You are on page 1of 8

Cardernos de Letras da UFF Dossi: Literatura e humor, no 37, p. 61-68, 2 sem.

2008

61

o Humor NA CAPA umA AnLiSe SemiticA do diScurSo1


Daniervelin Renata Marques UFMG
RESUMO Por meio da semitica francesa, fundada por Greimas, o estudo aqui apresentado foi feito com o objetivo de desvelar estratgias geradoras do sentido em textos humorsticos de um jornal virtual. No nmero 12 de Na Capa foram empregadas algumas ferramentas do nvel discursivo e do fundamental para apresentar os textos sincrticos em sua riqueza de relaes, textos esses que constituem interessante instrumento no processo ensino/aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE: semitica francesa; efeitos de humor; ensino

jornal virtual Na Capa tem uma organizao que privilegia imagens e cujo texto verbal baseado em frases simples e de efeito humorstico. Um texto maior serve de introduo e editorial para o jornal. Nesse texto, a preocupao situar a edio do jornal, lanar os principais temas abordados no nmero e, como se apontar com mais detalhes neste artigo, envolver o leitor em uma seduo que o prender na leitura dos outros textos2.
1

O
2

O trabalho foi realizado com base nas discusses sobre a teoria semitica na disciplina de mestrado Seminrio de Tpico Varivel em Anlise do Discurso: Semitica greimasiana, da teoria standard aos desdobramentos atuais, lecionada pela Profa. Dra. Glaucia Muniz Proena Lara. FIORIN, Jos Luiz. A noo de texto na semitica, em Organon. Porto Alegre, v. 9, n. 23, p. 163-173, 1995. A semitica francesa, embora no ignore que o texto seja um objeto histrico, d nfase ao conceito de texto como objeto de significao e, por conseguinte, preocupa-se fundamentalmente em estudar os mecanismos que engendram o texto, que o constituem como uma totalidade de sentido. Os textos podem ter a forma de msica, teatro, cinema, imagem, etc.

62

Marques, Daniervelin Renata O humor Na Capa uma anlise semitica do discurso

Em seguida, vrias tirinhas e charges so inseridas sem uma organizao sistemtica de seqncia, mas de forma a aproveitar melhor o espao da pgina. Em geral, dois personagens conversam atravs de pergunta/resposta, mas alguns textos so produzidos por um nico personagem expressando uma reflexo crtica e irnica. Os primeiros textos so sobre um tema central ao qual o jornal dedicado; no nmero escolhido, a questo privilegiada foi a religio. Logo aps, exposta uma seo chamada As Aventuras de supercrdito, uma parte dedicada s surpreendentes solues dadas pelo protagonista aos diversos problemas financeiros apresentados pela classe mdia e oprimida. Por fim, assuntos recentes so recolhidos da realidade nacional e criticados tambm por meio de charges e tirinhas. No nmero 12, que ser estudado, enfocado o evento de Rock ocorrido, no incio de 2006, com as bandas U2 e Rolling Stones. Passamos, em seguida, abordagem de alguns textos do jornal Na Capa com a aplicao da teoria semitica de linha francesa, iniciada por A. J. Greimas, em 1960, seguindo a linha de estudos do lingista estruturalista Saussure. A semitica de linha francesa delimita trs nveis de anlise do texto: o fundamental, mais profundo e elementar, em que se projetam categorias opostas; o narrativo, em que ocorrem as relaes lgicas entre sujeito e objetos e, finalmente, o nvel discursivo, mais complexo, em que se focalizam as estratgias de argumentao e persuaso mais diretamente ligadas ao plano enunciativo. Ser utilizado o nvel discursivo para anlise do texto escolhido, pois, sendo o discurso o local por excelncia de desvelamento da enunciao3 e de manifestao dos valores assentados no texto, tal abordagem auxiliar como ferramenta para a busca dos seus sentidos e, principalmente, na investigao de como o texto produzido atravs das estratgias de argumentao e persuaso. Tambm utilizaremos o nvel fundamental em alguns momentos para percepo de categorias mais abstratas do texto.
3

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso. So Paulo, Humanitas, 2002, p. 3. Enunciao a passagem das estruturas semiticas narrativas s estruturas discursivas, ou seja, a instncia de mediao que produz o discurso. Pode ser definida tambm como o ato de construir o discurso.

Cardernos de Letras da UFF Dossi: Literatura e humor, no 37, p. 61-68, 2 sem. 2008

63

Tem-se, ento, um enunciador-editor que produz o discurso sob o percurso temtico de comunicao, ou seja, um discurso que visa a uma relao intersubjetiva. O outro lado o do enunciatrio que manipulado cognitiva e pragmaticamente pelo enunciador para interpretar o discurso. importante ressaltar que as pessoas projetadas no discurso fazem parte de um procedimento de categoria pressuposta da enunciao. Sendo assim, os sujeitos so sempre implcitos, nunca podendo ser confundidos com seres ontolgicos. Como lembra BARROS (2002: 74), ... o sujeito da enunciao (...) est sempre implcito e pressuposto, nunca manifestado, no discurso-enunciado. O discurso crtico, em geral, tem alto poder de persuaso, pois usa de modalizaes como o saber para convencer o enunciatrio a crer no texto e a interpret-lo de acordo com o sentido pretendido. Isso depende de um conhecimento prvio e comum entre os dois sujeitos envolvidos no discurso do objeto escolhido, ou seja, o fato, tema ou pessoa que so usados para produzir o humor e crtica. O enunciatrio, ento, deve assumir um contrato de veridico e verdade discursiva com o enunciador para que o efeito de humor seja pragmaticamente produzido. Assim, o fazer-crer ou fazer persuasivo do enunciador e o crer ou fazer interpretativo do enunciatrio estabelecem as regras de como o texto deve ser lido. Neste caso, tambm se pode falar em verdade, pois mesmo se tratando de iluso contrria, comum em piadas, o efeito de realidade, enunciao e verdade so referenciados.
Aleluia, aleluia, irmos! Finalmente o Na Capa 12 saiu do inferno para sua casa, meu querido leitor (menos). Se bem que no faz muita diferena, no mesmo? Eu sei como sua famlia deve ser... Um pai entediado, uma dona de casa cansada, os filhos se recusando a crescer pra tomar independncia... cada um odiando o prximo mais que o outro pensando em como tudo poderia ser diferente (VELASCOS, Na Capa, n. 12).

No trecho do editorial citado, o contrato (re)estabelecido entre enunciador e enunciatrio, pois o efeito de proximidade alcanado por vrios mecanismos, seja pelo pressuposto de atraso na sada do nmero 12, pela simulao de conhecimento da famlia do enunciatrio ou pela aspectualizao dos elementos discursivos: pessoa, tempo e espao.

64

Marques, Daniervelin Renata O humor Na Capa uma anlise semitica do discurso

O dilogo entre eu/tu uma marca responsvel pelo efeito de realidade deixado no texto. Ocorre, assim, uma desembreagem actancial enunciativa4 em que se prope o eu no enunciado, mesmo sendo ele apenas depsito de sentido, semiologicamente vazio. A desembreagem temporal tambm do tipo enunciativa, ou seja, simula o tempo presente no texto, o agora. Com relao ao espao, inicialmente o enunciador situa o jornal numa passagem do l (inferno) para o aqui (casa do leitor), sendo este ltimo privilegiado no trecho. Desse modo, a proximidade do enunciatrio buscada pela idia da presena do jornal no prprio lar dele. Outros aspectos podem ser citados para o efeito de intimidade, como a linguagem mais coloquial e a presena da forma de tratamento meu querido leitor. No entanto, esses aspectos no sero explorados aqui. Passemos agora s tirinhas e, com elas, considerao da relao entre expresso e contedo.

Fig. 1: Na capa, nmero 12, 23 fev. 2006.

No exemplo citado, h dois atores em comunicao atravs da seqncia: conselho pergunta resposta. As figuras se apresentam no discurso para investir semanticamente os contedos narrativos abstratos, neste caso, a crena religiosa. Observando o perfil das figuras, percebemos que o investimento fsico faz remisso aos elementos do mundo natural, aqui, a pessoas. Podemos dizer que sempre h um enunciador que se manifesta no enunciado, mesmo que haja a impresso de que os fatos progridem sozinhos. o que chamamos de efeitos de sentido, ou seja, uma iluso causada
4

BARTHES, Roland. O bvio e o obtuso. Lisboa: edies 70, 1984, p. 32.

Cardernos de Letras da UFF Dossi: Literatura e humor, no 37, p. 61-68, 2 sem. 2008

65

por procedimentos do discurso. Nesse caso, h um enunciador responsvel por conduzir a histria. Explicitamente, temos dois interlocutores em debreagem de segundo grau que instauram o discurso direto entre eles, o que chamamos comumente de dilogo. Com o desenho dos atores, Patrick e Penetra, de presena recorrente no jornal, cria-se uma identidade na leitura e uma facilitao na compreenso do texto. A formalidade no traje cria uma expectativa de seriedade que sofre ruptura com a leitura do texto verbal e, por isso, intensifica a comicidade. Os dois interlocutores questionam o discurso de senso comum e de fundo moralista e chegam a uma concluso lgica. Pensando no enunciador pressuposto e no discurso produzido, interpreta-se uma ironia na pergunta E se eu no acreditar nele, poderei ento ser um escroto?, vista como uma sada implcita no conselho e uma possibilidade para a libertinagem do segundo sujeito. Sendo assim, as pessoas normais so as que acreditam em Deus e, por isso, podem agir desonestamente.
Fig. 2: Quadrado semitico da tirinha

No quadrado semitico acima, esto representadas duas categorias semnticas: os valores eufricos (positivos) relativos liberdade, designados pela crena e iseno de prticas consideradas boas, e valores disfricos (negativos) relativos opresso, designados pela no crena que sugerem a necessidade de boas aes compensatrias. Desse modo, os valores so sobremodalizados no discurso, pois os valores positivos recaem sobre ms aes, enquanto os valores negativos se ligam aos que tm boa conduta, apesar da no crena. A contradio levada pelo discurso absurdo em oposio ao discurso tradicional da igreja provoca o risvel como reao esperada do enunciatrio. Cabe lembrar que as relaes e as percepes dos valores so construdas no texto, sem uma referncia realidade, uma vez que a teoria semitica de base no referencial, ou seja, tem base imanentista.

66

Marques, Daniervelin Renata O humor Na Capa uma anlise semitica do discurso

Com essa crtica, podem-se delimitar dois objetivos pretendidos: o pragmtico e o cognitivo, do qual o primeiro depende (a compreenso do ataque atitude conformista e simplista dos que se acobertam sob a religio e se isentam de serem bons). Barthes5, citado por Pietroforte (2004: 12), fala da articulao entre imagem e palavra. Como diz o semilogo, toda imagem polissmica, implicando, subjacente aos seus significantes, uma cadeia flutuante de significados, dos quais o leitor pode escolher uns e ignorar outros. Quando entre palavra e imagem h uma relao complementar, que se resolve na totalidade da mensagem, como nos dilogos das histrias em quadrinhos, o verbal cumpre funo de etapa e o destinatrio, ento, que faz uma leitura restritiva e interpretativa do texto, como temos visto.

Fig. 3: Na Capa, nmero 12, 23 fev. 2006

Outro ator comum no jornal Na Capa o idoso. O destinatrio pode ser levado a reconhec-lo como detentor de experincia e, por isso, esperar um comportamento srio. com esse conhecimento e com sua ruptura, que o cmico alcanado. No primeiro quadro, o enunciador faz uso de um ditado popular para fazer uma pardia. As figuras usadas so a imagem de Deus, a f, a companhia Vale do Rio Doce e a velhinha, nossa interlocutora, que carregada de traos caricaturais (os culos, a curvatura da coluna, etc). Os temas recobertos por tais figuras so a religio e a questo ambiental. Podemos usar a definio de isotopia para ajudar na leitura dos sentidos do primeiro quadro. Segundo BARROS (2002: 124), a noo de isotopia conserva a idia de recorrncia de elementos lingsticos, redundncia que assegura a linha sintagmtica do discurso e responde por sua coerncia semntica. Segundo essa autora, h dois tipos de isotopias: a temtica e a figurativa. Na observao das imagens, percebe-se a isotopia da religio atravs do uso de

Cardernos de Letras da UFF Dossi: Literatura e humor, no 37, p. 61-68, 2 sem. 2008

67

uma idosa e da imagem de Deus no canto esquerdo que se conjugam na idia de f. Pela leitura do texto verbal, percebe-se o enfoque na ruptura de sentidos, pois, na mudana do ditado popular, h um acrscimo do prefixo re- ao verbo mover que concorda com a idia de devastao ambiental provocada pela empresa Vale do Rio Doce. Tal mudana sobressai ao sentido comum de remoo de dificuldade dado pela imagem de Deus e pelo ditado popular: A f move montanhas. Sendo assim, o lexema remover desencadeia uma segunda isotopia figurativa de desastre ambiental provocado pelo transporte de ferro, promovendo a leitura scio-ambiental de crtica. O destinatrio rel o discurso descobrindo seu fundo de crtica e abandonando o de f, apresentado apenas pelas imagens. Por isso, a figura da empresa sobremodaliza o tema de poder atribudo ao ser divino. No segundo quadro, as velhinhas e o globo constituem as figuras e o tema a aposentadoria. Mais uma vez o idoso usado pelo enunciador, que faz ligao entre um signo da cincia com a experincia humana para abordar a conhecida demora que as pessoas enfrentam para conseguir o benefcio da aposentadoria. O humor sugerido pelo contraste de tempos e tambm pela sugesto de que Deus no existe, pois Ele sumiu logo depois de criar o mundo. O enunciatrio pode interpretar assim: caso Ele estivesse presente, a questo do tempo no seria problema para os idosos se aposentarem. Nesse caso, preciso usar os elementos do discurso (expresso e contedo) como mecanismos, no isolados, mas sempre associados na produo dessa interpretao. Alguns textos foram explorados semioticamente como mostra de que possvel chegar a conhecimentos mais complexos sobre a construo do texto e de seus sentidos. Com essa abordagem, pretende-se defender o uso de tais estratgias e ferramentas da teoria para um ensino de carter mais ativo e til, j que, mesmo sem o uso das terminologias, pode-se utilizar as estratgias como um instrumento de conhecimento do professor antes de trabalhar qualquer texto em sala de aula. A concepo ampla de texto e um embasamento numa teoria do texto pelo docente podem significar um olhar mais aguado para vrios elementos e sua leitura mais crtica. Ressalta-se ainda o uso de textos humorsticos que explorem relaes crticas entre o verbal e as imagens como interessante e instigante material de estudo, uma vez que ele exige mais habilidades e pode tornar o ensino mais aprazvel.

68

Marques, Daniervelin Renata O humor Na Capa uma anlise semitica do discurso

LHUMOUR DANS LE MAGAZINE NA CAPA: UNE ANALYSE SMIOTIQUE DU DISCOURS


RSUM: la lumire de la smiotique franaise, fonde par Greimas, cette tude a pour but de mettre en lumire les stratgies qui produisent le sens dans des textes humoristiques du magazine en ligne Na Capa. Lanalyse des textes du numro 12 emploie quelques catgories des niveaux discursif et profond du parcours gnratif pour prsenter les textes syncrtiques dans la richesse de leurs relations, ce qui rvle leur utilit dans le processus denseignement/apprentissage. MOTS-CLS: smiotique franaise; effets dhumour; enseignement Recebido em: 13/07/2008 Aprovado em: 14/10/2008

You might also like