You are on page 1of 9

Cores e arquitetura

O uso teraputico das cores Colorindo o dia-a-dia, segundo o poeta Goethe

Jun 9, '08 10:47 PM para todos

Ao decompor a luz do sol em sete cores com um prisma transparente, o fsico Isaac Newton no lanava apenas os fundamentos da ptica. A clebre experincia, realizada em1665, ofereceu as ferramentas para a aplicao de um conhecimento antigo, que ao lado da Acupuntura e de outras tcnicas Milenares, conquista hoje seu lugar como coadjuvante da Medicina na manuteno e recuperao da sade: o uso teraputico das cores. Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, ndigo e violeta, so as cores que compe o arco-ris, nada mais so do que radiaes eletromagnticas de comprimento de ondas diferentes. Ainda no existe uma explicao cientfica totalmente aceita sobre como elas atuariam na sade do ser humano. A hiptese mais provvel de que o homem, como um micro-cosmo, tambm emite radiaes eletromagnticas como as que existem na natureza. O que j se sabe com certeza que a luz solar essencial para a sobrevivncia da espcie humana. Pesquisadores americanos demonstraram que certas cores aumentam a atividade metablica de grupos de clulas de animais, outras as reduzem. Enquanto o vermelho dilata os vasos sanguneos, o azul os contrai. Mas at agora os organismos mdicos oficiais vem com reservas esses estudos a respeito da interferncia das cores no funcionamento do organismo humano, sendo mais facilmente reconhecidos, os trabalhos de psiclogos mostrando que podem favorecer determinadas emoes. Apesar da resistncia, algumas prticas envolvendo as cores j se tornaram corriqueiras e de eficcia comprovada, como os banhos de luz para recm nascidos que apresentam ictercia (distrbio no fgado que confere um tom amarelo pele) e a aplicao de raios infravermelhos nos tratamentos fisioterpicos. Porm, fora da medida convencional que o emprego teraputico das cores vem se tornando cada vez mais freqente.

A cromoterapia est se desenvolvendo hoje dentro da chamada medicina holstica, que para atender o homem em todos os seus aspectos (corpo, mente e esprito) associa aos conhecimentos cientficos do Ocidente mtodos alternativos como homeopatia, acupuntura, massagem, musicoterapia, uso de plantas medicinais e essncias florais. Nessas novas clnicas que se espalham pelo mundo e surgem tambm no Brasil, as terapias pelas cores tem lugar de destaque como uma das tcnicas para restabelecimento energtico do indivduo. H mais de dez anos funciona em Braslia o Instituto de Cromoterapia Irm Maria Luiza, aplicando banhos de luzes coloridas para tratamentos de distrbios to variados como alergia, cimbras, frieiras, gastrite, hemorragias, insnia e etc.

Origem Milenar Desde a antiguidade povos como os egpcios, os chineses, os druidas (habitavam a Gr-Bretanha), os gregos e at mesmo os alquimistas medievais observavam que as cores afetam o comportamento humano e as utilizavam no apenas para tratamento, mas tambm no diagnstico de doenas. No Egito, o deus Thot, mestre das cores, ficou conhecido por curar enfermos e despertar dons espirituais. Velhos papiros relatam que era comum deixar pessoas apticas em salas fechadas e isoladas cujas paredes eram pintadas de vermelho. Depois de um certo tempo, eram levadas para outra sala, inteiramente azul, com a finalidade de se acalmarem. Mas foi sobretudo na ndia que o uso das cores no tratamento de doenas mais se aperfeioou. A tal ponto que os postulados da velha medicina hindu forneceram as bases para o trabalho de muitos cromoterapeutas atuais. o caso de Roberto da Sila Constancio, um engenheiro que h dez anos estudas as cores e d cursos sobre o assunto. A idia central, segundo ele, que alm do fsico, o home possui outros corpos invisveis ligados mente, s emoes e ao esprito, compondo campos de energia que formariam a aura humana.

Ao redor do organismo, haveria um corpo sutil de energia eletromagntica resultante da circulao das correntes eltricas do seu sistema nervoso. Justamente nesse corpo que se localizariam os Chakras(palavra de origem snscrita que significa roda): redemoinhos, vrtices ou pontos de cerca de 5cm de dimetro por onde a energia necessria vida seria captada. De acordo com a tradio hindu, h sete chakras principais, cada um atuando sobre uma parte importante do corpo humano, prximo da qual se localiza: na base da espinha dorsal, sobre o bao, no umbigo, na zona do corao, na altura da garganta, entre as sobrancelhas e no alto da cabea. Aplicada sobre esse pontos, a cor influenciaria o homem do ponto de vista fsico e mental, ajudando-o a manter (e recuperar) seu equilbrio energtico. Os holistas crem que o desequilibro energtico, causado por erro alimentar, falta de exerccios, emoes negativas, stress ou mesmo problemas espirituais, seria o grande responsvel pelos males humanos. Ao restituir a harmonia, a Cromoterapia daria condies ao organismo de combater a doena. "Mas no produz milagres", salienta Roberto Constancio. "Em caso de tumores, muitas vezes a nica soluo sua retirada cirrgica. Contudo, a Cromoterapia evita o aparecimento de outros. Assim, pode ser um acessrio valioso da medicina tradicional para melhorar a qualidade de vida das pessoas." A sesso de Cromoterapia tambm comea com um minucioso levantamento da histria clnica do paciente e de suas atividades dirias, Mas a semelhana com uma boa consulta mdica convencional termina a. O passo seguinte um diagnstico da carncia energtica. Para isso, alguns cromoterapeutas avaliam as cores da aura do indivduo: pontos negros so sinal de ausncia de vibrao. Os mais sensveis conseguem enxerga-las a olho nu. Outros recorrem s fotos da aura, feitas com uma mquina especial criada na Rssia: a cmara Kirlian. Roberto Constancio prefere observar a temperatura da aura do doente, sem recorrer a aparelhos: a mo treinada do terapeuta passa ao redor da pessoa, como se estivesse acompanhando o desenho de sua aura e identifica regies muito frias ou quentes em relao ao todo. Sinal de que naquele ponto h algo errado. Ele tambm pesquisa a temperatura dos chakras. Caso algum esteja extremamente quente ou frio comparando ao coronorio (situado no alto da cabea), indicio de que algum rgo controlado por ele est com problemas.
Feito isso, Roberto inicia a terapia com lmpadas coloridas: azul, verde, amarela, rosa, lils, laranja e ndigo. Segundo ele, como o planeta est em movimento, quando o vermelho e o violeta que compe a luz solar atingem nossos olhos, so percebidos como rosa e lils, por isso essas duas ltimas cores so usadas nos tratamentos em substituio quelas. Com o objetivo de estimular o corpo inteiro, ele comea expondo o indivduo a cada uma das sete lmpadas por 30 segundos. Depois, dirige apenas a cor indicada (veja quadro) para o chakras onde est o problema, enquanto pede para o paciente imaginar a cor envolvendo o rgo danificado. Os iogues dispensam as aplicaes de luz e se limitam a mentalizar a cor que produza o efeito esperado agindo sobre seu corpo, o que no difcil para quem possui domnio das tcnicas de relaxamento e concentrao. E h especialistas que recomendam a ingesto diria de gua pura deixada em frascos coloridos, ao sol, pelo menos durante quatro horas; supe-se que as

radiaes magnticas da cor sejam transmitidas ao lquido.

Alimento da Alma O poeta e cientista alemo Goethe, autor de Fausto, foi outro importante estudioso das cores. Durante 40 anos ele pesquisou as impresses que a cor causa na parte anmica ou sensorial do homem (tambm conhecida por psiquismo ou alma). Entre outras coisas, Goethe notou que o vermelho agita, o azul d serenidade, o amarelo gera alegria e verde repousante, efeitos que poderiam ser intensificados ou atenuados dependendo da tonalidade usada. Na primeira dcada desse sculo, as observaes do poeta foram retomadas pelo austraco radicado na Alemanha, Rudolf Steiner, fundador da Antroposfica, um sistema completo de conhecimento com aplicaes em reas to distintas como a teologia, a medicina, a pedagogia e a arquitetura. Seu objetivo era criar uma cincia espiritual que mantivesse o rigor de mtodo das cincias naturais, mas considerando que o ser humano possui, corpo, alma e esprito. Na medicina antroposofia, o homem visto como um ser integral, que precisa viver em harmonia com o universo. As cores teriam um papel importante na conservao desse equilbrio vital. Goethe dizia que elas so o alimento da alma. A falta dela quebraria a harmonia que existe dentro de cada um e na sua relao com a natureza. "Quem est deprimido", exemplifica a mdica Martha Carrilo, "sente-se cinza por dentro, vivendo apenas como uma parte do todo. Muitas doenas comeam nesse desequilbrio antes de se manifestarem no fsico". Mas a mdica garante que as cores podem ajudar a alcanar o equilbrio perdido, ao lado de outros recursos como medicamentos base de plantas. Nesse caso, no se utilizam luzes, mas tintas e pincis. O objetivo da chamada " terapia artstica", de acordo com Ada Jens, que ministra cursos sobre a tcnica, despertar as foras criativas, acordar a fantasia. Ao iniciar o atendimento, dependendo das caractersticas individuais do paciente e do seu estado emocional, Ada pode ou no sugerir o tema da pintura e as cores: em geral, comea com aquela em que o paciente sente-se mais -vontade para ampliar seu leque aos poucos, at conduzi-lo s cores opostas. S so fornecidas trs tintas: azul, vermelha e amarela. As demais cores ele descobre por si s. As pinturas no so mal interpretadas. "Mas importante o processo, a concentrao, o ritmo calmante das pinceladas", esclarece Martha Carrilo. "O que se procura uma mudana interna e externa, fazendo o paciente olhar para fora. Algum tempo depois ele comea a melhorar, a buscar amigos, a querer fazer parte da natureza. Muda a roupa, o cabelo, recupera a disposio no trabalho e assim vai reconquistando a harmonia consigo mesmo e o mundo ao redor." Talvez o maior ensinamento trazido pelas novas e velhas tcnicas de tratamento de males fsicos e mentais pelo uso da cor que o grande responsvel por sua sade e bem estar o prprio homem. Ele deve se proteger das agresses fsicas e psquicas, assumindo o controle da

prpria vida. As cores so apenas um instrumento que ajudam o homem a reagir e a se ajudar, se bem empregada no local onde vive e trabalha. "Se o poeta e cientista Goethe tiver mesmo razo, para manter o bemestar fsico e mental preciso introduzir mais cor no dia-a-dia. Ento, quem mora em grandes cidades como So Paulo teria que se contrapor ao cinza dos edifcios e viadutos com um ambiente domstico, profissional e social repleto de cores quentes. De preferncia, as cortinas dos ambientes deveriam permitir a passagem de uma luz suave, amarelada ou que tingisse as paredes de salmo. Almofadas em que predominem o laranja e o vermelho tambm tornam o ambiente mais aconchegante, contrapondo-se a harmonia de cores de outros detalhes. Enquanto o verde das plantas favorece uma atmosfera repousante" Assim sendo, espero ter demonstrado ao segmento de Construo Civil, principalmente aos Arquitetos, o quanto complexa a atividade de especificar revestimento protetivo e anticorrosivo - Pintura de Ambientes, o quanto algumas pessoas podem dar grande relevncia a essas questes da influncia da cor no comportamento do ser humano. Para esta situao, em hiptese alguma a pintura de um ambiente poder sofrer alterao de cor ou perda de brilho e intensidade. E com certeza absoluta, nenhuma das tintas hoje utilizadas atende as exigncias acima colocadas, algumas em ambiente interno tm um bom desempenho durante o mximo de 02 anos, mas em ambientes externos ou que recebem grande quantidade de luz natural, no duram 01 ano, perdem cor, intensidade e brilho. Na Alemanha, USA, Canad, Japo, Itlia e etc., hoje se utilizam Tintas derivadas de copolmeros lquidos derivados do SILICONE, TEFLON e POLIURETANO ELASTMERO. So tintas para durar em torno de 10 a 15 anos, sem perda de cor , intensidade e brilho, alm de proteger o seu patrimnio da Corroso do Concreto Armado.
Joo Alfredo C. Alvim

http://www.arquitetura.com.br
Marcadores: feng shui, cores Anterior: Garrett Prximo Criar...

comentrio

1 ComentrioCronolgico Reverso Agrupado comentrio sollk wrote on Jun 9, '08 As cores no lar Richard Webster Captulo do livro 101 Dicas do Feng Shui Editora Pensamento Os efeitos poderosos das cores so conhecidos h milhares de anos. Seres humanos primitivos utilizavam as cores para se proteger do mal e aumentar a sorte e a virilidade. Os antigos chineses usavam as cores como smbolos e para representar a estaes. O verde simboliza a madeira, e representa a primavera. O vermelho simboliza o fogo e representa o vero. O amarelo e o laranja representam o sol lanando seus raios clidos sobre a Terra, eles representam o fim

do vero. O branco simboliza o metal, e representa tambm o outono. O azul simboliza a gua e o inverno. As cores exercem sobre n efeitos positivos ou negativos. Faber Birren psiclogo especializado em cores, relata que pessoas normais tendem a apontar qualidades favorveis nas diferentes cores, mas os neurticos so mais propensos a notar o que desfavorvel. Todos nos reagimos cor, quer estejamos conscientes disso ou no. Imagine dormir num quarto vermelho sangue ou cozinhar uma refeio em uma cozinha preta como piche. As cores conferem um certo clima ao aposento.Algumas cores nos estimulam, outras nos irritam, enquanto outras nos aclamam. Fez-se uma experincia interessante h alguns anos, quando prisioneiros foram colocados e, ,celas pintadas de rosa. Essa cor exauriu a agresso dos internos, e eles se tornaram prisioneiros modelo. Como essa experincia mostra, a cor pode causar efeitos radicais, por isso, precisamos ter cuidado ao escolher e utilizar as cores.No feng shui, as cores controlam a quantidade de luz e a refletem. A combinao de cor e luz deve proporcionar as melhores condies possveis para se viver, melhor escolher seu esquema de cores nos prprios aposentos, j que o tom das cores costuma mudar quando visto sob uma luz diferente. As luzes quentes, por exemplo, fazem com que as cores quentes fiquem ainda mais quentes, enquanto que com as luzes frias acontece o oposto. Convm, naturalmente, que voc tenha na sua casa as cores que se relacionam com o seu elemento e com o das pessoas que moram com voc. No entanto, voc tambm deve ter uma variedade de outras cores, simplesmente pelo fato de gostar delas. Cuidado, porm com as cores que se opem uma s outras. Por exemplo, muito vermelho no seria uma boa escolha se voc pertence ao elemento gua, pois fogo e gua no se harmonizam. Escolha as cores do teto com cuidado. Cores claras geralmente so melhores do que s escuras. Para os chineses, tetos escuros nos fazem pensar em nuvens escuras. Cores escuras tambm impedem que o Chi se eleve. Como nesse caso o Chi no circula como deveria, a prosperidade, a sade e a sorte dos moradores da casa so afetadas. Cores mais leves so ideais para os quartos de dormir. Qualquer cor que faa com que voc se sinta calmo e descansado o ideal. Rosa, pssego creme, gelo, bege, caramelo e verde-claro so cores clidas e suaves. No quarto, evite cores fortes, tais como vermelho e laranja. Tons de terra, tais como amarelo, laranja, marrom e vermelho so os ideais para a cozinha. Evite o azul nesse local , j que ele est relacionado com o elemento gua. Na verdade, de modo geral, o azul no deve ser a cor predominante em aposento nenhum (exceto no banheiro), pois ele tende a fazer com que as pessoas fiquem introspectivas e quietas. Ele tambm faz com que as pessoas fiquem com muito frio. melhor colocar o azul em forma de tapetinhos, pinturas, ornamentos e outros objetos. Pode-se usar cores de tons pastis, ou claras, para fazer ambientes pequenos parecer maiores. O vermelho, o amarelo e o azul provocam o efeito oposto e diminuem o tamanho dos aposentos. Quando usadas da forma apropriada, as cores claras podem fazer um canto escuro parecer mais claro. Uma parte da casa que seja bem iluminada e cheia de sol pode ser pintada com cores claras ou escuras. As cores quentes, tais como o vermelho, criam ambientes estimulantes. Ao contrrio, as cores frias, tais como o azul, so repousantes e encorajam atividades mais serenas. Como no poderia ser de outra forma, essas orientaes so bastante gerais. Opte pelas cores que lhe agradem. importante que as cores da sua casa reflitam voc e os seus sentimentos. Na maioria das vezes, elas criaro um bom feng shui no seu lar. melhor comear a planejar a decorao de um aposento escolhendo a cor que predominar no ambiente. Escolha outra cor para o tapete e para os mveis. Adicione uma terceira cor, seja para se harmonizar com as duas primeiras ou para fazer um contraste. Esse mtodo simples, mas eficaz.

A arquitetura de interiores administra a relao entre diversos elementos para a composio de um ambiente que seja expressivo funcional e esteticamente. Dentre esses elementos, podemos encarar o uso das cores como sendo a forma mais marcante, apesar de subjetiva, de provocar impresses nos usurios de um espao. As cores provocam sensaes, influenciam comportamentos e, at mesmo, geram reaes fisiolgicas nos indivduos que as decodificam a partir do repertrio simblico que possuem, sendo este um conjunto formado por fatores culturais e

comportamentais. Pode-se perceber, portanto, que as cores expressam individualidade dentro de um contexto universal e, por isso, sua aplicao deve ultrapassar o fim esttico. No momento da escolha da paleta de cores a ser aplicada em algum espao valioso lembrar que, a partir das sensaes que provocam, as cores subdividem-se em quentes e frias. Cores quentes so dinmicas e estimulantes, sugerem alegria, movimento e vitalidade enquanto as cores frias so tranqilizantes e relaxantes, sugerindo suavidade, distanciamento e quietude. Dito isto, podemos concluir que para ambientes onde se busca uma atmosfera relaxante deve-se optar pelos tons neutros como o branco e o camura ou pelos tons pastis de cores frias, como o azul, o verde, o violeta e o amarelo esverdeado. Para espaos onde se busca mais dinamismo a escolha das cores deve passar pelas cores quentes como o vermelho, o amarelo e suas misturas. Considerando estas relaes bsicas das cores com as sensaes, comum pensar que existem cores mais indicadas para cada cmodo da residncia. Os arquitetos Z Barbosa, Luara Mayer, Ronald Jung e Lsian Ceolin trabalham apoiados na teoria das cores, mas sempre balanceando-a com a impresso cromtica particular de cada cliente e com o efeito final que ele busca. Para exemplificar a enorme gama de variaes de cores que podem ser utilizadas em ambientes com a mesma funo os profissionais elegeram trs cozinhas que, essencialmente, so muito parecidas, mas que possuem impactos visuais bem distintos devido escolha das cores. A cozinha de mobilirio branco com aplicao de pastilhas vermelhas insinua jovialidade e movimento, j o ambiente onde os tons predominantes foram os marrons no mobilirio e o preto nos revestimentos remete uma atmosfera masculina, mais tranqila e aconchegante e, por fim, o espao onde o preto predomina, conferindo impresso intimista e urbana.

Cozinha em tons de marrom

Cozinha com predominncia do preto Conhecer os efeitos das cores e saber perceber os anseios particulares para cada espao so, portanto, essenciais para se ter um ambiente coerente com a inteno inicial do morador e por isso a participao de um profissional pode ser de extrema importncia. Texto publicado no caderno Casa e Construo do jornal Dirio de Santa Maria em Agosto de 2011.

You might also like