You are on page 1of 5

Frete CIF quando ele pago pelo remetente da mercadoria FOB determina que o pagamento do frete ser feito

to pelo destinatrio.

CIF: frete pago FOB: frete pagar Free On Board Livre a bordo (...porto de embarque designado) FOB Free on Board: o exportador deve entregar a mercadoria, desembaraada, a bordo do navio indicado pelo importador, no porto de embarque. Esta modalidade vlida para o transporte martimo ou hidrovirio interior. Todas as despesas, at o momento em que o produto colocado a bordo do veculo transportador, so da responsabilidade do exportador. Ao importador cabem as despesas e os riscos de perda ou dano do produto a partir do momento que este transpuser a amurada do navio. Cost, Insurance and Freight - Custo, seguro e frete. (...porto de destino designado) CIF Cost, Insurance and Freight: modalidade equivalente ao CFR, com a diferena de que as despesas de seguro ficam a cargo do exportador. O exportador deve entregar a mercadoria a bordo do navio, no porto de embarque, com frete e seguro pagos. A responsabilidade do exportador cessa no momento em que o produto cruza a amurada do navio no porto de destino. Esta modalidade s pode ser utilizada para transporte martimo ou hidrovirio interior.

Incoterms So regras internacionais imparciais que servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigaes recprocos do exportador e do importador, estabelecendo um conjunto-padro de definies e determinando regras e prticas neutras, como por exemplo: onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem paga o frete, quem o responsvel pela contratao do seguro, prope o entendimento entre vendedor e comprador quanto s responsabilidades de cada um. O constante aperfeioamento do processo logstico, fez com que os Incoterms passassem por diversas modificaes ao longo dos anos, culminando com um novo conjunto de regras, conhecido atualmente como Incoterms 2000.

EXW - Ex Works (Named Places) A Partir do Local de Produo (local designado)


Nesse termo, o exportador encerra sua participao no negocio quando acondiciona a mercadoria na embalagem de transporte (caixa, saco, etc.) e a disponibiliza, no prazo estabelecido, no seu prprio estabelecimento.

Assim, cabe ao importador estrangeiro adotar todos as providncias para retirada da mercadoria do estabelecimento do exportador, transporte interno, embarque para o exterior, licenciamentos, contrataes de frete e de seguro internacionais, etc. O termo "EXW" no deve ser utilizado quando o vendedor no est apto para, direita ou indiretamente, obter os documentos necessrios exportao da mercadoria. Como se pode observar, o comprador assume todos os custos e riscos envolvidos no transportes da mercadoria do local de origem at o de destino.

FCA - Free Carrier (named place) Transportador Livre


Nesse Termo o vendedor (exportador) completa suas obrigaes quando entrega a mercadoria, desembaraada para exportao, aos cuidados do transportador internacional indicado pelo comprador, no local designado do pas de origem. Deve ser notado que o local escolhido de entrega tem um impacto nas obrigaes de embarque e desembarque das mercadorias naquele local. Se a entrega ocorrer na propriedade do vendedor, o vendedor responsvel pelo embarque. Se a entrega ocorrer em qualquer outro lugar, o vendedor no responsvel pelo desembarque. Dessa forma, cabe ao comprador (importador) contratar frete e o seguro internacional. Esse termo pode ser utilizado em qualquer modalidade de transportes.

FAS - Free alongside Ship (named port of Shipment) Livre no Costado


Nesse termo, a responsabilidade do vendedor se encerra quando a mercadoria colocada ao longo do costado do navio transportador, no porto de embarque nomeado. A contratao do frete e do seguro internacionais fica por por conta do comprador. O vendedor o responsvel pelo desembarao das mercadorias para exportao. Esse termo s pode ser utilizado no transporte aquaviario (martimo, fluvial ou lacustre).

DEQ - Delivered Ex Quay (named port of destination) Entregue a partir do Cais (porto de destino designado)
Nesse termo, o vendedor "entrega" as mercadorias quando elas so colocadas disposio do comprador, desembaraadas para exportao mas no desembaraadas para importao, no cas do porto de destino nomeado. O vendedor tem obrigao de levar a mercadoria at o porto de destino e desembarcar as mercadorias no cais. Os riscos e os custos so transferidos do vendedor para o comprador a partir da "entrega" no cais do porto de destino. Esse termo pode ser usado apenas quando as mercadorias devem ser entregues por transportes martimo ou hidrovirio interior ou multimodal, no desembarque do navio no cais (atracadouro) no porto de destino.

DDU - Delivered Duty Unpaid (named place of destination) Entregue Direitos No Pagos (local de destino designado)
Nesse Termo, o vendedor somente cumpre sua obrigao de entrega quando a mercadoria tiver sido posta em disponibilidade no local designado do Pas de destino final, desembaraadas para importao. O vendedor assume todos os riscos e custos, inclusive impostos, taxas e outros encargos incidentes na importao. Ao contrrio do termo "EXW", que representa o mnimo de obrigaes para o vendedor, o "DDP" acarreta o mximo de obrigaes para o vendedor. Esse termo pode ser utilizado em qualquer modalidade de transporte, inclusive multimodal. Nesse termo, o vendedor contrata o frete pelo transporte da mercadoria at o local designado. Os riscos de perdas e danos na mercadoria, bem como quaisquer custos adicionais devidos a eventos ocorridos aps a entrega da mercadoria ao transportador, so transferidos pelo vendedor ao comprador, quando a mercadoria entregue custodia do transportador. O termo CPT exige que o vendedor desembarace as mercadorias para exportao. Esse termo pode ser usado em qualquer modalidade de transporte, inclusive multimodal.

DDP - Delivered Duty Paid (named place of destination) Entregue Direitos Pagos (local de destino designado)
Nesse termo, o vendedor somente cumpre sua obrigao de entrega quando a mercadoria tiver sido posta em disponibilidade no local designado do Pas de destino final, desembaraadas para importao. O vendedor assume todos os riscos e custos, inclusive impostos, taxas e outros encargos incidentes na importao.Ao contrrio do termo "EXW", que representa o mnimo de obrigaes para o vendedor, o "DDP" acarreta o maximo de obrigaes para o vendedor. O termo "DDP" no deve ser utilizado quando o vendedor no est apto para, direta ou indiretamente, obter os documentos necessrios importao da mercadoria. Esse termo pode ser utilizado em qualquer modalidade de transportes, inclusive multimodal.Nesse termo, o vendedor contrata o frete pelo transporte da mercadoria at o local designado.Os riscos de perdas e danos na mercadoria, bem como quaisquer custos adicionais devidos a eventos ocorridos aps a entrega da mercadoria ao transportador, so transferidos pelo vendedor ao comprador, quando a mercadoria entregue custodia do transportador. O termo CPT exige que o vendedor desembarace as mercadorias para a exportao. Esse termo pode ser usado em qualquer modalidade de transporte, inclusive multimodal.

DES - Delivered Ex Ship (named port f destination) Entregue a Partir do Navio (porto de destino designado)
Nesse termo, o vendedor completa suas obrigaes quando a mercadoria entregue ao comprador a bordo do navio, no desembaraadas para exportao, no porto de descarga. O vendedor assume todos os custos e riscos durante a viagem internacional. A retirada da mercadoria do navio e o desembarao para importao devem ser providenciados pelo comprador (importador). Esse termo s pode ser usado no transporte aquaviario (martimo, fluvial ou lacustre).

CIP - Carriage and Insurance Paid to (named place of destination) Transportes e Seguros Pagos ate (local de destino designado)
Nesse termo, o vendedor tem as mesmas obrigaes definidas no "CPT" e, adicionalmente, arca com o seguro contra riscos de perdas e danos da mercadoria durante o transporte internacional. O comprador deve observar que no termo "CIP" o vendedor obrigado apenas a contratar seguro com abertura mnima, posto que a venda (transferncia de responsabilidade sobre a mercadoria) se processa no pas do vendedor. O termo CIP exige que o vendedor desembarace as mercadorias para exportao. Esse termo pode ser usado em qualquer modalidade de transportes, inclusive multimodal.

DAF Delivered Frontier (named place) Entregue na Fronteira (local designado)


Nesse termo, o vendedor completa suas obrigaes quando entrega a mercadoria, desembaraada para a exportao, em um ponto da fronteira indicado e definido de maneira mais precisa possvel. A entrega da mercadoria ao comprador ocorre em um ponto anterior ao posto alfandegrio de pais limtrofe. O termo "DAF" pode ser utilizado em qualquer modalidade de transporte. Contudo, ele usualmente empregado quando a modalidade de transporte terrestre ( rodoviria ou ferroviria).

FOB - Free on Board (named port of shipment) Livre a Bordo (porto de embarque designado)
Nesse termo, a responsabilidade do vendedor, sobre a mercadoria, vai at o momento da transposio da amurada do navio ("ship's rail"), no porto de embarque, muito embora a

colocao da mercadoria a bordo do navio seja tambm, em principio, tarefa a cargo do vendedor. O termo FOB exige que o vendedor desembarace as mercadorias para exportao. Ressalte-se que o transportador internacional contratado pelo comprador (importador ). Logo, na venda "FOB", o exportador precisa conhecer qual o termo martimo acordado entre o comprador e o armador, a fim de verificar quem dever cobrir as despesas de embarque da mercadoria. Esse termo s pode ser utilizado no transporte aquaviario (martimo, fluvial ou lacustre).

CFR - Cost and Freight (named port of destination) Custo e Frete (porto de destino designado)
Nesse termo, o vendedor assume todos os custos anteriores ao embarque internacional, bem como a contratao do frete internacional, para transportar a mercadoria at o porto de destino indicado. Destaque-se que os riscos por perdas e danos na mercadoria so transferidos do vendedor para o comprador ainda no porto de carga (igual ao FOB, na "ships's rail"). Assim, a negociao (venda propriamente dita) est ocorrendo ainda no pais do vendedor. O termo CFR exige que o vendedor desembarace as mercadorias para exportao. Esse termo s pode ser usado no transporte aquaviario (martimo, fluvial ou lacustre).

CIF - Cost, Insurance and Freight (named porto of destination ) Custo Seguro e Frete ( porto de destino designado)
Nesse termo, o vendedor tem as mesmas obrigaes que no "CFR" e, adicionalmente, que contratar o seguro martimo contra riscos de perdas e danos durante o transporte. Como a negociao ainda est ocorrendo no pas do exportador (a amurada do navio, no porto de embarque, o ponto de transferncia de responsabilidade sobre a mercadoria), o comprador deve observar que no termo "CIF" o vendedor somente obrigado a contratar seguro com cobertura mnima. O termo CIF exige que o vendedor desembarace as mercadorias para exportao. Esse termo s pode ser usado no transporte aquaviario ( martimo, fluvial ou lacustre).

You might also like