You are on page 1of 116

ENERGIA E EVOLUO

ESTUDOS EXTRADOS DE UNIVERSO E VIDA

GILSON DE MENDONA HENRIQUES JNIOR

APRESENTAO

O Curso Energia e Evoluo origina-se do trabalho do Esprito ureo, sob o ttulo ENERGIA E EVOLUO, psicografado pelo mdium Hernani T. de SantAnna, publicado no Reformador, em vinte captulos, inseridos hoje no livro UNIVERSO E VIDA, editado pela Federao Esprita Brasileira. Para este Curso, cada captulo foi preparado em trs partes: 1 parte: O original da srie, com a numerao dos pargrafos e auxlio visual (desenhos, grficos, esquemas);

2 parte: Exerccios a) para serem feitos em casa b) para trabalho em grupo

3 parte: Textos para identificao de aplicaes e coincidncias a) textos extrados de obras espritas b) textos de publicaes cientficas

Esse Curso marcou a minha vida disse um dos alunos. Fazemos votos que seja til tambm para voc.

Taguatinga, novembro de 1982.

A DIREO

REGISTROS DE ALLAN KARDEC

O LIVRO DOS ESPRITOS (Lanado em 18 de abril de 1857):

Questo nmero 780. O progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual? No ensinais s crianas o que ensinais aos adultos e no dais ao recmnascido um alimento que ele no possa digerir. Cada coisa tem seu tempo. Eles ensinaram muitas coisas que os homens no compreenderam ou adulteraram, mas que podem compreender agora. Com seus ensinos, embora incompletos, preparam o terreno para a semente que vai frutificar.

Questo nmero 20. dado ao homem receber, fora das investigaes da cincia, comunicaes de uma ordem elevada, sobre aquilo que escapa ao testemunho dos seus sentidos? Sim, se Deus o julgar til, pode revelar-lhe aquilo que a cincia no consegue apreender. Comentrio de Kardec: atravs dessas comunicaes que o homem recebe, dentro de certos limites, o conhecimento do seu passado e do seu destino futuro.

O LIVRO DOS MDIUNS Captulo III:

(...) Dissemos que o Espiritismo todo uma cincia, todo uma filosofia; aquele que quer seriamente conhec-lo deve ento, como primeira condio, sujeitar-se a um estudo srio e se persuadir de que mais do que qualquer outra cincia, no pode ser aprendido brincando. O espiritismo, dissemo-lo, toca em todas as questes que interessam humanidade; seu campo imenso e sobretudo em suas conseqncias que convm consider-lo. A crena nos Espritos lhe forma, sem dvida a base, mas ela no suficiente para fazer um esprita esclarecido, como a crena em Deus no basta para fazer um telogo (...)

(...) o melhor mtodo do ensino esprita dirigi-lo razo antes de dirigi-lo vista. o que seguimos em nossas lies e com o qual estamos muito satisfeitos .
1

Nosso ensino terico e prtico sempre gratuito.

INTRODUO

a) Consideraes sobre a ENERGIA DEFINIO A capacidade que possui um corpo ou sistema de produzir trabalho. COMENTRIOS DO ESPRITO UREO Universo e Vida Captulo III: CAPACIDADE Capacidade noo demasiado vaga que a rigor nada define. que a natureza intrnseca da energia ainda ignorada pelo homem. O QUE ESTA CAPACIDADE Um dia, porm, ele descobrir que essa capacidade a secreo mental por excelncia; basicamente, a emanao primria de Deus Criador, e, por extenso, a emanao de cada criatura; a matria-prima substancial, o ar dos Universos, a gua do infinito oceano csmico, o ter primacial. O QUE A CINCIA CONHECE DA ENERGIA A cincia a conhece pelas suas formas de manifestao e a chama de potencial, cintica, trmica, mecnica, luminosa, eletromagntica, gravitacional, atmica, sonora, de ativao, de dissociao, de ionizao, de ligao, de permuta, de recuo, etc. FORMAS DESCONHECIDAS Entretanto, nada sabe, por ora, da energia mental, do mesmo modo que tambm ns nada sabemos da Energia Divina. b) Consideraes sobre a MATRIA DEFINIO Chama-se comumente de matria a tudo o que tem volume e massa, compreendendo-se nessa definio os slidos e os fluidos. TRECHOS DO CAPTULO III Universo e Vida: CARACTERSTICAS DOS SLIDOS Os slidos caracterizam-se: 1. Pela coeso de suas molculas constitutivas, sempre maior do que as repulses eventualmente existentes entre elas; 2. Pela disposio espacial regular de suas partculas; 3. Por sua forma prpria e definida; 4. Por sua rigidez e elasticidade;

Exceo dos cristais vtreos.

5. Por sua pequena compressibilidade.

COESO: ORIGEM O fenmeno da coeso, que d matria a consistncia rgida que ela ostenta, decorre das foras de atrao entre as molculas, os tomos, ou ons que formam um corpo e tem origem eletromagntica. FLUIDOS Chamam-se de fluidos os lquidos e os gases, estes ltimos geralmente denominados fluidos elsticos, por sua grande compressibilidade. RIGIDEZ J vimos diz Sua Voz em A Grande Sntese que a matria um dinamismo incessante e que a sua rigidez apenas aparente, devido extrema velocidade que a anima. (...) Citaes de A GRANDE SNTESE Feitas pelo Esprito ureo: MASSA (...) e sabeis que a massa de um corpo aumenta com a velocidade no espao. Um jato de gua, se velocssimo, oferece penetrao de outro corpo a mesma resistncia de um slido. Quando a massa de gs, como o ar, se multiplica pela velocidade, adquire a propriedade da massa de um slido. A pista slida que sustenta o aeroplano que um slido suspenso num gs a sua velocidade em relao com o ar que, por sua vez, se lanado qual tufo, derruba casas. SOLIDEZ A solidez nada mais que a soma de movimentos velocssimos. A matria pura energia. Na sua ntima estrutura atmica um edifcio de foras. Matria, no sentido de corpo slido, compacto, impenetrvel, no existe. No se trata seno de resistncias, de reaes; o que chamais de solidez, to s a sensao que ininterruptamente nos d aquela fora que se ope ao impulso e ao tato. MOVIMENTO, VELOCIDADE a velocidade que enche as imensas extenses de espaos vazios em que as unidades mnimas se movem. a velocidade que forma a massa, a estabilidade, a coeso da matria. a velocidade a fora que se ope a que as partculas da matria se destaquem e que as mantm unidas enquanto uma fora contrria no prevalea. Assim, na substncia no existe matria, no sentido em que a compreendeis; apenas h movimento. DEFERENA ENTRE MATRIA E ENERGIA E a diferena entre matria e energia, consiste apenas na diversidade de direo do movimento; rotatrio, fechado em si mesmo, na matria; ondulatrio, de ciclo aberto e lanado no espao, na energia.

PLANO DE AULA (SUGESTO)

Dividir o estudo em duas partes:


A Preparao B Aula

PREPARAO feita em casa Um captulo por semana.

AULA INCIO: Trabalho de Grupo Dividido em duas partes: 1 Parte: Diviso em subgrupos de at 6 elementos. Tarefas: Confrontar o exerccio feito em casa. Fazer o exerccio programado para o grupo. Identificar as aplicaes e coincidncias dos textos doutrinrios e cientficos.

2 Parte: Apresentao dos resultados por cada relator de grupo.

ENCERRAMENTO: Palavra do instrutor.

1. Energia Mental
1. A desagregao atmica por meio de exploso nuclear apenas uma das formas de converso da matria em energia. A natureza utiliza permanentemente muitos outros processos para essa transformao, sendo a radiao um dos mais estudados pelo homem terreno. 2. A cincia oficial de nossos dias j conhece algo sobre as propriedades da matria e da energia, quando elas so conversveis entre si, o que importa dizer: da mesma natureza essencial. Existem, porm, aspectos elementares da estrutura da energia que permanecem desconhecidos da cincia terrestre. Esta lhe identifica variadas formas de manifestao, mas ainda ignora por completo suas formas no conversveis em matria, embora j comece a desvendar os segredos da antimatria.

3. Inclui-se dentre os mais comuns e constantes tipos de energia no adensvel a energia mental propriamente dita, da qual o pensamento a mais elevada expresso. No entanto, ela capaz de agir sobre as diversas formas de energia reconversvel, de impression-las e transform-las, atravs de radiaes de potncia ainda no humanamente detectvel, mas de alto e efetivo poder, traduzvel em fenmenos eletromagnticos inapreciveis.

4. Essa basicamente a energia que organiza o tecido perispiritual e, de resto, todos os campos vibratrios que envolvem o esprito humano e nos quais este se movimenta nas dimenses extrafsicas.

5. tambm ela o fulcro de que se origina a energizao das idias, corporificando-as em formas-pensamentos, suscetveis, como j sabem os pesquisadores do psiquismo, de serem temporrias, mas poderosamente vivificadas, dirigidas e at mesmo materializadas, atravs de processos de densificao bem mais comumente utilizados do que vulgarmente se presume.

6. , contudo, bem mais importante assinalarmos o fato de que essa energia mental retrata sempre, como imagens vivas, as emoes e os sentimentos do Esprito humano, encarnado ou desencarnado, condensando e expressando automaticamente, e com rigorosa exatido, toda e qualquer emoo ou sentimento de qualquer ente espiritual, sob as mais ntidas e diferenciadas caractersticas de forma, cor, som, densidade, peso especfico, velocidade, freqncia vibratria e capacidade de permanncia.

7. Isso significa que as emoes e os sentimentos humanos impregnam e magnetizam o campo energtico das vibraes do pensamento, por via de um processo de superenergizao, no qual uma espcie de energia mais quintessenciada e poderosa ativa, colora e qualifica outra espcie de energia, sem com ela fundir-se ou confundir-se, e sem que haja entre elas a possibilidade de mtua converso.

8. Jean-Jacques Rousseau percebeu isso intuitivamente, embora de modo evidentemente imperfeito, quando afirmou a precedncia do sentimento sobre a razo. Foi, entretanto, o Divino Mestre quem revelou tal verdade de forma inconfundvel, ao alicerar todo o seu ensino e exemplificao no sentimento do Amor resumo, como explicou, de toda a Lei e de todos os Profetas.

9. Os estudos de Darwin sobre a evoluo das espcies abriram caminho a grandes avanos do conhecimento humano no campo da hierarquia das complexidades, que acompanham os processos de aprimoramento dos organismos. Sabe-se hoje que essa crescente complexidade conseqncia de funes novas, nascidas de novas necessidades e geradoras de novos poderes. tambm assim na ordem da evoluo anmica, onde o Esprito, ao desenvolver a sua prpria mente, amplia e diversifica sua estrutura, seu espao e seu tempo individuais, crescendo para Deus, no seio do Universo Infinito. 10. Quanto mais o ser espiritual se sublima, mais recursos desenvolve, em formas cada vez mais altas e nobres de energia sutil, tanto mais poderosas e excelsas, quanto menos densas e mais diferenciadas das formas materializveis de energia.

11. Eis por que o Espiritismo Evanglico sobrepe o esforo de santificao, isto , de sublimao moral dos sentimentos humanos, a todo e qualquer processo de evoluo meramente intelectiva. que o aprimoramento da inteligncia, sob todas as formas, sendo embora imperativo inderrogvel da Eterna Lei, mais fcil de ser realizado, e de modo menos suscetvel a erros e quedas, quando produzido sob o ascendente do sentimento enobrecido, que a fora diretriz de todas as energias e potencialidades do Esprito.

1.1 Exerccios Para estudo em grupos


1. Definir energia mental. 2. Qual a ao da energia mental sobre as outras formas de energias? Como esta ao e quais so as suas conseqncias? 3. Preencher o campo vibratrio do esprito com: a) Idias b) Sentimentos e emoes

4. Relacionar a Evoluo do Esprito com o Domnio de Energias mais poderosas. CONFRONTEM AS RESPOSTAS DO ESTUDO INDIVIDUAL

Para estudo individual


1. Explique o que compreende da afirmativa: A energia mental organiza todos os campos vibratrios que envolvem o esprito humano e nos quais este se movimenta nas dimenses extrafsicas. 2. Relacione trs aplicaes prticas da idia fundamental: O sentimento enobrecido a fora diretriz de todas as energias e potencialidades do Esprito.

1.2 Textos para identificao de aplicaes e coincidncias Textos extrados de obras espritas
ALLAN KARDEC O LIVRO DOS ESPRITOS 780. O progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual? a sua conseqncia, mas nem sempre o segue imediatamente. 780-a. Como pode o progresso intelectual engendrar o progresso moral? Fazendo que se compreenda o bem e o mal; o homem, ento, pode escolher. O desenvolvimento do livre-arbtrio acompanha o da inteligncia e aumenta a responsabilidade dos atos. 780-b. Nesse caso, como se explica que os povos mais esclarecidos sejam, freqentemente, os mais pervertidos? O progresso completo constitui o objetivo, mas os povos, como os indivduos, s o atingem gradualmente. Enquanto o senso moral no se houver desenvolvido neles, pode mesmo acontecer que se sirvam da inteligncia para a prtica do mal. O moral e a inteligncia so duas foras que s se equilibram com o passar do tempo.

ANDR LUIZ/Francisco Cndido Xavier NOS DOMNIOS DA MEDIUNIDADE CAPTULO 1 A idia um ser organizado por nosso esprito, a que o pensamento d forma e ao qual a vontade imprime movimento e direo.

E A VIDA CONTINUA... CAPTULO 9 Irm Evelina, quem lhe disse que no moramos l, na arena terrestre, detidos igualmente num certo grau da escala de impresso do nosso Esprito eterno? Qualquer aprendiz de cincia elementar, no Planeta, no desconhece que a chamada matria densa no seno a energia radiante condensada. Em ltima anlise, chegaremos a saber que a matria luz coagulada, substncia divina, que nos sugere a onipresena de Deus. (...) O mundo terrestre aquilo que o pensamento do homem faz dele. Aqui a mesma coisa. A matria se resume a energia. C e l, o que se v a projeo temporria de nossas criaes mentais...

LIBERTAO CAPTULO 1 Enquanto o homem, nosso irmo, desintegra assombrado as formaes atmicas, ns outros, distanciados do corpo denso, estudamos essa mesma energia atravs de aspectos que a cincia terrestre, por agora mal conseguiria imaginar. Caminheiros, porm, que somos do progresso infinito, principiamos apenas, ele e ns, a sondar a fora mental que nos condiciona as manifestaes nos mais variados planos da natureza.

Textos cientficos
DA TEORIA DA EVOLUO Os seres vivos modificam-se atravs dos tempos. Certas formas de vida descendem de outras. Modificaes nos seres vivos foram e esto continuamente ocorrendo. De Darwin

ANTIGO AFORISMO ORIENTAL Uma pedra evoluciona para uma planta. Uma planta para um animal. Um animal para um homem. Um homem para um superhomem. Um superhomem para um deus.

Fisso Nuclear
A notcia da fisso nuclear foi anunciada por Niels Bohr e, em diversos pases, foram realizadas experincias anlogas, confirmando-se as seguintes concluses: a) O urnio 235, quando bombardeado por nutrons, sofre fisso nuclear originando dois tomos radiativos. b) Cada tomo fissionado produz tomos-fragmento de nmero de massa que podem variar de 72 a 158. Portanto, no se pode falar apenas numa reao de fisso nuclear para o U 235. c) Alm dos 2 tomos-fragmento, libertam-se frequentemente 23 nutrons em cada fisso. Em mdia temos 2,5 nutrons/fisso. d) Em cada fisso liberta-se espantosa quantidade de energia! Apenas para exemplificar podemos equacionar:

Para justificar a tremenda quantidade de energia libertada, era plausvel aceitar a equao de Einstein: E = c . m

A variao de energia (E) resultou da transformao de matria (m) em energia. (c a velocidade da luz). Portanto, os produtos da reao tm massa menor que os mesmos componentes antes da fisso. (Atomstica 2)

ENERGIA Biblioteca Cientfica Life

Fuso Nuclear USINA NUCLEAR


O Sol, uma fornalha atmica que transforma massa em energia. Em cada segundo ele converte 657 milhes de toneladas de hidrognio em 653 milhes de toneladas de hlio. Os restantes quatro milhes de toneladas de massa so descarregados no espao como energia. A Terra recebe apenas dois bilionsimos dessa energia, porm em um ano isso seria suficiente para derreter uma camada de gelo de 38 m de espessura que lhe cobrisse toda a superfcie.
Biblioteca Cientfica - LIFE

O sol uma fonte energtica que continuamente irradia energia. Mas, a energia no criada! De onde o sol consegue tanta energia? A explicao plausvel que, no sol, matria transforma-se em energia. Por isso, o sol a todo instante tornase um pouco mais leve, perdendo cerca de milhares de toneladas de matria por segundo. Admite-se, que na superfcie solar, a temperatura seja de alguns milhes de graus Celsius e que a ocorre a sntese do gs hlio a partir de hidrognio, com libertao de psitrons, neutrinos e tremenda quantidade de energia em forma de radiaes eletromagnticas que se propagam pelo Universo. Quatro tomos de hidrognio sofrem uma FUSO, originando o ncleo de hlio.

Neste processo, os produtos apresentam massa menor que a massa total dos tomos de hidrognio. A energia libertada equivale transformao de massa energia segundo a equao de Einstein: Energia = c . m c velocidade da luz no vcuo (Atomstica 2)

2. Radiaes Luminosas
1. Mesmo que potentes radiaes luminosas, que so ondas eletromagnticas, incidam sobre um corpo, delas este somente reter a quantidade que lhe permitir o seu prprio poder de absoro, embora tambm seja verdade que parte do poder absorvente de qualquer material depende igualmente do comprimento de onda da radiao incidente.

2. No campo psicoperispirtico, prevalece realidade similar, pois o poder de atuao energtica de um esprito sobre outro subordina-se a dupla condio, isto , ao comprimento de onda da radiao luminosa do atuante e capacidade de absoro do atuado, sendo fundamental no perdermos de vista que em todos os fenmenos desse tipo o regime inelutvel o das trocas cujo escopo natural sempre o do equilbrio.

3. Explicaremos noutro captulo por que razo nos referimos atuao energtica de natureza luminosa, de um esprito sobre outro, mas adiantamos que a luz a mais nobre das formas de energia. Precisaremos, porm, considerar mais detidamente esse assunto, pois tambm a luz apresenta variaes importantes de tipo e natureza, na hierarquia dos valores do Universo.

4. Retomando, porm, o que dissemos no pargrafo anterior, assinalamos que aquele o princpio que preside capacidade de ajudar ou de ferir, e a de ser algum ajudado ou ferido. Na Natureza, a justia se realiza de forma automtica e perfeita, nos exatos termos do nvel evolutivo de cada ser e dos seres que com ele se relacionam.

5. O poder de Deus onmodo, onipresente e eternamente atuante no Universo, porque est nele imanente, no podendo ser trado ou alterado por nenhuma fora e por nenhum ser da Criao.

6. Define-se tambm, em face dessa realidade, o princpio do mrito, porquanto o poder de dar e receber, de agir e de sofrer ao, de auxiliar e de ser auxiliado sempre rigorosa, natural e automaticamente limitado pela real condio evolutiva de cada ser.

7. Vale considerar, neste captulo, que as radiaes eletromagnticas chamadas de energia radiante no compreendem to s a energia da luz visvel, seno tambm as radiaes gama, ultravioleta e infravermelha, as ondas de rdio, os raios X e a energia calorfica irradiada.

8. Assim no fosse, qualquer pessoa poderia ver, a olho nu, no mundo dos encarnados, o prprio halo, ou campo eletromagntico, e o das demais pessoas, identificando de pronto a condio espiritual de cada um, pela simples colorao de sua luz, embora a atmosfera vital de cada ser esteja tambm impregnada de outras importantes qualidades dinmicas.

9. Cumpre, alis, ter-se em conta que o mundo particular de cada indivduo , de certo modo, o que a Fsica atual denomina, a nosso ver impropriamente, de sistema isolado, que , por definio, aquele que no troca energia com outro sistema. Ressalvando que somente noutro captulo examinaremos esse tema, de magna importncia, por estar ligado intimamente ao princpio da conservao da energia, deixamos claro que a idia do sistema isolado no tem, nesta nossa comparao, nenhum sentido de isolamento real ou de refrangibilidade. Visa apenas a dar idia dum pequeno universo individuado, pois cada ser realmente como um pequeno mundo a mover-se no grande sistema de seres a que pertence. Dissemos que o mundo particular de cada indivduo , de certo modo, um sistema isolado, porque, em se tratando do esprito encarnado e do desencarnado ainda preso s faixas da evoluo terrestre, a lei da equivalncia de matria e energia, expressa na frmula einsteiniana E = mc, onde E a quantidade de energia equivalente massa m, sendo c a velocidade da luz, se aplica plenamente. 10. Como temos, aqui, de ser concisos, deixaremos para mais tarde outras consideraes. No entanto, como falamos, linhas acima, em energia calorfica irradiada, ou seja, calor transmitido por meio de irradiao, lembramos que a propagao do calor de um corpo para outro pode processar-se sem que haja necessidade de meio material, bastando se observe, nesse particular, que o calor do Sol, emitido a milhes de quilmetros de distncia, chega Terra depois de atravessar vastas regies no ocupadas por matria. Com maior razo, a luz espiritual, a manifestar-se na irradiao das mentes anglicas, prescinde de qualquer veculo material para espraiar-se e atuar em todas as dimenses do Universo.

2.1 Exerccios Para estudo em grupos


1. D o significado dos diferentes comprimentos de ondas das radiaes luminosas. 2. PRINCPIO DO MRITO: explique o seu funcionamento. 3. Por que no vemos o campo eletromagntico dos indivduos? 4. Por que nosso pequeno mundo individuado comparado a um sistema isolado? 5. Como os Espritos superiores nos auxiliam distncia? CONFRONTEM AS RESPOSTAS DO ESTUDO INDIVIDUAL

Para estudo individual


1. Explicar como na Natureza a Justia se realiza de forma automtica e perfeita. 2. Relacione trs aplicaes prticas da idia fundamental: No campo psicoperispirtico, o processo de interao entre os espritos semelhante ao da emisso e absoro de energia luminosa.

2.2 Textos para identificao de aplicaes e coincidncias Textos extrados de obras espritas
ALLAN KARDEC O LIVRO DOS ESPRITOS 92-a. Todos os Espritos irradiam com a mesma fora? Longe disso. Essa fora depende do grau de pureza de cada um.

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPTULO XXVII 10. (...) Dirigido, pois, o pensamento para um ser qualquer, na Terra ou no espao, de encarnado para desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fludica se estabelece entre um e outro, transmitindo de um ao outro o pensamento, como o ar transmite o som.

A GNESE CAPTULO XIV 20. O pensamento, portanto, produz uma espcie de efeito fsico que reage sobre o moral, fato este que s o Espiritismo podia tornar compreensvel. O homem o sente instintivamente, visto que procura as reunies homogneas e simpticas, onde sabe que pode haurir novas foras morais, podendo-se dizer que, em tais reunies, ele recupera as perdas fludicas que sofre todos os dias pela irradiao do pensamento, como recupera, por meio dos alimentos, as perdas do corpo material. que, com efeito, o pensamento uma emisso que ocasiona perda real de fluidos espirituais e, conseguintemente, de fluidos materiais, de maneira tal que o homem precisa retemperar-se com os eflvios que recebe do exterior. CAPTULO XV 09. Muitas vezes, supondo que um pensamento se acha sepultado nos refolhos da alma, o homem no suspeita que traz em si um espelho onde se reflete aquele pensamento, um revelador na sua prpria irradiao fludica, impregnada dele. Se vssemos o mecanismo do mundo invisvel que nos cerca, as ramificaes dos fios condutores do pensamento, a ligarem todos os seres inteligentes, corporais e incorpreos, os eflvios fludicos carregados das marcas do mundo moral, os quais, como correntes areas, atravessam o espao, muito menos surpreendidos ficaramos diante de certos efeitos que a ignorncia atribui ao acaso.

Textos cientficos
A luz constitui um tipo especial de perturbao que se propaga em forma de ondas, que pode ser compreendida a partir do exemplo das ondas na gua; sua natureza to particular que no est ligada ao movimento de nenhum tipo de partcula e pode propagar-se no vcuo. Na realidade, formada por uma complicada combinao de campos eltricos e magnticos cuja descrio necessitaria de um elevado nmero de conhecimentos. s ondas do tipo da luz, d-se o nome de eletromagnticas, e existe uma grande variedade delas, desde as ondas de rdio at os raios e raios (gama); todas se propagam a uma velocidade de 300.000 km/s e se diferenciam unicamente pelos comprimentos de onda e freqncia. As ondas de rdio tm comprimentos de onda que vo desde vrias centenas de metros at poucos centmetros; seguem-se os raios infra-vermelhos, que se situam entre as ondas de rdio e a luz visvel. Cada uma das cores da luz corresponde a um determinado comprimento de onda.
(Biblioteca Salvat Os tomos Amadeo Montoto)

Teoria do Magnetismo Embora seja difcil explicar exatamente o que o magnetismo, foi desenvolvida uma teoria simplificada a partir da observao do fenmeno. Como as teorias bsicas da eletricidade, esta comea com o eltron. Vimos que o eltron rbita em torno do ncleo do tomo. Ele tambm gira em seu prprio eixo, como ilustra a figura A. O eltron tem um campo eletrosttico, pelo que j estudamos, como aparece na figura B. Parece ser um fato natural que uma carga eltrica em movimento produza um campo magntico. O campo magntico produzido pela carga ao girar surge na forma de crculos concntricos, tal qual o exemplo da figura C. A direo do campo magntico depende do sentido de giro do eltron. Mas, em qualquer ponto dado, os campos magntico e eletrosttico formam ngulos retos entre si. Estes campos combinados em ngulos perpendiculares so muitas vezes denominados campo eletromagntico. A figura D mostra a imagem completa do eltron. (...)
(Revista Nova Eletrnica)

Emisso e absoro de luz pela matria Todos os sistemas materiais trocam continuamente energia com o meio ambiente. Este fenmeno nem sempre facilmente percebido, mas se torna evidente quando os corpos so elevados a uma temperatura superior a 500C. Nestas condies, tanto os slidos como os lquidos ou os gases tm a propriedade de emitir luz, ou seja, uma das formas conhecidas de energia (...). (...) Simultaneamente propriedade dos corpos de emitir luz, eles possuem tambm a propriedade de absorv-la. Quando um raio de luz branca atravessa uma determinada substncia, se observa que no espectro contnuo que corresponde a ela faltam precisamente as linhas ou faixas que caracterizam o espectro de emisso da substncia. Portanto, trata-se de uma situao simtrica. Todos os corpos, quando aquecidos ou quando se lhes comunica energia por qualquer outro meio, emitem luz e so, por sua vez, capazes de absorver, em condies normais, luz de caractersticas idnticas emitida. Assim, os slidos e os lquidos formam espectros contnuos de absoro, enquanto que os gases formam espectros de absoro de linhas ou faixas conforme a absoro de luz se deva a tomos ou molculas.
(Os tomos Amadeo Montoto Biblioteca Salvat)

Pigmentos: Cor por Subtrao As cores de quase tudo o que vemos so produtos do pigmento, mas pigmentos no so fontes de cores. So meramente agentes que velam ou subtraem todas, exceto cores especficas de luz: o pigmento verde, por exemplo, verde porque com efeito, ele absorve todas as cores da luz branca, exceto o verde, refletindo o comprimento de onda verde que vemos. O mesmo acontece com qualquer outro pigmento. Assim, o pigmento preto parece preto porque absorve quase toda a luz, ao passo que o pigmento branco reflete luz absorvendo bem pouca luz.
(A Energia Biblioteca Life)

A decomposio da luz pode ser muito facilmente estudada com o nico auxlio de um prisma de material transparente, de vidro ou cristal. Quando os raios luminosos atravessam um prisma, sofrem desvios consecutivos ao entrar e sair dele e se abrem em leque numa sucesso de tonalidades cromticas. O fenmeno se deve ao fato de que as diversas cores presentes na luz inicial so desviadas de modo diferente ao atravessar o prisma. A cor vermelha a que menos se desvia, enquanto que a cor roxa tem o desvio mximo. Entre as duas, numa sucesso contnua, se distribuem o laranja, o amarelo, o verde, o azul e o ndigo. Este conjunto de cores chamado espectro de luz e apresenta diversas caractersticas que variam conforme a natureza do emissor de luz. Os slidos e os lquidos incandescentes formam sempre espectros contnuos, semelhantes aos da luz do Sol, nos quais aparecem todas as cores, sem nenhuma separao entre elas. A situao diferente quando a substncia que emite um gs; neste caso, o espectro formado por zonas luminosas separadas por outras escuras. O espectro produzido pelos tomos de um gs apresenta uma estrutura que se caracteriza pela presena de um nmero varivel de linhas luminosas muito estreitas e claramente separadas umas das outras (espectro de linhas). As molculas gasosas formam um espectro de faixa, constitudo por espaos luminosos parecidos com os espectros contnuos, separados por zonas escuras. Os instrumentos utilizados para estudar os espectros de luz so os espectroscpios e os espectrmetros.
(Os tomos Biblioteca Salvat)

Linhas do espectro de emisso do mercrio.

Espectro eletromagntico. Distribuio das radiaes em funo do comprimento de onda.

3. Transformadores de Energia
1. Exposto s radiaes luminosas do Sol, o silcio puro absorve ftons que removem os seus eltrons atmicos, os quais, liberados, produzem uma corrente eltrica. Esse processo de funcionamento das baterias solares faz lembrar, de algum modo, aspectos infinitamente superiores, mas at certo ponto tecnicamente assemelhados, da evoluo. Submetidos aos raios da experincia, os espritos compostos, isto , no puros, que se movem nas faixas da evoluo terrestre, absorvem progressivamente quanta de luz, que vo removendo elementos da carga psquica do ser, os quais, liberados, geram, atravs das correntes eltricas que produzem, campos magnticos especficos.

2. Estruturando desse modo a prpria aura, os espritos criam a atmosfera psquica que os envolve e penetra; atmosfera carregada de eletricidade e magnetismo, de raios, ondas e vibraes. Trata-se de efetivo e poderoso campo de foras, gerado por circuitos eletromagnticos fechados, nos quais se fazem sentir os parmetros de resistncia, indutncia e capacitncia, asseguradores de compensao, equilbrio e acmulo de energias de sustentao.

3. assim que o campo de foras da prpria aura delimita o mundo individual de cada esprito; mas no somente o delimita, como tambm o caracteriza, porque possui peso especfico determinado, densidade prpria e condies peculiares de colorao, sonoridade, velocidade eletrnica e ritmo vibratrio.

4. A mente espiritual o seu fulcro, sua geratriz e seu ncleo de comando, atravs de todas as transformaes que experimenta, inclusive as que decorrem das reciclagens biolgicas provocadas pelos fenmenos da morte fsica, da reencarnao, da ovoidizao, da regresso temporal e outros.

5. , ainda, atravs de sua aura que o esprito assimila, armazena e exterioriza os princpios csmicos de que fundamentalmente se alimenta, funcionando nisso como transformador por excelncia de energia, para si e para os seus semelhantes, pois cada esprito respira e vive em faixas vibratrias comuns a todas as mentes a que se liga, no plano evolutivo que lhe prprio.

6. Em verdade, cada esprito qual complexa usina integrante de vasta rede de outras inmeras usinas, cujo conjunto se auto-sustenta, como um sistema autnomo, a equilibrar-se no infinito mar da evoluo.

7. Via das trocas incessantes que dinamicamente se processam nesses circuitos de energia viva, manifestam-se os fenmenos da afinidade e os da mediunidade espontnea, a produzirem estmulos de influenciao, fecundao ideolgica e atrao psquica, responsveis pela seqncia evolucionria dos sistemas anmicos, no seio da vida universal.

8. Ningum, portanto, se prejudica a si mesmo sem lesar a todos quantos se lhe associam na grande economia da vida; e, do mesmo modo, todo aquele que se melhora, enriquece e ascende, beneficia direta e eficazmente a todos os seus companheiros de jornada espiritual.

9. O fenmeno do eco no se restringe reflexo de um som; tambm, na esfera dos pensamentos e dos sentimentos, repercusso de idias e emoes, na gerao infinita de recursos novos e de foras vivas, de efeitos certos, seja nas semeaduras de dor, seja nas plantaes sublimes de alegria.

3.1 Exerccios Para estudo em grupos


1. O que resulta da ao dos raios da experincia sobre Espritos no puros? 2. Relacione as ocorrncias na intimidade do campo de foras da aura. 3. Relacione Campo da Aura e identificao de um Esprito. 4. Qual a principal funo da aura, relatada neste captulo? 5. No relacionamento entre diferentes Espritos, que fenmenos se manifestam atravs da aura? CONFRONTEM AS RESPOSTAS DO ESTUDO INDIVIDUAL

Para estudo individual


1. Explique porque ningum se prejudica a si mesmo sem lesar a todos quantos se lhe associam na grande economia da vida. 2. Relacione trs aplicaes prticas da idia fundamental: O fenmeno do eco, se realiza tambm na esfera dos pensamentos e dos sentimentos, como repercusso de idias e emoes.

3.2 Textos para identificao de aplicaes e coincidncias Textos extrados de obras espritas
ALLAN KARDEC OBRAS PSTUMAS INTRODUO AO ESTUDO DA FOTOGRAFIA E DA TELEGRAFIA DO PENSAMENTO (...) Cada um de ns tem, pois, o seu fluido prprio, que o envolve e acompanha em todos os movimentos, como a atmosfera acompanha cada planeta. muito varivel a extenso da irradiao dessas atmosferas individuais. Achando-se o Esprito em estado de absoluto repouso, pode essa irradiao ficar circunscrita nos limites de alguns passos; mas, atuando a vontade, pode alcanar distncias infinitas. A vontade como que dilata o fluido, do mesmo modo que o calor dilata o gases. As diferentes atmosferas individuais se entrecruzam e misturam, sem jamais se confundirem, exatamente como as ondas sonoras que se conservam distintas, a despeito da imensidade de sons que simultaneamente abalam o ar. Pode-se, por conseguinte, dizer que cada indivduo centro de uma onda fludica, cuja extenso se acha em relao com a fora da vontade, do mesmo modo que cada ponto vibrante centro de uma onda sonora, cuja extenso est na razo propulsora do fluido, como o choque a causa de vibrao do ar e propulsora das ondas sonoras. Das qualidades peculiares a cada fluido resulta uma espcie de harmonia ou desacordo entre eles, uma tendncia a se unirem ou evitarem, uma atrao ou repulso, numa palavra: as simpatias ou antipatias que se experimentam, muitas vezes sem manifestas causas determinantes. Se nos colocamos na esfera de atividade de um indivduo, a sua presena no raro se nos revela pela impresso agradvel ou desagradvel que nos produz o seu fluido. Se estamos entre pessoas de cujos sentimentos no partilhamos, cujos fluidos no se harmonizam com os nossos, penosa reao entra a oprimir-nos e sentimo-nos ali como nota dissonante num concerto! Se, ao contrrio, muitos indivduos se acham reunidos em comunho de vistas e de intenes, os sentimentos de cada um se exaltam na proporo mesma da massa das foras atuantes. (...)

Textos cientficos
Efeito fotoeltrico e efeito Comptom Os metais, ao serem iluminados com luz ultravioleta, adquirem carga eltrica. Tal fenmeno designado por efeito fotoeltrico, o qual se pode compreender se se tiver em conta que, quando os eltrons livres dos metais recebem luz, adquirem energia proveniente desta, e aumentam o seu normal movimento de agitao, podendo este chegar a ser suficientemente intenso para lhes permitir escapar do metal vencendo as foras que os retm nele. Antes de ser iluminado, o metal neutro; depois ter uma deficincia em eltrons devido fuga destes e ficar carregado positivamente, visto que os eltrons tm carga negativa. (...)
(A Nova Fsica Biblioteca Savat Carlos Pajares

AO DA LUZ SOBRE A MATRIA

REVISTA DO CNP MARO DE 1979

DO LIVRO: SOM E ULTRA-SOM IRA M. FREEMAN

DESLIGADO FIO

LIGADO

CAMPO MAGNTICO

4. Tempo e velocidade
1. S as poderosssimas energias de natureza divina que estruturam a mente espiritual so capazes de renovar-se sem desagregar-se, assegurando vida eterna individuada ao esprito e garantindo-lhe permanncia e evoluo infinitas. Tudo mais, no universo das formas e das substncias, se transforma contnua e estruturalmente, sob a tenso das foras pulsantes que impem inestancvel renovao, atravs de processos dinmicos de desagregao e de sempre novas agregaes elementais que respondem pela conservao, em regime de equilbrio de trocas, de todos os tipos e estados da energia.

2. Entendido isso, pode-se compreender que, se a morte no existe no Universo, em termos de niilismo, existe nos de transmutao incessante, significando sempre o fim de cada processo temporal, fim que tambm, em si mesmo, novo comeo, na qumica das transformaes. Havendo, pois, para tudo quanto temporal, comeo e fim, h, igualmente, para tudo quanto temporal, nascimento e morte. Da podermos dizer que o tempo , por definio, a trajetria de uma onda eletromagntica, do seu nascimento at a sua morte. Por isso ele uma das dimenses fixas do nosso Universo, porque estvel , em nosso plano, a velocidade das ondas eletromagnticas.

3. O tempo, porm, somente pode existir em sistemas isolados, ou fechados, e tem a natureza de cada sistema. Como tudo, no macro e no microcosmo, e em todos os Universos, so sistemas, somente em termos de Divindade podemos imaginar a intemporalidade absoluta, que o conceito extremado e perfeito de eternidade. Fora disso, no mundo das mensuraes, qualquer que seja o nvel, o tempo existir, com suas cargas eletromagnticas identificveis, dimensionveis, limitadas e, portanto, sujeitas a sofrer a ao das ondas mentais superiores.

4. A rigor, cada mente, medida que se expande ou se contrai, em sua marcha evolutiva, estrutura e dimensiona o seu espao e o seu tempo, na exata correspondncia dos ritmos vitais que lhe so prprios. claro que, assim como s pouco a pouco o esprito vai-se libertando dos automatismos, medida que desenvolve valores conscienciais e capacidade de autogoverno, tambm se acomodar inconscientemente ou semi-inconscientemente s suas faixas de tempo e espao, at atingir estgios superiores de conhecimento e poder.

5. Cada ser vive e atua em faixas prprias de freqncia vibratria, na comunho com os seus afins, forjando a prpria economia energtica na incessante permuta de foras alimentares, transformadoras e conservadoras, dos mais deferentes tipos e condies. Articulando tecidos de fora que o envolvem, o esprito constri, atravs de sinergias funcionais, o cosmo individual em que se move e por cujo equilbrio responde. E como a energia to suscetvel de sublimar-se como de degenerar, pode a mente provocar, mesmo inconscientemente, no apenas exploses nucleares incontroladas em sua prpria aura, mas igualmente imploses atmicas destruidoras em seu corpo espiritual, criando pus energtico, com que intoxica o seu

mundo individual e contamina as noures a que se ajusta. com essa lama psicofsica, dotada de foras fsico-qumicas e eletromagnticas degeneradas, que inteligncias pervertidas constroem a argamassa de regies e at de imprios infernais, onde a matria mental apodrecida e a energia de baixo teor vibratrio obedecem a princpios de equilbrio corrompidos por diferenciaes inominveis, sob o comando de mentes enlouquecidas no mal.

6. bem verdade que, agindo em nome do Amor Divino, o Pensamento Crstico intervm diretamente, de ciclo em ciclo, provocando desastres eletromagnticos desintegradores dessas construes e gerando condies constritivas que foram a ecloso de circunstncias regeneradoras em multides de espritos prisioneiros dessas esferas fludicas infelizes; mas, sem embargo disso, o tempo agiria por si mesmo, no esgotamento, embora a longussimos prazos, desses fulcros inslitos de degenerescncia.

7. Opostamente a tudo isso, a ao contnua de ondas mentais de alta freqncia provoca desintegraes em cadeia, suscetveis de aniquilar o corpo espiritual dos seres que alcanam as mais altas faixas da evoluo terrestre, determinando maior velocidade ao seu pensamento, que passa a vibrar em ritmos ainda insuspeitados pela cincia terrestre, que julga serem os 300 mil quilmetros por segundo a velocidade constante de qualquer espcie de luz. Se isso verdadeiro no que tange a todos os tipos de ondas eletromagnticas conhecidas pelo homem, tambm certo que, no reino das vibraes supracsmicas, atuam ondas mentais de insuspeitada curteza, emanadas de mentes anglicas e crsticas, cuja freqncia vibratria escapa inteiramente nossa capacidade atual de investigao.

4.1 Exerccios Para estudo em grupos


1. Quais so as caractersticas das energias que estruturam a mente espiritual? 2. Quais so as transformaes que respondem pela conservao de todos os tipos e estados da energia? 3. O que podemos compreender de tempo e espao individual? 4. Como se constroem os imprios infernais? 5. Como se faz a aniquilao do corpo espiritual dos Espritos das mais altas faixas da evoluo terrestre? CONFRONTEM AS RESPOSTAS DO ESTUDO INDIVIDUAL

Para estudo individual


1. Explicar como se faz a libertao dos Espritos infelizes dos mundos infernais que os aprisionam. 2. Relacione trs aplicaes prticas da idia fundamental: Cada mente, medida que se expande ou se contrai, em sua marcha evolutiva, estrutura e dimensiona o seu espao e o seu tempo.

4.2 Textos para identificao de aplicaes e coincidncias Textos extrados de obras espritas
ALLAN KARDEC OBRAS PSTUMAS PRIMEIRA PARTE A MORTE ESPIRITUAL No sentido de desorganizao, de desagregao das partes, de disperso dos elementos, no h morte, seno para o invlucro material e o invlucro fludico; mas, quanto alma, ou Esprito, esse no pode morrer para progredir; de outro modo, ele perderia a sua individualidade, o que equivaleria ao nada. (...)

A GNESE CAPTULO IX 15. (...) Assim, nascimento, vida e morte; ou infncia, virilidade, decrepitude so as trs fases por que passa toda aglomerao de matria orgnica ou inorgnica. Indestrutvel, s o Esprito, que no matria. (Galileu)

ANDR LUIZ/Francisco Cndido Xavier AO E REAO CAPTULO IV (...) Imaginemos agora o pensamento, fora viva e atuante, cuja velocidade supera a da luz. (...) CAPTULO VI - Sabes, assim, que o vaso perispirtico tambm transformvel e perecvel, embora estruturado em tipo de matria mais rarefeita.

Textos cientficos
Um dos principais pontos da teoria de Einstein que a velocidade da luz sempre c = 3x10cm/seg., independentemente da velocidade do observador ou da fonte. Portanto dois observadores, um em repouso em relao a uma estrela distante e outro viajando muito rapidamente em direo estrela, mediro o mesmo valor para a velocidade da luz vinda da estrela. (...) (...) Einstein explicou este resultado estranho atribuindo propriedades estranhas ao espao e ao tempo. Props que o espao, visto por um observador em movimento, se contrai na direo do movimento, e que o tempo, visto por diferentes observadores, no ser o mesmo para eles (eventos que so simultneos para um no sero necessariamente simultneos para outro). Estes efeitos so descritos matematicamente pelas equaes obtidas por Lorentz e chamam-se transformaes de Lorentz. (...)
Livro: Fsica Jay Orear

Para encurtar histria Conquanto no seja claro para o motorista, o automvel visto abaixo mais curto quando em velocidade do que quando parado, de acordo com a teoria da relatividade de Einstein. Esse efeito est aqui exagerado a quantidade de contrao no carro que se move o mais rapidamente possvel seria de fato imperceptvel para o observador. Mesmo a 30.000 km por hora, um foguete no espao encolheria apenas 0,0000000003%. Se algum astronauta chegasse a atingir 90% da velocidade da luz, tanto ele como sua astronave se contrairiam um pouco menos da metade dos respectivos comprimentos.

A Energia _ Edies LIFE

(...) Uma vez que a dilatao do tempo uma propriedade do prprio tempo, no somente todos os relgios em movimento se atrasam, mas tambm todos os processos fsicos, tais como velocidades de reaes qumicas, se tornam mais vagarosas quando em movimento. Como a vida consiste em um complexo de reaes qumicas, a mesma vida se tornaria mais vagarosa pelo mesmo fator. Os mesmos processos fsicos, como a meia-vida de uma amostra radioativa, devem se tornar mais lentos pelo fator . Alis, esse efeito sobre a meia-vida j foi observado diretamente usando um feixe de partculas instveis. (...)
Do livro: Fsica de Jay Orear

O Paradoxo dos Gmeos A Juventude perptua? Desde o advento da explorao espacial, tornou-se do conhecimento comum que os viajantes espaciais no envelhecem to rapidamente como seus irmos na Terra. De fato, se um viajante espacial pudesse viajar velocidade da luz, nunca envelheceria. O fato de o tempo correr mais devagar para um viajante espacial pode se ver aplicando-lhe a Eq. 11-8. Para um observador na Terra, os relgios e todos os processos fsicos incluindo a prpria vida tornam-se, em uma nave espacial velocidade v, mais lentos pelo fator Exemplo Considerem-se dois gmeos A e B, com vinte anos de idade. O gmeo B, inicia uma viagem espacial de ida e volta at a estrela Arcturus com a velocidade v = 0,99 c. Para os que, como ns, estamos na Terra, Arcturus est a 40 anos luz de distncia. Quais sero as idades de A e B quando B terminar a sua viagem? Para o gmeo A, a viagem levaria um tempo 1% maior do que os 80 anos que levaria a luz para ir at Arcturus e voltar. Portanto A teria 20 mais 80,8 ou seja 100,8 anos de idade quando B voltasse. Para o gmeo A os relgios da nave espacial estariam correndo mais lentamente por um fator . Na nave espacial o tempo decorrido para a viagem seria ento 0,141 vezes os 80,8 anos do tempo terrestre ou 11,4 anos. O gmeo B teria 20 mais 11,4 anos ou 31,4 anos de idade no fim da viagem. Estaria ento 69,4 anos mais jovem do que seu irmo gmeo que ficou na Terra.
Fsica Jay Orear

(...) O instrumento de marcar tempo mais estvel que se pode construir o relgio que utiliza o chamado efeito Mssbauer. Os relgios Mssbauer utilizam ftons de um istopo radioativo de ferro localizado em um cristal de ferro. Dois relgios Mssbauer idnticos marcaro o mesmo tempo com preciso de uma parte em . Um deslocamento de tempo deste valor aparece como um sbito aumento na taxa de contagem de ftons. Nesta experincia de dilatao do tempo, verifica-se que um relgio Mssbauer girado rapidamente fica mais lento, na razo quando comparado com um relgio Mssbauer idntico

em repouso. A teoria confirma-se novamente. (...)


Fsica de Jay Orear

5. Cincia e vida
1. No temos a menor pretenso de parecer que sabemos mais ou melhor, seja o que for, mas preciso reconhecer que, defrontando realidades de outro nvel, no podemos limitar-nos a premissas e conceituaes ainda condicionadoras da cincia oficial, que, por exemplo, s pode considerar, at agora, como fontes luminosas, os objetos visveis. Vivendo em plano vibratrio diferenciado, natural tenhamos outra viso da realidade global, naturalmente muito limitada, porm significativamente mais ampla. 2. , todavia, com grande interesse que acompanhamos o desenvolvimento da cincia terrestre, e, ainda agora, saudamos o advento da electronografia, dos cientistas Dumitrescu e Camarzan, louvando-lhes o esforo para analisar os diversos campos eltricos e magnticos do corpo humano. So realmente valiosos os progressos que tm sido obtidos pelos pesquisadores terrestres, sendo de nosso dever assinalar, com alegria, o xito dos cientistas Valentina e Semyon Kirlian, da Universidade Alma Ata, que conseguiram fotografar as radiaes luminosas a que os parapsiclogos atuais denominam bioplasma. Novos dados, de outros setores da Fsica, continuaro a abrir campos de interesse aplicao humana e certamente no se limitaro descoberta de supertomos pesados, como os que receberam, recentemente, os nmeros atmicos 116, 124 e 126, descobertos pelos fsicos Gentry e Cahill, da equipe do Professor Dirac, no Instituto de Pesquisas de Tallahassee, na Flrida.

3. Nosso desiderato chamar a ateno para outros ngulos e conseqncias daquilo que o saber humano vai conquistando, na Terra, de sorte a auxiliar os companheiros em romagem na crosta planetria, no seu esforo para entender sempre melhor as realidades do esprito imortal.

4. Assim, se certo que a Mecnica Quntica j assentou idias ntidas sobre a dupla natureza ondulatria-corpuscular da luz, cujas ondas h muito se verificou serem transversais e no longitudinais; se tambm j est claro que na variao alternada das intensidades dos vetores campo eltrico e campo magntico que consistem as vibraes luminosas, e que circuitos eltricos oscilantes emitem ondas eletromagnticas invisveis; se j se sabe, alm disso, que a emisso e a absoro de energia se fazem pulsativamente, por mltiplos inteiros da quantidade fundamental a que Planck denominou de quantum e que Einstein rebatizou de fton, quando se trata de luz; apesar de tudo isso, ainda estranho ao conhecimento da Fsica oficial que, alm das faixas de freqncias das ondas conhecidas por radiaes ultravioleta, radiaes X, radiaes gama e radiaes csmicas, pulsam no Universo as radiaes mentais, as anglicas, as crsticas e, sobretudo, as radiaes divinas. No entanto, so estas ltimas as criadoras, alimentadoras, impulsionadoras e equilibradoras de tudo quanto existe. 5. Para o homem terrestre comum, luz so as ondas eletromagnticas visveis, cujo comprimento varia entre 8000 A e 4000 A, dependendo do observador. Para os tcnicos, so todas as radiaes eletromagnticas conhecidas, visveis ou no ao olho humano, desde as infravermelhas at as csmicas. Para ns, estudantes desencarnados de modesta hierarquia, so todas as oscilaes eletromagnticas que vo das aqum-infravermelhas at as almcsmicas.

6. Quando a Fsica constata que s nos meios homogneos, e nunca nos anistropos, a luz se propaga em linha reta em todos os sentidos; quando ressalta que, se o ndice de refrao do meio variar continuamente, o raio luminoso pode encurvar-se; ns acrescentamos que, mesmo quando o esprito guarda, nos tecidos da alma, barreiras de interceptao infensas luz do bem, a divina claridade no deixa de abenoar-lhe o mundo ntimo, porque a Sabedoria Celeste disps que a interceptao de alguns raios de um feixe luminoso no impede que os demais prossigam livremente o seu trajeto. Isto posto, entendemos que somente quando o esprito terrestre atinge o grande equilbrio evolutivo, sua aura consegue constituir-se em meio istropo, onde a luz espiritual pode propagar-se, com a mesma velocidade, em todas as direes.

7. No ficamos, porm, nessas assertivas, pois importa considerar que, sem que sua livre adeso o coloque em condies de beneficiarse com a luz espiritual com que a Divina Bondade permanentemente o atinge, nenhum esprito se furta s prprias trevas. Ao encontrar a superfcie de separao de dois meios, o raio luminoso pode refratarse, mas pode tambm ocorrer a reflexo total, e, neste ltimo caso, nem sequer passa de um meio para outro.

8. Chegamos, desse modo, a uma concluso de sentido moral, que o que acima de tudo nos importa, pois o conhecimento puro e simples, descomprometido com os augustos propsitos do Senhor, para nada de bom aproveita. Essencialmente, a Lei de Deus, que dirige a Vida em todos os planos do Universo, uma s e puramente Amor.

Quando um feixe luminoso encontra uma superfcie de separao entre dois meios, parte da luz refletida, parte refratada e parte difundida. Identifique estes fenmenos na fotografia.
(FSICA 2 ANTONIO MXIMO)

5.1 Exerccios Para estudo em grupos


1. Como os estudantes desencarnados encaram as conquistas da cincia humana? 2. O que luz, para os estudantes desencarnados? 3. O que existe nas faixas de freqncias alm das radiaes csmicas? 4. Por que so as ltimas as de maior poder energtico? CONFRONTEM AS RESPOSTAS DO ESTUDO INDIVIDUAL

Para estudo individual


1. Explicar como foi relacionada: Livre adeso com benefcios da luz divina. 2. Relacione trs aplicaes prticas da idia fundamental: Em toda cincia, verifiquemos os propsitos do Criador.

5.2 Textos para identificao de aplicaes e coincidncias Textos extrados de obras espritas
ALLAN KARDEC O LIVRO DOS ESPRITOS 248. O Esprito v as coisas to distintamente como ns? Mais distintamente, pois sua viso penetra o que no podeis penetrar. Nada a obscurece.

A GNESE CAPTULO XIV 24. Pois que a viso espiritual no se opera por meio dos olhos do corpo, segue-se que a percepo das coisas no se verifica mediante a luz ordinria: de fato, a luz material feita para o mundo material; para o mundo espiritual, uma luz especial existe, cuja natureza desconhecemos, porm que , sem dvida, uma das propriedades do fluido etreo, adequada s percepes visuais da alma. H, portanto, luz material e luz espiritual. A primeira emana de focos circunscritos aos corpos luminosos; a segunda tem o seu foco em toda parte: tal a razo por que no h obstculo para a viso espiritual, que no embaraada nem pela distncia, nem pela opacidade da matria, no existindo para ela a obscuridade. O mundo espiritual , pois, iluminado pela luz espiritual, que tem seus efeitos prprios, como o mundo material iluminado pela luz solar.

FRANCISCO CNDIDO XAVIER/Fernando Worm JANELA PARA A VIDA - Perguntas formuladas por Fernando Worm, Chico responde. CAPTULO V - No Alm a decomposio da luz atravs de um prisma etrico gera cores desconhecidas do homem terrestre? Pode dizer-nos quais e como so essas cores? - No mais Alm, outras cores se nos descortinam s percepes, na decomposio da luz, mas no encontramos as palavras adequadas para definir a ocorrncia, nas reas atuais do conhecimento terrestre.

ANDR LUIZ/Francisco Cndido Xavier MISSIONRIOS DA LUZ CAPTULO IX Palavras de Alexandre: - Os eltrons e ftons que vos constituem a vestimenta fsica, integram, igualmente, os nossos veculos de manifestao, em outras caractersticas vibratrias.

Textos cientficos
A viso da aura luminosa que, segundo os msticos e ocultistas, envolve os corpos vivos e tambm os inanimados, foi sempre privilgio de uma restrita categoria de sensitivos: os videntes ou clarividentes. Os no dotados tinham de se contentar com as descries, embora bem detalhadas, presentes na literatura religiosa, paranormal e ocultista de todas as pocas e todos os povos. Tais descries eram, curiosamente, muito parecidas entre si, e mesmo os mais cticos tiveram sempre de convir que algo estranho existia na base comum desses relatos. Em 1939, um fato novo ocorreu, na Rssia, na rea das descobertas cientficas. Foi quando dois tcnicos em eletrnica, o casal Semyon e Valentina Kirlian, criaram um novo processo fotogrfico a que denominaram fotografia de campo radiante. O mundo revelado nessas fotos era bem diferente do que visto a olho nu. Folhas de plantas, mos humanas, moedas, apareciam circundadas por halos de energia luminosa colorida. Teria sido, enfim, descoberta a fotografia da legendria aura? A resposta at o momento no foi conseguida. Mas, ao mesmo tempo que as pesquisas se desenvolvem em todo o mundo, revelando a cada dia (...)
Revista Planeta Abril N 77

Foto Publicada na Revista Planeta N 111

Florian Dumitrescu, mdico e engenheiro

Folha Esprita N 44 nov. 77 Entrevistada: Carmem Marinho Pesquisadora do IBPP

6.000 CASOS DE CNCER DIAGNOSTICADOS O que vocs viram de mais interessante no Congresso de Tquio? Excelentes trabalhos foram ali apresentados, principalmente o da Dr. Thelma Moss, sobre Kirliangrafia. Foi muito interessante! Outro trabalho muito bom foi o do Dr. Florian Dumitrescu, mdico e engenheiro rumeno. Ele possui aparelhos para Kirliangrafias grandemente sofisticados, modernos e tem feito experincias em hospitais. J diagnosticou 6.000 casos de cncer com a sua eletronografia. Ambos viro a So Paulo em 1979. Vimos muitas teses importantes, como a do prof. Dr. Russel Targ, prof. Douglas Dean, prof. Stanton Maxey, Dr. Zdenek Reajdak. Este ltimo o fundador da Associao que organiza os Congressos, que a I.A.P.R. (Internacional Association for Psychotronic Research); tcheco e psiclogo, professor na Universidade de Praga. Um psiclogo de Ghana (frica) apresentou trabalho muito interessante e curioso sobre magia negra que causou grande impresso a todos. O Dr. Aysi africano, formado em Londres em Filosofia e Psicologia. Dos japoneses o melhor trabalho sem dvida foi o do Dr. Motoyama, que possui um laboratrio com aparelhos muito interessantes que reativam os chakras. O nmero de participantes foi menor do que nos Congressos anteriores, porm, a qualidade dos trabalhos e os cientistas ali presentes eram de grande importncia.

Um dos mais importantes cientistas dos paises orientais, o prof. Dr. Ioan Florin Dumitrescu, da Romnia, depois de vrios anos de pesquisas no campo do bioplasma, chegou concluso de que as ondas eletromagnticas que se irradiam dos organismos vivos mantm uma relao de permutao com a atividade da vida. Dumitrescu construiu um aparelho chamado eletrongrafo, que deixa ver, na ampliao da imagem irradiada dos pontos de acupuntura, pela eletrografia de baixa tenso, indcios claros de doenas.
Revista Planeta MTODO DA ELECTRONOGRAFIA DESENVOLVIDO PELO DR. IOAN FLORIN DUMITRESCU E COLEGAS FOLHA ESPRITA

A MECNICA ONDULATRIA
Em 1924, o fsico francs Louis de Broglie sugeriu que o eltron tambm pudesse ser encarado como uma onda. Quando um fton colide com um eltron, este adquire mais energia e, o fton resultante, aps o choque, perde parte da energia. Esse fenmeno denominado efeito Compton. A proposio de de Broglie era simples: Se os ftons, que comumente afirmamos serem ondas, podem algumas vezes apresentar propriedades de corpsculos (como no efeito Compton), por que os eltrons no poderiam apresentar propriedades ondulatrias? Inicialmente, a proposio recebeu diversas crticas, mas logo apareceram provas que corroboravam a teoria. Experincias de Germer e Davisson vieram provar que, eltrons podem sofrer difrao obedecendo as leis ondulatrias como se fossem ondas sonoras, luminosas, etc. Vejamos uma comparao como recurso didtico: Um cara metralha a esmo, prximo a uma esquina. As balas caminham praticamente em linha reta. No entanto, o som da rajada sofre difrao na quina da parede e o indivduo agachado, protegido das balas, pode ouvir a rajada. Isto quer dizer que o som dobra a esquina, que uma das caractersticas na propagao ondulatria. Se a metralhadora atirasse eltrons, estes sofreriam difrao na quina e iriam atingir o indivduo, caracterizando a sua propriedade ondulatria. Esse fato levou a crer que, poderia associar ao eltron uma onda de determinado comprimento de onda . De Broglie props que, qualquer partcula material em movimento teria uma onda associada com o comprimento de onda. comprimento de onda associada h constante de Planck m massa da partcula v velocidade da partcula

Onde:

Reparem na equao Um corpsculo que tem massa elevada teria um muito pequeno. Por exemplo, uma bola de tnis em movimento possui um , porm to pequeno o seu valor que, torna-se imperceptvel na prtica. Um eltron, segundo Bohr, descreve uma rbita circular. Segundo De Broglie, a trajetria do eltron a de uma onda, como indica a figura ao lado. E ainda, a trajetria deve conter um nmero inteiro de . Neste caso, o eltron no considerado como uma partcula; ele considerado como um conjunto de ondas que vibram em redor do ncleo. Criou-se, ento, um novo ramo na Fsica denominado Mecnica Ondulatria.

As ondas eletromagnticas propagam-se em linha reta num meio homogneo. Ao penetrar noutro meio, pode ocorrer uma mudana de direo, que se denomina refrao. Pode mesmo ocorrer reflexo das ondas eletromagnticas. Se voc mora num local vizinho a prdios altos, ou onde passam avies, as ondas de TV sero refletidas por esses obstculos, provocando distrbios no seu receptor. (Fantasmas pelo prdio e ondulaes da imagem pelo avio). Uma torre de emisso, de TV ou de rdio, geralmente emite ondas em todas as direes, ou seja, ondas tridimensionais, formando-se frentes esfricas de ondas. (Lembre-se que, na gua, a onda causada pela queda da pedra tinha propagao bidimensional e tnhamos frentes de onda circulares.)

Propagao das ondas eletromagnticas

Outro detalhe muito importante saber o aspecto energtico das ondas eletromagnticas. Elas so emitidas de modo intermitente em forma de conjuntos de ondas, que recebem o nome de ftons.

Representao esquemtica da propagao de ondas eletromagnticas.

Resumindo: As ondas eletromagnticas so emitidas de modo descontnuo, em forma de quantidades bem discretas, denominadas de ftons. A energia do fton depende do seu comprimento de onda (). Quanto maior o , menor ser a energia. Podemos dizer, ento, que a energia do fton diretamente proporcional freqncia da onda eletromagntica, j que:

Essa energia varivel de cada fton denominada de quantum (no plural quanta). Segundo o cientista Planchk o quantum (q) corresponde a:

Portanto, cada fton possui uma quantidade definida de energia. Assim, quanto mais ftons num feixe de luz, mais intensa ser a energia.

Do livro Atomstica de Feltre Setsuo

6. Idias e emoes
1. O homem terrestre um dia aprender que uma onda eletromagntica no se constitui apenas de eletricidade e magnetismo, mas igualmente de foras que, falta de melhor terminologia, chamaremos de transcendentais. So essas foras que lhe qualificam a natureza e, independentemente da freqncia vibratria, definem-lhe o teor. Aprender, ainda mais, que as ondas eletromagnticas so, na verdade, veculos dessas foras transcendentais; e, mais ainda, que no existem ondas eletromagnticas que no estejam carregadas dessas foras.

2. Para efeito didtico, podemos considerar essas foras transcendentais como sendo de duas ordens distintas: as ideais, ou neutras, e as emocionais, que podem ser, tanto umas como outras, positivas ou negativas, isto , integradoras ou desintegradoras. As ideais esto sempre presentes em qualquer onda eletromagntica, qualquer que seja a sua natureza. Naturalmente no mencionamos as foras divinas ou plasma divino, que a prpria fonte da vida e o fluido sustentador dos Universos, porque nossos humlimos conhecimentos nada podem conceber, por enquanto, sobre o que alguns imaginam ser o pensamento de Deus. 3. Quanto s foras ideais, expressam-se no pensamento, que onda eletromagntica emitida pela mente, de modo direto nos seres incorpreos; ou atravs do crebro, quando se trata de seres humanos, encarnados ou desencarnados. Cremos desnecessrio esclarecer que as foras ideais, quando carregadas de emoo, tornam-se ideo-emotivas, traduzindo cargas de emoo dotadas de ativo poder.

4. Quando, por conseguinte, se fala da fora do amor, ou da fora do dio, no se est falando de fices, e sim de ativssimas realidades. Sentimento fora que se irradia; fora viva, cujo poder, maior ou menor, depende do comprimento da onda mental que a conduz. 5. Enganam-se, portanto, os que supem que o poder da ao se reduz aos atos fsicos visveis. Pensar agir, falar movimentar foras vivas, de conseqncias por vezes inimaginveis. Compor um artigo, uma carta, um poema ou uma msica, produzir um som ou simplesmente divagar idias, tudo isso atuar, agir, fazer, emitir e captar foras, agregar e desagregar formas mentais, participar da economia da vida, seja para o bem ou seja para o mal.

6. Nem tudo o que fazemos num plano repercute visivelmente, de imediato, noutro plano, mas ningum se engane quanto natureza das foras vivas que algum move quando anseia, deseja ou quer seja o que for, porque a vida, atravs dos mecanismos automticos de sua justia, jamais deixar de entregar-nos o resultado de nossas aes, ainda que sejam aes apenas mentais, pois a mente que comanda a vida.

7. Cumpre, alm disso, nos lembremos de que a responsabilidade sempre rigorosamente proporcional capacidade de cada um. A mente frgil que pensa o mal produz estragos de pequenas propores, porque seu poder de ao reduzido; a mente evolvida e poderosa que pensa o mal produz uma soma muito maior de destruio. Pessoas existem cujos pensamentos repercutem, de imediato ou a longo prazo, sobre um nmero imenso de outras mentes, numa semeadura de sugestes de imprevisveis resultados, no tempo e no espao. Ningum h, no entanto, que se possa considerar fora do grande comrcio das trocas vitais, porque ningum pensa, fala, escreve ou age em vo.

8. Pensamento sempre luz. Uma mente poderosamente intelectualizada, que pensa em ondas de alta freqncia vibratria, produz radiaes que podem, por exemplo, ser verdes ou azuis; mas o verde pode ser encantador ou ttrico, e o azul pode ser tenebroso ou sublime. 9. Quando os Gneos da Espiritualidade Superior insistem em que a maior necessidade humana, a mais urgente e a mais decisiva, a da aquisio de amor e das virtudes morais, no o fazem por pieguismo desarrazoado e inconseqente. Desenvolvimento mental sem correspondncia equilibradora na bondade quase sempre caminho aberto a terrveis precipcios, onde infelizmente no poucos se projetam, por tempo indeterminado, impelidos pelas foras monstruosas do orgulho cego e da impiedade arrasadora, no remoinho de alucinantes paixes. 10. Por isso, o Mestre Inesquecvel nos deixou a poderosa advertncia daquelas palavras graves: Se a luz que h em ti so trevas, quo grandes sero tais trevas! E tambm por isso Ele nos disse no seu emulador e sublimal carinho: Brilhe a vossa luz!.

6.1 Exerccios Para estudo em grupos


1. Onde esto presentes as foras transcendentais? 2. Quais suas diferentes ordens? (das foras transcendentais) 3. Na prtica, onde e como atuam as foras transcendentais? 4. Como podemos compreender a presena de cores nas faixas invisveis do espectro eletromagntico? 5. O que podemos compreender das palavras de Jesus: Brilhe a vossa Luz? CONFRONTEM AS RESPOSTAS DO ESTUDO INDIVIDUAL

Para estudo individual


1. Explicar porque recebemos o retorno das nossas aes, ainda que mentais. 2. Relacione trs aplicaes prticas da idia fundamental: Pensamento sempre luz.

6.2 Textos para identificao de aplicaes e coincidncias Textos extrados de obras espritas
ALLAN KARDEC A GNESE CAPTULO XIV 15. Sendo os fluidos o veculo do pensamento, este atua sobre os fluidos como o som sobre o ar; eles nos trazem o pensamento, como o ar nos traz o som. Pode-se, pois, dizer, sem receio de errar, que h nesses fluidos, ondas e raios de pensamentos, que se cruzam sem se confundirem, como h no ar ondas e raios sonoros. 16. Tem conseqncias de importncia capital e direta para os encarnados a ao dos Espritos sobre os fluidos espirituais. Sendo esses fluidos o veculo do pensamento e podendo este modificar-lhes as propriedades, evidente que eles devem achar-se impregnados das qualidades boas ou ms dos pensamentos que os fazem vibrar, modificando-se pela pureza ou impureza dos sentimentos. (...) 17. Os fluidos tambm carecem de denominaes particulares. Como os odores, eles so designados pelas suas propriedades, seus efeitos e tipos originais. Sob o ponto de vista moral, trazem o cunho dos sentimentos de dio, de inveja, de cime, de orgulho, de egosmo, de violncia, de hipocrisia, de bondade, de benevolncia, de amor, de caridade, de doura, etc. Sob o aspecto fsico, so excitantes, calmantes, penetrantes, adstringentes, irritantes, dulcificantes, soporficos, narcticos, txicos, reparadores, expulsivos; tornam-se fora de transmisso, de propulso, etc. O quadro dos fluidos seria, pois, o de todas as paixes, das virtudes e dos vcios da Humanidade e das propriedades da matria, correspondentes aos efeitos que eles produzem. 20. Quando se diz que um mdico opera a cura de um doente, por meio de boas palavras, enuncia-se uma verdade absoluta, pois que um pensamento bondoso traz consigo fluidos reparadores que atuam sobre o fsico, tanto quanto sobre o moral.

FRANCISCO CNDIDO XAVIER/Fernando Worm JANELA PARA A VIDA - Perguntas formuladas por Fernando Worm, Chico responde. CAPTULO V (...) Quanto msica certo que ela irradia cores, a traduzir-se em espectro multicor. Reconhecemos, outrossim, que a cor se reveste de muita importncia para a harmonizao e evoluo do Esprito, seja no Plano Fsico ou no Plano Espiritual.

Textos cientficos
O engenheiro Francesco Luciano Scotto
nasceu em Turim, Itlia, no dia 13 de dezembro de 1924. Formou-se em engenharia civil, obtendo o grau de mestre nessa disciplina. Tornou-se membro do American Concrete Institute. Atualmente projetista de importantes trabalhos de engenharia civil. Desde 1959 est ligado s obras de alta responsabilidade relacionadas com o programa italiano de usinas nucleares. um especialista em reservatrios de concreto protendido, para elevadas presses, usados nos reatores nucleares. Faz parte de inmeros grupos de estudos e projetos em diversos pases europeus. Devido sua especialidade tcnica, Scotto tem tomado parte tambm nas obras da Usina Nuclear de Angra dos Reis, aqui no Brasil.

Uma pesquisa ampla entre homens e animais


A resposta veio-lhe casualmente quando, para relaxar um pouco antes da ceia, dedilhava ao piano. Pensou no fato trivial de que, como a maioria das pessoas, ele era capaz de perceber as mesmas notas musicais em diferentes oitavas. Esta reflexo levou-o a supor que possivelmente algumas pessoas pudessem ver alm do espectro visvel ao comum das pessoas. Neste caso, semelhana da audio das notas musicais, tais sensitivos perceberiam as cores extra-espectrais com as mesmas tonalidades correspondentes s da faixa visvel normal. Imaginando uma correspondncia biunvoca entre freqncia de vibrao e som, parecia-me aceitvel construir uma hiptese de princpio geral para as sensaes, para as quais a freqncia dupla deve repetir as mesmas impresses de som, cor ou equivalente. Era uma hiptese de trabalho mediante a qual poderia explicar-se a viso das cores da aura, admitindo-se que elas correspondessem a uma oitava acima, no espectro da radiao luminosa. Se os estados alterados de conscincia ampliam o limiar das sensaes, a sensitiva poderia captar tais emisses sob a mesma sensao das cores normais conhecidas. Assim, ela veria o ultravioleta como vermelho e da por diante. Desse modo, partindo de sua hiptese de trabalho e usando cartas coloridas como padro de aferio, o pesquisador chegou a estabelecer a extenso do provvel espectro alm do violeta, que sua esposa era capaz de ver quando estava em um estado alterado de conscincia. Ele deduziu que Giovanna alcanava, ento, uma boa parte do ultra-espectro at aproximadamente o comprimento de onda de 0,25 mcron. Seria esta a faixa colorida percebida por ela.

Fenmeno comum

manifesto

alm

do

espectro

Como se sabe, a viso normal capaz de detectar apenas uma pequena frao do espectro de radiao eletromagntica, compreendido entre os comprimentos de onda de aproximadamente 0,4 mcron e 0,8 mcron (1 mcron = 1 milsimo de milmetro). Entre estes limites encontram-se os comprimentos de onda correspondentes s sete cores do arco-ris. O vermelho corresponde ao limite de 0,8 mcron; o violeta situa-se no limite de 0,4 mcron. Abaixo e acima desses limites, o olho normal no consegue mais ver os estmulos luminosos. Entre estes limites, situam-se as faixas das cores do espectro visvel, cujos comprimentos de onde so, aproximadamente, em mcron: 0,66 (vermelho); 0,61 (alaranjado); 0,58 (amarelo); 0,52 (verde); 0,47 (azul); 0,44 (ndigo); 0,41 (violeta). A pergunta que Scotto formulava era a seguinte: Como pode explicar-se o fenmeno da visualizao das cores da aura, que eu no vejo e que Giovanna Bergamini v em superposio vista normal?

Revista Planeta N 111-A

(...) De acordo com informaes e publicaes de pases tais como a Alemanha Ocidental e a Unio Sovitica, j se estaria pesquisando em laboratrio com a finalidade de representar, por procedimentos eletrnicos, a correspondncia entre sons e cores da mesma forma como, analiticamente, expe-se aqui. A demonstrao prtica de tais inter-relaes abriria importantssimos campos de aplicao. Ela comprovaria objetivamente a componente eletromagntica do som que, pelo seu deslocamento em meio homlogo o ter em seus distintos planos de densidade influi no corpo etrico do ser humano como um fato independente da onda acstica, qual impressiona por via do conduto auditivo. Tudo o que foi expressado para o som vale da mesma forma para o espectro luminoso, visto que cada longitude de onda comporta um som eletromagntico; ou seja, h equivalncia entre som e cor, e tudo tende a uma unidade ou sntese de equivalncias. Na prtica, esse conceito permite a operao com cores inaudveis e sons invisveis, de insuspeitvel valorao na terapia, e cuja fundamentao, analiticamente, expe-se aqui. (...)

Planeta, n 105-A

7. Infeco e purgao
1. Acionados os mecanismos do gravador comum, a fita magntica vai sendo sensibilizada pelas vibraes sonoras que nela se registram. Quando termina a gravao, se se quer ouvir o que foi gravado, devese reenrolar a fita em sentido contrrio. 2. Mutatis mutandis, ocorre tambm assim com os registros da memria. Nela se vo gravando automaticamente todos os acontecimentos da vida, at que o choque biolgico da desencarnao desata os mecanismos de reviso e arquivamento de todas as experincias gravadas ao longo da etapa existencial encerrada. 3. Acontece que nem sempre todas as experincias ento revistas podem ser simplesmente arquivadas na memria profunda da mente, por no haverem sido por esta absorvidas. So os casos pendentes, ainda no encerrados, que traduzem, na maioria das vezes, realidades que a conscincia no consegue aceitar.

4. Essa rejeio consciencial gera conflito mental interno, ou indigesto psquica, provocando no esprito o reconhecimento do erro e o conseqente remorso, ou, o que pior, a orgulhosa ou cega ratificao do erro, causadora de revolta e empedernimento. 5. De qualquer modo, a rejeio consciencial tem como inelutvel conseqncia a no assimilao das concentraes energticas correspondentes s formas-pensamentos que duplicam os fatos, mantendo-os vivos e atuantes na aura do esprito, maneira de tumores autnomos, simples ou em rede, a afetarem o corpo espiritual e o lesarem. 6. No caso do remorso, o tumor se transforma em abscesso energtico, a exigir imediata drenagem; no caso do empedernimento, o tumor cria carnico e se estratifica, realimentado pela continuidade dos pensamentos-fora da mente, arrastando o esprito a longas incurses nos despenhadeiros da revolta, onde no raro se transforma transitoriamente em demnio, a servio mais ou menos prolongado das Trevas.

7. As operaes de drenagem psquica so dolorosas e variam de tempo e intensidade, caso por caso, mas resultam sempre na recuperao relativa do esprito para futuras retificaes de conduta, sem prejuzo da continuidade, a breve trecho, de sua marcha evolutiva ascensional. 8. Quando a revolta se cristaliza no monoidesmo, onde as idias fixas funcionam como escoadouros de energia, em excessivo dispndio de foras vitais, pode o esprito chegar facilmente perda do psicossoma, ovoidizando-se, caso em que se reveste to s da tnica energtica mental, maneira de semente em regime de hibernao. 9. Chegue ou no a esse extremo, o esprito responder, naturalmente, perante si mesmo, pelos fulcros de leses mentopsicofsicas que gera, para seu prprio prejuzo, imediato e futuro.

10. No que tange drenagem a que nos referimos, importa consideremos que o pus energtico a ser expelido decorre das transformaes psicofsico-qumicas das energias degeneradas que foram segregadas pela mente e incorporadas economia vital do ser, representando foras deo-emotivas de teor e peso especficos.

11. Necessrio entendamos que as formas-pensamentos nem sempre so concentraes energticas facilmente desagregveis. Conforme a natureza deo-emotiva de sua estrutura e a intensidade e constncia dos pensamentos de que se nutrem, podem tornar-se verdadeiros carcinomas, monstruosos seres automatizados e atuantes, certamente transitrios, mas capazes, em certos casos, de subsistir at por milnios inteiros de tempo terrestre, antes de desfazer-se.

12. A expiao, de que fala a Doutrina Esprita, no seno a purgao purificadora do mal que infeccionou o esprito. Este, atravs dela, restaura a prpria sade e se liberta das impurezas que o afligem e lhe retardam a felicidade. 13. Notemos, porm, que os mecanismos expiatrios no obedecem a uma frmula nica. Se a dor dissolve o mal, o amor consegue transform-lo. 14. Lembremo-nos de que tudo o que existe suscetvel de servir ao bem, sob o comando soberano da mente espiritual. O mal, seja qual for a sua natureza, sempre apenas uma degenerescncia do bem (*), porque a essncia de toda a Criao repousa na Suprema Perfeio do Amoroso Criador dos Universos. ___________ (*) Irmo Thiesen, Paz conosco. Realmente, o bem absoluto jamais degenera. Entretanto, o bem absoluto exclusividade divina. A lio de Jesus clara: S Deus bom. Na relatividade dos valores universais tudo est sempre evoluindo, o que importa dizer: tudo est em permanente transformao, longe daquela definitividade ideal do absoluto. Gerar formar; degenerar deformar. O mal, a rigor, sempre isso, isto , uma enfermao, uma degenerescncia, um aviltamento do bem, sempre de natureza transitria. Ele surge da livre ao filiada ignorncia ou viciao, e correspondente a uma amarga experincia no aprendizado ou no aprimoramento do esprito imortal. necessrio termos em conta que Deus s cria o bem. E como Deus o Pai de toda a Criao, tudo sempre essencialmente bom. O bem a substncia intrnseca de tudo quanto existe. O mal a sua deformao transitria, que sempre reparada por quem lhe d causa, rigorosamente de acordo com a lei de justia, imanente na Criao Divina. Apesar disso, sempre que uma idia exige mais tempo para ser compreendida ou aceita pelos companheiros de nossa equipe, entendo de meu dever evitar insistir em sua enunciao, para no suscitar dificuldades evitveis ou constrangimentos sem proveito. Ademais, nenhum de ns infalvel e no meu caso particular, reconheo-me de muito poucas luzes e sujeito a freqentes enganos. Peo-lhe, desse modo, retirar do texto n 7, da srie que assino, as expresses que foram objeto de reparo. Agradecendo pela cooperao e pela tolerncia com que tenho sido honrado, peo ao Senhor Jesus que nos abenoe, agora e sempre. UREO Estranhando expresses usadas pelo Esprito Autor degenerescncia do bem , fizemos-lhe observao que nos valeu a resposta acima, em 06-08-1976. sugesto de retirar do ltimo pargrafo aquelas expresses, preferimos, guisa de novo ensinamento, reproduzir aqui as palavras esclarecedoras de ureo, que o prprio leitor avaliar. A Direo de REFORMADOR

7.1 Exerccios Para estudo em grupos


1. Descreva os mecanismos da reviso e arquivamento das experincias concludas numa encarnao. 2. O que so os casos pendentes? 3. Como se eliminam as infeces fludicas? 4. O que significa expiao? 5. Quais as conseqncias da revolta? 6. Quais as conseqncias do remorso? CONFRONTEM AS RESPOSTAS DO ESTUDO INDIVIDUAL

Para estudo individual


1. EXPLIQUE: Porque as concentraes energticas das nossas criaes mentais podem persistir at por milnios, e que conseqncias resultam deste fato. 2. Relacione trs aplicaes prticas da idia fundamental: Se a dor dissolve o mal, o amor consegue transform-lo.

7.2 Textos para identificao de aplicaes e coincidncias Textos extrados de obras espritas
ALLAN KARDEC O CU E O INFERNO CAPTULO VII Cdigo penal da vida futura 16 O arrependimento, conquanto seja o primeiro passo para a regenerao, no basta por si s; so precisas a expiao e a reparao. Arrependimento, expiao e reparao constituem, portanto, as trs condies necessrias para apagar os traos de uma falta e suas conseqncias. O arrependimento suaviza os travos da expiao, abrindo pela esperana o caminho da reabilitao; s a reparao, contudo, pode anular o efeito destruindo-lhe a causa. Do contrrio, o perdo seria uma graa, no uma anulao.

ANDR LUIZ/Francisco Cndido Xavier NOSSO LAR CAPTULO 31 Vampirismo (...) O operrio, que integrava o corpo de sentinelas das Cmaras de Retificao, respondeu aflito: - Venho participar que uma infeliz mulher est pedindo socorro, no grande porto que d para os campos de cultura. Creio tenha passado despercebida aos vigilantes das primeiras linhas... - E porque no a atendeu? interrogou a enfermeira. O servidor fez um gesto de escrpulo e explicou: - Segundo as ordens que nos regem, no pude faz-lo, porque a probrezinha est rodeada de pontos negros. (...) - Conte as manchas pretas. Narcisa fixou o olhar na infeliz e respondeu, aps alguns instantes: - Cinqenta e oito. O irmo Paulo, com a pacincia dos que sabem esclarecer com amor, explicou: - Esses pontos escuros representam cinqenta e oito crianas assassinadas ao nascerem. Em cada mancha vejo a imagem mental de uma criancinha aniquilada, umas por golpes esmagadores, outras por asfixia. Essa desventurada criatura foi profissional de ginecologia. A pretexto de aliviar conscincias alheias, entregava-se a crimes nefandos, explorando a infelicidade de jovens inexperientes. A situao dela pior que a dos suicidas e homicidas, que, por vezes, apresentam atenuantes de vulto. (...)

Textos cientficos
Fotografia do pensamento
A expresso fotografia do pensamento, parece-nos, no pode ser aplicada seno a uma parte das manifestaes compreendidas nesta classe de experincias. De fato, para obter algumas de entre elas, no h necessidade de pose diante do aparelho fotogrfico. A chapa diretamente impressionada, mantendo-a o experimentador na maioria dos casos colocada na fronte, e concentrando intensivamente o pensamento na imagem a exteriorizar. Algumas vezes, o papel sensibilizado que se impressiona diretamente. (...) Outro sensitivo clarividente, Sr. E. A. Quinton, tambm nota, a propsito das suas visualizaes de pensamentos alheios, o seguinte: Em trs grupos podem ser subdivididas as formas-pensamentos por mim percebidas: - as que revestem o aspecto de uma personalidade, as que representam qualquer objeto e as que engendram formas especiais... As inerentes aos dois primeiros grupos explicam-se por si mesmas; as do terceiro, porm, requerem esclarecimento. Um pensamento de paz, quando emitido por algum profundamente compenetrado desse sentimento, torna-se extremamente belo e expressivo. Um pensamento colrico, ao contrrio, torna-se to repugnante, quanto horrvel. A avidez e anlogas emoes, por sua parte, originam formas retorcidas, curvas, semelhantes s garras do falco, como se as pessoas que as emitem desejassem algo empalmar em benefcio prprio. (Ligth, 1911, pg. 401) Resta ainda falar de um trao caracterstico, ou faculdade que as formas do pensamento podem apresentar, qual a de, em circunstncias especiais, subsistirem por mais ou menos tempo no ambiente, ainda que deste se tenha afastado, ou mesmo falecido, a pessoa que os engendrou. o que em linguagem metapsquica se chama persistncia das imagens. Vou citar alguns exemplos deste gnero. Este outro caso, anlogo ao precedente, tambm interessante: Em 1905, o Sr. F. C. Barnes, industrial australiano muito conhecido no seu pas, foi casa do mdium fotgrafo Boursnell, na expectativa de obter, com o seu prprio retrato, uma manifestao esprita. Mas, contrariamente aos seus desejos, quando se revelou a chapa, o que apareceu sobre a cabea dele, Barnes, foi o retrato, assaz ntido, da imperatriz Elisabeth da ustria. Esse retrato existia, tal qual, no frontispcio de um livro intitulado: The Martyrdom of an Empress, livro esse que o Sr. Barnes havia lido e o levara a pensar muitas vezes na falecida soberana. (Annales ds Sciences Psychiques, 1912, pginas 217-218)

(...) A criao de certas formas geomtricas por meio de vibraes conhecida por aqueles que tem estudado acstica e esto familiarizados com a produo das denominadas figuras de Chladni nos laboratrios de fsica. Aos leitores que no estejam ao corrente deste particular, damos a seguir uma breve explicao. De cobre ou de cristal se faz uma placa vibratria de Chladni (fig. 1), de bordos ligeiramente dobrados para cima, e na sua superfcie se estende uma camada de

FORMAS DE PENSAMENTO
A. BESAMT E C. W. LEADBEATER Todo pensamento cria uma srie de vibraes na substncia do corpo mental, correspondentes natureza do mesmo pensamento, e que se combinam em maravilhoso jogo de cores, tal como se d com as gotculas de gua desprendidas de uma cascata, quando atravessadas pelo raio solar, apenas com a diferena de maior vivacidade e delicadeza de tons. O corpo mental, graas ao impulso do pensamento, exterioriza uma frao de si mesmo, que toma forma correspondente intensidade vibratria, tal como o p de licopdio que, colocado sobre um disco sonante, dispe-se em figuras geomtricas, sempre uniformes em relao com as notas musicais emitidas. Ora, este estado vibratrio da frao exteriorizada do corpo mental, tem a propriedade de atrair a si, no meio etrico, substncia sublimada anloga sua. Assim que se produz uma forma pensamento, que , de certo modo, uma entidade animada de intensa atividade, a gravitar em torno do pensamento gerador...

areia. Esta areia lanada ao ar pela vibrao produzida pelo arco de um violino, e ao cair sobre a placa, toma formas regulares como as representadas na (fig. 2). Tangendo o rebordo da placa em pontos

Se este pensamento implica uma aspirao pessoal de quem o formulou tal como se d com a maioria dos pensamentos volteia, ento, ao derredor do seu criador, pronto sempre a reagir benfica ou malficamente, cada vez que o sinta em condies passivas. Estranhamente simblicas as formas do pensamento, algumas delas representam grficamente os sentimentos que as originaram. A usura, a ambio, a avidez, produzem formas retorcidas, como que dispostas a apreender o cobiado objeto.

diversos, obtm-se notas distintas, e por conseguinte, formas diferentes. (...)

O pensamento, preocupado com a resoluo de um problema, produz filamentos espirais. Os sentimentos endereados a outrem, sejam de dio ou de afeio, originam formas-pensamentos semelhantes aos projteis. A clera, por exemplo, assemelha-se ao ziguezague do raio, o medo provoca jactos de substncias pardacentas, quais salpicos de lama.

PRINCPIOS GERAIS
Trs princpios gerais governam a produo de todas as formas de pensamento: 1 - A qualidade dos pensamentos determina a sua cor; 2 - A natureza dos pensamentos determina a sua forma; 3 - A preciso dos pensamentos determina a nitidez dos seus contornos.

8. Mente e sexo
1. A mente e o sexo so as mais divinas caractersticas do ser humano. Fontes por excelncia de ao criadora, atuam, basicamente, uma nas portentosas dimenses do esprito, e o outro nos imensurveis domnios da forma. 2. A mente elabora o pensamento, norteia a razo, gera a tcnica, comanda a vida. O sexo garante e renova a vivncia das formas, em que as essncias se revelam e se acrisolam, atravs de longussima fieira de planos evolutivos. 3. A mente evolve para a sabedoria, por meio de incessantes apuraes do instinto. O sexo evoluciona para o amor, depurando a libido, no crisol das experincias sublimadoras. 4. A mente engendra magnificentes edificaes da inteligncia, na construo do saber. O sexo improvisa potentes ecloses de simpatia, na estruturao dos prdromos da fraternidade.

5. A mente desenvolve extraordinrios valores do pensamento, no fulgor da cincia, da filosofia e das artes. O sexo canaliza a fora dos impulsos, erigindo na maternidade e na paternidade sublimes altares ao sentimento enobrecido. 6. No seio augusto do tempo, a mente se angeliza e a forma se transluz. A mente, que se manifesta na matria, se expressar, um dia, em plena luz. O sexo, que vibra na carne, radiar, um dia, o puro amor. 7. No regao insondvel dos milnios, a crislida de conscincia acende, humilde, o primeiro raio da coroa de glrias arcanglicas. Os genes cromossomticos, que partem dos ncleos celulares e do citoplasma, iniciam, com modesta nota, a sinfonia csmica da comunho dos querubins. 8. Atritada pelos problemas e acicatada pelo trabalho, a mente freme na ecloso do conhecimento, para o esplendor da sapincia. Acrisolado pela dor, nos torniquetes da experincia, o sexo emerge, transformado, para as excelsas criaes da beleza. 9. Torna-se a mente em poder; torna-se o sexo em amor. O poder constri os mundos; o amor os apura e diviniza. 10. A mente se fortalece e expande; o sexo se desdobra e autocompleta. Entretanto, s a mente eterna; o sexo, que a reflete, acaba por ela absorvido. 11. Dia chega em que s a mente existe, na plenitude da vida, gloriosa de sabedoria e de amor, na comunho divina. Ento, o verme humilde, que se transformara, com o tempo, em homem-problema, ser, no imprio do Universo, um prncipe de luz.

8.1 Exerccios Para estudo em grupos


1. Complete o quadro abaixo e aps, procure grav-lo na memria:

PARGRAFO 1. 1. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11.

PROPOSIO Caractersticas Fontes Atuao Comando Evoluo rea de aplicaes gerais Campos de aplicaes especializadas Expresso final Expresso do comeo Evolui impulsionado pelo ........................................ Evoludo, aplica-se a ............................................ Forma de evoluir Fim Divinas

MENTE Divinas

SEXO

De ao .................................... Nas dimenses do Esprito da ............................................ Sabedoria do ........................................... Filosofia, Cincia, Artes Pura luz Crislida de ................................................... Trabalho Construo de ................................................... Expanso Eterna

De ao Criadora Nos domnios da ........................... Da vivncia das formas ....................................................... da Fraternidade Maternidade e ............................... puro .............................................. Genes cromossomticos ....................................................... Apurar e divinizar os mundos Auto-............................................. Absorvido pela .............................

Para estudo individual


1. Explique com os argumentos desta lio, como o verme humilde se transforma em um prncipe de luz. 2. Relacione trs aplicaes prticas da idia fundamental: A Evoluo se relaciona s aplicaes que fazemos atravs da mente e do sexo, das energias divinas que continuamente nos atingem.

8.2 Textos para identificao de aplicaes e coincidncias Textos extrados de obras espritas
ANDR LUIZ/Francisco Cndido Xavier MISSIONRIOS DA LUZ CAPTULO XIII Palavras de Alexandre: - necessrio deslocar a concepo do sexo, abstendo-nos de situ-la to somente em determinados rgos do corpo transitrio das criaturas. Vejamos o sexo como qualidade positiva ou passiva, emissora ou receptora da alma. Chegados a esse entendimento, verificamos que toda manifestao sexual evolui com o ser. Enquanto nos mergulhamos no charco das vibraes pesadas e venenosas, experimentamos, nesse domnio, simplesmente sensaes. medida que nos dirigimos a caminho do equilbrio, colhemos material de experincias proveitosas, oportunidades de retificao, fora, conhecimento, alegria e poder. Em nos harmonizando com as leis supremas, encontramos a iluminao e a revelao, enquanto os Espritos Superiores colhem os valores da Divindade. Substituamos as palavras unio sexual por unio de qualidades e observaremos que toda a vida universal se baseia nesse divino fenmeno, cuja causa reside no prprio Deus, Pai Criador de todas as coisas e de todos os seres. - Essa unio de qualidades, entre os astros, chama-se magnetismo planetrio da atrao, entre as almas denomina-se amor, entre os elementos qumicos conhecida por afinidade. No seria possvel, portanto, reduzir semelhante fundamento da vida universal, circunscrevendo-o a meras atividades de certos rgos do aparelho fsico. A paternidade ou a maternidade so tarefas sublimes; no representam, porm, os nicos servios divinos, no setor da criao infinita. O apstolo que produz no domnio da virtude, da cincia ou da arte, vale-se dos mesmos princpios de troca, apenas com a diferena de planos, porque, para ele, a permuta de qualidades se verifica em esferas superiores. H fecundaes fsicas e fecundaes psquicas. As primeiras exigem as disposies da forma, a fim de atenderem a exigncias da vida, em carter provisrio, no campo das experincias necessrias. As segundas, porm, prescindem do crcere de limitaes e efetuam-se nos resplandecentes domnios da alma, em processo maravilhoso de eternidade. (...)

Textos cientficos

O NASCIMENTO DE UMA RENA

FOTOS HUMS LEBEL, PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA N 19 MARO/1974.

O BAILADO DOS CROMOSSOMOS

Figura 18 Um ncleo diretor divide-se em dois ncleos. (1) Cromossomos e fitas duplicam-se. J no so 23, mas 46 pares. O aparato mittico formado por dois centrolos. (2) Os centrolos dirigem-se para dois lados opostos da clula; no ncleo so indicados, para comodidade, apenas dois pares de cromossomos. (3) A membrana nuclear rompeu-se; saram os cromossomos; os centrolos pegaram-nos.

Figura 18

Figura 19 (4) Os cromossomos esto no centro da clula, colocados de fronte. (5) Os dois pares de cromossomos so afastados, puxados pelos centrolos. (6) Formam-se dois novos ncleos. Essa tcnica da mitose uma das mais elevadas na organizao geral da vida na Terra. (Cap. 5, p. 172)

Figura 19 Do livro: A criao no um mito Domenico E. Ravalico

9. Profecia e livre-arbtrio
1. Se o espao-tempo no fosse curvo, profetizar seria, a rigor, invivel; entretanto, raios mentais de grande potncia podem tocar em registros magnticos do passado, ainda persistentes, ou em projees ideais do futuro, resultantes de mentalizaes concentradas, provocando processos de reflexo tecnicamente semelhante que detectada pelo radar. 2. Abrimos aqui um parntese para lembrar que o homem terrestre j consegue produzir microondas de grande estabilidade, potncias enormes, de mais de 10 megawatts, e freqncias que vo desde 1.000 at 75.000 megaciclos/seg (30cm a 4mm). Um sistema de radar modulado por impulsos irradia energia em impulsos curtos, intensos, de durao aproximada de um microssegundo. O magnetron, operando com um campo magntico de valor crtico, produz oscilaes de freqncia muito elevada, da ordem de 3.000 megaciclos/seg, em razo das correntes induzidas pelos eltrons em rpido movimento circular. Aceleradores lineares, baseados no uso de uma srie de transmissores de microondas, podem produzir partculas de energias at 20.000 Mev. 3. Voltando, porm, ao assunto inicial, fora reconhecermos que longa , para ns, a persistncia dos registros magnticos na aura planetria, porque lento , para o nosso biorritmo, o processo de decaimento radioativo da matria, bastando ter-se em conta que um grama de radium 88Ra226 leva 1.620 anos para que decaia a metade dos seus tomos radioativos. 4. As mentalizaes ideais que constroem o futuro so, porm, incessantemente emitidas e sempre diferenciadas, podendo dar-se, em razo disso, que algumas concentraes delas, eventualmente percebidas por mentes encarnadas ou desencarnadas, no correspondam aos fatos, quando estes realmente ocorrem, explicando-se, desse modo, os erros de profecia. 5. Nas operaes com um radar, temos de considerar o chamado tempo de repetio dos impulsos, que o necessrio ao retorno do eco. Quando se opera, por exemplo, com um gerador de 800 ciclos/seg, o tempo de repetio de 1.250 microssegundos. Esse tempo de repetio de impulsos importante em nosso estudo porque a sua incidncia repetida que determina as modificaes de causalidade responsveis pela diferenciao entre certas mentalizaes detectadas por profetas e os fatos consumados. 6. Isto de fundamental importncia para que entendamos as relaes entre os mecanismos do livre-arbtrio e os da lei de causa e efeito, porquanto o esprito humano, isolada e coletivamente, embora subordinado ao imprio das circunstncias que lhe condicionam o poder de ao, sempre essencialmente livre para estabelecer e retificar a trajetria do seu destino. 7. Quanto a dizermos que um raio mental pode tocar em registros magnticos na aura planetria, no se veja nisso nenhuma estranheza, pois bem mais difcil seria conceber-se a existncia e o desempenho dos neutrinos. No entanto, essa partcula elementar, prevista teoricamente por Wolfgang Pauli, em 1930, foi detectada por F. Reines, em 1956, sem que, at agora, se lhe tenha identificado qualquer massa, carga eltrica ou campo magntico. Eles atravessam, sem dificuldade, qualquer corpo slido da Terra, sem aparentemente serem atrados, repelidos ou capturados pela fora da gravidade, por cargas eltricas ou por campos magnticos terrestres. 8. claro que jamais se compreender o que procuramos dizer nesta pgina, se no se considerar que o tempo-espao se move em crculos concntricos, tal como as ondas eletromagnticas comuns.

9.1 Exerccios Para estudo em grupos


1. Descreva o mecanismo da profecia, comparado ao do radar. 2. Por que persistem por longo tempo os registros magnticos na aura planetria? 3. Por que algumas vezes os fatos no confirmam as profecias?

Para estudo individual


1. Explique as relaes entre os mecanismos do Livre Arbtrio e os da Lei de Causa e Efeito. 2. Relacione trs aplicaes prticas da idia fundamental: As projees mentais de hoje podem atuar nos registros do passado e construiro o nosso futuro.

9.2 Textos para identificao de aplicaes e coincidncias Textos extrados de obras espritas
ALLAN KARDEC O LIVRO DOS MDIUNS CAPTULO XVI 190. Mdiuns profticos: variedade dos mdiuns inspirados, ou de pressentimentos. Recebem, permitindo-o Deus, com mais preciso do que os mdiuns de pressentimentos, a revelao de futuras coisas de interesse geral e so incumbidos de d-las a conhecer aos homens, para instruo destes. O LIVRO DOS ESPRITOS 624. Qual o carter do verdadeiro profeta? O verdadeiro profeta um homem de bem, inspirado por Deus. Podeis reconhec-lo pelas suas palavras e pelos seus atos. Deus no pode servir-se da boca do mentiroso para ensinar a verdade. A GNESE CAPTULO XIV 14. (...) Basta que o Esprito pense uma coisa, para que esta se produza (...). 15. H mais: criando imagens fludicas, o pensamento se reflete no envoltrio perispirtico, como num espelho; (...).

ANDR LUIZ/Francisco Cndido Xavier NOS DOMNIOS DA MEDIUNIDADE CAPTULO XXVI Palavras de ulus: - O pensamento espalha nossas prprias emanaes em toda parte a que se projeta. Deixamos vestgios espirituais, onde arremessamos os raios de nossa mente, assim como o animal deixa no prprio rastro o odor que lhe caracterstico, tornando-se, por esse motivo, facilmente abordvel pela sensibilidade olfativa do co. Quando libertados do corpo denso, aguam-se-nos os sentidos e, em razo disso, podemos atender, sem dificuldade, a esses fenmenos, dentro da esfera em que se nos limitam as possibilidades evolutivas.

Textos cientficos

Mas, recentemente, os cosmologistas dirigiram sua ateno sobre uma nova fonte potencial de massa no universo: os neutrinos. Os astrnomos sabem, pelas experincias de laboratrio, que as reaes que constroem os elementos no universo geram um nmero enorme de neutrinos. At muito recentemente, os fsicos pretendiam que os neutrinos no eram carregados de massa nenhuma, e, por isso mesmo, eram irrelevantes no que se refere ao clculo dessa massa. Mas experincias conclusivas nos Estados Unidos e na Unio Sovitica sugeriram que os neutrinos, no final das contas, podiam carregar alguma quantidade de massa. As experincias conseguiram sucesso apenas no fato de limitar a massa do neutrino mais bem conhecido, a menos de um dcimo de milsimo da massa do eltron, (...)

Mas a antimatria no foi a nica dificuldade que os fsicos tericos tiveram de enfrentar. Em 1930, a anlise precisa da forma pela qual certas substncias radioativas se deterioravam convenceu o jovem austraco Wolfang Pauli de que deveria existir uma partcula inteiramente desconhecida. Enrico Fermi o primeiro a elaborar a teoria matemtica acerca da nova partcula deu-lhe o nome de neutrino, ou little neutral one. Os neutrinos, que foram finalmente detectados em 1956, no tm nenhuma carga eltrica e os fsicos pensaram, a princpio, que tambm no tinham massa nenhuma. A impresso que os neutrinos do a de viajar, velocidade da luz, numa espcie de movimento giratrio, atravessando a Terra inteira, da maneira como uma faca passa atravs de um pedao de manteiga.

TEXTO DE LEON LEDERMAN DIRETOR DO FERMILAB EUA Revista Manchete

Reduzindo-se de uma dimenso o nosso espao tridimensional, poderemos represent-lo por uma superfcie que um espao de duas dimenses. Segundo a relatividade geral, o espao seria encurvado pela presena das massas. Tal encurvamento seria o campo gravitacional. A figura representa um espao bidimensional, encurvado pela presena de massas.

PERODO DE SEMI-DESINTEGRAO OU MEIA-VIDA

Sistemas de Pulsos
O sistema de deteco por pulsos empregado na maioria dos aparelhos de Radar. Neste sistema, o transmissor emite poderosos pulsos de rdio-energia durante um tempo brevssimo, e em seguida permanece sem transmitir por um intervalo de tempo bastante maior; em seguida vem outro pulso e depois um intervalo, etc. Esta repetio de pulsos se faz com grande rapidez. Quando um pulso atinge qualquer objeto, parte da energia refletida re-enviada para o receptor, onde exposta na tela de um tubo de raios catdicos (indicador), o qual um dispositivo capaz de mostrar perodos de tempo nfimos, como

Definio: Seja uma amostra com n tomos radiativos iniciais. Aps certo tempo, teremos tomos no desintegrados. Definiremos esse tempo de P, perodo de semi-desintegrao. Acontece que nem todos os tomos sofrem desintegraes simultneas. O tem perodo de semi-desintegrao 4,56 x 10 anos. Recordando o que perodo de semi-desintegrao, subentende-se que:

A qualquer instante temos tomos se desintegrando. No entanto, para se extinguirem todos os tomos da amostra levaria um tempo infinitamente grande. Isto explica a existncia de velhssimos tomos de urnio, ainda hoje encontrados na natureza, sem ter produzido emisses.
Atomstica Feltre Setsuo

Como o transmissor desligado logo em seguida emisso de um pulso, por uma chave eletrnica (comutador), ele no interfere com o receptor, como seria o caso se ele emitisse um sinal continuamente. A completa localizao de um objeto no espao, por pulsos de Radar, depende de dois fatores a distncia e a direo (que inclui o azimute e a elevao) do alvo.

A formao da base de tempo est ilustrada na Fig. 1. Em (A) o Radar montado no avio, envia um pulso de energia. No momento em que o pulso irradiado, aparece um ponto luminoso no canto esquerdo da tela, que se desloca para cima por um breve instante, e desce em seguida continuando a caminhar para a direita; em (B) o pulso enviado pelo avio continua seu caminho, e o ponto luminoso avana para a direita indicando o tempo decorrido; em (C) o pulso atinge o alvo, e no h ainda indicao no scope, pois a energia encontra-se ainda no alvo; em (D) o pulso refletido ou eco, est voltando, e a linha no scope avana sempre indicando o tempo decorrido; em (E) a energia refletida alcana a antena, aparecendo ento no scope um segundo movimento vertical do ponto luminoso, para cima e para baixo, formando um segundo pico. (No se esquea que este processo no chega a levar 1/100 seg.!)

REQUISITOS DE POTNCIA NO SISTEMA DE PULSOS O alcance mximo que um equipo de Radar pode conseguir, obviamente depende muito da potncia de sada do equipamento. necessria a irradiao de suficiente energia para que, no alcance mximo, o sinal do eco recebido tenha no mnimo uma potncia igual ao nvel de rudo eletrnico no receptor. Os sistemas de Radar tem sido desenvolvidos at ao ponto de transmitir a maior potncia de pico jamais irradiada por qualquer tipo de rdio-emissor.

Instituto Monitor

10. Processos de alimentao


1. Decorre do princpio fsico da conservao da energia que nenhuma atividade vital pode manter-se sem contnua alimentao energtica. Alimento , por definio, qualquer substncia capaz de ser oxidada dentro de uma clula, para nela produzir energia. O metabolismo, que fisiologicamente o conjunto dos fenmenos qumicos e fsico-qumicos de assimilao e desassimilao de substncias, traduz processo inerente prpria natureza dos seres vivos. 2. Nos vegetais, a oxirreduo da fotossntese se realiza por etapas, sempre com absoro de energia. Uma planta, para sintetizar cerca de 180 gramas de glicose, utiliza aproximadamente 686 grandes calorias de energia, sendo possvel, em condies favorveis, a fabricao horria de meio grama de glicose por metro de superfcie foliar iluminada. No vem ao caso o fato de que a glicose produzida por fotossntese logo se polimerize, tornando-se amido na prpria folha; o que aqui importa assinalar que no bastam as matriasprimas (gua e gs carbnico) e os catalisadores (clorofila e enzimas) para que a fotossntese acontea, pois ela no ocorrer sem a incidncia indispensvel de energia luminosa. 3. A fotossntese , como todo processo de natureza alimentar, um sistema de produo de energia por meio de aplicao de energia. No caso, isso se d pela fabricao de substncias orgnicas elaboradas a partir de minerais, atravs de reaes endergnicas, sendo a luz a fonte energtica utilizada. Embora ocorram, na fotossntese, fenmenos derivados que no dependem de raios luminosos, a energia luminosa, transformada durante a reao de decomposio da gua em presena da clorofila, que alimenta as reaes endergnicas nas clulas. 4. Como os vegetais destitudos de clorofila, e os animais, dependem, para alimentar-se, da matria orgnica sintetizada pelas plantas verde, podemos concluir que toda a energia que mantm vivos os seres, em nosso mundo, provm das transformaes da energia solar. 5. Entretanto, podemos e devemos levar mais longe as nossas concluses, se considerarmos que essa realidade no se confina fisiologia terrestre, em termos de matria propriamente dita, pois se estende ao plano dos humanos desencarnados, nos mesmos nveis substanciais de evoluo. A matria mental, apesar dos aspectos estruturalmente diversos nos quais se organiza e se manifesta, obedece aos mesmos princpios fundamentais que regem o mundo fsico, tal como entendido na crosta planetria. Sob o influxo da atividade mental, a glndula perispirtica que corresponde hipfise do soma carnal segrega uma espcie de hormnio, semelhante tireotrofina, cuja ao estimuladora auxilia a produo, pela tireide perispiritual, de uma secreo semelhante tiroxina, cujo trabalho no somente influi no metabolismo do corpo espiritual, mas atua, alm disso, como importante fator de equilbrio ou de desequilbrio da estrutura celular do psicossoma. 6. Se bem que os processos de alimentao do soma perispirtico dos desencarnados humanos se caracterizem por extrema variedade de tipos, nos mais diferentes escales evolucionrios, eles no diferem substancialmente dos que se conhecem na crosta do mundo. O que ocorre que sobem em escala inversa nos planos hierrquicos da evoluo, pois enquanto os desencarnados mais materializados simplesmente continuam a agir segundo os mesmos mtodos e processos a que se habituaram, adaptando-os s circunstncias e s contingncias da nova situao em que se encontram, os mais distanciados da matria densa efetuam, em nveis de escala superiores, o mesmo processo de fotossntese dos vegetais verdes da crosta planetria, para elaborarem o seu prprio alimento quintessenciado, a partir dos princpios elevados da luz enobrecida.

7. Se avanarmos nossos pensamentos na progresso lgica das indues a que nos levam os princpios da evoluo, ento acabaremos por comear a entender o sentido das palavras do Divino Mestre, quando disse: Eu tenho para comer um alimento que vs no conheceis..

10.1 Exerccios Para estudo em grupos


1. Quais so as etapas do processo de fabricao da glicose por um vegetal? 2. Relacionar: Energia Alimentao Atividade Vital. 3. Qual a origem de toda energia que mantm vivos os seres na Terra? 4. Cite as semelhanas apontadas nos metabolismos do corpo fsico e do corpo espiritual. CONFRONTEM AS RESPOSTAS DO ESTUDO INDIVIDUAL

Para estudo individual


1. EXPLICAR: As variaes nos processos de alimentao dos desencarnados. 2. Relacionar trs aplicaes prticas da idia fundamental: Toda a energia que mantm vivos os seres em nosso mundo, provm das transformaes da energia solar.

10.2 Textos para identificao de aplicaes e coincidncias Textos extrados de obras espritas
ALLAN KARDEC O LIVRO DOS ESPRITOS 710. Nos mundos onde a organizao mais aperfeioada, os seres vivos precisam alimentarse? Sim, mas seus alimentos guardam relao com a sua natureza. Tais alimentos no seriam bastante substanciais para os vossos estmagos grosseiros, assim como os deles no poderiam digerir os vossos alimentos.

ANDR LUIZ/Francisco Cndido Xavier NOSSO LAR CAPTULO 9 (...) Por mais de seis meses, os servios de alimentao, em Nosso Lar, foram reduzidos inalao de princpios vitais da atmosfera, atravs da respirao, e gua misturada a elementos solares, eltricos, e magnticos. (...) CAPTULO 3 (...) Nosso Sol a divina matriz da vida, e a claridade que irradia provm do Autor da Criao. CAPTULO 18 (...) Ns outros, criaturas desencarnadas, necessitamos de substncias suculentas, tendentes condio fludica, e o processo ser cada vez mais delicado, medida que se intensifique a ascenso individual.

Textos cientficos
EXPERINCIA DE JOHAM VAN HELMANT - MDICO ASTRONAUTAS E ASTROPLANTAS Pra prover os astronautas de oxignio e de alimentos em abundncia necessidades vitais para uma viagem csmica os cientistas esto aperfeioando um sistema ecolgico fechado: uma associao bilateral entre o astronauta e as algas, com vantagens mtuas. O homem vai alimentar-se com algas e respirar o oxignio liberado por elas; as algas, por seu turno, vo desenvolver-se custa das excrees do homem, inclusive o bixido de carbono expirado. Teoricamente, essa situao de equilbrio pode durar o tempo que se quiser.

QUEM NUTRIU A PLANTA? O SOLO? A GUA? Reposta da cincia (atual): GUA + BIXIDO DE CARBONO + ENERGIA SOLAR EM PRESENA DA CLOROFILA

MATRIA ORGNICA: Produo anual do manto de vegetao que cobre todo o planeta: 1trilho de toneladas (LIFE)

FOTOSSNTESE PHOTO - luz; SYNTEESES - produo. DEFINIO: o processo responsvel pela produo de matria orgnica custa de energia luminosa.

(BIBLIOTECA CIENTFICA LIFE A CLULA JOHN PFEIFFER)

MOLCULA DO ATP

ATP, O COMBUSTVEL UNIVERSAL DOS ANIMAIS E DAS PLANTAS.

Sob a ao da enzima adequada a molcula cede seu fosfato terminal, liberando energia para a sntese de protenas e a contrao muscular.

A energia da Luz solar incide sobre as molculas de clorofila dos vegetais. Pequena parte dessa energia transforma-se em energia eltrica. Essa energia eltrica transforma-se em energia qumica ao construir uma substncia rica em energia, o ATP, a partir de um fosfato e de um composto com ele relacionado o ADP.

ENERGIA QUMICA PARA VIDA

A MITOCONDRIA: CENTRAL ENERGTICA DA CLULA

O diagrama mostra como o ATP serve como reserva temporria de energia. BIOLOGIA 1 EDART - SP

MEMBRANAS EXPOSTAS

ORGANISMO PLURICELULAR

CONJUNTO RESPIRATRIO

PRODUTOS DE EXCREO

ALIMENTO

Alguns tipos de utilizao da energia em organismos pluricelulares. BIOLOGIA 1 EDART - SP

LABIRINTOS CELULARES DE ENERGIA O elemento em forma de salsicha acima representado em seo uma mitocndria, a parte das clulas que converte o alimento em energia. A membrana exterior fixa a forma e o tamanho que so bastante regulares. A membrana interior como um labirinto contorcido, contendo as enzimas necessrias produo do ATP. A rea aumentada dentro do crculo mostra os glbulos em que se processam as reaes que produzem o ATP. Esses glbulos constituem possveis conjuntos respiratrios. (BIBLIOTECA CIENTFICA LIFE)

11. Equilbrio vital


1. O perisprito de um encarnado no tem maiores problemas de alimentao, porque alm dos princpios atmosfricos de que se beneficia, atravs dos condutos respiratrios do aparelho corporal, se nutre natural e automaticamente dos recursos vitais do patrimnio sangneo do corpo carnal, a que fortemente se radica.

2. O problema de alimentao do corpo espiritual surge com a desencarnao, porque ento o psicossoma precisa nutrir-se por seus prprios meios, de maneira direta, o que nem sempre consegue fazer com facilidade, por inscincia ou indisciplina da mente, ou em razo da grande densidade fludica de sua prpria tessitura estrutural.

3. De notar, neste captulo, que no mundo chamado fsico, ou material, tudo como se fosse dplice ou, melhor dizendo, como se tivesse duas faces ou aspectos, ou ainda, num modo de dizer talvez mais apropriado, como se existisse em duas dimenses vibratrias de um mesmo plano: o da matria propriamente dita e o da antimatria. A bipolaridade lei geral a manifestar-se naturalmente na universalidade dos fenmenos fsicos ocorrentes em nosso orbe.

4. J assinalamos, em pgina anterior, que a multiplicidade de aspectos e de nveis a serem considerados, no que tange ao problema da alimentao dos desencarnados terrqueos, impede analisemos a questo de qualquer ponto de vista bitolado e estreito. E como no pretendemos aqui seno registrar alguns apontamentos ligeiros, a respeito de um ou outro pormenor significativo das realidades sob nossa observao, dispensamo-nos de qualquer generalizao acerca deste assunto.

5. Desejamos apenas alertar a ateno dos companheiros estudiosos para certos fatos, como o de ser a sensao de fome e certas compulses viciosas alguns dos mais freqentes detonadores de atividades parasitrias obsessivas e at predatrias de muitos espritos desencarnados, sobre os encarnados e sobre recmdesencarnados que lhes caem sob o jugo.

6. Geralmente, porm, no se trata de vampirismo unilateral puro e simples, mas de complexos fenmenos de simbiose, caracterizando situaes que, em razo disso, impedem tratamentos sumrios, exigindo ao paciente e cautelosa dos benfeitores espirituais, cujo senso de responsabilidade no se permite intempestividades arbitrrias e injustas.

7. Se a natureza no d saltos e a evoluo no se improvisa; se, alm disso, todos os seres tm o mesmo fundamental direito existncia, e, pois, alimentao de que carecem para mant-la; ento, no nos podemos esquecer de que no equilbrio dos contrrios que a lei natural fundamenta a ordem que sustenta a vida.

8. Assim, cada ser dar compulsoriamente daquilo que tem, quele outro que precisa, para, por sua vez, conseguir o de que necessita e daquele outro pode, em troca, obter.

9. Obsessivos comensais de lares que os sustentam transformam-se, em razo disso, em seus defensores naturais, atendendo assim a necessidades prprias. A associao de interesses regra de conduta que a divina lei de amor impe naturalmente em toda parte.

10. Disso se infere que, ainda a, como em tudo mais, o bem sempre prevalece, de tal modo que todo mal nele se anula e dissolve. Imaginar coisa diversa implica supor o absurdo de uma limitao completa e substancial vitria da vontade absoluta de Deus, que , afinal, o Soberano Bem, onipresente e eternamente ativo.

11.1 Exerccios Para estudo em grupos


1. Compare o problema alimentar do perisprito de encarnados com o de desencarnados. 2. Em termos de evoluo, que tipos de Espritos tm seus problemas analisados nesta lio? 3. Qual o alerta desta lio? 4. Por que no interferem drasticamente os mentores nos processos de vampirismo alimentar? CONFRONTEM AS RESPOSTAS DO ESTUDO INDIVIDUAL

Para estudo individual


1. Explique o que decorre do direito de todos os seres existncia e alimentao (dentro do tema aqui estudado). 2. Relacione trs aplicaes prticas da idia fundamental (dentro do tema aqui estudado: obsessivos comensais): O bem sempre prevalece; o mal no bem se anula e dissolve.

11.2 Textos para identificao de aplicaes e coincidncias Textos extrados de obras espritas
ALLAN KARDEC O LIVRO DOS ESPRITOS 880. Qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem? O de viver. Por isso ningum tem o direito de atentar contra a vida de seu semelhante, nem de fazer o que quer que possa comprometer a sua existncia corporal. 704. Tendo dado ao homem a necessidade de viver, Deus sempre lhe facultou os meios para isso? Sim, e se ele no os encontra, porque no os compreende. Deus no podia dar ao homem a necessidade de viver sem lhe conceder os meios indispensveis. por essa razo que faz a terra produzir de modo a fornecer o necessrio a todos os seus habitantes, visto que s o necessrio til; o suprfluo nunca o . 630. Como se pode distinguir o bem do mal? O bem tudo o que conforme lei de Deus, e o mal tudo o que dela se afasta. Assim, fazer o bem proceder de acordo com a lei de Deus. Fazer o mal infringir essa lei.

ANDR LUIZ/Francisco Cndido Xavier EVOLUO EM DOIS MUNDOS SEGUNDA PARTE CAPTULO I Alimentao dos desencarnados Abandonando o envoltrio fsico na desencarnao, se o psicossoma est profundamente arraigado s sensaes terrestres, sobrevm ao Esprito a necessidade inquietante de prosseguir atrelado ao mundo biolgico que lhe familiar, e, quando no a supera ao preo do prprio esforo, no auto-reajustamento, provoca os fenmenos da simbiose psquica, que o levam a conviver, temporariamente, no halo vital daqueles encarnados com os quais se afine, quando no promove a obsesso espetacular.

Textos cientficos

Simetrias e Partculas Elementares


A investigao dos componentes fundamentais da matria conduziu descoberta de um grande nmero de corpsculos, as partculas elementares, cujo estudo constitui atualmente um dos campos mais fascinantes da fsica. Sobre este tema continuamos a conversa com o professor Frisch.

O que uma partcula elementar?


Gostaria de sab-lo. A matria compe-se de tomos; os tomos, de eltrons e ncleos; os ncleos contm nutrons e prtons. Continuar-se- o jogo de procurar pores cada vez menores de matria? E por quanto tempo? verdade que as regras do jogo mudam. Admitiu-se que o prton fosse constitudo por trs subunidades (quarks), cada uma delas de massa muito maior que a do prton. Isto, primeira vista absurdo, possvel devido equao E = mc; ao combinarem-se os trs quarks, a maior parte da sua massa irradiada sob a forma de energia. Assim, pode acontecer que a investigao de partculas elementares no conduza a massas cada vez mais minsculas, como no passado. Em segundo lugar, se se considerar A como um composto de B e C, podemos igualmente considerar B como um composto de A e a antipartcula de C. s vezes ambos os pontos de vista so igualmente plausveis: ento qual das partculas a composta? Talvez todas as partculas sejam elementares, mas algumas so mais elementares do que outras*. _______________________________________________
* O professor Frisch parodia aqui a frase: Todos os animais so iguais,
mas alguns so mais iguais que outros, da obra de antecipao 1984, de G. Orwell.

Uma opinio que parece ganhar adeptos que muitas das novas partculas produzidas ao bombardear a matria por meio de prtons rpidos so principalmente prtons ou eltrons em estados excitados que possuem um excesso de energia ou ento concentraes de energia de campo, comparveis ao fton, o quantum de campo eletromagntico. Neste caso, at o nutron seria um estado ligeiramente excitado do prton, instvel (com uma vida mdia de alguns minutos) em estado livre, mas estvel dentro do ncleo. O nmero de tais estados excitados poderia muito bem no ter limites.
(A Nova Fsica Biblioteca Salvat) OTTO ROBERT FRISCH Membro da: Royal Society; Americam Phisical Society Londres; Trinity College; etc.

___________________________________________ O conceito de antimatria foi comprovado pela cincia ___________________________________________


A idia, confirmada de maneira absolutamente incontestvel com o correr dos anos, estabelece que, para cada partcula existente na natureza, deve haver uma antipartcula correspondente. As antipartculas so, em muitos aspectos, idnticas s suas respectivas partculas e, nos pontos em que diferem, h uma profunda simetria. A antipartcula de um eltron, por exemplo, tem a mesma massa de um eltron comum, mas sua carga eltrica, em vez de ser negativa, positiva. (...)
LEON LEDERMAN DIRETOR DO FERMILAB EUA

Revista Manchete

TABELA DAS PARTCULAS ELEMENTARES As partculas esto tabeladas esquerda. As imagens especulares da direita so as correspondentes antipartculas. As partculas estveis esto em crculos.

12. Virtude e conhecimento


1. certo que os valiosssimos estudos de Fraunhofer e de Fresnel, a respeito da difrao das ondas eletromagnticas, jamais visaram a extrapolaes filosficas, tampouco o clculo das curvas de vibrao atravs da espiral de Cornu. Todavia, nada nos impede anotar, a respeito, uma ou outra particularidade, para dela extrairmos certos conceitos que nos interessam mais de perto.

2. Vejamos, por exemplo, o fato, aparentemente sem maiores implicaes, de que, no prprio centro de sombra que algum pequeno objeto circular projeta sobre um anteparo, sempre se observa a existncia dum minsculo ponto iluminado.

3. O fenmeno desperta nos fsicos terrenos um interesse meramente tcnico, ligado aos processos naturais da difrao da luz; ns, porm, vemos nele plida imagem do que se verifica no reino das vibraes de natureza mais sutil, atingindo vastos setores da vida espiritual.

4. A luz Divina tambm se difrata, ao encontrar a resistncia duma mente que provisoriamente se lhe mostre refratria; mas, ainda assim, revela-se presente e ativa no prprio ncleo da sombra que tal ser projeta de si mesmo.

5. Essa verdade exemplifica por que jamais v qualquer emisso de luz espiritual sobre quem quer que seja, por mais empedernido no mal e aparentemente infenso ao bem esse algum seja. O Amor Luz Divina que no se perde jamais.

6. claro que, em qualquer plano, os fenmenos tm a sua hierarquia. Quando se observa a difrao de raios X, pelos tomos duma rede cristalina, percebe-se complexa superposio de efeitos de interao, que conduzem a espalhamento, e de efeitos de interferncia provocados por trens de ondas. 7. Tudo isso, e muito mais, se observa, por igual, noutro nvel, na fsica transcendente, a lembrar-nos de que a Lei da Vida fundamentalmente a mesma em toda parte.

8. Consideremos agora este outro assunto, dentro da mesma ordem de idias: na tcnica das prticas magnetistas, so comumente usados passes transversais e passes longitudinais, conforme o caso e o que se pretende, porque, dentre outras razes, as ondas transversais e as longitudinais diferem umas das outras pela relao entre a sua direo de propagao e a do movimento das partculas do meio em que se movem. Numa onda transversal, as duas direes so perpendiculares, enquanto numa onda longitudinal elas so coincidentes. As ondas transversais podem ser polarizadas; nunca, porm, as longitudinais.

9. J as ondas que se propagam na gua no so transversais, nem longitudinais, o que explica a facilidade com que aquela pode ser fluidificada, isto , magnetizada, pois num meio lquido podem propagar-se ondas de presso de grande intensidade e muito velozes.

10. No fosse o despreparo moral em que a nossa Humanidade ainda se compraz, os Poderes de Cima j teriam desvelado, atravs de seus missionrios, inumerveis conhecimentos e recursos novos de tcnica cientfica, capazes de outorgar maiores poderes de ao ao homem terrestre. Enquanto, porm, as criaturas da Crosta, e de suas adjacncias, no assimilarem, na prtica, a Lei de Amor, os recursos ao seu dispor continuaro sendo basicamente apenas aqueles suscetveis de agir sobre as formas fsicas, e no sobre as estruturas mais profundas do esprito imortal.

12.1 Exerccios Para estudo em grupos


1. Por que continua o interesse no tema ondas eletromagnticas? 2. Nos setores da vida espiritual, qual a conseqncia que se tira do fato de haver um ponto iluminado no centro de sombra de algum pequeno objeto circular, quando projetado sobre um anteparo? 3. Que exemplos foram citados de atuaes por radiaes? 4. Em que aspectos da fsica foram focalizados? CONFRONTEM AS RESPOSTAS DO ESTUDO INDIVIDUAL

Para estudo individual


1. Explique com os argumentos desta lio porque no se perde a prece que fazemos por algum criminoso empedernido no mal. 2. Relacione trs aplicaes prticas da idia fundamental: Os Poderes de Cima desvelam os conhecimentos de acordo com nossa assimilao de virtudes.

12.2 Textos para identificao de aplicaes e coincidncias Textos extrados de obras espritas
ALLAN KARDEC O LIVRO DOS ESPRITOS 18. O homem penetrar um dia o mistrio das coisas que lhe so ocultas? O vu se levanta para ele medida que se depura; mas, para compreender certas coisas, precisa de faculdades que ainda no possui.

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO CAPTULO XXVII 15. Est no pensamento o poder da prece, que por nada depende nem das palavras, nem do lugar, nem do momento em que seja feita. (...)

EMMANUEL/Francisco Cndido Xavier Mensagem recebida em 06/06/1950 - Pedro Leopoldo GUA FLUIDA Meu amigo, quando Jesus se referiu bno do copo de gua fria, em seu nome, no apenas se reportava compaixo rotineira que sacia a sede comum. Detinha-se o Mestre no exame de valores espirituais mais profundos. A gua dos corpos mais simples e receptivos da Terra. como que a base pura, em que a medicao do Cu pode ser impressa, atravs de recursos substanciais de assistncia ao corpo e alma, embora em processo invisvel aos olhos mortais. A prece intercessria e o pensamento de bondade representam irradiaes de nossas melhores energias. A criatura que ora ou medita exterioriza poderes, emanaes, e fluidos que, por enquanto, escapam anlise da inteligncia vulgar, e a linfa potvel recebe-nos a influenciao, de modo claro, condensando linhas de fora magntica e princpios eltricos, que aliviam e sustentam, ajudam e curam. A fonte que procede do corao da Terra e a rogativa que flui do imo dalma, quando se unem na difuso do bem, operam milagres. O esprito que se eleva na direo do Cu antena viva, captando potncias da Natureza superior, podendo distribu-las a benefcio de todos os que lhe seguem a marcha. Ningum existe rfo de semelhante amparo. Para auxiliar a outrem e a si mesmo, bastam a boa vontade e a confiana positiva. Reconheamos, pois, que o Mestre, quando se referiu gua simples, doada em nome de sua memria, reportava-se ao valor real da providncia, em benefcio da carne e do esprito, sempre que estacionem em zonas enfermias. Se desejas, portanto, o concurso dos Amigos Espirituais, na soluo de tuas necessidades fisiopsquicas ou nos problemas de sade e equilbrio dos companheiros, coloca o teu recipiente de gua cristalina frente de tuas oraes, e espera e confia. O orvalho do Plano Divino magnetizar o lquido, com raios de amor, em forma de bnos, e estars, ento, consagrando o sublime ensinamento do copo de gua pura, abenoado nos Cus.

Textos cientficos
Figura de difrao de Fresnel de um pequeno obstculo circular, preso ponta de uma agulha. Existe uma mancha brilhante no centro da sombra.
(FSICA SEARS/ZEMANSKY)

DIFRAO
Quando um conjunto de pulsos retos enviado em direo a um obstculo, como na fig. X-26-a, nossa primeira impresso seria de que, cada pulso, ao atingir a barreira, seria seccionado, parte dele se refletindo e a parte que no encontra a barreira continuando a se propagar em linha reta, como indicado na figura. Entretanto, a experincia mostra que o fenmeno no se passa exatamente desta maneira, pois os pulsos, ao passarem pela extremidade do obstculo, se curvam, contornando a barreira, como na fig. X-26-b. O fato de uma onda contornar a extremidade de um obstculo denominado difrao e voc pode, facilmente, observar a difrao de uma onda em uma cuba de ondas ou em qualquer tanque de gua.

Fig. X-29. Se o comprimento de onda pequeno comparado com o tamanho do orifcio, a difrao pouco perceptvel.

DIFRAO DE RAIOS X POR UM CRISTAL


Embora os raios X tenham sido descobertos por Roentgen em 1895, s em 1913 que seus comprimentos de onda foram medidos com alguma preciso. Vrias experincias indicavam que eram da ordem de 10 cm, isto , da ordem da distncia entre os tomos em um slido. Laue, em 1913, imaginou que se os tomos de um cristal fossem arranjados de uma maneira regular, ele poderia ser usado como rede tridimensional de difrao para raios X. A experincia foi realizada com sucesso por Friederich e Knipping confimando, simultaneamente, que os raios X so ondas (ou, pelo menos, que se comportavam como ondas em algumas de suas propriedades) e que os tomos de um cristal so dispostos de uma maneira regular. A partir de ento a difrao de raios X por um cristal vem sendo de um auxlio inestimvel para o fsico, tanto na medida do comprimento de onda dos raios X como no estudo da estrutura dos cristais. (...) A fig. 29.34 uma fotografia obtida quando se dirige um feixe estreito de raios X para uma lmina delgada de cristal de quartzo e recebe-se na chapa fotogrfica os feixes difratados. Cada ponto corresponde difrao produzida por uma determinada famlia de planos atmicos. (...)
(FSICA Vol. 2 SEARS/ZEMANSKY) Fig. X-30. As ondas de rdio se difratam em torno da montanha e chegam antena do receptor. Por qu a recepo seria mais difcil se as ondas fossem de TV?

(FSICA Vol. 2 ANTNIO MXIMO E BEATRIZ ALVARENGA)

Fig. 29.34. Figura de difrao de Laue, obtida fazendo-se incidir um feixe de raios X em uma delgada lmina de cristal de quartzo. (Cortesia do Dr. B. E. Warren.)

ESPALHAMENTO
A absoro no a nica maneira pela qual as molculas podem interagir com a radiao. Suponha que iluminemos uma soluo com luz de um comprimento de onda longe de qualquer faixa de absoro. As molculas so polarizveis; sua distribuio de carga eletrnica pode ser deslocada por um campo eltrico. A descrio clssica retrata a radiao como um campo magntico variando senoidalmente. Isso produziria uma oscilao senoidal dos eltrons dentro de uma molcula. Tais cargas oscilantes faro com que cada molcula atue como uma antena diminuta, dispersando uma parte da energia em direes diferentes daquela da radiao incidente. Essa a base de todos os fenmenos de espalhamento.
(Bioqumica Fsica Kensal Edward Van Holde MEC)

________________________________________________________

a) ONDAS LONGITUDINAIS
So as ondas nas quais a direo em que vibram as partculas (direo de vibrao) coincide com a direo de propagao da onda, (ver exemplo 1 do item 1.2.: onda na mola).

Exemplos de ondas longitudinais: som, onda numa mola vertical sustentando um peso, etc.

b) ONDAS TRANSVERSAIS
So as ondas em que a direo de vibrao das partculas perpendicular direo de propagao da onda, (ver exemplo 2 do item 1.2.: onda na corda).

Exemplos de ondas transversais: ondas eletromagnticas, ondas numa corda tensa (corda de violo, por exemplo), etc.

c) ONDAS MISTAS
So ondas em que as partculas vibram longitudinal e transversalmente, ao mesmo tempo.

Exemplos de ondas mistas: som nos slidos, ondas nas superfcies dos lquidos. NOTA: Nos lquidos e nos gases o som uma onda exclusivamente longitudinal. Nos slidos o som se transmite por vibraes longitudinais e transversais, sendo, pois, uma onda mista.

NOES DE POLARIZAO
Uma onda se diz polarizada quando todos os pontos vibrantes vibram num s plano.

Verifica-se que SOMENTE AS ONDAS EXCLUSIVAMENTE TRANSVERSAIS PODEM SER POLARIZADAS.


(Ondas e Acstica Fabio Romeu de Carvalho)

13. Sistemas e sis


1. No imenso viveiro de foras em tenso, que o espao sideral, onde os sis viajam velocidade mdia de cem quilmetros por segundo, os Cristos de Deus, parteiros de mundos e pastores de humanidades, no s vigiam e governam as Vias-Lcteas, como organizam e protegem os ovos csmicos de que nascem as galxias.

2. Microscpicos sis de sistemas atmicos, que so estruturalmente similares aos sistemas solares e aos sistemas anmicos, os complexos ncleos dos tomos primordiais cercam-se de eltrons, cuja poderosa ao, chamada eletricidade, desencadeada pela extrema velocidade de seus movimentos orbitais, gera o que se denomina magnetismo.

3. Nessas equaes de fora e luz, eletricidade e magnetismo, o trao de unio e de equilbrio sempre o Amor Divino, fonte suprema de que toda vida nasce e se alimenta.

4. O Universo o Imprio Divino dos Raios e das Foras, onde tudo e todos se intercomunicam e se sustentam. As rvores, os animais, a terra, as guas e o ar, tudo, enfim, que circunda o ser humano, o atinge com as suas irradiaes e igualmente atingido pelas irradiaes dele.

5. Se das profundezas da terra partem raios gama, de um dcimo bilionsimo de milmetro, na direo do Sol, o corao que singulta no peito de um homem um gerador de raios que opera na freqncia de uma oscilao por segundo.

6. Estrelas gloriosas, semeadas por todos os quadrantes do Espao, expedem, sem cessar, em todas as direes, uma aluvio de raios csmicos, da fantstica pequenez de um trilionsimo de milmetro, to penetrantes e poderosos que nenhuma barreira material pode detlos.

7. No fossem as radiaes solares de luz alaranjada, de 0,0066mm de comprimento, as clulas vegetais no conseguiriam realizar a sntese de substncias orgnicas, mediante a fixao do gs carbnico do ar; e sem esse trabalho fundamental, nenhum homem ou animal terrestre viveria, pois todos dependem, para sobreviver, dos alimentos primrios que somente os vegetais so capazes de elaborar.

8. Trono do Cristo, o Sol controla e alimenta o nosso pequeno planeta, a 150 milhes de quilmetros de distncia, que a sua luz percorre em cerca de oito minutos e meio. Para manter sua famlia planetria, ele gera aproximadamente 83.000 cavalos-vapor, i.e., mais de 61.000.000W de energia, em cada metro quadrado de sua superfcie, que envia ao espao ao seu redor, ao mesmo tempo que converte por volta de 616 milhes de toneladas de hidrognio em hlio, por segundo. 9. das 3.600.000 por metro quadrado, que o Sol fornece, que so absorvidas, pelas guas de nossos oceanos, rios e lagos, as calorias que se transformam nas nuvens que precipitam as chuvas.

10. Tudo isso , porm, palidssima imagem do grande sistema anmico de que os nossos Espritos fazem parte, o grande sistema cujo Sol Cristo-Jesus, de cujo amor e de cuja fora vivemos, no Infinito Imprio Universal, cuja alma Deus, o Pai Eterno.

11. Consolemo-nos de no ser, nesse sistema, os menos evolvidos, pois mesmo em termos estritamente fsicos, a relao a mesma entre um tomo e um corpo humano e entre este ltimo e o Sol, j que, segundo clculos razoveis, o corpo humano constitudo por cerca de dez nonilhes de tomos, o mesmo nmero de homens que se imagina seriam precisos para povoar, se isso fosse possvel, o espao interno do Sol.

12. Foi por essa razo que disse, certa vez, ilustre cientista, que, nos domnios do Universo, est o homem entre o tomo e as estrelas.

13.1 Exerccios Para estudo em grupos


1. Atravs de quem o Criador governa as galxias e suas humanidades? 2. Onde se originam eletricidade e magnetismo? 3. Qual a fonte suprema de que toda vida nasce e se alimenta? 4. Atravs de qual processo tudo e todos se intercomunicam e sustentam? 5. Cite os exemplos deste relacionamento constantes do texto. 6. A que foram comparados os Sistemas Anmicos?

Para estudo individual


1. Explicar, com os argumentos da lio o que decorre das relaes tomo-homem, homem-sol. 2. Relacione trs aplicaes prticas da idia fundamental: No Universo tudo e todos se intercomunicam e se sustentam.

13.2 Textos para identificao de aplicaes e coincidncias Textos extrados de obras espritas
ALLAN KARDEC O LIVRO DOS ESPRITOS 38. Como Deus criou o Universo? Para me servir de uma expresso comum: por sua Vontade. Nada representa melhor essa vontade todo-poderosa do que estas belas palavras da Gnese Deus disse: Faa-se a luz e a luz foi feita.

OBRAS PSTUMAS FOTOGRAFIA E TELEGRAFIA DO PENSAMENTO Pela telegrafia do pensamento, ele apreciar em todo o seu valor a lei da solidariedade, ponderando que no h um pensamento, seja criminoso, seja virtuoso, ou de outro gnero, que no tenha ao real sobre o conjunto dos pensamentos humanos e sobre cada um deles. Se o egosmo o levava a desconhecer as conseqncias, para outrem, de um pensamento perverso, pessoalmente seu, por esse mesmo egosmo ele se ver induzido a ter bons pensamentos, para elevar o nvel moral da generalidade das criaturas, atentando nas conseqncias que sobre si mesmo produziria um mau pensamento de outrem.

ANDR LUIZ/Francisco Cndido Xavier MISSIONRIOS DA LUZ CAPTULO VI Palavras de Alexandre: - E voc no pode ignorar que as prprias formas inferiores da Terra se alimentam quase que integralmente de raios. Descem sobre a fronte humana, em cada minuto, bilhes de raios csmicos, oriundos de estrelas e planetas amplamente distanciados da Terra, sem nos referirmos aos raios solares, calorficos e luminosos, que a cincia terrestre mal comea a conhecer. Os raios gama, provenientes do rdium que se desintegra incessantemente no solo, e os de vrias expresses emitidos pela gua e pelos metais, alcanam os habitantes da Terra pelos ps, determinando considerveis influenciaes. E, em sentido horizontal, experimenta o homem a atuao dos raios magnticos exteriorizados pelos vegetais, pelos irracionais e pelos prprios semelhantes. - E as emanaes de natureza psquica que envolvem a Humanidade, provenientes das colnias de seres desencarnados que rodeiam a Terra? Em cada segundo, Andr, cada um de ns recebe trilhes de raios de vria ordem e emitimos foras que nos so peculiares e que vo atuar no plano da vida, por vezes em regies muitssimo afastadas de ns. (...)

Textos cientficos

H DEZ OU VINTE BILHES DE ANOS aconteceu uma coisa o Big Bang, o evento que iniciou o nosso universo. Por que aconteceu o nosso maior mistrio. Que aconteceu, racionalmente claro. Toda a matria e energia atuais no universo estavam concentradas em uma densidade extremamente alta, um tipo de ovo csmico, remanescente dos mitos da criao de muitas culturas, talvez num ponto matemtico com nenhuma dimenso. No que a matria e a energia tivessem sido comprimidas em um pequeno canto do universo atual, mas o universo inteiro, matria e energia, e o espao que preenchem, ocupavam um volume muito pequeno. No havia muito lugar para os eventos acontecerem. Nesta exploso csmica titnica, o universo iniciou uma expanso que nunca cessou. um engano descrever a expanso do universo como uma bolha crescendo, vista do lado de fora. Por definio, nada do que sabemos estava do lado de fora. melhor pensar nela do lado de dentro, talvez com uma grade imaginemos uma aderncia a uma estrutura em movimento do espao expandindo uniformemente em todas as direes. medida que o espao se estendeu, a matria e a energia no universo expandiram com ele e esfriaram rapidamente. A radiao da bola de fogo csmica que, ento, como agora, preenchia o universo, moveu-se no espectro, dos raios gama aos raios X e luz ultravioleta, atravs do arco-ris de cores do espectro visvel, s regies do infravermelho e do rdio. Os resqucios desta bola de fogo, a radiao do palco csmico, emanando de todas as partes do cu podem ser detectados pelos radiotelescpios de hoje. No incio do universo, o espao era brilhantemente iluminado. medida que o tempo passou, sua estrutura continuou a se expandir, a radiao a esfriar em luz visvel ordinria; pela primeira vez, o espao tornou-se escuro, como o hoje. O universo, no princpio, era cheio de radiao e pleno de matria, originalmente hidrognio e hlio, formados das partculas elementares na densa bola de fogo primitiva. Havia muito pouco a ser visto, se houvesse algum para faz-lo. Ento, diminutos receptculos de gs, sem formas-padro comearam a crescer. Formaram-se rebentos de imensas nuvens delgadas de gs, colnias de grandes troncos, formas girando lentamente, brilhando com constncia, formas brutas contendo eventualmente cem bilhes de pontos brilhantes. Formaram-se as maiores estruturas reconhecveis no universo. Ns as vemos hoje. Ns prprios habitamos uma esquina perdida delas. Chamamo-las de galxias. (...) (...) Hoje em dia, aglomerados de galxias preenchem o universo. Alguns so insignificantes, pequenas colees de algumas dzias delas. A chamada carinhosamente de Grupo Local contm somente duas grandes galxias, ambas espirais: a Via-lctea e a M31. Outros aglomerados atingem a imensas hordas de milhares de galxias em um mutuo abrao gravitacional. H uma sugesto de que o aglomerado de Virgem contm dezenas de milhares de galxias. Em uma escala mais ampla, habitamos um universo de galxias, talvez uma centena de bilho de exemplos primorosos de arquitetura csmica e de perecimento, com ordem e desordem igualmente evidentes: espirais normais em vrios ngulos em relao linha divisada da Terra (com a face voltada para ns, vemos os braos espirais, de bordo as faixas centrais de gs e poeira nas quais so formados os braos); espirais barradas com um rio de gs e poeira e estrelas correndo em direo ao centro, conectando os braos espirais em lados opostos; galxias elpticas gigantes, soberbas, contendo mais de um trilho de estrelas que atingiram este tamanho porque engoliram e se uniram a outras galxias; uma abundncia de elpticas ans, insetos galcticos, cada uma contendo milhes de diminutos sis; uma imensa variedade de irregulares misteriosas, indicaes de que no mundo das galxias h locais onde aconteceu alguma coisa fatalmente errada; e galxias orbitando to prximas umas das outras, que seus bordos se inclinam pela gravidade de suas companheiras e, em alguns casos, faixas de gs e poeira so atrados gravitacionalmente, uma ponte entre as galxias. (...)
DO LIVRO COSMOS DE CARL SAGAN

Uma galxia espiral vista de perfil. A NGC 891 possui um ncleo muito menos proeminente do que a M104, e faixas de poeira relativamente menos proeminentes nos braos espirais. As estrelas volta esto em primeiro plano, dentro da nossa prpria galxia. (Cortesia dos Hale Observatories.)

A Galxia do Sombreiro, M104 (tambm chamada de NGC 4.594). Os braos espirais, marcados por faixas de poeira, se enroscam firmemente em torno do seu ncleo de estrelas. Est a cerca de 40 milhes de anos-luz de distncia, alm das estrelas na constelao de Virgem, e podem conter um trilho de sis. Vista de perfil a uma distncia semelhante, nossa galxia espiralada, a Via-lctea, se parece com a M104. (Cortesia dos Hale Observatories.)

A Galxia do Redemoinho, M51 (o 51 objeto no catlogo de Charles Messier), tambm chamada de NGC 5194. Em 1845, William Parsons, terceiro Conde de Rosse, descobriu a estrutura espiral desta nebulosa, a primeira galxia com esta estrutura a ser observada. A treze milhes de anosluz de distncia, est sendo gravitacionalmente deformada pela sua pequena companheira galctica, a NGC 5195 (abaixo). (Cortesia dos Hale Observatories.)

A Centauro A (NGC 5128), talvez a coliso de uma elptica gigante e uma galxia espiral, cujos braos fragmentados so vistos de perfil. Hoje mais comum t-la como uma elptica gigante com um complemento disperso de gs e poeira, completamente cercada por um disco de gs e poeira, e, talvez, algumas estrelas. uma intensa fonte de ondas de rdio que vertem dois grandes lobos orientados em ngulos retos em relao ao disco de poeira, bem como raios X e gama. As rpidas flutuaes na emisso de raio X podem ser decorrentes do engolfamento de aglomerados inteiros de estrelas por um gigantesco buraco negro em seu centro. A Centauro A est a 14 milhes de anos-luz de distncia; seus lobos de raio possuem 3 milhes de anos-luz de comprimento. (Cortesia dos Hale Observatories.) DO LIVRO COSMOS DE CARL SAGAN

PLANTAS MARTIMAS COM O SENSO DA COR O mar absorve as cores componentes do espectro solar em graus variveis, de acordo com a profundidade. O vermelho absorvido pelas zonas superficiais, ao passo que o verde penetra bem mais fundo. Esse fenmeno obriga as algas que dependem da luz solar para obter energia a iniciativas singulares de localizao e de adaptao: as algas verdes, quando mais prximas da superfcie, utilizam-se da luz vermelha; as algas que vivem em profundidades maiores possuem um pigmento vermelho que lhes permite transformar a luz verde em energia. A CLULA BIBLIOTECA CIENTFICA LIFE

Revista Cincia Setembro; outubro/82 Editora Abril

14. Problemas de sintonia

1. Na sua feio de aparelhagem eletromagntica, de extrema e delicada complexidade, o ser humano apresenta a singularidade de no poder jamais desligar-se ou ser desligado. Mesmo nas piores condies de monoidesmo, ou despido da roupagem perispirtica, aps os dolorosos eventos da segunda morte da forma, e at nas mais ingratas condies de letargia mental, o esprito humano continua ativo e sintonizado com as noures a que se afina.

2. Sendo o pensamento contnuo uma conquista definitiva da alma, no pode esta, ainda que o queira, desligar-se do circuito atravs do qual se ajusta s foras vivas e conscientes do Universo. Entretanto, cada qual emitir e receber sensaes na faixa de freqncia que lhe prpria, e da mesma qualidade que lhe marca o teor dos interesses.

3. Embora ondas de todos os comprimentos cruzem constantemente o ar que respiramos, nenhum aparelho receptor de freqncia modulada consegue captar as emisses de ondas curtas para as quais no foi programado. Contudo, uma vez que esteja funcionando, captar compulsoriamente os sons da freqncia com que estiver sintonizado.

4. Em razo disso, cada um de ns conviver sempre, em toda parte e a todo tempo, com aqueles com quem se afina, efetuando permanentemente, com os seus semelhantes, as trocas energticas que, em face da lei, asseguram a manuteno de todas as vidas.

5. Atendendo s disposies da afinidade, esse imperativo substancia igualmente o primado da justia iniludvel que preside a todos os destinos, na imensa esteira da evoluo. Qualquer mudana de sintonia, ou diferenciao de nveis de troca energtica vital, sempre decorrer necessariamente de alterao do potencial ntimo de cada esprito e da natureza de seus pensamentos e emoes.

6. As foras que nos jungem uns aos outros so, por isso mesmo, as que emitimos de ns e alimentamos em nosso prprio mago.

7. Os compromissos que disso decorrem so mais do que evidentes, pois ningum deixar, em momento algum, de integrar e engrossar alguma corrente de foras, atuante e dirigida para determinado objetivo. Cada qual de ns est, portanto, trabalhando sem cessar, de momento a momento, seja para o bem ou para o mal, na construo do amor ou do dio, da alegria ou da desventura, da felicidade ou do desequilbrio.

8. Claro que o problema da responsabilidade sempre proporcional ao nvel de conscincia de cada um. Em sua grande maioria, os espritos terrqueos no so, na atualidade, deliberadamente maus, embora estejam muito longe de ser conscientemente bons. Vogam, por isso, alternada e desordenadamente, entre os impulsos superiores e os inferiores, experimentando, na angstia de sua indefinio, todas as gamas de sensaes de uma experincia multifria, que ainda se processa ao sabor dos improvisos, entre crises de animalidade e anseios de integrao com o Cu. Fazendo e desfazendo, construindo e demolindo, plantando rosais e espinheiros, a alma humana comum qual folha batida por todos os ventos e arrastada por todas as correntezas.

9. Quando, porm, um corao j ascendeu a planos mais altos e j se acostumou ao po divino de ideais elevados e de sensaes sublimadas, no sintonizar, sem terrveis padecimentos interiores, as faixas de emoes mais deprimentes da experincia humana. Independentemente das responsabilidades que assuma e dos males que semeie, e que ter de colher, essa conscincia amargurada sentir vibrar, nos seus mais tristes acentos, a nostalgia do paraso perdido. E como ningum atraioa impunemente a lei, nem a si mesmo, esse esprito infeliz corre ainda o risco enorme de, pelo seu maior poder de percepo e de sintonia, cair vitimado por processos demonacos de hipnose obsessiva, sob o guante impiedoso do poder das Trevas.

10. assim que se criam, freqentemente, doridos e complicados processos de resgate e recuperao de Espritos substancialmente nobres, que se deixaram voluntariamente imergir em densos lagos de lama. 11. Essa a razo da advertncia do Divino Mestre, que h dois mil anos repercute no mundo: Aquele que comete pecado faz-se escravo do pecado. Nem por diverso motivo que o Cristo nos convida, compassivo, h vinte sculos, a sermos filhos da luz.

14.1 Exerccios Para estudo em grupos


1. Estamos sempre ligados. Jamais poderemos ser desligados. O que podemos compreender destas afirmativas? 2. Relacione as idias: comprimento de onda freqncia vibratria sintonia 3. Aplique o relacionamento da questo 2, ao rdio, e ao homem, dentro dos conceitos desta lio. 4. Explique o mecanismo das trocas energticas que mantm todas as vidas, e obedecem Lei das afinidades. 5. Porque a justia que preside a todos os destinos preside estas trocas energticas?

Para estudo individual


1. Explique quais so as conseqncias da indefinio dos Espritos terrestres. 2. Relacione trs aplicaes prticas da idia fundamental: Cada qual de ns est, portanto, trabalhando sem cessar, de momento a momento, seja para o bem ou para o mal, na construo do amor ou do dio, da alegria ou da desventura, da felicidade ou do desequilbrio.

14.2 Textos para identificao de aplicaes e coincidncias Textos extrados de obras espritas
EMMANUEL/Francisco Cndido Xavier PENSAMENTO E VIDA CAPTULO 8 Associao Se o homem pudesse contemplar com os prprios olhos as correntes de pensamento, reconheceria, de pronto, que todos vivemos em regime de comunho, segundo os princpios da afinidade. (...) Assimilamos os pensamentos daqueles que pensam como pensamos. que sentindo, mentalizando, falando ou agindo, sintonizamos-nos com as emoes e idias de todas as pessoas, encarnadas ou desencarnadas, da nossa faixa de simpatia. Estamos invariavelmente atraindo ou repelindo recursos mentais que se agregam aos nossos, fortificando-nos para o bem ou para o mal, segundo a direo que escolhemos. Em qualquer providncia e em qualquer opinio, somos sempre a soma de muitos. (...) Pensando, conversando ou trabalhando, a fora de nossas idias, palavras e atos alcana, de momento, um potencial tantas vezes maior quantas sejam as pessoas encarnadas ou no que concordem conosco, potencial esse que tende a aumentar indefinidamente, impondo-nos, de retorno, as conseqncias de nossas prprias iniciativas. (...)

ANDR LUIZ/Francisco Cndido Xavier MECANISMOS DA MEDIUNIDADE CAPTULO X CAMPO DA AURA Articulando, ao redor de si mesma, as radiaes das sinergias funcionais das agregaes celulares do campo fsico ou do psicossomtico, a alma encarnada ou desencarnada est envolvida na prpria aura ou tnica de foras eletromagnticas, em cuja tessitura circulam as irradiaes que lhe so peculiares. Evidenciam-se essas irradiaes, de maneira condensada, at um ponto determinado de saturao, contendo as essncias e imagens que lhe configuram os desejos no mundo ntimo, em processo espontneo de auto-exteriorizao, ponto esse do qual a sua onda mental se alonga adiante, atuando sobre todos os que com ela se afinem e recolhendo naturalmente a atuao de todos os que se lhe revelem simpticos. E, desse modo, estende a prpria influncia que, feio do campo proposto por Einstein, diminui com a distncia do fulcro consciencial emissor, tornando-se cada vez menor, mas a espraiar-se no Universo infinito.

Textos cientficos

Sintonia: os circuitos humanos


(...) Submetidos aos raios da experincia, os espritos compostos, isto , no puros, que se movem nas faixas da evoluo terrestre, absorvem progressivamente quanta de luz, que vo removendo elementos da carga psquica do ser, os quais, liberados, geram, atravs das correntes eltricas que produzem, campos magnticos especficos.

CAMPO DE FORAS DA AURA: REPRESENTAES ESQUEMTICAS

(...) Trata-se de poderoso e efetivo campo de foras, gerado por circuitos eletromagnticos fechados, nos quais se fazem sentir os parmetros de resistncia, indutncia e capacitncia, asseguradores de compensao, equilbrio e acmulo de energias de sustentao.

, ainda, atravs de sua aura que o esprito assimila, armazena e exterioriza os princpios csmicos de que fundamentalmente se alimenta, funcionando nisso como transformador por excelncia de energia, para si e para seus semelhantes, pois cada esprito respira e vive em faixas vibratrias comuns a todas as mentes a que se liga, no plano evolutivo que lhe prprio.

Via das trocas incessantes que dinamicamente se processam nesses circuitos de energia viva, manifestam-se os fenmenos da afinidade e os da mediunidade espontnea, a produzirem estmulos de influenciao, fecundao ideolgica e atrao psquica, responsveis pela seqncia evolucionria dos sistemas anmicos, no seio da vida universal.

LIVRO: UNIVERSO E VIDA CAP. 3 TANSFORMADORES DE ENERGIA

O CIRCUITO DE RESSONNCIA O circuito formado por um condensador ligado em paralelo com uma bobina capaz de produzir oscilaes eltricas; da o seu nome de circuito oscilante. Em certas circunstncias, porm, a mesma combinao poder atuar como circuito de ressonncia. Assim que, de todas as correntes que foram induzidas na antena pelas ondas eletromagnticas que chegaram at esta, apenas uma ser amplificada e reproduzida pelo aparelho receptor, pois todas as demais iro terra, sem oposio por parte do circuito de ressonncia, e por isto no podero entrar no receptor. Aquela corrente, porm, cuja freqncia coincidir com a freqncia de ressonncia do circuito, ser recebida, amplificada e reproduzida pelo aparelho. Se quisermos receber uma outra estao, basta mudarmos a capacidade do condensador, para que o circuito fique em ressonncia com a freqncia da estao que desejamos ouvir. Desta forma, a corrente induzida na antena pela rdio-onda emitida por esta estao ser recebida e a estao que ouvimos anteriormente ficar fora de ressonncia (fora de sintonia). O processo de por em ressonncia o circuito correspondente de um receptor, com uma determinada estao, chama-se sintonizar a estao. Num aparelho de rdio sintoniza-se de cada vez uma s estao, ficando todas as outras fora de sintonia. Por conseguinte, quando uma pessoa sintoniza um rdio, no faz outra coisa seno alterar a capacidade do condensador varivel, com o auxlio do boto de comando correspondente.
CURSO MONITOR

Em geral, para tornar possvel a alterao da freqncia produzida pelos circuitos oscilantes, emprega-se em combinao com a bobina, um condensador de capacidade varivel.

15. O poder das trevas


1. Espantam-se alguns companheiros de aprendizado com as demonstraes de fora do chamado Poder das Trevas, capaz de organizar verdadeiros imprios, em zonas umbralinas e nas regies subcrostais, de onde consegue atuar organizada e maleficamente sobre pessoas e instituies na Crosta da Terra. 2. O espanto, porm, descabido, no s por motivos de boa lgica, mas, igualmente, por motivos de ordem tcnica.

3. Por mais intelectualizados que possam ser os gnios do mal, e por mais sofisticados que sejam os seus recursos tecnolgicos, no podem eles, nunca puderam e jamais podero afrontar a sabedoria e o Poder do Cristo e de seus grandes mensageiros, que controlam, com absoluta segurana, todos os fenmenos ocorrentes no planeta e no sistema de que este parte.

4. Tudo o que as Inteligncias rebeladas podem fazer rigorosamente condicionado aos limites de justia e tolerncia que o Governo da Vida estabelece, no interesse do sumo bem.

5. fora de dvida que os Drages e seus agentes possuem cincia e tecnologia muito superiores s dos homens encarnados, e, sempre que podem, as utilizam. Entretanto, os Poderes Celestes sabem mais e podem mais do que eles.

6. A treva pode organizar, e organiza, infernos de vasta e aterrorizadora expresso; contudo, sempre que semelhantes quistos ameaam a estabilidade planetria, a interveno superior lhes promove a desintegrao.

7. Os demnios, que se arrogam os ttulos de juzes, e que h muitssimo tempo utilizam, em larga escala, processos e instrumentais de desintegrao que nem a mais moderna fico cientfica dos encarnados ainda sequer imagina, realmente conhecem muito mais do que os homens sobre a estrutura e a dinmica dos tomos e das partculas elementares. Eles sabem consideravelmente mais do que os cientistas e pesquisadores terrenos, acerca de muito mais coisas do que massa, carga, spin, nmero barinico, estranheza e vida mdia de lambdas, sigmas, csis, megas, etc., e conseguem verdadeiros milagres tecnolgicos, a partir de seus conhecimentos prticos avanados sobre ressonncias e recorrncias, usando com mestria lptons, msons e brions, alm de outras partculas, como o grviton, que o engenho humano experimentalmente desconhece.

8. Apesar disso, os operadores celestes no somente varrem, com freqncia, o lixo de saturao que infecta demasiado perigosamente certas regies do Espao, aniquilando-o atravs de interaes de partculas com antipartculas atmicas, como se valem de outros recursos, infinitamente mais poderosos, rpidos e decisivos, para alm de todas as foras eletromagnticas e fsico-qumicas ao alcance das Trevas.

9. Tambm a capacidade de destruio do homem encarnado permanece sob o rigoroso controle do Poder Celeste. A energia produzida pelas reaes nucleares, que os belicistas da Crosta j conseguem utilizar, no vai alm de um centsimo da massa total dos reagentes. Eles sabem que o encontro de um psitron com um eltron de carga negativa resulta na total destruio de ambos, pela transformao de suas massas em dois ftons de altssima energia. Entretanto, no conseguem psitrons naturais para essas reaes e no so capazes ainda de produzi-los seno custa de um dispndio energtico praticamente insuportvel.

10. Assim, as Trevas podem realmente assustar-nos e ferir-nos, sempre que nossos erros voluntrios nos colocam ao alcance de sua maldade. Basta, porm, que nossa opacidade reflita um nico raio do Amor Divino, para que nenhuma fora maligna possa exercer sobre ns qualquer poder.

15.1 Exerccios Para estudo em grupos


1. Onde instalam seus imprios, e sobre o que atuam o Poder das Trevas? 2. Onde atua o Poder do Cristo? Atravs de quem? 3. Explique a Escala de Conhecimentos sobre cincia e tecnologia, conforme a explicao grfica no pargrafo 5. 4. Quais foram os exemplos apresentados na lio, que ilustram a Escala de Conhecimentos do pargrafo 5? 5. Como nos imunizarmos do ataque do Poder das Trevas?

Para estudo individual


1. Explique os mecanismos da interveno do Governo da Vida, sobre as atuaes do Poder das Trevas. 2. Relacione trs aplicaes prticas da idia fundamental: Tudo o que as Inteligncias rebeladas podem fazer rigorosamente condicionado aos limites de justia e tolerncia que o Governo da Vida estabelece, no interesse do sumo bem.

15.2 Textos para identificao de aplicaes e coincidncias Textos extrados de obras espritas
ANDR LUIZ/Francisco Cndido Xavier LIBERTAO CAPTULO VII (...) A gritaria, em torno, era de espantar. Varamos lodosa muralha e, depois de avanarmos alguns passos, o pavoroso quadro se abriu dilatadamente. Largo e profundo vale se estendia, habitado por toda a espcie de padecimentos imaginveis. Sentamo-nos, agora, na extremidade de um planalto que se quebrava em abrupto despenhadeiro. frente, numa distncia de dezenas de quilmetros, sucediam-se furnas e abismos, qual se nos situssemos perante imensa cratera de vulco vivo, alimentado pela dor humana, porque, l dentro, turbilhes de vozes explodiam, ininterruptos, parecendo estranha mistura de lamentos de homens e animais. Tremeram-me as fibras mais ntimas, e, no s em mim, mas igualmente no esprito de Eli, o movimento era de recuo instintivo. O orientador, no entanto, estava firme. Longe de endossar-nos a fraqueza, ignorou-a deliberadamente, e asseverou, calmo: - Amontoam-se aqui, como se fossem lenhos secos, milhares de criaturas que abusaram de sagrados dons da vida. So rus da prpria conscincia, personalidades que alcanaram a sobrevivncia sobre as runas do prprio eu, confinados em escuro setor de alienao mental. Esgotam resduos envenenados que acumularam na esfera ntima, atravs de longos anos vazios de trabalho edificante, no mundo fsico, entregando-se, presentemente, a infindveis dias de tortura redentora. E, talvez porque nosso espanto crescesse vista da tela aflitiva e tenebrosa, acrescentou, sereno: - No estamos contemplando seno a superfcie de trevosos crceres a se confundirem com os precipcios subcrostais. (...) CAPTULO V - Que aparelho vem a ser esse? indagou Eli, antecipando-me a curiosidade. O orientador no se fez rogado e elucidou: - Trata-se de um captador de ondas mentais. A seleo individual exigiria longas horas. As autoridades que dominam nestas regies preferem a apreciao em grupo, o que se faz possvel pelas cores e vibraes do crculo vital que nos rodeia a cada um. - Porque nos considerou neutros? interroguei por minha vez. - O instrumento no suscetvel de marcar a posio das mentes que j se transferiram para a nossa esfera. recurso para a identificao de perispritos desequilibrados e no atinge a zona superior. CAPTULO IV (...) De perodo a perodo, contado cada um por vrios sculos, a matria utilizada por semelhantes inteligncias revolvida e reestruturada, qual acontece nos crculos terrenos; mas se o Senhor visita os homens pelos homens que se santificam, corrige igualmente as criaturas por intermdio das criaturas que se endurecem ou bestializam.

Textos cientficos Atomizao da matria


tomos, ncleos e eltrons
O mundo em que vivemos constitudo por diversas substncias denominadas elementos qumicos simples, que aparecem fazendo parte dos diferentes objetos e compostos. Assim, por exemplo, o oxignio e o hidrognio so elementos qumicos simples, mas no a gua, em cuja composio ambos aparecem. Cada elemento qumico simples formado por um grupo exclusivo de tomos iguais entre si, mas distintos dos tomos de outros elementos. Atualmente, conhece-se pouco mais de uma centena de tomos diferentes. Durante muito tempo pensou-se que os tomos eram as ltimas peas do quebra-cabea que o universo, que eram indivisveis e que qualquer tipo de matria existente podia obter-se a partir deles. No entanto, o tomo no elementar: composto. Os tomos tm crtex e ncleo. O crtex constitudo por eltrons que giram (numa primeira aproximao) volta do ncleo. Os eltrons so os constituintes da eletricidade. Uma corrente eltrica consiste, simplesmente, num conjunto de eltrons em movimento. Cada eltron tem carga eltrica negativa perfeitamente determinada. Igualmente, a sua massa e outras propriedades so bem conhecidas. Os eltrons corticais determinam as propriedades qumicas dos elementos. O seu nmero designa-se por nmero atmico do tomo correspondente. A ordenao dos tomos segundo os valores crescentes do nmero atmico constitui a tabela peridica dos elementos. O nmero atmico tambm no indivisvel; constitudo por prtons e nutrons. O nmero de prtons coincide com o nmero de eltrons corticais e, uma vez que a carga eltrica de prton a mesma, ainda que de sinal contrrio da do eltron, e j que os nutrons no possuem carga eltrica, a existncia de um nmero de prtons igual ao de eltrons determina nos tomos a sua neutralidade eltrica. A soma do nmero de nutrons e de prtons chama-se nmero de massa do tomo. A massa do nutron e do prton praticamente a mesma e 1833 vezes maior que a do eltron, de tal modo que a massa do tomo coincide, aproximadamente, com o produto do nmero de massa pela massa do prton. Num mesmo elemento qumico podem existir tomos com diferentes massas. Isto deve-se a que, apesar de terem o mesmo nmero de eltrons e, por conseguinte, idntico nmero de prtons a quantidade de nutrons pode ser diferente. Os nmeros atmicos que diferem apenas no nmero de nutrons chamam-se istopos do elemento considerado.
CARLOS PAJARES A NOVA FSICA

Um neutrino que no deixa rasto na cmara de nevoeiro interatua com um ncleon, produzindo outras partculas. Observa-se a materializao tpica de um fton no par e e .

GRVITON a partcula elementar que corresponde ao campo gravitacional, melhor descrita como unidade de energia gravitacional. Nunca foi observada, mas o postulado de sua existncia necessrio a certas equaes matemticas relativas mecnica quntica. Smbolo G Massa O Carga el. O Spin 1/2.h/2
(Atomstica Carlos Srgio Vanderval Alvarenga GO/1969)

PARTCULAS ELEMENTARES At agora citaram-se como componentes do tomo trs partculas da matria: o prton p, o nutron n e o eltron e x. A estas partculas h que juntar o fton, y, mencionado a propsito do efeito fotoeltrico como a partcula associada radiao eletromagntica. Sero estas todas as partculas elementares? No, h muitas outras. lista cabe juntar duas mais: o psitron e e o neutrino . O psitron foi previsto pelo fsico britnico Paul Dirac, em 1928, e descoberto experimentalmente pelo fsico norteamericano Anderson, em 1932. Trata-se de uma partcula com uma massa igual do eltron, que se comporta do mesmo modo que este, exceo da sua carga eltrica, que positiva. O neutrino foi previsto teoricamente por Wolfgang Pauli nos anos vinte. (...)

A massa expressa em unidades chamadas MeV (mega-eltron-volts), de tal modo que a massa de eltron 0,51100 MeV ou, de forma equivalente, 9,10950 x 10 quilogramas.

(...) Efetivamente, em 1937 detectaram-se experimentalmente novas partculas na radiao csmica cuja existncia foi confirmada plenamente pouco depois. No entanto, no tardou a demonstrar-se que as novas partculas no podiam ser as de Yukawa, j que interatuavam fracamente com os ncleos e no podiam ser as responsveis pela sua coeso. Foram designados por msons (mson ou muon). At 1947 no se detectou experimentalmente a partcula prevista por Yukawa, o mson (pi), que pode ter carga positiva, negativa ou neutra. So os , e . A partir de 1947, o nmero de partculas elementares a acrescentar lista aumentou consideravelmente. Foram-se detectando partculas que se desintegravam rapidamente: a sua vida mdia era muito inferior a um milionsimo de segundo, o que explicava a dificuldade da sua descoberta. Assim apareceram os msons k , k , k, K (msons Kapa ou Kaons), partculas mais pesadas que o prton, como a (lambda) e as , e (sigma) e (ksi). Por outro lado, quando se aceleram partculas fazendo-as chocar contra outras, aparecem, a determinados nveis de energia, propriedades muito particulares. As duas partculas permanecem unidas durante um tempo muito curto, volta de 10 s, formando o que se chama uma ressonncia. Estas tem identidade prpria, podendo ser consideradas, com pleno direito, partculas elementares. Hoje em dia conhecem-se muitas ressonncias e o seu nmero continua a crescer. Trs das mais espetaculares, , e , descobertas nos ltimos meses de 1974 nas colises psitroneltron, apresentavam propriedades muito peculiares, como uma grande massa e uma reduzidssima largura. A lista iniciada com os prtons, eltrons, nutrons e ftons cresceu consideravelmente, como indica o quadro anexo, no qual se incluem dados sobre a massa, a largura, vida mdia, as principais maneiras de desintegrar-se e o tipo a que pertencem. No quadro s aparecem as partculas mais comuns; excluiu-se a quase totalidade das ressonncias, e com esta observao pode compreender-se que existem muito mais partculas elementares detectadas do que elementos qumicos. A compreenso deste quadro, o saber-se por que razo as partculas se desintegram da forma assinalada e no de outra forma, o motivo por que as partculas se associam em determinados grupos (brions, lptons, msons) e quais so as relaes e as foras que atuam entre elas, constitui hoje em dia um campo de investigao ao qual se dedicam grandes esforos humanos, tecnolgicos e econmicos, compreensveis se se pensar que estas partculas so os ltimos constituintes do nosso mundo e que o seu conhecimento pode repercutir decisivamente no progresso de outros campos da cincia. (...)

A NOVA FSICA BIBLIOTECA SALVAT CARLOS PAJARES

16. Comando mental


1. Todos sabemos que principalmente das queimas respiratrias intracelulares que o corpo humano obtm a energia necessria ao seu funcionamento. 2. Como aparelho vivo, o organismo somtico do homem realmente uma mquina de combusto, onde a penetrao de oxignio em molculas de carbono libera a fora ntima de presso destas ltimas, na formao de gs carbnico, produzindo, desse modo, energia calorfica. 3. Entretanto, cada uma das trinta bilhes de clulas do corpo humano no somente uma usina viva, que funciona sob o impulso de oscilaes eletromagnticas de 0,002 mm de comprimento de onda, mas, por igual, um centro emissor, permanentemente ativo, de poderosos raios ultravioleta.

4. Os processos de manuteno da biossntese do ser humano podem ser fundamentalmente endotrmicos, mas a mente espiritual que comanda a vida fisiopsicossomtica, de modo mais ou menos consciente, conforme a posio evolutiva de cada Esprito.

5. A mente espiritual no se alimenta, realmente, em exatos termos de vida prpria, seno de energias csmicas, de natureza eminentemente divina, das quais haure recursos para a sua autosustentao. Esses recursos, ela os transforma na energia dinmica, eletromagntica, que lana ao cosmo em que se manifesta e que controla atravs dos liames de energia espiritual que a mantm em contato com o citoplasma e que impressionam a intimidade das clulas com os reflexos da mente.

6. Quanto mais o Esprito evolve, tanto mais livre, efetiva e conscientemente governa a si mesmo e ao seu cosmo orgnico, cujo metabolismo conduzido e controlado pelas foras vivas do seu pensamento e das suas emoes.

7. Quem de fato cresce, definha, adoece e se cura sempre o Esprito. Em sua multimilenria trajetria no tempo e no espao, ele aprendeu, aprende e aprender, por via de incessantes experimentaes, a manter e enriquecer a prpria vida.

8. O cristal cresce por acmulo, em sua superfcie, de substncias idnticas de que se constitui; mas isso no se d com os seres vivos. Mesmo no caso de clulas nervosas, de caractersticas especialssimas, que crescem sem se dividirem, o fenmeno outro, pois seu crescimento se verifica de modo estruturalmente uniforme e no apenas superficial. 9. De regra, no o aumento de volume das clulas, e sim a sua multiplicao numrica, que determina o crescimento dos organismos. A diferena entre um organismo recm-nascido e um organismo adulto no somente de tamanho, mas sobretudo de complexidade.

10. Assim tambm com o Esprito. Quanto mais evoludo, sbio e moralizado, mais complexa e poderosa a sua estrutura orgnica perispiritual, capaz de viver e agir em domnios cada vez mais amplos de tempo e espao. 11. Se a conquista progressiva do conhecimento nos faz compreender sempre melhor a modstia da nossa atual condio evolutiva e a extenso do quanto ainda ignoramos, compelindo-nos humildade diante da sabedoria e do poder de Deus, d-nos tambm uma crescente noo de auto-respeito, em face da excelsa nobreza da Vida.

16.1 Exerccios Para estudo em grupos


1. Explique as origens e os tipos de radiaes emitidos pelo organismo somtico do homem. (Conforme esta lio.) 2. O que comanda a mente espiritual? E como faz este comando? 3. Atravs de que foras o esprito controla e conduz o metabolismo do seu cosmo orgnico? 4. Relacione: - Evoluo com Governo consciente e livre do cosmo orgnico. - Evoluo dos organismos com complexidade orgnica. - Evoluo moral e intelectual com complexidade e poder da estrutura perispiritual. 5. Qual o convite humildade, que a lio nos presenteia?

Para estudo individual


1. Explique com os argumentos desta lio, porque quem de fato cresce, definha, adoece e se cura sempre o Esprito.. 2. Relacione trs aplicaes prticas da idia fundamental: a mente espiritual que comanda a vida fisiopsicossomtica, de modo mais ou menos consciente, conforme a posio evolutiva de cada Esprito.

16.2 Textos para identificao de aplicaes e coincidncias Textos extrados de obras espritas
ALLAN KARDEC O LIVRO DOS ESPRITOS 22-a. Que definio podeis dar da matria? A matria o lao que prende o esprito; o instrumento de que este se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ao. Comentrio de Kardec: Deste ponto de vista, pode dizer-se que a matria o agente, o intermedirio com o auxlio do qual e sobre o qual atua o esprito.

ANDR LUIZ/Francisco Cndido Xavier EVOLUO EM DOIS MUNDOS CAPTULO VIII ACUMULAES DE ENERGIA ESPIRITUAL Por intermdio dos mitocndrios, que podem ser considerados acumulaes de energia espiritual, em forma de grnulos, assegurando a atividade celular, a mente transmite ao carro fsico a que se ajusta, durante a encarnao, todos os seus estados felizes ou infelizes, equilibrando ou conturbando o ciclo de causa e efeito das foras por ela prpria libertadas nos processos endotrmicos, mantenedores da biossntese. Nessa base, dispomos largamente dos anticorpos e dos mltiplos agentes imunolgicos cunhados pela governana do Esprito, em favor da preservao do corpo, de acordo com as mltimilenrias experincias adquiridas por ele mesmo, na lenta e laboriosa viagem a que foi constrangido nas faixas inferiores da Natureza. (...)

MISSIONRIOS DA LUZ CAPTULO XVIII (...) A desventurada possessa apresentava srias perturbaes, desde o crebro at os nervos lombares e sacros, demonstrando completa desorganizao do centro da sensibilidade, alm de lastimvel relaxamento das fibras motoras. Tais desequilbrios no se caracterizavam apenas no sistema nervoso, mas igualmente nas glndulas em geral e nos mais diversos rgos. Nos demais obsidiados, os fenmenos de degradao fsica no eram menores. Dois deles revelavam estranhas intoxicaes no fgado e rins. Outro mostrava singular desequilbrio do corao e pulmes, tendendo insuficincia cardaca em conbio com a pr-tuberculose avanada. (...) - Ante os distrbios fisiolgicos que me foi dado verificar nos enfermos psquicos, devo consider-los como doentes do corpo tambm? questiona Andr Luiz. Perfeitamente asseverou o instrutor o desequilbrio da mente pode determinar a perturbao geral das clulas orgnicas. por este motivo que as obsesses, quase sempre, se acompanham de caractersticos muito dolorosos. As intoxicaes da alma determinam as molstias do corpo.

Textos cientficos

Bioenergtica
Durante a vida, grande parte do nosso alimento usada para
fornecer energia ao nosso corpo. O alimento queimado no organismo tal como o carvo e o leo so queimados numa fornalha. A energia liberada do carvo e do leo empregada para aquecer as casas e movimentar as mquinas. Assim tambm a energia liberada dos alimentos aquece nossos corpos e movimenta a mquina do nosso organismo. evidente que precisamos comer para manter essa mquina em movimento. O estudo de nossas necessidades energticas e de como se obtm essa energia chama-se bioenergtica.

Quantas calorias voc queima numa hora de tnis ou de golfe? Os ndices de energia gasta relacionados aqui referem-se a um homem de peso mdio (70 a 80 quilos), e s exigncias do metabolismo basal.

Oxignio e produo de energia (...) Alm disso, esses estudos demonstraram que a energia produzida pelo ser humano est relacionada com a quantidade de oxignio que o organismo utiliza. Para cada litro de oxignio utilizado pelo indivduo, produziram-se 4.75 calorias de energia ou calor. Em conseqncia, medindo-se o oxignio empregado para realizar um trabalho especfico, pode-se calcular a energia gasta. Mede-se o oxignio consumido enquanto o indivduo se acha em repouso, antes de se iniciar o trabalho. As medidas prosseguem enquanto ele realiza o trabalho e depois que este terminado, e at que o oxignio retido pelo organismo iguale a quantidade utilizada durante o perodo de repouso, antes de ter sido iniciado o trabalho.
(VOC E A NUTRIO DR. OLAF MICHELSEN)

_____________________________________

Termograma das pernas de um paciente, mostrando sinais de trombose na artria da perna esquerda. Nota-se, na regio do joelho uma forte hipotermia. Est bastante evidente a diferena entre as pernas.

Uma medio precisa do calor emitido pelo corpo humano fornece dados interessantes e muito objetivos, na localizao e anlise de reas doentes. nisso que se baseia a termografia mdica, que consiste essencialmente na tomada dos raios calricos emitidos pelo nosso corpo e na impresso dos mesmos sobre uma pelcula fotogrfica, de maneira a formar um mapa.
Revista Nova Eletrnica

Produzindo Energia Para as Coisas Funcionarem


De onde vem a energia que mantm a atividade de um garoto, a fazer travessuras durante o dia inteiro? Tanto nas crianas como em todos os demais seres vivos, vegetais ou animais, origina-se a energia num elemento com aspecto de vagem e cuja forma lembra a de uma salsicha (v. abaixo), a qual tem um nome grego mitochondrion. A mitocondria, juntamente com 1.000 outros elementos idnticos, constitui a central energtica de cada clula. Sua funo pode ser comparada de um gerador em que a matria-prima bruta como o carvo queimada produzindo luz e energia que sero utilizadas de diferentes maneiras, iluminando lmpadas, aquecendo estufas ou movimentando mquinas. A matria-prima utilizada pela mitocondria o alimento absorvido pela clula e parcialmente o desdobrado no citoplasma. A central energtica da clula queima os alimentos mediante uma operao qumica que libera sua energia, que em seguida armazenada numa molcula qumica de nome arrevesado o trifosfato de adenosina, ou simplesmente ATP. Este valioso material essencialmente energia primria representa para as clulas o mesmo que a eletricidade para as mquinas de uma fbrica: faz com que elas funcionem.

BIBLIOTECA CIENTFICA LIFE A CLULA

17. Sombra e luz


1. Qualquer estudante de Fsica sabe que a ao da luz pode impor diferenciaes a variveis ou a propriedades de substncias e sistemas, determinando, por exemplo, variaes de resistncia eltrica, emisso de eltrons ou excitaes de redes cristalinas.

2. Sabe tambm que os ftons tm massa em repouso nula, carga eltrica nula e spin unitrio, mas que a energia de cada um sempre igual ao produto da constante de Planck pela freqncia do campo.

3. Tambm no ignora que, num meio material, a velocidade de um fton pode ser menor do que a da radiao eletromagntica no vcuo, porque ele interage com as partculas do meio.

4. Igualmente, no constitui novidade que um ctodo fotossensvel, excitado por uma radiao apropriada, emite eltrons que podem ser acelerados para um eletrodo, provocando a emisso de novos eltrons, ainda mais numerosos. E se novas aceleraes ocorrerem, em seqncia, para outros eletrodos, o nmero inicial de eltrons pode multiplicar-se por vrias potncias de dez.

5. At a, nenhuma novidade. Entretanto, neste outro lado do plano fsico em que o homem desencarnado reside, isto , no plano a que a morte do corpo nos conduz, e onde a matria diferenciada e muito mais plstica se caracteriza por bem menor densidade, a influncia da luz , na mesma inversa proporo, muito maior.

6. Se no plano fsico ftons podem decompor molculas e, quando possuem energia superior a 5,18 ou 5,40 MeV, podem at provocar fisses nucleares, como a do urnio 233 e a do trio 230, aqui a gradao natural e automtica, ou conscientemente provocada, determina com facilidade o teor eletromagntico de qualquer tipo de luz, a ponto de tornar uma claridade confortadora e reconstituinte, ou, ao contrrio, insuportvel por quem no tiver capacidade fisio-psicomoral para absorv-la.

7. em razo disso que os filhos da Luz, isto , as conscincias iluminadas pelo bem, so sempre mais poderosos do que os filhos da treva, ou seja, as conscincias ensombrecidas pelo crime. Isto porque as vibraes do pensamento tm sempre efeitos luminosos, geram luz, e essa luz tem, naturalmente, freqncia, intensidade, colorao, tonalidade, brilho e poder peculiares, de acordo com a sua natureza, fora e elevao.

8. Poder-se-ia dizer que a hierarquia espiritual se assinala por naturais diferenas de luminosidade, a traduzir nveis e expresses variadas de elevao, grandeza, potncia e saber.

9. Se considerarmos que as vibraes luminosas da aura espiritual se fazem acompanhar de sons e odores caractersticos, alm de outras intraduzveis expresses de dinamismo vital, poderemos tentar formular vaga idia do que chamaramos o mundo individual de um Esprito Superior, pois no temos, por enquanto, nenhuma possibilidade de imaginar a excelsa sublimidade da aura de um Esprito Anglico.

10. Se a crnica do mundo referiu-se claridade da exploso de uma bomba atmica, dizendo que ela teve o fulgor de mil sis, como se expressaria se pudesse suportar a gloriosa viso da Aura do Cristo?

11. Descendo, porm, humildade da nossa condio, consideremos que tudo em nosso plano relativo e que, dentro das limitaes de nossa realidade, a luz do bem fora divina que o Poder do Alto nos convida constantemente a sublimar e expandir.

12. A sombra e a treva so criaes mentais inferiores das mentes enfermias, renovveis e conversveis em luz confortadora, pela qumica dos pensamentos harmoniosos e dos sentimentos bons.

17.1 Exerccios Para estudo em grupos


1. Ao da luz sobre a matria: - exemplifique. 2. Relacione a influncia da luz sobre a matria no plano fsico e no plano espiritual. 3. Filhos da Luz e Filhos das Trevas. Qual a diferena na luz que emitem? 4. Explique alguns dos aspectos da Aura do Cristo, passveis de serem analisados com os argumentos desta lio. 5. Explicar o Convite transformao Pargrafo 12.

Para estudo individual


1. Explique com os argumentos desta lio, como o Cristo atua sobre ns. Sugesto: partir da afirmativa Dele prprio: Eu sou a Luz do mundo. 2. Relacione trs aplicaes prticas da idia fundamental: A penetrante Luz do Bem que j pudermos irradiar, Fora Divina, que o Poder do Alto nos convida constantemente a sublimar e expandir.

17.2 Textos para identificao de aplicaes e coincidncias Textos extrados de obras espritas
ALLAN KARDEC O LIVRO DOS ESPRITOS 88. Os Espritos tem uma forma determinada, limitada e constante? Aos vossos olhos, no; aos nossos, sim. Eles so, se o quiserdes, uma flama, um claro, ou uma centelha etrea. 88.a Esta flama ou centelha tem alguma cor? Para vs, ela varia do colorido escuro e opaco ao brilho do rubi, de acordo com a menor ou maior pureza do Esprito. 188. Os Espritos puros habitam mundos especiais, ou se encontram no espao universal, sem estar ligados a um globo mais do que a outro? Os Espritos puros habitam determinados mundos, mas no esto confinados a eles como os homens Terra; eles podem, melhor que os outros, estar em toda parte. Trecho do comentrio de Kardec: (...) O Sol no seria um mundo habitado por seres corpreos, mas um lugar de encontro de Espritos superiores, que de l irradiam seu pensamento para outros mundos, que dirigem por intermdio de Espritos menos elevados, com os quais se comunicam por meio do fluido universal. (...)

ANDR LUIZ/Francisco Cndido Xavier EVOLUO EM DOIS MUNDOS PRIMEIRA PARTE CAPTULO I CO-CRIAO EM PLANO MENOR Em anlogo alicerce, as Inteligncias humanas que ombreiam conosco utilizam o mesmo fluido csmico, em permanente circulao no Universo, para a Co-Criao em plano menor, assimilando os corpsculos da matria com a energia espiritual que lhes prpria, formando assim o veculo fisiopsicossomtico em que se exprimem ou cunhando as civilizaes que abrangem no mundo a Humanidade Encarnada e a Humanidade Desencarnada. Dentro das mesmas bases, plasmam tambm os lugares entenebrecidos pela purgao infernal, gerados pelas mentes desequilibradas ou criminosas nos crculos inferiores e abismais, e que valem por aglutinaes de durao breve, no microcosmo em que estagiam, sob o mesmo princpio de comando mental com que as Inteligncias Maiores modelam as edificaes macrocsmicas, que desafiam a passagem dos milnios.

Textos cientficos

Manchete
26-06-1982

18. Fluido magntico


1. No processo da encarnao, ou reencarnao, a mente espiritual, envolta no seu soma perispirtico reduzido, i.e., miniaturizado, atrai magneticamente as substncias celulares do ovo materno, ao qual se ajusta desde a sua formao, revestindo-se com ele para, de imediato, comear a imprimir-lhe as suas prprias caractersticas individuais, que vo sendo absorvidas pelo novo organismo carnal, medida que este se desenvolve e se desdobra segundo as leis gensicas naturais.

2. Intimamente ligada, desse modo, a cada clula fsica, que se forma segundo o molde da clula perispiritual preexistente a que se acopla, a mente espiritual assume, de maneira mais ou menos consciente, em cada caso, mas sempre rigorosamente efetiva, o comando da nova personalidade humana, que assim se constitui de Esprito, perisprito e corpo material.

3. Importa aqui considerar que as caractersticas modulares que a mente imprime s clulas fsicas que se formam so por ela transmitidas e fixadas atravs de uma fora determinada, que a energia mental, veiculada pelas ondas eletromagnticas do pensamento. Quando o molde perispirtico preexiste exteriorizado, as vibraes mentais, atingindo-o em primeiro lugar, encontram maiores recursos para a ele ajustarem as novas clulas fsicas. Noutros casos, as vibraes mentais, atuando sobre moldes perispirticos amorfoidizados por ovoidizao, valem-se do processo fisiolgico natural de desenvolvimento gentico para reconstituir a tessitura da organizao perispiritual, ao mesmo tempo que imprimem s novas clulas deste, e s do soma fsico, as caractersticas de sua individualidade.

4. Assim, as ondas eletromagnticas do pensamento, carregadas das deo-emoes do Esprito, constituem o que se denomina fluido magntico, que plasma fludico vivo, de elevado poder de ao.

5. Da em diante, e pela vida toda, refletem-se na mente espiritual todos os fenmenos da experincia humana do ser, cuja quimiossntese final nela tambm se realiza. Justo que nela se reflitam e se imprimam tais resultados, por ser ela mesmo quem comanda o ser, ou, melhor dizendo, por ser ela o prprio ser, que do mais se vale como de instrumentos indispensveis sua ao e manifestao, porm no mais do que instrumentos.

6. das vibraes da mente espiritual que dependem a harmonia ou a desarmonia orgnicas da personalidade e, portanto, a sade ou a doena do perisprito e do corpo material.

7. De acordo com o princpio da repercusso, as clulas corporais respondem automaticamente s indues hipnticas espontneas que lhes so desfechadas pela mente, revigorando-se com elas ou sofrendo-lhes a agresso. Raios mentais desagregadores, de culpabilidade ou remorso, formam zonas mrbidas no cosmo orgnico, impondo distonia s clulas, que adoecem, provocando a ecloso de males que podem ir desde a toxiquemia at o cncer.

8. Tanto ou mais do que os prejuzos causados pelos excessos e acidentes fsicos, muitas vezes de carter transitrio, as ondas mentais tumulturias, se insistentemente repetidas, podem provocar leses de longo curso, a repercutirem, no tempo, at por vrias reencarnaes recuperadoras.

9. Alm disso, na recapitulao natural e inderrogvel das experincias do Esprito, quando se trata de nus crmicos em aberto, eclodem, com freqncia, em determinadas faixas de idade, e em certas circunstncias engendradas pelos mecanismos da expiao, foras desarmnicas que afligem a mente, desafiando-lhe a capacidade de autocontrole e auto-superao, sob pena de engolfarse ela em caos de intensidade e durao imprevisveis.

10. No podemos, tampouco, esquecer os problemas de sintonia, decorrentes da lei universal das afinidades, que obriga os semelhantes a conviverem uns com os outros e a se influenciarem mutuamente. Como a onda mental opera em regime de circuito, incorpora inelutavelmente todos os princpios ativos que absorve, sejam de que natureza forem. Assim, tanto acontecem, entre as almas, maravilhosas fecundaes de ideais e sentimentos nobres, como terrveis contgios mentais, algumas vezes at de natureza epidmica, responsveis por graves manifestaes da patologia mento-fsica.

11. Tudo depende, por conseguinte, do modo como cada Esprito se conduz, no uso do fluido magntico que maneja. Com ele, pode-se ferir e prejudicar os outros, criar distrbios e zonas de necrose, soezes encantamentos e fascinaes escravizantes. Mas pode tambm manipular medicaes balsmicas, produzir prodgios de amor fecundo e estabelecer, atravs da prece e do trabalho benemerente, uma sublime ligao com o Cu.

18.1 Exerccios Para estudo em grupos


1. Explique os mecanismos da impresso e transmisso das caractersticas individuais, feita pela mente espiritual, nos corpos do homem. 2. Com os argumentos desta lio, relacione: Mente Espiritual Sade Doena. 3. Explique o poder de ao das ondas mentais e suas marcas no tempo.

Para estudo individual


1. Explique o mecanismo das fecundaes nobres e dos contgios patolgicos atravs do fluido mental. 2. Relacione trs aplicaes prticas da idia fundamental: As ondas eletromagnticas do pensamento, carregada das ideo-emoes do Esprito, constituem o que se denomina fluido magntico, que plasma fludico vivo, de elevado poder de ao.

18.2 Textos para identificao de aplicaes e coincidncias Textos extrados de obras espritas
ALLAN KARDEC A GNESE CAPTULO XIV 16. Tem conseqncias de importncia capital e direta para os encarnados a ao dos Espritos sobre os fluidos espirituais. Sendo esses fluidos o veculo do pensamento e podendo este modificar-lhes as propriedades, evidente que eles devem achar-se impregnados das qualidades boas ou ms dos pensamentos que os fazem vibrar, modificando-se pela pureza ou impureza dos sentimentos. Os maus pensamentos corrompem os fluidos espirituais, como os miasmas deletrios corrompem o ar respirvel. Os fluidos que envolvem os Espritos maus, ou que estes projetam so, portanto, viciados, ao passo que os que recebem a influncia dos bons Espritos so to puros quanto o comporta o grau da perfeio moral destes. 18. Atuando esses fluidos sobre o perisprito, este, a seu turno, reage sobre o organismo material com que se acha em contacto molecular. Se os eflvios so de boa natureza, o corpo ressente uma impresso salutar; se so maus, a impresso penosa. Se so permanentes e enrgicos, os eflvios maus podem ocasionar desordens fsicas; no outra a causa de certas enfermidades. 20. O pensamento, portanto, produz uma espcie de efeito fsico que reage sobre o moral, fato este que s o Espiritismo podia tornar compreensvel. O homem o sente instintivamente, visto que procura as reunies homogneas e simpticas, onde sabe que pode haurir novas foras morais, podendo-se dizer que, em tais reunies, ele recupera as perdas fludicas que sofre todos os dias pela irradiao do pensamento, como recupera, por meio dos alimentos, as perdas do corpo material. que, com efeito, o pensamento uma emisso que ocasiona perda real de fluidos espirituais e, conseguintemente, de fluidos materiais, de maneira tal que o homem precisa retemperar-se com os eflvios que recebe do exterior. Quando se diz que um mdico opera a cura de um doente, por meio de boas palavras, enuncia-se uma verdade absoluta, pois que um pensamento bondoso traz consigo fluidos reparadores que atuam sobre o fsico, tanto quanto sobre o moral.

Textos cientficos

LANANDO um olhar sobre o passado, os futuros historiadores da medicina consideraro provavelmente a dcada de 1970 como sendo a poca em que a psicossomtica (estudo das ligaes entre o esprito e o corpo) comeou a fazer valer seus direitos prprios. Durante anos, muitos cientistas a desprezaram por se basear em poucos dados concretos e numa profuso de teorias complicadas sobre o modo como a psique (esprito) afeta o soma (corpo). Numa poca em que surgiam quase anualmente novas maravilhas da tecnologia mdica desde o analisador (scanner) utilizado na Tomografia Axial Computadorizada (CAT), que capaz de sondar profundamente um corpo com o seu arco de sensores de raios X, at aparelhos que podem eliminar tumores por cauterizao com um feixe de partculas eletrnicas -, as idias que salientavam o papel do esprito nas doenas pareciam antiquadas e irrelevantes. Porm, na dcada de 1970, os cientistas descobriram que os nossos crebros contm endorfinas, substncias que parecem ser analgsicos naturais vrias vezes mais potentes do que a morfina. Verificou-se posteriormente que as endorfinas estavam concentradas no sistema lmbico, essa primitiva parte do crebro ligada s emoes fortes. Poderia esta ligao aparente entre as endorfinas e o centro emocional do crebro explicar o efeito misterioso dos placebos em algumas curas clnicas? Os placebos so substncias farmacologicamente inertes (a maior parte das vezes simples comprimidos de acar ou injees salinas) usadas ou como elementos de controle experimental ou para enganar os pacientes que se queixam de sofrimentos imaginrios ou impossveis de tratar. Contudo, muitos dos pacientes tratados com placebos sentiram reais melhoras. Quase no existia nenhuma explicao plausvel para este fato at que, no ano de 1978, uma equipe da Universidade da Califrnia, em San Francisco, fez uma descoberta surpreendente. Num grupo de voluntrios a que se tinham acabado de extrair os dentes do sizo, alguns receberam morfina como analgsico enquanto outros tomaram um placebo. Um tero dos pacientes a quem se administrou o placebo informou ter sentido uma espetacular diminuio da dor; porm, quando se deu a eles um medicamento que bloqueia os efeitos das endorfinas, as dores voltaram. Este efeito sugeria que o alvio havia sido causado, em grande parte, pelo aumento da atividade das endorfinas no crebro. Concluso: o efeito do placebo tem um fundamento fisiolgico na qumica do crebro.

II. O MDICO QUE VIVE DENTRO DE NS


LAURENCE CHERRY
(SELEES DO READERS DIGEST AGOSTO/1981)

O Esprito domina a matria.

As endorfinas constituem apenas uma parte de um elo bioqumico de crucial importncia entre o corpo e o esprito elo esse que est intimamente ligado conservao da sade. Com efeito, parece existir uma colaborao supervisionada pelo crebro entre todos os sistemas qumicos cerebrais. Tratar-se-ia de uma relao que funciona muito bem, mas que pode se desintegrar sob os efeitos do stress (tenso emocional). O sistema endcrino, composto de cerca de uma dezena de glndulas espalhadas pelo corpo, reage ao stress libertando descargas de hormnios. Contudo, a capacidade de agentar o stress varia muito de pessoa para pessoa. Um estudo recente, por exemplo, feito num grupo de controladores de trfego areo na Nova Inglaterra, revelou que alguns deles conseguiam sentir-se cada vez melhor na sua exigente profisso. Outros, pelo contrrio, reagiam atravs de um aumento da presso sangunea e apresentando vrios outros sintomas associados ao stress. O nosso sistema endcrino governado pelo crebro; mas, durante muito tempo, pensou-se que um outro sistema importante, o imunolgico, que nos protege das infeces, era completamente autnomo. As suas clulas itinerantes, nossas protetoras qumicas, defendem-nos geralmente muito bem contra inimigos que vo do vulgar resfriado s doenas mais graves. Descobertas recentes, porm, sugerem que o sistema imunolgico muito menos independente do crebro do que se supunha, diz Robert Ader, professor de psiquiatria da Faculdade de Medicina e de Odontologia da Universidade de Rochester, Nova York, e ex-presidente da Sociedade Americana de Psicossomtica. Certos estudos feitos no Centro Mdico Walter Reed, do exrcito, em Waschington, revelaram que os recrutas sujeitos a treino bsico muito fatigante corriam maior risco de contrair infeces desde afeces de garganta a ataques de gripe. Diversas pesquisas provaram igualmente que existe uma correlao entre as doenas e as grandes alteraes na vida pessoal, como, por exemplo, ser despedido de um emprego ou perder um cnjuge. Para citar um exemplo mais comezinho, bastar dizer que a clera e a ansiedade parecem desempenhar um papel importante ao permitirem que o vulgar vrus do herpes simples domine o combativo sistema imunolgico e assim produza as disseminadas vesculas ulcerosas das mucosas e da pele.

Na realidade, temos sempre nossa volta germes e vrus, diz o Dr. Marvin Stein, chefe do departamento de psiquiatria da Faculdade de Medicina de Monte Sinai, em Nova York. Geralmente no nos fazem grande mal, mas as emoes negativas parecem pelo menos desempenhar um papel ainda no bem definido no abaixamento do limiar crtico; ento principiam os problemas.. Se as emoes negativas podem ajudar a provocar o colapso das defesas internas do organismo, podero as emoes positivas o amor, a esperana, a f ou a vontade de viver refor-las? A resposta a esta questo era de importncia decisiva para Norman Cousins, ex-chefe-de-redao da Saturday Review, o qual, em 1964, foi hospitalizado com uma doena rara, invalidante e incurvel. Tendo conscincia dos poderosos efeitos das emoes negativas sobre a qumica corporal, Cousins punha a si prprio a questo de saber se as emoes positivas poderiam te algum efeito teraputico. Pediu emprestados um projetor, velhos filmes dos irmos Marx e livros humorsticos, e pde assim fazer a feliz descoberta de que 10 minutos de genunas e profundas gargalhadas me davam pelo menos duas horas de sono livre de dores, como ele relatou ento. Com a utilizao sistemtica da gargalhada como um dos elementos de um sistema que concebeu em associao com o seu mdico, ele comeou, surpreendentemente, a melhorar. Dezessete anos mais tarde, est de novo ativo e quase que no sente dores. A medicina do comportamento aproveita os conhecimentos adquiridos por intermdio da psicossomtica e tenta aplic-los nos domnios da preveno e da teraputica. Um dos mtodos adotados consiste no que se chama biofeedback, ou biorretroalimentao. Eis um exemplo: alguns pacientes aprendem a reduzir a tenso atravs da utilizao de uma mquina que emite bipes rpidos quando os msculos esto tensos e bipes lentos quando esto descontrados. Ao tentarem imaginar os bipes cada vez mais lentos, as pessoas adquirem gradualmente certo grau de controle sobre o processo (que antes era inconsciente) de liberar a tenso. (...)
CONDENSADO DE NEW YORK TIMES MAGAZINE (23 DE NOVEMBRO DE 1980).

19. Ao mentomagntica

1. O pensamento uma radiao da mente espiritual, dotada de ponderabilidade e de propriedades quimioeletromagnticas, constituda por partculas subdivisveis, ou corpsculos de natureza fludica, configurando-se como matria mental viva e plstica. Partindo da mente, que a elabora, essa radiao se difunde por todo o cosmo orgnico, primeiro atravs do centro coronrio, espraiando-se depois pelo crtex cerebral e pelo sistema nervoso, para afinal atingir todas as clulas do organismo e projetar-se no exterior.

2. Tal radiao mental, expedida sob a forma de ondas eletromagnticas, constitui o fluido mentomagntico, que, integrado ao sangue e linfa, percorre incessantemente todo o organismo psicofsico, concentrando-se nos plexos, ou centros vitais, e se exteriorizando no halo vital, ou aura.

3. Do centro coronrio, que lhe serve de sede, a mente estabelece e transmite a todo o seu cosmo vital os seus padres de conscincia e de manifestao, determinando o sentido, a forma e a direo de todas as foras orgnicas, psquicas e fsicas, que se lhe subordinam.

4. Atravs do centro cerebral, governa ento as atividades sensoriais e metablicas, enquanto controla a respirao, a circulao sangnea, as reservas hemticas, o sistema digestivo e as atividades gensicas, por meio, respectivamente, dos centros larngeo, cardaco, esplnico, gstrico e gensico.

5. claro que, enquanto se demora em faixas modestas de conscincia, a mente age, em tudo isso, de maneira instintiva, segundo a capacidade adquirida em mirades incontveis de multifrias experincias, nos automatismos de repetio multimilenar, atravs da imensa jornada evolutiva que realizou, desde a condio de mnada fundamental, no corpo vivo das bactrias rudimentares. 6. Entretanto, esse maior ou menor grau de inconscincia, em sua prpria atuao, em nada diminui a efetividade da ao da mente. Apenas, medida que ela evolve, amplia as prprias alternativas de poder, ganhando liberdade de conduta cada vez maior, por dispor de recursos de conhecimento terico e prtico cada vez mais amplos.

7. pelo fluido mentomagntico que a mente age diretamente sobre o citoplasma, onde se entrosam e se interam as foras fisiopsicossomticas, sensibilizando e direcionando a atividade celular, no ambiente funcional especializado de cada centro vital, saturando, destarte, as diversas regies do imprio orgnico, com os princpios ativos, quimioeletromagnticos, resultantes de seu metabolismo deo-emotivo saudvel ou conturbado, feliz ou infeliz.

8. Cumpre notar, todavia, que o fluido mentomagntico no apenas o instrumento por excelncia da ao da mente sobre o fisiopsicossoma, mas igualmente o veculo natural que leva de volta mente a reao fisiopsicossomtica. Ele est, portanto, constantemente carregado de foras mentofsicas interadas, que so a sntese viva do estado dinmico do ser e a externao atuante de sua ntima e verdadeira realidade.

9. Eis por que o vemos s vezes designado por fluido animal ou fluido vital, que so, sem dvida, formas ou modalidades pelas quais ele tambm se manifesta, tal como ocorre com o ectoplasma.

10. O fluido mentomagntico est na base de toda a fenomenologia medinica e, por conseqncia, na base de todos os fenmenos de sugesto, hipnose, auto-hipnose, obsesso e inspirao, por ser o elemento natural de comunicao e de trocas energticas entre os seres vivos.

11. Da a imensa importncia do passe magntico, que operao de transfuso de poderosas energias vivas. Lembremo-nos, porm, de que cada um s pode dar do que tem e s consegue receber o que merece.

19.1 Exerccios Para estudo em grupos


1. O Pensamento: Definio e Constituio. 2. Descreva o percurso do fluido mentomagntico. 3. Explique as origens das foras internas, prprias, que atuam sobre o organismo fsico e espiritual. 4. Como a Mente Espiritual utiliza os Centros de Fora? 5. Liberdade de Conduta ou Ao Instintiva o que caracteriza a forma de atuao da Mente? 6. Relacione: Mente Ao e Reao Fluido Mentomagntico. 7. Com os argumentos desta lio, explique os mecanismos do Passe.

Para estudo individual


1. Explique com os argumentos desta lio, o mecanismo da ao do metabolismo mental sobre as clulas, e suas conseqncias. 2. Relacione trs aplicaes prticas da idia fundamental: O fluido mentomagntico est na base de toda a fenomenologia medinica, por conseqncia, na base de todos os fenmenos de sugesto, hipnose, auto-hipnose, obsesso e inspirao, por ser o elemento natural de comunicao e de trocas energticas entre os seres vivos.

19.2 Textos para identificao de aplicaes e coincidncias Textos extrados de obras espritas
ANDR LUIZ/Francisco Cndido Xavier MECANISMOS DA MEDIUNIDADE CAPTULO IV CORPSCULOS MENTAIS Como alicerce vivo de todas as realizaes nos planos fsico e extrafsico, encontramos o pensamento por agente essencial. Entretanto, ele ainda matria, a matria mental, em que as leis de formao das cargas magnticas ou dos sistemas atmicos prevalecem sob novo sentido, compondo o maravilhoso mar de energia sutil em que todos nos achamos submersos e no qual surpreendemos elementos que transcendem o sistema peridico dos elementos qumicos conhecidos no mundo. Temos, ainda aqui, as formaes corpusculares, com bases nos sistemas atmicos em diferentes condies vibratrias, considerando os tomos, tanto no plano fsico, quanto no plano mental, como associaes de cargas positivas e negativas. Isso nos compele naturalmente a denominar tais princpios de ncleos, prtons, nutrons, postrons, eltrons ou ftons mentais, em vista da ausncia de terminologia analgica para estruturao mais segura de nossos apontamentos. (...) CAPTULO XXII MENTE E PSICOSSOMA Compreendendo-se o envoltrio psicossomtico por templo da alma, estruturado em bilhes de clulas a se caracterizarem por atividade incessante, natural imaginemos cada centro de fora e cada rgo por departamentos de trabalho, interdependentes entre si, no obstante o carter autnomo atribuvel a cada um. Semelhantes peas, no entanto, obedecem ao comando mental, sediado no crebro, que lhes mantm a coeso e o equilbrio, por intermdio das oscilaes inestancveis do pensamento. Temos, assim, as variadas provncias celulares sofrendo o impacto constante das radiaes mentais, a lhe absorverem os princpios de ao e reao desse ou daquele teor, pelos quais os processos da sade e da enfermidade, da harmonia e da desarmonia so associados e desassociados, conforme a direo que lhes imprima a vontade. SANGUE E FLUIDOTERAPIA (...) O Pensamento a fora que, devidamente orientada, no sentido de garantir o nvel das entidades celulares no reino fisiolgico, lhes facilita a migrao ou lhes acelera a mobilidade para certos efeitos de preservao ou defensiva, seja na improvisao de elementos combativos e imunolgicos ou na impugnao aos processos patognicos, com a interveno da conscincia profunda.

Textos cientficos

Revista Destaque N 2, outubro/77

DO LIVRO: EXERINCIAS PSQUICAS ALM DA CORTINA DE FERRO DE SHEILA OSTRANDER E LYNN SCHROEDER EDITORA CULTRIX

A CURA PELO PENSAMENTO


O Dr. Lozanov instituiu um programa de cura mental em larga escala nas clnicas mdicas blgaras. Os seus pensamentos alimentam a doena, - diz Lozanov. As vidas de muitas pessoas esto cheias de medo... medo da morte, medo de catstrofes, medo de doenas, medo da vida, medo do medo. (...) Pouqussimos dentre esses medos realmente se justificam. O medo cria tenso e envenena o clima da nossa vida. A vida deveria ser um fluxo ininterrupto de felicidade. Mas no poderemos ser felizes enquanto estivermos fanaticamente apegados a coisas que, mais cedo ou mais tarde, teremos de perder. (...)

(...) O Dr. Lozanov acredita que o seu mtodo de terapia mental no apenas um grande benefcio para a psicoterapia, mas tambm um instrumento valioso para o cirurgio. - A mente pode anestesiar o corpo, - diz Lozanov. - A anestesia pela mente superior ao emprego de drogas. No somente torna a cirurgia indolor, como tambm diminui a perda de sangue, apressa a cicatrizao da inciso, reduz o perigo de infeco e no tem efeitos ps-operatrios. A primeira operao importante realizada com o mtodo da anestesia pelo pensamento de Lozanov realizou-se em Bykovo, na Bulgria, no dia 24 de agosto de 1965. Fez histria no mundo mdico. O paciente, um professor de ginstica de cinqenta e cinco anos, entrou na sala de Lozanov. - Ouvi dizer que o senhor capaz de provocar a anestesia pela mente, - disse ele. - Pois eu gostaria de experiment-lo em minha operao. Lozanov j empregara esse mtodo em intervenes cirrgicas de menor importncia pequenas incises e servios de odontologia. Aquele paciente precisava de uma complexa cirurgia abdominal para eliminar uma grande hrnia inguinal. A operao seria difcil e duraria, pelo menos, uma hora. Lozanov concordou em faz-la usando o pensamento como anestsico. - Encontrei-me vrias vezes com o paciente e expliquei-lhe o meu mtodo. Descobri que ele era um homem muito culto. Contei-lhe que no se tratava de hipnose. O senhor estar plenamente consciente durante toda a operao. No autosugesto. Eu o orientarei o tempo todo. O Dr. Iv Kalpov e o Dr. Vasily Tanev fariam a operao, que seria inteiramente televisada e filmada para estudos mdicos ulteriores. Lozanov explicou a sua tcnica aos cirurgies, e as enfermeiras conduziram o paciente sala de operaes. Lozanov comeou o trabalho de sugesto do paciente pelo pensamento. Quando os cirurgies fizeram uma inciso de 5 cm, que interessava a pele e os msculos subcutneos, o paciente no sentiu nada, estava plenamente consciente e falou com calma s figuras mascaradas em torno da mesa. Em seguida, os cirurgies cortaram o saco da hrnia e comearam a sutura. O paciente no se acovardou. Fez uma piada com o tinido metlico dos instrumentos. Depois se lembrou de cada fase da operao. Lozanov sugeriu que ele diminusse o afluxo de sangue rea operada e no houve, virtualmente, perda de sangue. Sugeriu, depois que o corte foi costurado, que ele se cicatrizaria rapidamente e sem nenhuma infeco. - Sinto-me muito bem, - disse o paciente, ao ser levado numa cadeira de rodas para a enfermaria. - No houve, virtualmente, dor alguma durante os cinqenta minutos que durou a operao, nem sequer depois da operao, - disse o diretor do hospital, Dr. M. Dimitrov. - As incises feitas nesse homem cicatrizaram-se muito mais depressa do que habitualmente. Essa operao, que utilizou a anestesia sugestiva (e no a hipnose, insistem eles) de Georgi Lozanov, foi para o cabealho dos jornais nos pases do bloco comunista. Fazia muito tempo que estavam familiarizados com o emprego da hipnose em medicina, mas isso era diferente. Mdicos estrangeiros, sobretudo da Polnia, acorreram Bugria a fim de investigar e aprender as tcnicas da sugestologia mdica. A partir de ento, muitas operaes se realizaram usando o mtodo de Lozanov da psico-anestesia em pacientes plenamente conscientes. - Acreditamos que a tcnica da sugesto em estado de viglia continuar encontrando um lugar cada vez mais amplo e til na prtica da medicina, - dizem os blgaros. O emprego da sugestologia na psicoterapia e na medicina, feito por Lozanov, despertou crticas sobretudo no tocante operao de hrnia. - Houve uma comisso, - disse Lozanov com um sorriso. Cerca de mil mdicos assistiram a uma conferncia para ver os filmes da operao, analisar e discutir o procedimento cirrgico. No fim das discusses, apresentei o paciente aos circunstantes. Ele disse-lhes o quanto ficara satisfeito. Trs anos depois, continua em esplndidas condies. Que poderiam dizer a esse homem os mdicos que se opunham a esse mtodo? O filme da operao e um relatrio sobre ele tambm foram apresentados num congresso mdico internacional, celebrado em Roma em setembro de 1967.

20. Fluido csmico

1. Assim como o fluido mentomagntico envolve e penetra o organismo fisiopsicossomtico do ser humano, que modela e comanda em suas mais ntimas estruturas, o Universo inteiro vive mergulhado e penetrado pelo fluido csmico e vivificador que dimana da Mente Paternal de Deus.

2. Como j foi dito, no Eterno Pai que somos e vivemos. Ele nossa vida e nossa luz, nossa essncia e nossa destinao. DEle recebemos o dom do raciocnio e do movimento, da conscincia e da vontade. Ele a alma de nossa alma, a substncia de nosso ser. Existimos e evolumos para conhec-Lo, am-Lo e nEle nos realizarmos na plenitude do Esprito, que felicidade e harmonia, amor e poder. Viajamos para Ele desde tempos imemorveis, do cristal ao vrus, da alga ao cefalpode, da esponja medusa, do verme ao batrquio, do lacertino ao mamfero, do pitecantropo ao homem.

3. Atravs das eras incontveis e das inmeras transformaes evolutivas que experimentamos, Seu Divino Amor nos guia e sustenta, no carinho e na lucidez da Sua Justia Misericordiosa e da Sua Ilimitada Bondade. 4. Infinito em Sua Solicitude, Ele no cessa de se mostrar a ns, Seus filhos, todos os dias, a todas as horas e em todas as situaes, no sol da manh e nas estrelas da noite, na imponncia dos desertos e na placidez dos osis, na doura das fontes e na grandeza dos mares, no milagre dos nascimentos e no mistrio das mortes.

5. no celeiro inesgotvel do Seu Hausto Divino que os Arcanjos retiram o plasma vivificante com que constroem as galxias e formam as constelaes, distendendo e multiplicando, pelos domnios do semfim, a esplndida sinfonia da vida. 6. Esse Supremo Ser, Todo-Poderoso na Sua Eternidade e na Sua Glria Infinita, vive em nos, e ns vivemos nEle! Seu Hlito nos envolve e nos penetra sem cessar. Somos Seus filhos, aprendizes da cincia e da arte de busc-Lo, de descobri-Lo e de revel-Lo em ns mesmos, pelo nosso esforo de comunho com Sua Divina Santidade, atravs do trabalho e do amor, na subida evolutiva que no pra.

7. Quanto mais aprendemos e crescemos, mais pequeninos nos sentimos na escala infinita dos seres, em face das excelsas grandezas que continuamente deparamos. Quando, porm, nos voltamos para o Senhor de Tudo e de Todos, e sentimos vibrar dentro de ns o Esprito Divino de nosso Criador e Pai, reintegramo-nos na graa e na esperana, na alegria e na felicidade de existir, cnscios de que, atravs do tempo-espao de nossas limitaes e de nossas dores, chegaremos um dia intemporalidade ilimitada da perfeio, no Seio Paterno do Onipotente Amor de que provimos.

8. O fluido csmico que liga a Criao ao Criador fonte inexaurvel, sempre ao alcance de todas as criaturas. nele que a nossa mente espiritual busca e encontra a quintessncia energtica de que se sustenta, e a partir dele que elabora a matria mental que expede atravs do pensamento, sob a forma de fluido mentomagntico.

9. Somos, por isso, de Deus, como tudo de Deus, porque ns, como tudo, dEle provimos e dEle nos sustentamos. Ao malbaratarmos os bens da vida, depredamos o que do Pai Celeste, que, todavia, nos tolera e nos ensina pacientemente a usar a herana que Ele nos destinou ao nos criar, at que aprendamos, com os recursos do tempo e da experincia, a assumir e a exercer definitivamente o Principado Espiritual, no seu Reino Divino.

20.1 Exerccios Para estudo em grupos


1. Explique a analogia Homem/Universo relativa aos fluidos mentomagntico e csmico. 2. A viagem para o Pai. Como foi sintetizada? 3. Como somos conduzidos por Deus? 4. Como chegaremos Ele? 5. Relacione sentimento de grandeza com crescimento e aprendizado.

Para estudo individual


1. Explique com os argumentos desta lio, porque somos de Deus. 2. Relacione trs aplicaes prticas da idia fundamental: O fluido csmico que liga a Criao ao Criador fonte inexaurvel, sempre ao alcance de todas as criaturas. nele que a nossa mente espiritual busca e encontra a quintessncia energtica de que se sustenta, e a partir dele que elabora a matria mental que expede atravs do pensamento, sob a forma de fluido mentomagntico.

20.2 Textos para identificao de aplicaes e coincidncias Textos extrados de obras espritas
ALLAN KARDEC A GNESE CAPTULO XIV 2. O fluido csmico universal , como j foi demonstrado, a matria elementar primitiva, cujas modificaes e transformaes constituem a inumervel variedade dos corpos da natureza. (...) 7. O perisprito, ou corpo fludico dos Espritos, um dos mais importantes produtos do fluido csmico; uma condensao desse fluido em torno de um foco de inteligncia ou alma. J vimos que tambm o corpo carnal tem seu princpio de origem nesse mesmo fluido condensado e transformado em matria tangvel. No perisprito, a transformao molecular se opera diferentemente, porquanto o fluido conserva a sua imponderabilidade e suas qualidades etreas. (...)

FLUIDO UNIVERSAL (CONCEITOS) ALLAN KARDEC LIVRO DOS ESPRITOS Questes: 29. o princpio da vossa matria. 65. a fonte do princpio vital. 94. de onde o Esprito retira seu perisprito. A GNESE CAPTULO VI 18 nele que esto imersos os corpos como num imenso oceano. LIVRO DOS MDIUNS 2 PARTE IV 79 o elemento de toda Natureza.

FLUIDO VITAL (CONCEITOS) ALLAN KARDEC LIVRO DOS ESPRITOS Questes: 427. uma modificao do Fluido Universal. 70. a atividade do fluido vital que produz o fenmeno da vida.

ANDR LUIZ/Francisco Cndido Xavier EVOLUO EM DOIS MUNDOS PRIMEIRA PARTE FLUIDO CSMICO PLASMA DIVINO O fluido csmico o plasma divino, hausto do Criador ou fora nervosa do Todo-sbio. Nesse elemento primordial, vibram e vivem constelaes e sis, mundos e seres, como peixes no oceano. CO-CRIAO EM PLANO MAIOR Nessa substncia original, ao influxo do prprio Senhor Supremo, operam as Inteligncias Divinas a Ele agregadas, em processo de comunho

indescritvel, os grandes Devas da teologia hindu ou os Arcanjos da interpretao de variados templos religiosos, extraindo desse hlito espiritual os celeiros da energia com que constroem os sistemas da Imensidade, em servio de Co-Criao em plano maior, de conformidade com os desgnios do Todo-Misericordioso, que faz deles agentes orientadores da Criao Excelsa. CO-CRIAO EM PLANO MENOR Em anlogo alicerce, as Inteligncias humanas que ombreiam conosco utilizam o mesmo fluido csmico, em permanente circulao no Universo, para a Co-Criao em plano menor, assimilando os corpsculos da matria com a energia espiritual que lhes prpria, formando assim o veculo fisiopsicossomtico em que se exprimem ou cunhando as civilizaes que abrangem no mundo a Humanidade Encarnada e a Humanidade Desencarnada. (...)

Amor
O amor puro o reflexo do Criador em todas as
criaturas. Brilha em tudo e em tudo palpita na mesma vibrao de sabedoria e beleza. fundamento da vida e justia de toda a Lei. Surge, sublime, no equilbrio dos mundos erguidos glria da imensidade, quanto nas flores annimas esquecidas no campo. Nele fulgura, generosa, a alma de todas as grandes religies que aparecem, no curso das civilizaes, por sistemas de f procura da comunho com a Bondade Celeste, e nele se enraza todo o impulso de solidariedade entre os homens. Plasma divino com que Deus envolve tudo o que criado, o amor o hlito dEle mesmo, penetrando o Universo. Vemo-lo, assim, como silenciosa esperana do Cu, aguardando a evoluo de todos os princpios e respeitando a deciso de todas as conscincias. Merc de semelhante bno, cada ser acalentado no degrau da vida em que se encontra. O verme amado pelo Senhor, que lhe concede milhares e milhares de sculos para levantar-se da viscosidade do abismo, tanto quanto o anjo que O representa junto do verme. A seiva que nutre a rosa a mesma que alimenta o espinho dilacerante. Na rvore em que se aninha o pssaro indefeso, pode acolher-se a serpente com as suas armas de morte. No espao de uma penitenciria, respira, com a mesma segurana, o criminoso que lhe padece as grades de sofrimento e o correto administrador que lhe garante a ordem. O amor, repetimos, o reflexo de Deus, Nosso Pai, que se compadece de todos e que a ningum violenta, embora, em razo do mesmo amor infinito com que nos ama, determine estejamos sempre sob a lei da responsabilidade que se manifesta para cada conscincia, de acordo com as suas prprias obras. E, amando-nos, permite o Senhor perlustrarmos sem prazo o caminho de ascenso para Ele, concedendo-nos, quando impensadamente nos consagramos ao mal, a prpria eternidade para reconciliar-nos com o Bem, que a Sua Regra Imutvel. Herdeiros dEle que somos, raios de Sua Inteligncia Infinita e sendo Ele Mesmo o Amor Eterno de Toda a Criao, em tudo e em toda parte, da legislao por Ele estatuda que cada esprito reflita livremente aquilo que mais ame, transformando-se, aqui e ali, na luz ou na treva, na alegria ou na dor a que empenhe o corao. Eis por que Jesus, o Modelo Divino, enviado por Ele Terra para clarear-nos a senda, em cada passo de seu Ministrio tomou o amor ao Pai por inspirao de toda a vida, amando sem a preocupao de ser amado e auxiliando sem qualquer idia de recompensa. Descendo esfera dos homens por amor, humilhando-se por amor, ajudando e sofrendo por amor, passa no mundo, de sentimento erguido ao Pai Excelso, refletindo-Lhe a vontade sbia e misericordiosa. E, para que a vida e o pensamento de todos ns lhe retratem as pegadas de luz, legou-nos, em nome de Deus, a sua frmula inesquecvel: - Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. EMMANUEL/Francisco Cndido Xavier PENSAMENTO E VIDA

You might also like