You are on page 1of 54

GESTALT

1 - DEFINIO

Termo Gestalt: boa forma , todo . Escola alem de psicologia experimental. Surge no final do sc. XIX O precursor foi Von Ehrenfels, seguido a partir de 1910 pelos pesquisadores Wertheimeir, Kohler e Koffka. O movimento gestaltista atuou principalmente no campo da teoria da FORMA.

Contribuiu tambm para os estudos da percepo, linguagem, inteligncia, aprendizagem, memria, motivao, conduta exploratria e dinmica de grupos sociais. A teoria da Gestalt, extrada de rigorosas experimentaes, sugere uma resposta ao porqu de umas formas agradarem mais e outras no.

2 - FUNDAMENTAO TERICA

A Gestalt apresenta uma nova teoria sobre o fenmeno da percepo: O que acontece no crebro no idntico ao que acontece na retina. A excitao cerebral no se d em pontos isolados, mas por extenso. A primeira sensao j de forma, global e unificada.

iluso de tica

PERCEPO DA FORMA VISUAL

De acordo com Koffka: por que vemos as coisas como as vemos? Foras internas - foras internas de organizao das formas. Foras externas - so constitudas pela estimulao da retina atravs da luz proveniente do objeto.

PRINCPIOS QUE REGEM AS FORAS INTERNAS DE ORGANIZAO. De acordo com pesquisas sobre o fenmeno da percepo, os psiclogos da Gestalt precisaram certas constantes nessas foras internas, quanto a maneira como se ordenam ou se estruturam as formas psicologicamente percebidas.

Essas constantes das foras de organizao foram chamadas pelos gestaltistas de padres, fatores, princpos bsicos ou leis de organizao da forma perceptual. So essas foras ou princpios que explicam por que vemos as coisas de uma determinada maneira e no de outra.

As foras iniciais mais simples que regem o processo de percepo da forma visual, so as foras da segregao (1) e unificao (2). As foras de unificao agem em virtude da igualdade de estimulao enquanto as foras de segregao em virtude de diferena de estimulao.

mais contraste

menos contraste

muito menos

Para a formao de unidades, necessrio que haja descontinuidade de estimulao (ou contraste). No exemplo anterior, o branco constitui fundo inseparvel da unidade percebida. No podemos perceber unidades visuais isoladas, mas sim, relaes.

Vemos nas figuras abaixo exemplos em funo do fator de organizao da forma, o fechamento(3), importante para a formao de unidades.

fechamento

As foras de organizao dirigem-se para uma ordem espacial, que tende para a unidade em todos fechados, segregando uma superfcie do resto do campo.

Outro fator de organizao a boa continuao(4). Toda unidade linear tende, psicologicamente, a se prolongar na mesma direo e com o mesmo movimento. Uma linha reta mais estvel que uma curva. Ambas, entretanto, seguem seus respectivos rumos naturais.

Nas figuras abaixo, na primeira, o arranjo menos definido. Tanto b como c podem ser a continuao de a. Esse exemplo ilustra o fato de sempre termos uma impresso de como as partes sucessivas se seguiro umas as outras. Nos orientamos no sentido da boa organizao.

boa continuao

H ainda dois fatores elementares de organizao, que so a proximidade(5) e a semelhana(6). Proximidade: elementos ticos, prximos uns aos outros, tendem a ser vistos juntos, constituem unidades. Quanto menor a distncia entre dois pontos, mas unificao se d.

proximidade

Semelhana: a igualdade de forma e cor desperta a tendncia dinmica de constituir unidades, isto , estabelecer agrupamento das partes semelhantes.

semelhana

So organizados pela semelhana de elementos.

3 - LEIS DA GESTALT

A partir das leis apresentadas a seguir, foi criado o suporte sensvel e racional da leitura visual, que permite e favorece toda e qualquer articulao analtica e interpretativa da forma do objeto, sobretudo com relao utilizao das demais categorias conceituais.

UNIDADE - pode se constituda de um nico elemento, que se encerra em si mesmo, ou como parte de um todo. Ainda numa conceituao mais ampla, pode ser entendida como o conjunto de mais de um elemento configurando o todo propriamente dito, ou seja, o prprio objeto.

SEGREGAO - significa a capacidade perceptiva de separar, identificar, evidenciar ou destacar unidades formais em um todo compositivo ou em partes deste todo.

UNIFICAO - consiste na igualdade ou semelhana dos estmulos produzidos pelo campo visual, pelo objeto. percebida quando os fatores de harmonia, equilbrio ordenao visual e coerncia da linguagem esto presentes no objeto ou composio.

FECHAMENTO - importante fator para a formao de unidades. As foras de organizao da forma dirigem-se espontaneamente para uma ordem espacial que tende para a formao de unidades em todos fechados.

CONTINUIDADE - a boa continuidade a impresso visual de como as partes se sucedem atravs da organizao perceptiva da forma de modo coerente.

PROXIMIDADE - elementos ticos prximos uns dos outro tendem a ser vistos juntos e constituem um todo ou unidades dentro do todo.

SEMELHANA - a igualdade de forma e de cor desperta tambm a tendncia de se construir unidades, isto , de estabelecer agrupamentos de partes semelhantes.

PREGNNCIA DA FORMA - qualquer padro de estmulo tende a ser visto de tal modo que a estrutura resultante to simples quanto o permitam as condies dadas.

3 - CATEGORIAS CONCEITUAIS Tcnicas Visuais Aplicadas

Elas tm a finalidade de, alm de funcionar para a leitura visual da forma, fornecer subsdios para procedimentos criativos com relao concepo de trabalhos e desenvolvimento de projetos de qualquer natureza.

CLAREZA - manifestaes visuais bem

organizadas, portanto harmoniosas, apresentam uma tal ordem que se traduz em clareza, do ponto de vista de decodificao e compreenso imediata do todo.

SIMPLICIDADE - a tendncia

simplicidade est constantemente em ao na nossa mente. Cria a organizao mais harmoniosa e unificada possvel. Assemelha-se com a clareza e minimidade.

COMPLEXIDADE - uma formulao

oposta do conceito de simplicidade. Implica, quase sempre, uma complicao visual graas presena de numerosas unidades formais na organizao do objeto.

MINIMIDADE - uma tcnica

econmica de ordenao visual na utilizao de elementos numa composio ou objeto. A Clareza e simplicidade esto implcitas nessa tcnica.

PROFUSO - uma tcnica visual que

tambm apresenta o fator de complexidade em termos de apresentao de vrias unidades de informao na elaborao de um objeto ou de uma composio.

COERNCIA - se caracteriza por uma

organizao visual do objeto em que o resultado formal se apresenta integrado e harmnico ao todo.

INCOERNCIA - conceito oposto ao

anterior. Sua organizao visual se caracteriza pelo uso de linguagens formais distintas no todo compositivo.

EXAGERO - tcnica que recorre a

configuraes extravagantes, visando uma expresso visual intensa no todo ou em partes do objeto/composio.

ARREDONDAMENTO - tem como

caracterstica a suavidade e maciez que as formas orgnicas geralmente transmitem. A leitura visual deste tambm associada ao fator de boa continuidade.

TRANSPARNCIA - conceito utilizado

para permitir a visualizao de objetos ou coisas sobrepostas, de modo que o que est por trs possa ser percebido.

OPACIDADE - implica o bloqueio ou

ocultao de elementos visuais em partes do todo, em objetos ou composio visual.

REDUNDNCIA - fator caracterizado

pela repetio ou excesso de elementos iguais, justificados por enfatizar ou chamar ateno de um objeto ou composio.

AMBIGUIDADE - um fator que

concorre para a indefinio geomtrica ou orgnica da forma, podendo induzir a interpretaes diferentes do que visto.

ESPONTANEIDADE - se caracteriza por

uma falta aparente de planejamento visual. uma tcnica voluntria.

ALEATORIEDADE - se caracteriza por

elementos dispostos numa composio ou objeto de maneira a obedecer a um esquema rtmico, de modo no sequencial.

FRAGMENTAO - tcnica de

organizao formal que geralmente est associada decomposio dos elementos ou unidades que se relacionam, porm, conservando seu carter individual.

SUTILEZA - utilizada para conferir uma

distino afinada, de grande refinamento visual em relao ao todo da composio ou objeto.

DIFUSIDADE - tcnica que transmite

uma sensao de diluio, no se associa preciso, mas cria ambiente, calor, sonho e outras sensaes.

DISTORO - responde a um intenso

propsito visual produzindo respostas plsticas muito intensas.

PROFUNDIDADE - se sustenta

principalmente nas variaes de imagens retilneas, baseando-se em gradientes de estimulao ordinal.

SUPERFICIALIDADE - diz respeito

representao de manifestaes formais vistas de maneira chapada ou bidimensional. So configuraes planas pela ausncia do efeito de perspectiva.

SEQUENCIALIDADE - se refere

ordenao de unidades ou elementos organizados de modo contnuo e lgico, em qualquer tipo de dsposio visual.

SOBREPOSIO - organizao de

elementos uns em cima de outros, que podem ser opacos, translcidos ou transparentes, expressando a interao de estmulos visuais ativando a composio relacionada.

AJUSTE TICO - tcnica utilizada em

casos de configurao formal bi e ou tridimensional. Funciona como um recurso inteligente que se aplica ao objeto ou composio.

RUDO VISUAL - diz respeito a

interferncias ou distores que perturbam a harmonia ou a ordem no objeto ou composio, bi ou tridimensionais.

You might also like