You are on page 1of 35

ANTEPROJETO DE AUTONOMIA DA PERCIA OFICIAL

DO ESTADO DO

RIO DE JANEIRO

ABRIL 2006

ANTEPROJETO DE LEI COMPLEMENTAR NO

Dispe sobre a criao da Percia Tcnico-Cientfica Oficial do Estado do Rio de Janeiro, estabelecendo suas normas gerais de organizao e funcionamento, e d outras providncias.

TTULO I DA PERCIA TCNICO-CIENTFICA OFICIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Art. 1 - A Percia Tcnico-Cientfica Oficial do Estado do Rio de Janeiro, representada pela sigla PTCO-RJ, criada nos termos do Artigo no 183, 5o da Constituio do Estado do Rio de Janeiro, fica organizada de acordo com o disposto nesta Lei Complementar. Art. 2 - A Percia Tcnico-Cientfica Oficial rgo tcnico e de pesquisa, de carter permanente da administrao direta do Estado, constituda pelo Instituto de Criminalstica Carlos boli, Instituto de Medicina Legal Afrnio Peixoto, Instituto de Pesquisa e Percias em Gentica Forense e Postos de Percias, subordinada ao Governador do Estado, vincula-se estrutura organizacional e oramentria da Secretaria de Estado de Segurana Pblica. Pargrafo nico - So princpios fundamentais da PTCO-RJ a indivisibilidade e a independncia funcional, administrativa e financeira. Art. 3 - Compete PTCO-RJ, atravs dos seus Peritos Criminais e Peritos Legistas, realizar, com exclusividade, estudos, pesquisas e exames periciais no Estado do Rio de Janeiro, definidos pelo Cdigo de Processo Penal. Art. 4 - So considerados Peritos Oficiais da PTCO-RJ, para fins de atendimento ao disposto no Cdigo de Processo Penal e demais casos, os Peritos Criminais e os Peritos Legistas selecionados por meio de Concurso Pblico de

provas ou provas e ttulos, com formao universitria e aprovados em curso de capacitao profissional. Art. 5 - Ficam diretamente subordinados ao Diretor Geral da Percia TcnicoCientfica Oficial: o Chefe de Gabinete; o Coordenador Administrativo; o Coordenador de Finanas e Oramento; o Coordenador de Auditoria e Corregedoria Geral; o Coordenador de Pesquisas; os Coordenadores Regionais de Percias; o Diretor do Instituto de Criminalstica Carlos boli; o Diretor do Instituto de Medicina Legal Afrnio Peixoto e o Diretor do Instituto de Pesquisa e Percias em Gentica Forense. Art. 6 - A PTCO-RJ ter como estrutura administrativa e organizacional os rgos elencados nesta Lei e outros criados para fins de suporte operacional. Art. 7 - Fica criado o Fundo de Percia Tcnico Cientfica Oficial FUNPTCO, com atribuio e fontes de recursos a serem definidos. 1o - Os recursos provenientes de 95% (noventa e cinco por cento) do FUNPTCO sero revertidos para atividades de pesquisas, treinamentos, compra de equipamentos e outros, necessrios ao desenvolvimento dos institutos da PTCO-RJ, com destinao e aplicao exclusiva. 2o - Os recursos provenientes de 5% (cinco por cento) do FUNPTCO sero revertidos e repassados, mensalmente, para a entidade representativa de classe dos peritos oficiais, devidamente registrada e habilitada, com a destinao exclusiva na aplicao em seguros de sade e de vida para seus associados, desde que integrantes do Quadro da Percia Tcnico-Cientfica Oficial (QPPTCO), e seus dependentes. 3o A regulamentao do FUNPTCO ocorrer num prazo de 90 (noventa) dias.

TTULO II DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E COMPETNCIAS

Art. 8 - A estrutura organizacional da Percia Tcnico-Cientfica Oficial, compreende: I - rgos Executivos e de Assessoramentos:
2

Gabinete do Diretor Geral da PTCO-RJ; Chefia de Gabinete da Diretoria Geral da PTCO-RJ; Coordenadoria Administrativa; Coordenadoria de Finanas e Oramento; Coordenadorias Regionais de Percias; Coordenadoria de Pesquisas; Coordenadoria de Auditoria e Corregedoria Geral; II - rgos Tcnicos Operacionais: Instituto de Criminalstica Carlos boli (ICCE); Instituto de Medicina Legal Afrnio Peixoto (IMLAP); Instituto de Pesquisa e Percias em Gentica Forense (IPPGF); Departamentos Periciais; Postos de Percias; III - rgos de Apoio Administrativo: Servio Geral de Recursos Humanos da PTCO-RJ; Servio Geral de Material e Zeladoria da PTCO-RJ; Servio Geral de Protocolo e Arquivo da PTCO-RJ; Servio Geral de Transporte da PTCO-RJ; Servio de Custdia de Materiais do Instituto de Criminalstica Carlos boli; Servio de Custdia de Materiais do Instituto de Medicina Legal Afrnio Peixoto;

Servio de Custdia de Materiais do Instituto de Pesquisa e Percias em Gentica Forense. Pargrafo nico - Os rgos de Apoio Administrativo dos Institutos e Postos de Percias devero ser estipulados de acordo com anlise das demandas de servios dessas unidades. IV - rgo de Assessoramento. V - Conselho Consultivo e Deliberativo.

Captulo I DOS RGOS EXECUTIVOS E DE ASSESSORAMENTO

Art. 9 - Chefia de Gabinete compete apoiar, secretariar e assessorar o Diretor Geral da PTCO-RJ no desempenho de suas atividades, organizando a pauta de suas audincias, alm de outras atribuies que lhe forem conferidas. Art. 10 - Coordenadoria Administrativa compete a coordenao e integrao geral das atividades administrativas, bem como substituir o Diretor Geral da PTCO-RJ em seus impedimentos temporrios. Art. 11 - Coordenadoria de Finanas e Oramento compete a execuo oramentria, o gerenciamento financeiro e de pagadoria e o controle e encaminhamento de verbas a todos os rgos da PTCO-RJ. Art. 12 - s Coordenadorias Regionais de Percias compete estabelecer as diretrizes de desenvolvimento, criao e implantao de programas e projetos em Postos de Percias do interior, bem como a articulao e integrao dos Postos de Percias Criminal e Mdico-Legal em cada uma das regies do Estado do Rio de Janeiro, excetuando-se a rea da capital e regio metropolitana. Art. 13 - Coordenadoria de Pesquisas compete administrar e coordenar pesquisas e experincias no mbito da Criminalstica, Medicina Legal, Odontologia Legal e Gentica Forense, objetivando o aprimoramento e embasamento tcnico e cientfico para a elaborao da prova material, respeitando a
4

legislao vigente, bem como elaborar controles estatsticos de procedimentos periciais. Art. 14 - Coordenadoria de Auditoria e Corregedoria Geral compete prestar assistncia ao Diretor Geral da PTCO-RJ nos assuntos de correio, auditorias internas, estudo, planejamento, controle e execuo nos assuntos de correio, fiscalizar o correto procedimento administrativo e operacional dos setores, receber e apurar queixas ou denncias, alm de desempenhar outras atribuies que lhe forem conferidas.

Captulo II DOS RGOS TCNICOS OPERACIONAIS

Art. 15 - Ao Instituto de Criminalstica Carlos boli compete: I - realizar, com exclusividade, todas as percias no mbito da Criminalstica no Estado do Rio de Janeiro, exceto as da rea federal, emitindo os respectivos laudos e pareceres, alm de realizar pesquisas nos diferentes campos da Criminalstica; II - o uso exclusivo da denominao Percia Criminal Estadual, da qual se origina juridicamente a nomenclatura de Perito Criminal. Pargrafo nico - A exclusividade deste artigo se estende apenas s Coordenadorias Regionais e Postos de Percias da PTCO-RJ que efetuarem exames periciais na rea criminal, atravs de Peritos Criminais Oficiais. Art. 16 - Ao Instituto Mdico-Legal Afrnio Peixoto compete: I - realizar, com exclusividade, todas as percias no campo da Medicina Legal e Odontologia Legal no Estado do Rio de Janeiro, emitindo os respectivos laudos e pareceres, alm de realizar pesquisas nos diferentes campos da Medicina Legal e Odontologia Legal; II - o uso exclusivo das denominaes Percia Mdico-Legal e Odontologia Legal. Pargrafo nico - A exclusividade deste artigo se estende apenas s Coordenadorias Regionais e Postos de Percias da PTCO-RJ que efetuarem exames
5

periciais na rea de Medicina Legal e Odontologia Legal, atravs de Peritos Legistas Oficiais. Art. 17 - Ao Instituto de Pesquisa e Percias em Gentica Forense compete realizar, com exclusividade, todas as percias em Gentica Forense no Estado do Rio de Janeiro, emitindo os respectivos laudos e pareceres, alm de realizar pesquisas relacionadas gentica nos diferentes campos da Criminalstica e Medicina Legal. Pargrafo nico - A exclusividade deste artigo se estende apenas s Coordenadorias Regionais e Postos de Percias da PTCO-RJ que efetuarem exames periciais na rea da Gentica Forense no campo da Criminalstica e Medicina Legal, atravs de Peritos Criminais e Peritos Legistas Oficiais. Art. 18 - Passam a ter a denominao de Departamento todos os Servios Tcnicos Periciais que integravam o ordenamento anterior dos Institutos. 1o - Os Departamentos que produzem exames e laudos de Criminalstica ficam diretamente subordinados ao Diretor do Instituto de Criminalstica Carlos boli. 2o - Os Departamentos que produzem exames e laudos de Medicina Legal e de Odontologia Legal ficam diretamente subordinados ao Diretor do Instituto Mdico-Legal Afrnio Peixoto. 3o - Os Departamentos que produzem exames e laudos de Gentica Forense ficam diretamente subordinados ao Diretor do Instituto de Pesquisa e Percias em Gentica Forense. Art. 19 - Aos Postos de Percias compete o controle e execuo operacional dos servios periciais instalados fora da capital e regio metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, estando diretamente subordinados s Coordenadorias Regionais. 1o - As regies em que se instalaro os Postos de Percias sero definidas com base nas demandas de exames periciais das diferentes regies do Estado do Rio de Janeiro. 2o - Os Postos de Percias podero ser divididos em servios especializados no mbito das Percias Criminais e no mbito das Percias da Medicina Legal, de acordo com as necessidades da regio em que forem implantados.

3o - Os Postos de Percias no podero estar instalados dentro de delegacias de polcia ou de cemitrios, cabendo ao Poder Executivo providenciar, num prazo mximo de 2 (dois) anos, as transferncias dos que no se enquadrarem aos termos desta Lei. 4o - Os Postos de Percias contaro com rgos de Apoio Administrativo suficientes s suas atividades.

Captulo III DOS RGOS DE APOIO ADMINISTRATIVO

Art. 20 - Os rgos de Apoio Administrativo se destinam a dar suporte aos servios burocrticos, de manuteno e conservao do acervo de todos os rgos da Percia Tcnico-Cientfica Oficial.

Captulo IV DO RGO DE ASSESSORAMENTO

Art. 21 - Ficam institudos os assessoramentos especiais Jurdicos, de Planejamento e Comunicao Social, ligados ao Diretor Geral da PTCO-RJ. 1o - Os cargos de assessoramentos especiais sero de confiana e levaro em considerao o notvel saber na rea a que se destinam. 2o - O Poder Pblico, atravs de Decreto, definir as formas e quantitativo de assessoramentos institudos nesta Lei, num prazo de 90 (noventa) dias. Art. 22 - O Assessor Jurdico da PTCO-RJ dever possuir inscrio no rgo de classe, OAB-RJ, tendo por atribuio: I representar, de modo judicial e extrajudicial, de maneira externa e interna, a PTCO-RJ;

II - prestar assistncia jurdica ao perito oficial do QPPTCO, em processos de natureza criminal ou civil, no qual o mesmo estiver envolvido por fato decorrente de sua atividade funcional; III - prestar consultoria jurdica organizao, dar pareceres e examinar anteprojetos; IV - auxiliar e fornecer subsdios jurisprudenciais e legislativos Direo Geral da PTCO-RJ; V - manter atualizado o repositrio jurdico, legislativo e doutrinrio de interesse da PTCO-RJ.

Captulo V DO CONSELHO CONSULTIVO E DELIBERATIVO

Art. 23 - O Conselho Consultivo e Deliberativo rgo de deciso colegiada da Percia Tcnico-Cientfica Oficial e tem como finalidade assessorar a direo nas questes administrativas e deliberativas relevantes, e nas definidas por esta Lei. Art. 24 - O Conselho Consultivo e Deliberativo ser composto pelo Diretor Geral da PTCO-RJ, por 3 (trs) Peritos Criminais e 3 (trs) Peritos Legistas do QPPTCO, eleitos mediante voto direto secreto por um perodo de 2 (dois) anos, permitida a reconduo de seus componentes. 1o - Juntamente com os membros efetivos, e no mesmo processo, sero eleitos por vinculao 6 (seis) suplentes, sendo 3 (trs) Peritos Criminais e 3 (trs) Peritos Legistas. 2o - So requisitos bsicos do candidato a conselheiro o mnimo de 5 (cinco) anos de nomeao e efetiva atuao na carreira pericial, bem como no estar concorrendo ao cargo de Diretor Geral da Percia Tcnico-Cientfica na mesma eleio, incluindo os seus suplentes. 3o - A eleio dos membros efetivos do Conselho realizar-se- concomitantemente com a eleio do Diretor Geral da PTCO-RJ.

4o - Os membros suplentes sero indicados pelos candidatos a membros efetivos no ato de inscrio de suas candidaturas, ficando vinculados aos mesmos na eleio. 5o - A eleio dos membros efetivos implicar, automaticamente, a eleio dos suplentes por eles indicados. 6o - Sero considerados eleitos como membros efetivos do Conselho na condio de Perito Criminal o candidato mais votado, o que obtiver o segundo maior nmero de votos e o que obtiver o terceiro maior nmero de votos. 7o - Sero considerados eleitos como membros efetivos do Conselho na condio de Perito Legista o candidato mais votado, o que obtiver o segundo maior nmero de votos e o que obtiver o terceiro maior nmero de votos. 8o - Ao membro eleito do Conselho e ao seu suplente ser assegurado o direito de escolha de sua lotao, e, no perodo em que estiverem exercendo seus mandatos s podero ser transferidos com a sua aquiescncia. Art. 25 - O Conselho reunir-se- uma vez por ms ou extraordinariamente por convocao do Diretor Geral da PTCO-RJ, devendo, para isso, haver divulgao prvia com a antecedncia mnima de 5 (cinco) dias. Art. 26 - O Diretor Geral da Percia Tcnico-Cientfica presidir o Conselho e ter direito a 1 (um) voto como membro, sendo as deliberaes do Conselho tomadas por maioria simples de votos. Art. 27 - Ao Conselho Consultivo e Deliberativo compete: I - apreciar planos e programas de investimentos da PTCO-RJ, ajustando-os s dotaes oramentrias do Governo; II - propor tabela de emolumentos para servios realizados pelos rgos da PTCO-RJ, onde couberem; III - deliberar sobre contratos, convnios e acordos com universidades e outros centros de estudos e pesquisas cientficas; IV - emitir parecer sobre a aquisio, doao, locao e alienao dos bens integrantes da PTCO-RJ, de acordo com a Lei em vigor; V - atualizar e organizar as listas de promoo por antigidade ou por merecimento;
9

VI - aprovar a lista anual de antigidade, bem como avaliar os recursos interpostos pelos interessados; VII - elaborar critrios para a ascenso profissional por merecimento para todas as carreiras da PTCO-RJ; VIII - organizar os concursos para provimentos de cargos da PTCO-RJ; IX - organizar cursos de formao e capacitao para a PTCO-RJ; X - propor sistemas de qualidade visando ao melhor desempenho das atividades periciais; XI - propor a regulamentao de procedimentos periciais com o propsito de estabelecer critrios a serem observados nos exames periciais; XII - emitir parecer sobre outros assuntos administrativos, submetidos pelo Diretor Geral da PTCO-RJ; XIII - avaliar os recursos sobre as transferncias dos peritos; XIV - estabelecer normas de procedimentos para questes ticas relacionadas ao exerccio da atividade pericial, bem como arbitrar, em primeira instncia administrativa, os conflitos e infraes advindos do desrespeito a estas normas estabelecidas; XV - elaborar o regimento interno da PTCO-RJ.

TTULO III DOS CARGOS DE DIREO

Art. 28 - O Diretor Geral da PTCO-RJ o mais alto cargo na hierarquia da Percia Tcnico-Cientfica Oficial, ocupado exclusivamente por Perito Oficial do Quadro Permanente da Percia Tcnico-Cientfica Oficial. Art. 29 - Ao Diretor Geral compete: I - dirigir, gerir e representar a PTCO-RJ no Estado do Rio de Janeiro;
10

II - assessorar o Poder Executivo e o Secretrio de Segurana Pblica e colaborar com servios de Estado em assuntos periciais tcnico-cientficos; III - administrar a PTCO-RJ em consonncia com as normas da Administrao Pblica Estadual; IV - atender s solicitaes e convocaes de rgos competentes para solicitaes de exames periciais; V - convocar e presidir as reunies do Conselho Consultivo e Deliberativo; VI - submeter ao Conselho Consultivo e Deliberativo, para apreciao, a programao a ser executada pela PTCO-RJ, a proposta oramentria anual e as alteraes e ajustes necessrios; VII - submeter ao Conselho Consultivo e Deliberativo, para apreciao, matria administrativa e organizacional da PTCO-RJ que seja de interesse do rgo; VIII - chancelar convnios, contratos e atos administrativos aps apreciao do Conselho Consultivo e Deliberativo; IX - encaminhar expediente para nomeao, promoo, exonerao ou aposentadoria no QPPTCO; X - baixar atos de lotao e designao dos membros da Percia Oficial, bem como remov-los de sua lotao para outra, no interesse do servio; XI - promover a abertura dos concursos para provimento dos cargos efetivos da Percia Oficial, nos termos desta Lei; XII - fazer publicar, anualmente, a lista de antigidade dos membros da PTCO-RJ; XIII - aplicar penas disciplinares aos membros do QPPTCO; XIV - dirimir conflitos e dvidas de atribuies entre os rgos da PTCO-RJ, ouvido o Conselho Consultivo e Deliberativo; XV requisitar, dos rgos da Administrao Pblica, documentos, exames, diligncias e esclarecimentos necessrios atuao da PTCO-RJ;
11

XVI - promover a integrao operacional da PTCO-RJ com outros rgos da Administrao Pblica; XVII - implantar sistemas de qualidade propostos pelo Conselho Consultivo e Deliberativo; XVIII - propor a criao e extino de Postos de Percias; XIX - criar e extinguir servios de apoio administrativo de acordo com as necessidades operacionais da PTCO-RJ; XX - delegar as atribuies definidas neste artigo, de sua competncia privativa; XXI - desempenhar atividades extras determinadas pelo Poder Executivo, nos limites de sua competncia constitucional e legal; XXII - deliberar sobre os casos omissos e sobre quaisquer outros de interesse da PTCO-RJ, respeitados os do Conselho Consultivo e Deliberativo. Art. 30 - O Diretor Geral da PTCO-RJ ser indicado atravs de lista trplice, entre Peritos Criminais e Peritos Legistas do QPPTCO, para mandato de 2 (dois) anos, tendo, como requisito bsico para sua candidatura, possuir, no mnimo, 5 (cinco) anos de nomeao e efetiva atuao na carreira pericial, sendo permitida a sua reconduo ao trmino do mandato, desde que se enquadre nos critrios da lista trplice definidos nesta Lei. 1 - Os integrantes da lista trplice a que se refere este artigo, sero os 3 (trs) Peritos Criminais e/ou Peritos Legistas mais votados, em eleio realizada para essa finalidade, mediante voto direto, secreto e obrigatrio de todos os Peritos Criminais e Peritos Legistas do quadro ativo das carreiras. 2 - O Diretor Geral da PTCO-RJ, em ato colegiado, com a assistncia do Conselho Consultivo e Deliberativo, baixar normas regulamentadoras do processo eleitoral 90 (noventa) dias antes da data prevista para o trmino dos seus mandatos. 3 - Encerrada a votao, proceder-se- apurao, ao trmino da qual, a lista trplice ser encaminhada imediatamente ao Governador do Estado para a avaliao, escolha e nomeao. 4 - O cargo de Diretor Geral da PTCO-RJ ser exercido mediante provimento em comisso.
12

Art. 31 - O Chefe de Gabinete, o Coordenador Administrativo, o Coordenador de Finanas e Oramento, o Coordenador de Auditoria e Corregedoria Geral, o Coordenador de Pesquisas e os Coordenadores Regionais exercero suas atividades mediante provimento em comisso, sendo indicados pelo Diretor Geral da PTCO-RJ, com o requisito bsico de terem, no mnimo, 5 (cinco) anos de nomeao e efetiva atuao, na carreira pericial, nas categorias de Perito Criminal ou Perito Legista do QPPTCO. Art. 32 - O cargo de Diretor do Instituto de Criminalstica Carlos boli privativo de Perito Criminal, de indicao do Diretor Geral da PTCO-RJ, sendo exercido mediante provimento em comisso e tendo como requisito bsico o mnimo de 5 (cinco) anos de nomeao e efetiva atuao na carreira pericial. Art. 33 - O cargo de Diretor do Instituto de Medicina Legal Afrnio Peixoto privativo de Perito Legista com formao em Medicina, de indicao do Diretor Geral da PTCO-RJ, sendo exercido mediante provimento em comisso e tendo como requisito bsico o mnimo de 5 (cinco) anos de nomeao e efetiva atuao na carreira pericial. Art. 34 - O cargo de Diretor do Instituto de Pesquisa e Percias em Gentica Forense privativo de Perito Criminal ou Perito Legista, de indicao do Diretor Geral da PTCO-RJ, devendo ser preenchido por integrante das categorias de Perito Criminal ou Perito Legista do QPPTCO, sendo exercido mediante provimento em comisso e tendo como requisito bsico o mnimo de 5 (cinco) anos de nomeao e efetiva atuao na carreira pericial. Art. 35 - Os cargos de chefias dos rgos diretamente ligados aos Institutos e Postos de Percias sero de indicao dos seus respectivos Diretores ou Coordenadores, mediante provimentos de comisses.

TTULO IV DA ESTRUTURA DE CARREIRA

Art. 36 - O Quadro Permanente da Percia Tcnico-Cientfica Oficial (QPPTCO) passa a ser integrado pelos seguintes Grupos e Classes, conforme o previsto no Anexo I desta Lei: GRUPO I: Peritos Oficiais;
13

GRUPO II: Apoio Tcnico-Operacional; GRUPO III: Apoio Administrativo. Art. 37 - Integram o Grupo I os Peritos Criminais e Peritos Legistas. Art. 38 - Integram o Grupo II os Auxiliares de Percia Criminal e Auxiliares de Percia Mdico-Legal. Art. 39 - Integram o Grupo III os Agentes Administrativos.

Captulo I DA JORNADA DE TRABALHO

Art. 40 - A carga horria de trabalho dos servidores do Grupo I (Peritos Oficiais) ser de 40 (quarenta) horas semanais, incluindo o tempo necessrio para a confeco dos laudos e pareceres. Art. 41 - A carga horria de trabalho dos servidores do Grupo II (Apoio Tcnico-Operacional), ser de 40 (quarenta) horas semanais. Art. 42 - A carga horria de trabalho dos servidores do Grupo III (Apoio Administrativo) ser de 40 (quarenta) horas semanais, com jornada de 8 (oito) horas dirias. Art. 43 - A atividade pericial sujeita-se prestao de servios em condies adversas de segurana, escalas de plantes e chamadas extraordinrias a qualquer dia e hora, desde que justificada a necessidade. 1o - Como escala de planto, entende-se a jornada de trabalho, que, pela natureza de suas atribuies, exija a convocao dos trabalhos de servidores, com finalidade de manter o funcionamento das atividades que devem ser exercidas em carter ininterrupto e diuturno de 24 (vinte e quatro) horas/dia, incluindo sbados, domingos, dias santos e feriados. 2o - As escalas de planto sero elaboradas pelo Servio de Recursos Humanos dos Institutos, segundo os parmetros previstos em regulamento.
14

3o - Para os fins de controle, acompanhamento, avaliao e transparncia, trimestralmente, a Coordenadoria Administrativa da PTCO-RJ dever baixar portaria contendo a relao nominal dos servidores escalados para planto.

Captulo II DOS VENCIMENTOS E VANTAGENS Art. 44 - Os servidores da Percia Tcnico-Cientfica Oficial percebero, mensalmente, mantendo-se a paridade entre ativos e inativos, alm de outras vantagens previstas em Lei: I Vencimento bsico; II Adicional de Atividade Perigosa; III Gratificao de Atividade Tcnico-Cientfica de Percia Oficial; IV Adicional de Jornada Especial; V Adicional de Insalubridade. Art. 45 - devido o Adicional de Atividade Perigosa aos integrantes do Grupo I (Peritos Oficiais) e Grupo II (Apoio Tcnico-Operacional), no percentual mensal de 230% (duzentos e trinta por cento) do vencimento bsico. Art. 46 - Os servidores integrantes do Grupo I (Peritos Oficiais) tero gratificaes mensais especficas por Atividade Tcnico-Cientfica de Percia Oficial, no percentual de 200% (duzentos por cento) do vencimento bsico. Art. 47 - devido o Adicional de Jornada Especial, no percentual de 25% (vinte e cinco por cento) do vencimento bsico, aos integrantes do Grupo I (Peritos Oficiais) e Grupo II (Apoio Tcnico-Operacional), que prestarem servio em regime de planto e em horrio compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte. Pargrafo nico - Caber ao Servio de Recursos Humanos dos Institutos e Coordenadoria de Finanas e Oramento a perfeita observncia do disposto neste artigo, acompanhando a movimentao interna do servidor ou servidores que recebam o referido adicional, extinguindo a aplicao deste quando extinto o fato gerador que lhe deu ensejo.
15

Art. 48 - devido o Adicional de Insalubridade aos integrantes do Grupo I (Peritos Oficiais), Grupo II (Apoio Tcnico-Operacional) e Grupo III (Apoio Administrativo), conforme legislao em vigor. Art. 49 - Os vencimentos bsicos dos servidores da PTCO-RJ, que tratam o art. 44, art. 45, art. 46 e art. 47, so fixados em valores constantes na tabela do Anexo II desta Lei. Art. 50 - Os trinios incidiro sobre todos os itens constantes no art. 44 desta Lei. Art. 51 - As gratificaes dos cargos comissionados dos servidores da PTCORJ, so fixadas conforme valores constantes na tabela do Anexo IV desta Lei. Art. 52 - Os servidores da PTCO-RJ, em atividade faro jus, mensalmente, a 20 (vinte) unidades de ticket alimentao ou assemelhado, no valor unitrio de R$ 12,00 (doze reais), reajustveis anualmente, na mesma proporo da inflao no ano anterior.

Captulo III DOS CARGOS

Art. 53 - O Grupo I ser integrado por 800 (oitocentos) Peritos Criminais e 800 (oitocentos) Peritos Legistas; o Grupo II por 500 (quinhentos) Auxiliares de Percia Criminal e 500 (quinhentos) Auxiliares de Percia Mdico-Legal; o Grupo III por 600 (seiscentos) Agentes Administrativos. Art. 54 - Atribuies genricas dos cargos da Percia Tcnico-Cientfica Oficial: PERITO CRIMINAL Exercer atividades de nvel superior, compreendendo superviso, planejamento, coordenao e controle, envolvendo a execuo de Percias Criminais em geral, observando as devidas formalidades legais bem como o estabelecimento de novas tcnicas e procedimentos de trabalho, em qualquer rgo da PTCO-RJ;
16

Empregar, nos locais de exames periciais, as tcnicas necessrias para a pesquisa e levantamento de vestgios, como materiais biolgicos, substncias qumicas, objetos diversos e impresses papiloscpicas; Exercer atividades de pesquisa, orientao e organizao de trabalhos tcnicos e cientficos relacionados com a Criminalstica; Exercer atividades de comando, coordenao e planejamento de programas, planos, projetos, realizaes, assessoramento e auditagem; Exercer atividades de direo dos setores e do mais alto nvel da hierarquia da administrao da PTCO-RJ; Exercer outras atividades que forem definidas por Lei, regulamento ou resoluo, pertinentes atividade pericial criminal.

PERITO LEGISTA Exercer atividade de nvel superior, compreendendo superviso, planejamento, coordenao e controle, envolvendo a execuo de Percias de Medicina Legal e Odontologia Legal em geral, observando as devidas formalidades legais bem como o estabelecimento de novas tcnicas e procedimentos de trabalho, em qualquer rgo da PTCO-RJ; Exercer atividades de pesquisa, orientao e organizao de trabalhos tcnicos e cientficos relacionados com a Medicina Legal e Odontologia Legal; Exercer atividades de comando, coordenao e planejamento de programas, planos, projetos, realizaes, assessoramento e auditagem; Exercer atividades de direo dos setores e do mais alto nvel da hierarquia da administrao da PTCO-RJ; Exercer outras atividades que forem definidas por Lei, regulamento ou resoluo, pertinentes atividade pericial de Medicina Legal ou Odontologia Legal.

AUXILIAR DE PERCIA CRIMINAL Efetuar, em exame de local de morte violenta, a manipulao de cadveres, atravs da superviso e orientao de Perito Criminal, e a manipulao de materiais pertinentes aos exames periciais internos e externos, por orientao e superviso de Perito Criminal; exercer trabalhos laboratoriais relativos a determinaes de natureza repetitiva, sob a superviso e orientao de Perito Criminal, de dosagens e anlises em geral, limpeza e preparao de laboratrio; exercer trabalhos relacionados com a produo de fotografias, inclusive reprodues e ampliaes, em locais de infraes penais, e onde quer que se faa necessrio o emprego de tcnica fotogrfica; exercer atividades de natureza repetitiva relacionada com a conduo de veculos automotores ligados
17

PTCO-RJ, no transporte de peritos a locais de exames, no transporte de expedientes e outros servios em que se faa necessrio o deslocamento de servidores no exerccio de suas funes, bem como a conservao do veculo que estiver sob sua guarda.

AUXILIAR DE PERCIA MDICO-LEGAL Operar radiografias em vivo e em cadver, para localizao de projtil de arma de fogo ou outros, bem como tcnicas histolgicas e hematolgicas; zelar pelo instrumento tcnico e cientfico dos laboratrios periciais, encarregandose de sua preparao e assepsia para exame geral; exercer atividades de natureza repetitiva relativa execuo de trabalhos operacionais complementares na rea de anatomopatologia, abrangendo a realizao de necropsia e dissecao de cadveres, sob a superviso direta de Perito Legista, bem como conservao do material tcnico, em qualquer rgo de Medicina Legal da PTCO-RJ; exercer atividade de natureza repetitiva relacionada com a remoo e asseio de cadveres, limpeza e conservao de necrotrios, em qualquer rgo de Medicina Legal da PTCO-RJ; exercer atividades de natureza repetitiva relacionada com a conduo de veculos automotores ligados a PTCO-RJ, no transporte de peritos a locais de exames, em transporte de expedientes e outros servios em que se faa necessrio o deslocamento de servidores no exerccio de suas funes, bem como a conservao do veculo que tiver sob sua guarda.

AGENTE ADMINISTRATIVO Exercer atividade repetitiva relacionada com servios burocrticos de escritrio, arquivamento, entrega de documentos, expedientes e outros que se fizerem necessrios para o funcionamento dos rgos da PTCO-RJ, no qualificados como de natureza tcnica.

Captulo IV DO INGRESSO NA CARREIRA

Art. 55 - O ingresso no Quadro Permanente da Percia Tcnico-Cientfica Oficial (QPPTCO) far-se- mediante concurso pblico de provas ou provas e ttulos, em duas etapas:
18

I - provas de conhecimento, exame psicotcnico, exame mdico e prova de capacidade fsica; II - curso de formao profissional, com aprovao e apurao de freqncia, aproveitamento e conceito. 1o - O candidato ser submetido prova de investigao social, que poder estender-se at a homologao do concurso, considerando-se os seus antecedentes criminais, sociais, familiares, sua conduta e conceito no curso de formao profissional. 2o - Os candidatos aprovados na primeira fase do concurso pblico sero matriculados no curso de formao profissional, observada a ordem de classificao e o nmero de vagas fixados no edital. 3o - Sero nomeados para as vagas fixadas no edital os candidatos que forem habilitados em todas as fases do concurso pblico, observada a ordem de classificao da 2a fase. Art. 56 - Ser exigido do candidato, para ingresso no Quadro Permanente da Percia Tcnico-Cientfica Oficial, alm dos requisitos previstos nesta Lei, possuir documento de comprovao do grau de escolaridade, por ocasio da Inscrio no Concurso Pblico: I - Perito Criminal - diploma de nvel superior, grau mnimo bacharelado, em Engenharia, Cincias Biolgicas, Fonoaudiologia, Veterinria, Fsica, Qumica, Farmcia, Cincias Contbeis ou Informtica, devidamente registrado no rgo fiscalizador da profisso; II - Perito Legista - diploma de nvel superior em Medicina, Odontologia ou Farmcia, devidamente registrado no rgo fiscalizador da profisso; III - Auxiliar de Percia Criminal - certificado de concluso do ensino mdio (ou equivalente) ou ensino mdio com habilitao tcnica inerente ao cargo, alm de Carteira Nacional de Habilitao para conduo de veculos automotores; IV - Auxiliar de Percia Mdico-Legal - certificado de concluso do ensino mdio (ou equivalente) ou ensino mdio com habilitao tcnica inerente ao cargo, alm de Carteira Nacional de Habilitao para conduo de veculos automotores;
19

VIII - Agente Administrativo - certificado de concluso do ensino mdio ou equivalente, devidamente registrado. Pargrafo nico - Nos casos de habilitao tcnica, o Edital do Concurso para os cargos de Auxiliar de Percia Criminal e Auxiliar de Percia Mdico-Legal definir os cursos tcnicos concorrentes, de acordo com as necessidades dos rgos periciais. Art. 57 - Aps o Ato de Investidura, a primeira lotao do servidor da PTCORJ ser, preferencialmente, no interior do Estado ou nos Municpios da Baixada Fluminense. Art. 58 - Dever ser aberto concurso pblico para ingresso em cada uma das carreiras do QPPTCO, sempre que houver vacncia, por aposentadoria ou exonerao dos funcionrios, correspondente a 15% (quinze por cento) do efetivo de cada uma das carreiras do QPPTCO. Pargrafo nico - O concurso pblico poder ser realizado a critrio da convenincia da Administrao Pblica, mesmo quando a vacncia de cargos for inferior a 15% (quinze por cento) do efetivo de cada uma das carreiras do QPPTCO.

Captulo V DA PROGRESSO FUNCIONAL

Art. 59 - As promoes far-se-o pelos critrios de merecimento ou antigidade, e realizar-se-o uma vez por ano, no dia 4 (quatro) de dezembro, Dia Nacional do Perito, observada a progresso disposta no Anexo III desta Lei. Art. 60 - O Conselho Consultivo e Deliberativo regulamentar as promoes por merecimento obedecendo aos interstcios mnimos previstos no Anexo III desta Lei.

20

TTULO V DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS

Art. 61 - Os atuais ocupantes dos cargos de Peritos Criminais e Peritos Legistas do quadro da Polcia Civil do Estado do Rio de Janeiro passaro a integrar o Quadro da Percia Tcnico-Cientfica Oficial, no Grupo I - Peritos Oficiais. 1o - Para efeito de enquadramento, os Peritos Criminais e Peritos Legistas sero integrados pela seguinte linha de concorrncia: I - o cargo de Perito Criminal de 1a Classe, ao cargo de igual denominao e classe contido no quadro do Anexo I desta Lei; II - o cargo de Perito Criminal de 2a Classe, ao cargo de igual denominao e classe contido no quadro do Anexo I desta Lei; III - o Cargo de Perito Criminal de 3a Classe, ao cargo de igual denominao e classe contido no quadro do Anexo I desta Lei; IV - o Cargo de Perito Legista de 1a Classe, ao cargo de igual denominao e classe contido no quadro do Anexo I desta Lei; V - o Cargo de Perito Legista de 2a Classe, ao cargo de igual denominao e classe contido no quadro do Anexo I desta Lei; VI - o Cargo de Perito Legista de 3a Classe, ao cargo de igual denominao e classe contido no quadro do Anexo I desta Lei. 2o - A linha de concorrncia deste enquadramento estende-se aos inativos. 3o - Aos servidores ativos, ocupantes dos cargos e classes da presente Lei, que estiverem em exerccio na data de sua promulgao, e possurem tempo de interstcio necessrio segundo o Anexo III desta Lei, ser concedida a promoo classe imediatamente superior. Art. 62 - Os servidores da Polcia Civil (Tcnico Policial de Necropsia, Auxiliar Policial de Necropsia, Inspetor de Polcia, Oficial de Cartrio Policial e Investigador Policial) que prestavam servio aos rgos e dependncias periciais do antigo ordenamento podero desempenhar suas atividades na PTCO-RJ, em carter temporrio, sem perderem quaisquer direitos de suas condies de policiais civis, at que o quadro prprio criado nesta Lei seja preenchido.
21

1o - O Poder Executivo fica encarregado de manter nmero suficiente de servidores disposio da PTCO-RJ, a fim de assegurar a manuteno das atividades tcnicas e administrativas da Percia Oficial. 2o - medida que for preenchido o quadro de servidores do Grupo II (Auxiliares de Percia Criminal e Auxiliares de Percia Mdico-Legal) e Grupo III (Apoio Administrativo) da PTCO-RJ, sendo possvel a dispensa dos servidores da Polcia Civil, estes sero reconduzidos s suas atividades dentro da estrutura da Polcia Judiciria. Art. 63 - A atividade pericial considerada, para todos os seus efeitos, uma atividade de natureza tcnica especializada e operacionalmente penosa, perigosa e insalubre. Art. 64 - Fica assegurada aos servidores do Grupo I (Peritos Oficiais) e Grupo II (Apoio Tcnico-Operacional) a aposentadoria especial segundo legislao em vigor. Art. 65 - Ao servidor do Quadro Permanente da Percia Tcnico-Cientfica Oficial, pertencente ao Grupo I (Peritos Oficiais) ou Grupo II (Apoio TcnicoOperacional), ser concedido porte permanente de arma visando ao pleno exerccio de sua atividade penosa, perigosa e insalubre, garantindo-lhe sua integridade fsica decorrente do cargo que ocupa. 1o - O fornecimento e a fiscalizao do armamento e munio a servio da Percia Tcnico-Cientfica Oficial, ficaro a cargo da Polcia Civil do Estado do Rio de Janeiro. 2o - Permanecero acautelados o armamento e munio atualmente em posse dos servidores do quadro da Polcia Civil do Estado do Rio de Janeiro que passaro a integrar o Quadro da Percia Tcnico-Cientfica Oficial. 3o - Aos servidores aposentados do Grupo I (Peritos Oficiais) e Grupo II (Apoio Tcnico-Operacional) assegurado, em razo das funes que exerceram, o porte de arma. Art. 66 - Os Peritos Criminais e Peritos Legistas que tiverem lotao de 5 (cinco) anos ininterruptos ou mais, em um mesmo setor tcnico, s podero ser transferidos daquele setor por vontade prpria ou por necessidade extrema do servio, justificada e fundamentada no ato de sua transferncia, cabendo recurso com exposio de motivos do transferido.
22

1o - O recurso citado neste artigo ser avaliado pelo Conselho Consultivo e Deliberativo, que emitir parecer em no mximo 30 (trinta) dias, a contar da data em que o recurso foi protocolado. 2o - Havendo recurso, a transferncia ficar suspensa at a manifestao final do Conselho Consultivo e Deliberativo. Art. 67 - Os servios burocrticos, de escritrio, de limpeza e outros no especializados, que no interfiram na cadeia de custdia de materiais, podero ser prestados por mo-de-obra terceirizada, desde que previamente autorizado pelo Poder Executivo. Art. 68 - O servio de segurana externa e patrimonial da sede da PTCO-RJ, de seus Institutos, Postos de Percias e demais dependncias ser prestado por contingente da Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro ou por empresa de segurana privada, a critrio do Poder Executivo. Art. 69 - Fica transferido para a Percia Tcnico-Cientfica Oficial todo o acervo, os bens mveis e imveis, alm daqueles disposio do Instituto de Criminalstica Carlos boli, do Instituto de Medicina Legal Afrnio Peixoto, do Instituto de Pesquisa e Percias em Gentica Forense, dos Postos de Percia e dos Postos de Polcia Tcnico-Cientfica referentes s atividades de Percia Criminal e Mdico-Legal. Pargrafo nico - A transferncia dos bens previstos neste artigo se dar aps a identificao e inventrio dos bens mveis, equipamentos e imveis, o que ser feito por comisso designada pelo Secretrio de Segurana Pblica com essa finalidade, composta obrigatoriamente, por peritos oficias, com a participao da Secretaria de Estado de Administrao e Reestruturao, cujo relatrio final dever ser aprovado pelo titular da Secretaria de Segurana Pblica. Art. 70 - Percia Tcnico-Cientfica Oficial compete a elaborao da sua proposta oramentria, bem como a respectiva execuo financeira, nos termos da Lei de Diretrizes Oramentrias. 1o - A proposta oramentria da PTCO-RJ dever contemplar individualmente as rubricas de investimentos e custeio dos respectivos Institutos, Postos de Percias e demais rgos, detalhando as aplicaes a que se destinam. 2o - As despesas decorrentes desta Lei sero atendidas por dotaes oramentrias prprias, ficando autorizado o Poder Executivo a abrir crditos suplementares.
23

Art. 71 - Os Institutos e Postos de Percias podero, objetivando aprimorar o universo do conhecimento, firmar, sob a superviso da Coordenadoria de Pesquisas, convnios com universidades, conselhos ou entidades tcnicas de seus interesses. Art. 72 - O Perito Oficial, no ato de sua Investidura, prestar termo de compromisso legal e lhe ser deferida a devida f pblica no mbito de sua atividade. Art. 73 - vedada a utilizao, mesmo que temporria, de pessoa no habilitada para a confeco de exames e laudos Periciais Criminais e de Medicina Legal. Pargrafo nico - Salvo os casos definidos em Lei e a possibilidade de prejuzo para a administrao da Justia, vedado a pessoas estranhas ao Quadro da Percia Tcnico-Cientfica Oficial, o exerccio, ainda que eventual, das funes da Percia Tcnico-Cientfica Oficial. Art. 74 - O Diretor Geral da PTCO-RJ baixar normas de servios, sempre que necessrio, visando esclarecer ou agilizar procedimentos administrativos ou tcnico-operacionais. Art. 75 - O Diretor Geral da PTCO-RJ, em conjunto com o Conselho Consultivo e Deliberativo, com a participao dos peritos oficiais, regulamentar num prazo de 120 (cento e vinte) dias, o smbolo identificador da Percia TcnicoCientfica Oficial, a carteira funcional, o distintivo identificador dos servidores em atividade e o modelo de identificao das viaturas oficiais a servio da PTCO-RJ. Art. 76 - A PTCO-RJ ser dirigida transitoriamente, aps a promulgao da presente Lei, por um perodo mximo de 120 (cento e vinte) dias, conjuntamente por um perito oficial indicado pelo Poder Executivo e por dois peritos oficiais escolhidos em assemblia da categoria, a fim de estabelecer as normas regulamentadoras e efetivar as eleies para o cargo de Diretor Geral e membros do Conselho Consultivo e Deliberativo da PTCO-RJ, observando as normas gerais elencadas nesta Lei. 1o - A presidncia desta direo transitria ser exercida pelo perito oficial indicado pelo Poder Executivo. 2o - As decises desta direo colegiada devero ser tomadas por maioria absoluta dos membros, sendo vedadas decises que impliquem o comprome24

timento financeiro, administrativo, patrimonial e funcional da PTCO-RJ, ou em discordncia com as diretrizes desta Lei, dificultando ou inviabilizando a futura direo do rgo. 3o - As eleies para o cargo de Diretor Geral e membros do Conselho Consultivo e Deliberativo devero ser marcadas com antecedncia mnima de 30 (trinta) dias. Art. 77 - Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao. Art. 78 - Ficam revogadas as disposies em contrrio.

Rio de Janeiro, __________ de _____________________ de 2006.

Governadora do Estado do Rio de Janeiro

25

ANEXO I Quadro Permanente da Percia Tcnico-Cientfica Oficial do Estado do Rio de Janeiro (QPPTCO) GRUPO I PERITOS OFICIAIS Perito Criminal Perito Legista Perito Criminal Perito Legista Perito Criminal Perito Legista Perito Criminal Perito Legista Perito Criminal Preito Legista Perito Criminal Perito Legista GRUPO II APOIO TCNICO OPERACIONAL Auxiliar de Percia Criminal Auxiliar de Percia Mdico-Legal Auxiliar de Percia Criminal Auxiliar de Percia Mdico-Legal Auxiliar de Percia Criminal Auxiliar de Percia Mdico-Legal Auxiliar de Percia Criminal Auxiliar de Percia Mdico-Legal Auxiliar de Percia Criminal Auxiliar de Percia Mdico-Legal Auxiliar de Percia Criminal Auxiliar de Percia Mdico-Legal GRUPO III APOIO ADMINISTRATIVO Agente Administrativo Agente Administrativo Agente Administrativo CLASSES 1a 1a 2a 2a 3a 3a 4a 4a 5a 5a 6a 6a CLASSES 1a 1a 2a 2a 3a 3a 4a 4a 5a 5a 6a 6a CLASSES 1a 2a 3a

26

ANEXO II Tabela de Vencimentos Grupo I - Peritos Oficiais Cargo Classe Vencimento bsico Criminal 1a R$ 1.800,00 a Legista 1 R$ 1.800,00 a Criminal 2 R$ 1.700,00 a Legista 2 R$ 1.700,00 a Criminal 3 R$ 1.600,00 a Legista 3 R$ 1.600,00 a Criminal 4 R$ 1.500,00 a Legista 4 R$ 1.500,00 a Criminal 5 R$ 1.400,00 a Legista 5 R$ 1.400,00 a Criminal 6 R$ 1.300,00 a Legista 6 R$ 1.300,00 Grupo II - Apoio Tcnico-Operacional Cargo Classe Vencimento bsico Percia Criminal 1a R$ 1.000,00 a Percia Mdico-Legal 1 R$ 1.000,00 a Percia Criminal 2 R$ 950,00 a Percia Mdico-Legal 2 R$ 950,00 a Percia Criminal 3 R$ 900,00 a Percia Mdico-Legal 3 R$ 900,00 a Percia Criminal 4 R$ 850,00 a Percia Mdico-Legal 4 R$ 850,00 a Percia Criminal 5 R$ 800,00 a Percia Mdico-Legal 5 R$ 800,00 a Percia Criminal 6 R$ 750,00 a Percia Mdico-Legal 6 R$ 750,00

Perito Perito Perito Perito Perito Perito Perito Perito Perito Perito Perito Perito

Auxiliar Auxiliar Auxiliar Auxiliar Auxiliar Auxiliar Auxiliar Auxiliar Auxiliar Auxiliar Auxiliar Auxiliar

de de de de de de de de de de de de

Grupo III - Apoio Administrativo Cargo Classe Vencimento bsico Agente Administrativo 1a R$ 1.000,00 a Agente Administrativo 2 R$ 950,00 a Agente Administrativo 3 R$ 900,00

27

ANEXO III Quadro de Promoes Grupo I - Peritos Oficiais Cargo Perito Criminal Perito Criminal Perito Criminal Perito Criminal Perito Criminal Perito Criminal Perito Legista Perito Legista Perito Legista Perito Legista Perito Legista Perito Legista Classes/ Nveis 1a 2a 3a 4a 5a 6a 1a 2a 3a 4a 5a 6a Cargo Perito Criminal Perito Criminal Perito Criminal Perito Criminal Perito Criminal Perito Criminal Perito Legista Perito Legista Perito Legista Perito Legista Perito Legista Perito Legista Classes/ Interstcio concorrentes mnimo 2a 3 anos a 3 3 anos a 4 3 anos a 5 3 anos a 6 4 anos concurso a 2 3 anos a 3 3 anos a 4 3 anos a 5 6a 4 anos concurso -

Grupo II - Apoio Tcnico-Operacional Cargo Auxiliar de Percia Criminal Auxiliar de Percia Criminal Auxiliar de Percia Criminal Auxiliar de Percia Criminal Auxiliar de Percia Criminal Auxiliar de Percia Criminal Classes/ Nveis 1a 2a 3a 4a 5a 6a Cargo Auxiliar de Percia Criminal Auxiliar de Percia Criminal Auxiliar de Percia Criminal Auxiliar de Percia Criminal Auxiliar de Percia Criminal Auxiliar de Percia Criminal Classes/ Interstcio concorrentes mnimo 2a 3a 4a 5a 6a concurso 3 anos 3 anos 3 anos 3 anos 4 anos -

28

Grupo II - Apoio Tcnico-Operacional (continuao) Cargo Auxiliar de Percia Mdico-Legal Auxiliar de Percia Mdico-Legal Auxiliar de Percia Mdico-Legal Auxiliar de Percia Mdico-Legal Auxiliar de Percia Mdico-Legal Auxiliar de Percia Mdico-Legal Classes/ Nveis 1a 2a 3a 4a 5a 6a Cargo Auxiliar de Percia Mdico-Legal Auxiliar de Percia Mdico-Legal Auxiliar de Percia Mdico-Legal Auxiliar de Percia Mdico-Legal Auxiliar de Percia Mdico-Legal Auxiliar de Percia Mdico-Legal Classes/ concorrentes 2a 3a 4a 5a 6a concurso Interstcio mnimo 3 anos 3 anos 3 anos 3 anos 4 anos -

Grupo III - Apoio Administrativo Cargo Agente Administrativo Agente Administrativo Agente Administrativo Classes/ Nveis 1a 2a 3a Cargo Agente Administrativo Agente Administrativo Agente Administrativo Classes/ concorrentes 2a 3a concurso Interstcio mnimo 3 anos 4 anos -

29

ANEXO IV Quadro de Cargos em Comisso Denominao Diretor Geral da PTCO-RJ Chefe de Gabinete Coordenador de Auditoria e Corregedoria Geral Coordenador Administrativo Coordenador de Finanas e Oramento Coordenador de Pesquisas Coordenadores Regionais de Percias Diretor do ICCE Diretor Substituto do ICCE Diretor do IMLAP Diretor Substituto do IMLAP Diretor do IPPGF Diretor Substituto do IPPGF Chefes de Departamentos do ICCE Chefes de Departamentos do IMLAP Chefes de Departamentos do IPPGF Chefes de Postos de Percias Chefes dos Servios de Recursos Humanos Chefes dos Servios de Zeladoria e Material Chefes dos Servios de Transportes Chefes dos Servios de Protocolo e Arquivo Chefes dos Servios de Custdia de Materiais Cdigo Quantidade 01 01 01 01 01 01 06 01 01 01 01 01 01 Gratificao

04 04 04 04 03

30

ORGANOGRAMA DA DISPOSIO DA PERCIA TCNICO-CIENTFICA OFICIAL DENTRO DA ESTRUTURA DE GOVERNO DO ESTADO

31

ORGANOGRAMA DA PERCIA TCNICO-CIENTFICA OFICIAL

PARTICIPARAM DESTE PROJETO Antnio do Valle Barros - Presidente da Associao de Peritos do Estado do Rio de Janeiro; Abrao Lincoln de Oliveira - Presidente da Sociedade de Medicina e Odontologia Legal do Rio de Janeiro; e os seguintes membros da comisso eleita em assemblia da APERJ para acompanhamento e confeco de propostas relacionadas autonomia da Percia Oficial do Estado do Rio de Janeiro, abaixo elencados: - Alexandre Giovanelli Perito Criminal; - Cssio Ribeiro Perito Criminal; - Csar Augusto Gonalves Migueis Perito Criminal; - Dcio Nepomuceno da Silva Perito Criminal; - Denlson Soares de Siqueira Perito Criminal; - Edlson Francioni Coelho Perito Criminal; - lcio Carvalho da Costa Perito Criminal; - Erlon Gonalves Reis Perito Criminal; - Everaldo Boaventura Costa Perito Criminal; - Jorge Luiz Marques Sampaio Perito Criminal; - Luiz Vasconcelos Martinez Perito Legista; - Marcelo Louro Silvrio Perito Criminal; - Rodolfo Antnio Varella de Moraes Perito Criminal; - Sandra F. Pinto Martha Perito Criminal; - Sebastio Leme Perito Criminal; - Wagner Teixeira Perito Legista.
33

You might also like