You are on page 1of 13

RCC-RJ Cartilha de Orientaes para a Comunicao no Grupo de Orao

CARTILHA DE ORIENTAES PARA A COMUNICAO NO GRUPO DE ORAO

Projeto Comunicadores de Grupo de Orao

Renovao Carismtica Catlica Estado do Rio de Janeiro

RCC-RJ Cartilha de Orientaes para a Comunicao no Grupo de Orao

CARTILHA DE ORIENTAES PARA A COMUNICAO NO GRUPO DE ORAO

Projeto Comunicadores de Grupo de Orao

EQUIPE ESTADUAL DE COMUNICAO DA RENOVAO CARISMTICA CATLICA DO BRASIL, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RCC/ RJ

2011

RCC-RJ Cartilha de Orientaes para a Comunicao no Grupo de Orao

APRESENTAO: Esta cartilha visa dar instrues para que se possa trabalhar a comunicao dentro da Renovao Carismtica Catlica, no estado do Rio de Janeiro, sobretudo no grupo de orao. Alm de diretrizes sobre o que a comunicao e sobre a comunicao na perspectiva da Igreja Catlica e da RCC, esta cartilha apresenta um novo projeto para ser trabalhado nos grupos de orao do estado, o projeto: Comunicadores de Grupo de Orao, que visa aperfeioar a comunicao na RCC RJ, por meio de um agente facilitador. COMUNICAO A SERVIO DA EVANGELIZAO O que comunicao: A palavra comunicao tem sua origem no latim: Communis que significa mnus comum, tornar comum, estabelecer comunho. Reconhecida como um fenmeno, a comunicao torna comum a todos uma compreenso, uma informao e nisto tem seu principal papel. Caracterizada como uma das principais necessidades do homem, a comunicao precisa de quatro agentes para acontecer: o emissor, que difunde o assunto; o receptor, que recebe o contedo; o meio, que o canal por onde passam as informaes compartilhadas e a mensagem, que o assunto, o contedo em si.

A comunicao na perspectiva da Igreja: Para a Igreja Catlica a Comunicao mais que um simples processo de emitir ou receber mensagens. O Homem no apenas se comunica, mas ele prprio comunicao. Na Instruo Pastoral Communio et progressio, classificada como a carta magna da comunicao da Igreja, o ento Pontifcio Conselho para as Comunicaes nos fala: Dizer Eu sou comunicao diferente de dizer: eu fao comunicao e, para isso utilizo tais e tais recursos, meios e formas... Dizer eu sou comunicao tomar conscincia de que nos comunicamos de todo jeito... O nosso ser fala, ainda que no diga palavra alguma. Sendo assim, a Igreja nos apresenta uma comunicao que est ligada s relaes e ao carter de partilhar informaes, valorizando, principalmente, os sujeitos envolvidos no processo. Portanto, o comunicador um agente da unidade e da comunho e sua principal misso estabelecer relaes no seio da sociedade.

Os Meios de Comunicao Social: Os meios de comunicao no perderam sua importncia, no perderam seu valor. Eles continuam sendo pea fundamental para este fenmeno denominado comunicao. Mas, a comunicao , antes de tudo, um processo realizado entre sujeitos, entre pessoas e para pessoas, cujo simples contato j atinge seu objetivo. O que acontece que os meios de comunicao saem da cena principal, para que a comunicao no se restrinja pura e simplesmente aos meios.

RCC-RJ Cartilha de Orientaes para a Comunicao no Grupo de Orao

Os Meios de Comunicao potencializam nosso anncio, fazem nossa evangelizao ganhar eficcia e alcanar os objetivos propostos. Portanto preciso evangelizar com os meios que forem possveis. Para ilustrar melhor vamos a um exemplo histrico. Na Igreja primitiva as cartas de So Paulo eram utilizadas como mdia eficaz e rpida para partilhar os assuntos inerentes comunidade Crist da poca. Para tal, a malha de comunicao e transporte do Imprio Romano foram recursos explorados por So Paulo. Eram os nicos recursos da poca, e a Igreja primitiva no poupou esforos para utiliz-los. Cumpriu sua misso de evangelizar e com os meios que tinha a disposio.

Comunicao e RCC: Sabemos que foi a partir de Pentecostes que a Igreja foi anunciada, divulgada e propagada. Dizemos ento que, Pentecostes uma exploso de comunicao na vida da Igreja. A novidade e a uno do Esprito levaram Pedro a anunciar a boa notcia para mais de trs mil pessoas, aps a experincia do cenculo. O Esprito o deu ousadia para o anncio, logo, cada um de ns em contato com esta experincia somos potenciais anunciadores da boa nova, com a mesma ousadia de Pedro. A Comunicao na Renovao Carismtica Catlica se utiliza de todas as tcnicas e recursos necessrios para uma comunicao profissional e eficaz, mas seu diferencial est em faz-la sob a luz do Esprito Santo, com espiritualidade e Identidade carismtica. Ministrio de Comunicao Social: O Ministrio de Comunicao Social, na Renovao Carismtica Catlica tem a misso de pensar, articular e executar a comunicao, estabelecendo relaes, gerando comunho e promovendo a unidade. Este processo deve refletir em aes dentro e fora do movimento. O ministrio de comunicao responsvel tambm pela formao do comunicador carismtico, compreendendo a tcnica e a espiritualidade de seus ministeriados. Na prtica, o comunicador chamado a:
Comunicar a vida do movimento com criatividade e identidade carismtica, em todos os meios de comunicao possveis; Dar suporte em comunicao aos coordenadores e ministrios; Zelar pela imagem do movimento, dialogando com Igreja e imprensa, alm de monitorar a maneira como a RCC est exposta nos diversos meios de comunicao; Divulgar a RCC e o Grupo de Orao em todos os meios de comunicao possveis.

RCC-RJ Cartilha de Orientaes para a Comunicao no Grupo de Orao

PROJETO ESTADUAL COMUNICADORES DE GRUPO DE ORAO

Renovao Carismtica Catlica Estado do Rio de Janeiro

RCC-RJ Cartilha de Orientaes para a Comunicao no Grupo de Orao

MOTIVAO: H alguns anos a Renovao Carismtica Catlica do Brasil tem percebido certa dificuldade em fazer com que as moes, projetos e direcionamentos cheguem em sua totalidade base do movimento, que o Grupo de Orao. O Conselho Nacional identificou que h uma grande lacuna, um espao a ser preenchido entre o Deus que fala e as instncias que ouvem, ou seja, muitas rhemas, moes e projetos de Deus para a RCC Brasil tm passado despercebidos ou simplesmente no tm sido vividos pela principal clula do movimento, o Grupo de Orao. Significa dizer que, em muitos lugares a graa no tem chegado, ou simplesmente a unidade no est acontecendo como deveria. Neste contexto, surge a necessidade de se ter um agente facilitador da Comunicao, algum que possa corrigir esta falha dentro de cada grupo de orao. Este servo responsvel por promover a unidade e gerar a comunho, sendo ponte entre a escuta proftica e o Grupo de orao. ele o responsvel por repassar ao povo de Deus as informaes necessrias para que se mantenha atualizada a graa do Senhor. OBEJETIVO: O Projeto Comunicadores de Grupo de Orao um grande projeto de unidade, e tem o objetivo de aperfeioar, facilitar, dinamizar e integrar a Comunicao dentro da Renovao Carismtica Catlica do estado do Rio de Janeiro, por meio de um agente facilitador. Deste modo, busca-se corrigir os problemas recorrentes da falta de comunicao e possibilitar que todos os Grupos de Orao do estado vivam as mesmas moes, projetos e direcionamentos.

PROPOSTA: A proposta fazer com que todos os Grupos de Orao do estado do Rio de Janeiro tenham um representante do Ministrio de Comunicao Social, ou simplesmente um comunicador de Grupo, escolhido pelo coordenador do grupo de orao e interligado s coordenaes diocesana e estadual do ministrio de comunicao social.

CARACTERSTICAS DO COMUNICADOR DE GRUPO: Em primeiro lugar, bom explicarmos que o comunicador de Grupo de Orao no precisa ser um profissional da rea de comunicao social. No necessrio ter um jornalista, um publicitrio ou um Relaes Pblicas para realizar este servio. Basta o servo escolhido ter um perfil comunicativo, espontneo e que seja antes de tudo uma pessoa comprometida em gerar comunho e estabelecer relaes. Mas claro que h alguns atributos que este servo deve partilhar, afinal comunicar um papel muito importante em qualquer instituio, e na RCC no diferente. Vamos comentar sobre alguns destes atributos: Pessoa de orao e vida sacramental: Talvez no se fizesse necessrio falar sobre isso aqui, mas imprescindvel que o servo escolhido para este servio seja pessoa de total intimidade com Deus e que busque sempre viver os sacramentos. No pode ser um mensageiro uma pessoa cuja mensagem duvidosa, cuja vida incoerente. A mensagem e a maneira como repassada tambm passam pela inspirao do Esprito Santo, portanto

RCC-RJ Cartilha de Orientaes para a Comunicao no Grupo de Orao

conduz cura, libertao, converso, e s uma profunda escuta de Deus possibilita tais resultados. Tem espontaneidade: Esta caracterstica sem dvidas uma das mais importantes para qualquer comunicador. No muito comum ver timidez em pessoas ligadas comunicao. O comunicador tem presena, livre ao falar, gesticular e interagir. Mas no se confunda pessoa espontnea com bagunceira, h um tipo de postura para cada assunto e o bom comunicador sabe cuidar bem disso. Vive a Unidade: Se tem uma coisa para que um comunicador chamado, esta viver e ajudar a construir a unidade. Para ser porta-voz e repassar um assunto, o comunicador deve estar ligado sempre ao coordenador e ao ncleo do grupo de orao e sempre que possvel ao corpo paroquial. Outro ponto importante a unidade nas relaes. Um bom comunicador aquele que no segrega ningum e nem toma partidos, posicionando-se de um lado e esquecendo-se dos demais. Viver a unidade prezar pelo bom relacionamento com todas as pessoas. Fofocas, contendas, mentiras, injrias, nenhuma dessas coisas podem fazer parte da vida do comunicador de Grupo de Orao. bem informado: Ningum pode falar sobre aquilo que no sabe ou que no conhece. Mais que saber, o comunicador deve sempre procurar se aprofundar sobre os assuntos que difunde, ir direto s fontes certas e pesquisar em locais de credibilidade. Ns no comunicamos para a massa, mas nossa inteno transformar a massa em povo. Neste contexto, fica como responsabilidade do comunicador repassar informaes corretas, bem apuradas, para que o contedo no seja de carter duvidoso. Quem comunica para um povo sabe que este povo tem capacidade de pensar, discernir e filtrar as informaes. No tente manipular as pessoas. Pode ser manipulada uma pessoa sem senso crtico e desorientada, e nosso povo no se encaixa nessas caractersticas. Que cada comunicador lute para que isso no acontea, para que nossa comunicao no seja sem conscincia e sem um fim formativo e/ou evangelizador. Conhece o movimento: O comunicador de grupo chamado a saborear, experimentar e conhecer com profundidade a vida da Renovao Carismtica Catlica. Deve ser uma espcie de perito no que diz respeito essncia da RCC e falar com propriedade das particularidades do movimento: projetos, formaes, moes profticas, acontecimentos e estruturas. Tem acesso e domina os meios de comunicao: A orientao aqui no para que o comunicador de grupo possua um domnio pleno sobre todos os meios de comunicao. Contudo, os meios de comunicao so parte do processo comunicativo, no h comunicao sem eles. Um ponto importante para destacarmos, primeiramente, a oralidade. A comunicao Oral o maior dos meios de comunicao, pois atravs do famoso boca a boca possvel fazer um bom trabalho, consolidando a imagem, propagando ideias e espalhando notcias. Ao falar seja claro e objetivo, tenha a capacidade de gesticular e se expressar corretamente. O computador por si s no um meio de comunicao, mas hoje uma ferramenta acessvel que est nos lares de grande parte dos brasileiros. Atravs do computador temos acesso internet que conecta todo o mundo e pode levar nosso grupo de orao a lugares mais longe que imaginamos. Outra maneira que o computador pode nos ajudar por meio

RCC-RJ Cartilha de Orientaes para a Comunicao no Grupo de Orao

de um destes programas que permite a criao de uma publicao impressa ou um cartaz, por exemplo. Seja por meio da internet ou de um programa, o computador uma ferramenta necessria nas mos do comunicador de grupo. No deixe de t-lo em mos. Alm do computador, podemos utilizar tambm os meios de comunicao de massa. Se o comunicador tiver acesso TV, ao rdio, edio de um jornal ou mais recursos, no deixe de us-los em favor do reino de Deus. O importante comunicar com os meios que forem possveis.

A MISSO DO COMUNICADOR NO GRUPO DE ORAO: No pouca coisa, por isso no subestime quem recebeu este chamado. Ao contrrio, ao comunicador de grupo de orao foi reservada uma das misses mais rduas e complexas para este tempo: reparar a falha de comunicao que tem colocado uma barreira entre o Deus que fala e o povo que escuta. Tal misso pode ajudar a resolver grande parte dos problemas da RCC relacionados falta de comunicao. Quantos no sabem que as palavras de reconstruo que Deus tem falado para a RCC so tambm para a vida de seus membros? Quantos no sabem que estamos vivendo um tempo de portas abertas, que est sobre ns s chuvas do outono e da primavera, e que tempo de lanarmos as redes? Basta olharmos ao nosso redor e veremos quantos servos e coordenadores parecem estar vivendo longe de todas as graas. Continuando a observar, vejamos quantos grupos de orao no cantam nossas msicas; no vivem nossos temas revelados para cada ano e no esto inseridos nas moes reveladas por meio da escuta proftica. Por estarem fora de todas as maravilhas deste tempo e por no estarem atualizados da graa de Deus, muitos tm, inclusive, abandonado a misso e se perdido em suas prprias vidas. A comunicao salva, restaura e fortalece.

NA PRTICA, O COMUNICADOR DE GRUPO DE ORAO DEVE: Divulgar o Grupo de Orao em todos os meios de comunicao possveis: Corrigimos aqui um problema gravssimo em nossos grupos: eles no tm voz, eles no so conhecidos. Muitas vezes identificamos que o grupo de orao est vazio e que no tm chegado muitos novatos. Ou vamos acomodando-nos com esta situao, ou vamos colocando a culpa em uma poro de fatores. Mas, afinal, estamos divulgando nossos grupos de orao? Para que isto acontea de forma eficaz, devemos utilizar todos os meios possveis. Muitas vezes colocamos diversos empecilhos: no temos dinheiro, no temos servos para este trabalho, no sabemos como fazer, etc. A partir de agora este se torna um papel do comunicador de grupo de orao. Utilize a internet. Divulgue seu grupo de orao nas redes sociais, como Twitter, Facebook, Orkut, Youtube e outras. No custa nada. Faa o cadastro de seu grupo e distribua mensagens. Selecione textos, imagens e/ou vdeos e envie tudo de forma clara e querigmtica. Utilize a internet de maneira responsvel.

RCC-RJ Cartilha de Orientaes para a Comunicao no Grupo de Orao

Outra soluo pode ser o telefone celular. Faa ligaes para os membros de seu grupo de orao e/ou distribua mensagens via SMS, convidando-os para a reunio de orao, de ncleo e outras atividades. Faa isso todas as semanas e estabelea uma relao com os irmos de grupo. Faa cartazes, faixas, banners, camisetas, panfletos, ou divulgue seu grupo com bicicletas e/ou carros de som. Escolha o que for mais acessvel e mos obra. Certamente existe um meio adequado e acessvel ao seu grupo de orao. Temos alguns exemplos muito interessantes de alguns grupos de orao que superaram muito bem a falta de recursos. Um bom exemplo vem de um grupo de orao que, sem dinheiro nenhum para evangelizar, procurou na lista telefnica do bairro possveis nomes e endereos e enviou para estas pessoas uma Carta social dos Correios. Imagina chegar uma carta Social em nome de seu grupo de orao na casa de seus vizinhos ou familiares que no conhecem ou no participam do grupo de orao? Interessante, no mesmo? Outro exemplo vem de um grupo de orao que fez uma ao entre amigos e com o dinheiro arrecadado contratou algumas horas no servio de publicidade volante, ou seja, contratou uma bicicleta de som para anunciar o grupo de orao. Algo simples que deu bastantes resultados. H ainda alguns grupos que conseguem ter horrios em rdios, ou canais de televiso. Esta ideia tambm muito vlida, embora no seja a realidade da grande maioria dos nossos grupos de orao. Mas, se isto estiver ao alcance de seu grupo de orao, no pense duas vezes. Evangelize sem medo. Registrar a vida do Grupo de Orao: Por meio da comunicao e da comunicao de massa ficam registrados diversos fatos, dos cotidianos aos histricos. Desde o ano 3.000 A.C, por meio dos Sumrios, na Mesopotmea, os homens j registravam a histria atravs da escrita. Parece complexo, mas no . Registrar a vida do grupo de orao utilizar-se de diversos meios para deixar gravadas as atividades que o grupo realiza. Para isso bom termos em mos uma cmera fotogrfica, algumas noes de como redigir uma notcia e muita criatividade. Merece registro atividades, como: reunies de orao com carter especial, aniversrio do grupo de orao, apresentaes dos ministrios para as crianas e das artes, aes do ministrio de promoo humana, visitas de coordenadores e/ou ministrios, seminrios, experincias de orao, retiros, dentre outros. Programe-se e no perca tempo. Mos obra. Divulgar as informaes registradas no Grupo de Orao: Tudo que edificante deve ser propagado. Por isso todas as atividades do grupo de orao que foram registradas devem ser divulgadas no grupo de orao e fora dele. Algumas dicas so validas, como, por exemplo, separar alguns minutos da reunio de orao para partilhar as informaes. Seja atravs de um vdeo produzido, de um texto lido, ou mesmo de forma espontnea.

RCC-RJ Cartilha de Orientaes para a Comunicao no Grupo de Orao

Produza vdeos sobre seu grupo de orao. Deixe o Esprito Santo lhe conduzir e solte sua criatividade. H programas de edio rpida de vdeos muito fceis de ser utilizados. Fotos, imagens em movimento e msica compem um bom vdeo, ou um vdeo slide. Dica: utilize o Windos Movie Maker ou o Windows Live Movie Maker. Outro recurso muito utilizado o esquema de Jornal Mural, cuja notcia redigida nos padres jornalsticos e/ou fotos colocada num mural fixado na parede da igreja, salo ou local externo. preciso lembrar que este mural deve ser colocado somente com a autorizao do proco ou do responsvel pela comunidade. Redigir um Jornal Mural no muito difcil. Utilize-se de programas como Word ou Publisher, que fazem parte do pacote bsico do Office. Podem-se utilizar tambm programas prprios de diagramao, como o Pagemaker, Indesign ou o Corel Draw. Na hora da diagramao, priorize fontes que inspirem a confiana dos leitores. A tipologia da famlia futura ideal, pois oferece variados estilos dentro de uma s fonte. Obs. Um modelo padro de Jornal Mural est disponibilizado no site da RCC RJ www.rccrj.org.br/download

Tornar o Grupo de Orao conhecido: Quantas vezes olhamos para o nosso grupo de orao e dizemos: o grupo est to vazio, ou No tem aparecido novos servos, ou ainda o grupo de orao no mais o mesmo. Cuidado isto pode ser falta de comunicao. Esperamos que as pessoas venham at ns, mas no atentamos para tornar nosso grupo conhecido. Nosso movimento vive um mandato missionrio, e tornar o grupo conhecido pode ser uma boa prtica de misso. Algo que pode nos ajudar bastante a divulgar as atividades que realizamos a internet. Com ela as informaes sobre nosso grupo de orao ganham o mundo e vo para as redes sociais, blogs e sites da rede mundial de computadores. Mas ela (a internet) deve ser utilizada com responsabilidade, como quem desbrava um novo campo de misso. Se houver um jornal do bairro, ou mesmo da cidade, as notcias do nosso grupo de orao podem ser divulgadas nele tambm. Basta ter os contatos necessrios para o envio das notcias sobre o grupo. Cadastre as principais informaes dos jornais, sites e os demais veculos de comunicao que achar teis. Isto se chama mailing. Mantenha este banco de dados atualizado e utilize-o sempre que for necessrio. No caso dos eventos, se deseja divulg-los na mdia, basta enviar uma nota imprensa (release) para os veculos de comunicao cadastrados e aguardar o contato do profissional de comunicao. Nestes casos, o coordenador do grupo de orao ou o comunicador ser procurado para uma entrevista com um jornalista. Prepare-se e tenha em mos as principais informaes sobre o evento. D apenas as informaes necessrias e relacionadas ao evento. No procure responder questes de f ou sobre a doutrina da Santa Igreja, no nossa obrigao.

RCC-RJ Cartilha de Orientaes para a Comunicao no Grupo de Orao

Estar sempre em contato com as equipes estadual e diocesana de comunicao: Este contato muito importante para o desenvolvimento deste projeto, pois atravs dele o estado estar interligado, como em uma rede carismtica de trabalho. As equipes destas instncias (diocesana e estadual) so responsveis por monitorar e assistir cada comunicador de grupo de orao. Alm disso, as notcias dos grupos de orao, de acordo com um determinado grau de importncia estaro sempre nos canais de comunicao das dioceses e do estado, possibilitando assim uma maior interao entre os grupos de orao e uma cobertura completa do estado. Avisos no grupo de orao: O comunicador cuida juntamente com o coordenador do grupo, da agenda de eventos do grupo de orao. Ele ser responsvel por dar os AVISOS divulgando as datas dos eventos e convocando o povo de Deus para participar das atividades. H algumas consideraes sobre o convite para eventos e outros avisos: Reserve um momento do grupo, de preferncia no final e de maneira ordenada, para dar os avisos. Lembre-se de que avisos no so para superlotar a vida e a agenda das pessoas. Estabelea critrios. Tm prioridade os eventos nacionais, estaduais e diocesanos da RCC, os eventos do grupo de orao e os que tm importncia mxima para a Igreja, bem como para a comunidade paroquial. Aviso coisa sria. O responsvel por d-lo deve adequar postura, de acordo com a mensagem. Significa dizer que para cada aviso h uma postura adequada. Seja sempre sincero e procure gesticular bastante. Imagine algum vender algo de forma negativa. Dar um aviso sempre vender uma idia, seja para convidar para um evento, seja para literalmente vender um produto. Conquiste a assemblia. Lembre-se que, o aviso deve ser sempre: dinmico, envolvente, claro, conciso, espontneo e alegre. Os primeiros 10 segundos sos os mais importantes, eles prendem a ateno do povo. Procure ser criativo e atrativo. Procure ser breve ao dar os avisos. Cuidado com os exageros e a prolixidade, ou seja, fale o necessrio. Procure estabelecer silncio absoluto para iniciar. Acalme o ambiente ates de comear. No momento de dar informaes prticas seja claro e objetivo. Informe corretamente locais, horrios, preos, etc.

Ser Porta voz dos projetos e das moes profticas da RCC: O comunicador de grupo de orao deve ter um compromisso com a RCC. Ele falar para o grupo de orao sobre a vida do movimento; partilhar os projetos nacionais, estaduais e diocesanos, alm de partilhar periodicamente as moes profticas que Deus tem revelado ao movimento. preciso lembrar-se de que esta partilha pode representar vida nova para muitos coraes e um vigor novo para muitos grupos de orao. Mensalmente, no Portal da RCC Brasil www.rccbrasil.org.br, saem partilhas das moes profticas que Deus revela ao movimento. Fique atento s publicaes e leve sempre as mensagens atualizadas para o grupo de orao.

RCC-RJ Cartilha de Orientaes para a Comunicao no Grupo de Orao

Veja abaixo alguns exemplos de projetos, campanhas e moes a serem sempre divulgadas: Projeto Amigos de Deus Colaborao no Projeto Nossa casa Nossa beno Instituto de Educao Distncia - IEAD Trabalhar o Tema da RCC do ano presente Divulgar a Revista Renovao Reforar as campanhas a favor da vida, como a assinatura contra o aborto Divulgar os produtos da RCC SHOP Divulgar a misso Maraj Incentivar que o povo e os ministrios de msica aprendam e cantem nossas canes.

Ajude o coordenador do seu grupo de orao. Faa material informativo explicando sobre as formaes, sobre alguns temas e sobre a palavra de Deus. Crie, solte a criatividade e deixe o Esprito agir. Pastorear por meio da comunicao: Algo importante em nossos grupos quando h a sensao de que estamos sendo cuidados, no verdade? Atravs da comunicao podemos sim exercer um esquema de pastoreio de nosso povo. Quantas vezes h algum ferido no meio de ns? Quantas vezes h alguns irmos passando por necessidades em nossos grupos de orao e nem sabemos? Juntamente Promoo Humana a comunicao pode desenvolver um trabalho muito frutfero. Cadastre o e-mail de toda a assembleia; em seguida envie a agenda de atividades do grupo; encontre os membros do seu grupo de orao nas redes sociais da internet e desenvolva laos com eles. Faa as pessoas se sentirem lembradas sempre. E a Acolhida? Este assunto tem provocado bastantes dvidas entre ns. Afinal, a acolhida papel da comunicao ou da promoo humana? importante lembrar que a RCC passa por um perodo de reviso sobre o que ou no ministrio e qual a funo de cada um. H locais em que a comunicao exerce este papel e em outros a promoo humana o faz. Depende muito da realidade. Entende-se que, a acolhida muito mais que receber as pessoas na porta do grupo de orao. um gesto de amor e de responsabilidade. Quem acolhe responsvel tambm por cadastrar todos os novatos do grupo e acompanhar passo a passo sua caminhada, e identificar as dificuldades destes novos servos. possvel verificar ainda se h pessoas faltando s reunies e por que, no sentido de reparar as brechas. Fica uma sugesto: comunicao cabem muitos atributos, conforme vistos nesta cartilha. Podemos ento deixar esta tarefa to importante a cargo do ministrio de promoo humana que, alm de acolher ir trabalhar em prol das pessoas que frequentam nossos grupos, com as ferramentas e dons prprios deste ministrio de amor.

RCC-RJ Cartilha de Orientaes para a Comunicao no Grupo de Orao

COMO TER UM COMUNICADOR EM SEU GRUPO DE ORAO Se voc juntamente com o ministrio de comunicao social da RCC RJ abraou este projeto, aqui vai um passo a passo sobre como ter um comunicador de grupo em seu grupo de orao. simples: 1 O coordenador do grupo de orao deve escutar Deus em seu corao, pedindo-o que mostre um servo que possa desempenhar este papel. Lembre-se de que bom que este servo esteja dentro das caractersticas apresentadas h pouco. 2 Aps a escolha do servo comunique-o sobre a nova funo que ir desempenhar no grupo de orao. O ideal que este servo no tenha outras funes no grupo. 3 imprescindvel que haja o cadastro do novo comunicador de grupo de orao no site da RCC RJ www.rccrj.org.br. Assim que houver a escolha cadastre-o. Ele receber periodicamente boletins informativos Especiais e formaes via e-mail para facilitar no trabalho com o novo ministrio. 4 Estudem e partilhem o contedo desta Cartilha. No deixe de buscar tambm mais formao, a fim de aprimorar a tcnica e a espiritualidade do comunicador. 5 Trace um planejamento analisando os recursos disponveis, os pblicos a serem atingidos e de que forma o comunicador ir agir no grupo de orao, quais meios de comunicao ir utilizar, como far as partilhas e repassar as informaes e como far a divulgao do grupo de orao para a comunidade. 6 Separe um momento da reunio de orao do grupo para a comunicao. Esta a hora de partilhar as moes, projetos e divulgar as atividades do grupo e da RCC. 7 Encaminhe o comunicador para as formaes oferecidas pelas equipes estadual e diocesana de comunicao. Fique atento as agendas da RCC. 8 importante que o comunicador faa parte do ncleo do grupo e participe das reunies.

CONCLUSO Deus em sua infinita misericrdia que nos contempla com a graa de repararmos as brechas, de endireitarmos nossas veredas. Este projeto representa isto para a comunicao em nosso estado. Nascido no corao de Deus, ele visa verdadeiramente auxiliar nossos grupos de orao na misso de levar a cultura de Pentecostes a cada dia para mais pessoas, mas sem deixar de contemplar com qualidade os que j participam de nosso movimento. Ao renovar a Comunicao, busca-se renovar tambm a maneira como enxergamos nosso grupo de orao: ele merece ser tratado com mais zelo, com mais preciosismo. Ele deve ter uma imagem e ns devemos zelar por ela. Qual a imagem que o seu grupo de orao passa para as pessoas? Dificilmente paramos para pensar e analisar sobre o que as pessoas acham de nossos grupos; sobre o que as pessoas pensam do nosso movimento. Se fizermos esta reviso certamente vamos verificar que temos muitos pontos a serem melhorados, e que a comunicao pode ter um papel muito mais importante do que tem tido na RCC.

You might also like