You are on page 1of 10

Fundamentos de Fsica 2 Halliday, Resnick & Walker Captulo 14 Exerccio 1.

1. Um recipiente hermtico e parcialmente evacuado tem uma tampa com uma superfcie de rea igual a 77 cm2 e massa desprezvel. Se a fora necessria para remover a tampa de 480 N e a presso atmosfrica 1,0 105 Pa, qual a presso do ar no interior do recipiente antes de ele ser aberto?

Fundamentos de Fsica 2 Halliday, Resnick & Walker Captulo 14 Exerccio 2. Alguns membros da tripulao tentam escapar de um submarino danificado a 100m abaixo da superfcie. Que fora deve ser aplicada a uma porta de sada de emergncia de dimenses 1,2 m por 0,60 m, para que seja aberta para fora nesta profundidade? Suponha que a densidade da gua do oceano 1024 Kg/m3.

Fundamentos de Fsica 2 Halliday, Resnick & Walker Captulo 14 Exerccio 3. Dois vasos cilndricos idnticos com suas bases em um mesmo nvel contm um lquido de densidade 1,30 103 Kg/m3. A rea de cada base 4,00 cm2, mas em um dos vasos a altura do lquido 0,854 m e no outro ela vale 1,560 m. Os vasos so, ento, conectados. Determine o trabalho realizado pela fora gravitacional quando os nveis do lquido forem igualados.

Fundamentos de Fsica 2 Halliday, Resnick & Walker Captulo 14 Exerccio 4. Ao se analisar certas caractersticas geolgicas, muitas vezes apropriado supor que a presso em um dado nvel de compensao horizontal, a uma grande profundidade na Terra, a mesma ao longo de uma vasta regio e igual presso devida fora gravitacional sobre o material acima deste nvel. Assim, a presso sobre o nvel de compensao dada pela frmula da presso em um fluido. Esse modelo requer, por exemplo, que as montanhas tenham razes de rochas continentais se estendendo para dentro do manto mais denso (Figura abaixo). Considere uma montanha de altura H = 6,0 km sobre um continente de espessura T = 32 km. A rocha continental tem uma densidade de 2,9 g/cm3, e abaixo desta rocha o manto tem uma densidade de 3,3 g/cm 3. Calcule a profundidade D da raiz. (Sugesto: Iguale as presses nos pontos a e b; a profundidade y do nvel de compensao cancelada.)

Fundamentos de Fsica 2 Halliday, Resnick & Walker Captulo 14 Exerccio 5. Na figura, a gua est em repouso com uma profundidade D = 35,0 m atrs da face vertical de um dique de largura W = 314 m. Encontre (a) a fora horizontal resultante sobre o dique devido presso manomtrica da gua e (b) o torque resultante devido a esta fora em torno da linha que passa por O, paralela largura do dique. (c) Encontre o brao de alavanca deste torque.

Fundamentos de Fsica 2 Halliday, Resnick & Walker Captulo 14 Exerccio 6. Um pisto de seo transversal de rea a usado em uma prensa hidrulica para exercer uma pequena fora de mdulo f sobre um lquido confinado. Uma tubulao de conexo conduz at um pisto maior de seo transversal de rea A (Figura abaixo). (a) Qual o mdulo F da fora sobre o pisto maior que o manter em repouso? (b) Se os dimetros dos pistes so 3,80 cm e 53,0 cm, qual o mdulo da fora que aplicada sobre o pisto menor equilibraria uma fora de 20,0 kN sobre o pisto maior?

Fundamentos de Fsica 2 Halliday, Resnick & Walker Captulo 14 Exerccio 7. Uma ncora de ferro de densidade 7870 Kg/m3 parece ser 200 N mais leve na gua do que no ar. Suponha que a densidade da gua de 1000 kg/m3. (a) Qual o volume da ncora? (b) Quanto ela pesa no ar?

Fundamentos de Fsica 2 Halliday, Resnick & Walker Captulo 14 Exerccio 8. Trs crianas, cada uma pesando 356 N, fazem uma jangada com toras de 0,30 m de dimetro e 1,80 m de comprimento. Quantas toras so necessrias para mant-las flutuando em gua doce? Suponha que a densidade das toras de 800 kg/m3.

Fundamentos de Fsica 2 Halliday, Resnick & Walker Captulo 14 Exerccio 9. Uma esfera oca de raio interno 8,0 cm e raio externo 9,0 cm flutua com metade de seu volume submersa em um lquido de densidade 800 Kg/m 3. (a) Qual a massa da esfera? (b) Calcule a densidade do material com o qual a esfera feita.

Fundamentos de Fsica 2 Halliday, Resnick & Walker Captulo 14 Exerccio 10. Uma pea de ferro contendo certo nmero de cavidades pesa 6000 N no ar e 4000 N na gua. Qual o volume total de cavidades na pea? A densidade do ferro (ou seja, a amostra sem cavidades) 7,87 g/cm3.

Fundamentos de Fsica 2 Halliday, Resnick & Walker Captulo 14 Exerccio 11. Uma mangueira de jardim com dimetro interno de 1,9 cm est conectada a um irrigador de gramado que consiste meramente em um recipiente com 24 furos, cada um com 0,13 cm de dimetro. Se a gua tem na mangueira uma velocidade de 0,91 m/s, a que velocidade ela deixa os furos do irrigador?

Fundamentos de Fsica 2 Halliday, Resnick & Walker Captulo 14 Exerccio 12. A gua em um subsolo inundado bombeada em estado estacionrio a uma velocidade de 5,0 m/s atravs de uma mangueira uniforme de 1,0 cm de raio. A mangueira passa atravs de uma janela 3,0 m acima da linha d gua. Qual a potncia da bomba?

Fundamentos de Fsica 2 Halliday, Resnick & Walker Captulo 14 Exerccio 13. A gua se desloca com velocidade de 5,0 m/s atravs de um tubo com rea de seo transversal de 4,0 cm2. A gua desce gradualmente 10 m quando a rea de seo transversal aumenta para 8,0 cm2. (a) Qual a velocidade no nvel mais baixo? (b) Se a presso no nvel mais alto for 1,5 10 5 Pa, qual a presso no nvel mais baixo?

Fundamentos de Fsica 2 Halliday, Resnick & Walker Captulo 14 Exerccio 14. Um cano de dimetro interno de 2,5 cm transporta gua para o subsolo de uma casa a uma velocidade de 0,90 m/s e a uma presso de 170 kPa. Se o cano se estreita para 1,2 cm e sobe para o segundo piso 7,6 m acima do ponto de entrada, quais so (a) a velocidade e (b) a presso da gua no segundo piso?

Fundamentos de Fsica 2 Halliday, Resnick & Walker Captulo 14 Exerccio 15. Um medidor de Venturi (Giovanni Battista Venturi, fsico italiano, 1746-1822) usado para medir a velocidade de escoamento de um fluido em uma tubulao. O medidor conectado entre duas sees da tubulao. A rea de seo transversal A1 da entrada (e da sada) do medidor igual rea de seo transversal da tubulao. Entre a entrada e a sada, o fluido escoa na tubulao com velocidade v1 e depois atravs de um pequeno gargalo de rea de seo transversal A2 com velocidade v2. Um manmetro conecta a poro mais larga do medidor com a poro mais estreita. A variao na velocidade do fluido acompanhada de uma variao p na presso do fluido, que provoca uma diferena h na altura do lquido nos dois braos do manmetro. (Aqui, p significa presso no gargalo menos a presso na tubulao.) (a) Aplicando a equao de Bernoulli e a equao da continuidade aos pontos 1 e 2 na figura,mostre que v1
2 A2 p (A2 A1 )

Fundamentos de Fsica 2 Halliday, Resnick & Walker Captulo 14 Exerccio 16. Um tubo de Pitot (Henri Pitot, engenheiro francs, 1695-1771) usado para determinar a velocidade relativa ao ar de um aeroplano. Ele consiste em um tubo externo com certo nmero de pequenos furos B (quatro so mostrados) que permitem a entrada de ar para dentro do tubo; este tubo conectado a um brao de um tubo em U. O outro brao do tubo em U est conectado ao furo A na extremidade da frente do dispositivo que aponta no mesmo sentido em que o aeroplano est direcionado. Em A, o ar fica estagnado de modo que vA = 0. Em B, contudo, a velocidade do ar presumivelmente se iguala velocidade v do aeroplano em relao ao ar. (a) Use a equao de Bernoulli para mostrar que
v 2gh ar

, onde a densidade do lquido no tubo em U, ar a densidade do

, onde a densidade do fluido.

(b) Suponha que o fluido gua doce, que a rea de seo transversal de 64 cm2 na tubulao e de 32 cm2 no gargalo, e que a presso 55 kPa na tubulao e 41 kPa no gargalo. Qual a vazo de gua em metros cbicos por segundo?

ar e h a diferena entre os nveis do lquido neste tubo. (b) Suponha que o tubo contm lcool e que a diferena de nvel h seja 26,0 cm. Qual a velocidade do aeroplano em relao ao ar? A densidade do ar 1,03 kg/m3 e a do lcool 810 kg/m3.

Fundamentos de Fsica 2 Halliday, Resnick & Walker Captulo 14 Exerccio 17. Um tanque cilndrico com um grande dimetro preenchido com gua at uma profundidade D = 0,30 m. Um furo de seo transversal de rea A = 6,5 cm2 no fundo do tanque permite a drenagem da gua. (a) Qual a vazo com que a gua drenada, em metros cbicos por segundo? (b) A que distncia abaixo do fundo do tanque a rea da seo transversal da corrente se iguala metade da rea do furo?

Fundamentos de Fsica 2 Halliday, Resnick & Walker Captulo 14 Exerccio 18. Uma lata de estanho tem um volume total de 1200 cm 3 e uma massa de 130 g. Quantos gramas de balas de chumbo de densidade 11,4 g/cm3 ela poderia carregar sem afundar na gua?

Fundamentos de Fsica 2 Halliday, Resnick & Walker Captulo 14 Exerccio 19. Cerca de um tero do corpo de uma pessoa flutuando no Mar Morto estar acima da linha da gua. Supondo que a densidade do corpo humano 0,98 g/cm 3, encontre a densidade da gua do Mar Morto. (Por que ela to maior do que 1,0 g/cm3?)

Fundamentos de Fsica 2 Halliday, Resnick & Walker Captulo 14 Exerccio 20. (a) Qual a rea mnima da superfcie superior de uma barra de gelo com 0,30 m de espessura que, flutuando em gua doce, suportaria um automvel de 1100 kg? (b) Importa onde o carro colocado sobre a barra?

You might also like