You are on page 1of 17

Os Faras Negros

O Egito foi, ao longo de sua histria, alvo de diferentes processos de unificao e invaso. Ao contrrio do que usualmente estudamos, essas invases ocorreram durante outros momentos anteriores dominao dos romanos no sculo I ou das naes europias no sculo XIX. Dessa maneira, as crises e hegemonias no interior da civilizao egpcia um assunto ainda pouco explorado pelos estudos historiogrficos. Na regio sul do Rio Nilo, atual Sudo, um antigo imprio se formou no perodo em que o Egito vivia um perodo de decadncia no Mdio Imprio. Entre os sculos XVIII e XVI a.C., os nbios realizaram a expanso de suas fronteiras na regio do extremo sul do Rio Nilo. O Egito, que dependia da explorao de zonas de explorao aurfera prximas ao Imprio Nbio, sentiam que a ascenso de um vizinho to poderoso poderia vir a ameaar a integridade de seus territrios. Dessa forma, entre os sculos XVI e XIII a.C., o Egito realizou um processo de invaso e domnio sobre os nbios. Sem adotar uma poltica muito opressiva, os egpcios trouxeram civilizao nbia vrios de seus costumes e hbitos. O que parecia ser um claro processo de aculturao dos egpcios sobre os nbios, veio mais tarde garantir a preservao de traos importantes da civilizao egpcia. No final do sculo VIII a.C., o Egito estava politicamente fragmentado e sofria o controle dos chefes guerreiros lbios. Em 770 a.C., Piye, rei da Nbia, empreendeu uma investida militar que reunificaria politicamente o Egito. Partindo com tropas para o norte, o exrcito nbio chegou cidade egpcia de Tebas, capital do Alto Egito.

No fim de uma campanha de um ano, todos os chefes guerreiros do Egito haviam capitulado incluindo Tefnakht, o lder do delta, que enviou uma mensagem a Piye: "Seja clemente! No posso contemplar o teu semblante nos dias de vergonha nem me erguer diante de tua chama, pois temo a tua grandeza". Em troca da prpria vida, os derrotados conclamaram Piye a adorar em seus templos, a ficar com suas jias mais refulgentes e a apoderar-se de seus bons cavalos. O conquistador no se fez de rogado. E ento, diante de seus vassalos que tremiam de medo, o recmsagrado Senhor das Duas Terras fez algo extraordinrio: aps embarcar seu exrcito e seu butim, iou velas rumo ao sul, navegou de volta para casa, na Nbia, e jamais voltou ao Egito. Piye tornou-se o primeiro fara negro do Egito. A ascenso de faras negros no Egito trouxe tona a supremacia de uma civilizao africana que questionava as idias dos pensadores e historiadores do sculo XIX, que colocavam os povos africanos enquanto sinnimo de atraso. No ano de 715 a.C., Piye faleceu, deixando o trono sob o domnio de seu irmo Shabaka. Ascendendo ao poder, Shabaka assumiu o nome de fara Pepi II. Entre suas principais aes, Pepi II empreendeu um notrio conjunto de obras pblicas. A cidade de Tebas, capital do Egito, e o templo de Luxor ganharam novos projetos. Em Karnak, ordenou a construo de uma esttua em sua homenagem e tratou de construir diques que impedissem a inundao das casas das populaes que viviam s margens do Rio Nilo. Em 701 a.C., quando as tropas assrias marcharam sobre a Judia, no atual territrio de Israel, os nbios decidiram conter aquele avano. Preocupados com o avano do Imprio Assrio, que na poca viviam a ampliao de seus domnios, os nbios formaram um exrcito que deveria conter a dominao assria sobre as cidades de Eltekeh e Jerusalm. Os dois exrcitos chocaram-se na cidade de Eltekeh. E, embora o imperador assrio, Senaqueribe, tivesse se vangloriado da vitria, um jovem prncipe nbio Taharqa, com cerca de 20 anos, filho do fara Piye, sobreviveu. O fato de que os assrios, que costumavam no poupar nenhum de seus inimigos, terem deixado escapar o prncipe indica que talvez a vitria no tenha sido total. Seja como for, quando os assrios deixaram Eltekeh e se concentraram diante das portas de Jerusalm, o lder da cidade, Ezequias, contava com a ajuda de seus aliados egpcios. Cientes disso, os assrios no puderam conter a provocao, imortalizada no Livro II de Reis, do Antigo Testamento: "Confias no apoio do Egito, esse canio quebrado, que penetra e fura a mo de quem nele se apia; pois no passa disso o Fara, rei do Egito, para todos os que nele confiam" (18:21). Em seguida, de acordo com a Bblia, ocorreu um milagre: as tropas assrias recuaram. Teriam sido assoladas por alguma peste? Ou, como sugere Henry Aubin em um livro polmico, The Rescue of Jerusalem ("O resgate de Jerusalm"), os assrios se afastaram ao ter conhecimento de que o mencionado prncipe nbio avanava sobre Jerusalm? Tudo o que sabemos que Senaqueribe

desistiu do cerco e retornou em desgraa a seu reino, onde seria assassinado 18 anos depois, aparentemente pelos prprios filhos. Segundo alguns historiadores, graas contribuio militar nbia, a civilizao judaica usufruiu de um longo perodo em que consolidou suas principais tradies culturais e religiosas.

Rei Nbio Taharqa.

Em 690, Taharqa foi alado ao trono em Mnfis e liderou os imprios do Egito e da Nbia nos 26 anos seguintes. Taharqa ascendera em momento favorvel 25 dinastia. Em seu governo, as vitrias militares garantiram grande estabilidade aos territrios egpcios. Os chefes guerreiros do delta haviam sido subjugados. Os assrios, aps o humilhante confronto em Jerusalm, no queriam ter nada a ver com o soberano nbio. O Egito era dele e de ningum mais. Alm disso, uma seqncia de generosos perodos de chuva deu tranqilidade a toda populao por ele controlada. Durante o sexto ano em que estava no poder, o Nilo encheu-se com as chuvas, transbordando pelas vrzeas circundantes e proporcionando espetacular colheita de cereais. A cheia conseguiu at mesmo acabar com os ratos e as serpentes. No havia a menor dvida de que o adorado Amon sorria para seu eleito.

Colar Nbio feito de ouro. Est inscrito com hierglifos egpcios.

Aproveitando do perodo de prosperidade, Taharqa lanou o mais ousado programa de obras civis jamais iniciado por nenhum fara desde o Novo Imprio (por volta de 1500 a.C.). As capitais sagradas de Tebas e Napata foram os alvos principais da ateno de Taharqa. Hoje, em meio aos restos confusos do complexo de Karnak, perto de Tebas, v-se uma coluna solitria com 19 metros de altura. Havia dez desses pilares, formando um pavilho que o fara nbio adicionou ao templo de Amon. Ele tambm mandou construir vrias capelas ao redor do templo e erigiu esttuas de si mesmo e de sua amada me, Abar. Sem desfigurar nem um nico monumento preexistente, Taharqa deixou sua marca em Tebas.

Em Jebel Barkal, Taharqa construiu dois templos aos ps do monte.

Ele fez o mesmo centenas de quilmetros rio acima, na cidade nbia de Napata. O monte sagrado Jebel Barkal havia cativado at mesmo os faras egpcios do Novo Imprio, que consideravam o local

como a terra natal de Amon. Apresentando-se como herdeiro dos faras do Novo Imprio, Taharqa construiu dois templos no sop do morro, em honra da divina consorte de Amon. No pinculo de Jebel Barkal - recoberto em parte com folhas de ouro -, o fara negro ordenou que fosse inscrito seu nome. Durante seu governo, os assrios afrontaram mais uma vez a dinastia nbia. Sobre o comando do rei Esarhaddon, os assrios tentaram obstruir o entreposto comercial egpcio s margens do Lbano. No litoral do Lbano, os mercadores de madeira vinham alimentando o apetite arquitetnico de Taharqa com suprimento de zimbro e cedro. Quando Esarhaddon, o rei da Assria, tentou fechar essa artria comercial, Taharqa enviou tropas para reforar um levante contra os assrios. Confiante na prosperidade de seu reino e na fora de seus exrcitos, Taharqa enviou tropas incumbidas de aniquilar a ao militar assria. Oferecendo grande resistncia, os assrios venceram a batalha e invadiram o Egito, em 674 a.C.. Mas o exrcito de Taharqa conseguiu expulsar os assrios.

Detalhe de uma parede do palcio assrio em Nimrud, mostrando o ataque assrio a uma cidade egpcia cerca de 667 aC.. Tropas Nbias e seus funcionrios sendo levados cativos. Palcio assrio em Nimrud, no Iraque.

Outros estados rebeldes na orla do Mediterrneo se colocaram ao lado do fara nbio e formaram uma aliana contra Esarhaddon. Em 671 a.C., os assrios avanaram com seus camelos pelo deserto do Sinai a fim de sufocar a rebelio. E logo tiveram xito. Esarhaddon ordenou que suas tropas seguissem em direo ao delta do Nilo. Taharqa e seus homens enfrentaram os assrios. Durante 15 dias travaram batalhas campais sanguinolentas. Mas os nbios se viram forados a recuar at Mnfis. Ferido cinco vezes, Taharqa escapou com vida e abandonou Mnfis. Seguindo a tradio assria, Esarhaddon massacrou os moradores e "erigiu montes com suas cabeas". E encomendou uma estela mostrando o filho de Taharqa, Ushankhuru, ajoelhado diante do assrio com uma corda em torno do pescoo. Taharqa terminou vivendo mais que o vitorioso Esarhaddon. Em 669 a.C., este morreu quando se dirigia ao Egito, depois de saber que o nbio retomara Mnfis. Comandados por novo soberano, os assrios voltaram a investir contra a cidade, dessa vez com um exrcito reforado por tropas rebeldes cativas. Taharqa no tinha como vencer. Acabou voltando para o sul, refugiando-se em Napata e jamais pisando de novo no Egito. Morreu em 664 a.C. e seu corpo foi enterrado em uma pirmide em Nuri, s margens do rio Nilo.

Vista do interior da tumba do rei Tanutaman (664-653 a.C.). Um belo retrato do rei, com pele morena escura, aparece na parede, El-Kurru, Sudo.

No reinado de Tanutaman (664-653 a.C.), que governou o Egito por apenas um ano ou dois antes que os assrios invadiram novamente. O exrcito assrio derrotou as foras Nbias e Egipcas e Tanutaman teve de fugir para a Nbia. Os assrios, em seguida, marcharam para o sul para a cidade sagrada de Tebas. Eles mataram o povo e saquearam os templos, levando os tesouros para sua capital Nnive. Com o fim dessa dinastia, a cultura egpcia ainda preservou caractersticas provenientes do contato com esse reino africano.

Novas descobertas no templo perdido

Quando Amenfis III morre, em 1.351 a.C., seu templo real, com os colossos sentados, torna-se o santurio mais luxuoso na necrpole de Tebas, junto ao Nilo. Mas o que havia sido construdo como grandiosa fortaleza para a eternidade, cai no esquecimento dos terremotos, roubo de pedras e cheias do Nilo.

Os Colossos de Memnon so, por enquanto, as nicas obras

visveis distncia do templo real de Amenfis III. Mas, 100 m a oeste, reergue-se um outro par desses gigantes de pedra.

Quando Amenfis III morre, em 1.351 a.C., seu templo real, com os colossos sentados, torna-se o santurio mais luxuoso na necrpole de Tebas, junto ao Nilo. Mas o que havia sido construdo como grandiosa fortaleza para a eternidade, cai no esquecimento dos terremotos, roubo de pedras e cheias do Nilo. Os Colossos de Memnon sobreviveram a terremotos, enchentes do Nilo, tempestades de areia, Sol ardente, noites geladas, vandalismo e pilhagens. H mais de 33 sculos, as duas esttuas de pedra reinam na margem ocidental do Nilo, em Luxor: gigantes sentados de quartzito vermelho, com aproximadamente 18 metros de altura, os rostos rachados voltados para o leste, as mos estendidas sobre os joelhos, as pernas bem juntas, a ponta do dedo mnimo do tamanho da cabea de um homem adulto.

Sob a direo da egiptloga teuto-armnia Hourig Sourouzian, ressurge das runas o santurio de Amenfis III.

Outrora se erguia atrs deles o maior santurio j erigido por um fara, em sua prpria memria: o templo real de Amenfis III, onde o soberano, ainda em vida, era simbolicamente venerado como um deus. Os sacerdotes lhe apresentavam oferendas para a continuao de sua vida no alm. Por volta do ano de 1.385 a.C., Amenfis III deu incio construo dessa "fortaleza para a eternidade at o infinito", para si e para seu pai divino Amon, "de arenito, totalmente coberto de ouro, os pisos feitos de prata, ricamente decorada com esttuas", como foi gravado no memorial de pedra daquela poca. Na frente, pilones - duas torres trapezoidais flanqueando uma porta monumental - e imensos mastros de bandeira. Flores rodeavam a margem de um lago repleto de peixes. "Com uma casa de trabalho cheia de escravos e escravas, o despojo de sua majestade" de pases distantes. Com armazns abarrotados de tesouros do Oriente Prximo. Mas o templo de Amenfis III no se mostrou uma fortaleza para o infinito. Hoje, pouco se aproveita desse monumento de poder e de f. As duas esttuas do fara esto solitrias sobre um prolongamento das montanhas ocidentais tebanas, de 700 m de comprimento e 150 m de largura. Essa parte arenosa da regio se destaca como um retngulo cinza entre a frtil plancie.

Com mais de 500 m de comprimento, o templo real de Amenfis III destaca-se perante as "casas de milhes de anos" que os faras, em honra de seus deuses e de si prprios, mandavam construir no lado oeste do Nilo, em Tebas. A ilustrao (acima) indica como a construo deve ter sido. A imagem area mostra o que se podia ver ainda, no incio de 2009. Ao lado dos Colossos de Memnon, na borda esquerda da imagem, por exemplo, os tocos de colunas do ptio de colunatas bem direita.

Ao norte, ele separado dos campos por um canal de irrigao. Ao leste, a poucos metros dos gigantes, h um estacionamento para nibus de turistas. Ao sul, o terreno se estende at uma estrada, que conduz do Nilo para cima. Alm do canal de irrigao, h camponeses lavrando a terra. Tambm na faixa poeirenta, com poucas rvores, ao oeste dos colossos de Memnon, homens fazem trabalho pesado no calor abrasador. No para tornar o solo cultivvel, mas para tirar-lhe segredos. So arquelogos que, em meio a cepos de colunas, esttuas quebradas e memoriais de pedra, montaram suas barracas, mesas e guarda-sis. H onze anos, durante a poca de escavaes, que dura aproximadamente dois meses - entre meados de janeiro e incio de abril -, os pesquisadores cavam aqui cada vez mais fundo, em direo ao passado. Em quadrados planejados, de dez por dez metros, retiram a terra do solo at uma profundidade de 4 metros, enquanto um sistema de bombeamento dispendioso abaixa o nvel da gua subterrnea. Atualmente, os arquelogos esto montando um quebra-cabea estilhaado como nenhum outro no Egito, cujas dezenas de milhares de peas, algumas delas pesando 450 toneladas, no se encontram espalhadas apenas em Luxor, mas em inmeros museus ao redor do mundo. Mais de 280 pessoas dentre elas cientistas, desenhistas e restauradores de 12 naes e trabalhadores locais - trabalham na tentativa de reconstruir, o mximo possvel, as runas do templo de Amenfis III. Motivo: tentar decifrar como os deuses e o fara eram cultuados em uma poca em que o Egito era to influente e abastado como nunca antes em sua histria.

Seis horas da manh, em maro. O Sol nascente faz os Colossos de Memnon projetarem longas sombras, mergulha as barracas brancas de trabalho dos arquelogos em uma claridade suave. Dos campos de cana-de-acar prximos ergue-se um vapor. O ar est agradavelmente fresco, por volta de 15 C. Ainda no h p na atmosfera. Ouve-se apenas o bufar dos queimadores a gs nos bales com cordas de cativo. Mas logo surgem outros barulhos: ao gorjear agudo de um bando de tentilhes mistura-se o tinir constante de elos de corrente girando nas roldanas de uma polia. Miguel Lpez Marcos est agachado em uma estrutura de madeira sobre uma cova larga, com 3,5 metros de profundidade. H anos o restaurador espanhol responsvel pela equipe de cargas pesadas. Abaixo dele, nas correias da polia, est pendurada uma deusa em granito, que foi descoberta h pouco. Sekhmet, com cabea de leo, considerada entre os faras a vingadora do deus Sol e protetora do rei.

Especialistas egpcios recompem uma das 40 figuras colossais de Amenfis III que, naquela poca, estavam posicionadas entre as colunas do ptio de colunatas (1). Protegidos por guarda-sis, restauradores limpam esfinges descobertas no incio de 2008, no lado leste do terreno (2).

Vagarosamente, trabalhadores egpcios puxam a esttua de 1,80 m para cima. Eles murmuram, uns para os outros, comandos curtos: "Iftah aleik": "Puxe para seu lado". "Ahsan qeda": "Assim melhor." Somente meia hora mais tarde, quando a esttua se encontra livre e debaixo do trip da polia, o tom aumenta. "Irfa! Irfa! Hat el-arabijja!": "Para cima! Para cima! V buscar a carroa!" Cuidadosamente, a deusa colocada na carroa. Doze homens se alinham diante dela, puxando as cordas. Lpez Marcos e outros quatro empurram por trs o achado cheio de lama. Um arranque pe a carroa em movimento. Com toda cautela, os homens transportam para o ptio da oficina de restaurao - a aproximadamente 50 m de distncia - a esttua da deusa, em forma humana e com o disco solar sobre a cabea de leo: a nica construo de alvenaria em torno da escavao. Ainda nessa manh, uma especialista em conservao de granito negro livrar a deusa-leo dos restos de lama e cal. At agora, os arquelogos acharam mais de 80 esculturas e grandes fragmentos de esculturas de Sekhmet nesta escavao, todas diferentes umas das outras. A maioria se mostra sentada, outras, em p. Diferenas sutis se revelam apenas sob um exame mais acurado, como, por exemplo, com que ornamentos os escultores cinzelaram a vestimenta da deusa na pedra.

Recomposio do colosso de Amenfis III levou cinco. A cabea uma cpia. A original foi embarcada para a Europa por "catador" de esttuas, h 200 anos.

possvel que em outros tempos fossem encontrados, no santurio de Amenfis, em torno de 40 colossos do rei, com aproximadamente 8 metros de altura. Havia tambm mais de mil figuras de deuses, em forma de animais ou humana, entre elas um hipoptamo quase em tamanho natural, de alabastro branco, e uma esfinge-crocodilo, meio leo, meio rptil, tambm de alabastro: obras de arte como nunca antes foram encontradas em lugar algum. No sculo 14 a.C., a nao junto ao Nilo vive a "idade do ouro". Desde os tempos de Tutms III, o reino dos faras a potncia de liderana na regio oriental do Mar Mediterrneo. Quando Amenfis III, bisneto do rei guerreiro, ascende ao trono em 1388 a.C., ele herda um imprio que vai desde o Norte da Sria at a quarta catarata do Nilo. A cheia do Nilo estvel e traz ao reino colheitas fartas. Navios mercadores velejam aos portos da regio oriental do Mar Mediterrneo. Plaquetas de cermica vitrificada com o nome de Amenfis III, provavelmente pingentes de fornecimentos de presentes, se encontram em muitos lugares da regio do Mar Egeu. Sabiamente, o fara assegura as relaes com os grandes reinos orientais e com os prncipes de cidades da Sria e da Palestina, por meio de acordos. Parte da correspondncia a respeito est preservada em tbuas de argila, em escrita cuneiforme. Em suas cartas, os grandes reis se dirigem a Amenfis III como "meu irmo". J os vassalos lhe prestam respeito pelo tratamento "meu Sol, meu senhor". Constantemente, o contedo das cartas fala sobre os casamentos diplomticos, por meio dos quais Amenfis III refora laos de amizade, fortalecendo, ao mesmo tempo, a posio de supremacia do Egito.

Nomes de Amenfis III, escritos em molduras ovais (cartuchos), decoram o cinto de uma esttua, feita do quartzito rosa do Gebel el-Ahmar, perto do Cairo (4- veja na ilustrao ao lado). A esttua ficava no lado norte do ptio de colunatas.

A cada matrimnio, presentes valiosos mudam de proprietrio: metais nobres, cavalos, lpis-lazlis, pomadas perfumadas. Para uma noiva da casa real da Babilnia, Amenfis III envia uma "ddiva matinal", um presente que o esposo d esposa na manh seguinte ao casamento: meia tonelada de ouro. Assim, o pacto se paga para todos os participantes. Mas quando o rei da Babilnia pede a mo de uma princesa egpcia em casamento, a resposta clara: "Desde tempos antiqussimos, uma filha do rei do Egito nunca foi dada em casamento a qualquer um!" No harm de Amenfis III, ao lado da filha do rei da corte babilnica, vivem tambm princesas de Arzawa, da sia Menor, e do reino de Mitani, no Eufrates superior. Mas para se tornar a "grande esposa real", o fara escolhe Tiy, a filha de um funcionrio pblico. Mais notvel do que sua origem o que ela se torna: nunca antes a mulher principal de um fara possuiu tanta influncia. Amenfis III lhe consagra um templo prprio. Em escaravelhos comemorativos, torna pblica sua ascendncia no real para alm do vale do Nilo, e concede a seus pais a rara honra de um tmulo no Vale dos Reis. Juntamente com Tiy, que em representaes de seu esposo frequentemente aparece ao seu lado, Amenfis III se v como protetor do Egito, responsvel pela fertilidade da terra e a prosperidade de seus sditos. Finalmente, ele comea a se identificar com o deus Sol, se autodenominando "brilhante disco solar de todos os reinos".

Na Antiguidade, os ladres de pedras demoliram o templo de Amenfis III at o alicerce (no fundo, um bloco restante da fachada do ptio de colunatas (1). Nas valas formadas, os mesmos deixavam para trs o que no tinha utilidade, como por exemplo, esttuas da deusa-leo Sekhmet (2).

O rei manda construir, cada vez mais, novos templos. Os j existentes so ampliados."O corao de sua majestade estava em paz ao se construir monumentos grandiosos", ele anuncia em um memorial

de pedra. Nenhum dos santurios simboliza mais essa busca pelo apoio dos deuses do que o templo real de Amenfis na margem oriental do Nilo, do outro lado de Tebas (a atual Luxor). Inscries em rochas, nas pedreiras perto do Cairo, comprovam que o fara, j no seu primeiro ano de governo, manda extrair e bater pedra calcria fina. O material seria utilizado na construo de sua fortaleza para a eternidade. A construo do templo termina aps quase 30 anos de trabalho, em 1358 a.C. Nesse ano, Amenfis usa a residncia real como cenrio de sua primeira festa Sed, o misterioso ritual festejado tradicionalmente pelos faras em seu 30 ano de governo e que tem apenas uma serventia: a renovao mgica da fora real e a plenitude de poder pelos deuses.

Na oficina de restaurao, especialistas procuram lascas de pedra que se ajustem cabea de granito.

Durante a construo do templo, Amenfis permanece cada vez mais em Tebas, onde lhe edificado um amplo palcio, perto do canteiro de obras de seu templo real. Na frente, os trabalhadores escavam um lago artificial, com um quilmetro de largura por dois de comprimento, ligado ao Nilo por meio de um canal. No templo so colocadas esttuas dos deuses e figuras colossais do rei, vindas de todas as pedreiras do pas. Alguns dos gigantes so de quartzito vermelho, do Gebel el Ahmar (a leste do Cairo atual). Outros so de alabastro branco de Hatnub, do Egito Mdio, ou de granito rosa, de Assuan.

At agora, 84 esttuas de Sekhmet, conservadas ou fragmentadas, foram descobertas por arquelogos na borda do ptio de colunatas.

Em 1335 a.C, no ano da morte de Amenfis, que faleceu com aproximadamente 50 anos aps longa enfermidade, o templo se estende por mais de meio quilmetro, de leste a oeste.

Mastros de bandeiras dominam o imponente portal de entrada, com os Colossos de Memnon. O ptio atrs conduz ao segundo pilone de tijolos de barro, revestido de cal. Diante dele se encontram quatro mastros de bandeira de cedro revestidos de ouro - indcios da dourao so encontrados posteriormente pelos arquelogos - bem como dois gigantes sentados do fara, de quartzito, com 15 metros de altura. Diante de um terceiro portal, esto sentados em tronos de granito negro mais um par de colossos. Dessa vez, de alabastro. Somente tendo atravessado esse pilone, atinge-se finalmente o interior do templo propriamente dito. Colunatas com mais de 15 metros de altura ladeiam o ptio calado com placas de arenito, a partir do qual os sacerdotes, por meio de um salo fechado, chegavam ao santurio. Como todo templo egpcio, o de Amenfis tambm um local dos deuses. Mas o fara colocou a construo sob um tema bem especial: sua festa Sed, que ele festejara no total trs vezes, na presena das divindades egpcias. Por isso, mandou ampliar o complexo em trs oportunidades, a cada nova edio. Sakhmet, sua deusa protetora pessoal, tambm guarda, em muitas esttuas, o desenvolvimento do mesmo ritual. Mas essa fortaleza para a eternidade mais do que um palco de culto, ela um retrato do Egito e de seu direito de potncia cinzelado em pedra: as esttuas na parte norte do santurio mostram o rei com a coroa do Baixo Egito. Na parte sul, Amenfis III carrega a coroa do Alto Egito, e nos pedestais, os escultores colocaram os nomes de dzias de povos e locais estrangeiros. Ao sul, os vizinhos africanos negros. Ao norte, os povos da regio do Mar Mediterrneo.

No segundo pilone (torre de portal), a maior rea de escavao aberta pelos arquelogos. A mo monumental frente pertence a um dos dois colossos de Amenfis III, ao lado sul (1). ladeavam o portal, at que um terremoto por volta de 1210 a.C. os derrubou.

Cada nome est inscrito em um oval, que representa um muro de uma cidade. Em cima, uma cabea sai do anel, com os traos caractersticos de cada um desses povos. Em torno de cada figura, representando os povos, esto cordas, que terminam nas plantas do braso do Egito: umbelas de papiro para os povos do norte, flor de ltus para os povos do sul. Os braos que saem por trs desses ovais esto amarrados. Assim, simbolicamente, todos os povos so tidos como prisioneiros do fara. As listas dos nomes mostram o conhecimento que os egpcios tinham do mundo em 1350 a.C. e quo poderosa era a conscincia que tinham deles mesmos.

Ladres de pedra reduziram a milhares de pedaos os colossos do rei que caram no segundo pilone (2). Poucos fragmentos esto to bem conservados quanto essa cabea que um trabalhador limpa com um aparelho especial, retirando as de cal das toneladas de peso (3).

Todos os grandes reinos do sul esto na lista: Cuche e Jam, no curso superior do Nilo, e Punt, que, provavelmente, ficava na costa da Eritreia ou da Somlia. Entre os povos do norte, pela primeira vez se encontra no Egito o retrato caracterstico de um prncipe hitita: uma indicao do reino que se fortalecia na Anatlia, um concorrente acirrado dos faras. Especialmente interessante a lista do Egeu. No templo real de Amenfis III se encontram, em escrita hieroglfica, as referncias mais antigas de localidades da Grcia Primitiva. Entre elas: Troia, Cnossos e Micenas. Novo o nome Grande Jnia. a referncia mais antiga aos jnios, que viviam na sia Menor. Tambm os "danaos" (gregos) entram aqui pela primeira vez na histria. Ocorre que o Egeu nunca esteve sob controle egpcio. L, as legaes do fara travavam apenas de relaes comerciais com os minoicos, em Creta, e com os micnios, no continente grego. O reino hitita, na Anatlia, tambm no aparece em qualquer citao do reino. Amenfis III entende que o inimigo cresce com a presena dos hititas na terra dos faras. Como se pode ver pela correspondncia recebida em escrita cuneiforme, os soberanos trocam cartas corteses, mas nem sempre amistosas. Ainda h paz. As fronteiras ainda so respeitadas e raramente soldados so enviados. O Egito tem Mitani e a Babilnia a seu lado, e mantm relaes econmicas com o Egeu. Mas Akhenaton, filho e sucessor de Amenfis III, no tem o talento diplomtico de seu pai. As relaes com o Egeu so cortadas. Os hititas pem em dvida a prerrogativa de comando do Egito sobre a Sria. As foras se desequilibram. E tambm a "fortaleza para a eternidade", de Amenfis III, esse baluarte contra o esquecimento do diplomata magistral e deus vivo, logo relegado ao declnio.

Outro santurio, cuja construo atribuda a Amenfis III, mas que est bem melhor conservado: o templo de Luxor, inaugurado em 1.370 a.C., em Tebas. Cada uma de suas colunas se assemelha a um feixe de papiro, que juntos simbolizam a terra pantanosa primitiva, na qual, segundo a mitologia, surgiu o mundo.

Poucos anos aps a morte do rei, os iconoclastas de Akhenaton comeam a despedaar o templo. Pois o filho, ao contrrio de seus antecessores, idolatra um nico deus: o disco solar Aton. Os esbirros de Akhenaton tiram o nome das imagens do deus Amon, venerado por Amenfis III.

O pesadelo, no entanto, dura pouco tempo: soberanos sucessores trazem novamente os deuses antigos, restauram o nome de Amon nas inscries e voltam a frequentar o templo real de Amenfis III. Isso acontece durante a "bela festa do vale do deserto" . Mas durante o governo do fara Merneptah, por volta de 1210 a.C., o templo abalado por um terremoto. Gelogos descobriram, em 2006, os sinais tpicos dessa catstrofe. A fortaleza para a eternidade sucumbe: juntamente com o ptio das colunatas, cerca de 40 imagens monumentais do rei e duas grandes pedras memoriais viram cacos. Sob o mpeto de seu prprio peso, os colossos que esto frente do segundo e terceiro pilones caem de seus pedestais e se despedaam. O templo se transforma em uma pedreira. O prprio Merneptah acaba usando os blocos de pedra do santurio na construo de seu prprio templo real. E seguido pelos prximos faras. Um novo terremoto no sculo 1 a.C. danifica o Colosso de Memnon situado ao norte. S agora esses gigantes recebem nomes, com os quais so conhecidos por qualquer pessoa que viaja ao Egito. Visitantes gregos veem no colosso lesado uma figura mitolgica: Memnon, o filho da deusa do amanhecer, morto na batalha de Troia. Como o colosso emite rudos estranhos ao nascer do Sol causados pela expanso do ar que se aquece nas rachaduras e fendas que se estendem pela esttua -, os gregos interpretam esses rumores como uma elegia de Memnon por Eos, sua me. Inscries em grego e em latim nos colossos, antigos grafites, falam da fora de atrao do gigante que canta sobre as pessoas da Antiguidade. Somente quando o imperador romano Septmio Severo manda restaurar o colosso, por volta de 200 a.D, que termina o espetculo acstico. A atrao turstica perde seu encanto.Por fim, no sculo 19, caadores de esttuas, a mando de colecionadores europeus, retiram das runas do templo o que lhes parece ter algum valor: duas cabeas de esttuas colossais do ptio de colunatas vo para Londres, duas esfinges seguem para So Petersburgo para enfeitar as margens do rio Neva. Atualmente, quase todos os museus etnolgicos abrigam uma daquelas esttuas de Sekhmet, que Amenfis III havia mandado fazer aos centos. Antes da construo da segunda represa em Assua, em 1971, o Nilo, ano aps ano, inunda a rea do templo. O lodo se instala aos ps dos Colossos de Memnon, com uma espessura de 2 a 3 metros. Juncos dominam o terreno, espinhos de camelo quebram com suas razes as runas escondidas na terra. Os nativos chamam o areal de kom el-hettan, "colina dos arenitos". Na superfcie no se v mais muita coisa do templo. E o que continua reconhecvel, no d muita esperana, por causa de seu estado. A maioria dos cientistas deixa o templo simplesmente de lado. Nos anos 60 do sculo passado, pesquisadores do Instituto Suo para Pesquisa Arquitetnica Egpcia examinaram as runas do templo, constatando de modo realista em seu relatrio final: "Sem dvida, aqui ainda h muitas descobertas por fazer. Melhor seria se pudssemos utilizar bombas, paredes de estacas- pranchas e guindastes. Nesse caso, estaramos diante da incmoda questo: o que, afinal, se faria com os pedaos do zoolgico de esttuas de Amenfis III? Os museus do Cairo, de Turim, Paris e Londres j esto satisfeitos com suas esttuas de Sekhmet." Mas Hourig Sourouzian, a atual diretora de escavaes, tem como meta manter todas as partes do santurio em seu lugar original. Para ela, inscries, esttuas e templo formam uma unidade indivisvel. Rainer Stadelmann, ex-diretor do Instituto Arqueolgico Alemo, em Cairo, tem a mesma opinio. Ele est trabalhando nas listas de povos estrangeiros e supervisiona a restaurao dos Colossos de Memnon.

O achado mais recente: no segundo pilone, na parte frontal do gigante do lado sul, os arquelogos descobriram uma imagem inclume da rainha Tiy, a esposa principal de Amenfis.

Nos ltimos anos, a equipe que trabalha com os dois cientistas fez o levantamento cartogrfico de todos os restos do templo. Trata-se da primeira escavao sistemtica no templo de Amenfis III. O tempo esquentou bastante na kom el-hettan. Est quente demais para um dia de meados de maro. O ar cintila por cima dos milhares de fragmentos de esttuas do templo, que esto classificados conforme o material e a forma do objeto. Todos recebem uma marcao manuscrita sobre posio e data de sua descoberta. Vrias equipes de restauradores europeus e egpcios cuidam dos colossos de quartzito despedaados junto ao segundo pilone: esttuas reais, de granito rosa, tocos de colunas e esttuas de Sekhmet. Estudantes passam a catalogar as relquias. Especialistas em tijolos de barro examinam, no segundo pilone, um portal que ali existia. Posicionado beira da escavao, o portal tem o tamanho de uma quadra de basquete e 3,5 metros de profundidade. A tarefa no fcil, pois os especialistas precisam diferenciar os tijolos de barro no queimado do portal do cho de barro que o cerca. Sem as bombas, os trabalhos no seriam possveis. Se elas parassem de funcionar, dentro de poucas horas a rea da escavao estaria inundada e, por consequncia, as relquias e os fundamentos dos dois colossos de quartzito, que acabaram de descobrir no segundo pilone, tambm ficariam de baixo d'gua. Lpez Marcos e sua equipe levaram um ms e meio apenas para conseguir retirar da cova a parte inferior de um dos dois gigantes, de 450 toneladas. Foram utilizadas na operao: almofadas pneumticas, guincho mecnico e trilhos perfeitamente lubrificados, para moviment-lo para os lados. O que resta do gigante ainda est dentro da cova.

Aproximadamente a 30 metros, a oeste, Hourig Sourouzian tenta reconstruir a planta do ptio de colunatas que ficava diante do santurio. Ladres de pedra daquela poca j haviam levado parte dos muros e a maioria das colunas. Onde antigamente se erguiam paredes, agora existem apenas profundos buracos, recheados de terra. Nesses lugares, os arquelogos encontram de tudo, desde materiais "sem valor" at peas consideradas sagradas demais para serem reutilizadas em novas construes, como as esttuas de Sekhmet. "Este um mundo s avessas", diz Hourig Sourouzian. "Enquanto em outros monumentos esto preservadas as paredes e s vezes at os forros, aqui no se encontra nem sombra da decorao do templo. Em kom el-hettan pouco se v de esttuas, memoriais em pedra e altares. por meio dos objetos encontrados que identificamos um lugar onde, antigamente, havia pilones e paredes." s 13h30, aps sete horas de trabalho, o capataz egpcio soa um apito e d por encerrado o expediente dos operrios. tarde, os cientistas passaro os valores de seu aparelho de medio para os computadores, cuidaro de seu banco de dados de achados, desenharo e faro fotografias dos objetos. Isso acontece seis dias por semana, de sbado a quinta-feira, at o incio de abril. Depois disso, o calor fica insuportvel. Alguns dias antes, a equipe de Lpez Marcos havia re-erguido um colosso completo de Amenfis III: aps 3.200 anos, levanta-se novamente uma esttua do rei no ptio das colunatas. Apenas a cabea, de aproximadamente 1,30 m, com a coroa vermelha, no de quartzito. uma cpia de material sinttico tingido, oca, reforada por dentro com fibra de vidro. O original se encontra h quase 200 anos no British Museum, em Londres. Dessa maneira, o templo ressurge, pea por pea. Dentro de, aproximadamente, dez anos, Hourig Sourouzian quer apresentar ao pblico, em grandes partes, o santurio restaurado. Isso se ela conseguir as verbas necessrias: seu projeto um dos poucos empreendimentos no Egito que se mantm exclusivamente de doaes. At 2020 todas as colunas danificadas do ptio de colunatas estaro recuperadas, assim como as esttuas e memoriais em pedra. Os cientistas pretendem indicar no terreno, por meio de modernos tijolos de barro, a localizao e as dimenses dos imensos portais. O Sol se pe atrs das montanhas ocidentais tebanas. Hourig Sourouzian est sentada na varanda superior do "Hotel Marsam". A pousada simples, perto do kom el-hettan, serve de moradia e local de trabalho para muitos escavadores. Os Colossos de Memnon brilham distncia, sob a luz dos holofotes. Mas em breve, a vista se modificar radicalmente. A equipe internacional pretende re-erguer, 100 metros a oeste dos Colossos de Memnon, outro par de gigantes de pedra, quando ento quatro gigantes, sentados em tronos, cumprimentaro os visitantes da necrpole de Tebas. De longe, eles sero testemunhas de um monumento nico de profunda f e imenso poder.

You might also like