You are on page 1of 14

BOLETIM DE PSICOLOGIA, 2010, VOL.

LIX, N 131: 209-222

O PSICODIAGNSTICO INTERVENTIVO PSICANALTICO NA PESQUISA ACADMICA: FUNDAMENTOS TERICOS, CIENTFICOS E TICOS


VALRIA BARBIERI Departamento de Psicologia e Educao da FFCLRP-USP

RESUMO
O Psicodiagnstico Interventivo Psicanaltico, alm de ser uma prtica clnica eficaz, se constitui em um valioso procedimento de investigao cientfica. Embora sua posio como interveno clnica esteja bem estabelecida, h poucos estudos referentes ao seu potencial como mtodo de pesquisa. Diante disso, o presente ensaio tem como objetivo realizar uma anlise preliminar da qualidade do conhecimento produzido pelo Psicodiagnstico Interventivo em termos de sua validade e preciso e os meios para avali-las. O estudo tambm defende a possibilidade de obter conhecimento objetivo por meio do Psicodiagnstico Interventivo, a despeito da influncia da subjetividade do pesquisador/profissional nos resultados do trabalho. Nesse sentido, a conduta tica do pesquisador e sua capacidade de se identificar com seu sujeito de pesquisa desempenham papel fundamental. Finalmente, so apresentadas algumas correntes do pensamento psicanaltico, particularmente a kleiniana e a winnicottiana, capazes de sustentar esse procedimento clnico/cientfico, preservando sua integridade epistemolgica. Palavras-chave: Psicodiagnstico Interventivo; pesquisa qualitativa; psicanlise-metodologia; epistemologia; tica profissional.

ABSTRACT
INTERVENTIVE PSYCHODIAGNOSIS IN ACADEMIC RESEARCH: THEORETICAL, SCIENTIFIC AND ETHICAL FOUNDATIONS Interventive Psychodiagnosis, is not just an effective clinical practice, it is also a valuable scientific research procedure. Although it has a well-established status as a clinical intervention, there are few studies regarding its potential as a research method. In view of this situation, the present essay aims to accomplish a preliminary analysis of the quality of knowledge produced by Therapeutic Assessment, concerning its validity and reliability, as well as the means to assess them. The study also supports the possibility of obtaining objective knowledge from Therapeutic Assessment, in spite of the influence of researchers subjectivity on the results of the work. In this sense, the researcher ethical conduct and his/her capacity to identify himself/herself with the participant play an essential role. Finally, some trends of psychoanalytical thought, particularly the kleinian and winnicottian theories are presented, as they can support this clinical/scientific procedure in order to preserve its epistemological integrity. Key words: Interventive Psychodiagnosis; qualitative research; psychoanalysis-methodology; epistemology; professional ethics.
Endereo para correspondncia: Dpto. de Psicologia da Educao, Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Ribeiro Preto USP, Bloco 5. Av. Bandeirantes 3900, Monte Alegre, Campus Universitrio. Ribeiro Preto SP. CEP: 14040-901. Fone: (16) 3966 3009. E-mail: valeriab@ffclrp.usp.br

VALRIA BARBIERI

O Psicodiagnstico Interventivo um procedimento clnico que consiste em efetuar intervenes j no momento de realizao de entrevistas e aplicao de testes, oferecendo ao paciente devolues durante todo o processo avaliativo e no somente ao seu final. Neste contexto, as tcnicas projetivas so empregadas como meios de comunicao entre o psiclogo e o paciente (Arzeno, 1995). Pode ser realizado de acordo com diferentes modelos como o Psicomtrico (Finn e Tonsager, 1997), o Fenomenolgico-Existencial (Fischer, 1979; Ancona-Lopez et al., 1995) e o Psicanaltico (Vaisberg, 2004). Embora a prtica de conjugar avaliao e interveno exista h longa data (Morgan e Murray, 1935; Bellak, 1974; Friedenthal, 1976), ela ganhou identidade prpria e passou a ser melhor organizada e debatida na literatura a partir da dcada de 1990. Os estudos sistematizados a seu respeito so unnimes em comprovar seus benefcios teraputicos em crianas, adolescentes, adultos e idosos (A. M. T. Trinca, 2003; Gil, 2005; Paulo, 2005). Definido o valor clnico do Psicodiagnstico Interventivo, o interesse dos pesquisadores tem se deslocado para a averiguao de suas potencialidades como mtodo de investigao cientfica (Barbieri, 2008a) e para formas de ensin-lo em cursos de Psicologia (Tardivo, 2006). Assim, ateno especial tem sido devotada aos seus fundamentos epistemolgicos e metodolgicos, que devem ser aprofundados; alm disso, h necessidade de estender o debate sobre esse procedimento para outras direes. Diante dessa situao, este estudo visa aprofundar a anlise das bases epistemolgicas e metodolgicas do Psicodiagnstico Interventivo de orientao psicanaltica por meio do exame de seus fundamentos tericos, tcnicos e ticos, visando solidificar sua posio como mtodo de investigao cientfica. Tratando-se de um procedimento psicanaliticamente fundamentado, necessrio consider-lo no mbito da discusso sobre o emprego do mtodo psicanaltico em Cincia, averiguando as caractersticas gerais compartilhadas por ambos e como o Psicodiagnstico Interventivo posiciona-se em situaes em que h antagonismos entre a diversidade de pensamentos presente na Psicanlise.

PSICODIAGNSTICO INTERVENTIVO E MTODO PSICANALTICO DE INVESTIGAO CIENTFICA


Embora alguns autores prefiram conceber a Psicanlise como arte ou aproxim-la de reas como a Histria (Klauber, 1968), Pacheco Filho (2000a) afirma que ela um paradigma cientfico, j que suas propostas incluem leis e teorias sobre fatos psquicos, construo de mtodos para a sua investigao e propostas de aplicao. Kvale (2003), ao ponderar sobre a entrevista psicanaltica como mtodo cientfico, afirma que a forma de compreend-la insere-se numa concepo da Cincia prxima ao conhecimento da Filosofia existencial, hermenutica e ps-moderna, que considera os aspectos humanos nela presentes como centrais para obter um conhecimento vvido do indivduo. Klauber (1968) tambm j asseverava que aceitar a Psicanlise como Cincia implica sustentar que o mtodo cientfico baseado em conceitos mais amplos que a medida e a predio, o que traz sentidos novos para o que se entende por objetividade ou replicabilidade. Nesses termos, a Psicanlise apropriar-se-ia do paradigma qualitativo de investigao (e seria por ele apropriada), num

210

O PSICODIAGNSTICO INTERVENTIVO PSICANALTICO NA PESQUISA ACADMICA: FUNDAMENTOS TERICOS, CIENTFICOS E TICOS

compartilhamento de razes epistemolgicas com o Psicodiagnstico Interventivo (Barbieri, 2008a), que se estende a caractersticas metodolgicas, tcnicas e ticas. Desse modo, muitas consideraes referentes Psicanlise como mtodo cientfico tambm se aplicam ao Psicodiagnstico Interventivo. Nesse sentido, Violante (2000) afirma que a investigao em Psicanlise no se restringe situao analtica em si, podendo ser transposta para outras reas, desde que se respeite o seu critrio tericometodolgico, j que, como afirmou Glover (s/d, citado por Kubie, 1960), se h um processo de associao livre, uma anlise est acontecendo. Dentre as caractersticas comuns Psicanlise e ao Psicodiagnstico Interventivo, destaca-se em primeiro plano a indissociabilidade entre investigao e interveno. Freud (1912/1976) afirmou que uma anlise, alm de operao teraputica, um empreendimento cientfico; portanto, pesquisa e tratamento caminham juntos. Nessa direo, Kvale (2003) sustenta que alguns dos conhecimentos mais penetrantes sobre a condio humana foram produzidos como efeito do trabalho de ajudar terapeuticamente os pacientes. Considerando essa fecundidade cientfica, Pacheco Filho (2000a) defendeu que a produtividade e a eficcia da pesquisa em Psicanlise dependem mais da profundidade, tempo de durao e detalhamento do estudo de cada paciente, acompanhado da reflexo terica, do que do nmero de indivduos analisados. Klauber (1968) acrescenta que para o psicanalista no basta conhecer uma lei geral, mas tambm como ela se aplica a determinada pessoa em determinado momento, e como as leis interagem entre si. Assim, ao invs de buscar uma explicao nica para vrios eventos, o psicanalista deve encontrar mltiplas explicaes para eventos nicos e, acrescentamos, em um caso especfico, integr-las, organiz-las e experiment-las nas intervenes dirigidas ao paciente. O Psicodiagnstico Interventivo vai ao encontro dessa perspectiva, j que um dos seus eixos estruturantes obter uma compreenso profunda e global do indivduo, o que pressupe uma considerao de conjunto do material clnico (Ancona-Lopez, 1987), visando estabelecer relaes entre os elementos dentro de um sistema e entre os diferentes sistemas (W. Trinca, 1984). Quanto ao vnculo entre a profundidade da pesquisa e a durao do estudo de cada paciente, argumentamos que a limitao de tempo no Psicodiagnstico Interventivo no implica na produo de um conhecimento de qualidade inferior ao da anlise ou psicoterapia, j que ele consiste numa psicanlise condensada (Anzieu, 1961/1988) e, portanto, num lcus importante e prtico para a pesquisa.

FUNDAMENTOS TERICOS
Embora o Psicodiagnstico Tradicional (Ocampo, Arzeno e Piccolo, 1987) integre conceitos da Psicanlise para a compreenso do material produzido pelo paciente na entrevista e testagem, o processo se torna incongruente j que o mtodo psicanaltico no acatado. Nessa situao no possvel articular uma Psicologia no psicanaltica com a Psicanlise sem a ocorrncia de rebaixamentos conceituais nos dois campos, com perda de rigor terico (Violante, 2000). Subsidiando esse ponto de vista, Pacheco Filho (2000b) afirma que vrios psicanalistas recearam que a aproximao entre Psicologia e Psicanlise descaracterizasse esta ltima no que possua de mais original e criativo.

211

VALRIA BARBIERI

Birman (1989) afirma que o resultado dessa juno foi a deformao do discurso freudiano e o silenciamento das dimenses mtica e fantasmtica da experincia por um modelo preocupado com a adaptao social e com o comportamento. Essa deformao representada no Psicodiagnstico Tradicional, que incorporou principalmente as contribuies da Psicologia do Ego, deixando pouco espao para anlises dinmicas baseadas no significado simblico dos estmulos das tcnicas de avaliao. Em termos prticos, ela se operacionalizou na nfase dada avaliao das funes egicas, resultando na submisso da Psicanlise ao modelo mdico-psiquitrico. Com isso, ao invs de preservar o carter cientfico do psicodiagnstico, tal incorporao contribuiu para fomentar o distanciamento entre a Psicanlise e a Cincia, alm de trazer mais uma contradio interna ao procedimento avaliativo (Barbieri, 2008b). Nesse sentido, a despeito de acatar as diretrizes qualitativas da pesquisa psicanaltica, Lagache (1974) defende que a Psicanlise uma Cincia exata, porque o pensamento inconsciente no inexato como se costuma dizer. O que acontece que as fantasias, desejos, sentimentos e conflitos, que ele contm, aparecem distorcidos pelas defesas do ego. O pensamento inconsciente possui lgica prpria e no pode ser apreendido, nem pelo pensamento racional, nem pela fantasia isoladamente, mas por uma combinao de ambos; somente assim seria possvel encontrar a exatido e a fecundidade da pesquisa psicanaltica. Situao similar acontece no Psicodiagnstico Interventivo, pois o encontro do conflito nodal da personalidade, que pressupe o desvelamento das caractersticas dos objetos internos e de seus relacionamentos entre si e com o ego, das angstias dominantes e das defesas empregadas para o seu controle, das condies constitutivas do self e sua capacidade para a transicionalidade, confere coerncia e sentido ao material produzido na situao de tratamento/avaliao. Essa coerncia e sentido atestariam a validade do processo, superando a confiabilidade informada pelos ndices de validade e preciso dos testes psicolgicos. A integrao entre Psicologia e Psicanlise no Psicodiagnstico Interventivo permite apreender o que existe no indivduo de mais criativo, original e singular, a significao que ele atribui experincia, conforme construda no contexto de um estilo de ser em desenvolvimento mediante o relacionamento com o outro; assim, vai alm da nfase na adaptao realidade. Nessa direo, Violante (2000) defende que uma aproximao entre a Psicanlise e a Psicologia deve permitir superar os limites desta ltima para realizar um percurso que transcenda o comportamento, a conscincia e o ego, e encontrar o funcionamento pulsional do paciente e suas identificaes. Somente assim seria possvel alcanar o significado da conduta ou a essncia do psiquismo. Considere-se ainda que, do ponto de vista epistemolgico, a postura terico-pragmtica de enfatizar a avaliao das funes do ego implica a possibilidade de existir uma estrutura vazia de dinamismos psicolgicos individuais, remontando Filosofia quantitativo-positivista que acata a existncia de uma realidade puramente formal, passvel de ser preenchida por contedos vicariantes (Barbieri, 2008a). Alguns psicanalistas como Brierley (1944, citada por Souza, 2000) consideram a existncia de um modelo de reao regido por mecanismos psquicos anteriores experincia, que a condicionariam e conformariam. Segundo esse pensamento, mecanismos e experincias psquicas seriam distintos,

212

O PSICODIAGNSTICO INTERVENTIVO PSICANALTICO NA PESQUISA ACADMICA: FUNDAMENTOS TERICOS, CIENTFICOS E TICOS

sendo atribudo aos primeiros um papel de causalidade, compreendida como no experiencial. De acordo com Souza (2000), exceo da Psicologia do Ego, quase todos os remanejamentos clnicos e metapsicolgicos que sucederam Freud repudiam essas concepes, que resultavam em descries impessoais e abstratas do psiquismo, aparentadas com os conceitos das Cincias Naturais. Exemplos desses desenvolvimentos so as teorias de Klein (1952/1982) e de Isaacs (1952/1982), que invertem os pressupostos de Brierley ao considerarem que a fantasia o contedo primrio de todos os processos mentais e que estes derivam delas. Isso implica dizer que a essncia dos processos psquicos seria a sua significao e que eles se constituiriam em experincias psquicas e no apenas em reaes diante de significaes (Souza, 2000). Assim, os processos psquicos teriam uma natureza simblica e seriam, eles mesmos, fantasias. A fantasia, do ponto de vista kleiniano, nasce da experincia intersubjetiva, pressupondo a idia de alteridade, sendo que as pulses no apenas investiriam as representaes dos objetos, mas os constituiriam em si mesmos (Klein, 1952/1982). Considerar a fantasia como o contedo essencial dos processos mentais traz um importante problema terico j que, nascendo da experincia intersubjetiva, pressupe um ego minimamente estruturado no nascimento para conceber a existncia de objetos separados de si, mesmo parciais. Essa pressuposio, acatada na teoria kleiniana, foi criticada por vrios psicanalistas, entre eles Winnicott (1960/1990), que tambm sustentou a existncia de dimenses no pulsionais da experincia. Contudo, na teoria winnicottiana, ante a precria capacidade de fantasiar do beb, a dimenso do significado da experincia fornecida a ele pela me, nos termos do cuidado fsico e do holding que ela oferece. A me significaria o corpo do beb e as sensaes fsicas que da advm, com as tarefas de integrao, personalizao e realizao sendo constitudas nesse terreno relacional. Dessa maneira, tanto o referencial terico kleiniano quanto o winnicottiano, por recuperarem a concepo de um psiquismo geneticamente substantivo e no apenas formal, permitem subsidiar a proposta do Psicodiagnstico Interventivo, mantendo sua coerncia metodolgica e epistemolgica. Nesse contexto, por sua nfase na relao de objeto para a constituio, desenvolvimento e transformao do psiquismo, corroboram a importncia do profissional que se dedica a essa prtica clnica.

VALOR DO CONHECIMENTO
No Psicodiagnstico Tradicional, apesar de ser atribudo ao psiclogo o papel de elemento mais importante do processo (Cunha, Freitas e Raymundo, 1986), o valor do conhecimento depende principalmente da qualidade dos instrumentos utilizados, especificamente de sua validade e preciso, supondo que elas garantiriam uma sntese final realista e coerente do caso. Essa pressuposio nem sempre verdadeira, dadas as inmeras contradies internas com que o profissional se depara no momento de escrever a sntese e que necessitam ser por ele solucionadas e integradas (Barbieri, 2008b). Portanto, a validade dos instrumentos (das partes) no garante a validade do processo (do todo) e, uma vez que as formas de definio da primeira j se encontram bem estabelecidas no modelo tradicional, ateno maior deve ser dada segunda.

213

VALRIA BARBIERI

No Psicodiagnstico Interventivo a situao um pouco diferente, j que a priorizao de instrumentos pouco estruturados e baseados na associao livre faz com que consideraes sobre sua validade, preciso e padronizao estatstica percam muito do seu sentido. Buscando conhecer o que existe de singular na pessoa, interessa menos saber em que ela se aproxima ou desvia da amostra de padronizao e, mais, as razes e o significado de sua conduta. Ainda, a unio entre diagnstico e psicoterapia desloca as questes de validade e preciso do mbito da avaliao para o da interveno, pois a exatido desta ltima implica tambm na da primeira. Embora no Psicodiagnstico Interventivo exista uma relao mais estreita entre a validade da parte e a do todo do que no processo tradicional, ela no unvoca ou absoluta, mesmo que intervenes especficas promovam, em nvel micro, o objetivo de transformao do trabalho todo. Portanto, h necessidade de estimar tanto o valor da interveno especfica como o do processo completo para a avaliao da qualidade e objetividade do conhecimento produzido. Contudo, no existe entre os mtodos qualitativos um arsenal de procedimentos de avaliao da qualidade dos dados to sistematizado quanto os das pesquisas quantitativas, sendo necessrio o desenvolvimento de procedimentos para tal. Nesse contexto, a psicoterapia e o Psicodiagnstico Interventivo seriam settings oportunos para a avaliao da qualidade do conhecimento neles construdo, porque permitem que a interveno nascida do contexto biogrfico, a que se tem acesso, tenha o seu valor testado, observando-se os seus efeitos sobre o paciente. Nessa direo, Bleger (1980) afirmava que a boa observao requer formular hipteses durante a entrevista e verific-las no momento mesmo em que elas ocorrem, de acordo com as observaes subseqentes; assim, do seu ponto de vista, observar, pensar e imaginar compem um nico processo dialtico. Esse tipo de validade fundada no acordo intersubjetivo entre paciente e profissional denominada member checks, e consiste em um meio de avaliar a objetividade do conhecimento produzido em entrevistas (Kvale, 2003). Fielding e Llewelyn (1982) afirmam que o nico modo de saber, se uma interveno ou teoria significativa, verificar o que acontece quando ela utilizada; isso seria predio, empregada como meio para compreender o sujeito de estudo. Contudo, nos procedimentos psicanaliticamente orientados, em que a existncia de fenmenos inconscientes um pressuposto bsico, o mtodo do member-checks necessita ir alm da simples aceitao por parte do paciente como prova da autenticidade da interveno. Assim, Freud (1937/1976), ao avaliar a qualidade da interpretao, distinguiu entre a sua validade comunicativa e a pragmtica. Ele no confiava na comunicao verbal por parte dos pacientes e no aceitava o sim ou no deles como evidncia da confirmao ou refutao da interpretao, porque esse tipo de resposta ambguo e pode resultar de sugesto ou resistncia. Portanto, sugeriu que o processo de member-checks meramente verbal fosse abandonado e recomendou formas indiretas de validao (pragmticas), inferindo a partir das reaes do paciente aps a interpretao, por exemplo, mudanas nas associaes livres, sonhos, evocao de lembranas esquecidas e alteraes nos sintomas neurticos. Brenner (1955, citado por Klauber, 1968) acrescentou a essa listagem a diminuio da ansiedade, melhora do sintoma (ou seu oposto nos casos em que h uma predominante necessidade de sofrer), surgimento de novas fantasias ou outras associaes

214

O PSICODIAGNSTICO INTERVENTIVO PSICANALTICO NA PESQUISA ACADMICA: FUNDAMENTOS TERICOS, CIENTFICOS E TICOS

verbais ou gestos confirmatrios, acompanhados ou no por uma experincia emocional. Klauber (1968) afirma que a correo da interpretao no pode ser estimada fora do contexto da anlise completa e da personalidade do paciente. Hanns (2000) ecoa esse pensamento, afirmando que uma interveno incua ou nociva no curto prazo pode ser benfica no longo prazo; da mesma forma uma ao teraputica pode ser prejudicial para um sintoma, mas relevante para uma mudana estrutural no sistema psquico. Portanto, a definio do valor do processo psicanaltico e do Psicodiagnstico Interventivo necessita ir alm do critrio de avaliao imediata das alteraes sintomticas, substituindo essa aferio herdada do modelo mdico por outra, referente s modificaes nos psicodinamismos dos pacientes, numa anlise que inclui a articulao entre as fantasias e os processos mentais que derivam delas. Somente assim ser possvel contornar o problema da ausncia de critrios objetivos para estimar o valor do conhecimento produzido nessas situaes. Nesse sentido, Arzeno (1995) ressalta a utilidade do processo psicodiagnstico para a avaliao dos tratamentos psicolgicos. Embora o mtodo member-checks demonstre a possibilidade de obter conhecimento objetivo em processos em que a subjetividade do pesquisador parte constituinte, uma maneira mais direta de faz-lo por meio do procedimento peer-checks, tambm baseado no acordo intersubjetivo. Sua realizao implica remeter relatos das sesses, entrevistas e aplicaes interventivas de tcnicas projetivas a outros profissionais, que iro inspecionar e avaliar as interaes entre o psiclogo e o paciente, e as intervenes realizadas. Esse mtodo considerado por Kvale (2003) como integrando uma concepo dialgica de validade, comunicativa e no pragmtica, j que envolve uma negociao entre pares. Sua utilizao implica na necessidade de uma escrita clara e minuciosa do relato, que torne transparentes as linhas de raciocnio utilizadas pelo psiclogo para realizar suas intervenes. Nesse sentido, Eisner (2003) afirma que um estudo qualitativo adequado, se, por meio de sua capacidade de revelar ele capacita os leitores a verem as qualidades nele descritas. A despeito de sua difuso, o mtodo do peer-checks apresenta dificuldades importantes, quando aplicado a procedimentos psicanaliticamente orientados, sendo a razo mais dramtica disso a quantidade de subdivises da Psicanlise em escolas, situao que tem sido bastante ignorada como um problema metodolgico (Klauber, 1968). Contudo, mesmo dentro de um nico referencial terico as avaliaes individuais desses relatos sempre variam um pouco, o que faz com que a determinao da validade dependa tambm do nmero de juzes. De acordo com Pacheco Filho (2000a), a resoluo desse impasse dependeria do desenvolvimento de ensaios que evidenciassem a matriz epistemolgica dos conceitos tericos utilizados e dos critrios de sua legitimidade que fundamentam a interpretao, atribuindo-lhe um carter de autenticidade ou eficcia. A objetividade do conhecimento de um estudo qualitativo tambm pode ser definida em termos contextuais, o que envolve perguntar se todos os aspectos relevantes do conjunto social do objeto foram considerados. Assim, a objetividade significaria ser fiel na descrio e compreenso do objeto. De acordo com Klauber (1968), em Psicologia, a sensao de convico que deriva desse tipo de validade deve-se ao julgamento de que uma avaliao complexa das inter-relaes dos motivos psicolgicos e das presses externas foi obtida. A validade contextual tambm estaria vinculada

215

VALRIA BARBIERI

corroborao estrutural, que implica na existncia de dados suficientes convergindo para uma mesma concluso. Acrescentamos que a validao contextual, ao se propor compreender a natureza intrnseca do objeto, necessita estar associada validade pragmtica do member-checks, j que esta permite ao objeto protestar. Klauber (1968) ao comparar o mtodo psicanaltico com o histrico, definiu outro tipo de validade partilhada por ambos, que chamaremos de retrospectiva. Ela se baseia nas reconstrues que o analista faz sobre o passado do paciente a partir da experincia transferencial. Essas reconstrues seriam confirmadas ou no pelo paciente em suas lembranas e associaes subseqentes, numa semelhana com a validao comunicativa ou pragmtica da interpretao. Deve ser considerado, no entanto, que a experincia transferencial no mera repetio do que j foi vivido, mas implica uma recatexia de contedos da memria devido ao desejo de compreenso na situao analtica. Nesse contexto, Lagache (1974) acrescenta que a neurose de transferncia um esforo novo de resoluo de conflitos inconscientes, o que torna a tarefa de reconstruo do passado bastante complexa. Segundo Klauber (1968) essa reconstruo no seria diferente das predies, constituindo-se assim em uma espcie de predio no passado. Contudo, ela seria diferente da predio das Cincias Naturais, baseada na operao de uma nica lei. Alm disso, enquanto o cientista que conduz um experimento sabe exatamente qual a hiptese que est investigando, a hiptese do historiador (e a do psicanalista) implcita ou muito difcil de definir. Essas consideraes apontam todas para a possibilidade de obter conhecimento objetivo a partir da situao psicanaltica e do Psicodiagnstico Interventivo em acordo com os quatro sentidos de validade descritos, garantindo um rigoroso controle de qualidade dos dados. Com relao aplicao desses conhecimentos a outras situaes e eventos, deve ser posta em questo a afirmao de que pesquisas que apreendem o fenmeno em sua concretude, como os estudos de caso, inviabilizam generalizaes. Eisner (2003) sustenta que os estudos de caso desempenham uma funo heurstica e podem oferecer uma estrutura ou esquema antecipatrio que orienta, facilita e aumenta a eficincia de nossas pesquisas. Dessa maneira, ele teria aplicaes para alm do caso investigado, desafiando a crena de que N = 1 no teria lies a ensinar; ao contrrio, esta seria a nossa forma mais comum de generalizar. Portanto, um observador sensvel da situao humana poderia produzir um conhecimento com uma amplitude de alcance similar quela permitida por uma pesquisa envolvendo um grande nmero de sujeitos. importante acrescentar que o uso de uma situao concreta para compreender outra, potencialmente similar, deve incluir tanto os seus aspectos formais quanto os substantivos, inseparveis entre si. Assim, embora os casos posteriormente investigados no sejam idnticos ao anterior, alguns temas fornecidos por ele podem ser relevantes e compartilhados. Fundamentados nessa constatao encontram-se os mtodos de estudo de caso coletivo (Stake, 2000) que, indo alm do caso nico, engloba um maior nmero de participantes, visando identificar regularidades entre eles. Na pesquisa psicanaltica, W. Trinca (1998) salienta o valor desse mtodo na identificao de dinamismos psicolgicos comuns a vrios casos.

216

O PSICODIAGNSTICO INTERVENTIVO PSICANALTICO NA PESQUISA ACADMICA: FUNDAMENTOS TERICOS, CIENTFICOS E TICOS

Essas consideraes permitem, portanto, rebater as crticas dos quantitativistas e experimentalistas de que no possvel generalizar a partir de estudos qualitativos de casos. Todavia, as peculiaridades prprias da generalizao nessa perspectiva de investigao levaram os qualitativistas a substituir esse termo pela expresso transferncia de conhecimento.

FUNDAMENTOS TICOS: A RELAO PROFISSIONAL/PACIENTE


A relao psicoteraputica uma situao privilegiada para a produo de conhecimento sobre a situao humana, por seu entrelaamento entre tica e objetividade (Kvale, 2003). O valor desse conhecimento, por seu turno, depende da atitude e conduta do psiclogo para com seu paciente. Dessa maneira, a garantia de produo de um conhecimento de qualidade requer um slido domnio terico, prtica clnica e desenvolvimento pessoal e cultural do pesquisador. Essas habilidades aumentam a percia para realizar observaes e intervenes, particularmente o timing destas ltimas. A condio bsica para a construo do conhecimento numa situao interpessoal diz respeito capacidade de o investigador identificar-se com os seus sujeitos de estudo. O distanciamento desapegado em relao a eles, preconizado pelo paradigma positivista, restringiria essa possibilidade somente para situaes que foram de fato vividas pelo pesquisador. Portanto, a amplitude do conhecimento depende da liberdade de o pesquisador aproximar-se de seu paciente, tornando-se assim incompatvel com o seguimento de regras metodolgicas estritas sobre esse relacionamento. Em acordo com esse ponto de vista, Kvale (2003) relata uma tentativa sua de estabelecer procedimentos para a conduo e anlise de entrevistas psicanalticas, que considerava til no incio do treinamento do profissional; mesmo assim, o fator decisivo permanecia sendo o julgamento do pesquisador, baseado na aplicao dessas regras de acordo com o contedo e o contexto da entrevista. Assim, na medida em que o pesquisador se tornava um expert ou um artista, mais do que um metodologista, a importncia desses manuais diminua, existindo uma relao inversa entre a nfase na metodologia e o significado do conhecimento produzido. Lagache (1974) afirma que no contexto psicanaltico, as exigncias dos pacientes conduzem a desvios tcnicos que fazem do psicanalista uma pessoa muito particular. Essa condio de observador participante, em que a objetividade exclui o objetivismo, j estaria sendo reconhecida tambm em outras Cincias, como na Fsica. Nesse contexto, a Psicanlise tem desempenhado um papel considervel no refinamento metodolgico, principalmente das Cincias Psicolgicas e Sociais, por chamar a ateno para o papel do homem da Cincia e de suas caractersticas na orientao, no desenvolvimento e na eficcia de sua pesquisa. fato que, independente de seu relacionamento ser mediado por uma tcnica pouco ou altamente estruturada, o pesquisador e o participante so afetados um pelo outro, e modificam seus comportamentos, tanto em funo dessa interao, mas tambm de suas histrias, o que remete considerao da neutralidade do pesquisador. A esse respeito, Lagache (1974) afirma que o princpio da Psicanlise implica em uma impessoalidade limitada. Ela no seria o ideal de um psicanalista rob, mas o fruto de uma sublimao, j que o primeiro caso transformaria o psicanalista em um excntrico

217

VALRIA BARBIERI

muito personalizado. A neutralidade s faz sentido como base para o estabelecimento da transferncia e da contratransferncia; portanto, ela no um meio de destruir a fantasia do psicanalista, mas uma possibilidade de explorao racional desta ltima para a compreenso do paciente. A descoberta do papel desempenhado pelas prprias fantasias no processo teraputico fez com que os psicanalistas percebessem que suas reaes pessoais no se limitam a uma reao de contratransferncia transferncia do paciente. O analista tambm faria uma transferncia sobre o analisado e, assim, a transferncia deste seria mais ou menos uma contratransferncia. Camic, Rodhes e Yardley (2003) referem que o primeiro passo de um psicanalista numa situao teraputica atentar para as prprias respostas ao paciente, tanto para assegurar-se que a voz dele no foi distorcida ou submersa por sua prpria resposta emocional, mas tambm porque essas reaes promovem um vnculo emptico valioso para a apreenso da experincia subjetiva do outro. Esse relacionamento permitira ao profissional recriar em sua prpria mente a vida psquica do paciente. De acordo com Klauber (1968) um ato de intuio desse tipo, advindo da identificao com os pensamentos e sentimentos de outro ser humano um ato criativo, que deve ser distinguido de outros atos de intuio que no dependem da identificao. Nele, as fontes de conhecimento so ponderadas em direo experincia endopsquica, enquanto que no segundo caso elas o seriam com relao ao teste da realidade no mundo externo. Assim, a interao profunda fomenta um tipo intuitivo e slido de conhecimento e prov uma riqueza de informaes que est ausente na Psicologia do Estranho (Kvale, 2003). Nessa direo, Kubie (1960) comenta que a literatura psicanaltica est cheia de relatos de atendimento de crianas, psicticos e pacientes, que soam como se os prprios pacientes os tivessem escrito. Segundo ele, esses dados trazem consigo a validade da experimentao precisa. Portanto, a capacidade de identificao permite ao pesquisador utilizar racionalmente a sua fantasia para compreender a fantasia do outro, sendo essa a condio para a investigao psicolgica atingir seu objetivo de produo de um conhecimento transformador, objetivo, fecundo, vlido, que somente possvel quando a tica prima sobre o mtodo.

CONCLUSO
Este estudo teve como objetivo aprofundar o exame dos fundamentos epistemolgicos e metodolgicos do Psicodiagnstico Interventivo por meio de uma anlise inicial de seus alicerces tericos, tcnicos e ticos. Em razo de sua natureza psicanaliticamente orientada, ao longo de todo o nosso empreendimento o Psicodiagnstico Interventivo foi debatido ao lado de consideraes sobre o uso do mtodo psicanaltico na pesquisa cientfica e de conceitos bsicos constituintes dessa escola de compreenso do psiquismo humano. Nesse contexto, as ponderaes apresentadas conduziram admisso que, diante da diversidade de pensamentos presentes na Psicanlise, algumas de suas vertentes tericas, por aproximarem-se de pressupostos prprios das perspectivas quantitativas de investigao, ao invs de fornecer uma base slida para o Psicodiagnstico Interventivo, comprometem sua coerncia interna. Portanto, nem toda teoria psicanaltica qualifica-se para fundamentar esse procedimento clnico-

218

O PSICODIAGNSTICO INTERVENTIVO PSICANALTICO NA PESQUISA ACADMICA: FUNDAMENTOS TERICOS, CIENTFICOS E TICOS

cientfico de modo a respeitar sua integridade epistemolgica. A Psicologia do Ego, por exemplo, enfatizando a adaptao do indivduo realidade e presumindo a existncia de mecanismos psquicos anteriores experincia, remonta filosofia platnica de concepo de uma realidade puramente formal. Nesse sentido, o Psicodiagnstico Interventivo aparece como melhor fundamentado por teorias psicanalticas que compreendem a estrutura de personalidade como indissocivel das fantasias do indivduo, quando no por elas determinada. No que concerne confiabilidade dos dados obtidos nas investigaes realizadas por meio do Psicodiagnstico Interventivo e do mtodo psicanaltico, como h o reconhecimento da influncia do pesquisador nos resultados, o problema da objetividade se impe. Nesse sentido, mtodos como o member-checks, o peer-checks, a validade contextual e a retrospectiva so importantes para o controle da qualidade da pesquisa, promovendo um vnculo entre a subjetividade pessoal do pesquisador e sua participao na realidade cientfica compartilhada. Diante disso, possvel desmistificar a crtica dirigida aos estudos qualitativos sobre a impossibilidade de generalizao de seus resultados. Embora essas pesquisas no visem aplicao de seus achados a outros eventos em termos de princpios causais universais, mesmo os estudos de caso fornecem uma estrutura til para a compreenso de outras situaes, considerando a sua especificidade e singularidade. A despeito dessa diversidade de mtodos de anlise da validade e preciso do conhecimento, o alcance desses critrios depende, sobretudo, das caractersticas e atitudes do psiclogo para com seu paciente. Assim, a qualidade do trabalho vincula-se s suas condies de formao acadmica e pessoal, principalmente de sua capacidade de identificao com seu paciente. Com isso, a tica aparece como garantia da legitimidade dos resultados. No decorrer deste estudo, os contrapontos apresentados entre o Psicodiagnstico Interventivo e o mtodo psicanaltico revelaram vrias caractersticas em comum como sua sustentao no paradigma qualitativo de investigao cientfica, a indissociabilidade entre pesquisa e tratamento, busca de uma compreenso ampla e profunda do indivduo, visando alcanar o significado da experincia, considerao que a produtividade da pesquisa relaciona-se mais ao nvel de profundidade e detalhamento do estudo de cada caso do que ao nmero de sujeitos envolvidos, entre outras. Esses compartilhamentos apontam para a possibilidade de considerar o Psicodiagnstico Interventivo como um procedimento de pesquisa da condio mental humana disponvel para a Psicanlise. Em outras palavras, parece vivel compreender o Psicodiagnstico Interventivo como uma estratgia metodolgica dessa escola de pensamento, em acordo com a perspectiva de Glover (s/d, citado por Kubie, 1960) de que a investigao psicanaltica pode ser transposta para qualquer situao em que exista um processo de associao livre. Evidentemente, o mtodo psicanaltico de investigao cientfica apresenta distines e particularidades que no foram abordadas ou aprofundadas de modo suficiente neste estudo e que requerem ateno, como o efeito da introduo de mediadores na comunicao teraputica, assunto de interesse especial para o pesquisador que se dedica ao Psicodiagnstico Interventivo. Com isso, a insero desse procedimento avaliativo/teraputico no contexto dos mtodos psicanalticos de investigao torna-se um terreno frtil para debates e ensaios futuros.

219

VALRIA BARBIERI

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Ancona-Lopez, M. (1987). O uso dos testes de inteligncia. In: M. Ancona-Lopez (Org.), Avaliao da inteligncia. (pp. 41-67). So Paulo: EPU. Ancona-Lopez, M.; Vorcaro, A.M.R.; Cupertino, C.; Bruscagin, C.B.; Barros, D.T.R.; Yehia, G.Y.; Santiago, M.D.E.; Ancona-Lopez, S.; Mito, T.I.H. & Monachesi, Y. (1995). Psicodiagnstico: Processo de interveno. So Paulo: Cortez. Anzieu, D. (1988). Os mtodos projetivos. (M. L. E. Silva, trad.) Rio de Janeiro: Campus. (Original publicado em 1961). Arzeno, M.E.G. (1995). Psicodiagnstico clnico. (B.A. Neves, trad.) Porto Alegre: Artmed. Barbieri, V. (2008a). Por uma cincia-profisso: O Psicodiagnstico Interventivo como mtodo de investigao cientfica. Psicologia em Estudo, 13 (3), 565-574. Barbieri, V. (2008b). Psicodiagnstico tradicional e interventivo: Confronto de Paradigmas? Manuscrito submetido para publicao. Bellak, L. (1974). The TAT, CAT and SAT in clinical use. New York: Grune & Stratton. Birman, J. (1989). Freud e a experincia psicanaltica. Rio de Janeiro: Taurus-Timbre. Bleger, J. (1980). Temas de Psicologia: Entrevista e grupos. So Paulo: Martins Fontes. Camic, P.M.; Rodhes, J E. & Yardley, L. (2003). Naming the stars: Integrating qualitative methods into psychological research. In: P. M. Camic, J. E. Rodhes & L. Yardley (Eds.), Qualitative research in Psychology: Expanding perspectives in methodology and design. (pp. 3-15). Washington: APA. Cunha, J.A.; Freitas, N. & Raymundo, M. G. (1986). Psicodiagnstico. Porto Alegre: Artes Mdicas. Eisner, E.W. (2003). On the art and science of qualitative research in Psychology. In: P. M. Camic; J. E. Rodhes & L. Yardley (Eds.), Qualitative research in Psychology: Expanding perspectives in methodology and design. (pp. 17-29). Washington: APA. Fielding, R.G. & Llewelyn, S.P. (1982). Psychoanalysis as a human science: Critique and reformulation. British Journal of Medical Psychology, 55, 13-17. Finn, S.E. & Tonsager, M. (1997). Information-gathering and therapeutic models of assessment: Complementary paradigms. Psychological Assessment, 4, 374-385. Fischer, C.T. (1979). Individualized assessment and phenomenological Psychology. Journal of Personality Assessment, 43 (2), 115-122. Freud, S. (1976). Recomendaes aos mdicos que exercem a Psicanlise. In: Edio standard das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. (Vol.. XII; pp. 147-159). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1912). Freud, S. (1976). Construes em anlise. In: Edio standard das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. (Vol. XXIII; pp.289-304). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1937).

220

O PSICODIAGNSTICO INTERVENTIVO PSICANALTICO NA PESQUISA ACADMICA: FUNDAMENTOS TERICOS, CIENTFICOS E TICOS

Friedenthal, H. (1976). Interrogatrio, test de limites y sealamientos en el Test de Relaciones Objetales. In: R. F. de Verthelyi (Comp.), El Test de Relaciones Objetales de H. Phillipson. (pp. 61-95). Buenos Aires: Nueva Vision. Gil, C.A. (2005). Envelhecimento e depresso: Da perspectiva psicodiagnstica ao encontro teraputico. Dissertao de Mestrado. Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo, So Paulo. Hanns, L.A. (2000). Psicoterapias sob suspeita - a Psicanlise no sculo XXI. In: R. A. Pacheco Filho, N. Coelho Jnior & M. D. Rosa (Orgs.), Cincia, pesquisa, representao e realidade em Psicanlise. (pp. 176-203). So Paulo: Casa do Psiclogo; EDUC. Isaacs, S. (1982). A natureza e a funo da fantasia. In: J. Rivire (Org.), Os progressos da Psicanlise. (pp. 79-135). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. (Original publicado em 1952). Klauber, J. (1968). On the dual use of historical and scientific method in Psychoanalysis. International Journal of Psycho-Analysis, 49, 80-88. Klein, M. (1982). Algumas concluses tericas sobre a vida emocional do beb. In: J. Rivire (Org.), Os progressos da Psicanlise. (pp. 216-255). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. (Original publicado em 1952). Kubie, L.S. (1960). Psychoanalysis and scientific method. Journal of Nervous and Mental Disease, 131, 495-512. Kvale, S. (2003). The psychoanalytical interview as inspiration for qualitative research. In: P. M. Camic; J. E. Rodhes & L. Yardley (Eds.), Qualitative research in Psychology: Expanding perspectives in methodology and design. (pp. 275-297). Washington: APA. Lagache, D. (1974). La Psychanalyse comme science exacte. Psychologie Franaise, 19, 217-246. Morgan, C. & Murray, H.A. (1935). A method for investigating fantasies: The Thematic Apperception Test. Archives of Neurology and Psychiatry, 34, 289-306. Ocampo, M.L.S., Arzeno, M.E.G. & Piccolo, E.G. (1987). O processo psicodiagnstico e as tcnicas projetivas. (M. Felzenszwalb, trad.) So Paulo: Martins Fontes. Pacheco Filho, R.A. (2000a). O mtodo de Freud para produzir conhecimento: Revoluo na investigao dos fenmenos psquicos? In: R. A. Pacheco Filho, N. Coelho Jnior & M. D. Rosa (Orgs.), Cincia, pesquisa, representao e realidade em Psicanlise. (pp. 235-270). So Paulo: Casa do Psiclogo; EDUC. Pacheco Filho, R.A. (2000b). O debate epistemolgico em Psicanlise ( guisa de introduo). In: R. A. Pacheco Filho, N. Coelho Jnior & M. D. Rosa (Orgs.), Cincia, pesquisa, representao e realidade em Psicanlise. (pp. 15-42). So Paulo: Casa do Psiclogo; EDUC. Paulo, M.S.L. (2005). Depresso e psicodiagnstico interventivo: Proposta de atendimento. So Paulo: Vetor Souza, O. (2000). Aspectos do encaminhamento da questo da cientificidade da Psicanlise no movimento psicanaltico. In: R. A. Pacheco Filho, N. Coelho Jnior & M. D. Rosa (Orgs.), Cincia, pesquisa, representao e realidade em Psicanlise. (pp. 205-233). So Paulo: Casa do Psiclogo; EDUC.

221

VALRIA BARBIERI

Stake, R.E. (2000). Case studies. In: N. K. Denzin & Y. Lincoln (Eds.), Handbook of qualitative research. (pp. 236-247). London: Sage Publications. Tardivo, L.C. (2006). O atendimento em psicodiagnstico interventivo na clnica-escola: o encontro entre os pacientes, os terapeutas e os estudantes de Psicologia. Anais do IV Congresso Nacional da Associao Brasileira de Rorschach e Mtodos Projetivos. (pp. 334-341). Braslia-DF: Associao Brasileira de Rorschach e Mtodos Projetivos. Trinca, A.M.T. (2003). A interveno teraputica breve e a pr-cirurgia infantil: O Procedimento de Desenhos-Estrias como instrumento de intermediao teraputica. So Paulo: Vetor. Trinca, W. (1984). Processo diagnstico de tipo compreensivo. In: W. Trinca (Org.), Diagnstico psicolgico: A prtica clnica. (pp. 14-24). So Paulo: E.P.U. Trinca, W. (1998, outubro). A pesquisa em Psicanlise como uma seqncia de movimentos criativos. Trabalho apresentado no II Encontro do Curso de Especializao em Psicoterapia Psicanaltica, Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo, So Paulo. Vaisberg, T.M.A. (2004). Ser e fazer: Enquadres diferenciados na clnica winnicottiana. Aparecida, SP: Idias e Letras. Violante, M.L.V. (2000). Pesquisa em Psicanlise. In: R. A. Pacheco Filho, N. Coelho Jnior & M. D. Rosa (Orgs.), Cincia, pesquisa, representao e realidade em Psicanlise. (pp. 109-117). So Paulo: Casa do Psiclogo; EDUC. Winnicott, D.W. (1990). Teoria do relacionamento paterno-infantil. In: D. W. Winnicott, O ambiente e os processos de maturao. (pp. 38-54). Porto Alegre: Artes Mdicas. (Original publicado em 1960).
Recebido em18/09/08 Revisto em 26/11/08 Aceito em 28/11/08

222

You might also like