You are on page 1of 95

Sistema Sensorial

O Sistema nervoso sensorial a parte do sistema nervoso responsvel pela anlise dos estmulos oriundos dos meios ambientes externo e interno ao organismo. As informaes sensoriais so usadas para atender quatro grandes funes: percepo e interpretao, controle do movimento, regulao de funes de rgos internos e a manuteno de conscincia.

Sensorial
Os sentidos fundamentais do corpo humano viso, audio, tato, gustao ou paladar e olfato - constituem as funes que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber muita coisa do que nos rodeia; contribuindo para a nossa sobrevivncia e integrao com o ambiente em que vivemos.

Sensorial
Existem determinados receptores, altamente especializados, capazes de captar estmulos diversos. Tais receptores, chamados receptores sensoriais, so formados por clulas nervosas capazes de traduzir ou converter esses estmulos em impulsos eltricos ou nervosos que sero processados e analisados em centros especficos do sistema nervoso central (SNC), onde ser produzida uma resposta (voluntria ou involuntria). A estrutura e o modo de funcionamento destes receptores nervosos especializados diversa.

Sensorial
Ao analisar o ambiente, o sistema nervoso sensorial o faz detectando determinados aspectos do ambiente por meio de rgos sensoriais especficos cujas informaes so ento processadas por vias neurais rotuladas. Assim experimentamos modalidades sensaes distintas (viso, audio, gustao etc) e suas submodalidades (intensidade, durao e localizao etc). Outro aspecto do sistema sensorial promover experincias sensoriais conscientes e inconscientes.

Existem determinados receptores, altamente especializados, capazes de captar estmulos diversos. Tais receptores, chamados receptores sensoriais, so formados por clulas nervosas capazes de traduzir ou converter esses estmulos em impulsos eltricos ou nervosos que sero processados e analisados em centros especficos do sistema nervoso central (SNC), onde ser produzida uma resposta (voluntria ou involuntria). A estrutura e o modo de funcionamento destes receptores nervosos especializados diversa.

Tipos de receptores: 1) Exteroceptores: respondem a estmulos externos, originados fora do organismo. 2) Proprioceptores: os receptores proprioceptivos encontramse no esqueleto e nas inseres tendinosas, nos msculos esquelticos (formando feixes nervosos que envolvem as fibras musculares) ou no aparelho vestibular da orelha interna. Detectam a posio do indivduo no espao, assim como o movimento, a tensa e o estiramento musculares. 3) Interoceptores: os receptores interoceptivos respondem a estmulos viscerais ou outras sensaes como sede e fome.

Para que possa exercer a sua funo de integrao e coordenao, chegam a ele informaes internas e externas, atravs de estmulos sensoriais, que no seu conjunto formam o sistema sensorial Estmulos do meio externo exteroreceptivos Estmulos prod.pelo indivduo so intero ou proprioceptivos

Sensibilidade
Origem visceral e paredes das cavidades estmulo interoceptivo Articulaes, msculos e tendes propioceptivos. Sensibilidade superficial ou profunda. Superficial: tato, temperatura, dor e habilidade de se distinguir dois pontos. Profunda posio dos msculos, e articul propiocepo. Combinada - estereognosia

Em geral, os receptores sensitivos podem ser simples, como uma ramificao nervosa; mais complexos, formados por elementos nervosos interconectados ou rgos complexos, providos de sofisticados sistemas funcionais. Dessa maneira: pelo tato - sentimos o frio, o calor, a presso atmosfrica, etc; pela gustao - identificamos os sabores; pelo olfato - sentimos o odor ou cheiro; pela audio - captamos os sons; pela viso - observamos as cores, as formas, os contornos, etc.

Portanto, em nosso corpo os rgos dos sentidos esto encarregados de receber estmulos externos. Esses rgos so: a pele - para o tato; a lngua - para a gustao; as fossas nasais - para o olfato; os ouvidos - para a audio; os olhos - para a viso.

Orgo olfatrio
Arte olfatria da tnica mucosa do nariz. Parte superior da parede lateral do septo nasal das fossas nasais. Clulas olfatrias, neurnios bipolares cujos prolongamentos perifricos alcanam a superf. do epitlio constituindo as vesculas olfatrias. Seus fins filamentos se unem e atravessam a lmina cribiforme do osso etmoide , conctandose com o bulbo olfatrio do nervo olfatrio retransmitindo os estmulos para os centros olfatrios cerebrais

O olfato humano pouco desenvolvido se comparado ao de outros mamferos. O epitlio olfativo humano contm cerca de 20 milhes de clulas sensoriais, cada qual com seis plos sensoriais (um cachorro tem mais de 100 milhes de clulas sensoriais, cada qual com pelo menos 100 plos sensoriais). Os receptores olfativos so neurnios genunos, com receptores prprios que penetram no sistema nervoso central.

A cavidade nasal, que comea a partir das janelas do nariz, est situada em cima da boca e debaixo da caixa craniana. Contm os rgos do sentido do olfato, e forrada por um epitlio secretor de muco. Ao circular pela cavidade nasal, o ar se purifica, umedece e esquenta. O rgo olfativo a mucosa que forra a parte superior das fossas nasais - chamada mucosa olfativa ou amarela, para distingui-la da vermelha - que cobre a parte inferior. A mucosa vermelha dessa cor por ser muito rica em vasos sangneos, e contm glndulas que secretam muco, que mantm mida a regio. Se os capilares se dilatam e o muco secretado em excesso, o nariz fica obstrudo, sintoma caracterstico do resfriado.

A mucosa amarela muito rica em terminaes nervosas do nervo olfativo. Os dendritos das clulas olfativas possuem prolongamentos sensveis (plos olfativos), que ficam mergulhados na camada de muco que recobre as cavidades nasais. Os produtos volteis ou de gases perfumados ou ainda de substncias lipossolveis que se desprendem das diversas substncias, ao serem inspirados, entram nas fossas nasais e se dissolvem no muco que impregna a mucosa amarela, atingindo os prolongamentos sensoriais.

Dessa forma, geram impulsos nervosos, que so conduzidos at o corpo celular das clulas olfativas, de onde atingem os axnios, que se comunicam com o bulbo olfativo. Os axnios se agrupam de 10-100 e penetram no osso etmide para chegar ao bulbo olfatrio, onde convergem para formar estruturas sinpticas chamadas glomrulos. Estas se conectam em grupos que convergem para as clulas mitrais. Fisiologicamente essa convergncia aumenta a sensibilidade olfatria que enviada ao Sistema Nervoso Central (SNC), onde o processo de sinalizao interpretado e decodificado.

Aceita-se a hiptese de que existem alguns tipos bsicos de clulas do olfato, cada uma com receptores para um tipo de odor. Os milhares de tipos diferentes de cheiros que uma pessoa consegue distinguir resultariam da integrao de impulsos gerados por uns cinqenta estmulos bsicos, no mximo. A integrao desses estmulos seria feita numa regio localizada em reas laterais do crtex cerebral, que constituem o centro olfativo.

A mucosa olfativa to sensvel que poucas molculas so suficientes para estimula-la, produzindo a sensao de odor. A sensao ser tanto mais intensa quanto maior for a quantidade de receptores estimulados, o que depende da concentrao da substncia odorfera no ar. O olfato tem importante papel na distino dos alimentos. Enquanto mastigamos, sentimos simultaneamente o paladar e o cheiro. Do ponto de vista adaptativo, o olfato tem uma ntida vantagem em relao ao paladar: no necessita do contato direto com o objeto percebido para que haja a excitao, conferindo maior segurana e menor exposio a estmulos lesivos.

O olfato, como a viso, possui uma enorme capacidade adaptativa. No incio da exposio a um odor muito forte, a sensao olfativa pode ser bastante forte tambm, mas, aps um minuto, aproximadamente, o odor ser quase imperceptvel. Porm, ao contrrio da viso, capaz de perceber um grande nmero de cores ao mesmo tempo, o sistema olfativo detecta a sensao de um nico odor de cada vez. Contudo, um odor percebido pode ser a combinao de vrios outros diferentes. Se tanto um odor ptrido quanto um aroma doce esto presentes no ar, o dominante ser aquele que for mais intenso, ou, se ambos forem da mesma intensidade, a sensao olfativa ser entre doce e ptrida.

Orgos da viso - olho e orgos acessrios Olho e bulbo ocular

Olho bulbo ocular funciona como mquina fotogrfica sistema de lentes que convergem os raios para os fotorreceptores. Orgo par, esferoide, na cavidade orbitria, unido ao primeiro par craneano, o nervo ptico posteriormente.
Tunica fibrosa ESCLERA E CRNEA

Tunica Vascular Corioide, Corpo ciliar Iris Tunica interna RETINA expanso do nervo ptico

Cada globo ocular compe-se de trs tnicas e de quatro meios transparentes: Tnicas: 1- tnica fibrosa externa: esclertica (branco do olho). Tnica resistente de tecido fibroso e elstico que envolve externamente o olho (globo ocular) A maior parte da esclertica opaca e chama-se esclera, onde esto inseridos os msculos extra-oculares que movem os globos oculares, dirigindo-os a seu objetivo visual. A parte anterior da esclertica chama-se crnea. transparente e atua como uma lente convergente.

2- Tnica intermdia vascular pigmentada: vea. Compreende a coride, o corpo ciliar e a ris. A coride est situada abaixo da esclertica e intensamente pigmentada. Esses pigmentos absorvem a luz que chega retina, evitando sua reflexo. Acha-se intensamente vascularizada e tem a funo de nutrir a retina. Possui uma estrutura muscular de cor varivel a ris, a qual dotada de um orifcio central cujo dimetro varia, de acordo com a iluminao do ambiente a pupila. A coride une-se na parte anterior do olho ao corpo ciliar, estrutura formada por musculatura lisa e que envolve o cristalino, modificando sua forma.

3- tnica interna nervosa: retina. a membrana mais interna e est debaixo da coride. composta por vrias camadas celulares, designadas de acordo com sua relao ao centro do globo ocular. A camada mais interna, denominada camada de clulas ganglionares, contm os corpos celulares das clulas ganglionares, nica fonte de sinais de sada da retina, que projeta axnios atravs do nervo ptico. Na retina encontram-se dois tipos de clulas fotossensveis: os cones e os bastonetes. Quando excitados pela energia luminosa, estimulam as clulas nervosas adjacentes, gerando um impulso nervoso que se propaga pelo nervo ptico.

Na penumbra (acima) a pupila se dilata; na claridade (abaixo), ela se contrai.

Em ambientes mal iluminados, por ao do sistema nervoso simptico, o dimetro da pupila aumenta e permite a entrada de maior quantidade de luz. Em locais muito claros, a ao do sistema nervoso parassimptico acarreta diminuio do dimetro da pupila e da entrada de luz. Esse mecanismo evita o ofuscamento e impede que a luz em excesso lese as delicadas clulas fotossensveis da retina.

A imagem fornecida pelos cones mais ntida e mais rica em detalhes. H trs tipos de cones: um que se excita com luz vermelha, outro com luz verde e o terceiro, com luz azul. So os cones as clulas capazes de distinguir cores. Os bastonetes no tm poder de resoluo visual to bom, mas so mais sensveis luz que os cones. Em situaes de pouca luminosidade, a viso passa a depender exclusivamente dos bastonetes. a chamada viso noturna ou viso de penumbra. Nos bastonetes existe uma substncia sensvel luz a rodopsina produzida a partir da vitamina A. A deficincia alimentar dessa vitamina leva cegueira noturna e xeroftalmia (provoca ressecamento da crnea, que fica opaca e espessa, podendo levar cegueira irreversvel).

H duas regies especiais na retina: a fovea centralis (ou fvea ou mancha amarela) e o ponto cego. A fvea est no eixo ptico do olho, em que se projeta a imagem do objeto focalizado, e a imagem que nela se forma tem grande nitidez. a regio da retina mais altamente especializada para a viso de alta resoluo. A fvea contm apenas cones e permite que a luz atinja os fotorreceptores sem passar pelas demais camadas da retina, maximizando a acuidade visual.

bastonetes, ausentes na fvea, so encontrados principalmente na retina perifrica, porm transmitem informao diretamente para as clulas ganglionares. No fundo do olho est o ponto cego, insensvel a luz. No ponto cego no h cones nem bastonetes. Do Acuidade visual ponto cego, emergem o nervo ptico e os vasos sangneos da retina.

ACUIDADE VISUAL
A capacidade do olho de distinguir entre dois pontos prximos chamada acuidade visual, a qual depende de diversos fatores, em especial do espaamento dos fotorreceptores na retina e da preciso da refrao do olho.

Meios transparentes: - Crnea: poro transparente da tnica externa (esclertica); circular no seu contorno e de espessura uniforme. Sua superfcie lubrificada pela lgrima, secretada pelas glndulas lacrimais e drenada para a cavidade nasal atravs de um orifcio existente no canto interno do olho.

humor aquoso: fluido aquoso que se situa entre a crnea e o cristalino, preenchendo a cmara anterior do olho. -cristalino: lente biconvexa coberta por uma membrana transparente. Situa-se atrs da pupila e e orienta a passagem da luz at a retina. Tambm divide o interior do olho em dois compartimentos contendo fluidos ligeiramente diferentes: (1) a cmara anterior, preenchida pelo humor aquoso e (2) a cmara posterior, preenchida pelo humor vtreo. Pode ficar mais delgado ou mais espesso, porque preso ao msculo ciliar, que pode torna-lo mais delgado ou mais curvo. Essas mudanas de forma ocorrem para desviar os raios luminosos na direo da mancha amarela.

-O cristalino fica mais espesso para a viso de objetos prximos e, mais delgado para a viso de objetos mais distantes, permitindo que nossos olhos ajustem o foco para diferentes distncias visuais. A essa propriedade do cristalino d-se o nome de acomodao visual. Com o envelhecimento, o cristalino pode perder a transparncia normal, tornando-se opaco, ao que chamamos catarata. - humor vtreo: fluido mais viscoso e gelatinoso que se situa entre o cristalino e a retina, preenchendo a cmara posterior do olho. Sua presso mantm o globo ocular esfrico.

As plpebras so duas dobras de pele revestidas internamente por uma membrana chamada conjuntiva. Servem para proteger os olhos e espalhar sobre eles o lquido que conhecemos como lgrima. Os clios ou pestanas impedem a entrada de poeira e de excesso de luz nos olhos, e as sobrancelhas impedem que o suor da testa entre neles. As glndulas lacrimais produzem lgrimas continuamente. Esse lquido, espalhado pelos movimentos das plpebras, lava e lubrifica o olho. Quando choramos, o excesso de lquido desce pelo canal lacrimal e despejado nas fossas nasais, em direo ao exterior do nariz.

Meios dioptcricos do Olho


O aparelho refratrio do olho

Orgos da audio e do equilbrio Orgo estetoacstico ou ventbulo coclear


Estruturas que compem o aparelho auditivo. Orelha externa, mdia e interna A orelha externa formada basicamente por 2 estruturas: o pavilho auricular ou aurcula e o meato acustico externo. Que se estende at a membrana timpnica

ANATOMIA DA ORELHA

O rgo responsvel pela audio a orelha (antigamente denominado ouvido), tambm chamada rgo vestbulo-coclear ou estato-acstico. A maior parte da orelha fica no osso temporal, que se localiza na caixa craniana. Alm da funo de ouvir, o ouvido tambm responsvel pelo equilbrio. A orelha est dividida em trs partes: orelhas externa, mdia e interna (antigamente denominadas ouvido externo, ouvido mdio e ouvido interno).

ORELHA EXTERNA A orelha externa formada pelo pavilho auditivo (antigamente denominado orelha) e pelo canal auditivo externo ou meato auditivo. Todo o pavilho auditivo (exceto o lobo ou lbulo) constitudo por tecido cartilaginoso recoberto por pele, tendo como funo captar e canalizar os sons para a orelha mdia.

Pavilho auricular
Estrutura fibrocartilaginosa e que tem na sua composio algumas salincias e algumas reentrncias, vc observa que na borda da orelha, no nosso pavilho auricular ns temos essa pontinha q chamamos de helix, essa regio paralela ao helix o anti-helix, essa salincia na frente da abertura o tragos e temos aqui o antitragos, a depresso mais central a concha e abertura do conduto auditivo externo que chamamos de porus acstico externo.

A partir da vamos entrar na 2 poro da orelha externa que o conduto auditivo externo, vcs vem que esse no um conduto auditivo reto, ele levemente sinuoso. Ele tem como caractersticas anatmicas que podemos valorizar: 1 o comprimento q vai em mdia de 2,5cm a 3cm da abertura do porus at a membrana timpnica, ns vamos falar dela, os autores consideram q ele faz parte da orelha mdia por causa da relao dela c/ a cadeia ossicular.

O canal auditivo externo estabelece a comunicao entre a orelha mdia e o meio externo, tem cerca de trs centmetros de comprimento e est escavado em nosso osso temporal. revestido internamente por plos e glndulas, que fabricam uma substncia gordurosa e amarelada, denominada cerume ou cera. Tanto os plos como o cerume retm poeira e micrbios que normalmente existem no ar e eventualmente entram nos ouvidos. O canal auditivo externo termina numa delicada membrana - tmpano ou membrana timpnica firmemente fixada ao conduto auditivo externo por um anel de tecido fibroso, chamado anel timpnico.

ORELHA MDIA A orelha mdia comea na membrana timpnica e consiste, em sua totalidade, de um espao areo a cavidade timpnica no osso temporal. Dentro dela esto trs ossculos articulados entre si, cujos nomes descrevem sua forma: martelo, bigorna e estribo. Esses ossculos encontram-se suspensos na orelha mdia, atravs de ligamentos. O cabo do martelo est encostado no tmpano; o estribo apia-se na janela oval, um dos orifcios dotados de membrana da orelha interna que estabelecem comunicao com a orelha mdia. O outro orifcio a janela redonda. A orelha mdia comunica-se tambm com a faringe, atravs de um canal denominado tuba auditiva (antigamente denominada trompa de Eustquio). Esse canal permite que o ar penetre no ouvido mdio. Dessa forma, de um lado e de outro do tmpano, a presso do ar atmosfrico igual. Quando essas presses ficam diferentes, no ouvimos bem, at que o equilbrio seja reestabelecido.

ORELHA INTERNA

A orelha interna, chamada labirinto, formada por escavaes no osso temporal, revestidas por membrana e preenchidas por lquido. Limitase com a orelha mdia pelas janelas oval e a redonda. O labirinto apresenta uma parte anterior, a cclea ou caracol - relacionada com a audio, e uma parte posterior - relacionada com o equilbrio e constituda pelo vestbulo e pelos canais semicirculares.

ORELHA INTERNA A orelha interna, chamada labirinto, formada por escavaes no osso temporal, revestidas por membrana e preenchidas por lquido. Limita-se com a orelha mdia pelas janelas oval e a redonda. O labirinto apresenta uma parte anterior, a cclea ou caracol relacionada com a audio, e uma parte posterior - relacionada com o equilbrio e constituda pelo vestbulo e pelos canais semicirculares. A cclea um aparelho membranoso formado por tubos espiralados.

O diagrama da seco transversal ( mostra que a cclea composta por trs tubos individuais, colados um ao lado do outro: as escalas ou rampas timpnica, mdia ou coclear e vestibular. Todos esses tubos so separados um do outro por membranas. A membrana existente entre a escala vestibular e a escala mdia to fina que no oferece obstculo para a passagem das ondas sonoras. Sua funo simplesmente separar os lquidos das escalas mdia e vestibular, pois esses tm origem e composio qumica distintas entre si e so importantes para o adequado funcionamento das clulas receptoras de som. Por outro lado, a membrana que separa a escala mdia da escala timpnica chamada membrana basilar uma estrutura bastante resistente, que bloqueia as ondas sonoras. Essa membrana sustentada por cerca de 25.000 estruturas finas, com a forma de palheta, as quais se projetam de um dos lados da membrana e aparecem ao longo de toda a sua extenso as fibras basilares.

As fibras basilares prximas janela oval na base da cclea so curtas, mas tornam-se progressivamente mais longas medida que se aproximam da poro superior da cclea,. Na parte final da cclea, essas fibras so aproximadamente duas vezes mais longas do que as basais. Na superfcie da membrana basilar localiza-se o rgo de Corti, onde h clulas nervosas ciliares (clulas sensoriais). Sobre o rgo de Corti h uma estrutura membranosa, chamada membrana tectrica, que se apia, como se fosse um teto, sobre os clios das clulas sensoriais.

rgo de Corti

Cclea 1- escala ou rampa mdia ou coclear 2- escala ou rampa vestibular 3- escala ou rampa timpnica 4- gnglio espiral 5- nervo coclear (partindo da membrana basilar)

O labirinto posterior (ou vestibular) constitudo pelos canais semicirculares e pelo vestbulo. Na parte posterior do vestbulo esto as cinco aberturas dos canais semicirculares, e na parte anterior, a abertura para o canal coclear. Os canais semicirculares no tm funo auditiva, mas so importantes na manuteno do equilbrio do corpo. So pequenos tubos circulares (trs tubos em forma de semicrculo) que contm lquido e esto colocados, respectivamente, em trs planos espaciais (um horizontal e dois verticais) no labitinto posterior, em cada lado da cabea. No trmino de cada canal semicircular existe uma vlvula com a forma de uma folha - a crista ampular. Essa estrutura contm tufos pilosos (clios) que se projetam de clulas ciliares semelhantes s maculares.

Entre os canais semicirculares e a cclea est uma grande cavidade cheia de um lquido chamado perilinfa - o vestbulo. No interior dessa cavidade existem duas bolsas membranceas, contendo outro lquido a endolinfa: uma pstero-superior, o utrculo, e uma ntero-inferior, o sculo. Tanto o utrculo quanto o sculo contm clulas sensoriais agrupadas em estruturas denominadas mculas. Clulas nervosas da base da mcula projetam clios sobre uma massa gelatinosa na qual esto localizados minsculos grnulos calcificados, semelhantes a pequenos gros de areia - os otlitos ou otocnios. O utrculo e o sculo comunicam-se atravs dos ductos utricular e sacular.

O utrculo e o sculo comunicam-se atravs dos ductos utricular e sacular.

Imagens: GUYTON, A.C. Fisiologia Humana. 5 ed., Rio de Janeiro, Ed. Interamericana, 1981.

A GUSTAO (PALADAR) Os sentidos gustativo e olfativo so chamados sentidos qumicos, porque seus receptores so excitados por estimulantes qumicos. Os receptores gustativos so excitados por substncias qumicas existentes nos alimentos, enquanto que os receptores olfativos so excitados por substncias qumicas do ar. Esses sentidos trabalham conjuntamente na percepo dos sabores. O centro do olfato e do gosto no crebro combina a informao sensorial da lngua e do nariz.

O receptor sensorial do paladar a papila gustativa. constituda por clulas epiteliais localizadas em torno de um poro central na membrana mucosa basal da lngua. Na superfcie de cada uma das clulas gustativas observam-se prolongamentos finos como plos, projetando-se em direo da cavidade bucal; so chamados microvilosidades. Essas estruturas fornecem a superfcie receptora para o paladar.

Observa-se entre as clulas gustativas de uma papila uma rede com duas ou trs fibras nervosas gustativas, as quais so estimuladas pelas prprias clulas gustativas. Para que se possa sentir o gosto de uma substncia, ela deve primeiramente ser dissolvida no lquido bucal e difundida atravs do poro gustativo em torno das microvilosidades. Portanto substncias altamente solveis e difusveis, como sais ou outros compostos que tm molculas pequenas, geralmente fornecem graus gustativos mais altos do que substncias pouco solveis difusveis, como protenas e outras que possuam molculas maiores.

A gustao primariamente uma funo da lngua, embora regies da faringe, palato e epiglote tenham alguma sensibilidade. Os aromas da comida passam pela faringe, onde podem ser detectados pelos receptores olfativos. As Quatro Sensaes Gustativas-Primrias Na superfcie da lngua existem dezenas de papilas gustativas, cujas clulas sensoriais percebem os quatro sabores primrios, aos quais chamamos sensaes gustativas primrias: amargo (A), azedo ou cido (B), salgado (C) e doce (D). De sua combinao resultam centenas de sabores distintos. A distribuio dos quatro tipos de receptores gustativos, na superfcie da lngua, no homognea.

O sabor diferente das comidas Cada comida ativa uma diferente combinao de sabores bsicos, ajudando a torn-la nica. Muitas comidas tm um sabor distinto como resultado da soma de seu gosto e cheiro, percebidos simultaneamente. Alm disso, outras modalidades sensoriais tambm contribuem com a experincia gustativa, como a textura e a temperatura dos alimentos. A sensao de dor tambm essencial para sentirmos o sabor picante e estimulante das comidas apimentadas.

CENTRAL As vias de transmisso dos estmulos gustativos ao tronco cerebral e da ao crtex cerebral. Os estmulos passam das papilas gustativas na boca ao tracto solitrio, localizado na medula oblonga (bulbo). Em seguida, os estmulos so transmitidos ao tlamo; do tlamo passam ao crtex gustativo primrio e, subseqentemente, s reas associativas gustativas circundantes e regio integrativa comum que responsvel pela integrao de todas as sensaes.

REFLEXOS GUSTATIVOS Uma das funes do aparelho gustativo fornecer reflexos s glndulas salivares da boca. Para tanto, estmulos so transmitidos do tracto solitrio, no crebro, aos ncleos vizinhos que controlam a secreo das glndulas salivares. Quando o alimento ingerido, o tipo de sensao gustativa, atuando atravs desses reflexos, ajuda a determinar se a secreo salivar dever ser grande ou pequena.

A PELE E O SENTIDO DO TATO

A pele o maior rgo do corpo humano, chegando a medir 2 m2 e pesar 4 Kg em um adulto. constituda por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si a epiderme (mais externa, formada por tecido epitelial) e a derme (mais interna, formada por tecido conjuntivo).

Uma vez que toda a superfcie cutnea provida de terminaes nervosas capazes de captar estmulos trmicos, mecnicos ou dolorosos, a pele tambm o maior rgo sensorial que possumos, sendo suficientemente sensvel para discriminar um ponto em relevo com apenas 0,006 mm de altura e 0,04 mm de largura quando tateado com a ponta do dedo. Essas terminaes nervosas ou receptores cutneos so especializados na recepo de estmulos especficos. No obstante, alguns podem captar estmulos de natureza distinta. Cada receptor tem um axnio e, com exceo das terminaes nervosas livres, todos eles esto associados a tecidos no-neurais.

Nas regies da pele providas de plo, existem terminaes nervosas especficas nos folculos capilares e outras chamadas terminais ou receptores de Ruffini. As primeiras, formadas por axnios que envolvem o folculo piloso, captam as foras mecnicas aplicadas contra o plo. Os terminais de Ruffini, com sua forma ramificada, so receptores trmicos de calor. Na pele desprovida de plo e tambm na que est coberta por ele, encontram-se ainda trs tipos de receptores comuns: 1) Corpsculos de Paccini: captam especialmente estmulos vibrteis e tteis.So formados por uma fibra nervosa cuja poro terminal, amielnica, envolta por vrias camadas que correspondem a diversas clulas de sustentao. A camada terminal capaz de captar a aplicao de presso, que transmitida para as outras camadas e enviada aos centros nervosos correspondentes. 2) Corpsculos de Meissner: tteis. Esto nas salincias da pele sem plos (como nas partes mais altas das impresses digitais). So formados por um axnio mielnico, cujas ramificaes terminais se entrelaam com clulas acessrias.

3) Discos de Merkel: de sensibilidade ttil e de presso. Uma fibra aferente costuma estar ramificada com vrios discos terminais destas ramificaes nervosas. Estes discos esto englobados em uma clula especializada, cuja superfcie distal se fixa s clulas epidrmicas por um prolongamento de seu protoplasma. Assim, os movimentos de presso e trao sobre epiderme desencadeam o estmulo. 4) Terminaes nervosas livres: sensveis aos estmulos mecnicos, trmicos e especialmente aos dolorosos. So formadas por um axnio ramificado envolto por clulas de Schwann sendo, por sua vez, ambos envolvidos por uma membrana basal. Na pele sem plo encontram-se, ainda, outros receptores especficos: 5) Bulbos terminais de Krause: receptores trmicos de frio. So formados por uma fibra nervosa cuja terminao possui forma de clava.Situam-se nas regies limtrofes da pele com as membranas mucosas (por exemplo: ao redor dos lbios e dos genitais).

RECEPTORES DE SUPERFCIE Receptores de Krause Receptores de Ruffini

SENSAO PERCEBIDA Frio Calor

Discos de Merkel
Receptores de Vater-Pacini

Tato e presso
Presso

Receptores de Meissner
Terminaes nervosas livres

Tato
Principalmente dor

MODALIDADE DO ESTMULO Tato

ESTMULO

TIPO DE RECEPTOR Mecanorreceptor

RECEPTOR SENSORIAL
Corpsculos de VaterPacini, Meissner e Merkel

Presso

Temperatura

Quantidade de calor
Estmulos intensos e substncias qumicas

Termorreceptor

Receptores de Krause (frio) e de Ruffini (calor)


Terminaes nervosas livres

Dor

Nociceptor

Mediadores qumicos da dor Vrios produtos qumicos modulam a excitabilidade dos nociceptores, tornando-os mais sensveis aos estmulos trmicos ou mecnicos que provocam dor: 4 bradicinina: despolariza diretamente os nociceptores e estimula mudanas celulares que deixam mais sensveis os canais inicos ativados pela temperatura; 4 prostaglandinas: gerados pela quebra enzimtica de lipdeos de membrana. No desencadeiam diretamente a dor, mas aumentam muito a sensibilidade dos nociceptores a outros estmulos; 4 substncia P: peptdeo sintetizado pelos prprios nociceptores. Causa vasodilatao e liberao de histamina a partir dos mastcitos e tambm pode provocar a sensibilizao de outros nociceptores ao redor do local da leso. A ativao de um ramo do axnio de um nociceptor pode levar secreo de substncia P por outros ramos daquele axnio nas vizinhanas. As informaes sensoriais, aps chegarem medula espinhal, so transmitidas ao bulbo, tlamo e finalmente crtex somatossensorial.

You might also like