que se exerce pelo julgamento sem intermediao dos fenmenos sensveis e nem de demonstrao em regra e, enfim, a intuio moral, destinada ao corao e conscincia.

A partir da definio francesa, Buisson passa a mostrar em que ela difere da definio alem. Afirma que o uso que tem prevalecido na Alemanha, apesar das notveis excees, toma somente a palavra intuio (Anschauung) no sentido da

10

Ver LEONEL, Zlia. Contribuio histria da escola pblica (elementos para a crtica da teoria liberal da educao). 1994. Tese (Doutorado em Educao) Unicamp, Campinas, 1994.

11 intuio sensvel e, por conseqncia, o ensino intuitivo se constitui naquilo que os franceses nomeiam de lenseignement par laspect ou par les yeux. Sem querer diminuir este gnero, acredita que o ensino pela intuio pode oferecer outros elementos alm deste:

O mtodo intuitivo, tal como o compreendemos, aquele que em todo ensino faz apelo a esta fora sui generis, a este olhar do esprito, a este mpeto espontneo da inteligncia em direo da verdade. Ele consiste no a aplicao de tal ou tal procedimento, mas na inteno e o hbito geral de fazer agir, de deixar agir o esprito da criana em conformidade com o que ns chamvamos a pouco de instintos intelectuais (BUISSON, 1897, p. 9).

Aps definir o mtodo, o autor passa a apresentar algumas explicaes, que ele mesmo intitula de sumrias, sobre as trs formas de intuio: a intuio sensvel, a intuio intelectual e a intuio moral. A primeira forma de intuio a intuio sensvel, destacada como a forma mais comum do mtodo intuitivo, conhecida no ensino primrio como leon de choses e sobre a qual impossvel falar sem fazer referncia imediata figura de Pestalozzi. No Dictionaire de Pedagogie, Buisson se refere Pestalozzi como autor de uma teoria psicolgica que se tornou o fundamento das modernas doutrinas sobre a educao, pautada na compreenso de que os exerccios de intuio devem servir no para cultivar artificialmente as faculdades das crianas, mas para facilitar o seu desenvolvimento espontneo e natural. Na Confrence, destaca que Pestalozzi havia captado os pontos essenciais dessa renovao pedaggica ao afirmar a primeira de suas mximas: [...] as coisas antes das palavras, a educao pelas coisas e no a educao pelas palavras (BUISSON, 1897, p. 10-11). No entanto, as palavras desta mxima, inspiradas por um gnio, no tardaram a congelar, originando distores entre seus seguidores que tornaram as lies de coisas fastidiosas e cansativas, na opinio de Buisson [...] a letra matou o esprito; e da a longa histria, que eu no vos direi novamente, das transformaes sucessivas do ensino intuitivo na Alemanha (BUISSON, 1897, p. 11). Sem mencionar todas as peripcias que experimentou o sistema desde os primeiros pestalozianos at os nossos dias, adverte que procurar dar conta daquilo que deve ser a lio de coisas, afirmando que seu objetivo [...] ensinar as crianas, antes

12 de tudo, a observar as coisas, depois as nomear, enfim, s comparar (BUISSON, 1897, p. 11). Para ele nada mais simples e claro do que a distino de Pestalozzi dos elementos da intuio: o nmero, a forma e o nome. Mas pergunta ao pblico presente se as crianas teriam necessidade de exercer, desta forma, a observao e, para responder, reporta-se ao que evidenciou Rousseau, que a criana abandonada a si mesma no sabe observar: Exercer seus sentidos, diz ele, no somente fazer uso deles, aprender a bem julgar por eles e de alguma forma a bem sentir: pois ns s sabemos tocar, ver, entender como ns o aprendemos (BUISSON, 1897, p. 11). Sobre o ato de observar, Buisson acrescenta, amparado em Alphonse Candolle, que a qualidade de saber observar indispensvel a todos, mas que a escola pouco tem feito para o desenvolvimento desta faculdade, ao contrrio, tem criado srios entraves:

Os primeiro estudos, do qual o objetivo lgico deveria ser de desenvolver todas as faculdades naturais da criana, se fazem quase todas no sentido de desenvolver a reflexo abstrata, a memria e a imaginao. Esquecemo-nos da observao. Esquecemo-nos tambm que a faculdade de observar no somente o fato de olhar, mas de gravar na memria, de comparar e de refletir para tirar concluses que sejam verdadeiras. [...] Observar ento uma operao por sua vez muito complicada dos olhos e do esprito. Ela no torna a criana ligeira; ao contrrio. Ela no se ope a nenhuma de suas faculdades, se a imaginao, da qual ela freqentemente tem mais que precisaria. Ela favorece a memria, a ateno e o raciocnio [...] (BUISSON, 1897, p. 12).

Despertar e aguar o sentido da observao, em todas as idades, em todos os graus de ensino, colocar a criana na presena das coisas, faz-las ver, tocar, distinguir, medir, comparar, nomear, enfim, conhec-las, este o objetivo das lies de coisas no ensino primrio, cuja aplicao pode ser feita atravs de dois sistemas, descritos pelo autor:

H dois sistemas: um faz das lies das coisas um exerccio parte, tendo sua hora reservada no programa, tendo seu quadro sistemtico e de alguma forma seu formulrio traado com antecedncia; o outro, ao contrrio, colocando a lio das coisas em todos os lugares e em tudo, no a inscreve em nenhum lugar como lio distinta (BUISSON, 1897, p. 13).

13 Diante dessa ponderao esclarece que as lies de coisas podem ser aplicadas como um exerccio parte ou inseridas em todo o programa de ensino e passa a apresentar os elementos para que os professores possam distinguir sobre a melhor forma de ensin-la. Para tanto, toma como exemplo um livro de lies de coisas11, reconhecido como um dos melhores na Frana, cujo autor diretor da escola normal, possuidor de uma longa experincia, instruo e devotamento, e apresenta seu manual como um [...] modelo a imitar livremente para fazer em ao vivo, inicialmente, depois em pequenas composies escritas, a descrio dos objetos pelas crianas de 9 a 12 anos (BUISSON, 1897, p. 14). Do manual, Buisson retira a descrio de um plano de estudos de lies de coisas para crianas de seis a sete anos, para apresent-la aos professores assistentes da Confrence:

A descrio de cada objeto se far geralmente segundo o plano seguinte: 1 Gnero do objeto (classificao, definio); 2 Partes do objeto; 3 Qualidades do objeto: a) qualidades gerais, b) qualidades das partes; 4 Natureza do objeto e de suas partes; 5 Unidade do objeto (seus atos); 6 Operrio que o fabricou. Este plano o mesmo que foi seguido nas trs primeiras partes do curso: o professor e a criana devero guard-los na memria! A descrio devendo ser feita primeiro sobre um indivduo particular, depois sobre o gnero, proceder-se- como se segue: I. MINHA RGUA. 1. Minha rgua um objeto de escola. 2. Ela sem partes. 3. um prisma: ela tem quadro lados retangulares, duas pontas quadradas, quatro arestas longas e oito curtas. Ela reta, leve, polida e preta. 4. Minha rgua em madeira. 5. Ela serve para pautar, isto , fazer linhas sobre minha lousa e no meu caderno. Pode-se tambm us-la para desenhar. Minha rgua pode escorregar, cair, se curvar, se quebrar, envelhecer. 6. Minha rgua foi feita pelo marceneiro. Esta descrio deve ser executada at que o estudante possa faz-la fluentemente. O professor far os alunos observarem que a rgua no somente um objeto de escola, que ela utilizada em escritrios e em outros lugares ainda, a rgua um mvel. Aps estas explicaes, ele pedir a descrio da espcie ou do gnero. II. A rgua (em geral). 1. A rgua um mvel. 2. Ela sem partes. 3. A rgua um prisma. H tambm rguas achatadas com uma aresta rebaixada. A rgua reta, uniforme, branca, marrom, cinza ou preta. 4. A rgua de madeira, de ferro, de lata ou de prata. 5. Servimo-nos da rgua para traar linhas, para desenhar, para cortar papel. 6. A rgua de madeira feita pelo marceneiro, a de metal pelo torneiro mecnico. Poder-se- descrever da mesma maneira os objetos simples seguintes a tecla, a bengala, a vara de pescar, o quadro negro ou prancheta (1).12

11

Buisson (1897, p. 14) afirma que os manuais e livros de lies de coisas, j numerosos na Alemanha, comeam a ser divulgados na Frana. A citao feita por Buisson (1897, p. 14-15) extrada do Plan dtudes et leons de choses pour les enfants de six sept ans, par Jules Paroz, directeur de lcole normalle libre de Peseux, prs Neufchatel; 2. diton; Paris, Fischbacher, petir in-8. 160 pages, conforme nota do autor em rodap.

12

14

O manual apresentado de autoria de Jules Paroz. Na seqncia apresentao da lio, Buisson argumenta, com um tom de crtica, que possvel em alguns casos e para certas crianas de outros povos que exerccios deste gnero possam ter utilidade, mas ele no cr que sejam convenientes s crianas francesas, face aos inconvenientes que ele julga serem maiores que as vantagens que so atribudas quele tipo de lio. Primeiro, porque a descrio minuciosa dos objetos no garantia que se aprenda a observar e, segundo, porque o ato de ver as coisas no significa tudo, necessrio, sobretudo, apoderar-se do esprito das coisas. Afirma que a lio de coisas que ele critica [...] nada mais que um inventrio ou um catlogo classificando sob rubricas determinadas um certo nmero de respostas secas a questes sem interesse (BUISSON, 1897, p. 15). O autor constata que a crtica forma estril como a lio de coisas tem sido aplicada, vem inspirando os franceses, j h muito tempo, a imprimirem uma reao contra o abuso destes pretendidos exerccios de intuio, nos quais no existe nada de menos intuitivo, passando a citar a iniciativa de Mme. Pape-Carpentier:

A senhora Pape-Carpentier, recusando-se a se dobrar a esta disciplina intelectual por demais rida e minuciosa, procurou fazer da lio das coisas francesa uma lngua viva, uma lio falada e pensada. Mas, por mais expressivos que sejam seus exemplos que ela nos deixou, ela prpria no teria querido que se lhes tome servilmente por modelos e que se lhes aplique para calc-los (BUISSON, 1897, p. 17).

No Dictionaire de Pedagogie, Buisson atribui Mme. Pape-Carpentier a popularizao das lies de coisas entre os franceses, tendo empregado o termo oficialmente durante ses confrences aux instituteurs reunis loccasion de lExposition de 1867, conforme aludido anteriormente. A referncia forma como Pape-Carpentier emprega as lies de coisas trazida para enfatizar a contrariedade do conferencista com as lies que os professores podem copiar automaticamente e, afirmar sua concordncia com aquelas que o prprio mestre faz, nas quais ele encontra o sujeito, os detalhes, o tom, o grau, a forma e o fundo, de acordo com a idade e os conhecimentos de seus prprios alunos e no mecanicamente utilizando uma lio j preparada:

15

Somente ele pode apropri-lo s verdadeiras necessidades de seu jovem auditrio. Se a lio das coisas no indefinidamente varivel, flexvel e mvel como a fala e como o prprio pensamento, ela s um artigo a mais no programa, um fardo a mais para a jornada do professor e do aluno. Para que ela tenha sobre a escola a boa influncia que se espera, preciso que ela seja a alma de todo ensino: preciso que ela entre na escola como o fermento na massa, para animar, mexer, esquentar a pesada e fria massa de estudos tcnicos dos quais o ensino primrio jamais ser dispensado (BUISSON, 1897, p. 17-18).

Dirigindo-se aos mestres, Buisson pede permisso para ser sincero e dizer que espera ver as lies de coisas tanto numa lio de escrita, como de leitura, num ditado ou numa lio de histria, de geografia, de gramtica, enfim, que elas no tenham um horrio para comear e terminar; que no se restrinjam a uma srie de questes, mas que se configurem numa questo viva, precisa, que possam ser um dia uma visita a um museu, a um estabelecimento industrial, e em outro elas sejam uma lio de insetos ou de plantas, enfim que desenvolvam nas crianas a capacidade de passar da observao pura e simples dos objetos s observaes sucessivas, regulares, atravs de experincias, como pede o mtodo intuitivo. Finaliza suas explicaes sobre este ramo da intuio recomendando:

Uma s recomendao resume todas as outras: que a lio de coisas no degenere em uma lio de palavras; que seja sempre o prprio objeto que faa a lio e no vs, propsito desse objeto. o que os Americanos chamam object lessons, no uma lio sobre os objetos, uma lio por eles mesmos (BUISSON, 1897, p. 19).

No final de sua fala, fica evidente a concordncia com a forma como os americanos empregam as object lessons, as quais o autor teve a oportunidade de observar atentamente durante a Exposio da Filadlfia e a visita s escolas americanas, dois anos antes de sua conferncia na Exposio de Paris. Ao falar da segunda forma de intuio a intelectual , destaca que a lio de coisas somente a primeira parte do mtodo intuitivo e a menos difcil de aplicar, constituindo-se, assim, a educao dos sentidos e pelos sentidos o comeo do ensino intuitivo que deve ter continuidade com a aplicao aos exerccios da inteligncia e aos atos de julgamentos, tornando o ensino realmente intuitivo. Trazendo uma histria,

16 contada por Rousseau, sobre um Ingls que havia confiado seu filho a um preceptor e depois de alguns anos de educao o submeteu a um exame, Buisson exemplifica em que consiste a intuio intelectual:

Ele vai ver a criana, leva-o para passear em uma plancie onde estudantes se divertem com pipas. O pai, de passagem, diz a seu filho: Onde est a pipa cuja sombra est aqui? A criana responde sem hesitar, sem levantar a cabea: ela est sobre a grande estrada. Com efeito, diz o ingls, a grande estrada estava entre ns e o sol (BUISSON, 1897, p. 20).

A intuio sensvel, na concepo do conferencista, somente uma condio para se alcanar a intuio intelectual, marcando a necessidade de ensinar a criana a julgar pelos sentidos, mais precisamente, para ultrapassar os prprios sentidos. Referindo-se ao exemplo anteriormente citado, afirma que aquela criana respondeu questo pela grande capacidade de abstrao, sem necessidade de procurar, pelos olhos, a resposta. Ela procedeu a partir da capacidade de reflexo, que o resultado de uma boa educao intelectual. Diante disso, o autor se pergunta por que to difcil desenvolver esta segurana intelectual nas crianas e porque os mestres empenhados em facilitar os estudos de seus alunos raramente conseguem obter o resultado de ver suas inteligncias alertas e em pleno movimento. Sua resposta construda em cima daquilo que ele mesmo chama de paradoxo, de que existem duas lgicas, a lgica natural que a lgica da infncia e a lgica reflexiva que aquela do adulto. Afirma que ns conhecemos e nos familiarizamos com a ltima, acreditando que ela , para a criana, aquilo que para ns mesmos. Para esclarecer este paradoxo, toma como exemplo o ensino da leitura, dizendo que um mestre novo que quer ensinar a ler uma criana, parte logo da famosa mxima que marca a necessidade de ir do simples ao composto:

[...] o simples, ele se diz, um A, um B, o C; eu vou ento ensinar criana primeiro o A, o B, o C, todas as letras, depois suas combinaes dois a dois, trs a trs: as letras primeiro, depois as slabas, depois as palavras, depois as frases. Esta caminhada muito lgica, ela progressiva, ela vai do simples ao composto. - Sim para ns, mas no para a criana, porque a criana no se move como ns no abstrato, ela s se reconhece nas realidades concretas, sensveis, das quais ela tenha alguma experincia. Os sons p, a e os sinais P, A, lhe so bem menos acessveis que a palavra papa (papai). Isso porque esta palavra desperta uma idia, representa algum em seu esprito; uma

17
slaba cortada nesta palavra, uma letra isolada no lhe diz nada. No simples para ela, vazio de sentido (BUISSON, 1897, p. 21).

O caminho mais fcil para o adulto e que o faz escolher uma determinada forma de ensinar a ler, a partir da decomposio da palavra em um certo nmero de sons e signos, no o caminho mais conveniente para facilitar a aprendizagem da criana, ressalta Buisson. Para ela, o ponto de partida a palavra plena de significado e no o elemento decomposto, a letra, a slaba: [...] da qual ele tem a intuio perfeitamente ntida, ao mesmo tempo a idia e a palavra papa (BUISSON, 1897, p. 21). E assim o mtodo de leitura ser mais intuitivo, partindo de palavras reais, fceis, simples, mas com um sentido para o aluno, para que a leitura, no lugar de ser uma seqncia tcnica de exerccios vocais, se distancie por menos tempo possvel da linguagem falada. Buisson destaca que, no ensino da geografia, a mesma questo deve ser observada, assim como nas outras matrias do programa. E finaliza enfatizando que, para guiar o aprendizado, contam menos os procedimentos regulares da lgica didtica que [...] esta luz interior que ilumina todo homem vindo ao mundo (BUISSON, 1897, p. 24), que a razo natural, o outro nome da intuio. Ao abordar a terceira forma de intuio a moral , considerada pelo autor como a mais fcil, pede permisso aos professores para apenas esbo-la a partir de dois pontos extremos: a intuio moral, que se aplica educao moral e religiosa, de uma parte, e a educao social e cvica, de outra. Para que os professores no se percam na abordagem desse ramo de intuio, apresenta uma regra a ser seguida, ou seja, que, dentro de todas as questes morais e sociais, tudo que intuitivo da alada ou competncia do mestre e faz parte da educao popular, o resto no, sendo necessrio que saibam distinguir:

Uma que to velha como a humanidade, inata a todos os coraes, enraizada em todas as conscincias, inseparvel da natureza humana, e por isso mesmo clara e evidente a todo homem; o campo da intuio. H um outro que o fruto do estudo, da reflexo, da discusso, da cincia; ela contm verdades no menos respeitveis, sem dvida, mas no to brilhantes, no to simples, no acessvel a toda inteligncia. Esta, senhores, esta parte sujeita controvrsia e paixo, e que em todos os casos exige estudos especiais longos e profundos, ela no pertence ao ensino popular: no a toquem (BUISSON, 1897, p. 27).

18 Com essa explicao objetiva esclarecer os professores que seu primeiro dever profissional consiste em manter a medida, a moderao e a prudncia de no exercer nenhuma presso sobre as crianas. O outro dever consiste em fazer despertar, luz da moral, os olhos do corao e da conscincia, tanto quanto os do esprito, afirmando que renunciar a estas mximas significa laisser dsheriter nos enfants! Dizendo que o que permite aos professores exercerem, com modstia, esta funo social o fato de no serem homens de um secto ou de um partido, mas exclusivamente homens de um pas:

Senhores, eis o que vos eleva e que faz vossa independncia: vs no vos intrometeis nas lutas cotidianas: vs no aspirais influncia, um papel, honrarias! No: aos outros o presente, a vs o futuro! Vs tendes nossas crianas, a melhor parte de ns mesmos. Se a Frana hoje est profundamente dividida, graas a vs a Frana de amanh o ser menos; e nesta obra de aproximao todos os bons franceses vos apiam (BUISSON, 1897, p. 28).

Concluindo, retoma o que destacou inicialmente na conferncia, de que o domnio da instruo primria abraa tudo o que intuitivo:

Se a instruo primria sabe fazer uso destas instncias naturais e potentes; se ela uma educao e no somente um aprendizado; se, tomando cada uma de nossas faculdades intelectuais e morais, ela nos as devolve melhores, mais retas e mais fortes, no h mais entre a instruo popular e a instruo clssica diferena de natureza, mas somente diferena de grau. Uma pra mais cedo que a outra, mas ambas caminham na mesma via, ambas fazem homens. Por isso, senhores, que mesmo nossos humildes estudos primrios se unem universidade; por isso elas a recolhem as velhas e preciosas tradies. Saibam apropriar-vos delas, sejam delas dignos herdeiros, e o que Bossuet e Fnelon acreditavam apenas possvel para a educao de um prncipe, faam-no para a educao de um povo (BUISSON, 1897, p. 30).

Ao abordar a ltima forma de intuio a conferncia passa de um tom mais cientfico, na abordagem das duas primeiras espcies de intuio, para um tom essencialmente poltico. A ateno a intuio moral bastante peculiar ao contexto poltico de instaurao da Terceira Repblica na Frana, e a criao da escola primria a qual seria efetivada atravs da lei de 28 de maro de 1882, que institui, alm da laicidade dos programas, a obrigatoriedade do ensino, dando seqncia lei da

19 gratuidade do ensino, decretada em 1881, como parte do movimento de reorganizao do sistema nacional de ensino francs. Era com o destino da ptria, que havia recm-proclamado a Terceira Repblica francesa, que o conferencista estava preocupado, conforme evidenciam suas conclusivas: Confiana, Senhores, sim confiana nos destinos de nossa ptria, porque ela a Frana, e de nosso governo, porque ele a Repblica (BUISSON, 1897, p. 31).

Consideraes finais Poder-se-iam citar ainda outros eventos nos quais a temtica do mtodo intuitivo e das lies de coisas foi colocada em circulao em diversos pases da Europa e das Amricas, dentre eles: as Confrences Pdagogiques, realizadas em Paris, em 1880; o 1er. Congreso Pedagogico, que ocorreu em 1882, na Repblica Argentina (CUCUZZA, 1986); a Primeira Exposio Pedaggica do Rio de Janeiro (1884), realizada em 1883; o Congresso da Instruo do Rio de Janeiro (1884), que apesar de no ter se realizado, deixou impressos os Pareceres nos quais o ensino intuitivo figurava entre os assuntos que seriam debatidos. No entanto, nos limites desse artigo, a exposio ser finalizada a partir de duas consideraes. A primeira diz respeito a discusso apresentada pelas fontes, a partir da qual se pde considerar que o mtodo intuitivo e as lies de coisas, representaram a idia geral que estava servindo de base para a organizao do ensino elementar, destinado s classes populares em toda a Europa, assim como em vrios pases das Amricas. Em maior ou menor proporo, os princpios do mtodo intuitivo, assim como uma de suas formas de aplicao, as lies de coisas, estavam sendo introduzidos nos jardins de infncia, nos programas das escolas primrias e nos cursos de formao de professores. importante salientar que o mtodo intuitivo no era uma novidade na segunda metade do sculo XIX, mas foi nesta poca, sobretudo por meio das Exposies Internacionais, dos Congressos Pedaggicos, dos Relatrios Oficiais, alm dos compndios e manuais de ensino, que o conhecimento em torno do ensino intuitivo foi colocado em circulao, associado idia de que ele se constitua em um instrumento capaz de reverter a ineficincia do ensino escolar e o mtodo mais apropriado difuso da instruo elementar entre as classes populares. Com esta roupagem, desembarcou na realidade brasileira como um saber pedaggico que traduzia as expectativas de

20 renovao educacional que os intelectuais ilustrados acreditavam poder modificar o cenrio da nao, modernizando-a por meio da educao. Outra questo a considerar remete-se a uma problemtica anunciada pelas fontes analisadas. Os documentos revelaram que a compreenso em torno do mtodo intuitivo no foi homognea, inclusive nos pases que o preconizaram. As polmicas se ampliaram devido disseminao das lies de coisas, principalmente a partir dos estudos de Pestalozzi, reconhecido, por Buisson (1897), como autor da teoria psicolgica que serviu de fundamento para as modernas doutrinas educacionais. A aplicao mal feita dos princpios defendidos por Pestalozzi, ressaltou Buisson, originou inmeras distores acerca das lies de coisas, dentre elas a de que estimulariam uma aprendizagem sem esforos, adquirida por meio da simples observao das coisas ou por conversas agradveis. Gerou, tambm, uma produo literria composta de manuais de lies, dentre os quais muitos primavam somente pela descrio dos objetos, ferindo os princpios do mtodo, como alertava Buisson. A pura descrio dos objetos e a mera observao no garantiam o aprendizado era necessrio, sobretudo, apoderar-se do esprito das coisas, ir alm da intuio sensvel. Outra polmica gerada no interior do debate sobre o mtodo intuitivo, no plano mundial, foi em torno das lies de coisas. Seriam elas um processo aplicado a todas as matrias como um mtodo de ensino ou uma disciplina especfica do currculo? Buisson (1897) esclarece que elas poderiam ser desenvolvidas sob as duas formas, no entanto crtica a segunda, apontando a esterilidade que a prtica das lies de coisas, como um exerccio parte, poderia produzir. Enfatiza a necessidade de que essas lies estivessem inseridas em todo o programa, seguindo a forma como os americanos empregavam as suas object lessons. No Brasil, tal polmica tambm esteve presente nas discusses educacionais que ocorreram a partir da dcada de 1870, inserido no calor das questes polticas que marcaram o fim do imprio e nas propostas de difuso da escolarizao primria s classes populares. Na capital do imprio, tal discurso esteve vinculado, sobretudo, s iniciativas governamentais, tanto na legislao como nos fruns educacionais que ocorreram nas dcadas finais do sculo XIX. O tema foi colocado em discusso em reformas, pareceres, conferncias e exposies pedaggicas, entre outros fruns.

21 Nesse mbito, o mtodo intuitivo recebeu a mesma tnica que se evidenciou no cenrio internacional. Nos debates entre Lencio de Carvalho (1884) e Rui Barbosa (1847) acerca do carter que o mtodo deveria assumir na reestruturao do ensino pblico, fica evidenciada a polmica em torno da definio das lies de coisas, ora como matria especfica do programa, ora aplicada a todo o ensino. Acompanhar essa polmica no Brasil permite identificar que as fontes utilizadas por esses intelectuais se circunscrevem, dentre outras, s apresentadas nesse texto13. importante ressaltar que o estudo ora apresentado no teve a pretenso esgotar o debate suscitado em torno do mtodo intuitivo. A inteno foi mostrar como ocorreu a circulao desse novo saber pedaggico nas conferncias, congressos e exposies educacionais, apresentando indcios de suas apropriaes na educao brasileira, contribuindo para a compreenso do movimento de difuso da escola primria como um fenmeno universal que tem na passagem do sculo XIX para o XX seu principal cenrio.

Bibliografia A PROVNCIA DE SO PAULO. Questes Sociais. So Paulo, 21/10/1876. ATAS E PARECERES. Congresso da Instruo do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Typografia Nacional, 1884. BARBOSA, Rui. Reforma do ensino primrio e vrias instituies complementares da instruo pblica (1883). Obras Completas de Rui Barbosa. Rio de Janeiro: Ministrio da Educao e Sade, v.10, t.2, 1946. BASTOS, Maria Helena C. Ferdinand Buisson no Brasil Pistas, vestgios e sinais de suas idias pedaggicas (1870-1900). Pelotas: Editora da UFPel. Revista Histria da Educao, nmero 8, setembro de 2000, p.79-109. BASTOS, Maria Helena C. Marie Pape-Carpentier (1815-1878). Porto Alegre, 2003 (mimeo). BASTOS, Maria Helena C. Pro ptria laboremus: Joaquim Menezes Vieira (18481897). Bragana Paulista: EDUSF, 2002.
A polmica em torno das lies de coisas e do mtodo intuitivo no Brasil pode ser acompanhada nos trabalhos da autora: (SCHELBAUER, 2003, 2006).
13

22 BASTOS, Maria Helena. C. Permuta de Luzes e Idias. Anexo 1. Obras de Marie PapeCarpentier. Notcia resumida. Porto Alegre, 2003a (mimeo). BUISSON, Ferdinand. (dir.) Noveau Dictionaire de Pdagogie et dInstruction Publique. Paris: Hachette, 1912. BUISSON, Ferdinand. Confrence sur lenseignement intuitif. In: Confrences pdagogiques faites aux instituteurs delegues lExposition Universelle de 1878. Paris: Librairie Ch. Delagrave, 1897. BUISSON, Ferdinand. Rapport sur lInstruction Primaire lExposition Universelle de Vienne en 1873. Paris: Imprimerie Nationale, 1875. BUISSON, Ferdinand. Rapport sur lInstruction Primaire lExposition Universelle de Philadelphie en 1876, prsent M. le Ministre de lInstruction Publique au nom de la Commission Envoye par le Ministre Philadelphie. Paris: Imprimerie Nationale, MDCCCLXXVIII. CARVALHO, Lencio. Primeira Exposio Pedaggica do Rio de Janeiro. Documentos. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1884. CONFRENCES Pdagogiques de Paris en 1880. Rapports et procs-verbaux. Paris: Hachette et Cie., 1880. CUCUZZA, Hctor R. De congreso a congreso. Crnica Del 1er. Congreso Pedaggico. Buenos Aires: Editorial, Besana, 1986. HIPPEAU, Celestin. LEducation et linstruction. Paris: Impr. Et Librairie Classiques, 1885. KUHLMANN Jr., Moyss. As grandes festas didticas: a Educao Brasileira e as Exposies Internacionais 1862-1922. Bragana Paulista: Editora da Universidade So Francisco, 2001. LEONEL, Zlia. Contribuio histria da escola pblica (elementos para a crtica da teoria liberal da educao). 1994. Tese (Doutorado em Educao). Faculdade de Educao da UNICAMP. Campinas, 1994. O IMPRIO do Brasil na Exposio Universal de 1876, em Filadlfia. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1875.

23 PAROZ, Jules. LEnseignement lmentaire. Plan dtudes et leons de choses. Neuchatel: Imprimerie de James Attinfes, 1875. Trosime diction. RAPPORT adresse M. le Ministre de lIntrieur de Belgique par TH. BRAUN, inspecteur des coles normales, Chevalier de lordre de Lopold, etc, etc, delegue du gouvernement Belge, sur LEnseignement Primaire a LExpositon Internationale de Paris, de 1878. Bruxelles: Librairie Europenne C. Muquardt, 1880. RAPPORTS Prliminaires du Congrs International de LEnseignement. Bruxelles, 1880. Ligue Belge de LEnseignement. Bruxelles: Librairie de LOffice de Publicit, 1880. SCHELBAUER, Analete Regina. A constituio do mtodo de ensino intuitivo na provncia de So Paulo (1870-1889). Tese (Doutorado em Educao). Faculdade de Educao da USP. So Paulo, 2003. SCHELBAUER, Analete Regina. O mtodo intuitivo e lies de coisas no Brasil do sculo XIX. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena C. Histria e Memrias da Educao no Brasil. Vol. II Sculo XIX. Petrpolis: Vozes, 2. Ed., 2006, p. 132149. VILLELA, Heloisa. Da palmatria lanterna mgica: a escola normal da provncia do Rio de Janeiro entre o artesanato e a formao profissional (1868-1876). Tese (Doutorado em Educao). Faculdade de Educao da USP. So Paulo, 2002.

You might also like