You are on page 1of 7

1 Principais riscos do trabalho bancrio

1.1 No ambiente
Rudo: o barulho do trnsito, do telefone, das conversas entre os clientes, dos teclados e do ar condicionado no combinam com tarefas que exigem concentrao mental e s provocam mais irritao e estresse. Os ambientes de trabalho deviam operar sob o sisudo clima de biblioteca. A exposio a rudos intensos pode provocar danos auditivos e estresse. Temperatura: as variaes de temperatura afetam a sade dos bancrios. O frio pode influenciar no aparecimento ou agravamento das Leses por Esforo Repetitivo (LER/DORT), gripes e resfriados constantes, contraturas musculares e dores no corpo. O calor excessivo provoca fadiga, mal-estar e at desmaios. A temperatura efetiva deve variar entre 20C e 23C, e a umidade relativa do ar deve ficar acima de 40%.
" A Norma Regulamentadora (NR) 01 diz que obrigao do empregador informar aos trabalhadores: . riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho . meios para prevenir e limitar esses riscos, alm das medidas adotadas . resultados dos exames mdicos e complementares de diagnsticos . resultados das avaliaes ambientais realizadas nos locais de trabalho " A NR 17 estipula o limite de rudo em at 65 decibis (som da conversa de um grupo de trs a quatro pessoas). " Uma boa claridade garantida com um mnimo de 500lux.

Iluminao: se for inadequada provocar cansao visual e mental, ardncia nos olhos, fadiga, insnia e dores de cabea. A iluminao deve ser distribuda e difusa para evitar o ofuscamento, reflexos incmodos, sombras e contrastes excessivos. Uma avaliao determinar a quantidade ideal de luz para cada local. Qualidade do ar: precria quando h pouca entrada de ar fresco, falta de limpeza e m distribuio dos sistemas de ventilao e ar condicionado. Esses fatores causam dores de cabea, irritao nos olhos, nariz e garganta, ressecamento da pele, nuseas, letargia, dificuldade de concentrao, fadiga e aumento de alergias respiratrias. Fungos e bactrias depositados nos dutos e filtros desembocam no ambiente onde esto os trabalhadores e os clientes.

1.2 No prdio
Eletricidade: tomadas subdimensionadas e fios soltos podem ocasionar acidentes e at incndios. As NRs 10 e 12 determinam que tomadas, mquinas e equipamentos eltricos devem ser aterrados, o acesso ao quadro de controle de comando deve ser facilitado, nmero de tomadas suficiente para evitar o uso de T e probe fios soltos ou desencapados. Reformas: provocam rudo excessivo, poeira e riscos de acidentes se forem feitas durante a jornada. Sanitrios e higiene: a limpeza deve ser compatvel com a atividade. Fungos e sujeira depositados em carpetes e forraes de ambientes fechados, podem ocasionar alergias A ventilao deve estar em condies adequadas de limpeza, manuteno, operao e
controle. A manuteno deve ser feita por tcnico habilitado. Tomadas de ar externo devem estar longe das fontes poluentes (Portaria n 5.523 do Ministrio da Sade. " Obras com risco grave e iminente para acidente ou doena do trabalho devem ser embargadas ou interditadas at a correo das condies (NR 3).

es fechados, podem ocasionar alergias. Devem existir sanitrios separados

para homens e mulheres, limpos e sem odores. A limpeza e remoo do lixo e da poeira devem ocorrer preferencialmente fora do horrio de trabalho. A gua deve ser potvel com uso de copos descartveis ou bebedouro de jato inclinado previstos na NR 24. Incndio: a lei prev proteo contra incndios, sadas suficientes para a rpida retirada do pessoal em caso de sinistro, equipamentos e pessoal treinado para combater o fogo nas primeiras chamas. As sadas de emergncia devem ter portas que abram para fora, sem obstruo ou trancas. O sistema de preveno e sadas de emergncia deve ser sinalizado com iluminao de emergncia. Os extintores tm tempo de validade gravado na embalagem e devem estar em locais de fcil acesso. Estas exigncias esto na NR 23.

1.3 O mobilirio e os equipamentos de trabalho

Como devem ser os mveis e o ambiente: Devem permitir alternncia entre a postura em p e sentada, passagem e recebimento de documentos sem movimentos de elevao dos braos acima do nvel dos ombros e espao. Ter espao suficiente para a acomodao dos equipamentos de trabalho e das pernas em tarefas sentadas. Ter assentos que permitam a regulao do encosto e da altura. Armrios devem estar 25 centmetros acima do solo e at uma altura de 1m75cm. Itens acessados constantemente devem estar na altura dos cotovelos com o bancrio em p. Gavetas devem ser leves para fcil movimentao e que no se abram contra o corpo para evitar que a pessoa se afaste do plano de trabalho.

" Bordas de mesas, escrivaninhas e guichs devem ser arredondadas, sem quinas vivas e com altura regulvel (em atividades com computador) e ter espao para o apoio completo do ante-brao ou sobre o brao da cadeira. " Altura do monitor regulvel, nunca superior ao nvel dos olhos e nunca inferior a um ngulo de 30. " Cadeiras com cinco ps de apoio. " Apoio para os grupos musculares utilizado na execuo do trabalho.
Cartilha de Sade, Segurana e Preveno do Bancrio 13

O layout da sala deve permitir livre circulao. Um mobilirio inadequado leva a posturas corporais incorretas que favorecem as LER/DORT. Equipamentos obsoletos ou com defeitos, instrumentos de trabalho adaptados, insuficientes e sem manuteno exigem maior esforo esttico e dinmico, posturas incorretas e estresse. A NR 17 estabelece os parmetros para adaptao dos ambientes s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores para garantir conforto, segurana e bom desempenho.

1.4 Na organizao do trabalho


As condies oferecidas pela empresa para a realizao do trabalho, para alcanar metas, a tecnologia empregada e os recursos humanos e materiais disponibilizados determinam a qualidade de vida dos bancrios. Os trabalhadores so pressionados, institui-se horas extras e aumento de jornada. S que o problema bsico insuficincia de pessoal em quantidade ou qualificao fica esquecido. Todos esses ingredientes so ideais para o surgimento de transtornos fsicos e mentais. A sobrecarga e o fracasso para atingir resultados geram um ciclo vicioso de tenso. Os itens 17.1 e 17.6.1 da NR 17 exigem que a organizao do trabalho seja adequada s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores e natureza da atividade. Os inimigos mais comuns:
" Jornada dos bancrios de seis horas dirias e 30 horas semanais de

segunda-feira sexta-feira (artigo 224 da CLT). S pode ser prorrogada em duas horas dirias. " O artigo 224 da CLT probe o trabalho no sbado, que pago. O descanso semanal remunerado inclui tambm domingos e feriados. Jornadas nesses dias s so permitidas em caso de extrema necessidade e com autorizao prvia da DRT e manifestao do Sindicato. " O artigo 66 da CLT garante um mnimo de 11 horas consecutivas de descanso entre duas jornadas dirias e repouso acstico de 14 horas.
Cartilha de Sade, Segurana e Preveno do Bancrio 14

1.4.1 A jornada
Longa durao, com trabalho repetitivo e montono e sob forte presso e cobrana da gerncia. Esforo mental necessrio para criar estratgias individuais e coletivas para vencer as dificuldades impostas pela organizao. Ausncia ou insuficincia de pausas para descanso. Distribuio do pessoal sem respeitar os perodos de picos do atendimento. Controles que no respeitam a variabilidade do trabalho e diferenas culturais e individuais entre as pessoas.

1.4.2 Outros males da organizao do trabalho

Acmulo de funes e processo de avaliao no participativo e desconectado das condies reais do desempenho da funo. Presso do cliente e mudanas tecnolgicas. Insuficincia de pessoal e medo permanente de demisso. Exigncia de metas, muitas inatingveis. Falta de perspectiva de ascenso na carreira. Contratao de estagirios e de pessoas no treinadas e inexperientes. Salrio insuficiente. Competio entre colegas. M distribuio dos equipamentos no local de trabalho, que dificulta a utilizao.

1.5 Nos assaltos

A ao dos assaltantes , em geral, muito bem planejada. Os dispositivos de segurana no evitam os assaltos e sim os dificultam.

NR 17.6.3.a: Sistemas de avaliao de desempenho para remunerao e vantagens de qualquer espcie devem levar em conta o efeito sobre a sade dos trabalhadores. NR 17.6.3.b: As pausas para descanso tm de ser previstas. NR 17.6.3.c: Depois de afastamento, igual ou superior a 15 dias, a exigncia de produo dever permitir um retorno gradativo do bancrio.
Cartilha de Sade, Segurana e Preveno do Bancrio 15

Como proceder se o assalto ocorrer: Mantenha a calma e acredite que a arma do bandido verdadeira e est carregada. Obedea os ladres, o que reduz as chances de agresso. No faa gestos bruscos para no assustar os ladres. Evite olhar fixamente para os assaltantes, que temem ser reconhecidos. No revide a violncia, nem discuta com os criminosos. H sempre mais de um deles em ao. Se houver disparo de arma, abrigue-se ou deite-se imediatamente no cho. No pense em atos hericos. A ao individual no resolve. Acione o alarme somente depois da sada dos assaltantes. Importante: a ameaa de armas de fogo, o pnico e a violncia atingem profundamente o emocional dos bancrios. O decreto 3048/1999 da Previdncia Social reconhece como acidente de trabalho o estresse agudo psassalto. No boletim policial, deve constar o nome de todos os funcionrios

presentes durante o assalto. A ocorrncia policial costuma citar somente a empresa como vtima, o que incorreto. Sempre que houver assalto avise o Sindicato. Informe-se em que delegacia foi feito o Boletim de Ocorrncia, solicite uma cpia e guarde-a.

1.6 No assdio
Os bancrios convivem com dois tipos: o sexual e o moral. As duas situaes podem desenvolver Transtornos Mentais e do Comportamento Relacionados ao Trabalho (Grupo V da CID 10), que nascem nas ameaas de perda do emprego e desacordo entre patres e colegas. O decreto 3048 da Previdncia Social enquadra o efeito dessa agresso psicolgica como doena do trabalho. Sexual: as mulheres so as principais vtimas, pois esto em funes subalternas. O dano sade psquica pode ser irreparvel, levando at

" A Lei estadual 11571/96 obriga a instalao de portas de segurana com detectores de metais nas agncias. A Lei Federal 7102/1983 prev um mnimo de dois vigilantes durante a jornada de trabalho. " A CAT deve ser preenchida at 24 horas depois do assalto para todas as vtimas. A alterao psicolgica nem sempre imediata. Pode ocorrer no futuro.
Cartilha de Sade, Segurana e Preveno do Bancrio 16

incapacidade para o trabalho. As vtimas adquirem sentimentos de desconfiana, culpa e baixa auto-estima. O que fazer: " Rompa o silncio. Diga no ao assediador. " Conte aos colegas o que est acontecendo. " Rena provas, como bilhetes e presentes. " Leve o problema ao Setor de Recursos Humanos do banco, ao Sindicato e registre queixa na Polcia.

! Assdio Sexual Crime e Precisa ser Punido

Lei n 10.224, de 15 de maio de 2001 "Altera o Decreto-Lei n 2.848, de 07 de dezembro de 1940 Cdigo Penal, para dispor sobre o crime de assdio sexual e d outras providncias." O PRESIDENTE DA REPBLICA: Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1. O Decreto-Lei n 2.848, de 07 de dezembro de 1940 Cdigo Penal passa a vigorar acrescido do seguinte art. 216-A: "Assdio Sexual (AC)* "Art. 216-A. Constranger algum com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condio de superior hierrquico ou ascendncia inerentes a exerccio de emprego, cargo ou funo." (AC)* "Pena: Deteno de 1 (um) ano a 2 (dois) anos." (AC)* "Pargrafo nico: (VETADO)." Art. 2. Esta lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 15 de maio de 2001, 180 da Independncia e 113 da Repblica. * AC = Acrscimo (Projeto de Lei da deputada Iara Bernardi)
Cartilha de Sade, Segurana e Preveno do Bancrio 17

Moral: a degradao deliberada das condies de trabalho pelas atitudes e condutas negativas dos chefes. A vtima isolada do grupo sem explicaes, hostilizada, ridicularizada e desacreditada ante os colegas. Portadores de LER/DORT, por exemplo, so alvos preferenciais ao retornarem do afastamento mdico. A humilhao repetitiva e de longa durao compromete a identidade, dignidade e relaes afetivas e sociais do assediado. Danos graves sade fsica e mental podem evoluir para a incapacidade laborativa.

Como reagir: " Resista: anote com detalhes as humilhaes e procure a ajuda dos colegas. " Evite conversar com o agressor e exija, por escrito, explicaes das atitudes dele. Fique com cpia da carta enviada ao Recursos Humanos e da eventual resposta do assediador. " Denuncie o caso ao Sindicato. " Busque apoio na famlia, amigos e colegas. O afeto e a solidariedade ajudam a recuperar a auto-estima e a dignidade.
" O constrangimento ilegal est no artigo 146 do Cdigo Penal Brasileiro com pena de deteno de 3 meses a 1 ano ou multa. A CLT considera assdio falta grave com demisso do autor por justa causa. O artigo 1521 do Cdigo Civil atribui ao empregador responsabilidade civil. Em tese, a vtima poderia exigir indenizao. " Testemunhas de cenas de humilhao devem ser solidrias. Ningum est livre de ser a prxima vtima e precisar de apoio. O medo refora o poder do agressor! Consulte o site www.assediomoral.hpg.ig.com.br
Cartilha de Sade, Segurana e Preveno do Bancrio 18 Cartilha de Sade, Segurana e Preveno do Bancrio 19

As principais doenas ocupacionais dos bancrios


Cartilha de Sade, Segurana e Preveno do Bancrio 20

! A origem das LER/DORT


As leses inflamatrias causadas por esforos repetitivos j eram conhecidas desde a antiguidade. Na Idade Mdia eram chamadas de Doenas dos Escribas, isto porque eles apresentavam uma Tenossinovite. Hoje em dia esse assunto vem sendo cada vez mais discutido. Principalmente porque o nmero de trabalho em escritrio aumentou muito e a relao homem/mquina tornou-se freqente. No incio dos anos 80 as Leses por Esforo Repetitivo/Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (L.E.R/D.O.R.T.) aportavam no Brasil, com caractersticas de uma doena do trabalho, surpreendida inicialmente em bancrios que trabalhavam como digitadores em um centro de processamento de dados, levando os Sindicatos de Trabalhadores a lutar pelo reconhecimento das leses como doenas ocupacionais. Logo, elas passaram a ser diagnosticadas em outros centros de processamento, em escriturrios, caixas de banco. medida que a automao chegava periferia do sistema financeiro, tornaram-se na dcada de 90, junto surdez (Perda Auditiva Induzida pelo Rudo de Origem Ocupacional), as doenas de trabalho mais notificadas ao Instituto Nacional de Seguridade Social e as que mais demandam aos servios de sade do trabalhador.

! L.E.R./D.O.R.T.

Conhecer para poder Avaliar


As L.E.R./D.O.R.T. so um conjunto de leses que reduzem, no indivduo, a capacidade de realizar movimentos. O grau de limitao varia segundo o estgio da doena e pode evoluir de parcial a total, se o trabalhador no for afastado

das atividades repetitivas que as provocaram. Todo empregado que apresentar queixas relacionadas s L.E.R./D.O.R.T. dever ser encaminhado por sua chefia para avaliao mdica. A deteco precoce das leses permitir controlar o agravamento das doenas que elas provocam, evitando ainda tratamentos prolongados e longos perodos de afastamento mdico do trabalhador.

Conceituao da L.E.R./D.O.R.T.
Entende-se LER/DORT como uma sndrome relacionada ao trabalho, caracterizada pela ocorrncia de vrios sintomas concomitantes ou no, tais como: dor, parestesia, sensao de peso, fadiga, de aparecimento insidioso, geralmente nos membros superiores, mas podendo acometer membros inferioCartilha
de Sade, Segurana e Preveno do Bancrio 21

res. Entidades neuro-ortopdicas definidas como tenossinovites, sinovites, compresses de nervos perifricos, sndromes miofaciais, que podem ser identificadas ou no. Freqentemente so causa de incapacidade laboral temporria ou permanente. So resultado da combinao da sobrecarga das estruturas anatmicas do sistema osteomuscular com a falta de tempo para sua recuperao. A sobrecarga pode ocorrer seja pela utilizao excessiva de determinados grupos musculares em movimentos repetitivos com ou sem exigncia de esforo localizado, seja pela permanncia de segmentos do corpo em determinadas posies por tempo prolongado, particularmente quando essas posies exigem esforo ou resistncia das estruturas msculo-esquelticas contra a gravidade. A necessidade de concentrao e ateno do trabalhador para realizar suas atividades e a tenso imposta pela organizao do trabalho, so fatores que interferem de forma significativa para a ocorrncia das LER/DORT. O Ministrio da Previdncia Social e o Ministrio da Sade, respectivamente, por meio do Decreto n 3.048/99, anexo II e da Portaria n 1.339/99, organizaram uma lista extensa, porm exemplificativa, de doenas do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo relacionadas ao trabalho.

Diagnstico

O diagnstico da L.E.R./D.O.R.T. essencialmente clnico e baseia-se na histria clnico-ocupacional do paciente (relao entre os sintomas e queixas apresentados e o trabalho que ele executa); no exame fsico detalhado; em exames complementares - apenas quando justificados e no obrigatoriamente - e na anlise das condies de trabalho responsveis pelo aparecimento da leso.

Conduta teraputica

bastante variada, porque cada organismo reage de modo particular ao tratamento. Pode ir de condutas clssicas em fisioterapia e medicao prticas alternativas como acupuntura, laserterapia, homeopatia, tcnicas de reeducao postural, entre outras, sempre a critrio mdico e levando-se em con-

" O laudo dever ser protocolado no banco, que ter 24 horas para emitir uma Comunicao de Acidente de Trabalho (CAT). No ocorrendo esse procedimento por parte da empresa, procure o seu sindicato.
Cartilha de Sade, Segurana e Preveno do Bancrio 22

ta a resposta oferecida por cada paciente. Em qualquer caso, recomenda-se ao empregador, a seu critrio, oferecer tratamento mdico aos empregados acometidos de L.E.R./D.O.R.T.

! Fatores de risco que levam ao surgimento das L.E.R./D.O.R.T.

Para identificar e abordar as causas das L.E.R./D.O.R.T. necessrio considerarse vrios fatores dos ambientes de trabalho que podem causar o aparecimento das leses. Fatores psicossociais, incluindo-se o estresse nas situaes de trabalho e o clima organizacional (tarefas repetitivas, excesso de atividades e equipamentos ergonomicamente inadequados, monotonia de tarefas) podem

reduzir a eficcia das medidas preventivas recomendadas pelo Programa, se no forem modificados. indispensvel abordar-se esses fatores em conjunto, e corrig-los sempre que necessrio, para que tenham xito as medidas transformadoras sugeridas. Os principais deles so: Fatores ligados organizao do trabalho - Concentrao de trabalhos repetitivos e montonos; - Obrigatoriedade de manter ritmo acelerado de trabalho para garantir produtividade; - Excesso de horas trabalhadas; - Ausncia de pausas durante a jornada de trabalho. Fatores ligados ao ambiente de trabalho - Mobilirio e equipamentos inadequados (terminais, teclados, mquinas, mesas, cadeiras, etc.), que obriguem adoo de posturas imprprias ao corpo, durante a jornada de trabalho; - Condies ambientais imprprias (iluminao, temperatura, rudo e vibraes, entre outros). Fatores Psicossociais - O estresse nas situaes de trabalho e os conflitos no relacionamento profissional (com chefias e colegas).
Cartilha de Sade, Segurana e Preveno do Bancrio 23

Fatores externos Aos trabalhadores acometidos por L.E.R./D.O.R.T., recomenda-se tambm ateno para com as atividades externas empresa, que exijam movimentos repetitivos, para que no se agravem as doenas causadas pelo trabalho.

Situaes de risco

Grande quantidade de repeties de movimento com poucas variaes exercidos pelos bancrios na sua jornada de trabalho. A evoluo da LER/DORT se acentua com um nmero maior de repeties executadas. Presso efetiva da Chefia para manter o ritmo acelerado de trabalho. Presso da mquina atravs do registro do nmero de autenticao, no levados em conta as caractersticas do trabalhador, muito mais complexas que a de qualquer mquina. A manuteno de posturas inadequadas, principalmente na regio dos membros superiores como: braos, ombros e punhos, devido ao mobilirio mal projetado ergonomicamente. Posturas estticas do corpo, por exemplo, mantido por tempo prolongado, favorecem uma insuficincia de oxignio nos msculos, incorrendo em uma irritao nos receptores do sistema nervoso. Realizao do trabalho com estmulo competio e premiao por produo. Excesso de trabalho que ultrapasse a jornada diria atravs de horas extras. Ambiente de trabalho inadequado, tais como: muito frio, muito calor, muito barulho, pouca luz, muito seco, pouco espao. Monotonia nas atividades do trabalho desenvolvido. Fragmentao cada vez maior das tarefas a serem executadas com uma perda da viso da globalidade do processo produtivo.
Cartilha de Sade, Segurana e Preveno do Bancrio 24

Retorno ao trabalho de forma no gradual, aps ausncia prolongada. O uso do esforo fsico na realizao de tarefa tambm fator que potencializa a LER/DORT.

You might also like