You are on page 1of 5

Instituto de Tecnologia do Paran Agncia Paranaense de Propriedade Industrial - APPI

Projeto Genoma Brasileiro possibilita 29 depsitos de patentes e fomenta pesquisas em todo o Brasil O Projeto Genoma Brasileiro j rendeu o depsito de 29 patentes. Os trabalhos foram iniciados em 2000 e, um ano depois, o seqenciamento gentico e a conseqente identificao dos genes da Chromobacterium violaceum , um dos organismos responsveis pela colorao escura do Rio Negro, estavam prontos. A identificao do genoma da bactria trouxe tona uma srie de propriedades desconhecidas que podem ser usadas com vistas melhoria das condies de vida no s da populao do Amazonas, mas de todo o Brasil.

Segundo os estudos, o corante produzido pelo parasita, a violacena, possui propriedades antibiticas, o que faz com que a substncia possa ser empregada no combate de tumores e infeces bacterianas. Genes da bactria tambm determinam a propriedade de retirada de metais pesados de solos contaminados. Ou seja, tm condies de contribuir para a diminuio do impacto ambiental causado pelos garimpos, atividade rotineira nos Estados da regio Norte. Precavidos, os pesquisadores envolvidos no trabalho depositaram 29 patentes relativas ao organismo. No querem correr o risco de ver mais uma descoberta brasileira pirateada, registrada por outros pases. A produo da patente a comprovao de que nosso trabalho no foi em vo. o retorno do investimento feito pelo Pas, diz a coordenadora do Projeto Genoma Brasileiro, Ana Tereza Vasconcelos. Mais uma prova da eficincia do programa foi dada no ltimo dia 18 de setembro. Na ocasio, foi publicado na Proccedings of the National Academy of Sciences of USA (PNAS), a revista ofical da Academia Nacional de Cincias (PNAS) dos Estados Unidos, artigo sobre o programa brasileiro e seus resultados.

Terminadas as pesquisas relativas C. violaceum, os pesquisadores partiram em busca de novos desafios. Passaram a analisar ento os genes da Mycoplasma synoviae, uma bactria de genoma reduzido, causadora de doenas endmicas em aves.

(4Projeto Genoma Brasileiro possibilita 29 depsitos de patentes e fomenta pesquisas em todo o Brasil 02/12/03 2/12/2003 12:59:49)
n n n n

(7MJZ)

INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARAN Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3775 - CIC - CEP 81350-010 -Curitiba - Paran - Brasil Fone: (041)316 -3213 - Fax (041) 316-3265 - url: http://www.tecpar.br email tecpar@tecpar.br

appi@tecpar.br

Instituto de Tecnologia do Paran Agncia Paranaense de Propriedade Industrial - APPI

O seqenciamento, que est sendo desenvolvido desde 2002 e est perto de ser finalizado, ser bastante til para criadores, consumidores e indstrias do setor, pois poder servir de subsdio para a elaborao de frmulas inibidoras da atuao da bactria. Logo que o segundo estudo genmico chegar ao fim, o projeto entrar em fase comparativa. De acordo com a rea de Biotecnologia do MCT, a Mycoplasma synoviae, ser comparada com a Mycoplasma hyopneumoniae, responsvel pela pneumonia micoplsmica suna. O microrganismo estudado pelo Programa de Investigao de Genomas Sul (PIGS), que abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paran. Histrico Em maio de 1997, pesquisadores da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo (Fapesp) iniciaram o trabalho de seqenciamento da bactria Xylella fastidiosa. A tarefa foi concluda com xito no final da dcada passada. Um ano aps o comeo da iniciativa, a Fundao passou a estudar o genoma da cana-de-acar. Algum tempo depois, 50 mil genes da planta estavam identificados. A descoberta possibilitou a realizao de pesquisas para verificao de aspectos como resistncia e teor de acar da espcie.

O sucesso destas e de outras pesquisas genmicas realizadas pela Fapesp, at ento inditas no Brasil, motivou o governo federal a investir na rea. O resultado da influncia se concretizou no ano 2000, durante o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, com a divulgao do edital do Projeto Genoma Brasileiro. A partir do lanamento do documento, foram escolhidos o pessoal e a infra-estrutura do projeto. Tambm foi definido o objeto de estudo dos pesquisadores. Em meio a oito organismos, a selecionada foi a bactria Chromobacterium violaceum, presente em abundncia nas guas do Rio Negro, no Amazonas. Uma das propostas era a de integrar pesquisadores de diversas partes do pas. Devido s dimenses territoriais do Brasil, optou-se por trabalhar em um sistema de rede integrada, para que representantes de todas as regies tivessem a chance de participar. Ao todo, fazem parte do projeto 25 laboratrios, de Manaus a Porto Alegre. O financiamento coube ao MCT e ao CNPq. Os recursos investidos somam o montante de R$ 11,99 milhes. A rede
(4Projeto Genoma Brasileiro possibilita 29 depsitos de patentes e fomenta pesquisas em todo o Brasil 02/12/03 2/12/2003 12:59:49)
n n n n

(7MJZ)

INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARAN Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3775 - CIC - CEP 81350-010 -Curitiba - Paran - Brasil Fone: (041)316 -3213 - Fax (041) 316-3265 - url: http://www.tecpar.br email tecpar@tecpar.br

appi@tecpar.br

Instituto de Tecnologia do Paran Agncia Paranaense de Propriedade Industrial - APPI

O Projeto Genoma Brasileiro dividido em redes regionais. A partir da instalao de infra-estrutura adequada e capacitao de pesquisadores, cada regio passou a desenvolver as atividades do programa no mbito de suas fronteiras, sem necessidade de deslocamento para outros centros. A troca de informaes entre os pesquisadores constante e contnua. O que descoberto na regio Norte pode imediatamente ser implementado nas pesquisas em curso no Sul e vice-versa. Depois, o material repassado para o Laboratrio Nacional de Computao Cientfica (LNCC), em Petrpolis (RJ) onde so condensadas as informaes. As redes regionais so as seguintes: Rede do Centro-Oeste Rede Genoma do Estado de Minas Gerais Rede Genoma do Nordeste (ProGeNe) Programa Genoma do Estado do Paran (Genopar) Programa da Rede Genoma do Estado do Rio de Janeiro (RioGene) Rede Genmica do Estado da Bahia Rede da Amaznia Legal de Pesquisas Genmicas (Realgene) Programa de Investigao de Genomas Sul (Pigs) Uma das virtudes do Projeto Genoma Brasileiro foi a de fomentar a realizao de pesquisas em todo o territrio brasileiro. No programa, as atividades no ficaram restritas aos centros tradicionalmente detentores da tecnologia. As aes foram feitas em conjunto tanto por paulistas, cariocas, mineiros e gachos quanto por pernambucanos, amazonenses, cearenses, alagoanos, paranaenses, catarinenses, brasilienses, goianos, baianos, paraenses e demais representantes de todas as regies do Brasil. O coordenador da rede em Santa Catarina, o doutor em Parasitologia Edmundo Carlos Grisard, garante que, desde a implantao do projeto, o panorama cientfico-tecnolgico do Estado outro. Tudo foi benfico. Adquirimos equipamento de ponta e capacitamos pesquisadores. Sem dvida, passamos a ter uma capacidade de produo em C&T bem superior a de anos atrs,afirma. Para Grisard, uma das grandes bem-feitorias proporcionadas pela iniciativa diz respeito fixao de pesquisadores em Santa Catarina. Agora, nossos mestres e doutores no precisam mais sair do Estado para darem continuidade a seus estudos de seqenciamento. Todo o processo pode ser realizado aqui, revela. Ele mesmo se encaixa nesta situao. Depois da graduao, teve de seguir para o exterior para se especializar. Quando voltou, o Departamento de Microbiologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no dispunha de infra-estrutura adequada. Resultado:
(4Projeto Genoma Brasileiro possibilita 29 depsitos de patentes e fomenta pesquisas em todo o Brasil 02/12/03 2/12/2003 12:59:49)
n n n n

(7MJZ)

INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARAN Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3775 - CIC - CEP 81350-010 -Curitiba - Paran - Brasil Fone: (041)316 -3213 - Fax (041) 316-3265 - url: http://www.tecpar.br email tecpar@tecpar.br

appi@tecpar.br

Instituto de Tecnologia do Paran Agncia Paranaense de Propriedade Industrial - APPI

Grisard no tinha como aplicar o conhecimento adquirido em anos de estudo. A situao s mudou com a incluso do departamento no programa do governo federal Segundo ele, at mesmo o conceito de cincia para a populao mudou. Antes, o povo achava que investir dinheiro em cincia era o mesmo que joglo fora. Acabaram percebendo que justamente o contrrio. A participao de bolsitas do ensino mdio nas atividades desenvolvidas atesta a mudana de mentalidade dos catarinenses. No Rio Grande do Norte, a qualidade das pesquisas genmicas tambm deu um amplo salto de qualidade. Na era pr-Projeto Genoma Brasileiro, o cenrio era o mesmo percebido em Santa Catarina. Falta de equipamentos adequados e de pessoal especializado. Passados quatro anos, as melhorias superaram as expectativas mais positivas. Hoje, temos condies de desenvolver aes que nunca imaginei que poderiam ser feitas aqui, diz Lucymara Fassarella Agnez de Lima, responsvel pela rede no estado. Alm do projeto federal, o Laboratrio de Mutagnese da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participa do Genoma Cana, da Fapesp, e da identificao do gene que provoca a biodegradao do petrleo, patrocinado pela Petrobras. E tambm atende estudantes da universidade. Funcionamos como uma espcie de agncia de fomento para a cincia local, explica Lucymara. Outro Estado beneficiado o Amazonas. Como em Santa Catarina e no Rio Grande do Norte, a regio adquiriu ferramentas necessrias no s para o seqenciamento de genomas como tambm para a realizao de outros trabalhos. Entre eles, a caracterizao de vrus e estudos relacionados Hepatite B. Outro projeto o que analisa as caractersticas da Paullnia cupana, a planta que d origem ao guaran. As experincias visam a um melhoramento gentico da espcie, para uma maior produtividade dos agricultores no futuro, explica o coordenador da Rede de Pesquisa Genmica da Amaznia Legal, Spartaco Astolfi Filho. Projeto Proteoma Paralelamente ao projeto genoma, o MCT dar incio Rede Proteoma. A elaborao da nova rede vista como uma conseqncia natural do trabalho feito, j que o proteoma, o produto dos genes, configura o perfil das protenas em determinada situao.

(4Projeto Genoma Brasileiro possibilita 29 depsitos de patentes e fomenta pesquisas em todo o Brasil 02/12/03 2/12/2003 12:59:49)
n n n n

(7MJZ)

INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARAN Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3775 - CIC - CEP 81350-010 -Curitiba - Paran - Brasil Fone: (041)316 -3213 - Fax (041) 316-3265 - url: http://www.tecpar.br email tecpar@tecpar.br

appi@tecpar.br

Instituto de Tecnologia do Paran Agncia Paranaense de Propriedade Industrial - APPI

A iniciativa possibilitar o estudo de diferentes estgios celulares. Iremos poder, por exemplo, determinar alvos para drogas experimentais, explica a analista de C&T do Ministrio, Andria Arajo. A rede protemica tambm integrar laboratrios de diversos Estados ao todo, sero 11 unidades da federao. A expectativa de que o programa seja posto em prtica ainda este ano.

Fonte: http://www.gestaoct.org.br/

(4Projeto Genoma Brasileiro possibilita 29 depsitos de patentes e fomenta pesquisas em todo o Brasil 02/12/03 2/12/2003 12:59:49)
n n n n

(7MJZ)

INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARAN Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3775 - CIC - CEP 81350-010 -Curitiba - Paran - Brasil Fone: (041)316 -3213 - Fax (041) 316-3265 - url: http://www.tecpar.br email tecpar@tecpar.br

appi@tecpar.br

You might also like