You are on page 1of 4

A SUPERPOSIO DE COMPETNCIA RECURSAL

O Superior Tribunal de Justia tem sua competncia explicitada no art. 105 da CF/88, dividida em trs grupos: 1) 2) julgamentos originrios; julgamentos revisionais, como se fosse Tribunal de Apelao, nos mandados de segurana e nos habeas corpus quando denegatria a deciso; e 3) recursos especiais. A Carta Magna outorgou aos cidados brasileiros duas instncias ordinrias: primeiro grau, juzo de conhecimento e certificao do direito; e a instncia revisora, onde so feitas, com predominncia, a reviso e correo das decises de primeiro grau. Ambas tm como escopo fazer JUSTIA LEGAL, corrigindo a instncia revisional, os erros, desacertos e injustias. Generosa em termos de cidadania e modernizada pelo sopro que vinha da Europa na dcada de 80, onde floresceram os direitos coletivos com supremacia sobre os direitos individuais, tnica predominante da CF/46, o legislador de 1988 outorgou aos cidados a nova Carta, trazendo duas instncias excepcionais, e subdividindo a tarefa de interpretar e uniformizar o Direito Federal, antes includas apenas na competncia do Supremo Tribunal Federal.
A Superposio de Competncia Recursal

94314943.DOC

O assoberbamento do Supremo Tribunal Federal levou criao do Superior Tribunal de Justia, com competncia idntica, embora em nveis diferentes. Ao STF cabe a uniformizao e interpretao do Direito Constitucional e ao STJ, a uniformizao e interpretao do Direito Infraconstitucional. Nas instncias ordinrias, exercita-se a jurisdio com vista obteno de uma deciso justa, enquanto nas instncias excepcionais (especial e extraordinria), exercita-se o controle da legalidade, tutelando-se a unidade e a uniformidade da interpretao da lei federal, chegando-se Justia pela via indireta. O recurso especial apresenta alguma dificuldade para os profissionais da rea jurdica, principalmente pela superposio de competncia existente em alguns pontos, especialmente em matria tributria, o que dificulta a interposio dos recursos finais, exigindo-se, quase sempre, que se interponham ambos, especial e extraordinrio, pela incerteza do sucesso de um ou de outro e pela sempre possibilidade de ser a deciso do STJ revista pelo STF. Sob o aspecto dogmtico-jurdico, tal reviso representa um aleijume, porquanto no quis o legislador constitucional instituir instncia revisora na esfera excepcional. A inteno foi deixar delineados os campos de atuao das instncias finais, cuja funcionalidade no poderia desafiar reviso: CAMPO INFRACONSTITUCIONAL (para o recurso especial) e CAMPO CONSTITUCIONAL (para o recurso extraordinrio). Na prtica, contudo, pela forma excessivamente analtica da Carta de 88, temos um longo captulo tratando detalhadamente de questes que s a lei ordinria deveria normatizar. Esta superposio de normatizao leva tambm superposio de competncia, quando uma questo est regulamentada nos
2

94314943.DOC

dois nveis. Da a simultaneidade de recursos, especial e extraordinrio, dificultando a delimitao competencial das instncias derradeiras. Surge ainda um outro grande problema no que toca delimitao das competncias: cabe ao STJ processar e julgar mandados de segurana contra ato de Ministro de Estado, de comandantes militares e do prprio Tribunal, alm, inclusive, da competncia para julgar os recursos ordinrios de mandados de segurana denegados pelos Tribunais Regionais Federais ou Estaduais. Em tais julgamentos, o STJ no sofre limitao, podendo estender a sua anlise ao texto da Carta Poltica. Nestas hipteses, no age a Corte como instncia especial, e sim como primeira instncia e instncia revisora, respectivamente. E relembre-se, a limitao constitucional resume-se unicamente matria de recurso especial. Assim sendo, no so poucas as oportunidades em que o STJ examina matria tributria, por exemplo, em instncia primeira (mandado de segurana), ou em instncia revisional (recurso ordinrio em mandado de segurana), oportunidades em que pode examinar as lides tambm sob o enfoque constitucional. No havendo restrio interposio simultnea dos recursos, especial e extraordinrio, o que alis at exigido (Smula 126/STJ), inevitvel que se tenha, no sistema deformante de superposio de vias que servem para o mesmo fim, uniformizao, o que termina por gerar divergncia, insegurana, despesa e demora na finalizao da prestao jurisdicional. Em termos prticos, no se tem ainda soluo, embora aqui e ali j existam construes doutrinrias e jurisprudenciais na tentativa de minorar as malficas conseqncias da falta de limites competenciais dos Tribunais Maiores.
3

94314943.DOC

O Plenrio do STF firmou entendimento de que a deciso do recurso especial s admitir recurso extraordinrio se a questo constitucional enfrentada pelo STJ for diversa da que j tiver sido resolvida pela instncia ordinria (Agravo Regimental 145.589-7/RJ, rel. Min. Seplveda Pertence). Essa deciso constitui-se em importante precedente na construo de um Direito pretoriano que contorne o mal da superposio. Entretanto, o acanhamento do STJ em lidar com as questes que se situam em zona cinzenta leva ao estreitamento da competncia desta Corte que, aos 12 anos, precisa entrar em uma fase de definio, pois tal poltica no vir do STF. Ter de ser construda pelo prprio STJ, demarcando seus caminhos competenciais e liberando o Supremo para as questes em que o Direito Constitucional surja de forma direta e frontal.

You might also like