You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU

1 PERODO 1997

DISCURSO FORMATURA (Christiane Pinheiro) Chegamos ao futuro? Ou o futuro ainda est alm do horizonte? Sim, chegamos a um futuro que sonhvamos h alguns anos... Porm j temos outros sonhos para futuros prximos e para futuros ainda um pouco distantes, mas no inatingveis. Uma afirmativa, porm verdadeira. Sempre haver um futuro para alcanarmos porque a imaginao do homem plena, grandiosa, ilimitada e principalmente iluminada por Deus. O reflexo desta particularidade humana pode ser observado nas Cincias que auxiliam e explicam o Universo ao homem. Qumica que procura descobrir novos elementos na natureza e desenvolver produtos que possam melhorar a coexistncia da vida no Universo. Fsica que busca nas leis que regem a Natureza e o Universo as solues de problemas do cotidiano. Matemtica que atravs de clculos e frmulas, objetiva planejar de forma eficiente as evolues do homem. E a mais nova, porm no menos bela. Cincia da Computao que visa auxiliar o homem nos desafios das descobertas das outras cincias, complementando-as e tornando possveis inovaes que at pouco tempo estavam distantes. Aqui, no presente que at pouco tempo fora o futuro, podemos ver mquinas ditas maravilhosas que fazem coisas incrveis. Assistimos o surgimento de um misticismo para no dizer endeusamento do computador. Seja atravs do crescimento da Internet, a grande rede mundial de computadores ou atravs do surgimento de novas mquinas, como os robs e outros equipamentos eletrnicos, no se enganem, a Cincia da Computao est presente em todas as novas descobertas.

A clonagem da ovelha Dolly, a sntese do AZT e de remdios igualmente poderosos para trazer a cura de males que ainda atormentam, ou simplesmente a aplicao da teoria dos fractais a fenmenos meteorolgicos. Seria possvel sem a informtica? O certo que estas mquinas tornaram-se indiscutivelmente necessrias em nossas vidas. Se cada um de ns parasse um instante e pensasse na quantidade de vezes que falamos ou pensamos em algo relacionado Informtica, seja na impresso de um formulrio mesmo em uma pequena empresa, na retirada de dinheiro num caixa eletrnico, no joguinho do vdeo game, nos exames mdicos mais avanados, na indicao de painis eletrnicos ou nos quiosques de localizao dos shoppings centers. O valor obtido seria surpreendente. Mas no para por a, poderamos ficar horas ou at mesmo dias discutindo as diversas possibilidades reais ou ainda apenas imaginveis que o ser humano sabe ser capaz de por em prtica. s vezes ficamos to maravilhados que esquecemos o X da questo. Tudo isto s possvel porque existe algo grandioso no controle. S possvel com a presena humana desde a fase inicial de projeto at a sua utilizao como produto final. Sim, porque o homem na nsia de explorar, cada vez mais, o que lhe foi dado de melhor: a inteligncia; deseja aprimorar incansavelmente o saber e descobrir de maneira constante novas formas de crescer e interagir com o mundo. Existe um pensamento de um estudioso ingls que diz: A inteligncia a faculdade de fazer objetos artificiais, especialmente ferramentas para fazer ferramentas. Quando Deus criou o homem idealizou-o a sua imagem e semelhana, sendo assim tornou-o capaz de tambm criar, de inventar objetos que melhorassem sua existncia. Pois ento usemos esta ddiva de forma que possamos realmente merec-lo. Usemos o para o bem entre os povos, para a diminuio dos sofrimentos e para o crescimento da Humanidade. Por fim, gostaria de expressar em nome de todos os novos bacharis e licenciados do CCN aqui presentes o mais profundo sentimento de gratido a todos que contriburam para que pudssemos entender o significado especial do presente de Deus e nos ajudaram a modelar e executar todas as etapas de uma vida que nos trouxeram at este momento e que com toda certeza ainda nos incentivaro a ir mais adiante. Se compararmos nossas vidas a um livro,

agradecemos igualmente desde os que trouxeram um acento para uma letra at os que contriburam com frases completas. Falando mais restritamente pelos bacharis em Cincias da Computao, mais uma vez, que nunca demais e muito menos esta ser a ltima vez, Professor Francisco Jos de Arajo, ou como mais conhecido Professor Chiquinho todas as homenagens do mundo so mnimas para dizer o quanto o senhor foi mestre, amigo, conselheiro e pai para ns. Obrigada a todos.

You might also like