You are on page 1of 8

N.

Aluno(a):
EXERCCIOS

MODELO

PERODO

ANO / SRIE

TURMA

DATA

BIOLOGIA III

2.

3.

EXERCCIO DE REVISO DE CIRCULAO EXCREO

Profa. Norma Sueli

1. (Fuvest) Para cada um dos 3 animais da tabela a seguir, assinale com um x as caselas correspondentes ao tipo de fecundao e presena de anexos embrionrios e excretas nitrogenadas.

2. (Unicamp) O zumbido do vo de um pernilongo produzido pelo movimento de suas asas. Essa intensa atividade muscular, requerendo alto consumo de oxignio, compatvel com o tipo de sistema circulatrio dos insetos? Explique. 3. (Unesp) Um animal tem quatro cavidades no corao, com a artria aorta voltada para a direita, e apresenta hemcias nucleadas. a) A que classe de vertebrados pertence este animal? b) Cite outra caracterstica exclusiva desta classe. 4. (Unesp) As seguintes estruturas: espcula, tubo de Malpighi, nefrdeo e exoesqueleto, ocorrem em diferentes filos animais e desempenham funes diversas. Porm, podemos agrup-las duas a duas, formando dois conjuntos distintos, compostos cada um por diferentes estruturas, mas exercendo a mesma funo. Quais so esses conjuntos e suas respectivas funes? 5. (Ufrj) Quando uma dieta rica em protenas dada a uma criana, observa-se o aparecimento de uma grande quantidade de nitrognio na sua urina, sob a forma de uria. A quantidade de nitrognio encontrada na urina ligeiramente inferior quantidade de nitrognio ingerida pela criana com o alimento. Quando a criana submetida a uma dieta sem protenas, por vrios dias, a excreo de uria diminui, mas no pra, demonstrando que o organismo continua degradando protenas. Indique a origem das protenas degradadas na dieta sem protenas e explique por que crianas com uma dieta deficiente em protenas apresentam peso e altura abaixo dos padres considerados normais. 6. (Unesp) Observe a seqncia:

Baseando-se no sentido das setas que representam um processo evolutivo dos vertebrados, cite um aspecto evolutivo: a) referente respirao dos rpteis, em relao aos anfbios; b) referente circulao nas aves e mamferos, em relao aos rpteis. 7. (Fuvest) Esquematize o caminho de uma hemcia do sangue humano desde o ventrculo direito at a aurcula esquerda. Indique as partes do percurso, em que o sangue venoso.

REDE SALESIANA DE ESCOLAS COLGIO SALESIANO SANTA ROSA - Rua Santa Rosa, 207 TEL: 3758-9400 - FUNDADO EM 1883

8. (Fuvest) O termo hipxia refere-se condio na qual a disponibilidade ou a utilizao de oxignio est reduzida. Os indivduos B, C, D e E, relacionados na tabela a seguir, esto submetidos a diferentes formas de hipxia. O indivduo A tem metabolismo de oxignio normal. Considere que o peso, o sexo e a idade de todos os indivduos so os mesmos.

a) Qual dos indivduos est sofrendo as conseqncias de uma dieta pobre em ferro? Qual apresenta insuficincia cardaca e circulao deficiente? Em que dados voc baseou suas concluses? b) Qual deles est sofrendo de envenenamento que impede suas clulas de usar o oxignio? Justifique a resposta. c) Observa-se uma acelerao da freqncia respiratria quando sobe o nvel de gs carbnico. Explique como isso acontece. 9. (Fuvest) O sistema circulatrio dos vertebrados constitudo por uma complexa rede de vasos sangneos distribuda por todo o corpo. a) Que tipo de vaso sangneo palpamos quando tomamos a pulsao de uma pessoa? O que significa essa pulsao? b) Descreva a estrutura bsica de uma veia humana e explique como o sangue flui atravs dela. 10. Qual o trajeto do sangue na pequena circulao (circulao pulmonar) humana? 11. Qual o trajeto do sangue na grande circulao (circulao sistmica) humana? 12. O que so veias? 13. O que so artrias? 14. Quais so os vasos do sistema circulatrio humano que realizam as trocas entre o sangue e os tecidos do corpo. 15. Em relao ao Sistema Linftico humano, responda: a) Quais so suas funes? b) Qual o sentido da circulao linftica? 16. (Uff) As mais diversas fontes de informao vm abordando os fatores relacionados s doenas do sistema cardiovascular. Especial ateno tem sido dispensada ao infarto agudo do miocrdio (IAM). Recentemente uma emissora de televiso divulgou estatsticas que apontavam o Brasil como recordista mundial de IAM. Nessa oportunidade mereceu destaque a notcia de uma vtima de IAM com menos de quarenta anos de idade, ilustrando a preocupao com a incidncia crescente desta doena, agora, em jovens desta faixa etria. a) Explique o papel predisponente ao IAM representado por cada um dos fatores indicados a seguir: 1) sedentarismo 2) fumo (nicotina) 3) sal 4) estresse b) Esclarea o papel do colesterol no desenvolvimento do IAM.

EXERCCIOS

MODELO

MS/ANO

ANO/SRIE

17. (Ufrj) O grfico a seguir representa a saturao da hemoglobina com oxignio em funo da presso parcial de oxignio no ambiente. Os dois pontos assinalados na curva representam os nveis de saturao da hemoglobina em funo das presses parciais de oxignio no sangue arterial e no sangue venoso de um homem.

Identifique qual ponto corresponde saturao venosa e qual corresponde saturao arterial. Justifique sua resposta. 18. (Unesp) Considere o corao de um mamfero, por exemplo, o do homem. a) Qual das quatro cavidades apresenta parede mais espessa? b) Por qu? 19. (Fuvest) Qual a relao funcional entre os sistemas circulatrio e respiratrio nos mamferos? E nos insetos? 20. (Fuvest) Compare a circulao sangnea em um mamfero e em um peixe sseo. O que acontece com a presso sangnea em cada um dos casos? 21. (G2) Relacione a circulao de Aves e Mamferos capacidade que esses animais tm de manter a temperatura corprea constante (homeotermia). 22. (Unesp) O esquema a seguir apresenta o corao de um mamfero. Baseando no esquema, responda:

a) Quais os nomes dos vasos representados pelos nmeros I e II? b) Qual o destino do sangue que percorre esses vasos? 23. (Unicamp) Explique uma diferena fisiolgica bsica entre o sistema circulatrio de um inseto e o de um vertebrado. 24. Quais so as estruturas microscpicas dos rins responsveis pela filtrao e regulao da composio qumica do sangue? 25. Se uma pessoa precisa de um transplante de rim e dispe de trs doadores possveis - o irmo gmeo, o primo e o tio materno, qual deles seria o doador ideal? Por qu?

EXERCCIOS

MODELO

MS/ANO

ANO/SRIE

26. (Ufv) O esquema a seguir representa parte do nfron, estrutura morfofuncional dos rins. Baseado neste esquema, responda:

a) Como se denomina a estrutura indicada com o nmero 1? b) Como se denomina a estrutura indicada com o nmero 2? c) Qual o nome do lquido que passa pela regio indicada com o nmero 3? 27. (Ufv-pases) Enquanto esperavam o resultado do exame de urina no laboratrio, algumas senhoras faziam comentrios sobre os rins. Uma delas disse que esse rgo parecia um filtro de gua ao contrrio, considerando que o organismo elimina aquilo que no bom para o organismo e retm o que til. Para ajudar a esclarecer este ponto, observe o esquema de um corte anatmico de rim humano, e resolva os itens.

a) O poro a unidade filtradora dos filtros de gua, mas a unidade de filtrao dos rins mais complexa, envolvendo vrias estruturas. Qual o nome desta unidade? b) A mulher tem razo, pois de 160 litros de sangue que so filtrados pelos rins, diariamente, apenas 1,5 litros de urina formado. Cite o nmero que indica o local principal onde esse filtrado reabsorvido. c) O sangue arterial passa pela sua primeira filtrao na regio indicada pelo nmero: d) A mulher deve ter considerado os catablitos das protenas, que so eliminados pela urina, como "aquilo que no bom para o organismo". Exemplifique um desses principais catablitos: e) A urina chega bexiga pela estrutura indicada pelo nmero V. Cite o nome dessa estrutura: 28. (Unesp) Em um hospital, um indivduo necessita de um transplante de rim. Dispe ele dos seguintes doadores: tio, amigo, primo em primeiro grau e irmo gmeo dizigtico. Pergunta-se: a) Qual dos parentes voc escolheria como doador do rgo? b) Justifique sua resposta. 29. (Unesp) O "Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa", de Aurlio Buarque de Holanda Ferreira, 2 edio, 1986, define "ressaca", em uma de suas acepes, como "Indisposio de quem bebeu", depois de passar a "bebedeira". a) Por que as pessoas sentem tanta sede quando esto de ressaca? b) Justifique sua resposta. 30. (Unesp) Considere as funes do rim humano. a) Quais os principais processos que ocorrem, respectivamente, no glomrulo localizado na cpsula de Bowman e no tbulo do nfron? b) Cite uma substncia orgnica filtrada que ser reabsorvida pelo sangue e d o nome da principal substncia txica que ser filtrada e posteriormente eliminada pela urina.

EXERCCIOS

MODELO

MS/ANO

ANO/SRIE

31. (Unesp) Joo e Jos foram ao Estdio do Morumbi assistir a um jogo de futebol. Pouco antes do incio do jogo, ambos foram ao sanitrio do estdio e urinaram. Durante o primeiro tempo do jogo, Joo tomou duas latinhas de refrigerante e Jos, duas latinhas de cerveja. No intervalo da partida, ambos foram novamente ao sanitrio e urinaram; antes do trmino do jogo, porm, Jos precisou urinar mais uma vez. Sabendo-se que ambos gozavam de boa sade, responda s seguintes questes. a) Por que o fato de Jos ter ingerido bebida alcolica fez com que ele urinasse mais vezes que Joo? b) A urina, uma vez formada, percorre determinados rgos do aparelho excretor humano. Qual a trajetria da urina, desde sua formao at sua eliminao pelo organismo? 32. (Unicamp) O controle do volume de lquido circulante em mamferos feito atravs dos rins, que ou eliminam o excesso de gua ou reduzem a quantidade de urina produzida quando h deficincia de gua. Alm disso, os rins so responsveis tambm pela excreo de vrios metablitos e ons. a) Qual o hormnio responsvel pelo controle do volume hdrico do organismo? Onde ele produzido? b) Qual o mecanismo de ao desse hormnio? c) Qual o principal metablito excretado pelos rins? De que substncias esse metablito se origina? 33. (Fuvest) Aves excretam cido rico; mamferos excretam uria. Como esses produtos de excreo relacionam-se com o tipo de desenvolvimento embrionrio desses animais? 34. (Fuvest) Considere a seguinte tabela que indica produtos da excreo de duas espcies, X e Y, de vertebrados. a) Quais os provveis habitats das espcies X e Y? Por qu? b) A que grupos de vertebrados pode pertencer a espcie X? c) A que grupos de vertebrados pode pertencer a espcie Y? 35. Como os peixes sseos de gua doce, hipertnicos em relao ao meio ambiente, resolvem seus problemas osmticos? 36. Qual o principal excreta nitrogenado observado em aves, rpteis e insetos? Qual a vantagem adaptativa deste mecanismo de excreo? 37. O que so rins mesonefros? Em que animais ocorre? 38. O que so rins metanefros? Em que animais ocorre? 39. (Unicamp) Uma certa quantidade de gua de lagoa com amebas foi colocada em frascos numerados de 1 a 5. Foram adicionadas quantidades crescentes de sais a partir do frasco 2 at o 5. Observando-se, em seguida, as amebas ao microscpio, constatou-se uma gradual diminuio na velocidade de formao de vacolos pulsteis a partir do frasco 2. No frasco 5 no se formavam esses vacolos. a) Qual a principal funo do vacolo pulstil? b) O que aconteceria se as amebas do frasco l no tivessem a capacidade de formar vacolos? Por qu? c) Por que no frasco 5 no se formavam vacolos? 40. (Unicamp) O grfico a seguir representa a concentrao inica da hemolinfa de dois insetos aquticos, com relao concentrao do meio ao seu redor: a) Com relao salinidade da gua, onde deve viver o inseto A? E o inseto B? b) O que deve ter acontecido com o inseto A, a partir do ponto I assinalado na curva? Por qu? c) Como os insetos mantm a concentrao inica da hemolinfa diferente da concentrao do meio?

EXERCCIOS

MODELO

MS/ANO

ANO/SRIE

GABARITO 1. Observe a seguir a tabela corretamente preenchida:

2. Os insetos possuem circulao aberta, lenta e sangue sem pigmento respiratrio, o que incompatvel com o alto consumo de oxignio por esses animais. O alto consumo para a produo de energia na respirao celular possvel graas ao sistema respiratrio traqueal que leva o oxignio diretamente s clulas dos tecidos. 3. a) Aves. b) Penas. 4. Espcula / exoesqueleto - sustentao Nefrdio / Tbulos de Malphigi - excreo 5. Sero degradadas as protenas j incorporadas estrutura orgnica da criana. O peso e a altura abaixo do normal devem-se ao fato de que as protenas da dieta vo fornecer os aminocidos necessrios para que as clulas do corpo da criana possam produzir suas prprias molculas estruturais. 6. a) Rpteis so vertebrados com respirao exclusivamente pulmonar. Anfbios apresentam, durante seu desenvolvimento, respirao branquial (larva), cutnea e pulmonar (adulto). b) Aves e mamferos apresentam circulao dupla e completamente separada. Rpteis possuem circulao dupla e incompleta, ou seja, h mistura de sangue arterial e venoso. 7. O caminho percorrido ser: VD artria pulmonar pulmes veias pulmonares trio esquerdo. O sangue venoso no VD e nas artrias pulmonares. 8. a) O paciente C, porque apresenta hemoglobina abaixo do normal. D, porque est com um dbito cardaco baixo. b) O paciente E, porque a taxa de oxignio no sangue venoso muito prxima taxa observada no sangue arterial. c) O gs carbnico estimula o bulbo raquidiano a aumentar a freqncia respiratria. 9. a) Palpamos uma artria para verificar a pulsao de uma pessoa. A pulsao o resultado da dilatao arterial em conseqncia da sstole do ventrculo esquerdo do corao. b) Veias so vasos sangneos de paredes elsticas. Apresentam uma tnica de tecido conjuntivo mais externamente, possuem uma camada mdia formada por musculatura lisa e internamente so revestidas por um epitlio simples pavimentoso denominado endotlio. Determinam o retorno de sangue dos tecidos em direo ao corao. O fluxo sangneo intensificado pela ao da musculatura esqueltica que pressiona suas paredes e por vlvulas que impedem o retorno do sangue aos tecidos. 10. Ventrculo direito artrias pulmonares pulmes veias pulmonares trio esquerdo. 11. Ventrculo esquerdo artria aorta corpo veias cavas trio direito. 12. Veias so vasos que chegam ao corao. Apresentam paredes menos espessas do que as artrias, possuem vlvulas de controle do fluxo sangneo. 13. Artrias so vasos que partem do corao. Apresentam paredes espessas e vlvulas para o controle do fluxo sangneo. 14. Capilares. Arterolas e vnulas. 15. a) evita edema, defesa imunolgica e absoro de cidos graxos no intestino. b) a linfa trafega da periferia para o centro do sistema circulatrio, sendo descarregada nas veias subclvicas.
EXERCCIOS

MODELO

MS/ANO

ANO/SRIE

16. a) 1) desestimula o sistema circulatrio dificultando o desenvolvimento dos desvios (vias colaterais). 2) (nicotina) ao vasoconstritora. 3) reteno de lquido aumentando o volume sangneo circulante. 4) reao do sistema nervoso autnomo aumentando catecolaminas que causam hipertenso e alteraes no ritmo cardaco. b) O colesterol contribui na formao das placas de ateroma (gordura que estreita o calibre das artrias) reduzindo o fluxo sangneo. Propicia a formao de cogulos determinando tromboses e enfartos. 17. O ponto 1 o nvel de saturao do sangue venoso. Essa presso baixa pois grande parte do O foi consumida pelos vrios tecidos. O ponto 2 o nvel de saturao do sangue arterial. Essa diferena deve-se hematose que ocorre ao nvel dos alvolos pulmonares. 18. O ventrculo esquerdo possui parede mais espessa pois a cmara cardaca que impulsiona o sangue arterial para a circulao corprea ou sistmica. 19. Nos mamferos o sangue transporta gases respiratrios (O e CO), j nos insetos o sangue no transporta esses gases. A respirao traqueal. 20. Peixes sseos possuem corao com duas cavidades onde s passa sangue venoso (circulao simples), o sistema circulatrio fechado e a presso sangnea baixa. Mamferos possuem corao com quatro cavidades onde passa sangue venoso e arterial no ocorrendo mistura (circulao dupla e completa), o sistema circulatrio fechado e a presso sangnea alta. 21. Aves e Mamferos possuem circulao fechada e completamente separada. 22. a) I - artria aorta, II - artria pulmonar direita. b) A artria aorta conduz o sangue rico em oxignio (arterial) para todos os tecidos do corpo. As artrias pulmonares transportam sangue rico em gs carbnico (venoso) para os pulmes. 23. Insetos possuem circulao aberta e hemolinfa, sangue sem pigmento para transportar gases respiratrios. Vertebrados so dotados de circulao fechada e dispem de hemoglobina, pigmento especializado em transportar gases respiratrios, principalmente o oxignio. 24. Nfrons 25. O doador ideal seria o irmo gmeo pois ele e o receptor so geneticamente semelhantes, diminuindo o risco de rejeio. 26. a) Arterola aferente. b) Glomrulo. c) Filtrado glomerular ou urina inicial. 27. a) A unidade filtradora do rim denomina-se nfron. b) O filtrado reabsorvido principalmente nas alas de Henle localizadas na regio indicada pelo nmero VIII. c) O sangue arterial inicialmente filtrado nas cpsulas de Bowman localizadas na regio indicada pelo nmero VII. d) A uria o principal catablito eliminado na urina. e) A urina conduzida do rim bexiga atravs dos ureteres indicados pelo nmero V. 28. O irmo gmeo dizigtico seria o melhor doador porque, sendo geneticamente semelhante ao receptor, fica reduzida a possibilidade de rejeio do rgo transplantado. 29. O lcool inibe a secreo do hormnio antidiurtico (ADH) secretado pela hipfise posterior. Este hormnio responsvel pela reabsoro de gua nos tbulos renais e, conseqentemente pela diminuio na produo de urina. Em menor concentrao no sangue o indivduo que bebeu urina muito. Desidratado sente muita sede (ressaca) no "dia seguinte". 30. a) No glomrulo ocorrem filtrao do sangue arterial. Nos tbulos do nfron ocorrem reabsoro e secreo tubular. b) Glicose ser reabsorvida e lanada na corrente sangunea. Uria ser filtrada e eliminada pela urina. 31. a) O lcool inibe a secreo hipofisria do hormnio antidiurtico (ADH). Tal fato provoca diminuio da reabsoro de gua nos tbulos renais e, conseqentemente, maior produo de urina. b) Rins, ureteres, bexiga urinria e uretra. 32. a) Hormnio anti-diurtico (ADH) ou vasopressina, produzido no hipotlamo, armazenado e secretado pela neuro-hipfise. b) Diminui o volume urinrio aumentando a reabsoro de gua nos tbulos renais.

EXERCCIOS

MODELO

MS/ANO

ANO/SRIE

c) Uria. Esse composto orgnico produzido no fgado a partir da amnia derivada do metabolismo de aminocidos. 33. Embries de aves se desenvolvem dentro de um ovo com casca e dispem de uma quantidade restrita de gua. Por isso acumulam cido rico, praticamente insolvel e pouco txico. Durante o desenvolvimento os mamferos excretam a uria atravs da placenta, na circulao materna, sem problemas de acmulo. 34. a) A espcie X aqutica, pois excreta amnia e uria, substncias txicas que devem ser eliminadas com grande quantidade de gua. A espcie Y terrestre, pois excreta principalmente cido rico, substncia no txica e insolvel, portanto pode ser eliminada com pequena quantidade de gua. b) Peixe ou um anfbio (fase larval ou durante a metamorfose). c) Rptil ou ave. 35. Como possuem tendncia a ganhar gua do meio por osmose, estes peixes eliminam urina muito diluda e abundante contendo sais minerais. Para compensar esta perda absorvem sais pelas brnquias. 36. O cido rico, pouco txico e pouco solvel, pode ser eliminado junto com as fezes na forma pastosa, o que representa para estes animais grande economia de gua. 37. Rins que podem retirar excretas do celoma e do sangue. Ocorre em Peixes e Anfbios, 38. Retiram excretas somente do sangue. Ocorre em Rpteis, Aves e Mamferos. 39. a) Osmorregulao. b) Tende a explodir, pois a gua penetra pela membrana plasmtica por osmose. c) O meio deve estar isotnico ou hipertnico em relao ao citoplasma das amebas. 40. a) Animal A - gua doce, Animal B - manguezal b) Perda da capacidade de regular a salinidade da hemolinfa porque no consegue eliminar o excesso de NaC do organismo. c) Transporte ativo de ons.

EXERCCIOS

MODELO

MS/ANO

ANO/SRIE

You might also like