You are on page 1of 5

A CONSTRUO DO AMOR MATERNO NA RELAO ME-BEB: REFLEXES A PARTIR DA PSICANLISE.

Cla Maria Ballo Lopes1 Nos ltimos tempos venho trabalhando com gestantes e purperas, diretamente via atendimento psicolgico e indiretamente por meio de superviso. Tal atividade tem me possibilitado pensar sobre alguns aspectos relacionados a constituio da maternidade. Um desses aspectos a construo do amor materno. Assim, o questionamento que tenho me feito como nasce o amor de uma me por seu filho/a, em outras palavras, que elementos entram em jogo na formao e continuidade desse sentimento fundamental para o exerccio da funo materna? A maternidade e todas as dimenses que a envolvem tem sido um tema bastante discutido no meio psicanaltico, desde Freud at os dias atuais. No entanto, minha exposio se limitar a apresentar algumas consideraes elaboradas por Hilferding, Freud e Winnicott sobre a afetividade amorosa da me para com seu beb. A escolha por Freud e Winnicott dispensa justificativas; quanto a Hilferding provavelmente uma quase desconhecida mesmo no mundo psicanaltico, pensei em inclu-la nessa discusso por tratar-se da primeira psicanalista a abordar o tema do amor materno. Assim, o percurso que pretendo seguir apresentar o ponto de vista de Hilferding, em seguida expor algumas elaboraes freudianas e, finalizar com as colocaes de Winnicott acerca do conceito de maternagem suficientemente boa. Tenho cincia da quantidade e da importncia do material produzido na contemporaneidade, especialmente, por psicanalistas mulheres, sobre o assunto, mas em funo de meu trabalho ser ainda bastante inicial me restrinjo, neste momento, apenas aos trs autores mencionados.
1

Professora do Departamento de Psicologia da UNICENTRO - Irati- PR. Mestranda em Psicologia pela UFPR.e-mail: clea.ballao@uol.com.br

Segundo Pinheiro (1991) Margarete Hilferding foi a primeira mulher de que se tem notcia a ser aceita como membro participante das reunies da Sociedade Psicanaltica de Viena, instituio criada por Freud e da qual at ento s tinha participao masculina. Por indicao de Paul Federn e aprovao do colegiado, Margarete ingressou sua participao na reunio do dia de 12 de outubro de 1910. Em sua primeira conferncia intitulada Sobre as bases do amor materno realizada em 11 de janeiro de 1911 exps pontos importantes acerca da formao do lao afetivo da me para com seu filho/a. Utilizando-se da tcnica de observao e de sua experincia profissional de pedagoga, mdica e psicanalista, reuniu fatos que a levaram a postular a no existncia do amor materno inato e o beb enquanto objeto sexual da me. Segundo a autora em questo, o amor materno tem suas razes na interao fsica entre a me-beb; interao essa que pode ter seu incio no perodo gestacional e intensificar-se no ps-parto provocando mudanas na vida sexual da me. Durante a gestao, mais especificamente a partir do quarto ou quinto ms da concepo, algumas mulheres comeam a experimentar os primeiros movimentos do beb em seus teros. Tais movimentos podem provocar em muitas delas uma sensao de prazer, considerada por Hilferding (1991) como sinal das primeiras relaes sexuais entre a me e o beb. Essa sensao de prazer pode tornar-se mais intensa no perodo do puerprio por ocasio do contato fsico com a criana, nos momentos dispensados aos cuidados que a me proporciona ao beb, fato que colaboraria para a construo de uma afetividade positiva para com a criana, caso essa edificao no tivesse sido iniciada no perodo gestacional. Por essa perspectiva, o amor materno seria construdo atravs do contato prazeroso da me com o beb, ainda em sua barriga ou em seu colo aps o nascimento.

Freud, que esteve presente na reunio, entre outros comentrios que fez acerca da exposio de Margarete, advertiu que toda e qualquer tentativa de analisar o amor materno deveria levar em considerao a sobredeterminao desse fenmeno sob pena da investigao incorrer em fracasso caso essa construo fosse abordada sob um nico aspecto. Com relao aos motivos que dificultam a construo do amor materno, Freud fez referncia ao sentimento de decepo devido ao contraste entre a imaginao e a realidade, produzido frequentemente quando um desejo por muito tempo alimentado , enfim, realizado. Afirmou ento que certo lapso de tempo provavelmente necessrio para mudar a via pela qual deve passar uma corrente de libido. (HILFERDING, 1991). Em seus escritos Freud no abordou diretamente a temtica da construo do amor materno, mas postulou a opinio de que a possibilidade de tornar-se me encontra seu alicerce na infncia da mulher. Por esse vis cada gravidez impe mulher um retorno inconsciente s etapas mais primitivas por ela vivenciadas com a sua me ou com a pessoa que exerceu a funo materna. Em funo desse retorno surgem por vezes fantasias e expectativas em relao a gravidez, ao parto, ao beb e seu desenvolvimento, experimentadas como gratificantes ou frustrantes, as quais podero ou no ajudar a me a encontrar prazer na maternidade, e a amar ou no a sua criana. A partir dessas e, provavelmente, de outras elaboraes Freud, no texto Sobre o narcisismo: uma introduo (1914/1996) asseverou que a atitude afetuosa dos pais para com os filhos na verdade uma revivescncia e reproduo de seu prprio narcisismo, a muito abandonado. Neste sentido, o filho/a viria para reparar as feridas narcsicas dos pais, ou seja, para realizar aquilo que os pais no conseguiram realizar, logo seria objeto de devoo e de amor. No entanto, no texto Pulses e seus destinos (1915/2004) que ao resumir o que sabia sobre gnese do amor e do dio, Freud escreve que,

O amor nasce da capacidade do Eu de satisfazer uma parte de suas moes pulsionais de maneira auto-ertica, obtendo o prazer do rgo. originalmente narcsico, depois passa para os objetos que foram incorporados ao Eu ampliado e expressa ento os esforos motores do Eu em direo a esses objetos que so fontes de prazer. O amor se conecta estreitamente com o exerccio das futuras pulses sexuais e, quando a sntese delas tiver se completado, passar a coincidir com o todo da vertente sexual (...) Entretanto, enquanto as pulses sexuais ainda estiverem percorrendo seu complicado desenvolvimento, algumas das etapas preliminares do amar j emergiro como metas sexuais provisrias. (FREUD, 2004, P. 161).

Nas fases preliminares do amar, mencionadas por Freud, entram em jogo: a incorporao ou devoramento, modalidade amorosa compatvel com a abolio da existncia do objeto em separado e, o domnio ou apoderamento, modalidade amorosa indiferente ao dano ou aniquilao do objeto. Com a operao do complexo de castrao, que funda o ego como sexuado, se possibilita uma escolha objetal enquanto tentativa de recuperao da perda narcsica. Transpondo tais consideraes acerca do amar para a construo do amor materno, penso que estas etapas so de alguma forma revividas pela me suficientemente boa de Winnicott que incorpora e apodera-se simbolicamente de seu beb para ento dele separar-se, reconhecendo com sujeito. As consideraes de Winnicott (2002) adicionam uma importante dimenso ao estudo do amor materno ao fazerem referncia a maternagem suficientemente boa, construda a partir da formao do estado de preocupao materna primria. Sucintamente, o conceito de preocupao materna primria diz respeito a um estado natural de sensibilizao que as mulheres desenvolvem durante os ltimos meses de gravidez, como forma de preparao para o exerccio da funo materna, retornando gradualmente ao estado normal nas semanas ou meses que se seguem ao nascimento. Essa condio psicolgica especial que se assemelha a uma patologia , no entanto, indicativo de sade e, ela que possibilita a me adaptar-se de forma sensvel as

necessidades do beb. Nesta fase conforme ensina o psicanalista ingls em grande parte, a me o beb e o beb a me porque um dia,

ela tambm j foi um beb, e traz com ela as lembranas de t-lo sido; tem, igualmente, recordaes de que algum cuidou dela, e estas lembranas tanto podem ajud-la quanto atrapalh-la em sua prpria experincia como me. (WINNICOTT, 2002 p. 4).

Winnicott minimiza a valorizao do complexo edipiano por entender que o beb no existe fora da relao com a me. Assim, ao considerar o beb, considera as condies ambientais e, neste, a me. Tais consideraes me levam a pensar os distintos investimentos amorosos da me para com seus vrios filhos/as. Para finalizar, quero ressaltar que comungo a opinio freudiana de que para abordar o fenmeno do amor materno preciso considerar seu carter de sobredeterminao. Desse modo, admito que, vrios outros aspectos no abordados devero ser investigados em trabalhos posteriores para uma compreenso mais clara sobre o assunto. Um desses aspectos dio materno que parece caminhar junto com o amor materno.

Referncias Bibliogrficas FREUD, S. Sobre o narcisismo: uma introduo. Trad. Sob a direo de Jayme Salomo. Rio de Janeiro, Imago, 1996. (Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas de Sigmund Freud, v.14). FREUD, S. Pulses e seus destinos. In: Escritos sobre a psicologia do inconsciente. Vol. 1 Rio de Janeiro: Imago, 2004. HILFERDING, M. As bases do amor materno. So Paulo: Escuta, 1991. PINHEIRO, T. Reflexes sobre as bases do amor materno. In: HILFERDING, M. As bases do amor materno. So Paulo: Escuta, 1991. WINNICOTT, D.D. Da pediatria psicanlise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago, 2000.

You might also like