You are on page 1of 6

Teoria da Gestalt

A arte se funda no princpio da pregnncia da forma.


A psicologia da Gestalt foi fundada por pensadores alemes como Max Wertheimer, Wolfgang Kohler e Kurt Koffka e foca em como as pessoas interpretam o mundo. A perspectiva da Gestalt se formou em parte como resposta ao estruturalismo de Wilhelm Wundt que se concentrou em quebrar os eventos e experincias mentais aos menores elementos. Max Wertheimer observou que seqncias rpidas de eventos e percepes tais como linhas de luzes piscando criam a iluso de movimento, mesmo quando no h nenhum. Isso conhecido como o fenmeno phi. As imagens em movimento so baseadas neste princpio, ou seja, numa srie de imagens aparecendo rpida e sucessivamente para dar forma a uma experincia visual contnua. De acordo com a psicologia da Gestalt, o todo o resultado da soma de suas partes. Com base nesta crena, psiclogos da Gestalt desenvolveram um conjunto de princpios para explicar a organizao perceptiva, ou a forma como a mente agrupa pequenos objetos para formar outros maiores. Estes princpios so muitas vezes referidos como as "leis da organizao perceptiva" No entanto, importante notar que enquanto os psiclogos da Gestalt chamam esses fenmenos de "leis", um termo mais preciso seria "princpios" Estes princpios so muito parecidos com heursticas, que so atalhos mentais para resolver problemas.

Leis ou princpios da Gestalt - Percepo da forma


Voc j notou como uma srie de luzes piscando parecem estar em movimento? De acordo com a psicologia da Gestalt, esse movimento aparente acontece porque nossas mentes preenchem a falta de informao. No caso das luzes, o apagar de uma luz com o imediato acender da prxima luz est para a nossa mente como se a primeira luz tivesse se deslocado da primeira posio para a segunda, o que interpretado como se a primeira luz nunca tivesse se apagado e na verdade, tivesse simplesmente se deslocado de sua posio inicial para a posio da segunda lmpada. Esta crena de que o todo maior do que a soma das partes individuais levaram descoberta de vrios fenmenos diferentes e ao mesmo tempo muito relacionados entre si que ocorrem durante a percepo: as Leis da Gestalt: PROXIMIDADE: Os elementos so agrupados de acordo com a distncia a que se encontram uns dos outros. Logicamente, elementos que esto mais perto de outros numa regio tendem a ser percebidos como um grupo, mais do que se estiverem distante de seus similares. SEMELHANA: Eventos semelhantes se agruparo entre si. Essa semelhana se d por intensidade, cor, odor, peso, tamanho, forma etc. e se d em igualdade de condies. CONTINUIDADE: H uma tendncia de a nossa percepo seguir uma direo para conectar os elementos de modo que eles paream contnuos ou fluir em uma direo especfica. PREGNNCIA: A mais importante de todas, possivelmente, ou pelo menos a mais sinttica. Diz que todas as formas tendem a ser percebidas em seu carter mais simples. o princpio da simplificao natural da percepo. Quanto mais simples, mais facilmente assimilada. EXPERINCIA PASSADA: Esta se relaciona com o pensamento pr-Gestltico, que via nas associaes o processo fundamental da percepo da forma. A associao aqui, sim, imprescindvel, pois certas formas s podem ser compreendidas se j a conhecermos, ou se tivermos conscincia prvia de sua existncia. Da mesma forma, a experincia passada favorece a compreenso metonmica: se j tivermos visto a forma inteira de um elemento, ao visualizarmos somente uma parte dele reproduziremos esta forma inteira na memria. CLAUSURA: Ou fechamento, o princpio de que a boa forma se completa, se fecha sobre si mesma, formando uma figura delimitada. O conceito de clausura relaciona-se ao fechamento visual, como se completssemos visualmente um objeto incompleto. A psicologia da Gestalt tambm fala da questo da figura/fundo que seria a tendncia de organizar as percepes do objeto sendo visto e do fundo sobre o qual ele aparece. A figura seria aquilo que procuramos ou voltamos a ateno e fundo seria o contexto no qual a figura est inserida, como por exemplo: quando voc est com fome e busca um restaurante e o encontra, a figura o restaurante e o fundo seria a rua. Assim como as pginas para o livro, as letras para o papel.

Unidades e leis da Unificao, da Segregao


A unidade e a unificao junto a segregao so princpios distintos da Gestalt, contudo, podem ser perfeitamente observadas no grfico abaixo. Tendemos a observar primeiramente um quadrado grande (unificao) e depois observamos que na verdade ele formado de vrios e vrios quadradinhos menores (segregao) dispostos de tal forma a dar a impresso de um quadro grande. Somos capazes de distinguir duas unidades muito distintas no grfico abaixo: o quadro grande, e cada um dos quadrinhos pequenos.

Gestalt - Unidades, Unificao e Segregao

Lei da Similaridade
A lei da similaridade sugere que elementos similares tendem a aparecer agrupados. O agrupamento pode ocorrer inclusive em ambos os estmulos visuais e auditivos. Itens similares tendem a ser agrupados juntos. Na imagem abaixo, o "tringulo laranja" na verdade no existe.

Lei da Pregnncia (ou Prgnanz)


Prgnanz um termo alemo que significa "boa figura". A lei de Pragnanz muitas vezes referida como a lei da boa figura ou a lei da simplicidade. Esta lei afirma que os objetos so vistos de uma maneira que faz parecer to simples quanto possvel. No grfico abaixo, observamos primeiramente o que de mais simples pode ser observado, no caso, um emaranhado de linhas formando quadrados menores e maiores. S depois de alguma observao percebemos que so na verdade trs quadrados dispostos na diagonal descendente.

Lei da Proximidade
De acordo com a lei da proximidade, as coisas que esto prximas umas das outras parecem estar agrupadas. Os crculos abaixo aparentam estar agrupados numa coluna e numa linha, o que na verdade no tem nada a ver com a circunstncia, pois nada mais so do que crculos independentes posicionados uns mais prximos do que outros.

Lei da Continuidade
A lei da continuidade afirma que os pontos que so conectados por linhas retas ou curvas so vistos de uma forma que se segue o caminho mais suave. Ao invs de ver linhas separadas e os ngulos, as linhas so vistos como pertencentes ao mesmo elemento. As linhas so vistas como se seguissem por um caminho invisvel. o caso da figura abaixo que mostra uma seqncia de traos pequenos dando a idia de uma linha tracejada inteira que segue do canto esquerdo inferior do quadro at seu canto direito superior.

Lei do Fechamento
De acordo com a lei de fechamento, objetos agrupados juntos so vistos como inteiros. Tendemos a ignorar buracos e completar contornos e linhas. Na imagem abaixo no h quadrados ou crculos completos. Mas nossa mente muitas vezes ignora as informaes contraditrias e preenche as informaes incompletas para criar formas e imagens que nos sejam familiares.

Lei da Semelhana
A lei da semelhana defende que coisas que possuem algum tipo de semelhana parecem estar agrupadas. O agrupamento pode ocorrer tanto nos estmulos visuais quanto nos auditivos.

Itens que so similares tendem a ser visualizados como formando um grupo. Na imagem acima, a maioria das pessoas v colunas verticais de crculos e quadros

Lei da Pregnncia
A palavra pregnncia provm do termo alemo pragnanz, que tem o significado de boa forma ou boa figura. A lei da pregnncia referida como lei da boa forma ou a lei da simplicidade. Esta lei defende que objetos no ambiente so vistos de modo que se constituam o mais simples possvel.

Objetos prximos um do outro tendem a ser agrupados. Os crculos da esquerda parecem estar agrupados em colunas verticais, enquanto os da direita aparentam estar agrupados em fileiras horizontais.

Lei da Continuidade
A lei da continuidade defende que pontos que esto conectados por linhas retas ou curvas so vistas de modo que sigam o caminho mais suave. Ao invs de ver linhas e ngulos separados, as linhas so vistas como estando agrupados juntos.

As linhas so vistas seguindo o caminho mais suave Na imagem acima, o ramo superior visto como continuando o primeiro segmento da linha. Isto nos permite ver as coisas como um fluxo suave, sem romper a linha de cima em mltiplas partes.

Lei da Clausura
De acordo com a lei da clausura, as coisas so visualizadas juntas se elas parecem completar alguma imagem ou forma conhecida. Nossa mente freqentemente ignora informaes contraditrias e completam um fechamento na informao

Objetos colocados juntos so vistos como um todo. Ns tendemos a ignorar lacunas e completar linhas de contorno. Na imagem acima no h tringulos ou crculos, mas nossas mentes completam as informaes faltantes para criar formas e imagens familiares

You might also like