You are on page 1of 3

CELEBRAO DE RECONCILIAO

guas Santas 23.03.2012

1. Introduo
H uma voz misteriosa a que chamamos conscincia, dentro de cada um de ns a voz que nos chama constantemente a seguir o apelo da vida e da vocao. Esta noite, vamos confrontar-nos com o que, por vezes, no nos deixa escutar essa voz e seguir o exemplo de J.C. Neste ambiente de silncio poderemos escutar a voz de Deus... Vamos ento, procurar dialogar com Ele e deixar que preencha todo o nosso sertodo o nosso corao, concedendo-nos o perdo pelas nossas faltas e iluminando-nos com a sua luz infinita.

4. Cntico 5. Exame de conscincia (lido pausadamente, por um ou mais leitores)


- Quando Deus te fala no ntimo no mais ntimo de ti mesmo, ser que O ouves verdadeiramente Procuras encontrar-te a ss com Elequando escutas a voz de Deus na Bblia, procuras assimil-la e grav-la na tua inteligncia e no meu corao? - Quando Deus te fala atravs dos irmos...Procuras escutar os outros com pacinciaPreocupas-te com os sentimentos, as alegrias e as angstias dos que te rodeiamEsts aberto s crticas dos outros? - Quando Deus te fala atravs dos acontecimentos da vida... Ests atento ao que acontece no mundo e que vs todos os dias pelo jornal, televiso ou pela rdio Encontras tempo para discernir os sinais escondidos nesses acontecimentos e refletir neles luz da f, ou s ds importncia ao que acontece perto de ti? - Quando Deus te fala pela Igreja... Costumo procurar actualizar a Mensagem que Deus te transmite Ests atento catequese, s homilias e outros momentos de adorao e reflexoParticipas nas Eucaristias com entusiasmo e conscincia plena de que a te encontras em comunho com Ele e com os irmos? - Quando Deus te fala atravs da caridadeProcuras o interesse do teu prximo mais do que o teu prprio interesse Ests disponvel para ajudar o irmo que te pede auxlioAceitas alargar o teu corao para que caibam nele tambm as pessoas de quem no gostas tanto? Pai, pecamos contra Ti no somos dignos de sermos chamados Teus filhos Perdoa-nos e tem piedade de ns. D-nos a graa de recomear e de nos esforarmos por Te amarmos e sermos dignos de Ti.

2. Cntico (Deixa Deus entrar) 3. Leitura (1 Sam 3,1-10)


O jovem Samuel servia o Senhor sob a direco de Eli. O Senhor, naquele tempo, falava raras vezes e as vises no eram frequentes. Ora certo dia aconteceu que Eli estava deitado, pois os seus olhos tinham enfraquecido e mal podia ver. A lmpada de Deus ainda no se tinha apagado e Samuel repousava no templo do Senhor, onde se encontrava a Arca de Deus. O Senhor chamou Samuel. Ele respondeu: Eis-me aqui. Samuel correu para junto de Eli e disse-lhe: Aqui estou, pois me chamaste. Disse-lhe Eli: No te chamei, meu filho; volta a deitar-te. O Senhor chamou de novo Samuel. Este levantou-se e veio dizer a Eli: Aqui estou, pois me chamaste. Eli respondeu: No te chamei, meu filho; volta a deitar-te. Samuel ainda no conhecia o Senhor, pois at ento nunca se lhe tinha manifestado a palavra do Senhor. Pela terceira vez, o Senhor chamou Samuel, que se levantou e foi ter com Eli: Aqui estou, pois me chamaste. Compreendeu Eli que era o Senhor quem chamava o menino e disse a Samuel: Vai e volta a deitar-te. Se fores chamado outra vez, responde: Fala, Senhor; o teu servo escuta! Voltou Samuel e deitou-se. Veio o Senhor, ps-se junto dele e chamou-o, como das outras vezes: Samuel! Samuel! E Samuel respondeu: Fala, Senhor; o teu servo escuta!

6. Cntico (Senhor tem piedade de ns) 7. Confisso (todos juntos)


Arrependidos, porque reconhecemos o nosso pecado, esperamos a misericrdia de Deus Pai. Assim, abrimos a nossa mente e o nosso corao, confessando livremente os nossos pecados Confesso a Deus, Todo Poderoso

8. Confisso individual dos pecados


At agora, procuramos o perdo mtuo de Deus e dos irmos. Agora iremos procurar o nosso perdo individual, no encontro com o sacerdote, que os ir absolver em nome de Deus Pai.

9. Gesto simblico:
Depois da confisso individual cada participante convidado a ir beijar o altar ou a Bblia e assinar uma cartolina que estar no centro, com a frase: Fala, Senhor, o teu servo escuta!

10. Pai Nosso


Num gesto de comunho e agradecendo a Deus Pai pela Sua infinita bondade e misericrdia, rezemos juntos e de mos dadas, a orao que o senhor nos ensinou Pai-nosso

11. Concluso
De regresso a nossas casas, procuremos espelhar o exemplo da misericrdia de Deus que nos foi dado. Vamos tentar escut-Lo sempre que nos chamar e por fim, anunciemos contentes, a fora de Deus na alegria do perdo.

12.Cntico final

You might also like