You are on page 1of 5

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC N 02521/11

PRESTAO DE CONTAS. Poder Legislativo Municipal. Cmara Municipal de So Jos da Lagoa Tapada. Prestao de Contas Anual. Exerccio de 2010. Regularidade das contas Atendimento integral da LRF. Informao de que a deciso decorreu do exame dos fatos e provas constantes dos autos, sendo suscetvel de reviso.

ACRDO APL TC 00255/12

RELATRIO Tratam, os presentes autos, da prestao de contas da Mesa Diretora da Cmara Municipal de So Jos da Lagoa Tapada, exerccio de 2010, de responsabilidade de seu Vereador Presidente, Senhor Francisco Rufino de Andrade. Do exame preliminar, procedido pelo rgo de instruo, destacaram-se os seguintes aspectos: 1. 2. A prestao de contas foi encaminhada no prazo legal; A lei oramentria anual estimou as transferncias em R$ 428.810,00 e autorizou despesas em igual valor, sendo transferidos R$ 364.240,44; 3. As remuneraes dos Vereadores se comportaram dentro dos limites impostos pela legislao pertinente; Os gastos com pessoal obedeceram aos limites legais; Os gastos do Poder Legislativo foram de 6,98% do somatrio da receita tributria e das transferncias, cumprindo o disposto no art. 29-A da CF; As despesas passveis de licitao foram devidamente licitadas; No h registro de denncias relativas ao exerccio financeiro sob anlise;

4. 5.

6. 7.

1/4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


PROCESSO TC N 02521/11

8.

Foi realizada diligncia in loco no Municpio, no perodo de 12/03/2012 a 16/03/2012, pelos ACP Ana Karina Henriques dos Santos e AACP Emanuel Csar Gomes da Silva, estando os achados e observaes neste relatrio.

Por fim o rgo tcnico concluiu pelo atendimento integral s disposies da LRF, bem como, pela no evidncia de irregularidades quanto aos demais aspectos examinados. Tendo em vista as concluses do rgo de instruo o interessado no foi notificado e o processo no foi enviado ao Ministrio Pblico de Contas, sendo agendado na pauta desta sesso

VOTO DO RELATOR Dentre os princpios que regem a atividade administrativa estatal ancora-se o do controle, cuja finalidade atrela-se prpria natureza do Estado, que lhe limita a atividade e busca conformar necessariamente o desenvolvimento de suas aes ordem jurdica. Destarte, objetiva o controle, para a defesa da prpria administrao e dos direitos dos administrados, bem como para assegurar a cada ente da federao o pleno exerccio da sua misso constitucionalmente outorgada, uma atuao da Administrao Pblica sintonizada com os princpios constitucionais que a norteiam, a saber: legalidade, moralidade, publicidade, impessoalidade e eficincia. finalidade, pois, do controle avaliar a aplicao de recursos pblicos sob os focos da legalidade (regularidade formal) e da conquista de bons resultados (aplicao com eficincia, eficcia e efetividade legitimidade). Na viso do eminente Professor Airton Rocha da Nbrega1, da Escola Brasileira de Administrao Pblica da Fundao Getlio Vargas, eficincia e regularidade podem ser assim avaliadas: Necessrio, principalmente, que se reavaliem os infindveis procedimentos administrativos, as normas sobre normas e que se minimize o hbito do processo como instrumento de demonstrao da regularidade dos atos da administrao. Regulares devero ser tidos os atos que, dentro do contexto da legalidade, tenham sido praticados de modo eficaz e econmico para a Administrao, proporcionando, de modo oportuno, sempre bons resultados para a sociedade.

NBREGA, Airton Rocha da. (Advogado e Professor da Escola Brasileira de Administrao Pblica da Fundao Getlio Vargas). O Princpio Constitucional de Eficincia. In http://www.geocities.com. 2/4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


PROCESSO TC N 02521/11

Com efeito, o foco do controle dever estar no resultado auferido e nos meios empregados, jamais, isoladamente, num ou noutro. O foco to somente no ltimo pode levar o controle a se conformar com a adequao dos procedimentos e o insucesso dos resultados alcanados, o que o colocaria na contramo da finalidade da atividade financeira do estado, qual seja a satisfao das necessidades coletivas. Sobre o tema, acentua, com singular propriedade, o Auditor de Contas Pblicas Carlos Vale, desta Corte de Contas: A atuao eficiente da auditoria pblica, tanto no mbito da regularidade dos atos e fatos administrativos, quanto, e principalmente, no aspecto da operacionalidade, permite sociedade obter do poder pblico melhores nveis de educao, sade, segurana, servios urbanos, etc., o que, sem dvida, proporciona melhor qualidade de vida para a comunidade como um todo.2 No ponto o rgo tcnico no vislumbrou qualquer mcula de ordem formal ou material na anlise da prestao de contas. Assim, VOTO no sentido de que este Tribunal, sobre a prestao de contas da Mesa da Cmara Municipal de So Jos da Lagoa Tapada, sob a responsabilidade do Senhor FRANCISCO RUFINO DE ANDRADE, relativa ao exerccio de 2010: a) JULGUE REGULAR a prestao de contas; b) DECLARE O ATENDIMENTO INTEGRAL s disposies da Lei de Responsabilidade Fiscal; e c) INFORME supracitada autoridade que a deciso decorreu do exame dos fatos e provas constantes dos autos, sendo suscetvel de reviso se novos acontecimentos ou achados, inclusive mediante diligncias especiais do Tribunal, vierem a interferir, de modo fundamental, nas concluses alcanadas, nos termos do art. 140, IX, do Regimento Interno do TCE/PB.

DECISO DO TRIBUNAL PLENO DO TCE-PB: Vistos, relatados e discutidos os presentes autos do Processo TC N 02521/11, referente prestao de contas da Mesa Diretora da Cmara Municipal de So Jos da Lagoa Tapada, exerccio de 2010, de responsabilidade de seu Vereador Presidente, Senhor FRANCISCO RUFINO DE ANDRADE, ACORDAM os integrantes do Tribunal de Contas do Estado da Paraba, unanimidade, em sesso plenria hoje realizada, na conformidade do voto do Relator, em:
2

VALE, Carlos. Auditoria Pblica um enfoque conceitual. Joo Pessoa: Universitria, 2000, p. 59. 3/4

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO


PROCESSO TC N 02521/11

1) JULGAR REGULAR a prestao de contas; 2) DECLARAR O ATENDIMENTO INTEGRAL s disposies da Lei de Responsabilidade Fiscal; 3) INFORMAR supracitada autoridade que a deciso decorreu do exame dos fatos e provas constantes dos autos, sendo suscetvel de reviso se novos acontecimentos ou achados, inclusive mediante diligncias especiais do Tribunal, vierem a interferir, de modo fundamental, nas concluses alcanadas, nos termos do art. 140, IX, do Regimento Interno do TCE/PB. Publique-se, registre-se e cumpra-se. TCE Sala das Sesses do Tribunal Pleno. Plenrio Ministro Joo Agripino.

4/4

Em 11 de Abril de 2012

Cons. Fernando Rodrigues Cato PRESIDENTE

Cons. Andr Carlo Torres Pontes RELATOR

Isabella Barbosa Marinho Falco PROCURADOR(A) GERAL

You might also like