You are on page 1of 4

Escola de Ensino Mdio Nazar Guerra Outubro de 2010 Ano:

Simulado SPAECE
INSTRUES
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Preencha o carto-resposta com seu nome completo, data de nascimento, srie e turno em que estuda. A durao da prova de 2 horas. Cada questo tem cinco alternativas de resposta: A), B), C), D) e E) e apenas uma delas correta. Para cada questo marque a alternativa escolhida no carto-resposta, preenchendo todo o espao dentro do crculo correspondente a lpis ou a caneta. Marque apenas uma alternativa para cada questo. Ateno: se voc marcar mais de uma alternativa, perder os pontos da questo, mesmo que uma das alternativas marcadas seja a correta. No permitido o uso de instrumentos de desenho, calculadoras ou quaisquer fontes de consulta. Os espaos em branco na prova podem ser usados para rascunho. Ao final da prova, entregue-a ao professor.

Carto-Resposta
Nome: Turno: Turma: Data de Nascimento:

Lngua Portuguesa
01. 02. 03. 04. 05.
A A A A A B B B B B C C C C C D D D D D E E E E E

Matemtica
E E E E E

06. 07. 08. 09. 10.

A A A A A

B B B B B

C C C C C

D D D D D

11.

B B B B B

C C C C C

D D D D D

E E E E E

16. 17. 18. 19. 20.

A A A A A

B B B B B

C C C C C

D D D D D

E E E E E

12. A 13. A 14. A 15. A

Desejamos que voc faa uma boa prova!


Lngua Portuguesa. Questes de 1 a 10
Questo 1 Questo 2

Leia o texto abaixo e responda questo: Receitas da Vov


Lembra aquela receita que s sua me ou sua av sabem fazer?Pois saiba que, alm de gostoso, esse prato parte importante da cultura brasileira. verdade. Os cadernos de receita so registros culturais. Primeiro, porque resgatam antigas tradies, seja familiares ou tnicas. Alm disso, mostram como se fala ou se falava em determinada regio. E ainda servem como passagens do tempo, chaves para alcanarmos memrias emocionais que a gente nem sabia que tinha (se voc se lembrou do prato que sua av ou sua me fazia, voc sabe do que eu estou falando.) http://vidasimples.abril.com.br/

Leia o texto abaixo: Piada Um homem chega agncia dos correios e compra um selo. Ele lambe o selo, mas este no gruda no envelope, por isso volta ao guich para reclamar. A funcionria ento responde: Que engraado. O senhor a dcima pessoa hoje que reclama desse mesmo selo... Selees, Dezembro 2007.p.124 O humor do texto est no fato de o homem ter: A) Ido agncia dos correios. B) Comprado o selo para usar. C) Lambido o selo j lambido. D) Reclamado com a funcionria. E) Ter que enviar uma carta.

A tese defendida pelo autor do texto de que as receitas culinrias: A) Fazem com que lembremos a nossa infncia. B) Indicam o modo de falar em determinada regio. C) Resgatam nossas tradies familiares ou tnicas. D) So as que s nossas mes ou avs conhecem. E) So parte importante da cultura brasileira.

Questo 3

Questo 6

Leia o texto e responda questo seguinte:

Leia o texto e responda questo seguinte: Asa Branca Quando olhei a terra ardendo Qual fogueira de So Joo Eu perguntei a Deus do cu Por que tamanha judiao. Que brasileiro, que fornalha Nem um p de plantao Por falta dgua, perdi meu gado Morreu de sede meu alazo. Int mesmo a asa branca Bateu asas do serto Entonce eu disse: adeus, Rosinha Guarda contigo meu corao. Hoje longe, muitas lguas Numa triste solido Espero a chuva cais de novo pra mim voltar, ah! Pro meu serto. Quando o verde dos teus olhos se espalhar na plantao eu te asseguro, no chore no, viu Que eu voltarei, viu, meu corao. Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Qual o tema do texto? A)A solido dos sertanejos. B)A fauna sertaneja. C) A seca do Serto. D)A vegetao do serto. E) O romance do vaqueiro.
Questo 7

A frase pensei que era outra coisa indica que o porteiro sups que se tratava de: A) Um assalto. B) Um telefonema. C) Uma brincadeira. D) Um incndio. E) Uma visita.
Questo 4

Leia o texto e responda questo seguinte: Princesa Nenfar Elfo-Elfa Nasceu j bem plida, de olhos claros e cabelos loiros, quase brancos. Foi se tornando invisvel j na infncia e viveu o resto da vida num castelo malassombrado, com fantasmas amigos da famlia. Dizem que muito bonita, mas bem difcil de se saber se verdade.
SOUSA,Flvio de.Prncipes e princesas,sapos e lagartos.

A opinio das pessoas sobre a princesa de que ela: A) muito bonita. B) plida, de olhos claros. C) Tem cabelos quase brancos. D) Vive num castelo. D) Que foi abandonada pela a famlia.
Questo 5

Leia o texto abaixo e resolva a seguinte questo: Beija-Flor Segundo estudo da Universidade de Berkeley (Estados Unidos), alguns beija-flores machos da espcie conhecida como Anna que vive no sudeste do pas conseguem atingir velocidades proporcionalmente maiores que a de avies de caa. Em alta velocidade, eles percorrem um trajeto equivalente a 383 vezes o comprimento de seu corpo por segundo. E tudo isso para impressionar as fmeas.
Revista Planeta n.443. Agosto /2009 O objetivo desse texto : A) Apresentar os estudos feitos pela universidade de Berkeley, no que diz respeito velocidade dos beijaflores. B) Comparar a velocidade do beija-flor da espcie Anna com a de um avio de caa. C) Esclarecer que o beija-flor da espcie Anna 383 vezes mais rpido que o avio. D) Informar que alguns beija-flores machos atingem velocidade extrema, para impressionar as fmeas. E) Narrar uma histria especificando como alguns beija-flores conquistam as fmeas de sua espcie.

Leia o texto abaixo e responda a questo seguinte: O homem do olho torto

No serto nordestino, vivia um velho chamado Alexandre. Meio caador, meio vaqueiro, era cheio de conversas falava cuspindo, espumando como um sapocururu. O que mais chamava a ateno era o seu olho torto, que ganhou quando foi caar a gua pampa, a pedido do pai. Alexandre rodou o serto, mas no achou a tal gua. Pegou no sono no meio do mato e, quando acordou, montou num animal que pensou ser a gua. Era uma ona. No corre-corre, machucou-se com galhos de rvores e ficou sem um olho. Alexandre at que tentou colocar seu olho de volta no buraco, mas fez errado. Ficou com um olho torto.

RAMOS,Graciliano.Histria de Alexandre.Editora Record

O que deu origem aos fatos narrados nesse texto? A) O fato de Alexandre falar muito. B) O hbito de Alexandre de falar cuspindo. C) A caada de Alexandre gua pampa. D) A caada de Alexandre a uma ona. E) O erro ao colocar o olho.

Questo 8

Leia o texto e resolva questo: Aposta na Preservao A preservao da obesidade deve ser feita desde o nascimento e uma das ferramentas mais eficazes a amamentao. Bebs amamentados no peito tm menos chances de se tornarem adultos gordos porque, no esforo de sugar o seio, desenvolvem a percepo da saciedade, ou seja, sentem que a fome acaba e param de mamar., afirma o mdico pediatra Fbio Ancona Lopez. J o leite oferecido na mamadeira, alm de chegar boca com mais facilidade, o que faz o beb receber mais alimento do que necessita, costuma ser muito calrico, principalmente se for engrossado com farinha e adoado. Para saber se o beb caminha para ser um adulto com peso normal ou um obeso, basta ficar de olho na balana. De acordo com o padro internacional de pediatria, no primeiro ano de vida normal que ele triplique o peso que tinha ao nascer. A partir do segundo aniversrio e at a adolescncia, a criana pode ganhar em mdia de 2 a 3 quilos, por ano.
Revista Crescer, agosto. 2001

perto da superfcie da terra, aumentando ainda mais a temperatura global. o chamado efeito estufa. Outro problema que afeta diretamente o clima a devastao das matas, que ajudam a manter a umidade e a temperatura do planeta. Infelizmente, o desmatamento j eliminou quase metade da cobertura vegetal do mundo.

WWW.recreionline.abril.com.br

Por que o nvel da gua nos oceanos aumentou at 25 centmetros? A) Por causa da mudana do ciclo das estaes do ano. B) Por causa do derretimento das geleiras nos plos. C) porque o mar avanou 100 metros sobre o continente. D) Porque os furaces esto cada vez mais fortes. E) Porque os furaces esto fracos.
Questo 10

Leia a tirinha abaixo e responda questo:

De acordo com esse texto, qual o alimento que pode evitar que o beb se torne um adulto gordo? A) Misturas Calricas. B) Mamadeiras. C) Leite Materno. D) Farinhas. E) Acares.
Questo 9

Leia o texto abaixo e responda a seguinte questo: Nos ltimos 120 anos, a temperatura mdia da superfcie da terra subiu cerca de 1 grau Celsius. Os efeitos disso sobre a natureza so muito graves e afetam bichos, plantas e o prprio ser humano. Esse aquecimento provoca, por exemplo, o derretimento de geleiras nos plos. Por causa disso, o nvel da gua dos oceanos aumentou em 25 centmetros e o mar avanou at 100 metros sobre o continente nas regies mais baixas. Furaces que geralmente se formam em mares de gua quente esto cada vez mais fortes. Os ciclos das estaes do ano e das chuvas esto alterados tambm. A poluio do ar uma das principais causas do aquecimento. A superfcie terrestre reflete uma parte dos raios solares, mandando-os de volta para o espao. Uma camada de gases se concentra ao redor do planeta, formando a atmosfera, e alguns deles ajudam a reter o calor e a manter a temperatura adequada para garantir a vida por aqui. Nas ltimas dcadas, muitos gases poluentes vm se acumulando na atmosfera e produzindo uma espcie de capa que concentra cada vez mais calor

O efeito de humor dessa tirinha est: A) Na ordem que o Hagar deu ao amigo. B) Na expresso de espanto do amigo. C) Na obedincia ordem do Hagar. D) No alvio que o amigo sentiu ao sair. E) No duplo sentido do verbo pescar. Matemtica - Questes de 11 a 20
Questo 11

Os pontos A, B, C, D e E representam nmeros racionais.

Os pontos que representam so: A) A e C B) B e C C) D e E D) B e D E) C e E


Questo 12

3 2

7 2

, respectivamente,

Uma jarra de suco est com 3/5 da sua capacidade total que de 750 ml. Quantos ml de suco h na jarra? A) 340 ml B) 390 ml C) 420 ml D) 450 ml E) 530 ml

Questo 13

Questo 17

Um salrio de R$ 1.200,00 sofre um desconto de 30% referente reteno de penso alimentcia. Quantos reais sero descontados desse salrio para o pagamento dessa obrigao? A) 30,00 B) 36,00 C) 300,00 D) 360,00 E) 840,00
Questo 14

Qual grfico a seguir pode representar a funo f(x)=2x + 1? A) B) C)

O consumo de energia eltrica de certa residncia calculado obedecendo funo matemtica P=7,50 + 0,25x, onde p valor a ser pago no ms e x o consumo mensal de energia em quilowats hora. A proprietria do imvel construiu um grfico expressando o consumo do ano de 2009 conforme abaixo. Grfico dos valores pagos em 2009

D)

E)

Questo 18

Um segmento de reta est desenhado conforme a figura abaixo. As letras A, B, C, D e E indicam pontos localizados no intervalo indicado.

De acordo com o grfico acima quantos quilowats/hora foi consumido no ms de maio. A) 5 B) 10 C) 15 D) 16 E) 20


Questo 15

O ponto que melhor representa o nmero dada ? A) A B) B C) C D) D E) E


Questo 19

na reta

Um taxista cobra, em uma corrida, o valor fixo de R$6,00 mais R$0,60 por quilmetro rodado. Chamando de x o nmero de quilmetros rodados e de P o valor a ser pago pela corrida. Qual a expresso matemtica que relaciona P com x. A) P = 6,00x + 0,60 B) P = 6,00 + 0,60x C) P = 0,60x 6,00 D) P = 6,00 0,60x E) P = 6,60x
Questo 16

Uma despesa de R$65,00 ser dividida entre cinco amigos, de modo que cada um deles pague um real a mais que o outro. Sendo assim, qual a maior quantia paga por um deles? A) R$ 12,80 B) R$ 13,00 C) R$ 14,00 D) R$ 15,00 E) R$ 17,00
Questo 20

O grfico da figura ao lado se refere a uma funo y y=f(x).


4

Um investidor aplicou certo capital, a juros simples, durante dois anos e meio. A taxa de 3% ao ms. Sabendo-se que ao final do investimento obteve um montante de R$ 18.050,00. Qual foi o capital aplicado? A) R$ 541,50 B) R$ 1.353, 75 C) R$ 1.805,00 D) R$ 8.550,00 E) R$ 9.500,00

Sobre a funo dada no intervalo [-2, 6], tem-se que:


-2

2 0 2 -2 4 6
x

A) f(2)=4 B) f(4)>f(2) C) f no admite nenhum zero real D) f crescente no intervalo [-2, 2] E) f crescente no intervalo [2, 4]

You might also like