You are on page 1of 14

LUCRO POR AO

81

APLICAES SOCIAIS

DAS

SOCIEDADES COOPERATIVAS: UM mODELO

DE

DEMONSTRAO CONTBIL

Lucro por Ao
Gabriel Moreira Campos Mestrando em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP Professor da Universidade Federal do Esprito Santo UFES Luciano Mrcio Scherer Mestrando em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP

RESUMO
Este trabalho tem por objetivo demonstrar os principais conceitos acerca do Lucro por Ao (Earnings per Share), o qual se apresenta como um quociente de grande utilidade nas entidades. Sero demonstrados aspectos sobre o assunto presentes no Brasil, bem como as normas aplicveis nos Estados Unidos, emanadas do Financial Accounting Standards Board (FASB), e as normas internacionais, emanadas do International Accounting Standards Committee (IASC). De forma a possibilitar uma visualizao mais completa dos conceitos envolvidos, sero desenvolvidos exemplos de sua aplicao. O Lucro (Resultado) por Ao pode ser calculado em sua forma bsica e em sua forma diluda. Na forma bsica, no so considerados os efeitos dos instrumentos potencialmente dilutivos, ao passo que, no clculo do Lucro (Resultado) por Ao Diludo, so. Como instrumentos financeiros potencialmente dilutivos temos as aes preferenciais conversveis, as debntures conversveis e os bnus de subscrio, que podem ser convertidos em aes ordinrias, caracterizando, assim, o prprio potencial dilutivo desses instrumentos. Dessa forma, o trabalho em questo foi dividido em trs partes principais, sendo que nas duas ltimas constam os referidos exemplos de clculo do Lucro por Ao em sua forma bsica e em sua forma diluda: aspectos observados no Brasil; normas emanadas do FASB; normas emanadas do IASC. Palavras-Chave: Lucro por Ao, Resultado Diludo por Ao, Financial Accounting Standards Board (FASB), Inter national Accounting Standards Committee (IASC) e Norma Internacional de Contabilidade (IAS).

ABSTRACT
The objective of this paper is to demonstrate the principal concepts about Earnings per Share, which is presented as a quotient of great usefulness for the companies. The subject is presented in three parts: in the first part, we will demonstrate relevant aspects that are present in Brazil. In the second par t, the applicable standards in the United States will be discussed, which are issued by the Financial Accounting Standards Board (FASB). In the third part, the international standards are dealt with, which are issued by the International Accounting Standards Committee (IASC). In order to make it possible to visualize the concepts involved in a more complete way, examples of their application will be developed. Earnings per Share can be calculated in its basic form and in its diluted form. In the basic form, the effects of the potentially diluted instruments are not considered, while, in the calculation of the Diluted Ear nings per Share, they are. Examples of potentially diluted financial instruments are convertible preferred stocks, convertible debentures and subscription bonuses, which can be turned into ordinary stocks, characterizing in this way the diluted potential of these instruments. Key words: Ear nings per Share, Diluted Ear nings per Share, Financial Accounting Standards Board (FASB), International Accounting Standards Committee (IASC) and International Accounting Standards (IAS).

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP, So Paulo, FIPECAFI, v.15, n. 26, p. 81 - 94, maio/agosto 2001

82

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP

ARTIGO

1. INTRODUO
O Lucro por Ao (LPA) um quociente amplamente utilizado pelos investidores nos EUA e Europa para medir a rentabilidade de uma entidade. Seu propsito indicar quo lucrativo se apresentou um empreendimento pela utilizao dos recursos disponibilizados pelos acionistas. Alm disso, Hendriksen e Van Breda (1999: 500) salientam que sobre o mesmo reside uma "(...) crena de que contm informao til para a elaborao de predies a respeito de dividendos por ao e preos de mercado futuros." Em sua forma simplificada, o Lucro por Ao obtido da diviso do lucro (prejuzo) lquido do exerccio pelo nmero de aes ordinrias em circulao (no final do exerccio, segundo a prtica brasileira, e em funo do nmero mdio de aes no caso dos Estados Unidos e Europa). O clculo do LPA pode tornar-se mais complexo nas hipteses de existncia de instrumentos financeiros diversos, tais como aes preferenciais conversveis, debntures conversveis e bnus de subscrio, os quais podem ser convertidos em aes ordinrias. Esses instrumentos, potencialmente conversveis em aes ordinrias, so chamados de instrumentos financeiros dilutivos, e o clculo do LPA ignorando esses instrumentos pode tornar o nmero resultante enganador. Alm disso, a falta de padronizao na forma como esses instrumentos so includos no clculo do LPA faz com que a comparabilidade entre entidades se torne bastante difcil.

sido feito em sua forma mais simplista pelas empresas no Brasil, ou seja, mediante a simples diviso do lucro ou prejuzo lquido do exerccio pelo nmero de aes que compem o Capital Social da entidade ao final do perodo. Iudcibus et alli (1995: 550-551) destacam que o clculo do Lucro por Ao pode tornar-se complexo nos casos em que a entidade apresentar uma estrutura complexa de capital e nos casos de aumento de capital durante o exerccio. Os autores apresentam, na referida obra, uma srie de exemplos que demonstram situaes que tornam complexo o clculo do Lucro por Ao. Tais exemplos so bastante prximos aos apresentados quando da discusso das normas do FASB e do IASC, de tal forma que os exemplos demonstrados quando da apresentao desses tpicos cobrem os apresentados pelos autores do Manual de Contabilidade das Sociedades por Aes.

3. NORMAS DO FASB
Em fevereiro de 1997, o FASB emitiu o Statement on Financial Accounting (SFAS) 128, que substituiu o Accounting Principles Board (APB) 15. O SFAS 128 representou esforos para a aproximao das normas contbeis norte-americanas, referentes ao Lucro por Ao, com as normas internacionais emanadas do IASC. Dessa forma, todas as entidades abertas norte-americanas, e as que desejarem lanar seus ttulos nos Estados Unidos, devem calcular e apresentar seu LPA de acordo com as exigncias do SFAS 128. Ainda em fevereiro de 1997, o FASB emitiu o SFAS 129, que estabelece normas de disclosure a respeito da estrutura de capital das entidades. Esse pronunciamento mantm exigncias de disclosure contidas no APB 10, 15 e SFAS 47; entretanto, reuniu todas as normas relacionadas evidenciao de informaes em relao estrutura de capital de uma entidade em apenas um nico pronunciamento. O SFAS 129 aplicvel a todo tipo de entidade, quer sejam abertas, quer sejam fechadas. Nele, as entidades so obrigadas a evidenciar os direitos de cada tipo de instrumentos financeiros em circulao emitidos por elas.

2. ASPECTOS OBSERVADOS NO BRASIL


No Brasil, a Lei n 6.404/76, em seu artigo 187, estabelece a obrigatoriedade da divulgao do lucro ou prejuzo lquido por ao do Capital Social. Devese destacar que, at o presente momento, no existe por parte do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) qualquer normatizao sobre o assunto, contribuindo assim para a falta de harmonizao nos procedimentos encontrados nas demonstraes contbeis publicadas no pas. Espera-se que o grupo de trabalhos nomeado pela Portaria CFC 10/00, de maro de 2000, inclua o assunto em sua pauta de discusses. De forma geral, o clculo desse quociente tem

3.1. CONCEITOS, REGRAS E EXEMPLOS 3.1.1. ESTRUTURA SIMPLES DE CAPITAL


Estrutura simples de capital aquela que ocorre

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP, So Paulo, FIPECAFI, v.15, n. 26, p. 81 - 94, maio/agosto 2001

LUCRO POR AO

83

em entidades onde somente existem aes ordinrias em circulao. Para essas entidades, necessrio demonstrar apenas o Lucro por Ao Bsico (LPAB). O valor do LPAB numa entidade que apresente uma estrutura simples de capital obtido da diviso do lucro1 disponibilizado aos acionistas, portadores de aes ordinrias, no numerador pelo nmero mdio ponderado de aes ordinrias em circulao durante o exerccio a que se refere a demonstrao contbil no denominador. Saliente-se que no caso do Brasil o LPA calculado mediante a diviso do lucro ou prejuzo lquido do exerccio pelo nmero de aes que compem o Capital Social da entidade ao final do perodo.

3.1.1.2. DETERMINAO DO DENOMINADOR


O nmero mdio ponderado de aes ordinrias em circulao durante o exerccio a que se referem as demonstraes contbeis consiste na mdia aritmtica ponderada do nmero de aes em circulao, e assumidas como se em circulao, para fins de clculo do LPA. Existem algumas transaes cujos efeitos afetam diretamente o clculo dessa mdia de aes ordinrias em circulao. O SFAS 128 apresenta aspectos de tratamento de algumas dessas transaes, dentre as quais so mais comuns: a) emisso de novas aes ordinrias => aumento do nmero de aes em circulao pelo nmero de aes emitidas durante o perodo em que permaneceram em circulao no exerccio a que se referem as demonstraes contbeis. Tal procedimento se explica pelo fato de que essas aes emitidas ao longo do exerccio contriburam para os resultados apenas no perodo em que permaneceram em circulao, e no durante todo o exerccio; b) recompra de aes (aes em tesouraria) => decrscimo do nmero de aes em circulao pelo nmero de aes recompradas durante o perodo em que permaneceram em circulao no exerccio a que se referem as demonstraes contbeis. Da mesma forma que a emisso de novas aes ordinrias, as aes recompradas contriburam para os resultados da entidade apenas para o perodo em que permaneceram em circulao; c) converso de instrumentos financeiros diversos em aes ordinrias => aumento do nmero de aes em circulao pelo nmero de aes convertidas, ou assumidas como se fossem convertidas, durante o perodo em que permaneceram em circulao no exerccio a que se referem as demonstraes contbeis; d) split de aes => o desdobramento de aes deve ser reconhecido retroativamente desde o incio do exerccio a que se referem as demonstraes contbeis, independentemente da data em que tenha de fato ocorrido. A razo para tal

3.1.1.1. DETERMINAO DO NUMERADOR


O lucro disponibilizado aos acionistas portadores de aes ordinrias deve ser deduzido dos direitos atribudos aos acionistas portadores de aes preferenciais. A deduo corresponde ao total de direitos pagos ou disponibilizados aos acionistas portadores de aes preferenciais durante o perodo a que se referem as demonstraes contbeis. Isso ocorre pelo fato de que, nos Estados Unidos, as aes preferenciais so consideradas como ttulos de crdito, e normalmente remuneram seus portadores com um percentual especfico. Essa remunerao no considerada uma despesa financeira; entretanto, para fins de clculo do LPA, deve ser considerada como tal. Se as aes preferenciais forem cumulativas, os direitos atribuveis aos acionistas portadores de aes preferenciais devem ser deduzidos do lucro do exerccio a que se referem as demonstraes contbeis, mesmo que no tenham sido declarados. No caso de as aes preferenciais no serem cumulativas, os direitos atribuveis aos acionistas portadores de aes preferenciais somente seriam deduzidos do lucro lquido caso houvessem sido declarados. Direitos de exerccios anteriores que se encontram com seu pagamento em atraso no influenciam o clculo do LPA para o exerccio corrente, pois j foram includos no clculo do LPA dos exerccios em que est ocorrendo a falta de pagamento.

Nesta parte do artigo, para fins de simplificao, adotou-se sempre a expresso lucro por ao. Dessa forma, um prejuzo por ao pode ser entendido como sendo um lucro negativo por ao.

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP, So Paulo, FIPECAFI, v.15, n. 26, p. 81 - 94, maio/agosto 2001

84

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP

ARTIGO

procedimento que uma ao desdobrada no apresenta efeitos na participao das aes ordinrias em relao ao Capital Social total. Uma diluio no LPA em decorrncia de split de aes pode dar a impresso errnea de um declnio na rentabilidade, quando de fato ocorreu apenas um aumento do nmero de aes ordinrias em circulao em decorrncia do desdobramento de aes; e) reverse split de aes => decrscimo do nmero de aes em circulao pela diminuio do nmero de aes como se ocorrida no incio do exerccio a que se referem as demonstraes contbeis; f) fuso de empresas (pooling of interest) => nas situaes de business combination entre duas entidades em que a modalidade tenha sido o pooling of interest, o resultado da entidade adquirida considerado no resultado do exerccio da empresa adquirente para o ano todo. Dessa forma, para fins de clculo do LPA, ocorre um aumento do nmero de aes ordinrias em circulao pelo nmero de aes ordinrias da companhia adquirida como se fossem emitidas desde o incio do perodo a que se referem as demonstraes contbeis da empresa adquirente; g) aquisio de empresas (purchase) => nesse caso, o resultado da empresa adquirida somente ser considerado no resultado do exerccio da empresa adquirente a partir da data efetiva da aquisio. Dessa forma, para fins de clculo do LPA, ocorre um aumento do nmero de aes ordinrias em circulao pelo nmero de aes ordinrias da companhia adquirida como se fossem emitidas na data de aquisio pela empresa adquirente. Existem inmeras outras situaes que afetam a determinao do denominador da equao do LPA. Entretanto, as demonstradas acima so as mais relevantes. Existem ainda situaes especficas, que

caracterizam a ocorrncia de uma estrutura complexa de capital em determinada entidade, as quais sero vistas posteriormente.

3.1.1.3. EXEMPLO DE CLCULO DO LPA EM UMA


ESTRUTURA SIMPLES DE CAPITAL

Tm-se os seguintes dados: a) Informaes do numerador: Lucro Operacional de $ 281.000; Itens Extraordinrios (prejuzos) de $ 64.000; Lucro Lquido do Exerccio de $ 217.000; Remunerao das aes preferenciais cumulativas de 10% (1.000 aes preferenciais emitidas e em circulao, cada uma cotada a $ 250). b) Informaes do denominador: 200.000 aes ordinrias em circulao desde 01/01/X1; 50.000 aes emitidas em 01/04/X1; 30.000 aes emitidas pela subscrio de 12% dos dividendos declarados em 01/07/ X1; 40.000 aes recompradas para tesouraria em 01/10/X1. Em relao ao numerador, os direitos atribuveis aos acionistas portadores de aes preferenciais devem ser deduzidos do lucro lquido a fim de se determinar o lucro disponibilizado aos acionistas portadores de aes ordinrias. Dessa forma, a remunerao dos acionistas portadores de aes preferenciais de $ 25.000 (1.000 aes preferenciais x $ 250 cada x 10% de remunerao) em relao ao resultado de 20X1. Para fins de clculo do denominador, necessrio calcular a mdia ponderada do nmero de aes em circulao durante o exerccio a que se referem as demonstraes contbeis, conforme o quadro abaixo:

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP, So Paulo, FIPECAFI, v.15, n. 26, p. 81 - 94, maio/agosto 2001

LUCRO POR AO

85

Quadro 01 - Exemplo de clculo da mdia ponderada de aes em circulao


Item Nmero de aes atualmente em circulao 200.000 50.000 Frao do ano em circulao 12/12 9/12 Aes em circulao em funo do perodo de tempo em circulao 200.000 37.500

Nmero de aes no incio do exerccio Emisso de novas aes em 01/04X1 Emisso de novas aes pela subscrio de 12% dos dividendos declarados em 01/07/X1, referente as aes em circulao desde 01/01/X1 Emisso de novas aes pela subscrio de 12% dos dividendos declarados em 01/07/X1, referente s aes em circulao desde 01/04/X1 Recompra de aes em 01/10/X1 Mdia ponderada de aes ordinrias em circulao durante o exerccio

24.000

12/12

24.000

6.000 (40.000)

9/12 3/12

4.500 (10.000) 256.000

Dessa forma, apresentam-se os seguintes Lucros por Ao Bsicos (LPAB): a) no Lucro Operacional => $281.000$25.000 = $1,00 256.000 b) no Lucro lquido => $217.000$25.000 = $0,75 256.000 Os nmeros do LPAB acima devem ser evidenciados na demonstrao do resultado do exerccio a que se referem as demonstraes contbeis. A evidenciao de perdas extraordinrias de $ 0,25 por ao ($ 64.000 / 256.000 aes) dever ser efetuada no corpo da demonstrao do resultado ou em notas explicativas.

(LPAD) no corpo da demonstrao do resultado. Para calcular o LPAD necessrio identificar todos os instrumentos financeiros com potencial dilutivo conversveis em aes ordinrias emitidos pela entidade e calcular os efeitos desses no lucro lquido e no nmero de aes ordinrias em circulao. Normalmente o LPAD menor que o LPAB. Entretanto, podem ocorrer situaes em que o LPAD e o LPAB so idnticos, em decorrncia do fato de todos os instrumentos financeiros com potencial dilutivo se apresentarem como anti-dilutivos.

3.1.2.1. IDENTIFICAO

DOS INSTRUMENTOS

FINANCEIROS POTENCIALMENTE DILUTIVEIS

3.1.2. ESTRUTURA COMPLEXA DE CAPITAL


As entidades que possuem uma estrutura complexa de capital apresentam instrumentos financeiros diversos com potencial dilutivo, ou seja, possuem o potencial de serem convertidos em aes ordinrias, reduzindo assim o LPA. Instrumentos financeiros diversos com potencial anti-dilutivo, ou seja, que aumentam o LPA, no so considerados para fins de clculo do mesmo. Uma entidade que apresentar uma estrutura complexa de capital dever evidenciar tanto o Lucro por Ao Bsico (LPAB) como o Lucro por Ao Diludo

O SFAS 128 cita como exemplos para esse tipo de instrumentos as debntures conversveis, aes preferenciais conversveis, opes de compra, bnus de subscrio e as aes ordinrias de dupla classe. Nos instrumentos conversveis em aes ordinrias, o seu portador recebe juros por parte da entidade que os emitiu. As opes de compra e os bnus de subscrio so instrumentos que garantem a seus portadores o direito de adquirir aes ordinrias da entidade que os emitiu a um preo pr-determinado por um certo perodo de tempo. As aes ordinrias de dupla classe normalmente remuneram seus portadores com dividendos diferenciados, de acordo com a classe de aes que os mesmos possuam, podendo essas ser conversveis

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP, So Paulo, FIPECAFI, v.15, n. 26, p. 81 - 94, maio/agosto 2001

86

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP

ARTIGO

ou no em aes ordinrias simples.

3.1.2.2. CLCULO

DO

LPAD

Existem trs mtodos para se calcular o LPAD: a) mtodo two-class; b) mtodo treasury stock; c) mtodo if-converted. O mtodo two-class utilizado nos casos em que a entidade tenha emitido instrumentos financeiros que garantam a seus portadores a participao nos resultados e aes ordinrias de dupla classe, porm no conversveis em aes ordinrias. Nesse mtodo, o lucro operacional (ou lucro lquido) deve ser reduzido pelo total de dividendos declarados no exerccio a que se referem as demonstraes contbeis para cada classe de aes. O mtodo treasury stock utilizado nos casos de ocorrncia de bnus de subscrio e opes de compras, considerando-os como se tivessem sido exercidos, ou seja, convertidos em aes preferenciais no incio do exerccio, ou na data de sua emisso, se posterior. Os recursos que seriam obtidos pela converso dos mesmos seriam utilizados para adquirir aes ordinrias da prpria entidade, pela cotao mdia de mercado dos papis durante o exerccio a que se referem as demonstraes contbeis. Se o preo de exerccio dos bnus de subscrio e das opes for maior que a cotao mdia de mercado dos papis, no se deve considerar a converso dos mesmos para fins de clculo do LPAD, desde que os resultados dessas transaes sejam anti-dilutivos. Importante salientar que as transaes acima descritas so apenas "virtuais", e aplicveis s opes de compra e bnus de subscrio que foram emitidos em exerccios passados ou ao longo do exerccio corrente e que no tenham sido exercidos at a data de encerramento das demonstraes contbeis. Caso esses instrumentos tivessem sido exercidos, ou seja, convertidos em aes ordinrias, essas novas aes entrariam no cmputo da mdia ponderada de aes ordinrias em circulao durante o exerccio a que se referem as demonstraes contbeis. O mtodo if-converted utilizado nas situaes em que ocorram instrumentos financeiros que garantam a seus portadores o recebimento de remuneraes (juros ou dividendos preferenciais) por parte da entidade que os emitiu. As remuneraes atribuveis aos portadores desse tipo de instrumentos, lquidas de impostos, no so consideradas no montante do

lucro atribuvel aos acionistas portadores de aes ordinrias, e a mdia ponderada de aes ordinrias em circulao durante o exerccio a que se referem as demonstraes contbeis ajustada, assumindose que a converso das aes preferenciais ou dos outros instrumentos financeiros conversveis tenha ocorrido no incio do exerccio, ou na data de emisso desses instrumentos, se posterior. Com base no exposto acima, generaliza-se que o mtodo if-converted utilizado nos casos de instrumentos financeiros conversveis, e o mtodo treasury stock utilizado no caso de opes de compra e bnus de subscrio. Entretanto, o SFAS 128 prev algumas situaes em que no se aplicam os mtodos: a) caso as opes e os bnus de subscrio emitidos contenham providncias que permitam que dvidas ou outros instrumentos do emissor sejam oferecidos por todo o perodo de vigncia das opes ou dos bnus, dever ser utilizado o mtodo if-converted; b) no caso de as opes e os bnus de subscrio emitidos conterem exigncias para que os recursos advindos de sua converso sejam utilizados para quitar dvidas existentes da entidade, dever ser utilizado o mtodo if-converted ; c) no caso de instrumentos financeiros conversveis que exijam alguma contraprestao monetria por parte de seu portador no ato de sua converso, de tal forma que possam ser considerados equivalentes aos bnus de subscrio, dever ser adotado o mtodo treasury stock.

3.1.2.3. EXEMPLO DE CLCULO DO LPAD EM


UMA ESTRUTURA COMPLEXA DE CAPITAL

a) Exemplo considerando o mtodo treasury stock O lucro lquido do exerccio foi de $ 217.000, e a mdia ponderada de aes ordinrias em circulao durante o exerccio foi de 256.000 aes. Dados adicionais: a remunerao das aes preferenciais cumulativas no conversveis de 10% (1.000 aes emitidas e em circulao durante todo o exerccio, cotadas a $ 250 cada); opes e bnus de subscrio para o exerccio de 2.000 aes ordinrias cotadas a $ 12 cada.

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP, So Paulo, FIPECAFI, v.15, n. 26, p. 81 - 94, maio/agosto 2001

LUCRO POR AO

87

A cotao mdia de mercado das aes ordinrias da entidade durante o exerccio a que se referem as demonstraes contbeis foi de $ 20, sendo que as opes e os bnus permaneceram em circulao durante todo o exerccio. O primeiro passo o clculo do LPAB:

LPAB= LLDP = $217.000$25.000 =$0,75 MPA 256.000


Onde: LPAB => lucro por ao bsico; LL => lucro lquido do exerccio; DP => remunerao atribuda s aes preferenciais; MPA => mdia ponderada de aes ordinrias em circulao durante o exerccio. O passo seguinte calcular o LPAD. Para esse exemplo, as opes e os bnus de subscrio so os nicos instrumentos potencialmente dilutivos. Importante salientar que apenas os instrumentos dilutivos, ou seja, aqueles em que a cotao de mercado maior que o preo de exerccio, so includos na base de clculo do LPAD. Assim, os ajustes no denominador a serem efetuados so os seguintes: os recursos considerados como se advindos do exerccio das opes e bnus de subscrio montam em $ 24.000; 2.000 aes ordinrias consideradas como se fossem emitidas no incio do exerccio; 1.200 aes ordinrias consideradas como se fossem recompradas ($ 24.000 / $ 20); 800 aes consideradas como se emitidas e no recompradas. Essas 800 aes so consideradas como sendo os reflexos dos instrumentos financeiros potencialmente dilutivos. Dessa forma tm-se:

MPA => mdia ponderada de aes ordinrias em circulao durante o exerccio; ID => reflexos dos instrumentos financeiros potencialmente dilutivos. b) Exemplo considerando o mtodo if-converted O lucro lquido do exerccio foi de $ 217.000, e a mdia ponderada de aes ordinrias em circulao durante o exerccio foi de 256.000 aes. Dados adicionais: remunerao dos instrumentos financeiros conversveis de 8%, incidindo IR de 25%. Foram emitidos 200 ttulos, cada um conversvel em 120 aes ordinrias, e sua emisso ocorreu pelo valor nominal de $ 1.000 cada. Nenhum ttulo foi convertido durante o exerccio a que se referem as demonstraes contbeis; remunerao das aes preferenciais cumulativas conversveis de 10%. Foram emitidas 1.000 aes, as quais permaneceram em circulao durante todo o exerccio, ao valor nominal de $ 250 cada. Cada ao preferencial conversvel em 40 aes ordinrias; entretanto, nenhuma foi convertida durante o exerccio a que se referem as demonstraes contbeis. O primeiro passo o clculo do LPA bsico, o qual j foi calculado anteriormente, e de $ 0,75 por ao ordinria. O passo seguinte o clculo do LPAD. Os instrumentos financeiros conversveis so considerados como se tivessem sido convertidos no incio do exerccio. Os efeitos de tal procedimento so os seguintes: caso essa converso tivesse realmente ocorrido no incio do perodo, a entidade no teria incorrido em uma despesa com juros referente remunerao desses instrumentos de $ 16.000 ($ 1.000 x 200 ttulos x 8% de remunerao). Sobre essa despesa de juros deveriam ser considerados os efeitos da deseconomia de IR, alquota de 25%. Assim, os efeitos lquidos seriam de $ 16.000 menos 25%, ou seja, $ 12.000; da mesma forma, a entidade teria emitido 24.000 novas aes ordinrias, pois cada um dos 200 ttulos emitidos seria convertido em 120 aes ordinrias.

LPAD = LLDP = $217000$25.000 =$0,7477 MPA+ID 256.000+800


Onde: LPAD => lucro por ao diludo; LL => lucro lquido do exerccio; DP => remunerao atribuda s aes preferenciais;

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP, So Paulo, FIPECAFI, v.15, n. 26, p. 81 - 94, maio/agosto 2001

88

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP

ARTIGO

Dessa forma, tem-se o seguinte:

LPAD= LLDP+DO = $217.000$25.000+$12.000 =$0,7286 MPA+NA 256.000+24.000


Onde: LPAD => lucro por ao diludo; LL => lucro lquido do exerccio; DP => remunerao atribuda s aes preferenciais; DO => despesas financeiras lquidas que no teriam ocorrido (16.000 - IR 25%); MPA => mdia ponderada de aes ordinrias em circulao durante o exerccio; NA => aes ordinrias que seriam emitidas pela converso dos ttulos conversveis. Para determinar-se o efeito dilutivo decorrente da converso das aes preferenciais, considera-se que essa converso tenha ocorrido no incio do exerccio. Os efeitos para tal procedimento so os seguintes: se as aes preferenciais tivessem sido convertidas em aes ordinrias no incio do exerccio a que se referem as demonstraes contbeis, no teria havido a ocorrncia da remunerao das aes preferenciais de $ 25.000 (1.000 aes x $ 250 cada x 10%); da mesma forma, a entidade teria emitido e posto em circulao 40.000 novas aes ordinrias, uma vez que cada uma das 1.000 aes preferenciais existentes conversvel em 40 aes ordinrias. Assim tem-se:

LPAD=

LL+DO $217.000+$12.000 = =$0,7156 MPA+NA+AP 256.000+24.000+40.000

Onde: LPAD => lucro por ao diludo; LL => lucro lquido do exerccio; DO => despesas financeiras lquidas que no teriam ocorrido (16.000 - IR 25%); MPA => mdia ponderada de aes ordinrias em circulao durante o exerccio; NA => aes ordinrias que seriam emitidas pela converso dos ttulos conversveis; AP => aes ordinrias que seriam emitidas pela converso das aes preferenciais. Assim, o LPAD, considerando-se tanto os efeitos dos ttulos conversveis como as aes preferenciais conversveis, de $ 0,7156 por ao ordinria. Nesse exemplo, foi considerado que as converses teriam ocorrido no incio do exerccio a que se referem as demonstraes contbeis; entretanto, podem ocorrer situaes em que ser necessrio considerar as converses como se ocorridas em outras datas. Dessa forma, seria necessrio ajustar tanto o numerador quanto o denominador da equao do LPA data da converso.

3.1.2.4. INCLUSES E EXCLUSES DO CLCULO DO LPAD


O clculo do LPAD deve incluir, sempre que possvel, as opes de venda, contratos de compra futu-

ra e outros tipos de contratos que estabeleam que a entidade ir recomprar suas prprias aes, caso os efeitos desses itens sejam dilutivos. Se durante o exerccio a que se referem as demonstraes contbeis o preo de exerccio desses contratos exceder a cotao mdia de mercado das aes ordinrias, dever ser utilizado o mtodo treasury stock, de tal forma que: a) emisses de novas aes ordinrias devem ser consideradas como se tivessem ocorrido no incio do exerccio a que se referem as demonstraes contbeis, pela cotao mdia de mercado no exerccio, de tal forma que sejam reconhecidos recursos suficientes para satisfazer as clusulas dos contratos; b) os recursos obtidos com a emisso desses contratos devem ser utilizados para satisfazer as clusulas constantes do contrato, ou seja, a recompra das aes; c) o denominador do clculo do LPAD deve conter o acrscimo de aes ordinrias, ou seja, a diferena entre o nmero de aes consideradas como se emitidas e o nmero de aes consideradas como se recompradas.

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP, So Paulo, FIPECAFI, v.15, n. 26, p. 81 - 94, maio/agosto 2001

LUCRO POR AO

89

3.2. APRESENTAO DE

INFORMAES ADICIONAIS

4. NORMAS DO IASC
A Norma Internacional de Contabilidade que trata do lucro por ao a IAS 332 . O objetivo da norma a prescrio de princpios para a determinao e apresentao do Resultado por Ao (RPA), visando a uma melhor comparabilidade do desempenho entre diferentes entidades em um mesmo exerccio e entre diferentes exerccios de uma mesma entidade. O foco principal da norma o denominador do clculo do RPA, mesmo que as diferentes polticas contbeis adotadas pelas empresas na apurao dos resultados causem limitaes nos dados que formam o resultado por ao. A norma aplica-se a todas as entidades constitudas sob a forma de sociedades por aes, independente do fato de terem ou no suas aes negociadas em bolsas de valores.

O SFAS 128 faz algumas exigncias adicionais em relao ao LPA e LPAD: a) caso a entidade apresente em sua demonstrao do resultado a linha "Lucro Operacional", o LPAB e o LPAD devero ser calculados para esta e para o Lucro Lquido. Caso a empresa apresente apenas a linha "Lucro Lquido", tal exigncia no se faz presente. necessria a reconciliao do numerador e do denominador do LPAB e LPAD obtido para o Lucro Operacional e para o Lucro Lquido, se aplicvel; b) caso a entidade esteja com o pagamento de dividendos e remuneraes atribuveis aos acionistas portadores de aes preferenciais em atraso, ela dever evidenciar o montante em atraso, bem como todos os seus efeitos sobre o clculo do LPAB e LPAD; c) em situaes em que ocorra split de aes aps a data de encerramento das demonstraes contbeis de determinado exerccio, porm antes da publicao do relatrio anual, exigido o ajuste retroativo do nmero de aes em circulao. Nesses casos dever ser evidenciado tanto o nmero de aes ordinrias em circulao aps o split, bem como o nmero de aes ordinrias em circulao anteriormente ao split. Tal exigncia tambm se aplica no caso de reverse split; d) no caso de uma entidade evidenciar operaes em descontinuidade, itens extraordinrios ou efeitos cumulativos de mudanas em suas prticas contbeis, ela dever apresentar os efeitos desses itens sobre o clculo do LPAB e LPAD no corpo da demonstrao do resultado do exerccio a que se referem as demonstraes contbeis, ou em notas explicativas; e) efeitos das remuneraes atribudas aos acionistas portadores de aes preferenciais; f) instrumentos financeiros com potencial dilutivo do LPAB em exerccios futuros, porm no inclusos no clculo do LPAD para o exerccio a que se referem as demonstraes contbeis; g) fatos relevantes que venham a alterar a quantidade de aes ordinrias em circulao aps a data de encerramento das demonstraes contbeis.
2

4.1. TERMINOLOGIA

DA

IAS 33

A Norma Internacional de Contabilidade IAS 33 define alguns termos, a saber: ao ordinria => instrumento patrimonial que subordinado a todas as outras classes de instrumentos patrimoniais; ao ordinria potencial => um instrumento financeiro ou outro contrato que garante a seu portador o direito de receber aes ordinrias; garantias ou opes de compra => so instrumentos financeiros que garantem a seu possuidor o direito de comprar aes ordinrias; instrumento financeiro => um contrato que origina tanto um ativo financeiro em uma entidade como um passivo financeiro ou um instrumento patrimonial em outra entidade; instrumento patrimonial => qualquer contrato que evidencie uma participao residual nos ativos de uma entidade aps a deduo de todos os seus passivos; valor justo (fair value) => o montante pelo qual um ativo poderia ser transacionado, ou um passivo quitado, entre partes conhecedoras do assunto e dispostas a negociar numa transao sem favorecimentos.

IAS a sigla de International Accouting Standards, ou, traduzido para o portugus, Norma Internacional de Contabilidade

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP, So Paulo, FIPECAFI, v.15, n. 26, p. 81 - 94, maio/agosto 2001

90

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP

ARTIGO

4.2. RESULTADO

POR AO BSICO

(RPAB)

Calculado mediante a diviso do lucro ou prejuzo lquido do exerccio a que se referem as demonstraes contbeis atribuvel aos acionistas ordinrios, pela mdia ponderada da quantidade de aes ordinrias em circulao naquele exerccio.

4.2.1. RESULTADO
Trata-se do resultado contbil apurado na respectiva demonstrao, atravs do confronto das receitas do exerccio, com as despesas e custos, e deduzidos os dividendos preferenciais. Os dividendos preferenciais deduzidos do resultado lquido podem ser: valor de quaisquer dividendos sobre aes pre-

ferenciais no cumulativas declarados em relao ao exerccio; e valor total dos dividendos correspondentes s aes preferenciais cumulativas do exerccio, que tenham ou no sido declarados. O valor dos dividendos preferenciais do exerccio no inclui o montante de quaisquer dividendos de aes preferenciais cumulativas pagos ou declarados durante o perodo em relao aos perodos anteriores.

4.2.2. QUANTIDADE

DE

AES

No RPAB, a forma de clculo da quantidade mdia ponderada de aes ordinrias em circulao demonstrada no exemplo abaixo:

Quadro 2 - Exemplo de clculo da quantidade mdia ponderada de aes


Data 01/01/X1 31/05/X1 01/12/X1 31/12/X1 Item Saldo inicial Emisso de novas aes contra caixa Compra em dinheiro de aes para tesouraria Saldo final Aes emitidas 2200 900 0 3100 Aes em tesouraria 330 0 300 630 Aes em circulao 1870 2770 2470 2470

Cmputo da mdia ponderada: (1870 x 5/12) + (2770 x 6/12) + (2470 x 1/12) = 2370 aes

No caso de combinaes de empresas (business combination), o tratamento a ser adotado varia em funo do tipo de combinao ocorrida. Se for uma aquisio (purchase), as aes ordinrias emitidas como parte do valor de compra so includas na mdia ponderada de aes desde a data da aquisio, j que o adquirente incorpora o resultado das operaes do adquirido na sua demonstrao do resultado desde a data da aquisio. Em se tratando de uma fuso (pooling of interest), as aes ordinrias emitidas como parte da combinao so includas no clculo da quantidade mdia ponderada de aes em todos os exerccios apresentados, pelo fato de as demonstraes contbeis da empresa combinada serem preparadas como se sempre tivessem existido.

4.2.3. AJUSTES NA QUANTIDADE MDIA


PONDERADA DE AES

Durante o exerccio em questo e para todos os exerccios apresentados, deve-se ajustar a quantidade mdia ponderada de aes em circulao, pelos eventos que alterem o nmero de aes ordinrias em circulao sem uma correspondente mudana nos recursos financeiros, tais como: uma capitalizao ou emisso de bonificao, conforme demonstrado no quadro 2 (conhecida em alguns pases como dividendo em aes); um componente de bonificao em qualquer outra emisso, por exemplo um componente de bonificao no lanamento de direitos para os acionistas atuais, assim como demonstrado no quadro 3; uma diviso (split) de aes; e uma reverso de diviso de aes, ou seja, uma consolidao de aes (reverse split).

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP, So Paulo, FIPECAFI, v.15, n. 26, p. 81 - 94, maio/agosto 2001

LUCRO POR AO

91

Quadro 3 - Exemplo de Emisso de Bonificao


Lucro lquido X0 Lucro lquido X1 Aes em circulao at 30/09/X0 Emisso de 250 bonificaes em 01/10/X0 220 700 250 2 aes ordinrias para cada ao ordinria em circulao em 30/09/X1 (250 x 2 = 500 novas aes) Lucro por ao em X1 Lucro por ao em X0 ajustado 700 / (250 + 500) = 0,93 220 / (250 + 500) = 0,29

Sendo a emisso da bonificao uma emisso sem contrapartida remunerada, a mesma tratada como se ocorrida fosse no incio de X0.

4.3. RESULTADO

POR AO DILUDO

(RPAD)

No clculo do RPAD, tanto a quantidade mdia ponderada de aes em circulao, assim como o resultado lquido atribuvel aos acionistas ordinrios devem ser ajustados pelos efeitos de todas as aes ordinrias potenciais dilutivas (vide quadro 4). Dentre os ajustes ao resultado lquido, encontram-se os

efeitos fiscais, como relacionado a seguir: quaisquer dividendos sobre aes ordinrias potenciais dilutivas que tenham sido deduzidos para chegar ao lucro lquido do perodo atribuvel aos acionistas ordinrios, calculado conforme o pargrafo 113 da IAS 33; juros reconhecidos do perodo para as aes ordinrias potenciais dilutivas; e quaisquer outras mudanas na receita ou despesa que resultariam da converso das aes ordinrias potenciais dilutivas.

Quadro 4 - Exemplo de Lanamento de Direitos


Lucro Lquido Aes em circulao antes do lanamento de direitos X0 = 1.200; X1 = 1.600; X2 = 1.800 600 aes Uma nova ao para cada cinco em circulao (100 novas aes) Preo de exerccio: 6,00 Data final para exerccio dos direitos: 01/03/X1

Direitos lanados

Valor justo de uma ao ordinria imediatamente antes do exerccio em 01/03/X1 = 12,00

Cmputo terico por ao ex-direitos


Valor justo de todas as aes em circulao + montante total recebido do exerccio de direitos Nmero de aes em circulao antes do exerccio + nmero de aes emitidas pelo exerccio (12,00 x 600) + ( 6,00 x 100 aes ) 600 aes + 100 aes Valor terico por ao ex-direitos = 11,14

Cmputo do resultado por ao


RPA X0 Segundo divulgado originalmente = 1.200/600 aes RPA X0 corrigido para o lanamento de direitos: 1.200/ (600 aes x 1,08) RPA incluindo os efeitos do lanamento de direitos 1.600 (600 aes x 1,08 x 2/12) + (700 x 10/12) RPA X2 = 1.800 / 700 aes

X0
2,00 1,86

X1
-

X2
-

2,32 -

2,57

Trata da forma de clculo do RPAB.

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP, So Paulo, FIPECAFI, v.15, n. 26, p. 81 - 94, maio/agosto 2001

92

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP

ARTIGO

A seguir, apresentado um exemplo de clculo do resultado por ao diludo, no caso dos bnus conversveis:

Quadro 5 - Exemplo de Clculo do Resultado por Ao Diludo, Considerando-se os Bnus Conversveis


Lucro Lquido Aes ordinrias em circulao Lucro bsico por ao Bnus conversveis Cada lote de 10 bnus conversvel em 4 aes ordinrias Despesa de juros do ano corrente referentes os bnus Impostos correntes e diferidos relacionados com essa despesa de juros Lucro lquido ajustado Quantidade de aes ordinrias resultante da converso dos bnus Nmero de aes ordinrias utilizado para computar o resultado diludo por ao Lucro diludo por ao 1.006 1.100 1,00 150 10 6 1.006 + 10 - 6 = 1010 10 x 4 = 40 1.100 + 40 = 1.140 1.010 = 0,89 1.140

Ainda em relao ao clculo do RPAD, a IAS 33 determina que o nmero de aes ordinrias deve ser a quantidade mdia ponderada de aes ordinrias calculada conforme previsto em seu texto, acrescida da quantidade mdia ponderada de aes ordinrias que seriam emitidas para a converso de todas as aes ordinrias potenciais dilutivas em aes ordinrias. Presume-se que as aes ordinrias potenciais dilutivas sero convertidas em aes ordinrias no incio do perodo ou, se posteriormente, na data de

emisso das aes ordinrias potenciais. A entidade deve assumir o exerccio de opes dilutivas e outras aes ordinrias potenciais dilutivas quando se trata do clculo do RPAD. A disponibilidade presumida dessas emisses deve ser considerada como tendo sido recebida pela emisso das aes a valor justo. A diferena entre a quantidade de aes emitidas e o nmero de aes que teriam sido emitidas a valor justo deve ser tratada como uma emisso de aes ordinrias sem pagamento, conforme demonstrado abaixo:

Quadro 6 - Efeitos de Opes de Aes sobre o Resultado Diludo por Ao


Resultado lquido do ano X1 Quantidade mdia ponderada de aes ordinrias em circulao durante o ano X1 Valor justo mdio de uma ao ordinria durante o ano X1 Quantidade mdia ponderada de aes com opo durante o ano X1 Preo de exerccio para as aes com opo durante o ano X1 1.300.000 550.000 aes 25,00 150.000 aes 20,00

Cmputo do resultado por ao


Resultado lquido do ano X1 Mdia ponderada de aes em circulao durante o ano X1 Resultado bsico por ao Nmero de aes com opo Nmero de aes que teriam sido emitidas a valor justo: (150.000 x 20,00) / 25,00 Resultado diludo por ao

Por Ao
-

Resultado
1.300.000

Aes
550.000

2,36 -

150.000

(120.000) 2,24 1.300.000 580.000

No caso de ocorrerem aes ordinrias potenciais dilutivas, estas devem ser tratadas como sendo dilutivas na hiptese em que sua converso em aes ordinrias diminuir o resultado lquido por ao decorrente das operaes ordinrias.

Os quadros 7 e 8 demonstram os clculos a serem realizados, para se saber se os ttulos so ou no dilutivos, alm da ordem na qual incluir ttulos dilutivos no clculo do nmero mdio ponderado de aes.

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP, So Paulo, FIPECAFI, v.15, n. 26, p. 81 - 94, maio/agosto 2001

LUCRO POR AO

93

Quadro 7 - Determinao da ordem na qual incluir ttulos dilutivos no clculo do nmero mdio ponderado de aes
Resultado - Lucro lquido atribuvel aos acionistas ordinrios Aes ordinrias em circulao Valor justo mdio de uma ao ordinria durante o ano 15.000.000 3.000.000 75,00

Aes ordinrias potenciais


Opes Aes preferenciais conversveis Bnus a 5% conversveis 100.000 com preo de exerccio de $ 60 800.000 aes com direito a dividendo cumulativo de 8 por ao. Cada ao preferencial e conversvel em 2 aes ordinrias. Valor nominal de $ 100.000.000. Cada lote de 1.000 bnus e conversvel em 20 aes ordinrias. No h amortizao de prmio ou desconto que afete a determinao da despesa de juros. 40%

Alquota do imposto

Aumento do Lucro Atribuvel aos Acionistas Ordinrios pela Converso de Aes Ordinrias Potenciais
Opes Aumento nos lucros Aes adicionais emitidas sem pagamento 100.000 x (75 - 60 ) / 75 Aes preferenciais conversveis Aumento do resultado lquido 8 x 800.000 Aes adicionais 2 x 800.000 Bnus a 5% conversveis Aumento no lucro lquido 100.000 x 0,05 x (1 - 0,4 ) Aes adicionais 100.000 x 20 Aumento no Lucro NULO 6.400.000 3.000.000 Nmero de Aes Ordinrias 20.000 1.600.000 2.000.000 Aumento nos Lucros por Ao Adicional NULO 4,00 1,50

Quadro 8 - Cmputo do Resultado por Ao


Discriminao Segundo divulgado Opes Sub total Bnus a 5% conversveis Sub total Aes preferenciais conversveis Total Lucro Lquido Atribuvel 15.000.000 15.000.000 3.000.000 18.000.000 6.400.000 24.400.000 Aes Ordinrias 3.000.000 20.000 3.020.000 2.000.000 5.020.000 1.600.000 6.620.000 3,69 No Dilutivo Por Ao 5,00 4.97 3,59 Dilutivo Dilutivo Efeito

Sendo que o resultado diludo por ao aumentado quando se consideram as aes preferenciais conversveis (de 3,59 para 3,69), as aes preferenciais conversveis so no dilutivas e so ignoradas no clculo do resultado diludo por ao. Assim , o resultado diludo por ao 3,59. Este exemplo no ilustra a classificao, requerida pela NIC 32, dos instrumentos financeiros conversveis entre passivos e patrimnio lquido ou a classificao dos correspondentes juros e dividendos entre despesas e patrimnio lquido.

4.4. REAJUSTE
A norma estabelece que, em determinadas situaes, os clculos do RPAB e RPAD de todos os exerccios divulgados devem ser ajustados retroativamente. Isto se aplica naqueles casos em que a quantidade de aes ordinrias ou potenciais aumenta como conseqncia de uma capitalizao, emisso de bnus,

diviso de aes (share split), ou diminui como resultado de uma aglomerao de aes (reverse share split). previsto ainda que, se tais alteraes acontecerem aps a data de encerramento das demonstraes contbeis, porm antes de sua divulgao, os clculos dos RPAB e RPAD para todos os exerccios apresentados devem estar baseados no novo nmero de aes.

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP, So Paulo, FIPECAFI, v.15, n. 26, p. 81 - 94, maio/agosto 2001

94

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP

ARTIGO

O reajuste do RPAD de qualquer exerccio anterior apresentado no ocorrer no caso de mudanas nas premissas utilizadas, ou pela converso de aes ordinrias potenciais em aes ordinrias em circulao. H o incentivo para que as entidades divulguem as transaes com aes ordinrias ou aes ordinrias potenciais, diferentes das emisses por capitalizao e diviso de aes, que acontecerem aps a data de encerramento das demonstraes contbeis, quando so de tal importncia que a no divulgao afetaria a capacidade dos usurios das demonstraes contbeis para fazer avaliaes e tomar decises apropriadas. A seguir citam-se alguns exemplos de tais operaes: a emisso de aes integralizadas em dinheiro; a emisso de aes quando os fundos so usados para resgatar ttulos de dvida ou aes preferenciais em circulao na data do balano; resgate de aes ordinrias em circulao; a converso ou exerccio de aes ordinrias potenciais, em circulao na data do balano, em aes ordinrias; a emisso de garantias de aes, opes ou ttulos conversveis; e a realizao de condies que resultariam na emisso de aes de emisso contingente.

desses valores com o lucro ou prejuzo lquido do exerccio; e a quantidade mdia ponderada de aes ordinrias usada como denominador no clculo dos RPAB e RPAD e uma reconciliao entre os prprios denominadores.

5. CONSIDERAES FINAIS
Neste trabalho analisaram-se as normas contbeis referentes ao Lucro (Resultado) por Ao. Apresentaram-se, com exemplos de clculo, nas hipteses bsicas e complexas, as normas aplicveis ao assunto emanadas do Financial Accounting Standards Board (FASB), dos Estados Unidos, e pelo International Accounting Standards Committee (IASC), em relao s normas internacionais. Tambm se demonstraram alguns aspectos em relao situao brasileira. O foco de concentrao do trabalho, ou seja, a norma norte americana e a norma internacional, se justifica pelo fato de que os rgos competentes, FASB e IASC, respectivamente, publicaram normas de contabilidade voltadas exclusivamente ao assunto, abrangendo conceitos, formas de clculo e aspectos de disclosure. No Brasil h muito pouco ou quase nenhum material publicado sobre o assunto. Conforme foi visto, nem mesmo por parte do Conselho Federal de Contabilidade existe uma regulamentao acerca do assunto, de tal forma que existe uma grande divergncia de tratamento por parte das empresas quando do clculo e apresentao do Lucro por Ao. Somente a publicao de estudos e trabalhos sobre o assunto em revistas tcnicas voltadas para a rea de Contabilidade e Finanas possibilitar um maior debate em torno do mesmo por parte dos profissionais contbeis no pas. Dessa forma, tornamse necessrios estudos mais aprofundados, de forma que sejam publicados mais artigos ou trabalhos sobre o Lucro por Ao, contribuindo assim para a solidificao do conhecimento contbil.
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

4.5. APRESENTAO (DISCLOSURE)


Para a apresentao de seus resultados, a entidade dever apresentar os RPAB e RPAD no corpo da demonstrao do resultado, para cada classe de ao ordinria, para todos os exerccios apresentados no conjunto das demonstraes contbeis. Tal procedimento deve ser adotado tambm no caso dos resultados serem negativos. Pela norma, as entidades devem divulgar o seguinte: os montantes usados como numeradores no clculo dos RPAB e RPAD; e uma reconciliao

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Princpios fundamentais de contabilidade e normas brasileiras de contabilidade. 2. ed. Braslia: CFC, 2000. DELANEY, Patrick R., EPSTEIN, Barry J., ADLER, James R., FORAN, Michael F. GAAP2000: Interpretation and application of generally accepted accounting principles 2000. New York: John Wiley & Sons, 2000. HENDRIKSEN, Eldon S., VAN BREDA, Michael F. Teoria da contabilidade. So Paulo: Atlas, 1999.

IBRACON, Normas internacionais de contabilidade 1997. So Paulo: IBRACON, 1998. INTERNATIONAL ACCOUNTING STANDARDS COMMITTEE. International accounting standards 2000. London: IASC, 2000. IUDCIBIUS, Srgio de. MARTINS, Eliseu, GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de contabilidade das sociedades por aes: aplicvel tambm s demais sociedades. So Paulo: Atlas, 1995.

Revista Contabilidade & Finanas FIPECAFI - FEA - USP, So Paulo, FIPECAFI, v.15, n. 26, p. 81 - 94, maio/agosto 2001

You might also like