You are on page 1of 32

Ministrio da Cultura Secretaria de Fomento e Incentivo Cultura Coordenao Geral do Fundo Nacional de Cultura

MANUAL DE ORIENTAES BSICAS PARA PROPOSTAS DE CONVNIOS COM RECURSOS DE EMENDAS PARLAMENTARES

INTRODUO

Este manual tem o objetivo de orientar/auxiliar os proponentes na apresentao de projetos culturais de Convnio com recursos provenientes de Emendas Parlamentares.

O que um Projeto Cultural? O conjunto de aes com objetivos claramente definidos visando valorizao da manifestao e preservao da cultura, por meio de artes cnicas, msica, patrimnio histrico, teatro, festival, artes integradas, dentre outras. Quais os principais objetivos de um Projeto Cultural apresentado ao MinC? Incentivar e fomentar a formao e produo artstica e cultural, preservar e difundir o patrimnio artstico, cultural e histrico, estimular o conhecimento dos bens e valores culturais, observados os parmetros e objetivos legais. (Lei de Incentivo Cultura n 8.313/91- Lei Rouanet, disposies da Lei 8.666/93, Decretos 5.761/06 e 6.170/07 e da Portaria Interministerial n 127/08, entre outras).

O que Emenda Parlamentar? o instrumento que o Congresso Nacional possui para participar da elaborao do oramento anual. Por meio das emendas, os parlamentares tm a oportunidade de proporcionar uma melhor alocao dos recursos pblicos acrescentando novas programaes oramentrias com o fim de atender as demandas das comunidades que representam.

Como ter um projeto indicado por uma Emenda Parlamentar?


Uma das formas de participar desse processo propor a um parlamentar ou a um grupo de parlamentares (emendas coletivas, como as de Bancada) a apresentao de uma emenda, no intuito de beneficiar uma comunidade. Se, por exemplo, uma instituio identificar a necessidade de realizar um projeto cultural em um determinado municpio, pode propor a um deputado que apresente uma emenda direcionando recursos para a execuo.
4

Tenho uma indicao de Emenda. Como apresentar um projeto de Convnio ao MinC?


A saber, Convnio um acordo ou ajuste que discipline a transferncia de recursos financeiros de dotaes consignadas nos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social da Unio e tenha como partcipe, de um lado, rgo ou entidade da administrao pblica federal, direta ou indireta, e, de outro lado, rgo ou entidade da administrao pblica estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, ou ainda, entidades privadas sem fins lucrativos, visando execuo de programa de governo, envolvendo a realizao de projeto, atividade, servio, aquisio de bens ou evento de interesse recproco, em regime de mtua cooperao.

Com a implantao do Sistema de Convnios SICONV, todos os projetos, cujo o instrumento de formalizao so Convnios, devero ser apresentados atravs do referido Portal ( www.convenios.gov.br).

Para tanto, o proponente (quem prope o convnio) dever seguir os seguintes passos:
1 - Acesse https://www.convenios.gov.br/siconv/secure/entrar-login.jsp e realize o credenciamento (incluso de dados) diretamente no Portal, uma nica vez. Este credenciamento dar ao Proponente login e senha para acesso ao sistema 2 - Para efetivar o cadastramento no Portal dos Convnios, comparea a uma Unidade Cadastradora, munido de todos os documentos listados no https://www.convenios.gov.br/portal/tutoriais/mod03/portaria_127.htm , para efetivao/aprovao do seu cadastro. Encontre a Unidade Cadastradora mais perto de voc no https://www.convenios.gov.br/portal/arquivos/UnidadesCadastradoras060309.pdf 3 - Devidamente habilitado, informe-se junto ao MinC sobre os programas disponveis para cadastramento e observando os critrios de admissibilidade descritos, faa a incluso de sua proposta.

Sendo um Ente Federado:


No h obrigatoriedade de chamamento pblico. Assim, munido do ofcio do Parlamentar indicando o ente para a emenda a proposta dever ser cadastrada, com observncia a todos os critrios de admissibilidade.

Sendo Instituio Privada:


S sero aceitas as propostas de Instituies nominalmente expressas no Oramento Geral da Unio - OGU, acompanhadas do Ofcio do Parlamentar. Instituies Privadas no nominais no OGU, no se aplicam aos casos acima.

O que diferencia um projeto de Emenda ao Fundo Nacional da Cultura de um projeto de Emenda Administrao Direta?
A emenda ao oramento do FNC tem contrapartida dispensada e ao oramento Administrao Direta exige contrapartida, varivel conforme a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) aprovada anualmente.

O que contrapartida?
Parcela de recursos financeiros prprios ou servios oferecidos pelo proponente para a execuo do projeto.

Como definido o percentual de contrapartida?


Definida pela Lei de Diretrizes Oramentrias que estabelece os percentuais de limite mnimo e mximo sobre o valor total do projeto. O percentual dado de acordo com o municpio/local e o nmero de habitantes onde as aes do projeto forem executadas. Veja o quadro Demonstrativo dos percentuais de Contrapartida para o ano de 2011:

O que pode ser oferecido como contrapartida? Entidades da administrao pblica estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta somente podero oferecer contrapartida atravs de recursos financeiros, de acordo com a Instruo Normativa n 4, de 17 de maio de 2007. Instituies privadas sem fins lucrativos, podero disponibilizar a contrapartida tanto em recursos financeiros quanto em bens e servios. Caso seja aceita em bens e servios, dever ser fundamentada pelo concedente ou contratante e ser economicamente mensurvel, devendo constar do instrumento de convnio clusula que indique a forma de aferio do valor correspondente em conformidade com os valores praticados no mercado ou, em caso de objetos padronizados,com parmetros previamente estabelecidos.

10

Quais informaes oramentrias devem ser consideradas ao apresentar um projeto ao MinC?


Ao apresentar uma projeto ao MinC o proponente dever se atentar a informaes de Funcional Programtica (e seu respectivo Programa e Ao), Modalidade de Aplicao, Grupo de Natureza de Despesa e Unidade Oramentria (Emenda ao Fundo Nacional da Cultura ou Administrao Direta).

O que a Funcional Programtica? A Portaria n 42, de 14/04/1999, estabeleceu uma estrutura Funcional e Programtica, identificando Funo, Subfuno, Programa e Ao, que so apresentados da seguinte maneira:

11

Funo e Subfuno Os dois primeiros nveis, isto , funo e subfuno esto definidos pela portaria supracitada. A funo de Emendas apresentadas ao MinC ser sempre 13 por se tratar de Emenda de funo Cultural e a subfuno poder ser 391 quando se tratar de programa na rea de Patrimnio Histrico, Artstico e Arqueolgico ou 392 para programas de Difuso Cultural. Programas e Ao Os programas e aes devem, necessariamente, ser definidos no mbito de cada esfera de governo. Os programas e aes deste Ministrio so: Programa 0168 Livro Aberto Ao 1521 Instalao de Bibliotecas Pblicas Objetivo: Implantar Bibliotecas, com acervo bsico de 2.000 ttulos, equipamentos e mobilirio, em municpios brasileiros que no dispes dessas instalaes, possibilitando o acesso da populao informao e ao conhecimento e o seu enriquecimento intelectual. Produto: Biblioteca Instalada
12

Ao 7367 Modernizao de Bibliotecas Pblicas Objetivo: Modernizar bibliotecas pblicas em municpios brasileiros, recompondo e modernizando seu acervo bibliogrfico bsico, equipamento e mobilirio. Produto: Espao Cultural implantado/Modernizado

Ao 4794 - Fomento a Projetos Culturais na rea do Livro, da Leitura e do Conhecimento Cientfico, Artstico e Literrio Objetivo: Contribuir para a melhoria dos nveis de socializao e difuso do conhecimento por meio do apoio a projetos relacionados ao conhecimento literrio, artstico e cientfico, da assessoria tcnica, da capacitao de recursos humanos para bibliotecas pblicas e agentes multiplicadores do hbito da leitura, da realizao de estudos, pesquisas, eventos e intercmbios culturais e do desenvolvimento de outros projetos voltados para disseminao e estmulo do hbito da leitura na sociedade. Produto: Projeto Apoiado

13

Programa 1142 Engenho das Artes Ao 1611 Instalao de Espao Cultural Objetivo: implantar e modernizar espaos culturais, permanentes ou provisrios (itinerantes), por meio da disponibilizao de infra-estruturas fsica, tcnica e operacional necessrias realizao de suas atividades. Abrange construo, reforma, adaptao, aquisio de equipamentos e material permanente, infra-estrutura de iluminao, sonorizao, etc. Produto: Espao Cultural implantado/Modernizado Ao: 4796 - Fomento a Projetos de Arte e Cultura Objetivo: Fomentar e desenvolver atividades voltadas para o processo de criao, produo, divulgao e circulao da produo e do produto cultural brasileiro nas reas de msica, artes cnicas, artes visuais, artes integradas e cultura brasileira. Apoio a projetos voltados para a produo, promoo, circulao, divulgao nas reas de arte e cultura, bem como aquisio de equipamentos para dotar espaos destinados as atividades artsticas e culturais. Produto: Projeto Apoiado

14

Programa 1141 Cultura Viva Arte, Educao e Cidadania Ao 8886 Apoio e Modernizao de Espaos Culturais Pontos de Cultura Objetivo: promover, ampliar e garantir o acesso de comunidades ou segmentos excludos em decorrncia de aspectos econmicos, sociais ou culturais aos meios de fruio, produo e difuso cultural, por meio da disponibilizao de infraestruturas fsica, tcnica e operacional necessrias dinamizao da rede Pontos de Cultura. Produto: Ponto de Cultura Apoiado Ao 2948 - Capacitao para Ampliao do Acesso Produo, Fruio e Difuso Cultural Objetivo: Reunir iniciativas e vontades criadoras individuais e coletivas -especialmente de populaes, comunidades ou segmentos excludos em decorrncia de aspectos econmicos, sociais ou culturais - com vistas formao ou consolidao de redes voltadas para o fortalecimento do intercmbio entre elas, dinamizando a ao cultural em diferentes meios e linguagens artsticas e ldicas, inclusive a digital, por meio de aes e suporte dirigidos consolidao do papel da cultura na construo de um Brasil que seja de todos. Produto: Agente Cultural Capacitado
15

Programa 0167 Brasil Patrimnio Cultural Ao 2636 Preservao de Bens Culturais de Natureza Material Objetivo: Promover aes que visem preservao dos bens culturais protegidos. Abrange a conservao, restaurao e revitalizao de bens imveis, mveis e integrados, paisagsticos e arqueolgicos protegidos e outras aes tais como promoo do patrimnio cultural como fator de desenvolvimento humano e da interface com o turismo sustentvel; aquisio de equipamentos e material permanente que visem subsidiar estas aes. Produto: Projeto Apoiado Ao 4793 Fomento a Projetos na rea do Patrimnio Cultural Objetivo: Apoiar projetos na rea do patrimnio cultural brasileiro, voltados para sua identificao, realizao de inventrios e de estudos e pesquisas, elaborao de planos de salvaguarda dos bens culturais, promoo, conservao, revitalizao e restaurao destes bens, entre outras aes correlatas. Produto: Projeto Apoiado

16

Programa 0169 Brasil, Som e Imagem Ao 2964 - Capacitao de Artistas, Tcnicos e Produtores na rea de Audiovisual Objetivo: Capacitar e requalificar artistas, produtores, tcnicos e agentes culturais voltados para o desenvolvimento de atividades audiovisuais, objetivando a formao de profissional que venha a difundir, fortalecer e valorizar o processo produtivo, criando oportunidades de reconhecimento e desenvolvimento profissionais, insero no mercado de trabalho e gerao de emprego e renda. Produto: Programa no tem produto, mas sim indicadores que medem seu resultado. Ao 4795 - Fomento a Projetos Cinematogrficos e Audiovisuais Objetivo: Promover condies necessrias para o aumento da produo e da competitividade da indstria cinematogrfica e audiovisual nacional por meio do fomento produo, distribuio, exibio e difuso. Produto: Projeto Apoiado

17

Programa 1355 Identidade e Diversidade Cultural- Brasil Plural Ao 6653 - Promoo e Proteo dos Grupos e Redes da Diversidade Cultural Brasileira Objetivo: Realizar e apoiar aes voltadas a promover, proteger, reconhecer e valorizar grupos e redes produtores das expresses culturais caractersticas da diversidade brasileira. Produto: Comunidade Atendida Ao 2C70 - Divulgao e Fortalecimento das Culturas Populares Objetivo: Valorizar e preservar a diversidade cultural do Pas por meio do apoio a aes de fortalecimento e de divulgao das expresses populares da cultura brasileira. Produto: Projeto Apoiado Ao 2C71 - Fomento a Projetos de Combate Homofobia Objetivo: Promover uma cultura de tolerncia e de aceitao dos grupos sociais LGBT (Lsbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) por meio da valorizao de sua identidade social. Produto: Projeto Apoiado

18

O que a Modalidade de Aplicao?


A Modalidade de Aplicao define a quem pode ser destinada a Emenda parlamentar de acordo com os cdigos abaixo: 30 - Transferncia a Governos de Estado e Distrito Federal 40 - Transferncia a Municpios 50 - Transferncia a Instituies Privadas 90 - Aplicao direta pelo prprio rgo ou entidades da administrao pblica federal ou por intermdio de descentralizao de recursos para instituio pblicas federais (ex. Universidades), neste caso, indispensvel o instrumento de convnio. (Descentralizao pela Portaria MINC n 04/2007). 99 - Transferncia a definir pelo Parlamentar (governos estaduais, municpios ou Instituies privadas).

19

O que o Grupo de Natureza de Despesa?


O Grupo de Natureza de Despesa (GND) constitui a agregao de elementos de despesa de mesmas caractersticas. So eles:
a.

b.

Grupo de Natureza de Despesa 3 - Despesas Correntes (Custeio) So despesas destinadas aos gastos com pessoal, material de consumo, softwares, instalaes, contratao de servios de terceiros, encargos e outros servios. (ex.: aquisio e publicao de livros, passagens, transporte, hospedagem, festivais, eventos, oficinas, capacitao, etc..) Grupo de Natureza de Despesa 4 - Despesas de Investimento (Capital) So despesas destinadas a formao de um bem de capital ou adicionar valor a um bem j existente, ou ainda a aquisio de equipamentos/material permanente, que faro parte do patrimnio da instituio. (ex.: construo, reforma, aquisio de equipamentos/material permanente, etc..)

20

Quem pode apresentar projetos ao MinC?


Podem apresentar projetos culturais ao MinC:

Pessoas jurdicas pblicas Governos Estaduais, etc.);

da

administrao

direta

(Prefeituras,

Pessoas jurdicas pblicas de natureza cultural da administrao indireta (Autarquias, Fundaes, Universidades Federais, etc.); Pessoas jurdicas privadas de natureza cultural, sem fins lucrativos (ONGs, Organizaes Sociais etc.), desde que conste de seu Estatuto a sua finalidade cultural, tenham funcionamento regular h pelo menos trs anos e apresente trs declaraes de funcionamento regular e capacidade tcnica atestadas por diferentes autoridades.

21

Qual documentao necessria para apresentao de propostas ao MinC?


A documentao apresentada varia de acordo com o tipo de projeto. Assim, aps o preenchimento do Plano de Trabalho no Portal SICONV, verifique a qual segmento a sua proposta pertence e anexe os documentos, a saber:

H alguma proibio quanto as despesas que posso custear com recursos de convnio?
Sim, existem casos em que no permitida a transferncia de recursos por meio de convnio. Essas vedaes podem estar relacionadas diretamente ao objeto da proposta ou s despesas a serem realizadas para que se atinja o objeto proposto.

22

vedada a transferncia de recursos destinados a:


I.

Incio de construo, ampliao, reforma voluntria, aquisio, novas locaes ou arrendamentos de imveis residenciais funcionais (Art. 20, inciso I LDO/2011); Aquisio, locao ou arrendamento de mobilirio e equipamento para unidades residenciais funcionais (Art. 20, inciso II LDO/2011); Aquisio de imveis de representao (Art. 20, inciso II LDO/2011); Clubes e associaes de agentes pblicos, ou quaisquer outras entidades congneres (Art. 20, inciso VII- LDO/2011 e Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU n 127, de 29.05.2010, Art. 39, inciso VIII); Pagamento, a qualquer ttulo, a militar ou a servidor pblico, da ativa, ou a empregado de empresa pblica ou de sociedade de economia mista, por servios prestados, inclusive consultoria, assistncia tcnica ou assemelhados, conta de quaisquer fontes de recursos (Art. 20, inciso VIII da LDO/2011 e Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU n 127, de 29.05.2010, Art. 39, inciso II);

II. III. IV.

V.

23

VI.

Realizao de despesas com taxas bancrias, multas, juros ou correo monetria, inclusive referentes a pagamentos ou recolhimentos fora dos prazos, exceto, no que se refere s multas, se decorrentes de atraso na transferncia de recursos pelo concedente, e desde que os prazos para pagamento e os percentuais sejam os mesmos aplicados no mercado (Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU n 127, de 29.05.2010, Art. 39, inciso VII); Construo/reforma/restaurao para entidades privadas sem fins lucrativos (Art. 37 da LDO/2011, salvo em caso de concluso de obra em andamento, cujo incio tenha ocorrido com recursos dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social, at o exerccio de 2000, atestado pela autoridade mxima da unidade concedente, vedada a destinao de recursos para ampliao do projeto original;

VII.

24

VIII.

Realizao de despesas com publicidade, salvo a de carter educativo, informativo ou de orientao social, da qual no constem nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal e desde que previstas no Plano de Trabalho (Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU n 127, de 29.05.2010, Art. 39, inciso IX); rgos e entidades da administrao pblica direta e indireta dos Estados, Distrito Federal e Municpios cujo valor seja inferior a R$ 100.000,00 (Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU n 127, de 29.05.2010, Art. 6, inciso I); rgo ou entidade, de direito pblico ou privado, que esteja em mora inadimplente com outros convnios ou contratos de repasse celebrados com rgos ou entidades da Administrao Pblica Federal, ou irregular em qualquer das exigncias desta Portaria; (Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU n 127, de 29.05.2010, Art. 6, inciso IV); Celebrar convnios com entidades privadas sem fins lucrativos que tenham como dirigente agente poltico de Poder ou do Ministrio Pblico, tanto quanto dirigente de rgo ou entidade da administrao pblica, de qualquer esfera governamental, ou respectivo cnjuge ou companheiro, bem como parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o segundo grau (Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU n 127, de 29.05.2010, Art. 6, inciso II);
25

IX.

X.

XI.

Entidades privadas para a realizao de eventos no mbito do Ministrio do Turismo e do Ministrio da Cultura (Art. 20, inciso XIII da LDO/2011); Instituies Privadas Sem Fins Lucrativos com menos de trs anos de inscrio no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas - CNPJ. (Portaria Interministerial MP/MF/MCT n 127/2008, art. 18, V). Indicao de marca, conforme a Lei 8.666/93, Art. 7, IV, 5. Prever despesas a ttulo de taxa de administrao, de gerncia ou similar (Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU n 127, de 29.05.2010, Art. 39, inciso I);
26

XVI.

XVII.

XVIII.

XIX.

Despesas com alimentao, lanches, coquetel, festividades e outros eventos congneres (entre outros, o Acrdo do TCU n 3.075/2010), salvo quando se tratar de projetos de capacitao, cujo pblico esteja voltado a pessoas carentes, sendo esse essencial para a plena execuo do projeto, no constituindo de valores suntuosos e com justificativas convincentes; Alterao do objeto do convnio ou contrato de repasse, exceto no caso de ampliao da execuo do objeto pactuado ou para reduo ou excluso de meta, sem prejuzo da funcionalidade o objeto contratado (Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU n 127, de 29.05.2010, Art. 39, inciso III); Realizao de despesa em data anterior vigncia do instrumento (Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU n 127, de 29.05.2010, Art. 39, inciso V); Pagamento em data posterior vigncia do instrumento, salvo se expressamente autorizada pela autoridade competente do concedente ou contratante e desde que o fato gerador da despesa tenha ocorrido durante a vigncia do instrumento pactuado (Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU n 127, de 29.05.2010, Art. 39, inciso VI);
27

XX.

XXI.

XXII.

XXIII.

XXIV.

Pagamento de dirias e passagens a militares, servidores pblicos da ativa e empregados pblicos por intermdio de convnios ou instrumentos congneres firmados com entidades de direito privado ou com rgos ou entidades de direito pblico (Art. 20, inciso X da LDO/2011); Pagamento, a qualquer ttulo, a empresas privadas que tenham em seu quadro societrio servidor pblico da ativa, ou empregado de empresa pblica ou de sociedade de economia mista, por servios prestados, inclusive consultoria, assistncia tcnica ou assemelhados (Art. 20, inciso XII da LDO/2011); Cobrana de ingressos, venda de bens e servios produzidos durante a execuo dos projetos beneficiados com recursos do convnio (Acrdo do TCU n 96/2008 Plenrio) Despesas com Telefone, gua, Luz, aluguel de escritrio, etc..., vez que tais despesas so estranhas execuo da proposta cultural. Contratao de pessoas fsicas ou jurdicas para apresentar-se como proponente junto ao PRONAC.

28

XXV.

XXVI.

Em tempos de eleies - proibido aos agentes pblicos, nos trs meses que antecedem as eleies, realizarem transferncia voluntria de recursos da Unio aos Estados e Municpios, e dos Estados aos Municpios, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados os recursos destinados a cumprir obrigao formal preexistente para execuo de obra ou servio em andamento e com cronograma prefixado, e os destinados a atender situaes de emergncia e de calamidade pblica. (art. 73,VI, "a", da Lei no 9.504/97 - Lei Eleitoral). Despesas relacionadas com manuteno da instituio vedado pelo Acrdo n 2.055/2007 do TCU-2 Cmara que exige que a entidade proponente disponha de estrutura apropriada ao cumprimento dos objetivos pactuados, tais como: tenha capacidade tcnica, administrativa e operacional para a consecuo da proposta, portanto, veda a celebrao de convnios em que evidencia no Plano de Trabalho a previso de remunerao por atividades de coordenao ou quaisquer outras que se confundem com despesas a ttulo de taxa de administrao, gerncia ou similar.

29

Observaes: Sobre as contrataes realizadas por Instituies Privadas?


De

acordo com os princpios da impessoalidade e da moralidade, membros da Instituio/Ente proponente no devem exercer nenhuma funo, remunerada com recursos do convnio.
De

acordo com o pargrafo nico do Art. 45 da Portaria Interministerial n 127: A entidade privada sem fins lucrativos dever contratar empresas que tenham participado da cotao prvia de preos, ressalvados os casos em que no acudirem interessados cotao, quando ser exigida pesquisa ao mercado prvia contratao, que ser registrada no SICONV e dever conter, no mnimo, oramentos de trs fornecedores.

Todas

as cotaes prvias devem ser apresentadas em papel timbrado pela empresa. A empresa da cotao no poder ser de propriedade ou responsabilidade de membro da instituio proponente.
30

Despesas como gua, luz, telefone, e correios


Recomenda-se

que do projeto no haja despesas com COMBUSTVEL, GUA, TELEFONE E LUZ, devido dificuldade de comprovao, na prestao de contas, de que essas despesas foram realizadas unicamente em prol do projeto (Observar a capacidade operacional da Instituio);
Para

despesas com Correios, caso sejam estritamente necessrias para a realizao do projeto cultural, o proponente deve apresentar na prestao de contas todos os comprovantes de postagens em nome da entidade proponente.

Despesas Administrativas
Ressalta-se que os convnios ou contratos de repasse celebrados com entidade privadas sem fins lucrativos, podero acolher despesas administrativas at o limite de 15% do valor do objeto, desde que expressamente autorizadas e demonstradas no respectivo instrumento e no plano de trabalho (Pargrafo nico, inciso IX do Art. 39 da Portaria Interministerial n 127/2008).
31

Ressalta-se que ao propor um Convnio, o ento proponente deve ter conhecimento de toda a Legislao aplicvel a esta modalidade de transferncia de recursos.

32

You might also like