You are on page 1of 28

Programa CIEE de Educao a Distncia

SUMRIO

Aula 1 Imagem profissional ................................................................................. 02 Aula 2 Vestimentas.............................................................................................. 09 Aula 3 tica ......................................................................................................... 12 Aula 4 Desenvolvendo competncias.................................................................. 14 Referncias Bibliogrficas ...................................................................................... 28

Programa CIEE de Educao a Distncia

Aula 1 Imagem Profissional

O objetivo dessa aula apresentar a voc todos os elementos que compem uma boa imagem profissional valorizada pelo mercado de trabalho.

Nela abordaremos assuntos importantes para o processo seletivo, ambiente profissional e para nossa vida em geral.

Para comear importante saber que em todos os lugares por onde voc anda, ao cruzar com as pessoas, quase inevitvel imaginar quem e como so.

Do mesmo modo, sua imagem tambm analisada por outras pessoas, especialmente em situaes de trabalho e de seleo, em que h at profissionais especializados para tal tarefa.

No nosso dia-a-dia o primeiro contato que temos com outra pessoa costuma ocorrer quando a visualizamos.

Na rua, no trabalho, na universidade, no trnsito, nas festas, enfim, em todos os lugares por onde anda, voc imagina como so as pessoas com quem cruza e, mesmo sem perceber, faz julgamentos sobre ela: aquele homem tem um ar muito estranho, suspeito...

Do mesmo modo, os outros imaginam quem voc a partir do primeiro contato com sua imagem.

Se voc est sendo percebido, observado e analisado por sua aparncia em todos os lugares e a todo instante, fundamental ter alguma preocupao com a maneira de se

Programa CIEE de Educao a Distncia

vestir e se apresentar, a menos que no se importe sobre o que pensam de voc e, mesmo nesse caso, comum utilizar a aparncia para transmitir essa idia!

A primeira impresso a que fica! Voc com certeza j escutou essa expresso, no mesmo?

Esse comportamento das pessoas, de imaginar e tirar concluses primeira vista, mesmo que vagas e imprecisas, sobre algo ou algum, bastante comum e geralmente no pode ser evitado, seja pelo instinto de defesa, seja pela necessidade de identificar os semelhantes e muitas outras razes.

Nos processos de seleo e nas situaes de trabalho, o modo de se apresentar pode ser determinante na sua contratao e na sua permanncia e ascenso.

Tudo depende de como voc percebido e interpretado, e principalmente para aqueles que entram em contato com voc pela primeira vez sua apresentao ser a principal referncia, seu carto de visitas.

Muitas vezes temos uma impresso negativa de uma pessoa no primeiro contato, depois que a conhecemos melhor, mudamos completamente nossa opinio e modo de pensar sobre a pessoa.

Isso ocorre em todos os ambientes e com os mais variados tipos de pessoas, seja: entre amigos, na faculdade, no nibus, no supermercado e como no poderia ser diferente, no processo seletivo tambm.

Por isso devemos utilizar os meios de contato com a empresa (dinmica de grupo, entrevista ou simplesmente um telefonema) para transmitir uma boa impresso.

Programa CIEE de Educao a Distncia

Essa boa primeira impresso transmitida atravs do nosso comportamento, atitudes, postura, comunicao e apresentao. Portanto, os primeiros contatos so fundamentais na construo de uma imagem a seu respeito e essa imagem depender especialmente da: forma como voc estiver vestido, da sua postura corporal e do modo como se expressa nas conversas. Vamos conhecer mais detalhadamente sobre a postura, atitudes, comunicao e vestimenta. Comearemos pela POSTURA Observe as imagens abaixo:

A pessoa que possui os ombros cados, os quadris desencaixados e a postura cabisbaixa demonstra cansao, desmotivao e desnimo.

Agora observe a postura correta:

A pessoa que possui a postura correta, que apresenta quadris encaixados, coluna ereta, ombros alinhados e a cabea levemente erguida, demonstra motivao, vontade, energia e ateno.

Programa CIEE de Educao a Distncia

Lembre-se: nosso corpo fala! A maneira como sentamos, andamos e gesticulamos expressa as caractersticas da nossa personalidade e do nosso estado de esprito naquele momento e isso com certeza analisado no processo seletivo.

possvel refletir calma ou agitao, timidez ou desinibio, alegria ou depresso, confiana ou medo, arrogncia e muito mais.

Alm da postura, outros fatores so importantssimos nesse momento.

Transmita compromisso e senso de responsabilidade, pois essas so exigncias inegociveis do mundo do trabalho.

Um modo bem fcil de fazer construir essa imagem ser pontual. Para tanto, planeje detalhadamente seus compromissos, repassando mentalmente os trajetos que far, o que dever levar consigo etc, de modo a no ser surpreendido na ltima hora com improvisos e... atrasos!

Nunca se atrase! Nada mais constrangedor do que desculpas como: "Foi o trnsito", "O pneu furou" ou ainda "O computador deu problema...". Alm de no colarem, pegam mal.

Preste ateno em algumas dicas que formulamos para voc MANTER BOA POSTURA

1. Seja simptico e educado. 2. Mantenha-se atento ao modo de sentar. 3. Escolha criteriosamente a vestimenta. 4. No masque chicletes durante os contatos presenciais com a empresa. 5. No use culos escuros no interior da sala.

Programa CIEE de Educao a Distncia

6. Observe as normas e orientaes do ambiente. 7. Seja pontual. Demonstre organizao e planejamento.

Alm da postura, o selecionador avalia uma srie de outros fatores, como as ATITUDES dos candidatos.

Algumas pessoas j nascem com estas caractersticas, mas aqueles que no nascem precisam lembrar que possvel adquirir e ressaltar estas qualidades.

Veja abaixo algumas dicas de COMO TRANSMITIR BOAS ATITUDES:

1. Aja sempre de acordo com seus princpios ticos e mantenha-se em paz com sua conscincia. Jamais minta, qualquer que seja a etapa do processo seletivo - isso poder prejudicar voc e a empresa que oferece a vaga. 2. Conduza todas as etapas do processo seletivo de forma natural. Se no h nada a esconder, no h porque ficar com medo ou assustado. No represente um papel, nem tente parecer algo que voc no . 3. No fale mal de outras empresas em que voc trabalhou / estagiou, nem de seus companheiros, de seus ex-chefes e colegas de trabalho. 4. No omita informaes. No ironize ou desconsidere o selecionador. 5. Mesmo depois de ser aprovado no processo seletivo importante manter uma postura tica dentro e fora da empresa, respeitando normas, procedimentos, clientes internos e externos. 6. O comportamento tico no se restringe organizao em que voc trabalha, mas, em relao a ela, respeite normas, procedimentos e princpios prprios da cultura local. 7. Seus compromissos no se restringem organizao em que trabalha: devem tambm se estender aos clientes, aos fornecedores, comunidade, sociedade e ao meio ambiente.

Programa CIEE de Educao a Distncia

A nossa postura corporal e atitudes so complementadas pela nossa voz: elas precisam estar coerentes com o ambiente em que estamos inseridos.

ATENO: O modo como conversamos com os nossos pais e amigos diferente daquele usado com um selecionador em um processo seletivo.

A fala um dos mais importantes instrumentos de comunicao. O modo como voc percebido depende, muito, do modo como fala e do que fala.

Sua expressividade resultado de: dico arte de dizer, de recitar; variao de volume tom com que nos pronunciamos (alto, moderado, baixo); velocidade das falas forma como nos pronunciamos (rpido, devagar, moderado); vocabulrio usado maneira como utilizamos as palavras (grias, expresses, dialetos).

Ateno s grias! Hoje em dia, em alguns lugares e grupos, comum escutar expresses como t ligado, tipo e tantas outras, que preenchem os dilogos de boa parte dos jovens.

A fala est profundamente vinculada identidade dos grupos e influncia da mdia, alm do nvel de educao formal. E falar corretamente, de modo diferente do cotidiano, em situaes formais, como o trabalho, exige ateno e esforo especiais.

Tenha em mente algumas dicas sobre como falar no processo seletivo e no ambiente de trabalho: 7

Programa CIEE de Educao a Distncia

Evite sistematicamente utilizar grias, seja com os colegas de trabalho, superiores ou clientes. Cuidado com o uso correto dos gneros (masculino e feminino), nmero (plurais) e grau como, por exemplo, ocorre quando falamos "Ns vamo"..."Os carro"... Ou ento: "Para mim consertar"... Fique atento aos vcios de linguagem como: T, n, tipo. Ajuste o volume: ajuste o volume e o tom de sua voz ao local e ao nmero de pessoas, procurando falar de forma clara e eloqente. Fale em um ritmo adequado: suficientemente pausado para ser compreendido e suficientemente rpido para no gerar impacincia. Sempre que possvel, articule sua fala mentalmente antes de falar. Lembre-se que ao falar voc est estabelecendo um dilogo com algum, transmitindo uma informao, idia, sentimento, demonstrando o que entendeu e ao mesmo tempo querendo ser compreendido.

Veja algumas dicas de COMO TER UMA BOA COMUNICAO:

1. Procure enriquecer o seu vocabulrio (leia!) e evite utilizar grias. 2. Fale com educao: agradea, pea licena, no interrompa os outros... 3. Fale corretamente, utilizando inflexes de voz adequadas ao contexto. Erros bsicos, como eliminar o plural, so imperdoveis. 4. Procure elaborar mentalmente a sua mensagem antes de falar. 5. Atente-se aos vcios de linguagem, expresses que se repetem inmeras vezes em sua fala, como o uso de tipo, n, t ligado... 6. No fale demais e nem de menos - saiba fazer as intervenes nas horas certas.

Programa CIEE de Educao a Distncia

7. Fale com calma de forma que o receptor compreenda a mensagem que voc quer passar.

Chegamos ao final da aula 1. Nesta aula aprendemos que:

- No primeiro contato que temos com uma pessoa, transmitimos impresses positivas ou negativas por meio das nossas:

vestimentas, postura, atitudes, comunicao e comportamento.


Aula 2 Vestimenta

O objetivo dessa aula apresentar as vestimentas mais apropriadas para o processo seletivo e o ambiente de trabalho, levando em considerao uma srie de elementos importantes que compem uma boa imagem profissional.

Quando voc participa de um processo seletivo muitos elementos so analisados pelo selecionador em relao nossa postura e imagem profissional. E um desses elementos justamente a vestimenta.

Qual a roupa mais adequada para eu participar de um processo seletivo? Com certeza alguma vez voc j passou por essa situao, no mesmo?

Voc j deve ter ouvido a expresso: "Roupa certa para a ocasio certa". Como essa expresso nos deixa perceber, no h uma forma correta de se vestir, h formas 9

Programa CIEE de Educao a Distncia

adequadas, que harmonizam a pessoa e suas caractersticas com um determinado contexto.

Primeiramente fundamental que, antes de ir empresa, voc busque informaes sobre ela!

Voc poder obter essas informaes atravs do site da empresa, jornais, peridicos, Internet e revistas.

Essas fontes sero de grande importncia para definir o estilo da empresa e obter dados para a escolha da vestimenta ideal.

Aps a anlise do perfil da empresa voc ter condies de escolher a vestimenta mais adequada para ocasio. A seguir, alguns fatores que voc deve considerar na hora de escolher a roupa ideal:

para onde est indo; para onde est indo; com quem estar; o tipo de evento ou compromisso; o Horrio; as condies atmosfricas do dia; sua idade; seu tipo fsico; tons, cores, padres e textura (adequao da combinao das peas).

10

Programa CIEE de Educao a Distncia

Existem modos mais apropriados de se vestir para o dia, para a noite, para festas, para o trabalho, para ficar em casa sozinho, para receber amigos, assim como para as respectivas estaes do ano.

2 fala: Em cada caso, voc ainda deve considerar aspectos especficos. Por exemplo: se trabalha em uma agncia de publicidade ou redao de um jornal, o modo adequado de se vestir certamente ser diferente daquele de quem trabalha em um escritrio de advocacia ou uma empresa de auditoria.

Vamos falar de outros elementos muito importantes: cabelos, unhas e pele.

Seu cabelo, unhas e pele podem ser entendidos como acessrios! O asseio pessoal ser avaliado pela aparncia de sua barba, pelo cuidado com suas unhas e cabelo.

Se considerar tudo isso, voc vai se apresentar em harmonia, adequado ao contexto e, acima de tudo, vai sentir-se bem, integrado e confiante. Agora que voc j conhea alguns elementos importantes, apresentaremos uma srie de vestimentas adequadas ao processo seletivo, porm, como j informado, avalie se os modelos apresentados vo ao encontro do perfil da empresa.

IMAGENS DISPONVEIS NO CURSO ON-LINE.

Como pde perceber o ambiente de trabalho geralmente mais formal do que o ambiente escolar ou o ambiente familiar, pois costuma ter uma hierarquia mais clara e rgida, papis mais especficos e definidos, alm de propiciar contatos com fornecedores e clientes.

Para adequar-se ao perfil do profissional atual, alguns pontos relacionados s vestimentas podem ser adotados. Eis aqui algumas dicas de mbito geral:

11

Programa CIEE de Educao a Distncia

No utilizar roupas demasiadamente decotadas, justas, curtas ou transparentes. A saia precisa ter um comprimento adequado. Nunca utilize bons e culos escuros. Brincos exagerados e piercings raramente sero bem recebidos. As cores da roupa e dos acessrios precisam estar em harmonia (em dvida,
use no mximo trs cores diferentes).

Utilize perfume suave.


A aula 2 foi finalizada!

Nessa aula voc aprendeu que:

Existem vestimentas apropriadas para cada ambiente (escola, trabalho, parque,


praia, com amigos, em festas etc.);

na escolha de vestimenta adequada devemos levar em considerao s


estaes do ano, local, horrio, questes climticas etc;

o uso de acessrios deve ser analisado com critrio e cautela; as unhas, cabelos e pele tambm so considerados acessrios e merecem a
devida ateno.

Aula 3 - tica

O objetivo dessa aula apresentar a importncia do comportamento tico no s no processo seletivo, mas sim em vrios momentos da vida. A postura tica deve ser um princpio de comportamento adotado em todos os momentos da sua vida, e no apenas no processo seletivo.

12

Programa CIEE de Educao a Distncia

Ela necessria antes, durante e depois desse processo, no trabalho e fora dele, pois deve constituir a base do seu desenvolvimento pessoal e profissional. A tica estabelece regras de convivncia.

Princpios de comportamento tico no seu dia-a-dia, em qualquer ambiente, devem incluir honestidade, integridade e responsabilidade.

Honestidade pode ser entendida como a capacidade de ser verdadeiro ou, dito de outro modo, no mentir.

Integridade a capacidade de se manter coerente com os seus valores, em qualquer situao.

Responsabilidade a capacidade de cumprir com suas obrigaes e com as conseqncias de suas atitudes.

Como a empresa parte da sociedade, de certo modo nela se reproduzem os comportamentos observados na sociedade como um todo: as pessoas convivem, negociam, ensinam, aprendem, compartilham opinies, criam problemas e encontram solues.

Todo o convvio na empresa baseado nas mesmas relaes interpessoais que praticamos em nosso dia-a-dia. Alm disso, em algumas profisses, h um cdigo de tica profissional especfico. Ao ser tico no trabalho voc certamente ser mais tico em sua vida como um todo e, desse modo, um cidado melhor, contribuindo para uma sociedade mais equilibrada.

13

Programa CIEE de Educao a Distncia

Aula 4 - Competncias

O objetivo dessa aula apresentar a importncia das competncias no processo seletivo e no ambiente de trabalho e sua relao com a postura e imagem profissional. Antes de comearmos importante destacar que cada contato com a empresa uma oportunidade que voc tem de conhec-la e avali-la melhor e, em contrapartida, de ser conhecido e avaliado. No transcorrer do processo seletivo, voc entrar em contato com pessoas especializadas e situaes intencionalmente preparadas para que suas caractersticas pessoais, conhecimentos, habilidades e competncias possam ficar mais evidentes. Existem pequenas atitudes que demonstram muita coisa para os selecionadores. Observe a situao:

Desde os primeiros contatos, por vezes realizados por meio de um telefonema, voc ser analisado e avaliado. Pensando nisso, quando estiver esperando uma convocao para participar do processo seletivo, no deixe de avisar as pessoas em sua casa para que elas possam agilizar o atendimento; deixe caneta e papel sempre prximos ao telefone para facilitar o registro das informaes relevantes durante o contato com a empresa. Essa atitude indicar organizao e proatividade; e enquanto estiver na espera procure ser formal sempre que atender ao telefone, pois do outro lado da linha poder estar o selecionador.

14

Programa CIEE de Educao a Distncia

Podemos definir competncia como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem ao indivduo desempenhar com eficcia determinadas tarefas. A figura de uma rvore ilustra, por analogia, a estrutura das competncias, onde cada membro da rvore corresponde a um aspecto associado ao desenvolvimento das competncias humanas e so representados por raiz, tronco e copa. RAIZ: A raiz corresponde ao conjunto de valores, crenas e princpios formados ao longo da vida e que determinam nossas atitudes.

Para se atingir um objetivo necessrio agir. A raiz possui como principal componente a atitude, que caracteriza a iniciativa, o primeiro passo para o seu desenvolvimento.

TRONCO: O tronco corresponde ao conhecimento. o conjunto de informaes que a pessoa articula e das quais lana mo quando precisa.

O desenvolvimento da pessoa depende dos conhecimentos desenvolvidos. Quanto mais conhecimento, mais a competncia se fortalece.

COPA: A copa corresponde s habilidades. o conhecimento adquirido e colocado em prtica de forma a gerar bons resultados.

A habilidade est relacionada capacidade de colocar em prtica os conhecimentos para gerar os resultados desejados e necessrios. O aprimoramento das competncias depende do desenvolvimento de trs fatores: conhecimentos, habilidades e atitudes, que podem ser mais facilmente lembrados pela sigla CHA, que corresponde a: C - Conhecimentos

15

Programa CIEE de Educao a Distncia

H - Habilidades A Atitudes Conhea melhor cada um deles: Conhecimentos Conhecimentos tcnicos; Habilidades Experincia nos conhecimentos tcnicos; Escolaridade Cursos Especializao etc. Ter colocado em prtica o saber. Atitudes Ter atitudes compatveis para atingir a eficcia em relao aos conhecimentos e habilidades adquiridas ou a serem adquiridos.

muito importante desenvolver suas caractersticas pessoais e competncias, pois so elas que permitiro a voc lidar melhor com situaes e mudanas prprias de um ambiente em constante transformao.

O desenvolvimento das caractersticas interpessoais, intelectuais e estratgicas favorece o nosso crescimento pessoal e profissional; por outro lado, precisamos ter equilbrio em nossas aes para que os resultados sejam sempre favorveis.

Esse equilbrio uma conquista permanente, que aumentam as chances de lidar adequadamente com os problemas com que nos deparamos no mundo.

Para facilitar o entendimento, dividimos essas competncias em trs blocos: interpessoais, intelectuais e estratgicos.

Abordaremos cada item separadamente:

16

Programa CIEE de Educao a Distncia

COMPETNCIAS INTERPESSOAIS As competncias Interpessoais so aquelas que favorecem a interao com as pessoas, inclusive diante de situaes conflitantes. a habilidade de entender e tratar as outras pessoas com sensibilidade. So competncias extremamente importantes para a integrao e o equilbrio entre pessoas com comportamentos e valores diferentes, em qualquer situao ou ambiente, mas especialmente o do trabalho. Pessoas que possuem essas competncias contribuem para a ampliao da viso sobre um determinado assunto, promovendo um ambiente harmonioso e produtivo.

COMPETNCIAS INTELECTUAIS As competncias Intelectuais so aquelas que possibilitam a anlise de dados e fatos, e a compreenso da relao de causa e efeito necessria s tomadas de decises. Possibilitam a organizao de idias, de forma lgica e racional, a partir de objetivos estabelecidos.

So competncias extremamente importantes para anlise e resoluo de problemas. Pessoas que possuem essas competncias contribuem para a racionalizao de recursos e a rapidez nas respostas, o que certamente muito importante no ambiente de trabalho.

COMPETNCIAS ESTRATGICAS As competncias Estratgicas so aquelas que permitem analisar a posio competitiva da organizao, considerando as tendncias de mercado e do setor, clientes atuais e potenciais, alm de pontos fortes e fracos em comparao aos concorrentes. Visam a competitividade e sobrevivncia da empresa.

So competncias extremamente importantes para agir de forma planejada e estruturada, de acordo com objetivos e metas definidas, estabelecendo caminhos

17

Programa CIEE de Educao a Distncia

possveis. Pessoas que possuem essas competncias contribuem para a busca de alternativas em situaes adversas, mantendo o foco nos resultados.

Todos os seres humanos tm competncias, porm algumas so mais e outras menos desenvolvidas que outras.

Observe abaixo as competncias separadas por categoria, seu significado e o que devemos fazer no dia-a-dia para desenvolv-la:

Competncias Interpessoais

Liderana Habilidade interpessoal de estimular pessoas execuo de um ou mais objetivos predeterminados. Exemplos: Tcnico de um time esportivo. Representante de sala, entre outros. Como desenvolver: Sempre que surgir uma oportunidade, oferea-se para coordenar a equipe, como um trabalho em grupo na escola / faculdade, time de futebol etc. Participe de um grupo informal em seu bairro (associao de moradores, por exemplo), e seja responsvel por algumas atividades.

Flexibilidade Disposio para mudar de opinio, apresentando abertura a novas e diferentes formas de pensamento e comportamento. Exemplo: Mudar o estilo do vesturio, adequando-se ao ambiente, entre outros. Como desenvolver:

18

Programa CIEE de Educao a Distncia

Experimente algumas pequenas mudanas: corte de cabelo, estilo de roupas, planos diferentes para o final de semana. Experimente um caminho alternativo para ir escola.

Comunicao Facilidade em expressar idias por meio da fala ou da escrita, de forma clara e objetiva, fazendo com que os outros entendam suas mensagens. Exemplos: Fala apresentar seminrios. Escrita elaborar uma redao, entre outros. Como desenvolver: Contribua na redao de um jornal interno na escola / faculdade. Prepare-se antecipadamente para a apresentao de um seminrio ou palestra.

Negociao Capacidade de expressar argumentos claros e de ouvir o outro, considerando interesses e necessidades que satisfaam os dois lados. Exemplos: Solicitar o emprstimo de um objeto a algum extremamente zeloso. Conseguir a aprovao dos pais para passar o fim de semana na praia com os amigos, entre outros. Como desenvolver: Participe de pequenas negociaes em seu crculo de amizades ou famlia, sempre com a idia de que o resultado seja favorvel para ambos. Experimente vender um objeto usado a outra pessoa.

Trabalho em equipe Capacidade para trabalhar com outras pessoas, unindo esforos individuais e as diferenas de comportamento e conhecimento a fim de atingir um objetivo comum.

19

Programa CIEE de Educao a Distncia

Exemplos: Trabalhos escolares em grupo. Famlia. Times esportivos, entre outros. Como desenvolver: Pratique esportes coletivos. Convide e rena os amigos. V a festas e participe intensamente.

Empatia Capacidade para se colocar no lugar do outro. respeitar o que o outro sente, valoriza ou vivencia. Exemplos: Pessoas que demonstram respeito s diferentes crenas, opinies, raas, posies polticas, entre outros. Como desenvolver: Aprenda a ouvir o que os outros tm a dizer. No faa julgamentos antecipados de uma fala ou expresso que ainda no foi concluda.

Assertividade falar e agir com sinceridade, sem inibio, temor ou agressividade. ser claro e afirmativo, sem deixar dvidas sobre o que pensamos e sentimos. Exemplo: Quando fazemos uma crtica construtiva a uma pessoa querida, entre outros. Como desenvolver: Seja firme, quando necessrio, sem ferir o outro, (coloque-se no lugar dele). Expresse seus sentimentos com espontaneidade, naturalidade e calma, pensando antes de falar.

20

Programa CIEE de Educao a Distncia

Dinamismo Facilidade para concentrar energia em atividades cotidianas, apresentando

comportamento vivaz, ativo e empreendedor. Exemplos: Capacidade de agir rapidamente diante de qualquer necessidade. Pessoas que praticam esportes, entre outros. Como desenvolver: Pratique atividades fsicas. Atue de forma proativa e arrojada, diante de situaes diversas.

Competncias intelectuais

Pensamento Analtico Habilidade de analisar uma situao, de forma lgica, percebendo a seqncia das etapas, identificando dados / fatos, para chegar a uma soluo. Exemplos: Jogo de xadrez ; Problemas de matemtica, entre outros. Como desenvolver Resolva problemas de lgica. Utilize planilhas ou agenda para a organizao do seu dia

Objetividade Habilidade para identificar os pontos principais de uma questo, tornando-a clara e de fcil entendimento aos outros. Exemplos: Otimizar recursos Pessoas que apresentam comunicao focada no assunto de interesse do interlocutor, entre outros.

21

Programa CIEE de Educao a Distncia

Como desenvolver: Antes de iniciar uma atividade, planeje e saiba exatamente o que voc quer. Organize suas idias, antes de se expressar por meio da escrita ou da fala, enfocando os pontos principais do assunto.

Persuaso Facilidade de comunicao para fazer com que o outro abrace uma determinada idia, convencendo-o por meio de dados e fatos. Exemplos: Obter apoio de outras pessoas para a realizao de um projeto. Um vendedor bem sucedido, entre outros. Como desenvolver: Antes de iniciar uma comunicao, procure conhecer as necessidades e interesses de seu interlocutor, escolhendo a linguagem e exemplos adequados. Utilize histrias, analogias e exemplos para ilustrar a idia, procurando convencer o outro sobre seu ponto de vista.

Criatividade Capacidade para gerar solues inovadoras viveis e adequadas para as situaes apresentadas. Exemplo: Encontrar alternativas de uso para um mesmo objeto, compor msicas, desenvolver redaes com tema livre, entre outros. Como desenvolver: Crie formas melhores, mais rpidas e mais eficientes de fazer as coisas. Veja figuras ou quadros abstratos, procurando interpret-los sob vrios ngulos.

Aprendizagem Disposio e curiosidade para perceber o novo, adquirindo novos conhecimentos e

22

Programa CIEE de Educao a Distncia

identificando a sua aplicabilidade no dia-a-dia, de modo a promover o autodesenvolvimento. Exemplos: Hbitos de leitura e pesquisa; Fazer vrios cursos, entre outros. Como desenvolver: Habitue-se a ler jornais e publicaes sobre curiosidades. Procure pesquisar a fundo sobre um assunto de seu interesse.

Resoluo de problemas Postura otimista e assertiva diante de situaes inesperadas, com uso da lgica e da criatividade para chegar a uma soluo. Exemplos: Pessoas que trabalham em SAC - servio de atendimento aos clientes. Ombudsman - representante dos clientes na empresa, entre outros. Como desenvolver: Procure fazer exerccios de matemtica. Habitue-se a resolver enigmas e desafios encontrados em diversas publicaes.

Organizao Capacidade de coletar informaes, classificando-as por categorias, de forma a otimizar resultados no s para si, como para os outros. Exemplos: Guardar livros por assunto. Separar roupas por cores. Disponibilizar documentos mais utilizados em locais de fcil acesso, entre outros. Como desenvolver: Organize seus CDs por estilo de msica. Inicie coleo de algo que aprecie.

23

Programa CIEE de Educao a Distncia

Viso Sistmica um conjunto de conhecimentos e tcnicas que permite a compreenso de que o todo composto por partes integradas e inter-relacionadas. Exemplos: Funcionamento de um carro (parte mecnica / parte eltrica). Um curso acadmico (vrias disciplinas), entre outros. Como desenvolver: Procure conhecer o funcionamento de equipamentos, identificando como as partes influenciam no resultado do todo. Aprenda jogos de estratgia, como tabuleiro de xadrez, WAR, jogos de dama, entre outros.

Competncias Estratgicas

Proatividade Capacidade de se antecipar s conseqncias, gerando possveis alternativas. Exemplos: Estudar antecipadamente para uma prova. Apresentar possveis solues antes que um problema possa aparecer, entre outros. Como desenvolver: Antes de sair de casa, verifique a previso do tempo, preparando-se de forma adequada. Antes de ir a um compromisso, confirme o endereo e a disponibilidade de quem ir atend-lo.

Estabelecer Metas Facilidade para perceber necessidades, estabelecer objetivos e prazos que satisfaam as situaes e pessoas envolvidas. Exemplos:

24

Programa CIEE de Educao a Distncia

Realizar uma dieta programada. Economizar para uma viagem, entre outros. Como desenvolver: Entregue os trabalhos escolares dentro do prazo. Organize as aes dirias, destinando o tempo livre para outros tipos de aes, entre outros.

Racionalizao do Tempo Capacidade de administrar o tempo disponvel para o alcance de determinado objetivo, cumprindo prazos. Exemplos: Planejar o seu dia. Buscar caminhos mais curtos para chegar a um destino, entre outros. Como desenvolver: Liste todas as tarefas que precisam ser feitas durante aquele dia, semana ou ms e avalie o grau de importncia de cada uma delas. Aproveite enquanto aguarda o nibus ou ser atendido em uma sala de espera para estudar.

Planejamento Capacidade para organizar informaes, identificando recursos disponveis e prevendo conseqncias, considerando metas e objetivos estabelecidos. Exemplos: Preparar-se para realizar uma prova. Economizar para adquirir um computador, entre outros. Como desenvolver: Use agenda diariamente: escrever tarefas do dia e definir o que mais urgente e o mais importante. Prepare-se para um processo seletivo ou vestibular

25

Programa CIEE de Educao a Distncia

Comprometimento / Orientado para resultados Habilidade de concentrar-se no resultado de seu trabalho ou da rea em que trabalha, de estabelecer objetivos desafiadores, de concentrar o esforo nos objetivos e atingi-los ou super-los. Exemplos: Um atleta nas competies. Vestir a camisa da empresa, entre outros. Como desenvolver: Procure fazer atividades de que goste ou com os quais se identifique, sejam elas pessoais, profissionais ou acadmicas. Busque aspectos positivos de uma atividade que no parea to interessante.

Empreendedorismo Facilidade para identificar oportunidades e necessidades, realizar que muitos julgam impossveis ou enxergar oportunidades onde a maioria v obstculos, nas mais diversas situaes do cotidiano. Exemplos: Realizao de um sonho. Criar algo inovador e til, entre outros. Como desenvolver: Planeje um pequeno projeto, como um fim de semana diferente ou um passeio com a famlia. Organize uma festa com todas as despesas divididas.

Tomada de deciso Capacidade para perceber e selecionar alternativas, considerando os aspectos positivos e negativos das informaes, podendo os limites, riscos e benefcios que favorecem a deciso. Exemplos:

26

Programa CIEE de Educao a Distncia

Comprar uma roupa. A escolha de um curso. Morar sozinho. Definir rea profissional, entre outros. Como desenvolver: Diante de uma escolha, como, por exemplo, onde passar suas frias, liste prs e contras. Diante de alternativas, avalie as possveis conseqncias de cada uma.

Determinao Habilidade para organizar aes efetivas e direcionadas, com a inteno de atingir metas para um determinado objetivo, administrando todo e qualquer imprevisto. Exemplos: Atletas que superam resultados. Pessoas resistentes a frustraes, entre outros. Como desenvolver: Assista filmes sobre lderes histricos ou superao de desafios. Pratique esportes individuais, estabelecendo objetivos desafiadores. A aula 4 foi finalizada com sucesso! Nessa aula voc aprendeu que:

Competncia um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que


permitem ao indivduo desempenhar com eficcia determinadas tarefas.

Elas podem ser classificadas como competncias interpessoais, intelectuais e


estratgicas.

As competncias podem ser desenvolvidas ao longo de nossa vida.

27

Programa CIEE de Educao a Distncia

REFERENCIAS BILIOGRAFICAS Cripe, Edward J. Profissionais Disputados: as 31 Competncias de quem Agrega Valor nas Empresas. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 2003.

Kalil, Gloria. Um Guia Bsico de Moda e Estilo. So Paulo, Ed. Senac.

Matarazzo, Claudia. Etiqueta sem Frescura. So Paulo. Ed. Melhoramentos.

Milito, Albigenor e Rose. Jogos, Dinmicas e Vivncias Grupais. Rio de Janeiro, Ed. QualityMark, 2000.

Weil, Pierre; Tompakow, Roland. O Corpo Fala: a linguagem silenciosa da Comunicao. So Paulo, Ed. Vozes.

Bibliografia de Apoio:

Garcia, Luiz Fernando. Pessoas de Resultado: o perfil de quem se destaca. Ed. Gente.

Minarelli, Jos Augusto. Empregabilidade: como ter trabalho e remunerao Sempre. So Paulo. Ed. Gente.

Wilson, J / Davenport, T M/ Prusak, L. Vencendo com as Melhores Idias. Ed. Campus. Sites www.rh.com.br www.carreiras.com.br www.empregos.com www.reinaldopolito.com.br www.veja.com.br

28

You might also like