You are on page 1of 5

Doenas transmitidas por insetos um problema crescente - Testemunh...

http://www.watchtower.org/t/20030522/article_01.htm

Testemunhas de Jeov: Pgina oficial da Torre de Vigia Crenas Futuro Medicina Assuntos Contate-nos Publicaes Idiomas

DOENAS
transmitidas por insetos

Nesta srie: Doenas transmitidas por insetos um problema crescente Por que voltaram? Existe soluo? Como Proteger-se? Assuntos relacionados: Microorganismos resistentes Uma ameaa mundial A vida num pacfico novo mundo

DOENAS TRANSMITIDAS POR INSETOS

Um problema crescente
NOITE num pas da Amrica Latina. A me, com carinho, coloca seu filhinho para dormir. No escuro, um inseto preto e lustroso, de uns dois centmetros de comprimento, entra em cena. o barbeiro, que sai sorrateiramente de uma fenda no teto. Ele pousa de mansinho no rosto da criana adormecida, picando-lhe a pele macia. medida que suga o sangue, deposita fezes infectadas de parasitas. Sem acordar, o menino coa o rosto, esfregando as fezes infectadas na leso. O resultado desse encontro que a criana contrai a doena de Chagas. Em uma semana ou duas, o menino apresenta febre alta e o corpo inchado. Se ele sobreviver, os parasitas podem se alojar no corpo, invadindo o corao, o Barbeiro sistema nervoso e os tecidos internos. Talvez no apresente sintomas por 10 a 20 anos. Mas da podem ocorrer leses no trato digestivo, infeco cerebral e por fim a morte por falncia cardaca. O relato fictcio acima mostra como se pode contrair a doena de Chagas. Na Amrica Latina, milhes talvez corram risco de receber esse beijo da morte.

Insetos que seguem o homem


Hoje, 1 em cada 6 pessoas est infectada com uma doena transmitida por insetos A maior parte das doenas febris no homem causada por microorganismos veiculados por insetos, diz a Encyclopdia Britannica. Costuma-se usar o termo inseto no s para os insetos propriamente ditos animais de trs pares de patas, como mosca, pulga, mosquito, piolho e besouro mas tambm para criaturas de oito patas, como caro e carrapato. Segundo a classificao cientfica, todos esses se enquadram na categoria mais abrangente dos artrpodes a maior diviso do reino animal que inclui pelo menos um milho de espcies conhecidas.

1 de 5

21/7/2011 13:10

Doenas transmitidas por insetos um problema crescente - Testemunh...

http://www.watchtower.org/t/20030522/article_01.htm

A grande maioria dos insetos inofensiva ao homem e alguns so muito teis. Sem eles, muitas plantas e rvores que fornecem alimento ao homem e aos animais no seriam polinizadas nem dariam frutos. H insetos que ajudam a reciclar o lixo. Um grande nmero se alimenta exclusivamente de plantas, ao passo que alguns comem outros insetos. claro que h insetos que incomodam o homem e os animais com uma picada dolorosa ou simplesmente pelo seu grande nmero. Alguns tambm danificam plantaes. Mas os piores so os que causam doenas e morte. As doenas transmitidas por insetos provocaram mais mortes desde o sculo 17 at a parte inicial do sculo 20 do que todas as outras causas somadas, diz Duane Gubler, dos Centros de Controle e Preveno de Doenas, dos Estados Unidos. Atualmente, cerca de 1 em cada 6 pessoas est infectada com uma doena transmitida por insetos. Alm de causar sofrimento, essas doenas representam um grande nus financeiro, sobretudo nos pases em desenvolvimento, que so justamente os que menos dispem de recursos. Mesmo um nico surto pode ser oneroso. Consta que uma epidemia na parte ocidental da ndia, em 1994, custou bilhes de dlares economia local e mundial. De acordo com a Organizao Mundial da Sade (OMS), esses pases s faro progresso econmico quando tais problemas de sade estiveram sob controle.

A mosca-domstica carrega nas patas agentes transmissores de doenas

Como os insetos causam doenas


Os insetos podem atuar como vetores ou seja, agentes transmissores de doenas de duas formas principais. Uma delas a transmisso mecnica. Assim como as pessoas podem trazer para dentro de casa sujeira impregnada no sapato, a mosca-domstica pode carregar nas patas milhes de microorganismos que, dependendo da quantidade, causam doenas, diz a Encyclopdia Britannica. Moscas que pousaram em fezes, por exemplo, contaminam alimentos e bebidas. Essa uma forma de o homem contrair doenas debilitantes e mortferas como a febre tifide, a disenteria e at mesmo a clera. As moscas tambm contribuem para a transmisso do tracoma a principal causa de cegueira no mundo. O tracoma pode causar a cegueira por danificar a crnea, que a parte anterior do olho localizada na frente da ris. No mundo todo, cerca de 500 milhes de pessoas sofrem desse flagelo. A barata, que gosta da sujeira, tambm suspeita de transmisso mecnica de doenas. Segundo especialistas, o recente surto de asma, principalmente em
2 de 5 21/7/2011 13:10

Doenas transmitidas por insetos um problema crescente - Testemunh...

http://www.watchtower.org/t/20030522/article_01.htm

crianas, est relacionado com a alergia a baratas. Tome-se como exemplo o caso de Ashley, adolescente de 15 anos que passa muitas noites com dificuldades respiratrias por causa da asma. Na hora em que a mdica vai auscultar o seu pulmo, uma barata cai da blusa da menina e sai correndo pela mesa de exames.

Vetores ativos
A outra forma de transmisso ocorre quando insetos hospedeiros de vrus, bactrias ou parasitas infectam as vtimas pela picada ou por outros meios. Apenas uma pequena porcentagem de insetos transmite doenas ao homem dessa forma. Por exemplo, embora haja milhares de espcies de mosquitos, apenas os do gnero Anopheles transmitem a malria a doena contagiosa que mais mata no mundo, depois da tuberculose. Mas h muitas outras doenas disseminadas por mosquitos. Um relatrio da OMS diz: O mosquito o mais perigoso de todos os insetos vetores, pois o transmissor da malria, da dengue e da febre amarela. Essas doenas, combinadas, matam todo ano milhes de pessoas e fazem adoecer outras centenas de milhes. Pelo menos 40% da populao mundial corre risco de contrair a malria, e cerca de 40% de contrair a dengue. Em muitos lugares, a pessoa pode contrair ambas as doenas. claro que os mosquitos no so os nicos insetos vetores. A mosca ts-ts transmite o protozorio causador da doena do sono, que aflige centenas de milhares de pessoas, obrigando comunidades inteiras a abandonar seus campos frteis. A mosca-negra, transmissora do parasita que provoca a cegueira do rio, privou da viso cerca de 400 mil africanos. O mosquitoplvora pode abrigar o protozorio que causa a leishmaniose. Trata-se de um grupo de doenas incapacitantes, que hoje afligem milhes de pessoas de todas as idades ao redor do mundo, desfiguram a vtima e muitas vezes causam a morte. A pulga comum pode transmitir a solitria, a encefalite, a tularemia e at mesmo a peste, geralmente associada Peste Negra que em apenas seis anos dizimou um tero ou mais da populao da Europa na Idade Mdia. Piolhos, caros e carrapatos transmitem diversas formas de tifo, alm de outras doenas. Nas zonas temperadas, carrapatos so os agentes transmissores da potencialmente debilitante doena de Lyme a doena mais comum transmitida por vetor nos Estados Unidos e na Europa. Um estudo sueco revelou que aves migratrias s vezes transportam carrapatos por milhares de quilmetros, podendo introduzir as doenas que carregam a novos lugares. Depois dos mosquitos, diz a
3 de 5 21/7/2011 13:10

Doenas transmitidas por insetos um problema crescente - Testemunh...

http://www.watchtower.org/t/20030522/article_01.htm

enciclopdia Britannica, os carrapatos so os artrpodes que mais transmitem doenas ao homem. De fato, um nico carrapato pode abrigar at trs diferentes organismos patognicos e transmitir todos eles em uma nica picada!

A mosca-negra portadora do patgeno da cegueira do rio

Mosquitos alojam patgenos da malria, da dengue e da febre amarela

Piolhos podem transmitir tifo

Muitos insetos so hospedeiros de agentes causadores de doenas


Pulgas podem causar encefalite e outras molstias

As moscas ts-ts transmitem a doena do sono

Uma trgua nas doenas


Foi apenas em 1877 que se demonstrou cientificamente que insetos transmitem doenas. Desde ento, tem-se feito campanhas macias para controlar ou eliminar os insetos vetores. Em 1939, o inseticida DDT foi acrescentado ao arsenal, e na dcada de 60 as doenas veiculadas por insetos j no eram consideradas uma grande ameaa sade pblica fora da frica. Em vez de tentar controlar vetores, passou-se a dar mais ateno ao tratamento de casos emergenciais com drogas, e o interesse em estudar insetos e seus habitats arrefeceu. Descobriram-se tambm novos medicamentos, e parecia que a cincia era capaz de encontrar uma bala mgica para fulminar qualquer doena. O mundo estava tendo uma trgua nas doenas infecciosas. Mas essa trgua acabaria. O artigo seguinte mostra por qu.
Publicado em Despertai! de 22 de maio de 2003

4 de 5

21/7/2011 13:10

Doenas transmitidas por insetos um problema crescente - Testemunh...

http://www.watchtower.org/t/20030522/article_01.htm

Pgina inicial | Crenas | Futuro | Medicina | Assuntos | Contate-nos | Publicaes | Idiomas | ndice Picture credits: Kissing bug on boy's face (top): PAHO/WHO/P. ALMASY Cockroach: Clemson University - USDA Cooperative Extension Slide Series, www.insectimages.org Blackfly: WHO/TDR/LSTM Mosquito: CDC/James D. Gathany Louse: CDC/Dr. Dennis D. Juranek Flea: CDC/Janice Carr Tsetse fly: WHO/TDR/Fisher Copyright 2005 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. All rights reserved.

5 de 5

21/7/2011 13:10

You might also like