You are on page 1of 42

Benvindos ao Band-in-a-Box

A Verso 8 do Band-in-a-Box para Windows recebeu novas caractersticas e muitos melhoramentos. Aqueles que esto familiarizados com as verses anteriores do programa gostaro de saber que todo o modo de operao do Band-in-a-Box foi mantido. Todas as novas caractersticas so opcionais e no interferem na maneira de usar o programa. Todas as suas msicas, estilos, etc. so compatveis com as verses anteriores, assim, voc pode atualizar o programa sem perder nada do que j foi feito.

A Verso 8 trs grandes melhorias


Um total de 80 novas caractersticas! Uma das caractersticas mais excitantes o novo 'Melodista'. Como voc pode deduzir do nome, esta caracterstica trs o poder da criao de melodias a partir de qualquer progresso de acordes. O Melodista tambm tem a capacidade de gerar muitos outros elementos da msica (alm da melodia). Estes elementos incluem introdues, progresso de acordes, solos (improvisos) e at mesmo a sugesto de um ttulo para sua msica, fazendo com que o programa possa, de fato, gerar uma msica completa para voc. Em outras palavras, o Melodista vem com uma estrutura com diferentes caractersticas que combinadas, cobrem todos os aspectos que envolvem a criao de uma msica. N. do T. A gerao de ttulos na verso em portugus funciona apenas como sugesto referencial, j que por motivos de estrutura da lngua, algumas vezes o nome sugerido ir ter erros de concordncia e de gnero. Flexibilidade, est o principal atributo do Melodista; ele tem um design modular que permite a seleo apenas dos elementos que voc deseja criar (acordes, introdues, melodias, solos, etc.), podendo gerar (ou regenerar) qualquer pedao de sua msica. Isto faz com que o Melodista possa ser usado de muitas outras maneiras - no apenas para compor msicas. Em adio composio de msicas, o Melodista oferece: ! ! ! ! ! ajuda no entendimento de progresses de acordes prtica de leitura primeira vista material para treinamento auditivo improvisao ... e mais!

Atualizando-se da Verso 7 para a 8


Se voc j est familiarizado com as verses anteriores do Band-in-a-Box, ns sugerimos que voc tente a nova caracterstica chamada Melodista, descrito na seo a seguir.

Gerando Msicas Completas


O uso mais bvio do Melodista ser para criar "uma msica inteira" completa com introduo, acordes, melodias, acompanhamento completo de 5 partes instrumentais (dependendo do estilo escolhido), passagens com pedal no baixo, solo improvisados, e at um ttulo para a cano. Voc pode personalizar sua msica da maneira que quiser, regenerando qualquer dos elementos (acordes, melodia, etc.) de qualquer parte da sua msica at chegar a sua prpria verso da msica. Desta forma, o produto final ser uma msica completa. Est uma grande ferramenta para a composio e para a educao! Leitura primeira vista: Voc pode colocar o Melodista no modo de JukeBox, assim, ele ir gerar e tocar novas melodias continuamente numa sucesso rpida. Ao visualizar a pista da Melodia na janela de Notao (ou na nova janela de pgina inteira), voc pode treinar sua leitura a primeira vista. Como as Melodias criadas so nicas, este um treino de leitura ideal; tocando junto com uma msica que voc nunca ouviu antes. E o BB tambm trs novas caractersticas, como a nova janela de pgina inteira, especialmente criada para tornar a leitura na tela do computador mais fcil (selecionando o tamanho da fonte, rolagem frente da notao, e at a possibilidade de mostra os nomes das notas). Selecionando uma fonte grande, voc poder ler a partitura do outro lado de sua sala. (tente isto com outros programas de notao!) Treino Auditivo: Tente tocar a melodia e os acordes que o programa estiver gerando sem olhar para a msica. Como o BB estar usando progresses de acordes inteligentes e frases meldicas usadas por profissionais, voc estar aprendendo a reconhecer progresses de acordes e frases meldicas que voc encontrar na vida real. Os Guitarristas e Violonistas podem estender o conceito de 'Leitura Primeira Vista' visualizando as notas tocadas na janela de brao de guitarra (guitar fretboard). Em geral, os estudantes de guitarra sempre olham para guitarra de seus professores quando eles esto tocando, ao invs de olhar para a partitura. Isto acontece porque a Guitarra e o Violo so instrumentos muito visuais. Sendo assim, voc pode preferir olhar a janela com brao de guitarra ao invs da notao. Outras Funes Novas 1

Gerando Partes da Msica


Auto-gerar/regenerar/remover uma introduo de uma msica existente. Voc pode aprender com as progresses de acordes geradas pelo programa. Auto gerao de padres com pedal de baixo em msicas existentes, para adicionar efeitos de tenses e repousos nos seus arranjos do BB. Gere apenas acordes, e ento componha sua prpria melodia, tocando ou cantando junto com sua progresso de acordes. Isto pode ajudar compositores a escrever novas canes a partir de sua progresso original de acordes. Por outro lado, se voc tiver 'travado' em algum lugar da msica, veja que sugestes o BB pode oferecer a voc, escolhendo apenas a seo desejada. Gere apenas acordes, e pratique tocando seu instrumento junto com a progresso de acordes. Imprima uma partitura, assim voc poder v-los na sua estante de partituras. Trabalhar com novas progresses de acordes sempre til, preparando-o 'para o que der e vier' na sua jornada musical. Voc tambm pode aprimorar seu 'ouvido harmnico', descobrindo-os enquanto eles esto sendo tocados, sem olhar a partitura (ou a rea de acordes). Gere apenas Melodias, sobre progresses de acordes j existentes.

Usando a JukeBox do Melodista


Use a versatilidade do Melodista com a funo 'JukeBox' para: Gerar Msicas (Acordes & Melodias) em sucesso Gerar Solos apenas em progresses de acordes j existentes Gerar Solos sobre a mesma progresso de acordes (por ex: para praticar solos em blues)

Estas so apenas algumas sugestes de modos de utilizao do Melodista do Band-in-a-Box. Diga-nos a sua forma preferida!

Tutorial: Usando as Novas Caractersticas


Para comear esta lio (tutorial), ns necessitamos de uma msica tocando para haver alguma atividade na tela. Nas lies anteriores, ns sempre pedimos que voc carregasse uma msica do disco. Desta vez, vamos criar uma msica completa a partir do nada (usando o Melodista). Sero necessrios apenas alguns segundos! Depois que a msica estiver tocando, ns vamos lev-lo a uma rpida visualizao da Verso 8, e vamos revisitar a janela do Melodista para lhe dar mais alguns detalhes de como criar suas prprias msicas.

Vamos auto-criar uma msica!


Pressione o boto MELODISTA (ou use o atalho = Shift F5). Voc ir ver a janela de dilogos do Melodista.

Outras Funes Novas

A rea mais importante desta janela a lista que fica esquerda. Esta rea usada para selecionar um "Melodista". Agora, vamos selecionar o Melodista n2: "Pop SemiC KennyG Sax Sopr" Nota: Nesta seo, ns iremos explicar os vrios ajustes da janela de dilogos do Melodista. Mas como o Melodista funciona muito bem com os seus ajustes inicias (default), voc pode simplesmente pressionar o boto OK neste momento. Sendo assim, se voc quiser pular as explicaes sobre as configuraes do Melodista (ou deixar isto para mais tarde), voc pode pular diretamente para a seo "PRESSIONE OK para Gerar uma MSICA!, e ouvir a sua nova msica.

Observe as configuraes da janela de Dilogos do Solista

Se voc observar a parte de cima e central da janela, voc ver que os parmetros acorde, introduo, pedal no baixo, melodia e uma mudana de estilo sero geradas (mas no um solo). Voc pode alterar estes ajustes livremente, habilitando/desabilitando os elementos que voc quiser. Por hora, vamos aceitar os parmetros propostos, ou pressione o boto Acordes & Melodia para mudar rapidamente estes ajustes. Voc ver que a forma proposta AABA 32 compassos (em oposio a 'semforma'). Deixe este parmetro como est - AABA 32 compassos. A msica ter 3 refres, como mostrado aqui.

Porque o "Auto-Tempo" est habilitado, o tempo armazenado no Criador de Melodistas ir ser aplicado ao Melodista. Neste caso, o Tempo est ajustado para =90. Voc pode determinar um novo tempo simplesmente escrevendo um novo valor no espao especificado. Como o parmetro Transpor A2 est ajustado para "seo e mais ", ser possvel para o Melodista transpor o segundo A (da forma AABA) e outras partes da msica (apesar desta transposio s acontecer em algumas msicas).

Aqui est o ajuste de tonalidade da msica. Quando ele estiver em Qq Tom (qualquer tom), o Melodista escolher o tom da msica. Aqui tambm est um ajuste que determina que 20% das msicas ser em tons menores.

O Melodista est ajustado para gerar uma msica completa ao invs de apenas parte da msica. Se voc escolher "Parte da Ms.", ser necessrio tambm ajustar os parmetros da extenso de compassos que o BB ir gerar.

Outras Funes Novas

PRESSIONE OK para Gerar a MSICA. Pressione OK , e o Melodista ir gerar uma msica usando o Pop SemiC KennyG Sax Sopr. O BB ir gerar uma msica completa. A msica ser completamente diferente da que foi gerada para ns neste tutorial. Isto porque o Melodista ir gerar uma msica diferente cada vez. Aqui est a msica que o BB gerou para ns:

Como voc pode ver, o Melodista gerou com sucesso uma msica completa.

Ele escolheu o tom de 'C' - D Maior -, pois uma das caractersticas do Melodista escolher tonalidades populares como C, F, Bb etc. Voc pode transpor a msica para seu tom preferido. O Tempo da msica est ajustado para 80. O Melodista est ajustado para carregar o estilo P_PHIL_C.STY, assim, este estilo foi carregado.

Vamos dar uma olhada nos 4 compassos de Introduo que foram gerados Note que os acordes gerados so tpicos de introdues, e conduzem suavemente ao primeiro acorde da msica (Cmaj7). O primeiro acorde Cmaj7/G(P4). Este acorde lido da seguinte maneira: D maior com stima maior, com um pedal de baixo em Sol por 4 compassos. Este efeito de pedal no baixo (a nota Sol segurada no baixo por 4 compassos) na introduo, uma tcnica muito comum. O Melodista gerou uma progresso de acordes de 32 compassos, com a forma AABA. Vamos examinar esta progresso. Aqui est a seo 'A': Veja que esta uma progresso de acordes tpica para msicas no estilo balada pop, incluindo acordes pop como C2. A seo 'A' repetida mais uma vez (j que a forma AABA) e ento aqui est a seo 'B', como mostrado a seguir:

Depois desta seo, tambm chamada de ponte, temos mais uma vez a seo 'A', etc. Ao tocar a msica, voc vai ouvir uma melodia, que o prprio Melodista gerou. Neste caso, ela est sendo tocada por um Sax Soprano. A escolha de timbres para a melodia tambm um ajuste do Melodista. O Melodista tambm gerou um ttulo para a nossa msica, neste caso, chamou-a de "Reminders of the Setting Sun".

Outras Funes Novas

N. do T.: Como j foi dito anteriormente, a funo de auto-gerao de ttulos na verso em portugus meramente referencial, j que muitas vezes o programa ir gerar frases sem sentido.

Gerando apenas uma parte da msica.


Vamos assumir que, por exemplo, voc no gostou da melodia dos compassos 9 e 10.

Usando o mouse na rea de trabalho, selecione os compassos 9-10. Para fazer isso, clique com o mouse em cima da cifra do compasso 9, segure o boto apertado e arraste o mouse at o compasso 10. Solte o boto. Ento, pressione o boto do Melodista. Voc ver que a janela de dilogos do Melodista est ajustado para "Parte da Msica" ( esquerda e no alto da janela), e a extenso de compassos estar ajustada (9-10). Isto acontece porque voc selecionou a regio desejada para gerao de uma nova melodia antes de abrir a janela do Melodista. Se voc tiver esquecido de pr-selecionar uma regio, no h problemas, s fazer isto manualmente. Agora pressione o boto OK, e o Melodista ir gerar acordes e uma melodia para os compassos 9-10, preservando o resto da sua msica.

Como a sua msica est na forma AABA, e os compassos 9-10 fazem parte do primeiro 'A', voc vai querer que o programa refaa estes dois compassos de todas as outras sees 'A', fazendo com que a msica fique toda igual. Isto s ir acontecer se voc habilitar o parmetro Sobrescrever forma. Voc pode continuar a selecionar diferentes partes da sua msica e recria-las quantas vezes quiser, at que voc esteja completamente satisfeito!

Usando a nova Janela de Notao Inteira


Vamos examinar a melodia que foi gerada usando a nova janela de pgina inteira da Notao. Pressione o boto de Pgina Inteira, (ou use o atalho Alt-W).

Vamos dar uma olhada na janela de pgina inteira. Com a msica tocando, as notas ativas ficaro em vermelho. Se voc pressionar a tecla DEL do teclado numrico, voc vai fazer com que o programa toque apenas uma nota por vez. A tecla INS do teclado numrico toca as notas no sentido contrrio. Isto funciona com a msica tocando ou parada.

Outras Funes Novas

Para voltar a tocar a msica do lugar onde voc est, pressione Ctrl-G (menu Tocar, item Tocar da Posio Atual), ou simplesmente clique duas vezes o mouse no compasso desejado que voc deseja que a msica comece a tocar.

Opes da Janela de Notao Inteira


Vamos fazer com que a Notao use uma fonte grande, fazendo com que a msica possa ser lida at do outro lado da sala. Pressione o boto de Opes da janela de Notao Inteira. Isto ir mostrar as opes especficas desta janela.

Na linha de tamanhos, pressione o boto '185%'. Este boto ajusta a fonte para a proporo de 185% e auto ajusta a janela para 3 pentagramas por pgina.

Voc continua vendo 4 compassos por linha. Vamos reduzir para 2 compasso por linha.

Como este ajuste considerado como sendo da Notao, pressione o boto Opes da Notao. Isto abrir a janela de configuraes da Notao. Ajuste o parmetro Comps/Tela para 2 compassos. Agora, ns estaremos vendo 2 compassos por linha e 3 pentagramas (linhas) por tela. Com esta configurao, no deve haver problemas para a leitura a longa distncia.

Nome das Notas e dos Acordes Vamos adicionar nomes e cores s notas, muito til para ajudar pessoas que esto aprendendo a ler partituras.

Na janela de opes da Notao, ajuste as cores das notas para absoluto e o nome das notas para absoluto tambm.

Agora voc ver toda as notas da tela com cores diferentes. Vamos rapidamente retornar aos ajustes iniciais das janelas pressionando os botes Padres da janela de opes da notao e Restaurar Padro da janela de opes da pgina inteira.

Mudando a pista a ser visualizada


Clique nestes botes para escolher a pista desejada.

Use os Botes de Seleo de Pista (mostrados acima) para selecionar uma pista diferente. Por exemplo, pressione o boto 'B' para ver a pista do baixo na tela. Ao visualizar a pista do baixo, voc vai perceber que ela est transposta 1 oitava acima do som real, pois assim que o baixo normalmente escrito, e sempre usando a clave de f.

Outras Funes Novas

Pista do Baixo mostrada pela janela de notao inteira:

Voc pode usar os atalhos Ctrl-F5 (ou Shift-Ctrl-F5) para mudar de pistas frente (ou para trs) uma por uma. Se voc estiver na pista da Melodia ou do Solista, pressionado Ctrl-F5 ir sempre alternar entre estas duas pistas. Com Shift-Ctrl-F5 voc mudar de pista. A seguir, vamos ver a msica na nossa Guitarra Virtual'. Dica: Tudo isto pode ser feito enquanto a msica estiver tocando.

A Janela da Guitarra Virtual


Primeiramente, saia da janela de notao inteira. Abra a janela da Guitarra Virtual pressionando o boto com a figura de uma guitarra. Voc ver a janela Guitarra/Violo Virtual do BB:

Com os ajustes padres, o BB ir mostrar o nome das notas de duas posies populares. No tom de 'C', ela estar mostrando os nomes das notas nas posies 5 e 12, mas isto ir variar de acordo com a tonalidade da msica. Neste exemplo, o BB escolheu as posies automaticamente para voc. O BB tambm determinou que a regio correta para executar esta msica a partir da 12 posio, assim ele marcou este traste para voc. Mudando a posio da Guitarra/Violo Vamos mudar para a 5 posio. Voc pode fazer isto simplesmente clicando no marcador da posio 5 ou clicando no boto <POS(io)>, que alterna entre as duas posies populares. Voc pode mudar para qualquer posio desejada; por exemplo, clique na posio '0' para ver a msica na posio aberta. Voc tambm ir notar que o BB sempre respeita a oitava em que a msica est sendo tocada, representado-a corretamente na janela da Guitarra Virtual. Isto porque o BB verifica toda a pista para determinar qual a oitava que ter mais notas na posio escolhida.

Outras Funes Novas

Aumentando a janela de Violo/Guitarra Para aumentar ou diminuir a janela de Guitarra/Violo, clique com o mouse em qualquer de suas bordas e arraste-a at o tamanho desejado. A janela tambm pode ser reposicionada na tela, e o BB sempre se lembrar do ltimo lugar em que voc deixou-a. Para restaurar os valores padres da janela, aperte o boto Configuraes e aperte o boto Padronizar. Aprendendo com a Janela de Guitarra/Violo Aumente a janela de Guitarra/Violo, pegue sua guitarra ou seu violo e observe e toque junto com a tela. Para deixar o tempo da msica mais lento, use a tecla '[' (colchete esquerdo). Para aumentar, use tecla ] (colchete direito). Use as teclas INS e DEL do teclado numrico para mudar andar nota-por-nota em sua msica. Pressione Ctrl-G para voltar a tocar sua msica novamente da posio em que voc est. Aps voc dominar sua melodia, tente praticar com o Solista! Fechando a Janela de Guitarra/Violo Para fechar a janela a janela de Guitarra/Violo, pressione novamente o boto com a guitarra, ou use o atalho Ctrl-Shift-G.

A Janela de Bateria/Percusso
Agora... vamos dar uma olhada na janela de Bateria/Percusso. Assegure-se de que sua msica esteja tocando, assim teremos alguma coisa para ver na janela de Bateria/Percusso Para ver a janela de Bateria/Percusso Pressione o boto com um tambor para lanar este 'plugin' (um programa que roda dentro do BB). A Janela de Percusso/Bateria

Veja as peas serem tocadas em tempo real enquanto a msica reproduzida. Descubra o nome de qualquer instrumento movendo o mouse sobre o instrumento e olhando na parte central ao alto da tela. Note que alguns instrumentos tem mais que uma rea sensvel. Por exemplo, no caso de timbales agudos ou "high timbale", voc tambm ver qual a Nota (F 5), qual o seu respectivo nmero no cdigo MIDI (# 65) e qual a tecla do teclado QWERTY que toca aquele instrumento ('R') Desde que habilitados na janela de configuraes da janela, acessada pelo boto ao lado do boto 1/4. Toque junto com a sua msica. Voc pode fazer isto usando o mouse ou o teclado QWERTY. Mude o tamanho da janela de Bateria/Percusso usando um dos botes de ajuste rpido de tamanho: 1/1 . O tamanho que voc deixar a janela ser armazenado pelo programa e ser lembrado na prxima vez que voc usar a janela. Fechando a Janela de Bateria/Percusso Quando voc estiver pronto para continuar o nosso tutorial, feche a janela de Bateria/Percusso clicando no (x) da janela, localizado ao alto e a direita da janela. 8 Outras Funes Novas

Vamos usar o Juke do Melodista


O Melodista pode criar msicas consecutivamente (utilizando sua Jukebox), propiciando a voc uma pletora de canes originais jamais imaginada antes! Pressione o boto Melodista (Shift-F5).

Ento, pressione o boto "Tocar Juke Agora" (Alt-T). Isto ir iniciar a Jukebox do Melodista, e para cada msica ele ir usar um Melodista diferente (entre os melodistas de 1 a 50). Agora, estamos prontos para ouvir s novas msicas criadas pelo BB, e ns poderemos ver as msicas nas janelas de notao (normal ou inteira) ou dos instrumentos virtuais (Violo/Guitarra ou Bateria/Percusso). Com o JukeBox do Melodista tocando, voc pode fazer diversas coisas. Pressione o boto de Janela de Pgina Inteira, selecione a pista da Melodia, e voc ter uma fonte inesgotvel de msicas para treinar sua leitura a primeira vista! Exerccio n1: Veja se voc consegue ouvir e descobrir qual acorde est tocando sem olhar a tela. Exerccio n2: Toque junto com a melodia sem olhar a tela. Dica: Estes dois exerccios so fantsticos par treinamento auditivo. Abra a janela de Guitarra/Violo e toque olhando para o brao da tela (fretboard). Ou voc pode tambm mudar para uma outra aplicao no seu computador enquanto o BB faz o fundo musical. Talvez voc oua uma idia para suas prprias msicas ...

Auto-criao de nomes longos para qualquer msica no Windows 95/98.


Para testar esta funo, vamos tentar em um dos diretrios com msicas de amostras dos estilos ou solistas. Vamos tentar isto com alguma msicas que vieram com os estilos. Em primeiro lugar, abra um arquivo de um diretrio de estilo ou do solista (por ex: c:\bb\styles12). Depois de ter carregado a msica, o programa assumira o diretrio em que a msica estava como sendo o diretrio atual. Pressione o boto SONG para ver todas as msicas deste diretrio. Como as msicas do BB foram feitas no padro DOS, os nomes obedeciam rigidez de 8 caracteres. Vamos transformar todos os nomes deste diretrio em nomes longos. O BB far a converso de todos os nomes antigos para nomes longos, usando sempre como base o ttulo da msica. Escolha Arq. | Utilidades - Auto Renomear Arquivos para Nomes Longos, e use os ajustes padres da janela de dilogos que aparecer. Depois de pressionar OK, todas as msicas do diretrio atual sero renomeadas. O programa tambm reconstruir o arquivo songlist.doc, que o arquivo de listas de msicas do diretrio. Voc pode fazer isto com todos os diretrios que tiverem msicas com nomes curtos. s seguir as instrues dadas. Para ter informaes especficas sobre uma caracterstica ou um tpico, d uma olhada no menu Ajuda/Pesquisar tpicos ou o ndice, ou rode o programa e use os botes de ajuda, ou ainda pressione a tecla de ajuda (F1). Divirta-se !

Novos melhoramentos da Notao


Esta seo ir descrever as melhorias que a verso 8 trs na parte de Notao. Aqueles que j esto familiarizados com as verses anteriores do programa, ou mesmo aqueles que esto usando o programa pela primeira vez, certamente iro apreciar os Outras Funes Novas 9

refinamentos que esta verso trs. E o melhor de tudo que boa parte destas melhorias vo acontecer automaticamente, assim seus arquivos existentes vo imediatamente parecer melhor visualmente tanto na tela como impresso, sem que voc tenha que se preocupar com nenhum ajuste. O programa vem com a opes do tipo "Nova linha cada" que permite que voc defina quantos compassos por linha voc deseja, possibilitando a diviso lgica de sua msica, com divises para cada intro/refro/marcador ou um compasso definido com incio de uma nova linha. Os tpicos da Opes de Transposio permitem a configuraes do programa para instrumentos transpositores, como sax e trompetes, com ajustes de transposio e de ponto de separao (split point). Auto-transposio das pistas do Baixo e da Guitarra/Violo por uma oitava: As partes de Baixo e de Guitarra so geralmente escritos uma oitava acima do som real. Agora o Band-in-a-Box mostra estas partes transpostas automaticamente. Existe uma opo para mostrar os nomes da nota no meio da cabea da nota. Isto muito til para quem est aprendendo a ler msica. Os nomes vm na forma de letras, ou seja, A = l, B = s, at G = sol. Combinado com a habilidade de mostrar as notas com fontes grandes, isto faz com que o programa tenha um visual como livros didticos. A Notao pode mostrar as notas com cores diferentes (baseado em nomes absolutos, que o nome real da nota, ou em relao ao tom ou acorde). As cores podem ser definidas. O padro de cores foi determinado pelo esquema do influente compositor Alexander Scriabin (1872-1915). A opo Forar acidentes para pode padronizar sua msica para bemois ou sustenidos independentemente do tom. Tamanho de fonte selecionvel para a tela ou para a impresso. Os novos ajustes permitem que voc possa grafar at quartifusas. Auto-transcrio melhorada, capaz de identificar e mostrar corretamente at quarti-fusas. Opes de ajuste de durao (reconhecimento) de acordes e notas de passagens (apogiaturas), para uma visualizao mais limpa de notao, eliminando o reconhecimento de notas 'esbarradas'. Ajuste de deslocamento da notao, para se ajustar de acordo com sua maneira de tocar: se voc tem a tendncia a tocar na frente, ajuste para valores negativos, se voc tem a tendncia a atrasar, ajuste para valores positivos.

Ajuste de compassos por linha


Esta opo permite que voc personalize a notao, permitindo que uma nova linha comece a cada incio de introduo, refro ou marcador, ou qualquer compasso. A janela de opes da Notao tem um ajuste de compassos por linha. (Nota: A janela de opes da Notao pode ser acessada atravs do boto Op na janela de Notao, ou atravs do menu Nota.) Na janela de opes da Notao, possvel ajustar a mudana automtica de linhas da Notao, sendo cada refro, cada refro e introduo ou a cada marcador. Se voc quiser determinar um compasso para ser incio de uma linha, v s opes do compasso (F5) e escolha este comando.

Opes de Transposio
Usurios do programa que tocam instrumentos transpositores tem agora a opo de ter toda a rea de trabalho transposta para o seu instrumento. Para ajustar isto, v s opes da Notao e escolha o seu instrumento...

10

Outras Funes Novas

e ento escolha o ponto de separao apropriado das claves de Sol e F para o seu instrumento. Por exemplo, se voc toca Trompete, escolha Trompete +2 na lista e a notao ir ficar automaticamente ajustada em mais 2 semitons e o ponto de separao estar ajustada para mostrar a msica na clave de F. Auto-transposio do Baixo e Guitarra/Violo Geralmente, o Baixo e o Violo/Guitarra so notados uma oitava acima do som real. Agora, o Band-in-a-Box mostra automaticamente o Baixo e o Violo/Guitarra desta maneira, j transposto.

A Janela de Guitarra/Violo Viso Geral


A Janela de Guitarra/Violo: Esta a janela que os violonistas, guitarristas e baixistas estavam esperando! Esta janela do brao de guitarra/violo pode mostrar qualquer pista. Esta janela similar que oferecida no programa PowerTracks Pro udio, mas tambm tem muitas caractersticas novas - assim como auto ajuste da correta posio, notas nomeadas na tela, ajuste de oitava para tocar na posio correta, e ajuste do tamanho da janela. Guitarristas e Violonistas estaro aptos a 'ler' junto com as pistas da Melodia e Solista apenas ao ver esta janela. Um jeito fcil, intuitivo e divertido de aprender violo/guitarra!

Abrindo a janela de Guitarra/Violo


Para abrir a janela de Guitarra/Violo, pressione o boto com uma Guitarra, use o atalho Ctrl-Shift-G, ou escolha o menu Notao | Janela de Guitarra/Violo.

Note as vrias reas da janela de Guitarra/Violo, como descrito a seguir: No topo esto as indicaes de tom, qual a pista selecionada e qual a posio que o programa determinou para mostrar as notas. O brao da guitarra mostrado com a corda mais aguda em cima e a posio 'aberta' esquerda. Existem nomes para as cordas soltas mostrados esquerda (E B G D A E - Mi, Si, Sol, R, L e Mi). As posies do brao esto marcadas na parte de baixo. Para mudar a posio atual (marcada em branco), s clicar com o mouse na posio desejada. No diagrama anterior, a posio marcada a 5. Os Nomes das Notas tambm esto mostrados em duas posies do brao. Uma delas a escala comeando com a tera da escala na corda mais grave. Na tonalidade de F, esta a 5 posio comeando com a nota L (A - a tera da escala). Porque ela comea na tera da escala, esta posio chamada Posio Frgia (j que uma escala de L Frigia a mesma que a escala de F). Similarmente, a outra escala popular a escala comeando na 6 da escala na tonalidade de F, que comea na 10 posio e chamada de posio Elia.

Outras Funes Novas

11

Existem nomes de notas coloridas, com elipses em volta das notas da escala. A fundamental da escala est em vermelho, a tera e a quinta esto em roxo e o resto da escala est em cinza.

Ajustes Automticos para a janela de Guitarra/Violo


O BB faz muitas coisas automaticamente na janela de Guitarra/Violo, para se assegurar que as notas esto sendo mostradas de uma maneira inteligente no brao da guitarra. Isto inclui: Ajuste automtico das 2 posies mostradas com o nomes das notas baseadas na escala. Checagem prvia (Auto-Scan) da pista a ser tocada, e auto ajuste da oitava mostrada no brao da guitarra para que a melhor oitava seja escolhida, minimizando o nmero de notas que estaro fora da posio escolhida. Depois da checagem, a melhor posio para a sua msica ser determinada. Ser sempre uma das duas posies (Elia ou Frigia), como discutido anteriormente. Mas voc pode escolher qualquer outra posio apenas clicando com o mouse. Notas mostradas em cores. Em adio ao nome das notas estarem coloridas (como discutido anteriormente), quando a nota tocada, ela mostrada em verde se for uma nota da escala e em amarela se no for uma nota da escala.

Barra de ferramentas da Janela de Guitarra/Violo


A barra de ferramentas est localizada na parte inferior da janela da Guitarra/Violo. Este o boto para os ajustes da Janela. Veja a seguir.

Estes botes servem para avanar/retroceder os acordes e notas.

Este o nome da nota na qual o mouse est posicionado. Se voc clicar com o mouse em cima de uma nota no brao, ela ir soar. Este o boto da "Posio". Ele muda entre as 2 posies populares mostradas com os nomes das notas.

O boto que estiver sublinhado (com o vermelho ao se redor) determina qual a pista mostrada na janela. Para mudar de pista, clique no boto desejado ou use o atalho CTRL F5. Assim, voc pode mostrar qualquer pista nesta janela, como Baixo, Piano, etc. A Janela de Ajustes da Janela

12

Outras Funes Novas

Mostrar Qual Pista: Se MIDI Thru estiver selecionado (padro = habilitado), a janela de Guitarra/Violo ir mostrar as notas tocadas no seu teclado MIDI. Se Pista Atual estiver selecionado (padro = habilitado), ser mostrado as notas da pista atual.

A janela ir mostrar as mensagens MIDI dos canais 11-16 (das cordas 1 - 6) se Modo Multi-Canal estiver habilitado (padro = habilitado). O Canal 11 a referncia como 'canal bsico' (padro = 11). Voc pode editar as notas manualmente (clicando com o boto direito do mouse na nota) na janela de Notao para deixar 'alinhado' a pista com a janela de Guitarra/Violo, ajustando o canal MIDI adequado de cada nota (de acordo com a corda tocada). Os controladores MIDI de Guitarra funcionam desta maneira em tempo real, assim se voc tiver gravado a pista de melodia usando um destes controladores, voc ver sua maneira de tocar sendo reproduzida corretamente na janela de Guitarra. O Canal Bsico normalmente o '11', mas voc pode colocar qualquer canal (por ex: se voc ajustar para o canal 4, os canais MIDI 4 a 9 sero os canais da Guitarra.)

A cor do brao (Fretboard) pode ser marrom ou preto. (padro = brown - marrom)

Se voc no quiser ver os nomes das notas, voc pode selecionar a opo "Usar Inlays".

Se o parmetro Enviar Notas para a Notao estiver habilitado (padro = habilitado), quando voc clicar no brao da guitarra (mas com a janela de Notao aberta e no modo de edio de notas) a nota correspondente ao local onde voc clicou ser inserida na posio atual da Notao. Clique na linha de tempo para mover a posio atual para a prxima batuta ou compasso da msica.

Voc pode ajustar a oitava (fretboard octave) do brao. Por exemplo, se a msica for muito grave, ajuste a oitava da guitarra para 1 ou 2 oitavas acima. Existe tambm um parmetro para ajustar a oitava automaticamente (auto ajustar oitava) como discutido no Tutorial (Lio) 8. Se este parmetro estiver selecionado, a oitava ser ajustada automaticamente.

Usar dedo Indexador: Se este parmetro estiver ajustado, o programa ir fazer um ajuste para tocar as notas que esto fora da extenso do brao da Guitarra/Violo.

Outras Funes Novas

13

Mostrar Notas fora da Extenso: Se este parmetro estiver habilitado, todas as notas sero mostradas, independentemente se a nota estiver ou no na extenso da Guitarra/Violo.

O nome das notas mostrado em duas posies, dependendo se os parmetros Mostrar Notas na Posio Elia e Mostrar Notas na Posio Frigia (mostrar as notas nas posies Elia e Frigia) estiverem habilitados (padro = habilitados).

Voc pode determinar o tamanho da janela de Guitarra/Violo, usando valores inteiros para a largura e altura ou os botes com valores percentuais.

O parmetro Mudar Posio Automaticamente permite que o programa mude automaticamente quando uma nova pista for carregada. Ele escolhe automaticamente a melhor posio para a visualizao das notas da pista. O boto "Padronizar" faz com que a configurao da janela de Guitarra/Violo volte aos ajustes originais de fbrica. Use este boto se voc tiver feito alteraes que no tenha gostado ou se a janela comear a reagir 'estranhamente'.

O Melodista
Seo 1: Estes ajustes do Melodista determinam quais aspectos da msica sero gerados. Se voc deseja gerar Acordes, Melodias e Introdues, assegure-se que estes itens esto selecionados.: Se voc quiser pedais de baixo durante a introduo ou no final das sees, selecione o parmetro Inserir Pedais de Baixo. Se voc selecionar o parmetro "Solo nos Refres Centrais" o BB ir gerar uma improvisao nos refres centrais da msica. Se voc quiser um sugesto para o ttulo da msica, selecione o parmetro "Auto-Ttulos". Mas lembre-se: esta opo funciona parcialmente na verso em Portugus, servindo apenas como referncia. O parmetro Permitir mudana de Estilos, faz com que o Melodista carregue o estilo associado ao criador selecionado. Se voc no quiser que o estilo seja alterado, desabilite este parmetro, e o estilo atual permanecer. A opo "Auto-Ttulos" ir gerar um ttulo para a msica. Mas lembre-se das restries desta funo na verso em portugus. O parmetro "Forma" permite que voc escolha a forma da sua msica, sendo que ela pode ser 'sem forma' ou na forma dos standards de jazz (32 compassos AABA). A forma AABA padronizada em 32 compassos, pois a forma mais tradicional de escrita musical.

14

Outras Funes Novas

Nota: Alguns Melodistas podem ter uma forma alternativa de 64 compassos (como o Melodista 18 - ColeP 64 compassos). As canes que tem forma so funcionam com 'verso' e 'estribilho'. Uma cano na forma "AABA 32" tem 4 sees de 8 compassos cada, sendo que a seo A o verso e a seo B o estribilho ou a 'ponte' da cano. Se voc quiser que a sua cano no tenha forma, selecione a opo 'sem forma'. Isto pode resultar em uma cano no muito musical, mas pode ser til para treino auditivo. O parmetro n de refres determina quantos refres a msica gerada pelo Melodista ir ter. Por exemplo, se estiver ajustado em 5, o Melodista ir gerar uma msica com 5 refres, com um refro com introduo, 3 centrais e um com finalizao. O nmero de refres determinado (como padro) pelo nmero da msica atual.

Botes de Atalhos: Existem botes que selecionam automaticamente algumas opes de gerao. Por exemplo, pressionando o boto "Acordes & Mel" ir selecionar os parmetros Gerar Acordes & Melodia (mas no Solos). O boto "Todos" ir gerar Acordes, Melodia e Solos. O boto Acordes ir gerar apenas acordes (sem Melodia), e o boto Melodia ir gerar apenas um Melodia em cima da progresso de acordes j existente. O boto Padres ajusta o Melodistas aos seus ajustes originais.

O parmetro Tempo determina o Tempo (andamento) da msica, e est ajustado com o valor da msica atual. Se o parmetro the "Auto-Tempo" estiver habilitado, o tempo ser ajustado pelo criador de Melodias, baseado na sua extenso de tempos. Por exemplo, se um Melodista chamado de "Fast Waltz - Valsa Rpida", ele ter um tempo rpido, ou seja, com valores altos. Sendo assim, se o parmetro Auto Tempo estiver habilitado para esse Melodista, a msica criada ser rpida.

Em canes na forma AABA, comum que o segundo 'A' seja transposto. Por exemplo, o primeiro 'A' pode estar no tom de Eb, e o segundo 'A' pode estar no tom de Gb. Os Melodistas tem armazenados estes ajustes, e alguns j esto programados para tranpor seo A2 (o segundo 'A'). Se voc no quiser que isto acontea, ajuste este parmetro para 'nenhum'. Se estiver ajustado para "seo mais" ele ir transpor a seo A2, e pode tambm transpor 2 compassos antes e 2 compassos depois. Mas a cano s ser transposta se o Melodista escolhido tiver esta opo internamente (veja a seo Criador de Melodistas para maiores detalhes).

A rea de Tonalidade determina qual vai ser o tom da msica. Se estiver ajustado para Qualquer Tom, o BB ir escolher a tonalidade da msica aleatoriamente, mas os tons mais populares como C (D maior) e F (F maior) e etc. tem um peso maior nessa escolha. O parmetro Acordes Menores % determina qual a % de msicas que sero geradas em tonalidades menores em comparao com as de tonalidades maiores. Se estiver ajustado em 20, ento 20% das msica sero em tonalidades menores. Nota: Voc pode escolher qualquer tonalidade do parmetro Tom, inclusive o tom da msica atual. A prxima seo do Melodista permite que voc escolha se voc quer gerar uma 'Toda a Msica' ou apenas 'Parte da Msica'. Se voc selecionar parte da msica, voc poder especificar o compasso e refro de incio, e quantos compassos devem ser gerados. Dica: Se voc quiser gerar apenas um pedao da msica, uma maneira fcil de ajustar a extenso de compassos seleciona-los primeiro (clicando e segurando o mouse no primeiro compasso desejado e arrastando-o at o ltimo compasso desejado), mas faa isto antes de abrir a tela do Melodista. Ento, o Melodista j estar automaticamente ajustado para apenas parte da msica, e a quantidade de compassos tambm j determinada.

Outras Funes Novas

15

Por exemplo, se voc estiver gerando uma msica a partir do zero, voc vai querer gerar a msica inteira. Depois de ter ouvido a msica, voc pode querer refazer apenas alguns compassos da msica, como os compassos 5 e 6 da primeira seo A. Para fazer isto, selecione os compassos 5 e 5 na rea de trabalho, e ento v ao Melodista. Voc ver que o parmetro "Gerar Parte da Msica" estar habilitado, com a extenso de compassos ajustada para 5 - 6, preservando o resto da msica. Isto permite que voc gere quantas vezes quiser parte de sua msica, at que o resultado procurado ser alcanado! Se voc tiver determinado ao Melodista para escrever apenas parte da msica, isto far com que sejam gerados (no exemplo acima) apenas os compassos 5 e 6 do primeiro 'A' (na forma AABA). Se a cano for realmente na forma AABA, voc vai querer que ela seja repetida nos outros 'As' da sua cano. Sendo assim, habilite o parmetro Sobrescrever forma do Melodista e como conseqncia, o programa ir repetir os compassos gerados nos outros 'As' (compassos 13,14 e 29,30). Dica: Se voc quiser remover apagar alguns elementos de sua cano, use os botes respectivos do Melodista: Apagar Introduo, Apagar Melodia, Apagar Solo e Apagar Pedal de Baixo. Voc pode usar o boto Procurar (ou Alt-U) para encontrar o Melodista desejado. Voc pode digitar qualquer coisa associada ao Melodista, como pedao do nome, uma palavra da descrio, estilo etc. Isto far com que o Melodista v para o prximo item que tenha o texto digitado. Voc tambm pode digitar o nmero do Melodista desejado e pressionar o boto Ir p/ n (escreva o valor no espao embaixo do boto).

A rea do Memo usada para descrio do Melodista, e Dados de determina qual o arquivo do Melodista que est sendo usado.

Os Melodistas podem armazenar configuraes de timbres e harmonizaes, e estes ajustes so mostrados na rea de inferior e direita do Melodista. Voc tambm pode determinar uma mudana de instrumento a cada refro (por exemplo: de vibra para guitarra para piano). Voc pode escolher seus prprios instrumentos, estilos e harmonizaes simplesmente colocando o item desejado no campo apropriado. O Juke Box do Melodista ir gerar continuamente msicas e toc-las moda do Jukebox. Voc pode determinar a extenso de Melodistas a serem usados (preenchendo os campos De... At...) ou manter o mesmo Melodista, desabilitando o parmetro Mudar Melodistas. Para iniciar o Jukebox do Melodista, pressione o boto "Tocar Juke Agora" (Alt-T).

Normalmente, voc gostar que o Melodista gere uma melodia na pista da Melodia. Se voc quiser que ele use a pista do Solista para isso, selecione-a no parmetro escrever na pista. O boto Favoritos permite que voc selecione os ltimos Melodistas usados. Se voc quiser criar seus prprios Melodistas ou mudar permanentemente os ajustes dos Meolidistas j existentes, voc deve pressionar o boto Editar.. para lanar o Editor de Melodistas.

16

Outras Funes Novas

Melhorias da JukeBox
A Jukebox tem agora um boto para seleo de diretrio. O Jukebox do BB pode agora trabalhar com sets especficos de msicas!

O Jukebox do BB pode agora trabalhar com sets especficos de msicas, numa ordem especfica, usando a janela de Msicas Favoritas. Isto muito til para situaes onde voc est tocando ao vivo, e um acesso rpido aos arquivos necessrio. A janela de Msicas Favoritas pode ser acessada atravs do atalho Shift-F3 ou pressionando-se o boto 'f' ao lado do boto SONG na tela principal. Voc pode fazer uma lista de suas msicas favoritas usando o boto Limpar seguido dos botes Anexar, Inserir ou Apagar, para configurar corretamente a sua lista de msicas. Ento, este set de msicas pode ser salvado usando-se o boto Salvar Set, e pode ser carregado com o boto Abrir Set. Uma vez que voc j tenha o seu set pronto, voc pode pressionar o boto JUKE (nota: este diferente do JukeBox acessado pelo boto da tela principal, que toca qualquer msica de um diretrio). Este Jukebox ir tocar o set na ordem indicada pela lista, e no aleatoriamente. Ele ir comear na msica selecionada. Se durante a execuo da Juke voc quiser pular alguma msica, voc pode voltar janela de msicas favoritas, selecionar a prxima msica desejada e fechar a janela.

Configuraes especiais para os Sintetizadores virtuais da Roland e Yamaha


Sincronizao para o "Roland VSC". O Roland VSC um sintetizador virtual que gera grandes sons baseados em um programa. Porm, ele leva cerca de 400 ms para gerar os sons. Isto o atraso do Controlador. Agora, o Band-in-a-Box compensa automaticamente este atraso, assim, voc ver as notas sincronizadas com o som. Isto faz com que o VSC seja o controlador escolhido pelo BB em muitas ocasies. Esta funo tambm pode ser utilizada com os sintetizadores virtuais da Yamaha S-YXG50/100, mas o atraso ser um pouco diferente do controlador Roland VSC. O suporte ao controlador Roland VSC automtico, mas pode ser corrigido para ser usado com o controlador da Yamaha, etc.

Se voc escolher o controlador Roland VSC (desde que ele esteja presente no seu sistema), o BB ir ajustar o atraso para 430 ms. Se voc estiver usando um controlador normal (que no seja um sintetizador virtual, via programa), o BB ira ajustar o atraso para zero.

Atraso recomendado para o programa sintetizador Roland VSC-55 ou VSC-88 (Nota: o atraso pode variar de acordo com a sua mquina, dependendo da velocidade da sua CPU e dos ajustes do VSC)

Reduzindo o uso da CPU com os Synths Virtuais


Voc pode reduzir os ciclos de uso de sua CPU ao usar sintetizadores virtuais como o VSC/S-YXG clicando no cone de configurao dos mesmos e escolhendo um ajuste de Light Load. Os parmetros de TVF, Delay, Reverb, e Polifonia consomem muitos ciclos da CPU, e podem ser desligados (ou reduzidos). Estes ajustes podem ser feitos nos painis de controles dos programas (mostrado abaixo). Para achar esta janela, veja na barra de tarefas do Windows, ou no Painel de Controle. Por exemplo, este o Painel de Controle do Roland VSC-88.

Outras Funes Novas

17

Suporte s placas Sound Blaster


Suporte s placas Sound Blaster: Ns adicionamos diversos aspectos de controle para a srie de placas Sound Blaster. Isto inclui um editor chamado "AWE Editor", que permite a edio de timbres das placas AWE 32/64, assim como carregar outros timbres. Existem tambm no programa, botes dedicados para abrir as janelas de configuraes das placas Sound Blaster que controlam seus sintetizadores (AWE Control) e o Mixer da placa Sound Blaster.

Pressione este boto, que fica no lado direito da barra de tarefas do programa para rodar as configuraes de sua placa AWE 32 (ou escolha este item do menu GM). Exemplo: Instalando um GS SoundFont na placa Sound Blaster. Isto ir instalar os timbres do "Drum Brushes" que o BB usa nos estilos de Jazz. Depois de ter lanado o painel de controle da sua placa AWE, clique no painel Synth, e ento selecione GS da lista de sintetizadores disponveis (Available Synths), e pressione o boto APPLY.

IMPORTANTE: Se ao pressionar o boto do SB Control no acontecer nada, porque voc no tem uma placa compatvel com a capacidade de carregar sons (como as placas SB16/128) ou voc tem um problema na instalao da sua placa, como pro exemplo, um erro no arquivo c:\windows\sbwin.ini Nota Tcnica: ao pressionar este boto, voc estar lanando o PAINEL DE CONTROLE da sua placa AWE, com as configuraes armazenadas no arquivo c:\windows\sbwin.ini. Nota Tcnica: Ao pressionar este boto, voc estar lanando o MIXER que est configurado no arquivo c:\windows\sbwin.ini. O Mixer serve para voc ajustar o volume de suas fontes de udio de sua placa.

Editor AWE 32/64


Editor AWE da Sound Blaster: Voc pode editar os sons de seu sintetizador da placa Sound Blaster AWE 32/64 usando este editor interno. Voc pode Salvar/Carregar arquivos com novos sons.

O Editor AWE um editor de timbres para as placas Creative AWE32 e AWE64 que usam o chip EMU 8000. O Editor AWE tambm funciona com o chip Creative Sound Blaster Live, e tambm pode funcionar em outras placas da Creative. Mas ele no funciona com certos sintetizadores do tipo Creative Soft Synthesizers.

Suporte a placas que no so Sound Blaster


Tambm existe um suporte a placas que no so Sound Blaster nesta verso do BB. Isto inclui a opo de rodar outros painis de controles das placas diretamente do BB, como por exemplo, o mixer de sua placa.

18

Outras Funes Novas

Escolha o item do menu GM | Rodar Outro Aplicativo para usar esta funo. Rodar o Painel de Controle do Windows Escolha o menu GM | Rodar Painel de Controle do Windows para esta funo. Configurao de Volume de sua Placa de Som (sndvol32.exe): Este o comando para lanar o Mixer de sua placa de som, que o mesmo que o boto a seguir. Pressione o boto do Auto-Falante para lanar o Mixer de sua placa de sons (isto funciona para qualquer placa de som).

Wizard para escolha do Controlador MIDI


Wizard para escolha do Controlador MIDI. Este uma nova funo do programa que analisa o seu sistema e apresenta um sumrio detalhado dos controladores disponveis, como uma recomendao de qual controlador ir funcionar melhor com o programa.

Para chamar o Wizard, que na verdade um auxiliar, v ao menu Opes | Opes de Controladores MIDI e pressione o boto do Wizard.

Esta janela de dilogos ir analisar o seu sistema e recomendar o Controlador que deve ser usado. Por exemplo, na lista acima, o Wizard analisou e recomendou o melhor controlador presente naquele sistema.

Voc pode usar o Teste de Piano para ouvir os diversos Controladores.

Controlador MIDI Alternativo


Opo "Usar Controlador Alternativo": Se o seu controlador MIDI estiver sendo usado por outro programa, esta opo escolhe automaticamente um outro controlador apenas para aquela sesso, e retornar ao controlador original na prxima sesso.

Normalmente, os Controladores MIDI s podem ser usados por um programa por vez. Se o seu Controlador j estiver sendo usado, voc vai receber uma mensagem do tipo O Controlador j est sendo usado por outra aplicao ou "Driver is in use by another program". Nesse caso, escolha um Controlador temporrio.

Outras Funes Novas


Opo Desfazer
Opo desfazer: Agora voc pode desfazer muitas operaes feitas pelo Band-in-a-Box, usando o familiar comando Edit | Desfazer (Undo). Por exemplo, depois de inserir uma nota na janela de Notao, escolha Edit | Desfazer Inserir Nota.

Outras Funes Novas

19

Introdues Automticas
Introdues Automticas: Agora, com um simples clique num boto, voc pode gerar Introdues com 2, 4 ou 8 compassos para qualquer msica. Os acordes sero diferentes a cada vez e voc pode usar esta funo quantas vezes quiser, at conseguir o resultado desejado. A Introduo gerada ser uma progresso de acordes inteligentes, apropriada para introdues, no estilo escolhido para sua msica (jazz/pop), com a opo de usar um pedal no Baixo, e que far a conexo correta com o primeiro compasso de sua msica. As Intros tambm podem ser removidas.

Comece a gerar uma Intro, pressionando este boto ou escolhendo o menu Edit | Auto Gerar Intro e Compassos. Nota: O Melodista tambm tem uma funo que permite gerar apenas a Introduo da msica. Depois de pressionado o boto INTRO, a seguinte janela de dilogos ir aparecer.

O boto (Re)-Gerar Acordes da Intro ir fazer com que uma Introduo seja inserida ou sobrescrita na sua msica, de acordo com os ajustes determinados. Voc pode escolher entre acordes nos estilos Jazz ou Pop, e voc pode escolher entre acordes com Maj7 (stima maior) ou Maj6 (sexta maior). A durao da intro pode ser ajustada em 2, 4, ou 8 compassos. Voc tambm pode ter um pedal de baixo inserido na introduo. Voc tambm pode remover a introduo usando o boto apropriado.

Opes do Pedal de Baixo


Opes do Pedal de Baixo: Pedal de baixo uma figura repetitiva tocada pelo baixo usando a mesma nota, geralmente a quinta da escala, durante uma progresso de acordes.

Voc pode determinar um pedal de baixo em qualquer lugar de sua msica e por qualquer extenso de compassos. Por exemplo, voc pode ajustar um pedal de baixo na nota G (sol) nas batutas 2 e 4, numa progresso de acordes de 4 compassos, com acordes como estes C6|Ebdim|Dm7|G7. Isto pode ser til para intros, interldios (pontes) e finais de refres. Para inserir e configurar o Pedal do Baixo, pressione este boto ou use o atalho Alt F5.

Ajuste o tipo de Pedal que voc quer, a nota a ser usada e a durao dos compassos. No exemplo acima, assumindo que o acorde Fmaj7, isto far com que seja colocado um pedal de C (d) por 4 compassos, tocando em uma figura rtmica nas batutas 2 e 4. Na rea de acordes, este acorde ser mostrado assim: Fmaj7/C (P2). O P2 indica que haver um Pedal por 2 compassos .

Auto-gerao de Ttulos das Msicas


Como o Band-in-a-Box gera uma msica completa, e natural que ele tambm gere um ttulo. Foi desenvolvido um mtodo para isto. Isto pode ser usado em qualquer msica e quantas vezes voc quiser. Nota do T.: Na verso em portugus esta funo no funciona corretamente, mas pode funcionar com sugesto de ttulos, j que normalmente os ttulos sero referenciais. Para gerar os ttulos , simplesmente pressione este boto, e um novo ttulo ser gerado, que ser mostrado na rea de ttulos do programa. Para voltar ao ttulo anterior, escolha Edit | Desfazer Ttulo. (Nota: O Melodista tambm tem uma funo para gerar o ttulo quando estiver gerando a msica).

20

Outras Funes Novas

Transposio do Thru e Tom Favorito


Opes de Transposio do Thru: Quando voc estiver tocando com o seu teclado MIDI, voc pode ajustar a transposio desejada em semitons e oitavas. "Tom Favorito": Voc pode determinar um "tom favorito" (como F - F) e o BB ir transpor todas as msicas carregadas para aquela tonalidade. Isto pode ser muito til para praticar em um determinado tom. Alternativamente, voc pode transpor a parte do Thru para a tonalidade preferida. Isso far com que o programa transponha o que voc estiver tocando (na tonalidade escolhida) para o tom real da msica.

Pressione Ctrl-Shift-K ou v ao menu Opes | Configurao da Transposio do Thru. Para ajustar a transposio do Thru, configure os parmetros de semitons e/ou oitavas. Se voc tiver um 'tom favorito', voc pode usar os parmetros da caixa "Cada vez que a msica for aberta" para transpor as msicas para o seu tom preferido ou transpor a parte do Thru (assim voc tocar no tom preferido e o programa ir transpor para voc). Em qualquer uma destas maneiras, voc estar tocando na sua tonalidade preferida atravs do seu teclado MIDI. Isto pode ser til para pratica em tonalidades especficas, ou simplesmente para quem gosta da sonoridade de determinados Tons.

Avano de Acordes
Avano de Acordes. Use as teclas INS e DEL do teclado numrico do seu computador para avanar ou voltar de acorde em acorde. Isto funciona em qualquer pista e nas janelas de notao, violo/guitarra, pgina de notao, bateria/percusso e na rea de trabalho.

Isto faz com que a pista atual avance e mostre o prximo grupo de notas da pista. Por exemplo, se a pista atual a da Melodia, voc pode avanar ou retroceder nota por nota usando estas teclas. Isto pode ser muito til (na pista do piano) para analisar a disposio (abertura) dos acordes e quais notas esto sendo usadas. Isto funciona nas principais telas do programa. (Nota: Neste contexto, 'acorde' considerado como qualquer grupo de notas, ou mesmo uma nota isolada, que esto em um determinado tempo da pista. Voc pode definir qual o menor espao de tempo reconhecido pelo BB para que ele entenda como um novo acorde. V s Opes da Notao e pressione o boto Mais.

Metrnomo Visual
Novas opes para a Contagem. Voc pode ter uma contagem silenciosa, usando o novo "Metrnomo Visual". Isto uma janela que substitui (ou adicionado) a contagem audvel. Voc pode determinar o tamanho da fonte e a posio da janela. Esta opo ideal para gravao ou uma performance ao vivo, onde uma contagem audvel no desejada. H tambm a nova opo de metrnomo durante a gravao, muito til para estilos que no possuem bateria.

Para ajustar o Metrnomo Visual, v ao menu Opes - Preferncias, e ajuste a contagem visvel para Direita e ao Alto da Tela ou para a posio Central da tela.

Para desabilitar a contagem audvel, use este parmetro na janela de preferncias (desabilitando-o).

Outras Funes Novas

21

Abrir Prximo Arquivo, Abrir Arquivo Anterior


Abrir Prximo Arquivo, Abrir Arquivo Anterior: Esta funo permite que voc abra rapidamente o anterior ou prximo arquivo (em ordem alfabtica). Assim, se voc est dando uma olhada em todos os seus arquivos e/ou fazendo pequenas edies neles, esta uma maneira rpida de abri-los!

muito mais rpido usar atalhos no teclado do que ir aos menus e escolher os comandos com o mouse. Shift-F8 abre a prxima msica (ou seja, o prximo arquivo do diretrio atual em ordem alfabtica), e Ctrl-Shift-F8 para abrir a msica anterior.

Retornar s Configuraes de Fbrica


Opo de retornar s Configuraes de Fbrica. Esta opo permite que o programa volte s suas configuraes originais. Para isso, v ao menu Opes | Retornar s Configuraes de Fbrica.

Quais add-ons eu tenho?


Quais add-ons eu tenho? O Band-in-a-Box tem vrios add-ons, que so discos extras com mais estilos, solistas, harmonizaes e melodistas. Atualmente so 14 discos de estilos, 8 discos de solistas e mais. Esta opo olha seu diretrio e mostra o que foi encontrado e o que no foi. V ao menu Opes | Quais Add-Ons eu tenho..

Esta janela ir dizer o que foi encontrado no diretrio do BB.

www.pgmusic.com Web-Access
pgmusic.com acesso Web. A PG Music tem um site na internet muito ativo, com muitos atrativos para os usurios. Este um comando que conecta voc diretamente ao nosso site.

22

Outras Funes Novas

Pressione este boto para ir ao site da PG Music - www.pgmusic.com. Ele vai lanar automaticamente o seu navegador preferido.

Troca Instantnea de Estilos


Troca Instantnea de Estilos. Coma a sua msica tocando, s escolher um novo estilo que o programa ir fazer a alterao sem parar de tocar. Isto til para testar novos estilos com a sua msica.

Opo de Auto-Expandir ou Reduzir


Opo de Auto-Expandir ou Reduzir. Se um novo estilo carregado e ele tem uma definio diferente (colcheias ou semicolcheias), o Band-in-a-Box ir oferecer automaticamente a voc a opo de expandir ou reduzir a durao dos acordes e mudar o tempo para que o novo estilo soe corretamente. Isso tambm funciona com a msica tocando.

Beeps Silenciosos
Opo de "Beeps Silenciosos": Agora que os computadores tem placas de som poderosas e sistemas de amplificao mais poderoso ainda, um simples 'beep', usado pelo Windows para identificar teclas apertadas incorretamente e etc., pode ser bastante inconveniente. Deixe o parmetro Gerar Beep com mensagens desabilitado, assim, quando ocorrer um erro, o Band-in-a-Box ir avisa-lo visualmente, piscando a janela ao invs do beep audvel.

Esta opo pode ser acessada atravs do menu Opes Preferncias (2).

Nota Mais Grave do Baixo


Nota Mais Grave do Baixo. Nas verses anteriores do Band-in-a-Box no era possvel ter notas tocadas pelo baixo abaixo do E2. Agora, os estilos podem tocar notas abaixo desta nota. Isto acontece automaticamente, mas existe um ajuste para determinar a nota mais grave do baixo. Esta opo pode ser acessada atravs do menu Opes Preferncias (2).

As notas mais graves iro acontecer automaticamente. Normalmente o baixo vai at a nota E2, mas voc pode querer o som de um baixo de 5 cordas, que vai at o C2. Para isso, ajuste o parmetro acima.

Memos das Msicas


Memos das Msicas: As msicas podem ter agora um 'Memo', ou seja, um lugar para voc fazer anotaes com at 2000 caracteres, podendo ser usadas as funes copiar/colar. Quando uma msica tiver um memo, haver um quadrado vermelho em volta do boto Memo (que fica localizado ao lado da rea do ttulo). Ao clicar neste boto, ir aparecer a janela que pode ser usada para suas anotaes.

Filtro para Gravaes MIDI


O Filtro para Gravaes MIDI agora tem todos os controladores e pedal de sustain. Agora voc pode gravar qualquer tipo de mensagem MIDI nas pistas da melodia e do solista, e pode usar o filtro para determinar quais mensagens voc quer gravar e quais no. V ao menu Opes - Filtro para Gravao. Isto ir lanar a seguinte janela, permitindo que voc escolha as mensagens MIDI que o Band-in-a-Box ir gravar. Os ajustes deste diagrama so os originais de fbrica.

Outras Funes Novas

23

Agora, os acordes do "Digitech Vocalist" so escritos nos arquivos MIDI. Se voc usa o Band-in-a-Box para gerar acordes para controlar aparelhos externos, como o Digitech Vocalist, o BB pode opcionalmente gerar estes acordes nos arquivos MIDI.

Voc pode habilitar/desabilitar esta funo indo ao menu Opes | Enviar Acordes para Aparelho Externo, parmetro Escrever Pista em Arquivo MIDI

Reproduo atualizada com Timbres e Tempo


A funo "Tocar De" agora procura o arquivo para atualiza-lo. Esta funo acontece automaticamente. Quando voc usa o comando Tocar De, por exemplo do compasso 34, o BB ir 'olhar' todas pistas para ver se h alteraes de tempo e timbres, assim, ele ir reproduzir sua msica corretamente.

Abrir o Programa com o ltimo Estilo ou Msica


Ao iniciar o Programa, ele pode carregar automaticamente a ltima msica ou ltimo estilo usados.

V ao menu Opes Preferncias 2 - Ao iniciar o Programa...

Selecione o parmetro desejado: ltimo Estilo ou ltima Msica, ou nenhum dos dois.

Mudanas de tempo por porcentagem


Mudana de tempo por porcentagem: Agora, voc pode mudar os tempos de sua msica em qualquer compasso, usando porcentagens, como 105%. Isto permite mudanas de tempos graduais, alem de manter o tempo bsico da msica.

`Para fazer a mudana de tempos desta maneira, v ao menu Edit | Configuraes do Compasso, ou use a tecla F5, e use o parmetro de porcentagem de alterao do tempo. Neste exemplo, colocando o valor de 5%, o tempo ir mudar de 100 (tempo bsico) para 105. Se voc alterar o tempo bsico da msica, por exemplo para 200, esta alterao resultar na mudana de 200 para 210.

Arquivo .PAT carregado automaticamente


Ao carregar um arquivo DK, far com que o arquivo .PAT seja carregado automaticamente, baseado no nome do arquivo .DK (ou seja, XG.DK carrega o arquivo XG.PAT), ou voc pode determinar um arquivo .PAT especfico para ser carregado, atravs do arquivo BBW.DKL. Se voc quiser adicionar sua placa de som lista de arquivos .DK que aparecem na tela de configuraes dos Controladores MIDI, edite o arquivo de textos BBW.DKL. 24 Outras Funes Novas

Tons Menores: Opo para os Numerais Romanos


Opo adicionada que permite a visualizao dos acordes menores em algarismos romanos baseados no acorde relativo maior: Por exemplo, no tom de Am (L menor), o Am tanto o Im (primeiro grau menor) como o VIm (o sexto grau menor da escala de Do maior- C). Para ajustar este parmetro, v ao menu Opes | Preferncias 2 | Para Acordes Menores em Algarismos Romanos usar Relativo Maior.

Editor Lista de Eventos


Para lanar o Editor Lista de Eventos, clique neste boto. Este editor permite a edio de todos os eventos MIDI da sua pista. Como o BB est continuamente gerando a maioria das pistas, exceto as pistas da Melodia e do Solista, provavelmente estas sero as pistas que voc vai querer editar. Use o boto de seleo de pistas (track) para mudar para a pista desejada. Uma vez na pista desejada, voc pode editar qualquer evento inserindo os valores desejados atravs do teclado do computador, ou atravs dos menus. Para maiores informaes sobre o editor lista de eventos, d uma olhada no Help dele (em ingls).

Nova funo de Humanizao da pista da Melodia


As verses anteriores tinham uma quantificao (quantize) que era mais adequada pista do Solista, usando um mtodo de humanizar a pista fazendo com que as notas ficassem sempre um pouco depois da batuta. Agora existe um novo mtodo de humanizao da pista da Melodia, que usa um ajuste maior em relao s batutas do compasso. Para isso, v ao menu Melodia | Humanizar Melodia e habilite o parmetro Pista da Melodia (no solo). Com este parmetro habilitado, o programa ir fazer a humanizao do tipo Melodia. Com ele desabilitado ser do tipo Solista.

Melhorias para o Windows 95/98/NT


O Band-in-a-Box agora permite o uso de nomes longos para arquivos, do tipo Windows 95/98, assim o nome de seus arquivos poder ter agora at 255 caracteres. Existe tambm uma funo que muda automaticamente todos os nomes de arquivos para nomes longos, usando o ttulo da msica como base. Voc pode converter todos os nomes de seu diretrio rapidamente, deixando para trs os tempos crticos de nomes abreviados! O programa tambm permite a associao dos arquivos musicais e de estilos no Windows 95/98. Dois cliques no nome do arquivo a partir do Windows Explorer e voc poder associar o arquivo com o Band-in-a-Box. Existe tambm a opo de abrir o Windows Explorer diretamente de dentro do BB (no diretrio atual).

Suporte a Nomes Longos e escolhas da janela

O Band-in-a-Box permite que voc escolha entre diferentes tipos de nomes de arquivos, tanto para abrir como salvar. Para isso, v ao menu Opes | Preferncias 2. As opes so: Nomes de Arquivos Longos Padro Esta a maneira tradicional para visualizao de arquivos:

Outras Funes Novas

25

Nomes de Arquivos Longos Vertical

Este modo permite a visualizao dos arquivos verticalmente. Nomes de Arquivos Longos - Personalizado

A maneira personalizada de visualizao de arquivos tem algumas vantagens sobre a maneira tradicional do Windows: A Janela muito maior que a tradicional do Windows, permitindo mais espao para informaes sobre os arquivos. Voc pode selecionar o tamanho da fonte e do tipo de letra. Voc pode ajustar o tamanho das diversas colunas. A janela de dilogos sempre manter as ltimas configuraes da janela feitas. Existem tabuladores ao alto permitindo a visualizao por ordem alfabtica, de data, etc. Informaes adicionais mostradas (tamanho do arquivo, data e hora do arquivo.) A desvantagem da janela personalizada que se voc tiver muitos arquivos (como 1000 arquivos na sua pasta), ela levar uns 5 segundos para mostrar toda a lista de arquivos.

Dica: Se voc tem muitas msicas em um diretrio (pasta), voc deve usar o boto SONG para abrir suas msicas. Esta janela mostra suas msicas rapidamente e permite a procura de sua msica por pedaos do ttulo, etc.

Nomes de Arquivos Curtos


Se voc estiver preparando arquivos para serem usados tambm no Windows 3.1, ou tem alguma outra razo para usar nomes curtos (como compatibilidade com MAC ou Atari), voc pode optar por velho estilo de nomes curtos de arquivos.

Auto-converso de Nomes Curtos em Nomes Longos


Se voc tiver ma pasta/diretrio com arquivos com nomes curtos, voc pode converte-los rapidamente para nomes longos. Esta uma ferramenta criada especialmente para facilitar a sua vida, pois o Band-in-a-Box ir usar o ttulo das msicas como nome do arquivo, assim se voc tiver uma msica chamada oldfolk.mgu, o Band-in-a-Box carregar a msica, e a renomear para "Old Folks At Home.MGU", baseado no ttulo da msica. Para usar esta ferramenta, v ao menu Arquivo | Utilidades | Auto renomear arquivos. Isto ir lanar a janela de dilogos com os parmetros para a renomeao. 26 Outras Funes Novas

Depois de ter renomeado os arquivos, o BB ir oferecer a possibilidade de reconstruo da lista de msicas (arquivo songlist.doc). Esta a janela de dilogos que te oferece a lista completa de suas msicas e outras informaes. Escolha 'sim' (yes) para a sugesto, a no ser que voc tenha uma boa razo para usar este boto.

Adio de Plugins
Agora nesta verso 8, existem diversos programas (plugins) que foram criados especialmente para funcionar dentro do Bandin-a-Box para aumentar suas funes e funcionalidade, como por exemplo, o plugin .EXE que usado para editar os sintetizadores AWE (AWEEDIT.EXE). Todos estes plugins devem ficar no diretrio raiz do Band-in-a-Box (C:\BB.) Para usar um Plugin com o Band-in-a-Box, pressione o boto correspondente (mostrado a seguir) na barra de tarefas da tela principal, ou v ao menu GM e escolha o plugin desejado. Ao pressionar o boto do plugin, o programa associado ira aparecer junto com o Band-in-a-Box, oferecendo a voc maior funcionalidade e todas as facilidades dos novos plugins.

Janela de Percusso/Bateria em 3D
Esta janela que pode ter seu tamanho configurado, oferece uma tela em 3D dos diversos instrumentos dos kits MIDI de percusso e bateria, incluindo 61 sons. Observe todos os instrumentos, note que alguns deles tem mais de um lugar sensvel, toque-os e/ou grave-os com as teclas do teclado QWERTY ou com o mouse. Esta nova funo muito instrutiva e muito divertida! Para lanar a janela de bateria/percusso, clique no boto respectivo, como mostrado anteriormente. Esta uma janela com animao que mostra todo e seu kit MIDI de bateria e percusso.

Tela de Bateria/Percusso
Todos os instrumentos de percusso do padro General MIDI esto mostrado na janela. Alguns instrumentos de percusso possuem mais de um som MIDI. Quando um instrumento de percusso tiver mais que um som, ele vai se comportar de maneira diferente, dependendo do som controlado. O HiHat - ximbal - tem 3 sons possveis: fechado, aberto e com pedal. Os instrumentos da tela podem ser tocados com um clique do mouse ou com as respectivas teclas do teclado QWERTY. Ao tocar com o mouse ou o teclado do computador, voc pode usar a tecla Shift para alterar a velocidade (intensidade do toque) das notas, em dois nveis definidos pelo usurio (por exemplo: forte =100 e fraco=50.) Os instrumentos que tem mais que 1 som, enviam notas para diferentes para o seu kit de bateria, dependendo do lugar em que voc clica com o mouse. Por exemplo, o Bumbo tem 3 notas diferentes: Nota MIDI 35, Nota MIDI 36 e Nota MIDI 32. Dica: Existe uma linha no topo da janela que descreve quais os controles que esto embaixo do cursor do mouse. Use esta linha para identificar as diferentes reas de sensibilidade de cada instrumento. A janela de Percusso/Bateria pode ter seu tamanho ajustado. Voc pode fazer isto arrastando os cantos da janela para adaptala s suas necessidades. Nota: Em computadores com controladores de vdeo com 16 ou 256 cores a no ficar com uma imagem muito boa. A imagem ficara melhor com adaptadores que do tipo High Color (16 bit) ou True Color (32 bit).

Outras Funes Novas

27

Controles de Transporte:
Record: Coloca o programa no modo de gravao, permitindo que as peas de bateria/percusso sejam gravadas. Play: Inicia a reproduo da msica (Barra de Espao.) Rewind: Para e retorna a msica ao seu incio (tecla Enter.) Stop: Para a reproduo da msica (Barra de Espao.) Botes de Tamanho 1/1 - 1/2 - 1/4: Ao clicar em um destes botes, voc far com que a tela fique respectivamente nos tamanhos: tela cheia, meia tela e um quarto de tela. (Voc tambm pode fazer com que a tela fique do tamanho que voc quiser, simplesmente clicando e arrastando a borda da janela.) Settings: Configura o comportamento deste programa. Veja a seo a seguir. Help: Para ter a ajuda (em ingls) use a tecla F1.

Janela de Configuraes (Settings)


Pressione o boto Settings (configuraes, esquerda do boto de voltar - Rewind), para ajustar as configuraes da janela de Bateria e Percusso. Always on Top: Use este parmetro para determinar que esta janela estar sempre visvel, mesmo com outros programas ativos. Velocity: Quando voc tiver tocando com o mouse ou as teclas do computador, se voc pressionar a tecla Shift, far com que a velocidade (intensidade do toque) da nota seja alterada. Voc pode ajustar a velocidade da tecla normal (padro 90) e com a tecla Shift pressionada (padro 127). As duas velocidades podem ser ajustadas da maneira que voc quiser. Isso significa que se voc quiser que a tecla Shift funcione ao contrrio, ou seja, deixando os sons mais baixo, ajuste os valores da maneira desejada (com o valor da tecla com Shift menor do que o da tecla normal). Randomize: Use este parmetro para fazer com que o programa escolha valores aleatrios para a velocidade. Isto significa que ao tocar os instrumentos com o mouse ou com as teclas do computador, cada vez o som vai ter uma intensidade diferente. Range: Este parmetro controla a extenso dos valores permitidos para a escolha aleattia (randomizao). Normalmente, escolha valores no muito altos, entre 10% e 30%, pois vo funcionar melhor. Por exemplo, se a velocity estiver ajustada para 28 Outras Funes Novas

127, e o valor da randomizao estiver em 20%, a velocidade das notas ir variar entre um mximo de 127e um mnimo de 102.

Instrument Hints - Linha Descritiva: Personalize a aparncia da descrio dos instrumentos que aparece em baixo dos controles de transporte: Show Note Name - Mostrar o Nome da Nota Show MIDI Note Number - Mostrar o Nmero MIDI da Nota Show Computer Key - Mostrar qual a tecla do computador que pode ser usada para tocar aquele instrumento Show - Mostrar: Show All Instruments: Mostra todos os instrumentos da janela de Bateria/Percusso . Show Used Instruments: Quando habilitado, este parmetro faz com que sejam mostrados apenas o kit bsico de bateria, e s mostra os instrumentos extras que forem tocados na msica. Toda vez que voc usar os botes Play ou Stop a janela ser limpa.

Afinador -Guitar Tuner

Use o afinador de Guitarras para se "afinar" com o seu computador.

O Afinador (Guitar Tuner) foi feito para funcionar com guitarras e baixos eltricos, mas pode funcionar com qualquer instrumento acstico, incluindo a voz humana. Para usar o afinador, conecte uma guitarra ou baixo na entrada de sua placa de som do seu computador, ou conecte um microfone - para usar com instrumentos acsticos ou a voz -. Ento, toque uma nota qualquer. O afinador ir detectar automaticamente qual a nota tocada e determinar qual e sua afinao relativa. Nota: Para que o Afinador (Guitar Tuner) funcione, preciso que ele receba o sinal de udio que voc est produzindo. Para que isso acontea, assegure-se que sua placa de som esteja com as configuraes de entrada de linha e microfone habilitadas e funcionando corretamente. Verifique no mixer do Windows se estes ajustes esto corretos.

Janela Principal - Main Window


Input Level: Isto mostra o nvel de entrada de udio em dB (decibis). Para melhores resultados, ajuste a entrada de volume para um nvel que fique perto da metade do mostrador. Volumes muito baixos podem ter muito rudo inerente, dificultando o reconhecimento das notas. Por outro lado, volumes muito altos, especialmente em placas de som menos sofisticadas, podem distorcer o som. Se voc observar que o Afinador no est funcionando corretamente, tente um ajustar o volume de entrada de udio. Mas de forma geral, volumes muito altos no devem afetar o funcionamento do Afinador. Input Note: A ltima nota (ou atual) que foi detectada pelo afinador. Pitch (cents) - Notas: Mostra a afinao da nota em centsimos de um semitom. A nota estar afinada quando o indicador estiver bem perto do zero.

Outras Funes Novas

29

Quando o Afinador tiver reconhecido uma nota, ele muda a cor do indicador para verde e comea a mostrar a posio da sua afinao. Se a nota estiver muito baixa, se houver muito rudo no sinal ou se a nota estiver muito imprecisa, o indicador ir ficar vermelho e ir congelar no ltimo valor correto detectado. O Afinador poder levar algum tempo at conseguir detectar corretamente a nota. Isto acontece mais freqentemente com notas muito graves ou notas muito agudas. O mostrador tem uma definio de centsimos. Rudos, chiados ou cordas muito velhas ou ruins, podem influir na deteco das notas. A corda Sol da guitarra particularmente propensa a harmnicos, fazendo com que o Afinador tenha mais dificuldades em determinar a nota e afinao correta. Fine Adjust: Ajuste fino. Este parmetro modifica a calibragem do afinador. Ele serve para ajustar a afinao com a afinao que voc est acostumado. Por exemplo: alguns grupos gostam de afinar seus instrumentos um pouco acima do tradicional L 440 Hz, afinando em 441 ou 442, pois os instrumentos soam um pouco mais 'brilhantes'. Se voc tiver um piano acstico, ou um rgo, voc tambm pode usar a afinao deles como base. Para isso, calibre o Afinador usando este parmetro. Toque a nota L do seu instrumento de afinao fixa e veja o mostrador. Se ele estiver mostrando valores negativos, significa que seu instrumento fixo est 'baixo', portanto, ajuste com valores negativos. Se estiver com valores positivos, por que est 'alto'. Ajuste com valores positivos. Pitch (Hz): Mostra a freqncia da nota em Hertz. Como no mostrador de notas, se o Afinador 'perder' a nota, o mostrador ir congelar no ltimo valor reconhecido. Este indicador bem interessante, pois permite a associao das notas com as freqncias reais, usadas nas mesas de som para mixagem. Hum Filter: Filtro de Rudos. O Afinador ir funcionar melhor se no houver rudos. Se o afinador estiver tendo muita dificuldade em determinar quais as notas recebidas, tente habilitar este parmetro, pois ele tentar reduzir a interpretao do rudo. Nota: O Hum Filter dobra a necessidade de processamento de sua mquina, portanto, ele pode no funcionar muito bem em mquinas muito lentas. Instrument: Melhora o 'entendimento' do programa, ou a sua sensibilidade. Se voc tiver uma Guitarra ou instrumentos agudos use esta definio (Guitar). Se for baixo ou instrumentos graves, use bass. Adicionalmente, o brao da Guitarra (Fretboard) mostrado (desde que o parmetro More estiver habilitado) muda de acordo com o instrumento selecionado. Quando for Guitar, ele mostra as cordas tradicionais de uma guitarra/violo. Quando for Bass, ele mostra um baixo com 6 cordas. Para baixos com 4 cordas, veja as 4 cordas centrais da tela. Para baixos com 5 cordas, ignore a corda C - D. Tones: Abre uma janela para criao de notas audveis na forma de onda senoidal, para referncia auditiva. Oscilloscope Display: Esta tela mostra a forma de onda produzida pelo seu instrumento (desde que o parmetro More esteja habilitado). Ela pode ser til, apesar de ser simples, para a deteco de problemas de afinao do seu instrumento. Voc tambm pode identificar se h ou no rudo no seu sinal, observando este mostrador enquanto voc no estiver produzindo nenhuma nota. Formas de ondas muito 'ricas em desenhos' significam formas de ondas com muitos harmnicos, e por conseqncia, mais difceis de serem detectadas. O programa gosta mais de formas de ondas simples. Fretboard: Mostra a ltima (ou atual) nota detectada. No h uma maneira do programa saber qual foi a corda que voc tocou (no caso de guitarras e baixos). Portanto, o programa pode mostrar as notas em cordas erradas, mas com a afinao correta.

Generate Tones - Gerador de Tons

Use o "tone generator" para treino auditivo, mixagens, testes de volumes, etc.

30

Outras Funes Novas

Esta funo ir gerar uma onda senoidal como referncia sonora para afinao, etc. Note Octave Cents Level Escolha a nota desejada para ser gerada. Escolha a oitava desejada. Faa o ajuste fino da afinao. Escolha o volume desejado, medido em decibis dB. Zero (0)dB o volume mais alto que ele ser tocado; nmeros negativos reduzem o volume. Este um mostrador tipo "read-only" - s de leitura. Ele mostra a freqncia em Hertz da nota que voc estiver escolhendo para ser gerada.

Freq

Monitor MIDI

O Monitor MIDI mostra em detalhes todas as mensagens MIDI que estiverem sendo geradas e recebidas.

O Monitor MIDI mostra uma lista das mensagens MIDI recebidas pelo seu computador e/ou as mensagens MIDI que o Band-in-aBox estiver gerando. Este programa 'plugin' muito instrutivo e til para diagnosticar problemas.

Nota: Para que mostrar as mensagens recebidas, preciso que o parmetro MIDI THRU esteja habilitado no Band-in-a-Box.

Controles MIDI Mostrados


Event: Eventos MIDI. Contador de eventos MIDI j mostrados, desde a ltima vez que foi pressionado o boto Clear. Clear: Zera o contador de eventos MIDI, limpa a janela e o painel de atividades. Save Text - Salvar o Texto: Esta funo permite que voc salve em um arquivo de texto toda a informao mostrada nesta janela. O arquivo pode ser aberto por qualquer processador de textos para futuras referncias ou estudos. Existem diversos parmetros que podem ser ajustados na janela de configuraes (Settings). Settings: Pressione este boto para abrir a janela de configuraes do programa, que permite ajustar diversos itens, incluindo a forma como o programa ir se comportar diante do recebimento das mensagens MIDI. Filter - Filtro: Este boto abre a janela que controla quais sero as mensagens MIDI que vo ser mostradas. Sequencer Control - Controles do seqenciador: Controles padres de transporte: Start - Toca, Stop - Para, e Rewind - Volta.

Outras Funes Novas

31

Timer: Um marcador de tempo em milisegundos, para poder ver a relao temporal entre as mensagens MIDI. Se o computador no estiver fazendo um trabalho de processamento muito pesado, o Timer vai ser bem preciso, mas se o computador estiver sob intenso trabalho, o Timer vai ser menos preciso. Para uma melhor observao de sua preciso rtmica, use a rea com a lista dos eventos MIDI. Current Time: onde h a marcao de tempo em milisegundos (ms). Ele comea a contar a partir da primeira mensagem MIDI enviada. Para zerar o contador, clique com o mouse em qualquer lugar do Timer. O timer tambm comea a medir o tempo partir da primeira mensagem MIDI recebida. O perodo em que o timer ir ficar ativo determinado na janela de configuraes (Settings). Channel Activity Panel: Este um painel com fileiras de "LEDs" (light emitting diodes - diodos que emitem luz) para indicar qual canal est ativo. Por exemplo, quando alguma mensagem MIDI ou detectada, o LED respectivo mensagem ir acender. Clique com o mouse em qualquer lugar do Channel Activity Panel para zerar todos os LEDs. MIDI Display Area - rea MIDI A rea MIDI, localizada na parte de baixo da janela, mostra as mensagens MIDI detectadas pelo programa. Elas podem ser referentes a mensagens enviadas ou recebidas pelo BB. Cada linha uma nica mensagem MIDI. Evt #: Nmero do Evento. Este um contador de eventos, que comea a contar toda a vez que for 'zerado' (boto Clear). Time (mS): O tempo em milisegundos do evento, sempre referente ltima vez que houve uma 'zerada' (boto Clear). Source: Origem. Quando o valor deste parmetro for "Int", o evento foi gerado pelo BB, e quando for "Ext", o evento foi gerado por um aparelho MIDI externo, conectado ao seu computador. Nota: O programa s ir reconhecer mensagens MIDI externas se: O Controlador de Entrada estiver habilitado e se o parmetro 'MIDI THRU' tambm estiver habilitado. Raw: Este parmetro indica a quantidade de bytes usados por cada mensagem MIDI. A maioria das mensagens MIDI contm trs bytes, mas algumas contm um ou dois bytes. Mensagens Sysex (Sistema Exclusivo) tem um nmero arbitrrio de bytes. Nota: Este campo normalmente fica em branco no caso de mensagens de Sysex. Essas mensagens so mostradas com um mximo de 16 bytes por linha. Mensagens de Sysex mais longas sero mostradas em diversas linhas. Status: Mostra o nome (tipo) do evento MIDI. Chan: Mostra o canal MIDI de cada evento. Este campo fica em branco no caso de mensagens de Sistema (valores de $F0 a $FF), pois estas mensagens no esto associadas a canais. Data 1: Texto contendo o significado do primeiro 'data byte' da mensagem MIDI. Data 2: Texto contendo o significado do segundo 'data byte' da mensagem MIDI. Notas: (1) Para mensagens como Pitch Bend ou Song Position Pointer, o valor de ambos data bytes 1 e 2 so calculados e mostrados no campo Data 1. (2) Algumas mensagens MIDI, como Program Change ou Channel Pressure, tem apenas um nico Data byte, sendo assim, o campo Data 2 tambm ficar em branco. Existem tambm algumas mensagens MIDI que no tem o data bytes, e nestes casos, ambos campos (Data 1 e 2) ficaro em branco.

Settings Window - Janela de Configuraes


MIDI Monitor is always on Top - Monitor MIDI sempre ativo Habilite este parmetro para ter o MIDI Monitor sempre ativo, ou seja, sempre visvel, inclusive com outros programas. When Display is Full - Quando a Tela estiver Cheia 32 Outras Funes Novas

O Monitor MIDI pode gravar um mximo de 32000 eventos. A performance do programa pode ficar um pouco lenta se o buffer ficar com um valor muito alto. Um tamanho prtico para a maioria das aplicaes gira em torno dos 1000 a 10.000 eventos. Existem trs opes para quando a tela ficar cheia: Stop: Para de capturar eventos e zerar o timer. Wrap Around: Quando a tela ficar cheia, ele comea a mostrar os novos eventos a partir do comeo da tela. Se o nmero de eventos estiver em 1000, voc poder rever o histrico dos ltimos 1000 eventos recebidos. Wrap Around + Clear Event Count Este parmetro funciona como a opo Wrap Around, exceto que o Event Count zerado quando a tela recomea. Number of Displayed Events - Nmero de Eventos Mostrados Este parmetro determina o tamanho do buffer (espao determinado na memria para armazenar dados). O tamanho pode ser determinado at um mximo de 32.000 eventos, mas valores muito altos podem causar problemas em computadores com pouca memria, alm de deixar a mudana de telas tambm mais lenta. Use valores de alguns milhares que geralmente sero suficientes. Nota: At dezesseis Sysex bytes so mostrados em uma linha, portanto, mensagens de Sysex longas sero at 16 vezes maiores que o nmero de eventos mostrados. Stop Timer - Parar o Timer - aps "nnnn" Milisegundo de inatividade. No h problema em deixar o timer rodando, mas isto pode ser irritante. Sendo assim, voc pode estabelecer um limite de tempo em que o timer continua rodando aps o recebimento da ltima mensagem MIDI. Save Text Options - Opes para Salvar o Texto Estas opes ajudam no comportamento do boto Save Text, determinando a forma como o texto ser salvado quando o boto for pressionado: Save entire buffer to text file: Um texto com todos os eventos MIDI que estiverem na memria (buffer) pode ser bem grande. As vezes muito grande para ser aberto em alguns editores de textos. Esta a opo se voc quiser capturar todos os eventos MIDI no arquivo de texto. Display recent events in Text window: Uma lista com os eventos MIDI mais recentes ser criada em uma janela de textos. Nesta janela, voc pode apagar mensagens no desejadas, e/ou editadas (adicionando-se comentrios). A parte selecionada desta janela de textos pode ser salvada em um arquivo de textos ou pode ser copiada para a rea de transferncia do Windows para ser colada no seu processador de textos preferido. Quando voc pressiona o boto Save Text, o MIDI Monitor ir mostrar todo o histrico de eventos na janela. Cada evento MIDI consome 50 ou mais caracteres de texto, dependendo do tipo de evento. Sendo assim, se voc tiver 640 eventos, ist ir gerar um arquivo com 32.000 caracteres. O nmero de eventos mostrado na janela Text Window ir depender da quantidade de memria do seu computador. Display Filter - Janela de Filtro

Outras Funes Novas

33

Use este Filtro para determinar as mensagens MIDI que voc deseja monitorar.

A janela de Filtro permite que voc selecione qual as mensagens MIDI que vo ser detectadas e mostradas pelo MIDI Monitor. Nota: Voc pode selecionar qualquer combinao de eventos, inclusive combinaes onde nenhum evento ser mostrado. O MIDI Monitor ir avis-lo sobre as combinaes mais bvias, mas se mesmo assim voc no receber nenhuma mensagem, analise cuidadosamente os ajustes feitos neste filtro. Display Only: Mostra apenas os itens selecionados na lista de filtragem. Display All Except: Mostra todos os eventos exceto os eventos selecionados na lista de filtragem. Computer MIDI Input: Quando habilitado, mostra as mensagens recebidas pela entrada MIDI do computador (assumindo que o parmetro MIDI Thru esteja habilitado). Para ver as mensagens exatamente como recebidas, ajuste o parmetro do BB para receber as mensagens do Thru - Opes | Opes de Canais MIDI - e tambm d uma olhada no filtro do BB - Opes | Filtro para Gravao. Host Program Output: Mostra as mensagens geradas pelo Band-in-a-Box. Nota: Se ambas entradas (inputs) estiverem desabilitadas no modo Display Only, ou se ambas entradas (inputs) estiverem habilitadas no modo Display All Except, ento nenhuma mensagem MIDI ser recebida. Channels: Selecione quais canais MIDI sero recebidos. Se apenas o canal 10 estiver habilitado, no modo Display Only, apenas os eventos do canal 10 sero mostrados. No modo Display All Except, todos os eventos dos outros canais, com exceo do canal 10 sero mostrados. Se todos os canais estiverem desabilitados, ento no sero mostrados eventos ligados aos canais MIDI, mesmo que eles estejam selecionados no filtro de tipo de evento (Event Type filter list). Events: Selecione qual tipo de evento ser recebido. Controllers: Selecione quais os controladores sero recebidos. Nota: Se o parmetro Control Change estiver desabilitado no Event Filter, ento nenhum controlador ser mostrado, independentemente de qual ajuste voc fizer na lista Controller Types Filter.

34

Outras Funes Novas

Save Text Window - Janela de Texto

Capture a tela do contedo do MIDI Monitor para futura anlise ou impresso.

Quando o boto Save Text pressionado na tela principal do programa MIDI Monitor, e o parmetro "Display recent events in Text window" estiver selecionado na janela de configuraes (Settings), a janela Save Text ir abrir, contendo os ltimos eventos MIDI recebidos. Os eventos podem ser copiados, apagados ou re-arranjados na janela Save Text, e voc tambm pode adicionar seus prprios comentrios. Depois que voc tenha editado o texto da janela, voc pode salv-lo para ser usado em editor de textos. Voc tambm pode copiar o contedo da janela para a rea de transferncia do Windows, e depois colar no seu editor de textos favorito. Select All: Seleciona todo o texto da janela. Clear: Apaga o texto que estiver selecionado. Copy: Copia o que estiver selecionado para a rea de transferncia do Windows (clipboard). Save: Salva todo o contedo da janela em um arquivo de texto (.TXT). Voc tambm pode usar os atalhos tradicionais do Windows: Ctrl-X (cortar), Ctrl-C (copiar), Ctrl-V (colar), e a tecla Delete para editar o texto. O Editor AWE

V ao menu GM | Editor AWE para rodar o plugin Awe Editor.

Para usar o Editor AWE, primeiramente especifique um timbre para cada pista (canal) usando BB. Se voc estiver usando bancos alternativos do padro GS, ou timbres de uma SoundFont do usurio, tambm especifique o nmero do banco no BB. Ento faa as alteraes desejadas no timbre usando o AWE Editor (mostrado acima). Quando voc muda do Editor AWE para o BB e muda a pista, o editor ir mudar automaticamente de pista tambm, com todos os ajustes da pista atual (canal, timbre, banco). O timbre e bancos tambm podem ser ajustados no Editor. No entanto, se os ajuste de timbre e banco forem diferentes (do BB e do Editor), os resultados podem no ser os esperados. Portanto, ns sugerimos que voc faa as alteraes de timbres e bancos apenas atravs da tela principal do BB.

Outras Funes Novas

35

O Editor AWE Editor ir se lembrar das alteraes feitas em todos os 16 canais MIDI. Quando voc mudar de canal no Editor AWE, todos os controles sero atualizados, de acordo com as alteraes feitas. Quando o Editor AWE lanado, ele faz uma varredura de todos os controladores NRPN, e faz os ajustes de acordo com estes controladores (responsveis pela edio de timbres no modo GS). Voc pode salvar um ou mais canais editados nas pistas de Melodia e do Solista do BB, assim, os timbres editados sero salvados junto com suas msicas. Arquivos com um ou muitos canais tambm podem ser salvados e lidos independentemente das musicas.

Sequencer Controls - Controles de Transporte do Seqenciador


Esta seo oferece os botes padres para Gravar, Tocar, Parar e Voltar (Record, Play, Stop, e Rewind), assim o BB pode ser controlado a partir do Editor AWE. Voc tambm pode pressionar o boto Record, para gravar movimentos dos controles do timbre em tempo real enquanto a msica toca.

Patch Editing Controls - Controles de Edio dos Timbres


Os controles de edio dos timbres esto divididos em vrios grupos: Oscillator, Filter, Envelope 1, LFO, Amplitude Envelope, e Effect Sends (Osciladores, Filtro, Envoltria 1, LFO Envoltria de Amplitude e Mandada de Efeitos). Cada parmetro pode ser editado por um boto rotativo ou numericamente. Nota: Para maiores detalhes sobre o funcionamento dos controles de edio, veja a seo AWE Editor "EMU 8000 Sound Architecture" (em ingls - no help do programa). Como a edio do Editor AWE feita usando-se os controladores "NRPN",no h maneira de saber quais so os valore iniciais do seu timbre. Sendo assim, quando o Editor AWE iniciado, todos os parmetros esto ajustados em zero, e todos os textos esto em cinza. Quando voc altera algum valor, o Editor AWE ir se lembrar do valor e do parmetro alterado, e mostrar o valor em branco, que indica que aquele parmetro foi alterado. Reset Este boto faz com que o Editor AWE volte aos seus ajustes iniciais, apagando todas as edies que voc tenha feito. Todos os controles de edio se tonaro cinza e a mensagem MIDI de Reset All Controllers ser enviada para o sintetizador AWE. Quando voc pressiona este boto, voc tem a opo de 'zerar' apenas o canal atual (Current Channel) ou todos os canais (All Channels). Refresh As vezes, os timbres podem ser modificados sem que voc perceba, pois o BB gera muitos comandos MIDI quando toca as msicas. Use este boto Refresh, para 'refrescar' a memria da sua placa com os ajustes dos timbres que voc fez. Voc pode escolher entre refrescar apenas o canal atual (current channel) ou todos os canais (all channels). AWE Control Use este boto para lanar o Creative AWE Control Panel (painel de Controle da AWE). Isto pode ser til para estabelecer o modo de operao de sua placa AWE (GM, GS, etc.), ou para carregar novos timbres (SoundFonts). Always On Top - Sempre Ativo Se voc quiser que o Editor fique sempre ativo na tela, habilite este parmetro. Com ele habilitado, voc pode minimizar o programa de duas maneiras: usando o boto padro do Windows (na barra superior do programa) ou usando o boto Min. Isso ir permitir que voc use outros programas junto com o Editor. Track - Pista A pista atual selecionada automaticamente de acordo com a pista usada pelo BB. Voc tambm pode alterar a pista e o canal MIDI atravs dos comandos do prprio Editor. Quando voc seleciona uma pista nova, o Editor AWE faz uma varredura da pista para buscar informaes de edio dos timbres, e se houver alguma ele ir mostrar as alteraes na rea de edio. Patch Edits (Timbres Editados) podem ser salvados apenas nas pistas da Melodia ou do Solista. Channel - Canal Seleo dos canais MIDI que esto sendo editados pelos controles de timbre. O Editor AWE se lembra das mais recentes alteraes feitas em todos os 16 canais, assim voc pode mudar de canal durante a reproduo da msica, assim voc pode editar o timbre ouvindo as alteraes feitas. 36 Outras Funes Novas

Se uma pista tem uma canal padro, o controle de Channel (canal) muda automaticamente para o canal padro ao se alterar a pista usando o controle Track (pista), ou se voc selecionar outra pista dentro do BB. Clear - Limpar Remove todas as edies prvias das pistas. Voc pode limpar apenas a pista atual (current track), ou todas as pistas (all tracks). Isto no remove nenhuma nota ou Controladores musicais MIDI. Este comando remove apenas os Controladores "NRPN" (Non-Registered Parameter Numbers), que so usados na edio dos timbres pelo Editor AWE. Nota: Este comando limpa apenas as informaes das pistas do BB. Ele no muda os ajustes do Editor AWE. Use o comando Reset para limpar os ajustes da memria do Editor AWE. Save - Salvar Existem quatro opes para salvar, descritas a seguir: Save Cur(rent) Channel Edits to Track Salvar as edies atuais na pista Este comando salva os ajustes no canal MIDI que voc fez na pista selecionada. Primeiro, ele remove as edies antigas da pista, e salva apenas os parmetros mudados. Se voc tiver alterado apenas um parmetro, s ele ir ser salvado. A primeira mensagem inserida na pista a de Reset All Controllers, seguido por quatro controladores para cada parmetro editadoNRPN MSB, NRPN LSB, Data Entry MSB, Data Entry LSB. Save All Edits to Track Salvar todas as edies na pista Salva todas as edies dos 16 canais na pista atual. Apenas os parmetros editados sero salvados. Save Cur Channel Edits to File Salvar as edies atuais em arquivo Salva os ajustes no canal MIDI que voc fez em um arquivo de patch. O nome padro do arquivo ' nomedoarquivo.AW1', sendo que este um arquivo de timbres com a terminao AW1. Save All Edits to File Salvar todas as edies em arquivo Salva todas as edies dos 16 canais em um arquivo de patch. O nome padro do arquivo 'nomedoarquivo.AWA', sendo que este um arquivo de timbres com a terminao AWA. Load - Abrir Abre um arquivo de patch para a memria do Editor AWE. Se a msica atual contiver suas prprias edies, j salvadas em uma pista, melhor usar o comando Clear antes de abrir o arquivo, para prevenir um comportamento estranho dos timbres. Load Single Patch to Cur(rent) Channel Abrir um arquivo Patch para o canal atual Abre as edies de um canal de um arquivo de patch. O nome padro dos arquivos ' nomedoarquivo.AW1'. Load Patches for All Channels Abrir um arquivo de Patch para todos os canais Abre todas as edies dos 16 canais de um arquivo patch. O nome padro dos arquivos ' nomedoarquivo.AWA'. Master Controls Controles Principais Ajustam os parmetros dos 16 canais. Pitch (semi) Afinao em Semitons Este comando transpe todos os canais em semitons. Isto no afeta o canal 10, que o canal de bateria/percusso. Pitch (cents) Afinao fina Este comando ajusta a afinao de todos os 16 canais em centsimos de semitom. Isto no afeta o canal 10, que o canal de bateria/percusso. Chorus Ajusta o volume do Chorus para todos os 16 canais. Reverb Ajusta o volume do Reverb para todos os 16 canais.

Outras Funes Novas

37

Sumrio das Novas caractersticas da Verso 8.0


Msicas Automticas - "O Melodista" Voc gostaria de se sentir como um compositor? Com o Band-in-a-Box 8, voc pode se beneficiar do novo "Melodista", que a nova funo do programa que permite a criao de msicas completas com introdues, acordes, melodia, arranjo e improvisaes, tudo criado pelo programa! Tudo o que voc precisa fazer escolher um dos "Melodistas" e pressionar o boto OK. O programa ir gerar automaticamente uma msica completa no estilo escolhido. O programa pode gerar at o ttulo da msica (na verso em portugus, essa funo funciona como sugesto)! Voc pode sair do nada para uma cano completa em menos de 1 segundo (dependendo da velocidade da sua mquina)! Depois de gerada a msica, ela passa a fazer das pistas normais do Band-in-a-Box, podendo ser editada, modificada, impressa e salvada como arquivo MIDI, etc., assim como qualquer msica! Voc tambm pode gerar apenas parte das msicas, fazendo com que a msica fique da maneira que voc quiser. O Melodista tambm pode gerar apenas uma melodia em cima de uma progresso de acordes j existente. O "JukeBox" do Melodista cria e reproduz uma sucesso de msicas novas. Alm do valor das composies do Melodista, esta funo tambm uma poderosa aliada no aprendizado musical, tanto como treino auditivo (tocando e improvisando junto com o programa, mas sem ver a partitura) como de leitura a primeira vista (lendo as partes geradas, que sempre vo ser inditas). Criador de Melodistas Em adio aos 50 Melodistas que vm junto com o programa, este mdulo permite que voc defina ou edite seus prprios melodistas. Voc pode escolher os parmetros de controle de tipos de acordes, melodia e introduo que sero gerados, assim como ajustes sobre a continuidade do tema, tipo de finalizao, antecipaes, levada, estilo, harmonizaes, solistas, timbres e mais. Melhorias para o Windows 95/98/NT Agora o Band-in-a-Box permite o uso de nomes longos no Windows 95/98, assim voc pode usar nomes de arquivos com at 255 caracteres. O programa tambm trs uma ferramenta para converter automaticamente todos os seus arquivos com 8 caracteres para nomes longos, usando o ttulo da msica como base para o novo nome. Isto muito til, pois evita aquelas abreviaes obrigatrias, tornando muitas vezes difcil a localizao do arquivo desejado! Associaes de arquivos de Windows 95/98. D dois cliques em um arquivo do Band-in-a-Box (msica ou estilo) a partir do Windows Explorer, e se j houver uma associao, o BB ir rodar o arquivo selecionado. Se no tiver, s seguir os passos mostrados pelo programa do Windows para cria a associao. Existe tambm a opo de rodar o Windows Explorer de dentro do BB (no diretrio atual), assim voc pode us-lo para escolher seus estilos ou msicas. Melhorias no "Solista" Ns aperfeioamos o j popular "Solista" do Band-in-a-Box, que gera improvisaes em qualquer progresso de acordes. A Gerao de Solo Personalizada permite que voc gere um solo por um determinado nmero de compassos, e como opo voc pode ou no preservar o solo anterior. O Solista tambm est mais sofisticado, respondendo melhor aos "slash chords" como o acorde C/Bb. O solista do BB agora analise estes tipos de acordes para determinar a melhor escala para usar, neste caso a escala de Bb Ldia. Existe tambm uma nova forma de 4 em 4, sendo que o solo pode funcionar nos primeiros 4 compassos ou no 4 compassos seguintes e assim sucessivamente. Ns tambm atualizamos a lista de Solistas com os novos Solistas criados. Melhorias no Criador de Estilos Ao importar 'patterns' de um arquivo MIDI, existe uma nova funo que permite que voc importe mais que um por vez. Foi criada a nova funo "mapear para acorde de C7". Isto permite que voc leia qualquer pista de uma msica e converta rapidamente para um pattern que seja compatvel com o Criador de Estilos. Como o Criador de Estilos s funciona com patterns baseados no acorde de C7, esta funo mapeia automaticamente a pista, transpondo as notas para o acorde de C7. Assim, voc pode importar qualquer nmero de patterns. A funo "Deslocar o pattern X ticks" permite que o pattern seja ajustado no tempo. O Criador d Estilos agora auto-transpe a parte do THRU para o ajuste de instrumentos como o Baixo, que necessita do ajuste de oitava. A tela do Criador de Estilos mostra o nmero de patterns do estilo assim como seu tamanho. Foi melhorada a rotina para salvar os estilos, minimizando o seu tamanho, permitindo mais patterns por estilo. (Nota: tambm esto presentes as inovaes feitas a partir da verso 7.0g do BB - definio dos instrumentos no gride de percusso, possibilidade de usar fusas (32nd), bateira ao vivo, importao de patterns de arquivos MIDI para o gride de percusso ou para a bateria ao vivo e mais). Opo Desfazer (UNDO) Agora voc pode desfazer a maioria das operaes no Band-in-a-Box, usando o familiar comando Edite | Desfazer (EditUndo). Janela Pgina de Notao Esta janela mostra a partitura usando toda a tela do seu computador, com muitas opes como a seleo do nmero de pentagramas por pgina, quais claves mostrar, qual o tamanho da fonte, margens, visualizao frente da notao e da letra. Se voc gosta de ler as msicas tocadas no Band-in-a-Box, esta janela para voc. Voc pode ajust-la para um tamanho grande de fonte, e ler a partitura do outro lado da sala! E como existe a possibilidade de visualizar a partitura, voc pode ler a partitura antes da pgina virar! Esta janela tambm funciona para visualizar a impresso. Outras Funes Novas

38

Melhorias da Notao A opo "Selecionar compassos por linha" permite que voc personalize a visualizao da partitura, determinando quando vai haver uma mudana de linha (a cada intro/refro/marcador ou qualquer compasso). Opo de Transposio Automtica para Instrumentos Transpositores: Esta opo permite que o BB ajuste-se aos instrumentos transpositores (com sax tenor, trompete, etc.), mostrando as cifras e a Notao j transpostos de acordo com o seu instrumento. "Transposio Automtica das pistas do Baixo e Violo / Guitarra por uma oitava": As partituras do Baixo e da Guitarra / Violo so normalmente escritas uma oitava acima do som real. Agora o Band-in-a-Box mostra estas partes notadas na oitava que normalmente se escreve , ou seja, uma oitava acima. Existe tambm a opo de mostrar o nome das notas na cabea da nota. Isto pode ser til para o aprendizado das notas (N. do T. As notas so mostradas com o nome em ingls, ou seja, D = C, R = D, etc.). Combinado possibilidade de usar fontes grandes, esta funo permite que as partituras fiquem com a aparncia dos livros didticos de msica. A Notao pode mostrar as notas com cores diferentes (baseado nos nomes absolutos das notas ou relativo ao acorde ou tonalidade). As cores podem ser definidas. O padro das cores foi baseado nas recomendaes do compositor Scriabin. A opo Forar Acidentes permite que voc escolha o acidente da nota independentemente do tom. Selecionar o tamanho da fonte para visualizao na tela, impresso e para a janela de pgina inteira. Novos ajustes permitem que a Notao mostre notas com o valor at de uma semifusa (128th). Transcrio melhorada identifica e pode mostrar corretamente at semifusas (128th). As opes de definir qual a durao do acorde, e qual o menor valor de nota a ser reconhecido (ambos em milisegundos), para uma melhor visualizao da partitura. Um ajuste de deslocamento da Notao, que permite a adaptao do programa sua maneira de tocar. E o melhor de tudo que a maioria destas funes acontece automaticamente, ou seja, suas partes antigas vo parecer melhor imediatamente, tanto na visualizao como na impresso! Janela de Guitarra / Violo Esta uma janela dedicada aos Violonistas, Guitarristas e Baixistas! Um brao de Violo (fretboard) para visualizao de qualquer pista. Esta uma janela similar encontrada no programa PowerTracks Pro Audio, mas como muitas novas caractersticas, como ajuste automtico da posio, nomes das notas na tela (nomes em letras D = C, R = D, etc.), ajuste de oitava para tocar na posio escolhida, e definio do tamanho da janela. Os Guitarristas e Violonistas podero ler as pistas da Melodia e do Solista simplesmente olhando a para o brao do Violo (fretboard). Esta uma maneira fcil, intuitiva e divertida de aprender a tocar violo ou guitarra! Afinador de Guitarra Conecte sua guitarra na entrada de linha de sua placa de som e este plugin ir afin-la para voc. Voc tambm pode conectar um microfone para afinar qualquer instrumento. Janela de Bateria / Percusso com Animao Esta uma janela com um tamanho adaptvel, que mostra todos os 61 instrumentos que compe o kit bsico de bateria / percusso do padro GM. Ela permite que voc visualize os diversos instrumentos sendo tocados ou que voc mesmo os toque/grave atravs do teclado QWERTY ou do mouse. Muito educativo e bem divertido! Introdues Automticas Agora, com um simples clique do mouse voc pode gerar introdues de 2, 4 ou 8 compassos para qualquer msica. Os acordes gerados sero diferentes a cada vez, e voc pode continuar a gerar quantas introdues quiser, at achar a que voc goste. A introduo sempre ser uma progresso de acordes inteligente, apropriada para introdues e no estilo musical escolhido (jazz/pop), com a opo de um Pedal no Baixo, e que sempre levar ao primeiro acorde da msica. As Intros tambm podem ser removidas. Opo de Pedal de Baixo Voc pode ajustar a parte do Baixo para tocar um Pedal em qualquer compasso ou extenso de compassos. Por exemplo, voc pode fazer um pedal de Baixo em G (Sol) nas batutas 2 e 4 por uma progresso de acordes como C6 Ebdim Dm7 G7. Isto pode ser usado em Introdues, passagens (pontes) da msica e finalizaes de refres. Gerao automtica de Ttulos Como o Band-in-a-Box gera msicas completas, natural que ele tambm gere tambm um ttulo para elas. Assim, foi desenvolvido um mtodo para nomear as msicas (N. do T. Na verso em Portugus os nomes funcionam como sugesto, j que por motivos de estrutura da lngua, esta funo no funciona corretamente). Esta funo pode ser usada em qualquer msica. Funo de sincronizao com o "Roland VSC" O Roland VSC um programa que emula um sintetizador da linha SC, permitindo assim que a sua placa de som tenha sons mais realistas. Mas a emulao dos timbres leva algo em torno de 400 ms para que o som seja gerado este atraso chamado de latncia. O Band-in-a-Box compensa automaticamente este atraso, assim voc ir visualizar as notas ao mesmo tempo em que elas estiverem tocando. Isto faz com que o VSC seja o "Controlador escolhido" pelo BB em muitas ocasies. Suporte s placas Sound Blaster Ns adicionamos diversos tipos de suporte s diferentes placas Sound Blaster. Isto inclui um "Editor AWE ", permitindo a edio dos timbres das placas AWE 32/64, alm da possibilidade de se salvar/carregar novas fontes de sons. Existem tambm botes na tela principal para abrir o Painel de Controles das placas Sound Blaster (AWE Control) e do Mixer. Outras Funes Novas 39

Suporte s outras Placas de Som Opo de rodar os Painis de Controle da sua Placa de Som. Isto permite o controle de mixagem da sua placa diretamente do Band-in-a-Box. Wizard Auxiliar para escolha do Controlador Esta funo analisa o seu sistema e determina o melhor controlador para ser usado pelo BB. Ele faz um sumrio detalhado de todos os controladores presentes. Opo para Transposio do Thru Quando estiver tocando junto com o BB atravs de seu teclado MIDI, voc pode definir alguns parmetros para que o programa transponha automaticamente o que voc est tocando em semitons ou oitavas. Tonalidade Favorita Voc pode definir uma tonalidade favorita, como por exemplo F, e o BB ir, como opo, transpor todas as suas msicas para a tonalidade desejada. Isto pode ser muito til para a prtica em determinados tons. Voc pode tambm transpor o THRU, ou seja, voc pode tocar sempre na mesma tonalidade e o programa transpe o que voc tocar para o tom da msica. Avano de Acorde atravs das teclas Use as teclas INS e DEL do teclado numrico para avanar ou retroceder de acorde em acorde (nota a nota em alguns casos) em qualquer pista. Isto funciona nas janelas de Notao, Violo / Guitarra, Bateria / Percusso e na tela principal. Novas opes para a contagem Voc pode ter agora uma contagem silenciosa, usando o novo "Metrnomo Visual ". Esta uma janela que substitui (ou adiciona-se) a contagem normal. Voc pode determinar o tamanho da fonte e a localizao da janela. Esta opo ideal para gravaes e performances ao vivo, onde uma contagem audvel no desejada. Existe tambm a funo "Metrnomo Durante a Gravao", til para gravaes em estilos que no tenham a parte de bateria / percusso. Abrir Prximo Arquivo, Abrir Arquivo Anterior Esta funo permite que voc abra arquivos rapidamente (em ordem alfabtica). Assim, se voc est checando uma srie de arquivos, ou fazendo edies em todas as suas msicas, voc pode ganhar tempo usando esta funo, ou seja pressionando as teclas Ctrl F8 para abrir a prxima msica! Opo de Retornar s Configuraes de Fbrica Escolha esta opo para restaurar todas as configuraes originais do Band-in-a-Box. "Quais add-ons eu tenho?" O Band-in-a-Box tem diversos add-ons. Os add-ons so os 14 discos de estilos, 8 discos de solistas e mais. Esta opo faz uma varredura em seus diretrios para determinar quais os add-ons foram encontrados no seu Band-in-a-Box. Acesso Internet - pgmusic.com Um conveniente boto na tela principal que permite a conexo direta com o site da pgmusic.com para acesso a diversas notcias e servios. Rodar o Painel de Controle do Windows Esta opo permite que voc rode o Painel de Controle do Windows de dentro do Band-in-a-Box. Rodar o Mixador de udio (sndvol32.exe) Este boto que fica na tela principal do programa, permite que voc rode o mixer padro do Windows, permitindo assim o controle de volume de sua placa de som. Monitor MIDI Este um programa plugin, que permite a visualizao das mensagens MIDI recebidas e enviadas pelo Band-in-a-Box. Este programa muito til para aqueles que querem se familiarizar com o protocolo MIDI, e para aqueles que querem diagnosticar problemas. Existem diversas opes de filtros de eventos, alm da possibilidade de salvar as telas em arquivos de texto, etc. Nomes de estilos longos Os nomes longos dos estilos so mostrados na janela de escolha de estilos e na janela de estilos favoritos. Mudana de Estilo instantaneamente Se voc alterar o estilo da msica enquanto ela estiver tocando, o programa ir alterar o estilo instantaneamente. Isto til para experimentar diversos estilos, sem a necessidade de ficar parando e mandando a msica tocar novamente. Opo de Expandir e Reduzir Automaticamente Se um estilo tem uma definio interna diferente (por exemplo colcheia ao invs de semicolcheia) o Band-in-a-Box ir oferecer automaticamente a opo de Expandir ou Reduzir a durao dos acordes para que a msica se acomode mais naturalmente ao novo estilo. Isto tambm acontece enquanto a msica estiver tocando. "Sem Beep" Agora que as placas de som esto mais sofisticadas, assim como os aparelhos de amplificao, um simples "beep" gerado pelo Windows por causa de uma tecla erroneamente pressionada, pode acordar toda a vizinhana. Ao ajustar o Band-ina-Box para no gerar to beeps, o programa ir piscar a janela para avisar que alguma coisa errada aconteceu. Agora a janela STY tem mais opes! Novas opes para a janela de Estilos, que permite que voc abra a msica de demonstrao do estilo e o boto de pesquisa que procura por qualquer pedao de texto. Outras Funes Novas

40

Letras para a rea de transferncia do Windows Esta funo permite que voc copie a letra da msica para a rea de transferncia (clipboard). Ela j est pr-formatado para remover os espaos extras, etc. Botes de Pesquisa Foram adicionados s principais janelas do programa, botes de pesquisa, incluindo as janelas de Estilos, Msicas, Solistas e Harmonizaes. A pesquisa funciona em todos os campos. Boto "Novamente" Esta uma nova opo na gravao. Ao final de sua gravao, existe este boto Novamente que serve para regravar a partir do mesmo ponto previamente determinado e rejeitando a gravao anterior. Ajustes Gerais para instrumentos que no sejam GS Agora os controles de Master Volume/Reverb/Chorus/Pan iro funcionar com qualquer placa de som, e no apenas com os instrumentos do padro Roland GS. Parmetros de linhas de comandos reconhecidos Se voc (ou outro programa) lanar o BBW.EXE com um nome de msica ou de um estilo escrito tambm na linha de comando, o programa ir abrir com j com o estilo ou msica. Isto til para programas que forem escritos para rodar junto com o Band-in-a-Box. Nota mais grave do Baixo Nas verses anteriores do Band-in-a-Box, algumas a nota mais grave do baixo era o E2. Agora, os estilos podem tocar notas abaixo do E2, pois existe uma opo para ajustar a nota mais grave do Baixo, permitindo assim que os estilos toquem notas at o C2 (se voc quiser). Existe tambm um ajuste nos estilos para que o Baixo seja melhor utilizado nas regies mais graves. Memorandos para as msicas Foi adicionado a cada msica a possibilidade de ter um 'memo' com at 2000 caracteres, permitindo o uso das funes copiar e colar. Para acessar este bloco de notas, foi colocado um boto ao lado direito da rea do ttulo da msica. Filtro MIDI para Gravao A Gravao do BB agora reconhece pedal de sustain e controladores Agora voc pode gravar qualquer tipo de mensagem MIDI nas pistas da Melodia e do Solista, e usar o filtro MIDI para selecionar quais mensagens sero gravadas e quais no sero. Os acordes para o "Digitech Vocalist " podem ser escritos em um arquivo MIDI Se voc usa a funo do Band-in-a-Box que envia acordes na posio fundamental para controlar aparelhos como o Digitech Vocalist, o BB pode escrever (opcionalmete) estes acordes em um arquivo MIDI! A funo "Tocar a partir de" agora faz uma varredura na msica para tocar no tempo certo e com os timbres corretos. Opo de abrir a ltima msica ou ltimo estilo Ao abrir o programa, voc pode ter sua ltima msica ou ltimo estilo carregados automaticamente. Mudana relativa de Tempo (Andamento) Agora voc pode alterar o andamento da sua msica percentualmente (como 105%). Isto permite que todas as mudanas sejam relativas ao tempo inicial da msica. Se voc achar que ela est lenta, s alterar o tempo inicial e todos as outras alteraes sero proporcionais. Ao carregar um arquivo DK, carregamento automtico do arquivo .PAT Esta funo carrega automaticamente um arquivo .PAT com o mesmo nome do arquivo DK, (por exemplo XG.DK carrega o arquivo XG.PT), ou voc pode especificar um arquivo .PAT para ser carregado no arquivo BBW.DKL. Os arquivos MIDI gerados pelo BB agora contm as mudanas de tempo e de mudana de frmula de compassos Opo adicionada: na visualizao de acordes em algarismos romanos, usar o relativo maior para acordes menores Por exemplo no tom de Am: Am pode ser tanto o acorde Im ou o acorde VIm. Opo de renomear ou apagar o arquivo atual a partir do menu Arquivo Se voc no gostou da msica que est tocando, simplesmente apague-a. Escolha automtica do ttulo da msica como nome do arquivo. Opo de usar um "Controlador Alternativo" Se o seu controlador MIDI estiver sendo usado por outro programa, est opo permite que voc escolha outro controlador para usar apenas naquela sesso, e retorna ao controlador normal na prxima sesso. A Jukebox tem um boto para selecionar o diretrio A Jukebox pode trabalhar com um conjunto especfico de msicas Voc pode escolher um conjunto e uma ordem especfica de msicas, usando a janela de escolha de msicas. Isto til para situaes em que voc vai tocar msicas em um performance ao vivo e um acesso rpido s msicas necessrio. Editor Lista de Eventos Editor para a Sound Blaster AWE32 Edite os sons da sua placa Sound Blaster AWE 32/64 usando o editor interno do programa. Voc pode salvar e abrir arquivos com novos timbres. A maioria das janelas de configuraes tem um boto 'padronizar' para voltar s configuraes originais Outras Funes Novas 41

Funo de Humanizao com novas opes, especialmente para melodias Novo atalho para mudana de pistas na janela de Notao, mudando entre as pistas da Melodia e do Solista (CtrlF5.)

42

Outras Funes Novas

You might also like