You are on page 1of 10

Universidade So Francisco

Impacto Do ICMS ST Nos Fluxos De Caixa De Uma Empresa De Autopeas

Vanessa Belleze de Oliveira 001200900298

INTRODUO
1.1- rea e subrea A rea a ser desenvolvida no trabalho de concluso de curso ser a Cincia Contbil, que tem por objetivo discorrer e descrever sobre as questes relacionadas ao patrimnio, que o conjunto de bens, direitos e obrigaes de uma entidade, ento pode-se dizer que a contabilidade uma cincia moderna, que est cada vez mais presente na sociedade atual. Entretanto de acordo com Lopes (2009) a Cincia Contbil ainda tem muito a evoluir, o que acontecer atravs dos nossos esforos, afinal, a cada dia que passa estamos escrevendo mais um captulo na Histria da Contabilidade Moreira Lima (2009) define a contabilidade como:
A Contabilidade uma cincia econmica utilizada como instrumento de informao, atravs da qual passa a se conhecer a estrutura econmicofinanceira das entidades. Ela utiliza metodologia prpria para resumir e acumular os dados relacionados com o patrimnio das entidades.

A contabilidade est envolvida em diversas reas na rotina de uma empresa, por exemplo, planejamento, controladoria, anlise de custos, tributao, entre outras. Por isso, seu foco fornecer informaes tempestivas que visam auxiliar o administrador na tomada de deciso, orientando o caminho a ser seguido, fundamentando-se nas demonstraes obtidas atravs da anlise dos fatos contbeis. Essa ideia corroborada por Franco:
A Contabilidade a cincia que estuda e controla o patrimnio, objetivando represent-lo graficamente, evidenciar suas variaes, estabelecer normas para sua interpretao, anlise e auditagem e servir como instrumento bsico para a tomada de decises de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa. Em relao s demonstraes contbeis, quem determina quais so exigidas ou no para cada empresa a Lei 6.404/76 e a Norma Brasileira de Contabilidade - NBC

T.3. Brussolo, explica como isso deve acontecer:


A Lei 6404/76, conhecida como a Lei das Sociedades Annimas define quais so as Demonstraes Financeiras obrigatrias, bem como a estrutura de cada uma. Essa Lei foi recentemente alterada pela Lei 11.638/07, que alterou as Demonstraes Obrigatrias e tambm a estrutura de algumas demonstraes. A Lei 11.638/07 em seu artigo 176 define quais as Demonstraes Financeiras so obrigatrias para as

Sociedades Annimas: Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado do Exerccio, Demonstrao de Fluxo de Caixa e Demonstrao do Valor Adicionado (se for de capital aberto).

Dentre as demonstraes mencionadas anteriormente as principais so o Balano Patrimonial (BP) e a Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE), que sero explicadas mais detalhadamente a seguir. Balano Patrimonial uma demonstrao contbil que tem por objetivo mostrar a situao financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data. Representando, portanto, uma posio esttica da mesma. O Balano apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigaes) e o Patrimnio Lquido, que resultante da diferena entre o total de ativos e passivo. O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicaes de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefcios econmicos futuros, originados de eventos ocorridos. O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigaes para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigiro ativos para a sua liquidao. O Patrimnio Lquido compreende os recursos prprios da Entidade, e seu valor a diferena positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, o resultado denominado Passivo a Descoberto. Portanto, a expresso Patrimnio Lquido deve ser substituda por Passivo a Descoberto. Segundo Lima (2005) Na representao grfica apresentada temos, de um lado, os Bens e os Direitos, que formam o grupo dos ELEMENTOS POSITIVOS; e, do outro lado, as Obrigaes, que formam o grupo dos ELEMENTOS NEGATIVOS. O artigo 187 da Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Aes) instituiu a Demonstrao do Resultado do Exerccio. Destina-se a evidenciar a formao de resultado lquido do exerccio, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competncia, a DRE oferece uma sntese econmica dos resultados operacionais de uma empresa em certo perodo.

Embora sejam elaboradas anualmente para fins de divulgao, em geral so feitas mensalmente pela administrao e trimestralmente para fins fiscais. A Demonstrao do Resultado do Exerccio tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relao ao conjunto de operaes realizadas num determinado perodo, normalmente, de doze meses. De acordo com a legislao mencionada, as empresas devero na

Demonstrao do Resultado do Exerccio discriminar: - a receita bruta das vendas e servios, as dedues das vendas, os abatimentos e os impostos; - a receita lquida das vendas e servios, o custo das mercadorias e servios vendidos e o lucro bruto; - as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; - o lucro ou prejuzo operacional, as outras receitas e as outras despesas; - o resultado do exerccio antes do Imposto sobre a Renda e a proviso para o imposto; - as participaes de debntures, empregados, administradores e partes beneficirias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituies ou fundos de assistncia ou previdncia de empregados, que no se caracterizem como despesa; - o lucro ou prejuzo lquido do exerccio e o seu montante por ao do capital social. Na determinao da apurao do resultado do exerccio sero computados em obedincia ao princpio da competncia: a) as receitas e os rendimentos ganhos no perodo, independentemente de sua realizao em moeda; b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos,

correspondentes a essas receitas e rendimentos. A subrea a ser estudada ser a Contabilidade Tributria, que definida pelo Portal de Contabilidade como o conjunto de aes e procedimentos que visam apurar e conciliar a gerao de tributos de uma entidade, tambm chamada de Contabilidade Fiscal.

Esse tipo de aplicao da contabilidade utilizado no clculo e apurao dos impostos que devem ser recolhidos ou recuperados pela empresa dependendo da situao fiscal em que ela se enquadra. Segundo Gouva:
A Contabilidade Tributria, como ramo da Contabilidade, deve demonstrar a situao do patrimnio e o resultado do exerccio, de forma clara e precisa, rigorosamente de acordo com os princpios e normas contbeis.

Seguindo esta linha de pensamento, entende-se que a contabilidade tributria tem grande relevncia nas rotinas da empresa, visto que existem exigncias do Fisco passveis de multas e penalizaes a serem cumpridas, alm dos benefcios concedidos de forma que carga tributria diminua e o desembolso financeiro seja menor, a chamada eliso fiscal. Para isso necessrio um planejamento tributrio sempre atualizado com eventuais mudanas na legislao e seus impactos na entidade. Casprek (2010) afirma que:
Conhecer os objetivos e conceitos da contabilidade tributria fundamental para o contador pois a partir dela que saem os procedimentos que devero ser adotados por um empreendedor na hora de decidir as metas a serem traadas pela empresa.

De acordo com a Lei 6404/76, uma Sociedade Annima deve ser tributada pelo regime de Lucro Real sendo assim deve apresentar ao fisco uma serie de declaraes para o recolhimento correto dos impostos. As principais delas sero descritas a seguir:

DIPJ (declarao de informaes econmico-fiscais da pessoa jurdica) As pessoas jurdicas, inclusive as equiparadas, devero apresentar, anualmente, a declarao de rendimentos compreendendo o resultado das operaes do perodo de 01 de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior da declarao. A Instruo Normativa SRF 127/1998 instituiu a DIPJ (Declarao de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica). A DIPJ ser apresentada em meio magntico, mediante a utilizao de programa gerador de declarao.

A partir do ano-calendrio de 2000, todas as pessoas jurdicas, inclusive as equiparadas, sujeitas prestao de informaes na Declarao de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica devero apresentar essa Declarao

anualmente, de forma centralizada pela matriz, nos prazos fixados.

DCTF (declarao de dbitos e crditos tributrios federais) A Declarao de Contribuies e Tributos Federais DCTF uma obrigao tributria acessria devida por todas as pessoas jurdicas tributadas pelo imposto de renda nos termos estabelecidos pelo Lucro Real e Lucro presumido, a partir do limite estabelecido em lei. A DCTF conter as informaes relativas aos tributos e contribuies apurados pela pessoa jurdica em cada ms, os pagamentos, eventuais parcelamentos e as compensaes de crditos, como as informaes sobre a suspenso da exigibilidade do crdito tributrio. Esto obrigados a entregar a DCTF, de forma centralizada pela matriz, relativamente aos perodos ocorridos a partir de janeiro de 1999: Pessoas Jurdicas Obrigadas Entrega da DCTF Todas as pessoas jurdicas, inclusive as equiparadas; A pessoa jurdica excluda do SIMPLES, a partir do trimestre que compreender o ms subsequente quele em que o ato declaratrio de excluso surtir seus efeitos. No devero ser informados na DCTF os valores apurados pelo regime do Simples;

GIA (guia de informao e apurao do ICMS) A Guia de Informao e Apurao do ICMS mensal uma obrigao tributria acessria exigida nos termos do RICMS, que resume os crditos, dbitos e saldo credor ou devedor do ICMS. Dever ser entregue mensalmente pelos contribuintes enquadrados no Regime Peridico de Apurao. Em funo do ICMS ser um tributo de competncia estadual, algumas particularidades podem mudar de Estado para Estado. Via de regra, o contribuinte (presume-se que j tenha inscrio estadual) deve acessar o site da Fazenda Estadual, fazer o download do aplicativo e atravs dele preencher a GIA que, basicamente, vai conter informaes de sua escrita fiscal

(montante de notas de entrada e de sada, informaes de despesas, estoque inicial e final, etc.) e depois transmiti-la via Internet. A entrega da GIA possui um prazo para isso, que geralmente de acordo com a inscrio estadual da empresa. Vale lembrar que, mesmo que a empresa no tenha apurado movimentao em determinado ms, dever entregar a GIA-ICMS sem movimento.

1.2- Tema O tema a ser estudado neste trabalho ser o impacto do ICMS ST no ramo de autopeas. O Imposto sobre Operaes relativas Circulao de Mercadorias e sobre Prestaes de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de

Comunicao, o ICMS, um imposto estadual, portanto pode haver divergncias na maneira como cada Estado e o Distrito Federal o tributam. Sua regulamentao constitucional est prevista na Lei Complementar 87/1996. Esse um imposto no cumulativo e normalmente repassado para o consumidor final, sendo que est embutido no preo. As alquotas aplicadas sobre a base de clculo variam de acordo com a essencialidade da mercadoria, ou seja, para produtos de primeira necessidade, como por exemplo, o acar, o percentual menor, e para produtos cosmticos maior. Segundo a Secretaria da Fazenda:
Para atuar em um ramo de atividade alcanado pelo imposto, a pessoa, fsica ou jurdica, deve se inscrever no Cadastro de Contribuintes do ICMS. Tambm deve pagar o imposto a pessoa no inscrita quando importa mercadorias de outro pas, mesmo sem habitualidade ou intuito comercial.

A Substituio Tributria acontece quando um determinado contribuinte, geralmente o fabricante ou importador, fica responsvel pela reteno e pagamento do ICMS do fato gerado por ele e tambm dos fatos subsequentes com a mercadoria, mesmo que este no possua relao direta com as operaes, isto centraliza a arrecadao do tributo tornando, assim, a fiscalizao mais eficaz, e quem tem a obrigao de recolher o imposto o substituto. O recolhimento do ICMS Substituto nas

operaes interestaduais feito atravs de GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais).

1.3- Problema a ser estudado De acordo com as explicaes a respeito da substituio tributria feita anteriormente, possvel visualizar que esse sistema de recolhimento causa impactos no fluxo de caixa da empresa, visto que na prtica o imposto dever ser recolhido antes mesmo da venda do produto, e isso reflete no planejamento de custos, preo de venda e em sua lucratividade. Para o recolhimento desse imposto estipulada uma margem de valor agregado que servir como referncia para a cobrana do tributo. Segundo Jnior e Oyadomari (2010):
Na prtica a indstria ou importador recolhe o imposto devido pelo produto, calculado sobre o preo final que chegar ao consumidor final (estimado pela legislao tributria), aps todo o percurso da cadeia de valor. Assim, ocorre na prtica uma antecipao do imposto, cobrado antes da ocorrncia dos fatos geradores futuros.

Compreender a maneira correta de contabilizao e aplicao desse tipo de tributo torna-se importante para que atravs de anlises de anos anteriores e projees futuras o contador seja capaz de orientar os gestores na elaborao do planejamento tributrio dos exerccios seguintes. Com isso, o problema a ser estudado no desenvolvimento do trabalho ser saber quais impactos o ICMS ST pode trazer nos fluxos de caixa da organizao.

1.4 - Objetivo Este trabalho tem como objetivos principais verificar as variaes causadas em uma empresa de autopeas em razo da exigncia do recolhimento antecipado do ICMS, analisando e interpretando as legislaes e normas pertinentes de forma a diminuir o reflexo verificado, buscando equilibrar o entendimento da empresa e do Fisco em relao a esse tema, visto que esse procedimento questionado em vrios pontos que sero esclarecidos no desenvolvimento da pesquisa.

1.5 - Hipteses Atravs da pesquisa, estudo das normas e leis que acercam o ICMS/ST e estudo de casos reais, ser possvel estabelecer uma viso mais clara e abrangente sobre esse tema, e o porqu de conflitos. A ideia central para solucionar o problema proposto ser avaliar como est o fluxo de caixa na atualidade, e como estaria, caso no houvesse surgido o ICMS ST exigindo o imposto antecipado.

3.1- Justificativa A realizao deste trabalho oportuna, pois a rea tributria muito impactante para o patrimnio da empresa, no s visando o desembolso com os tributos, mas principalmente tendo em vista que as demonstraes devem estar corretas e a interpretao das leis pertinentes no podem deixar dvidas, pois falhas nesse processo podem acarretar em multas e penalidades aplicadas pelo Fisco. A elaborao das pesquisas requeridas por este relatrio torna-se vivel por j existir vnculo empregatcio nessa rea sendo mais fcil a obteno de dados e informaes relevantes para a realizao deste. Para que a entidade esteja sempre evoluindo, necessrio planejamento, e a contabilidade tributria influencia parte significativa desse processo, portanto sempre importante o estudo que envolva esse assunto e trazendo novas perspectivas.

3.2- Concluso da ideia Esse trabalho ter como foco os impactos causados pela exigncia do recolhimento do ICMS/ST numa industria de autopeas, explicando como o imposto tributado, qual a diferena imposta na substituio tributria, as maneiras de recolhimento. Tendo sempre por base as normas e legislaes e visando obter a menor carga tributria para a empresa em questo.

3- Bibliografia http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/7347/fundamentosda-evolucao-historica-da-ciencia-contabil http://www.fortium.com.br/blog/material/Apostila_FABIO_LUCIO.pdf http://www.contabilidade.inf.br/o_que_e_a_contabilidade.asp http://pt.scribd.com/ed209br/d/13032070-DOC-1121012190-PrincipaisDemonstracoes-Financeira http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/contabilidadetributaria.htm http://pt.scribd.com/doc/6935845/Contabilidade-Tributaria-2 http://tedeschiepadilha.adv.br/?p=1935 http://pt.scribd.com/doc/3296547/ICMS-ST http://pt.scribd.com/doc/3296547/ICMS-ST http://www.fazenda.sp.gov.br/oquee/oq_icms.shtm http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110217065355AATag9f http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos72007/539.pdf http://www.portalseer.ufba.br/index.php/rcontabilidade/article/viewFile/4456/3368

You might also like