You are on page 1of 17

ALUMINIO CURSO: MANTENEDOR ELETROTCNICA COMPONENTE CURRICULAR:

cdigo CEPAF - UOSPF - 012 folha reviso 01 / 01 00

APOSTILA

INTRODUO O alumnio, por suas excelentes propriedades fsico-qumicas entre as quais se destacam o baixo peso especfico, a resistncia corroso, a alta condutibilidade trmica e eltrica e a infinita reciclagem - apresenta uma ampla variedade de utilizao, que o torna o metal no ferroso mais consumido no mundo. 1 - O METAL ALUMNIO O aumento espetacular no consumo de alumnio prova do que este metal significa na indstria moderna. O alumnio segue o ferro/ao entre os metais de maior consumo anual, sendo o mais importante dos metais no ferrosos. A variedade de usos do alumnio est relacionada com suas caractersticas fsicoqumicas, com destaque para seu baixo peso especfico, comparado com outros metais de grande consumo, resistncia corroso e alta condutibilidade eltrica/trmica. O alumnio foi descoberto por Sir Humphrey Davy em 1809, tendo sido isolado pela primeira vez em 1825 por H. C. Oersted. Porm, apenas em 1886 foi desenvolvido um processo industrial econmico de reduo. Neste ano, dois cientistas trabalhando independentemente, Charles Martin Hall, nos Estados Unidos, e Paul Louis Hroult, na Frana, inventaram o mesmo procedimento eletroltico para reduzir a alumina em alumnio. O procedimento Hall-Hroult o que se usa atualmente e consome cerca de 14,8 kWh cc (mdia brasileira) para a produo de um quilo de alumnio primrio. O elemento alumnio abundante na crosta terrestre na forma de xido de alumnio (Al2 O3) e as reservas minerais so quase ilimitadas. O minrio industrial mais importante a bauxita, com um teor de xido de alumnio entre 35% a 45%; suas jazidas localizam-se principalmente nas regies tropicais e, no Brasil, concentram-se na rea amaznica. O Brasil tem vocao para produo de alumnio, pois alm da abundante reserva de bauxita (o Brasil detm a terceira maior reserva de bauxita do mundo), tem um alto potencial de gerao de energia hidreltrica, que um insumo primordial para obteno do alumnio primrio atravs da eletrlise, conforme j mencionado.
O alumnio produzido comercialmente h cerca de 150 anos e, nesse curto perodo, sua indstria se expandiu e est presente em seis regies geogrficas - frica, Amrica do Norte, Amrica Latina, sia, Europa e Oceania. No total, so 46 pases que produziram, em 2006, aproximadamente 34 milhes de toneladas de alumnio primrio, conforme dados do World Metal Statistics. O Brasil o sexto maior produtor mundial de alumnio primrio, precedido pela China, Rssia, Canad, Estados Unidos e Austrlia. A demonstrao da importncia da indstria brasileira do alumnio no cenrio mundial est na sua participao no mercado global. O Brasil, alm da terceira maior jazida de bauxita do planeta, o quarto maior produtor de alumina e ocupa a quinta colocao na exportao de alumnio primrio/ligas. Os nmeros mostram: "o Brasil tem vocao para produzir alumnio". No mercado interno, a maior parte do alumnio e seus produtos aplicada nos segmentos de embalagens e transportes. Na seqncia, vem os segmentos de eletricidade, construo civil, bens de consumo, mquinas e equipamentos e outros. A produo de semimanufaturados de alumnio no
Doc\\Setor pedaggico em 'cepafsrv01\Cepaf\documentos modelos\cabealho avaliao

ALUMINIO CURSO: MANTENEDOR ELETROTCNICA COMPONENTE CURRICULAR:

cdigo CEPAF - UOSPF - 012 folha reviso 01 / 01 00

APOSTILA

Brasil est concentrada na regio sudeste do Brasil. Minas Gerais, So Paulo e Rio de Janeiro abrigam empresas produtoras de chapas, folhas, extrudados e cabos. A indstria tambm est presente nos estados do Par, Maranho, Cear, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que tambm possuem unidades de produo.

Quando o alumnio era ainda uma curiosidade com custo elevado de produo, as primeiras aplicaes foram limitadas a trabalhos suntuosos, tais como, estatuetas e placas comemorativas. Ento, quando o metal tornou-se disponvel em grandes quantidades (embora ainda medido em quilos em vez de toneladas) passou a ser usado na decorao Vitoriana como bandejas e escovas de cabelo ornamentais. No final do Sculo 19, com o aumento da produo e preos menores, foi gradualmente utilizado em utenslios de cozinha e alguns dos primeiros automveis que j possuam painis revestidos de alumnio comercialmente puro. Entretanto, a resistncia limitada do metal comercialmente puro restringia sua aplicao, especialmente quando havia alguma dificuldade nas indstrias metalrgicas em favor de materiais tradicionais com os quais elas estavam mais familiarizadas. Conseqentemente, no incio do Sculo as indstrias de alumnio comearam a trabalhar na produo de ligas de alumnio com propriedades mecnicas mais elevadas. Os primeiros experimentos foram atravs de tentativas e erros, aliados a observaes perspicazes, conduzindo a experincias posteriores baseadas no aumento do conhecimento dos princpios metalrgicos fundamentais envolvidos. O rpido e notvel crescimento da importncia do alumnio na indstria resultado de uma srie de fatores: - um metal que possui excelente combinao de propriedades teis resultando numa adequabilidade tcnica para um campo extraordinrio de aplicaes em engenharia; - pode ser facilmente transformado, atravs de todos processos metalrgicos normais, sendo assim vivel indstria manufatureira em qualquer forma que seja requerida; - as atividades de pesquisa desenvolvidas pela prpria indstria do alumnio, pelos laboratrios acadmicos e pelos seus usurios tm levado a um maior conhecimento das caractersticas de engenharia deste metal, alm do que tcnicas de fabricao, de soldagem e de acabamento tm sido desenvolvidas, fazendo com que o alumnio seja considerado um material que no apresenta dificuldade nas suas aplicaes; - finalmente, um fator importante na aceitao geral do alumnio tem sido a livre divulgao da indstria quanto s recomendaes aos usurios e potenciais usurios do metal. Isto tem sido feito pelos fabricantes individualmente, por centros de pesquisa e pela ABAL.

2 - OBTENO DO ALUMNIO A obteno do alumnio a partir da bauxita efetua-se em trs etapas: Minerao, Refinaria e Reduo. A bauxita extrada, lavada e secada antes de ser enviada Refinaria onde se produz o alumnio.

Doc\\Setor pedaggico em 'cepafsrv01\Cepaf\documentos modelos\cabealho avaliao

ALUMINIO CURSO: MANTENEDOR ELETROTCNICA COMPONENTE CURRICULAR:

cdigo CEPAF - UOSPF - 012 folha reviso 01 / 01 00

APOSTILA

O processo qumico denominado Bayer o mais utilizado na indstria do alumnio. Neste processo, a alumina dissolvida em soda custica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material slido, concentrando-se o filtrado para a cristalizao da alumina. Os cristais so secados e calcinados para eliminar a gua, sendo o p branco de alumina pura enviado reduo para obteno de alumnio, atravs de eletrlise, processo conhecido como Hall-Hroult. As principais fases da produo de alumina, desde a entrada do minrio at a sada do produto, so: moagem, digesto, filtrao/evaporao, precipitao e calcinao. As operaes de alumina tm um fluxograma de certa complexidade, que pode ser resumido em um circuito bsico simples (Figura 1).

No processo de eletrlise, para obteno do alumnio, a alumina carregada de forma controlada, em um eletrlito fundido, formado por sais de criolita e fluoreto de alumnio. A passagem de corrente eltrica na clula eletroltica promove a reduo da alumina, decantando o alumnio metlico no fundo da clula e o oxignio liberado reage com o nodo de carbono, formando dixido de carbono. A Figura 2 mostra o diagrama de uma clula de reduo para alumnio primrio uma instalao tpica de sala de cubas de reduo. Em nmeros redondos, so necessrios 5 kg de bauxita para produzir 2 kg de alumina e 1 kg de alumnio primrio.

Doc\\Setor pedaggico em 'cepafsrv01\Cepaf\documentos modelos\cabealho avaliao

ALUMINIO CURSO: MANTENEDOR ELETROTCNICA COMPONENTE CURRICULAR:

cdigo CEPAF - UOSPF - 012 folha reviso 01 / 01 00

APOSTILA

Os principais insumos para a produo de alumnio primrio durante o processo de Reduo so indicados na tabela ao lado:

3 - CARACTERSTICAS DO ALUMNIO Uma excepcional combinao de propriedades faz do alumnio um dos mais versteis materiais utilizados na engenharia, arquitetura e indstria em geral: - PONTO DE FUSO O alumnio possui ponto de fuso de 660C (quando na pureza de 99,80%), o que relativamente baixo comparado ao do ao, que da ordem de 1570C. Ligas de alumnio, devido presena de outros metais, possuem, em geral, um ponto de fuso mais baixo que o alumnio puro. Por exemplo, a liga 6060 (com 2% de elementos de liga) funde-se entre 600C e 650C, enquanto a liga 7075 (com 10% de elementos de liga) funde-se entre 475C e 640C. - PESO ESPECFICO A leveza uma das principais caractersticas do alumnio. Seu peso especfico de cerca de 2,70 g/cm, aproximadamente 35% do peso do ao e 30% do peso do cobre. Essa caracterstica, aliada ao aumento da resistncia mecnica por adio de elementos de liga/tratamentos trmicos, torna o alumnio o metal de escolha para a indstria aeronutica e de transportes. - CARACTERSTICAS MECNICAS

Doc\\Setor pedaggico em 'cepafsrv01\Cepaf\documentos modelos\cabealho avaliao

ALUMINIO CURSO: MANTENEDOR ELETROTCNICA COMPONENTE CURRICULAR:

cdigo CEPAF - UOSPF - 012 folha reviso 01 / 01 00

APOSTILA

O alumnio comercialmente puro tem uma resistncia trao de aproximadamente 90 MPa. Sua utilizao como material estrutural nesta condio um tanto limitada, mas atravs do trabalho a frio, sua resistncia mecnica pode ser praticamente dobrada. Aumentos maiores na sua resistncia podem ser obtidos com pequenas adies de outros metais como elementos de liga, tais como: silcio, cobre, mangans, magnsio, cromo, zinco, ferro etc. Como o alumnio puro, as ligas no tratveis podem tambm ter sua resistncia aumentada pelo trabalho a frio. E as ligas tratveis podem ainda apresentar aumento de resistncia atravs de tratamento trmico, tanto que hoje algumas ligas podem ter resistncia trao de aproximadamente 700 MPa. possvel obter-se uma grande variedade de caractersticas mecnicas ou tmperas em ligas de alumnio, atravs das vrias combinaes de trabalho a frio e de tratamento trmico, que sero tratadas em captulos especficos. O alumnio e suas ligas perdem parte de sua resistncia a elevadas temperaturas, embora algumas ligas conservem boa resistncia em temperaturas entre 200C e 260C. Em temperaturas abaixo de zero, entretanto, sua resistncia aumenta sem perder a ductilidade e a tenacidade, tanto que o alumnio um metal particularmente utilizado em aplicaes a baixas temperaturas. - RESISTNCIA A CORROSO Quando o alumnio lquido exposto atmosfera, forma-se imediatamente uma fina e invisvel camada de xido, a qual protege o metal de oxidaes posteriores. Essa caracterstica de autoproteo d ao alumnio uma elevada resistncia corroso. A menos que seja exposto a uma determinada substncia ou condio agressiva que destrua essa pelcula de xido de proteo, o metal fica totalmente protegido contra a corroso. O alumnio altamente resistente ao tempo, mesmo em atmosferas industriais, que freqentemente corroem outros metais. tambm resistente a vrios cidos. Os lcalis esto entre as poucas substncias que atacam a camada de xido e, conseqentemente, podem corroer o alumnio. Embora o metal possa seguramente ser usado na presena de certos lcalis moderados com a ajuda de inibidores, em geral o contato direto com substncia alcalina deve ser evitado. Algumas ligas so menos resistentes corroso do que outras, particularmente certas ligas de elevada resistncia mecnica. Tais ligas podem ser efetivamente protegidas da maioria das influncias corrosivas, atravs do revestimento das superfcies expostas com uma fina camada de alumnio puro ou ligas de alta resistncia corroso. A pintura da superfcie seria a alternativa mais simples. Uma palavra de alerta deve ser mencionada com relao s caractersticas de resistncia corroso do alumnio. Contatos diretos com alguns metais devem ser
Doc\\Setor pedaggico em 'cepafsrv01\Cepaf\documentos modelos\cabealho avaliao

ALUMINIO CURSO: MANTENEDOR ELETROTCNICA COMPONENTE CURRICULAR:

cdigo CEPAF - UOSPF - 012 folha reviso 01 / 01 00

APOSTILA

evitados na presena de um eletrlito, caso contrrio, a corroso galvnica do alumnio pode surgir na regio da rea de contato. Quando houver necessidade de se unir o alumnio com esses metais, recomenda-se o isolamento da rea com pinturas betuminosas ou materiais isolantes. Na srie galvnica, mostrada na tabela abaixo, qualquer material tende a ser corrodo atravs do contato com qualquer outro metal inferior a ele. Apesar da sua baixa posio na srie, o ao inoxidvel pode ser seguramente acoplado ao alumnio em vrios ambientes porque o ao altamente polarizado. Em ambientes com elevados teores de cloretos, o ao inoxidvel pode causar substancial corroso de contato no alumnio. - COEFICIENTE DE DILATAO TRMICA O alumnio puro possui um coeficiente de dilatao trmica linear de 0,0000238 mm/C, na faixa de 20C a 100C. Este coeficiente aproximadamente duas vezes o do ao. Porm, devido ao baixo mdulo de elasticidade do alumnio, induzem-se menores tenses na estrutura do alumnio, com a variao de temperatura, que na do ao. A adio de outros metais afeta muito pouco o coeficiente de dilatao. - CONDUTIBILIDADE ELTRICA O alumnio puro possui resistividade de 0,00000263 ohm/cm e condutividade eltrica de 62% da IACS (International Annealed Copper Standard), a qual associada sua baixa densidade significa que um condutor de alumnio pode conduzir tanta corrente quanto um condutor de cobre que duas vezes mais pesado e proporcionalmente mais caro. - CONDUTIBILIDADE TRMICA Essa caracterstica um importante meio de transferncia de energia trmica, tanto no aquecimento, como no resfriamento. Assim, os trocadores ou dissipadores de calor em alumnio so comuns nas indstrias alimentcia, qumica, petrolfera, aeronutica, etc. O alumnio tambm um excelente refletor de energia radiante devido ao grande alcance dos comprimentos de onda desde os raios ultravioletas, atravs dos espectros visveis, at os raios infravermelhos e ondas de calor, tanto quanto ondas eletromagnticas de rdio e radar. O alumnio puro possui uma condutibilidade trmica (k) de 0,53 calorias por segundo por centmetro quadrado por centmetro de espessura por grau Celsius, de forma que sua condutibilidade trmica 4,5 vezes maior que a do ao doce. A alta condutividade trmica do alumnio um fator que influencia positivamente seu uso na indstria de alimentos e de produtos qumicos. - REFLETIVIDADE O alumnio tem uma refletividade acima de 80%, a qual permite ampla utilizao em luminrias. Coberturas de alumnio refletem uma alta porcentagem do calor do Sol, tanto que edificaes cobertas com esse material so menos quentes no vero. - PROPRIEDADE ANTI-MAGNTICA

Doc\\Setor pedaggico em 'cepafsrv01\Cepaf\documentos modelos\cabealho avaliao

ALUMINIO CURSO: MANTENEDOR ELETROTCNICA COMPONENTE CURRICULAR:

cdigo CEPAF - UOSPF - 012 folha reviso 01 / 01 00

APOSTILA

O metal no magntico sendo freqentemente utilizado como proteo em equipamentos eletrnicos. Tambm no produz fascas, o que uma caracterstica muito importante, sendo, dessa forma, bastante utilizado na estocagem de substncias inflamveis ou explosivas, bem como em caminhes-tanque de transporte de materiais combustveis, aumentando a segurana em casos de acidentes de trnsito, pois o no faiscamento elimina o risco de incndio/exploso. - CARACTERSTICAS DE BARREIRA O alumnio um importante elemento de barreira luz, tambm impermevel ao da umidade e do oxignio, tornando a folha de alumnio um dos materiais mais versteis no mercado de embalagens. - CARACTERSTICA NUCLEAR Uma propriedade de importncia em engenharia nuclear sua baixa absoro de nutrons, de maneira que ele no impede significativamente a passagem de nutrons, os quais mantm a reao nuclear no combustvel de urnio, tornando-o um material eficiente e de uso intensivo no ncleo dos reatores de baixa temperatura. - ATOXIDADE O fato de o alumnio possuir caractersticas no-txicas permite sua utilizao em utenslios domsticos, sem qualquer efeito nocivo ao organismo humano, sendo muito utilizado em equipamentos na indstria alimentcia. essa mesma caracterstica que permite s folhas de alumnio serem utilizadas seguramente em contato direto com produtos alimentcios, como embalagens. - RECICLAGEM A caracterstica de ser infinitamente reciclvel, sem perda de suas propriedades fsicoqumicas, torna o alumnio o metal de escolha, principalmente em embalagens para bebidas carbonatadas. Todas essas caractersticas apresentadas conferem ao metal alumnio uma extrema versatilidade. Na maioria das aplicaes, duas ou mais destas caractersticas entram em jogo, como por exemplo: baixo peso combinado com resistncia mecnica em aeronaves, vages ferrovirios, caminhes e outros equipamentos de transporte. A alta resistncia corroso e a elevada condutibilidade trmica so importantes em equipamentos para a indstria qumica e petrolfera, propriedades que combinam com a atoxidade necessria em equipamentos de produo alimentcia. Sua aparncia atraente aliada alta resistncia s intempries e baixos requisitos de manuteno proporcionam uma vasta utilizao em todos os tipos de construo. A alta refletividade, a excelente resistncia s intempries e seu baixo peso especfico so muito importantes em materiais de cobertura, facilitando, tambm, o manuseio e os custos de transporte. Muitas aplicaes requerem extrema versatilidade que somente o alumnio possui. Diariamente, cada combinao de suas propriedades vem sendo trabalhada de novas formas.

Doc\\Setor pedaggico em 'cepafsrv01\Cepaf\documentos modelos\cabealho avaliao

ALUMINIO CURSO: MANTENEDOR ELETROTCNICA COMPONENTE CURRICULAR:

cdigo CEPAF - UOSPF - 012 folha reviso 01 / 01 00

APOSTILA

A tabela a seguir compara as caractersticas dos trs metais mais utilizados pela sociedade contempornea:

4 LIGAS DE ALUMNIO, CARACTERSTICAS E APLICAES

Doc\\Setor pedaggico em 'cepafsrv01\Cepaf\documentos modelos\cabealho avaliao

ALUMINIO CURSO: MANTENEDOR ELETROTCNICA COMPONENTE CURRICULAR:

cdigo CEPAF - UOSPF - 012 folha reviso 01 / 01 00

APOSTILA

Doc\\Setor pedaggico em 'cepafsrv01\Cepaf\documentos modelos\cabealho avaliao

ALUMINIO CURSO: MANTENEDOR ELETROTCNICA COMPONENTE CURRICULAR:

cdigo CEPAF - UOSPF - 012 folha reviso 01 / 01 00

APOSTILA

Tanto as ligas para conformao quanto as ligas para fundio seguem um sistema de designao de acordo com a norma da ABNT NBR 6834, conforme o principal elemento de liga presente em sua composio. Observe a tabela a seguir:

Pela norma j citada (NBR 6834), os materiais para conformao mecnica so indicados por um nmero de quatro dgitos: o primeiro classifica a liga pela srie de acordo com o principal elemento adicionado; o segundo dgito, para o alumnio puro, indica modificaes nos limites de impureza: 0 (nenhum controle) ou 1 a 9 (para controle especial de uma ou mais impurezas). Para as ligas, se for diferente de zero indica qualquer modificao na liga original; o terceiro e o quarto dgitos, para o alumnio puro, indicam o teor de alumnio acima de 99%. Quando se referem s ligas, identificam as diferentes ligas do grupo ( um nmero arbitrrio). Exemplo 1: Digamos que voc tenha mo um catlogo de fabricante de alumnio e escolha o alumnio nmero 1035. O primeiro dgito (1) significa que se trata de uma liga da srie 1XXX, que se refere ao alumnio comercialmente puro. O segundo dgito (0) indica que um alumnio sem controle especial de impurezas. E, finalmente, os dois ltimos dgitos (35) significam que um material com 99,35% de alumnio. Exemplo 2: Se for um alumnio 6463 a tabela indica que o primeiro dgito (6) se refere srie 6XXX, correspondente liga de alumnio com magnsio e silcio. O segundo dgito (4) indica que se trata de uma modificao da liga original (6063). Os dois ltimos dgitos (63) indicam que essa liga a nmero 63 dessa srie. Mas, e a letra A? Bem, essa letra, que tambm normalizada, indica que essa liga uma pequena alterao da liga 6463 existente em outro pas. LIGAS PARA FUNDIO
Doc\\Setor pedaggico em 'cepafsrv01\Cepaf\documentos modelos\cabealho avaliao

10

ALUMINIO CURSO: MANTENEDOR ELETROTCNICA COMPONENTE CURRICULAR:

cdigo CEPAF - UOSPF - 012 folha reviso 01 / 01 00

APOSTILA

Designao da Srie
1XX.X 2XX.X 3XX.X 4XX.X 5XX.X 7XX.X 8XX.X

Indicao da composio
Alumnio 99% de pureza Cobre Silcio com adio de Cu e/ou Mg Silcio Magnsio Zinco Estanho

Como voc pode observar na coluna designao de srie, as ligas de alumnio para fundio so indicadas por trs dgitos, um ponto e um dgito. Da mesma forma como nas ligas para conformao, cada dgito tem um significado: o primeiro dgito classifica a liga segundo o elemento principal da liga; o segundo e o terceiro dgitos indicam centsimos da porcentagem mnima de alumnio (para o alumnio puro) ou diferentes ligas do grupo; o dgito aps o ponto indica a forma do produto: 0 para peas fundidas e 1 para lingotes. Exemplo 3: A liga escolhida a 319.0: o dgito 3 indica que esta uma liga de alumnio com silcio e cobre e/ou magnsio; o nmero 19 indica que ela a 19 liga da srie; o dgito 0 aps o ponto indica tratar-se de pea fundida. 5 PROPRIEDADES MECNICAS As propriedades mecnicas so determinadas atravs de ensaios rotineiros de amostras selecionadas como sendo representativas do produto. Estes ensaios mecnicos so normalmente destrutivos de modo que no devem ser efetuados em produtos acabados, pois alteram suas condies de funcionalidade. Obtm-se corpos-de-prova de amostras que tenham sido elaboradas do mesmo modo que o produto, exceto no caso de peas fundidas e forjadas. Os ensaios de peas fundidas so feitos em corpos-de-prova do mesmo vazamento do metal da pea fundida e elaborados ao mesmo tempo. Com as peas forjadas, os ensaios, geralmente, so feitos em pedaos cortados do mesmo metal da pea. Os valores das propriedades mecnicas podem dividir-se em dois grupos: os de valores garantidos e os de valores tpicos. Os valores garantidos so os valores mnimos estabelecidos pelas especificaes. Os ensaios rotineiros garantem que todo o material obedece s especificaes.
Doc\\Setor pedaggico em 'cepafsrv01\Cepaf\documentos modelos\cabealho avaliao

11

ALUMINIO CURSO: MANTENEDOR ELETROTCNICA COMPONENTE CURRICULAR:

cdigo CEPAF - UOSPF - 012 folha reviso 01 / 01 00

APOSTILA

Alm disso, os ensaios rotineiros propiciam dados estatsticos para obterse os valores tpicos. - LIMITE DE RESISTNCIA A TRAO O limite de resistncia trao a mxima tenso que o material resiste antes de ocorrer sua ruptura. Calcula-se dividindo a carga mxima, em quilogramas-fora, aplicada durante o ensaio pela seo transversal em milmetros quadrados do corpodeprova. O limite de resistncia trao do alumnio puro recozido aproximadamente 48 MPa (4,9 kgf/mm). Este valor aumenta em funo da liga, do trabalho a frio e do tratamento trmico (quando possvel). A Figura 4 ilustra algumas curvas tpicas de deformaes. - LIMITE DE ESCOAMENTO O limite de escoamento a tenso em que o material comea a deformar-se plasticamente e que para o alumnio de 0,2% do comprimento original medido em um corpo-de-prova normal. importante definir este grau de deformao permanente porque as ligas de alumnio no possuem um limite de escoamento to pronunciado como a maioria dos aos. O limite de escoamento do alumnio puro recozido aproximadamente 12,7 MPa (1,3 kgf/mm). O trabalho a frio e o tratamento trmico aumentam o limite de escoamento mais rapidamente do que a resistncia trao final. - ALONGAMENTO O alongamento expresso em porcentagem relativamente ao comprimento original medido em um corpo-de-prova normal e calculado atravs da diferena de comprimentos medidos entre os pontos de referncia. O alongamento a indicao da ductilidade, a qual relativamente menor para um corpo-de-prova mais fino do que para um mais espesso da mesma liga, sendo, portanto, necessrio associar o alongamento com a espessura do corpo-de-prova. - DUREZA A dureza de um metal definida como a medida da sua resistncia penetrao. Existem vrias maneiras de se determinar a dureza, sendo as mais comuns a Brinell, a Vickers e a Rockwell. Todos os ensaios de dureza so empricos, ainda que existam tabelas indicativas da relao entre as vrias escalas de dureza, a equivalncia de valores deve ser usada com reserva. Mais importante ainda o fato de que no existe relao direta entre o valor de dureza e as propriedades mecnicas das vrias ligas de alumnio. Os elementos de liga aumentam em muito a resistncia do alumnio, assim como o tratamento trmico e o endurecimento pelo trabalho a frio, porm a dureza significativamente mais baixa do que a maioria dos aos. - PROPRIEDADES EM TEMPERATURAS ELEVADAS

Doc\\Setor pedaggico em 'cepafsrv01\Cepaf\documentos modelos\cabealho avaliao

12

ALUMINIO CURSO: MANTENEDOR ELETROTCNICA COMPONENTE CURRICULAR:

cdigo CEPAF - UOSPF - 012 folha reviso 01 / 01 00

APOSTILA

O alumnio puro funde a 660C e vrias ligas possuem ponto de fuso abaixo deste. O metal puro e muitas das ligas perdem um pouco da sua resistncia, ficando sujeitas a uma lenta deformao plstica conhecida como fluncia, se permanecer sob tenso por longos perodos em temperaturas acima de 200C. Entretanto, ligas desenvolvidas para servios em altas temperaturas, tais como aquelas usadas em pistes, retm suas propriedades adequadamente, funcionando satisfatoriamente dentro da faixa de temperatura de trabalho requerida. - PROPRIEDADES EM BAIXAS TEMPERATURAS Ao contrrio do ao doce, o alumnio no se torna frgil em temperaturas abaixo de zero e na realidade sua resistncia aumenta sem perder a ductilidade. Esta a caracterstica que leva uma liga de AlMg ser escolhida na construo de tanques soldados para armazenar gs metano liquefeito, em temperaturas de -160C. 6 PROCESSOS INDUSTRIAIS O alumnio facilmente fabricado por todos os processos metalrgicos usuais e est disponvel ao engenheiro em uma ampla variedade de formas comparadas a outros materiais. As operaes que envolvem a transformao do alumnio, desde o metal virgem ou lingote de liga at as formas usuais requeridas pela indstria, podem ser convenientemente agrupadas sob vrias condies. A facilidade pela qual o alumnio pode ser fabricado em vrias formas uma de suas mais importantes vantagens. Freqentemente, pode competir com grande sucesso com materiais mais baratos. Atualmente, depois do ferro, o material mais utilizado na fabricao de peas em geral. O alumnio pode ser fundido por qualquer mtodo conhecido; pode ser laminado em qualquer espessura at folhas mais finas que as de papel; chapas de alumnio podem ser estampadas, cunhadas, repuxadas e corrugadas. O alumnio pode ser extrudado numa infinidade de perfis de seo transversal constante e de grande comprimento. O metal pode ser, tambm, forjado ou impactado. No forjamento, um bloco, tarugo ou perfil aquecido a aproximadamente 500C e pressionado contra uma matriz bipartida, na qual foi escavada a forma da pea em negativo. O metal escoa, preenchendo a cavidade formada pelo ferramental, tomando a forma da pea. Arames de alumnio trefilados, a partir de vergalhes redondos, do origem aos fios de alumnio que, aps serem encordoados, transformam-se em cabos condutores, que tambm podem ter uma alma de ao. Tubos de alumnio podem ser trefilados at minsculas dimenses. Praticamente, no h limitao para as diversas formas em que o metal pode ser extrudado. A facilidade e a velocidade com que o alumnio pode ser usinado um dos importantes fatores que contribuem para o baixo custo das peas acabadas em alumnio. O metal pode ser curvado, fresado, perfurado ou trabalhado de outras maneiras, nas mximas velocidades que a maioria das mquinas pode atingir. Uma outra vantagem de sua flexibilidade em usinagem permitir que as barras e os vergalhes de alumnio sejam utilizados na manufatura de peas em tornos automticos de alta velocidade.
Doc\\Setor pedaggico em 'cepafsrv01\Cepaf\documentos modelos\cabealho avaliao

13

ALUMINIO CURSO: MANTENEDOR ELETROTCNICA COMPONENTE CURRICULAR:

cdigo CEPAF - UOSPF - 012 folha reviso 01 / 01 00

APOSTILA

Praticamente, todos o mtodos de unio so aplicveis ao alumnio - rebitagem, soldagem, brasagem e colagem - uma grande variedade de junes mecnicas do alumnio simplifica a montagem de muitos produtos. Adesivos para colar peas de alumnio so largamente empregados, particularmente em unies de componentes aeronuticos e quadros de bicicletas. Para a maioria das aplicaes o alumnio no necessita de revestimentos de proteo. Acabamentos mecnicos, tais como: polimento, jateamento com areia ou escovamento satisfazem a maioria das necessidades. Em muitos casos a superfcie acabada fornecida totalmente adequada, dispensando tratamentos posteriores. Onde a superfcie pura do alumnio no suficiente ou onde a proteo adicional requerida, qualquer acabamento superficial da grande variedade existente pode ser aplicado. Acabamentos qumicos, eletroqumicos ou pintados so utilizados. Muitas cores so disponveis para ambos acabamentos qumico e eletroqumico. Os acabamentos pintados, laqueados ou esmaltados podem ser efetuados em quaisquer cores. Esmaltes vtreos foram desenvolvidos para o alumnio, o qual tambm pode sofrer deposio eletroltica de outro metal. Extrudados e laminados de alumnio, devido grande capacidade de resistncia corroso e superfcies regulares contnuas, so excelentes bases para pinturas de alta qualidade. O pr-tratamento qumico, alm da aplicao de cura trmica na pintura de alta qualidade, assegura um acabamento sem trincas, bolhas ou desfolhamentos. Danos acidentais aos produtos de alumnio pintados no ocasionaro reas de oxidao, se houver um pr-tratamento adequado. Em reas altamente industrializadas pode ocorrer alguma mudana de cor devido aos contaminantes atmosfricos escolhendo-se ento alternativas de cores menos sensveis ao efeito. A manuteno adequada pode aumentar a vida til consideravelmente, pois at mesmo os mais sofisticados veculos automotivos requerem, ocasionalmente, lavagem e polimento para que mantenham suas aparncias originais. A sucata do alumnio que foi utilizada numa longa vida til ou retalhos que sobram de processos industriais so totalmente reciclados, com um consumo de energia insignificante se comparado ao da energia consumida para a produo do metal primrio eproporcionando um enorme mercado de trabalho, a maioria informal. Quando utilizada numa usina de reduo de alumina, pode-se afirmar que seu consumo de energia negativo, por ser utilizada no resfriamento do alumnio lquido produzido. O valor da sucata chega a ser da mesma ordem de grandeza do lingote primrio, impossibilitando que se destine ao lixo. Cerca de 20% do alumnio utilizado no mundo provm da reciclagem.

Doc\\Setor pedaggico em 'cepafsrv01\Cepaf\documentos modelos\cabealho avaliao

14

ALUMINIO CURSO: MANTENEDOR ELETROTCNICA COMPONENTE CURRICULAR:

cdigo CEPAF - UOSPF - 012 folha reviso 01 / 01 00

APOSTILA

- TIPOS DE FABRICAO E COMERCIALIZAO DO ALUMINIO LAMINAO

ESTRUSO

Doc\\Setor pedaggico em 'cepafsrv01\Cepaf\documentos modelos\cabealho avaliao

15

ALUMINIO CURSO: MANTENEDOR ELETROTCNICA COMPONENTE CURRICULAR:

cdigo CEPAF - UOSPF - 012 folha reviso 01 / 01 00

APOSTILA

TREFILAO

Alem de forjamento, estampagem, fundio, soldagem, processo de solda TIG e MIG, usinagem, acabamentos superficiais, anoidizao, camadas de converso, abrilhantamento qumico, eletrodeposio, acabamentos mecnicos, aplicao de tintas, etc. 7 PRINCIPAIS APLICAES So comumente utilizados na rea de construo civil, esquadrias e revestimentos, telhas, estruturas, aeronutica, indstria automotiva, naval, vages, bens de consumo, mquinas e equipamentos, embalagens, etc. Na indstria eletro eletrnica o alumnio utilizado em cabos condutores, para transmisso e distribuio de energia eltrica, transformadores, solenides, rels, revestimento de cabos condutores, bases de lmpadas, refletores e componentes. Na indstria eletrnica, seu uso compreende antenas de televiso, capacitores, chassis eletrnicos, etc.
Doc\\Setor pedaggico em 'cepafsrv01\Cepaf\documentos modelos\cabealho avaliao

16

ALUMINIO CURSO: MANTENEDOR ELETROTCNICA COMPONENTE CURRICULAR:

cdigo CEPAF - UOSPF - 012 folha reviso 01 / 01 00

APOSTILA

Doc\\Setor pedaggico em 'cepafsrv01\Cepaf\documentos modelos\cabealho avaliao

17

You might also like