You are on page 1of 10

Proposta de implantao de layout em linha em uma indstria de colas

Resumo: Este artigo teve como objetivo elaborar uma proposta de novo arranjo fsico numa indstria de colas, buscando utilizar melhor seu espao fsico e otimizar o fluxo do processo, melhorando sua produtividade e reduzindo custos. A pesquisa se configurou num estudo de caso de natureza aplicativa, com carter descritivo e qualitativo, onde a metodologia aplicada consistiu em observaes in loco do processo produtivo para elaborao do fluxograma. De posse das informaes coletadas atravs da observao do processo, foi elaborado o arranjo fsico atual da empresa, analisando-o e traando um diagnstico do mesmo. Aps isso, elaborou-se a proposta de novo layout para que possa ser comparado com o atual, apresentando os benefcios e vantagens da implementao do mesmo. Palavras-chave: Arranjo fsico, Planejamento das instalaes, Otimizao do processo.

1. Introduo Com a globalizao, as atividades produtivas se tornaram cada vez mais e diversificadas, onde a grande complexidade das mesmas exige das empresas repensarem suas estruturas de produo, para sobreviver no mercado e racionalizar sua produo, aumentando sua competitividade. Nesse cenrio, o planejamento do arranjo fsico se torna uma ferramenta de extrema importncia, j que o mesmo tem como principais funes integrar todos os fatores que afetam o arranjo fsico, buscando um relacionamento e um fluxo mais eficiente e econmico entre pessoal, equipamentos e material durante o processo, racionalizando a produo e reduzindo os riscos de acidentes. No decorrer dos anos, a humanidade veio passando por inmeras e profundas transformaes e modificaes, decorrentes do crescimento populacional, da urbanizao, da industrializao e do crescimento econmico, o que provocou a diversificao e o aumento das atividades produtivas. O mercado atual est cada vez mais competitivo, onde os consumidores se tornaram mais exigentes, buscando produtos com qualidade, disponibilidade e bons preos. Segundo Tompkins apud Silva et al, (2008, p. 1) mudanas significativas esto acontecendo no projeto de sistemas de manufatura, motivadas pelo aumento do nmero e variedade de produtos, resultando numa queda de quantidade, ou seja, tamanho do lote conforme a diversidade aumenta; custo dos materiais, incluindo movimentao de materiais e energia, parte principal do custo total dos produtos; necessidade de reduzir o tempo de projeto e fabricao do produto devido s mudanas constantes no mercado; um produto pode tornarse obsoleto mesmo antes de ser produzido e aumento de solicitaes para menores tolerncias, ocasionando mais exatido e preciso e produzindo com melhor qualidade. Em decorrncia dessas mudanas, as empresas foram foradas a repensar suas estruturas de produo, buscando racionalizar sua produo para sobreviver ao mercado. Segundo Gonalves Filho apud Villar & Porto (2007), para se alcanar um sistema de manufatura eficiente deve-se combinar quatro fatores:

Tecnologia de fabricao atualizada, simplificando as operaes de fabricao e inovando os processos e produtos, produzindo com qualidade e competitividade; Um arranjo fsico otimizado, evitando ou minimizando cruzamentos de processos e produtos, reduzindo tempos de transporte e esforos fsicos dos trabalhadores e acidentes, alm de ser flexvel a mudanas; Mo-de-obra treinada e motivada, promovendo o desenvolvimento, a capacitao e comprometimento dos colaboradores em atender os objetivos e meta da empresa, aumentando a produtividade dos mesmos e, conseqentemente, da empresa; Gerncia de produo adequada, planejando e controlando a produo com o objetivo de fabricar os produtos dentro das especificaes exigidas e utilizando de maneira tima os recursos disponveis.

Portanto, percebe-se que o arranjo fsico constitui-se de um elemento indispensvel para otimizar o desempenho produtivo de um sistema. O arranjo fsico ou layout corresponde disposio dos recursos transformadores de um processo produtivo tais como: instalaes, ferramentas, mquinas, equipamentos, mo-deobra e matrias-prima, num determinado espao fsico, sendo tambm responsvel por determinar como os recursos transformadores fluem em uma operao. Um bom arranjo fsico influencia na clareza e otimizao do fluxo de informaes, clientes e materiais, maior segurana e conforto dos funcionrios, flexibilidade, melhor uso do espao disponvel e, consequentemente, aumento da produtividade. De acordo com Slack (2002, p. 201), uma das razes que torna as decises de arranjo fsico importantes para a maioria dos tipos de produo que, um arranjo fsico errado pode causar fluxos produtivos longos ou confusos, estoque de materiais, filas de clientes ao longo da operao, inconvenincia para os clientes, tempos de processamento longos, operaes inflexveis, fluxos imprevisveis e altos custos. Vista a importncia do estudo de layout, o presente artigo se refere elaborao de uma proposta de novo arranjo fsico em uma pequena empresa fabricante de cola branca situado em Castanhal- Pa. A pesquisa um estudo de caso de natureza aplicativa, com carter descritivo e qualitativo e para seu desenvolvimento fez-se uso de pesquisa bibliogrfica, alm de observao in loco do processo produtivo da empresa. O objetivo deste artigo propor um novo modelo de arranjo fsico, obtendo um fluxo eficiente de produo, reduzindo a fadiga e melhorando o desempenho dos colaboradores, evitando a ocorrncia de acidentes e aumentando a produtividade da empresa. 2. Caracterizao da empresa A empresa em estudo atua no mercado h oito anos na fabricao e comercializao de cola, no municpio de Castanhal-Pa. Atualmente, seu mix de produtos constitui-se somente de cola branca escolar, porm futuramente a empresa pretender ampliar sua produo, realocando suas instalaes num galpo de 400 m2, visando fabricar novos produtos, como coletores de exame e produtos de higiene. Composta por cerca de doze funcionrios, fabrica em torno de 30 mil frascos de cola mensalmente. As instalaes atuais da empresa localizamse em uma casa com rea de 200 m2, onde os setores e instalaes foram alocados e adaptados em cmodos j existentes, em espaos no planejados, onde restries de espao e paredes so predominantes, dificultando a movimentao de materiais e pessoas, tornando o ambiente de trabalho desconfortvel aos funcionrios e prejudicando o desempenho produtivo da empresa.

3. Referencial Terico Para melhor desenvolvimento deste artigo, foi necessria a realizao de pesquisas bibliogrficas sobre temas como arranjo fsico e fluxograma de processo produtivo, que serviram de base para a sustentao da linha de raciocnio adotada no mesmo, as quais sero relatadas a seguir. 3.1. Layout ou arranjo fsico Arranjo fsico corresponde ao posicionamento de mquinas, equipamentos e pessoas, cujo objetivo, um melhor aproveitamento dos espaos existentes, proporcionando um fluxo de comunicao entre as unidades organizacionais atuando de maneira eficiente e eficaz. tambm o estudo das condies humanas de trabalho, adaptando as pessoas ao ambiente, de acordo com a funo desempenhada (CHRISTENSEN et al, 2007, p. 1). Os objetivos do layout so: o aumento da moral e satisfao no trabalho, incremento da produo, reduo de demoras, economia de espao, reduo do manuseio, aumento da utilizao do equipamento, mo-de-obra e servios, reduo de materiais em processo, reduo do tempo de manufatura e dos custos indiretos. Alm dos objetivos, o arranjo fsico contempla alguns princpios fundamentais, tais como o da integrao, minimizao de distncias, obedincia ao fluxo de operaes, evitando retrabalhos, interrupes e cruzamentos na seqncia do fluxo produtivo, uso das trs dimenses, satisfao e segurana e o princpio da flexibilidade (VILLAR, 2004) Existem quatro tipos bsicos de Arranjo Fsico, que segundo Slack (2002), so: Arranjo fsico posicional onde mquinas, equipamentos, materiais e pessoas se movimentam para o produto ao longo do processo, ex: cirurgia de corao; Arranjo fsico por produto ou lneo onde a disposio de mquinas e equipamentos obedece ao fluxo do processo produtivo, ex: montagem de automveis; Arranjo fsico funcional onde mquinas e processos que realizam operaes semelhantes so alocados no mesmo ambiente, ex: uma biblioteca municipal. Arranjo fsico celular caracteriza-se pelo agrupamento de todas as mquinas usadas na fabricao de um determinado grupo ou famlia de produtos, funcionando como mini-fbricas.

Dentre os quatro tipos de arranjo citados, no se pode dizer qual deles o melhor a ser aplicado, j que cada um possui suas vantagens e desvantagens. A seleo do melhor tipo de arranjo muito relativa, dependendo do volume de produtos e variedade de processos produtivos da empresa. 3.2. Fluxograma processo produtivo De acordo com Barnes (1963), fluxograma ou grfico do fluxo do processo representa uma tcnica de registro grfico compacto de um processo com o objetivo de possibilitar uma melhor compreenso e possveis melhorias. Para sua construo necessrio primeiro definir o objeto de estudo se do tipo homem ou mquina, depois escolher pontos de incio e fim, em seguida levantar o fluxo com entendimento das etapas do processo e seqncias de execuo, levantar dados suplementares e, por fim, elaborar o quadro resumo. Segundo Gastaldo & Carvalho (2008, p.2), produo por fluxo dividida em:

Fluxo contnuo: Tipo de produo que no possui diversidade, ou seja, o layout arranjado para um produto especfico e no h segregao. Exemplo: refinaria de petrleo; Fluxo Repetitivo: Partes discretas e submontagens podem ser produzidas segundo processo por fluxo em equipamentos dedicados. Os fatores que definem esse tipo de fluxo so o tamanho da demanda e a exclusividade imposta pelo processo de manufatura para determinado produto, possibilitando elevada produtividade e baixa flexibilidade; Fluxo Intermitente (em Lotes): Fluxo similar ao repetitivo, porm mais flexvel de maneira a variar o tamanho dos lotes ou at produzir produtos com grande similaridade; Fluxo Misto: Fluxo com elevada flexibilidade. O layout tira partido da automao. Como caractersticas, temos: equipamentos de uso genrico, mo-de-obra polivalente, tempo de preparao mnimo, linha produz conforme variao de demanda imposta pelo mercado.

O fluxograma de processo elaborado por meio de smbolos convencionais, representando de forma dinmica o fluxo ou a seqncia normal de trabalho, onde cada smbolo caracteriza as operaes em um processo, os quais so representados por Martins & Laugeni (1999, p.25) da seguinte forma:

Figura 1 - Simbologia do fluxograma de processo.

O estudo do fluxograma e do layout so pontos que podem gerar vantagens competitivas para as empresas, sendo este um conceito desenvolvido por Porter (1989) que procura mostrar a forma como a estratgia escolhida e seguida pela organizao pode

determinar e sustentar o seu sucesso competitivo. Segundo Porter (1989), existem trs tipos de estratgicas genricas que uma empresa pode seguir, que so: Liderana global em custos; Diferenciao; Focalizao. As trs estratgias esto relacionadas entre si, como se observa na figura 2, por parmetros de mercado, custo e singuralidade e tais estratgias podem ser utilizadas (individual ou conjuntamente) como forma de conquistar um posio sustentvel na indstria no longo prazo.

Figura 2 Estratgias Competitivas de Porter.

A Liderana Global em Custos aborda que a organizao deve se centrar na eficincia produtiva. Procura-se assim trabalhar em grandes escalas e na reduo dos gastos gerais de funcionamento. O preo assume-se como a principal bandeira da empresa no mercado. As palavras mais associadas a esta estratgia so: curva de experincia, economias de escala, rigoroso controle de custos, padronizao, quota de mercado. Na Diferenciao a opo seria procurar, obter e disponibilizar diferenas para o consumidor. Procura-se criar e oferecer um produto que o mercado considere nico, exclusivo. Nesta estratgia a organizao possui maiores encargos com desenvolvimento do produto, tecnologia, pesquisa e investigao, na imagem da empresa e dos seus produtos no mercado, etc. Aqui as palavras mais marcantes so: imagem de marca, design, marketing, tecnologia, etc. Na terceira estratgia, Focalizao, a idia base escolher uma parcela do mercado e procurar nesta, atravs da diferenciao ou do custo, uma conquista de posio em segmentos especficos do mercado. Qualquer que seja a estratgia escolhida existem vantagens e desvantagens. Na estratgia pelo custo, os consumidores podem comear a valorizar o produto com base em critrios diferentes. Do mesmo modo poder aparecer outro concorrente dotado de uma nova tecnologia que conquiste uma grande quota de mercado. Existe ainda uma excessiva focalizao no controle e reduo de custos em detrimento da diferenciao e da inovao do produto. Na estratgia de focalizao poder acontecer que o segmento de mercado escolhido pela empresa no seja suficientemente grande que permita a viabilidade da organizao. A concorrncia pode ainda constatar o sucesso desta estratgia e copi-la. Na estratgia de

diferenciao, pode-se praticar preos excessivos, impraticveis para o mercado ou ainda um processo de diferenciao exagerado. Do mesmo modo a concorrncia pode copiar os elementos diferenciados, eliminando o carter nico do produto. Para o presente caso foi escolhida como estratgia uma diminuio dos custos atravs de um layout mais eficiente e produtivo, assim os custos diminuiro pela economia de escala, pelo menor retrabalho e pelo aumento de produtividade geral. 4. Estudo de Caso O estudo de caso foi realizado na empresa atravs de algumas etapas, onde inicialmente observou-se o processo produtivo para elaborao do fluxograma do mesmo, composto de duas etapas (A e B), construiu-se o esboo do layout atual da fbrica e, posteriormente, elaborou-se a proposta de novo layout das instalaes da empresa. 4.1. Etapas do processo produtivo O processo produtivo se inicia em duas etapas da seguinte forma: na etapa A, o granulado, que a matria-prima constituinte do frasco colocado na mquina para seu processamento e molde. Aps processado o granulado, o frasco pronto encaminhado para o setor de inspeo e, se estiver conforme, segue para a rotulagem. Depois de rotulado, o frasco pronto para acondicionar a cola vai para a mquina de envase, onde a cola despejada no mesmo. A partir da, o frasco tampado, embalado e enviado ao estoque para sua comercializao.

Figura 3 Fluxograma do processo produtivo da cola. Fonte: Elaborao dos Autores, 2008.

De posse das atividades constituintes de cada etapa do processo, foi elaborado o fluxograma do mesmo, utilizando a simbologia relatada anteriormente no referencial terico. Cada smbolo representa as atividades numeradas nas etapas acima, mostrando o fluxo do

processo desde a emisso da ordem de servio at a fabricao do produto acabado para comercializao, o qual ser demonstrado na figura 3. Ao mesmo tempo em que o frasco est sendo fabricado, na etapa B, a cola tambm est em processo em outro setor. Sendo assim a cola, depois de pronta, segue para a mquina envasadora, e o processo segue como descrito a seguir. 4.1.1. Atividades da etapa A 1. Despejo de granulado (matria-prima do frasco) na mquina de fabricao de frascos; 2. Processamento do granulado; 3. Inspeo para identificao de frascos defeituosos; 4. Encaminhamento dos frascos para o setor de rotulagem; 5. Envase dos frascos; 6. Tampagem; 7. Embalagem; 8. Transporte do produto acabado at o estoque 4.1.2. Atividades da etapa B 1. Despejo da matria-prima na mquina de fabricao de cola; 2. Processamento da matria-prima; 3. Envio da cola para a mquina enchedora. As etapas desenvolvidas com isso geram o produto da empresa, e esta por sua vez para ser competitiva deve buscar sempre inovar, porm neste momento surge o questionamento de Onde inovar em um produto com tecnologia de processo j dominada? Este trabalho prope a inovao no arranjo fsico, pois, Baxter (2003) declara que a inovao um ingrediente vital para o sucesso dos negcios e que o segredo para uma inovao bem sucedida a gerncia de riscos. Inovar sempre significa correr riscos, obviamente espera-se que sejam riscos calculados, ento os clculos que se faro vo ser com base nas vantangens e desvantagens de se tornar o layout da empresa mais adequado ao processo produtivo. Porter (1989) diz que a estratgia competitiva visa estabelecer uma posio lucrativa e sustentvel contra as foras que determinam a concorrncia e que duas questes centrais baseiam a escolha desta estratgia, que so: A atratividade em termos de rentabilidade; e Os determinantes da posio relativa dentro das empresas.

No primeiro ponto deve-se observar a capacidade de gerao de lucro que o empreendimento gerar frente o que ser investido no mesmo, devem-se analisar os riscos com o possvel retorno. No segundo ponto se vislumbrar o que define a posio da empresa frente as demais no mercado para poder trabalhar essas variveis de forma a garantir um melhor lugar a mesma no ambiente empresarial. Com base no comentado anteriormente se define como estratgia da empresa a busca por um melhor layout, mais adequado s necessidades do processo produtivo e assim mais eficiente, competitivo e lucrativo. Para se atingir esses objetivos preciso se analisar o layout

atual para observar seus pontos falhos, relaes de afinidades, restries e caractersticas gerais, para que de posse desses dados se possa propor um novo arranjo fsico. 4.2. Layout atual com processo produtivo

Figura 4: Arranjo fsico atual da empresa Fonte: Elaborao dos Autores, 2008.

O layout atual da fbrica mostra que o espao fsico da empresa no utilizado de maneira a otimizar seu processo produtivo. A rea de produo funciona em uma casa, onde no dispem da infra-estrutura necessria para que o processo produtivo ocorra de maneira eficaz e segura, pois as reas de trabalho no foram planejadas e sim adaptadas s necessidades da empresa nos cmodos j existentes na casa, ocorrendo a existncia de restries de paredes e espaos para movimentao e circulao. Essa falta de planejamento torna o fluxo confuso, com muitos cruzamentos o que dificulta o andamento do processo. Os setores que constituem a empresa esto completamente desarmonizados e organizados de forma aleatria, tomado por mveis e materiais em uso e desuso, impossibilitando a utilizao do mesmo para algumas atividades. O fluxo de produo extremamente confuso, cheio de cruzamentos, onde a movimentao de material e dos colaboradores se torna longa, aumentando o tempo de produo e os custos. Os postos de trabalhos no foram projetados de maneira a proporcionar aos funcionrios um ambiente de trabalho adequado para executar sua funo, aumentando a fadiga e os riscos de acidentes. Com a implantao do arranjo fsico adequado, procura-se aproveitar e melhorar a utilizao do espao fsico existente e o novo galpo em construo, visando aumentar a produo e otimizar custos, oferecer condies de trabalho adequado e satisfao dos funcionrios, favorecendo o maior controle gerencial e organizacional do estoque, da produo e o controle de qualidade; proporcionando um ambiente favorvel e adequado.

4.3. Layout proposto

Figura 5: Nova proposta de arranjo fsico. Fonte: Elaborao dos Autores, 2008.

Com base nas restries de movimentao das mquinas e pessoal observadas no layout atual e, buscando diminuir a movimentao de produtos acabados, matrias-primas e dos prprios colaboradores, tornando o processo mais eficiente, foi proposto um novo arranjo fsico em linha. No arranjo novo proposto foram observadas as vantagens obtidas com o mesmo, atravs da melhor disposio dos setores da empresa, organizados de acordo com a seqncia de operaes executadas para a fabricao da cola, minimizando o fluxo excessivo dos colaboradores, reduzindo o risco de acidentes, e da prpria matria-prima durante o processo, j que os estoques de matria-prima e de frascos prontos para envase foram alocados prximos de seus locais de processamento. Outra sugesto proposta foi a utilizao de recursos visuais, como marcaes no cho para melhor controle e organizao dos estoques. Com essa nova proposta de arranjo fsico, a empresa aumentar sua produtividade, minimizando o cruzamento de fluxos, utilizando de maneira mais efetiva a mo-de-obra, aproveitando melhor o espao, melhorando as condies de trabalho, reduzindo o tempo de produo e facilitando a visualizao e controle do processo, permitindo empresa gerenciar melhor seu processo e ainda minimizar os custos.

5. Consideraes finais Vista a importncia do planejamento do arranjo fsico para se atingir a eficincia produtiva, j que o mesmo proporciona racionalizao de espao, melhora o fluxo produtivo, aumenta a organizao da empresa, alm de reduzir o desgaste fsico dos colaboradores e os custos, entre outros fatores, conclui-se que o planejamento das instalaes uma ferramenta de extrema importncia a qualquer empresa que tenha como objetivo otimizar seus processos produtivos, reduzindo custos e aumentando sua competitividade, fatores determinantes para a sobrevivncia de uma empresa no mercado atual. O presente artigo mostra, atravs da anlise e do diagnstico do arranjo fsico j existente, e a elaborao de um novo arranjo planejado para fbrica, a importncia desse planejamento e os benefcios que sero proporcionados empresa com a implantao do mesmo. A nova proposta sugere que a fabrica adote uma produo em linha, com o objetivo de reduzir a movimentao e estoques em processo e facilitar a visualizao e controle do processo produtivo. Sero sugeridas a aquisio de novas mquinas, bem como a construo de ambiente de trabalho confortvel e reas para alimentao e recepo. O layout selecionado oferece grandes vantagens competitivas, j que contribui para a reduo dos custos de produo, pois a padronizao do trabalho proporciona um menor tempo de fabricao eliminando movimentos desnecessrios, reduzindo desperdcios ocasionados na produo, gerando assim um aumento no volume de produtos, resultando em economia de escala para a empresa. Vale ressaltar ainda que o arranjo fsico proposto no necessariamente o timo, j que melhorias sempre podem estar sendo implantadas, porm pode ser considerado uma opo melhor de alocao das instalaes da empresa do que a existente atualmente.
Referncias BARNES, R. M. Estudo de movimentos e de tempos. So Paulo: Edgard Blcher, 1963. BAXTER, Mike. Projeto de Produto: guia prtico o design de novos produtos. 2 ed. So Paulo: Edgard Blcher Ltda., 2003. CHRISTENSEN et al. O Arranjo Fsico como Fator Influente no Clima Organizacional dos Trabalhadores In: Congresso Nacional de Administrao Ponta Grossa, PR, Brasil, 17 a 21 de setembro de 2007. GASTALDO, J & CARVALHO,L. Comparao Entre as Tcnicas IDEF3 E UML de Mapeamento de Processo de Uma Linha de Manufatura. Universidade Federal de Itajub- Instituto de Engenharia de Produo e Gesto. Disponvel em: <http://www.epr.unifei.edu.br> Acesso em: 06/06/2008. MARTINS, Petrnio G. & LAUGENI, Fernando P. Administrao da Produo. So Paulo: Saraiva, 1999. 256 p. PORTER, Michael. Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989. SILVA, et al. Melhorando o Layout Fsico Atravs da Aplicao do Conceito de Clula de Produo e Reduo da Movimentao: Um Estudo de Caso. Disponvel em: <http://www.ifm.org.br>. Acesso em: 06/06/2008. SLACK, et al. Administrao da Produo. Edio Compacta. So Paulo: Atlas, 2002. VILLAR, A. & PORTO, E. Anlise do Arranjo Fsico Geral Como Base Para Racionalizao da Produo - Um Estudo de Caso In: XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produo Foz do Iguau, PR, Brasil, 09 a 11 de outubro de 2007. VILLAR, A. M. &. NBREGA JR, C. L. Planejamento das Instalaes Industriais. Joo Pessoa: Manufatura, 2004.

10

You might also like