You are on page 1of 2

Nascimento das Universidades (sc.

XIII)
Fruto da intensificao da vida urbana, as Universidades tiveram como ponto de partida uma estrutura anloga s corporaes de ofcio (chamadas de universitas). Gradualmente assume o papel de centralizadora do conhecimento, frum de debate e difuso de idias. Sua histria aos poucos confunde-se com a prpria histria do pensamento, passando a assumir um virtual monoplio. At sculo XII o ensino era monopolizado pela igreja. Aos poucos, este poder delegado ao chanceler, cujo poder diminui com o tempo. Com o crescimento do nmero de alunos, surge a licena para lecionar (licencia docendi) delegada a cidados leigos. A Universidade de Paris foi fundada 1170 a partir da escola da catedral de Notre Dame. Oxford, no mesmo perodo. Em 1219, o chanceler perde poder sobre a Universidade de Paris, que se torna independente do clero. Rebelies a afastam tambm do poder real, e a Universidade conquista novos privilgios, essenciais de sua identidade:

autonomia jurisdicional direito de greve e de secesso monoplio da atribuio dos graus universitrios

Os estudos neste perodo seguiam a seguinte organizao:


Ensino de base: artes liberais [ver adiante] (14 -20 anos) Bacharelado (durao de cerca de 2 anos) Doutoramento (idade mnima ao redor de 35 anos)

As ``sete artes liberais'' seguiam a estrutura de organizao do conhecimento proposta pelo filsofo romano Bocio (480-524 d.C.): Trivium (``trs vias''): compreendendo as disciplinas Lgica, Retrica e Gramtica. Quadrivium (``quatro vias''): Aritmtica, Geometria, Astronomia e Msica. Existiam, como at hoje, exames para a obteno de grau. Citamos como exemplo o da Faculdade de Direito em Bolonha (cf. J. le Goff p. 87-88): O candidato era apresentado ao Reitor, ao qual jurava obedecer os estatutos e no tentar corromper os examinadores. Na manh do exame, depois de ouvida a missa, o candidato comparecia diante de um colegiado de doutores que lhe entregavam dois trechos de textos para comentar. Depois, retirava-se para preparar a exposio que faria em lugar pblico (normalmente a Catedral), diante de um jri de doutores. Depois do comentrio exigido, respondia a perguntas dos doutores, que se retiravam para deliberar, voltando em seguida

para proclamar os resultados.

Figura: O exame de doutoramento na universidade medieval. a. Estudante preparando-se para a dissertao. b. exame pblico (de Le Goff, Jacques, Os Intelectuais na Idade Mdia) Em seguida, vinha o exame pblico. Conduzido com pompa a Catedral, o licenciado fazia um discurso e lia uma tese sobre um assunto de Direito que defendia contra estudantes que o atacavam, representando pela primeira vez o papel de mestre numa disputa universitria. Aprovado, recebia as insgnias de sua funo: um anel de ouro, um gorro simblico etc. Parte do cerimonial deste doutoramento subsiste na Universidade at os dias de hoje. Aps o exame, havia uma comemorao coletiva (s expensas do recm laureado), selando a comunho espiritual da ``corporao'' universitria e simbolizando a admisso do novo membro em seu meio, ritual originrio das atuais ``calouradas'' (v. Le Goff p. 89). Com o surgimento de novas demandas associadas crescente vida urbana, as Universidades incorporaram certo grau de especializao no programa, que se volta s diversas Faculdades (Direito, Medicina, Teologia etc). A Universidade tornou-se polo criador de literatura cientfica especializada. Instituiu-se o costume de publicar livros (copiados) chamados de exemplares que continham a matria ministrada (``apostilas''), copiadas mo. Com o surgimento da imprensa, a divulgao de novos trabalhos cientficos se acelerou, diminuindo o tempo necessrio para a difuso e o surgimento de comentrios, refutaes e extenses desses trabalhos. Com a intensificao da vida urbana, o desenvolvimento laico e autnomo da Universidade e a difuso de livros impressos, encontravam-se reunidas, no final da Idade Mdia, as condies para a ecloso da uma rpida transformao cultural que seria o Renascimento.

You might also like