You are on page 1of 3

EVOLUO 1. O esquema a seguir mostra, de acordo com a classificao moderna, a filogenia dos primatas. Analise-o.

De acordo com as informaes contidas no esquema, responda s questes propostas. A) Analise cada uma das frases a seguir, colocando (V) quando ela for verdadeira e (F) quando ela for falsa. ( ) H 60 milhes de anos viveram os prossmios primitivos,ancestrais que deram origem aos primatas atuais. ( ) Hoje, os primatas com menor grau de parentesco com o homem so os prossmios atuais. ( ) Executando os lmures e os macacos do velho mundo, todos os primatas mostrados no esquema so antropides. ( ) Os hominodeos se dividem em hilobatdeos, pongdeos e homindeos. Resposta: V / V / F / V B) Uma vacina contra uma perigosa doena que afeta o homem est sendo desenvolvida em laboratrios brasileiros e precisa ser testada. Leis probem que testes sejam realizados diretamente em humanos. De acordo com o esquema, qual seria o animal mais adequado para a realizao desses testes? Justifique sua escolha. Animal: Resposta: Chimpanz Justificativa: Resposta: Evolutivamente se encontra mais prximo ao homem.

2. sabido que os Australopithecus, o Homo habilis, o Homo erectus e o Homo sapiens, fazem parte da histria evolutiva do homem. Entre eles existem grandes diferenas no que se refere aparncia (aspecto fsico), aos costumes, s armas, etc. Analise as quatro figuras esquematizadas a seguir:

figura 1

figura 2

figura 3

figura 4

De acordo com as informaes presentes em cada figura e em seus conhecimentos sobre evoluo humana, responda ao que se pede. A) Qual das figuras (1, 2, 3 ou 4) representa o homo erectus? Como voc chegou a essa concluso? Nmero da figura: Justificativa: Resposta: 2. Formas mais aperfeioadas que o da figura 4. Presena do fogo.

B) O tamanho mdio do crebro dos homindeos sofreu grandes mudanas. Alguns de nossos antepassados tinham tamanho mdio que girava em torno de 450 a 500cc, outros tinham tamanho mdio que girava em torno de 650 a 750cc e outros tinham tamanho mdio que girava em torno 800 a 100cc. Utilizando os nmeros das figuras (1, 2, 3 e 4), indique o antepassado que tinha tamanho mdio de crebro girando em torno de 650 a 750cc. Resposta: 4 Cite uma caracterstica desse antepassado (um hbito ou um aspecto fsico ou um costume). Resposta: Eram coletores de alimento / armas de pedras C) Qual dos homindeos representados nas figuras (1, 2, 3 ou 4) aprendeu a fazer o fogo? Cite duas vantagens do fogo para esses homindeos. Nmero: Resposta: 1 Vantagens do fogo: Resposta: Defesa contra ataque de animais / aquecimento nas noites frias / preparo do alimento

3.

O esquema mostra, a partir dos Australopithecus afarensis, a rvore evolutiva dos homindeos.

importante ressaltar que a rvore apresentada no esquema apenas uma das possibilidades de evoluo aceitas na atualidade. De acordo com seus conhecimentos, o que poderia levar a uma mudana na rvore esquematizada nessa questo? Resposta: A descoberta de novo fssil.

You might also like