You are on page 1of 9

*/Teoria Geral do Poder Pblico Estado:Povo,Territrio e Poder Poltico. Povo-Conjunto de pessoas que constituem uma tribo,raa ou nao.

Territrio-Regio sob a jurisdio de uma autoridade. Poder Politico-Monoplio do uso legitimo da fora. Policy-a prtica politica,as medidas e actos realizados na elaborao da politica. Politics-conjunto de fenmenos que encerram uma grande importncia para o futuro da comunidade. Politica-o exerccio do poder politico. Lei-Preceito emanado da autoridade soberana,sendo tambm uma prescrio do poder legislativo. Fenmeno de poder depende de uma interaco entre os diversos agentes/sujeitos. Soberano-o que detm o poder. Vassalo o que obedece a quem detm o poder. Dependente de uma aco legal= LEI. Domnio-Ter autoridade ou poder sobre outrem. Dominao-Acto de reprimir ou subjugar outrem vontade de terceiros. Influncia-Poder ou aco que algum exerce sobre outrem ou sobre certos factos ou negcios. Estado/Povo Democracia-Governo do povo,sistema politico em que cada cidado participa do governo atravs da sua eleio. Estado-Ideia e forma de organizao humana na sociedade,segundo uma base de elaborao jurdica e racional.Constitudo por POVO,TERRITRIO e PODER POLTICO. Estado Moderno-Resulta do fim do feudalismo. Transio da Idade Mdia para a Idade Moderna. Estado Corporativo. Estado Absolutista. Estado Constitucional. Constituio-Acto que constitui um Estado.Desempenha o papel central e organizativo do Estado.

Nao-Conceito histrico-cultural ligado s tradies, idioma e cultura de um povo. Povo-Conjunto de pessoas que tem a nacionalidade ou cidadania de um determinado Estado. Populao-Conjunto de pessoas que residem num determinado Estado. Critrios de cidadania: Ius sanguini-territorialidade. Ius soli-consanguinidade. Aquisio originria da cidadania-Ocorre desde o momento em que nasceu. Aquisio derivada de cidadania-Ocorre desde o momento em que uma deciso jurdica leve a que no futuro exista uma mudana de nacionalidade. Perda de cidadania por deciso do Estado-Privao Perda de cidadania por deciso do Prprio-Renncia Aptrida-Aquele que no possui a cidadania de qualquer Estado. CIDADANIA ORIGINRIA-MERO EFEITO DA LEI.(IMPOSIO) LEI + VONTADE. (PERMISSO) CIDADANIA NO ORIGINRIA-VONTADE ADOPO NATURALIZAO FACTO POLITICO-TODO O ACONTECIMENTO RELACIONADO COM A EXISTNCIA, INSTITUIO E EXERCICIO DO PODER POLITICO. CONSULTAR: Artigo 26 CRP N4-PRIVAO DA NACIONALIDADE POR MOTIVOS POLITICOS. Artigo 15 CRP-DIREITOS E DEVERES DOS CIDADOS ESTRANGEIROS EM PORTGAL.

Estado/Territrio Terrestre-todo o espao delimitado pelas fronteiras,que podem ser definidas por recurso a elementos naturais ou por via convencional. Martimo-dominio de uma certa extenso de mar a partir das suas costas. Areo-espao areo compreendido pelas verticais traadas a partir das fronteiras terrestres,podendo ainda incluir o espao que recobre o mar territorial,sempre que exista. FORMAS DE ESTADO: Estado Unitrio: Unificao do poder. Supresso de todas as manifestaes particularistas e privadas do mando. Unificao da populao ,pela equiparao de todos ao estatuto de cidado. Unificao do territrio pela supresso das fronteiras internas. Estado Unitrio com descentralizao administrativa: Existncia de poderes legislativos prprios. Estatuto politico prprio e de auto-governo. Auto-administrao e ausncia de estatuto poltico-administrativo especfico. Estado Unitrio Regional: Existncia de regies dotadas de descentralizao politica.Possuindo autonomia politica, legislativa e institucional. Regional Integral-todo o territrio est dividido em regies. Regional Parcial-s parte do territrio se constitui em regies. Regional homogneo-identidade do estatuto jurdico das regies. Regional heterogneo-prevalecem estatutos jurdicos diferenciados de regio para regio, no existindo identidade comum. Estado Composto: Existncia de vrios Estados soberanos que se vo agregar para dar origem a uma nova entidade politica, criando no seu seio vrios centros de poder, vrias ordens jurdicas e vrias constituies.

Estado Federal: Forma mais intensa de associaes de Estados, dando origem a um novo Estado. Cada estado mantm a sua soberania, liberdade e independncia no seio da confederao, excepo feita a competncias vazadas na constituio no que se refere a assuntos internacionais.

Unio Real: No existe uma constituio ou rgos comuns aos dois Estados, mas sim um titular comum, tornando-se os rgos dos estados membros comuns face unio, numa aco de uniformizao a um mesmo titular.

Poderes do PR na CRP-FISCALIZADOR/MODERADOR. Poderes da AR na CRP-LEGISLATIVO E CONSTITUTIVO. Poderes do GOVERNO NA CRP-LEGISLATIVO E EXECUTIVO. Poderes dos TRIBUNAIS NA CRP-JUDICIAL.

PODERES-CONSTITUTIVO LEGISLATIVO EXECUTIVO JUDICIAL FISCALIZADOR/MODERADOR FINS,FUNOES E ORGOS DE ESTADO: FINS DO ESTADO: SEGURANA JUSTIA BEM-ESTAR

FUNOES DO ESTADO: CONSTITUINTE POLITICA LEGISLATIVA ADMINISTRATIVA OU EXECUTIVA JURISDICIONAL

ORGOS DE ESTADO: SINGULARES-UM S TITULAR COLEGIAIS-COMPOSTO POR MAIS DO QUE UM TITULAR. SIMPLES-ATRIBUIO IMEDIATA DE PODERES COMPLEXOS-ATRIBUIO MEDIATA DE PODERES, CONFERIDA PELO ORGO SIMPLES. DELIBERATIVOS-COM CAPACIDADE DE PODER DECISORIO. CONSULTIVOS-ORGO DE CONSULTA, ONDE SE OPINA E SE DISCUTE O FACTO POLITICO SEM QUE TAL OPINIO TENHA CARACATER VINCULATIVO.

Regime Politico DEMOCRTICO-Assente na realizao da vontade popular. Exige a conciliao das divergncias no quadro de um mnimo denominador comum, a Constituio. AUTOCRTICO-no cumprimento dos propsitos democrticos TOTALITRIO-Existencia de valores ltimos de carcter sagrado,que definem uma religio politica. COMUNISTA-Realizao da revoluo social que estabelea a igualdade social sem classes e sem Estado. NAZI/FASCISTA-Unificao dos interesses das classes na suprema unidade do estado como representante dos interesses supremos da nao. FUNDAMENTALISTA-reaco integrista religiosa do sec.xx face a modernizao e pos-industrializao,adoptando a estrutura organizativa religiosa tradicional por forma a combater o individualismo e o materialismo moderno. AUTORITRIO-Limita-se a controlar o poder sem pretender dominar todas as esferas da vida social. Populista-Pretende a modernizao da ordem social legitimada pelo nacionalismo. Conservador-pretende a manuteno da ordem social legitimadas pelo nacionalismo.

Monarquia Tradicional-preservao de estruturas de poder assentes na herana,com concentrao executiva e legislativa nas mos do monarca ou figura afim e apoio do cl dinstico.

Sistema de Governo: Parlamentar-o povo elege o parlamento,e este pode decidir no tocante confiana ou dissoluo que atribui ao governo e primeiro-ministro. Pode coexistir na Repblica e monarquia. Presidencial-o povo elege o presidente e respectivo governo assim como o parlameno. o presidente pode em todo o caso vetar as decises provenientes do parlamento. republica. Semi-presidencial-o povo elege o presidente e o parlamento. O presidente e o parlamento indicam ou legitimam o governo,podendo o primeiro dissolver o parlamento e vetar as decises provinientes desse mesmo rgo Republica. Consultar:artigo 190 CRP RESPONSABILIDADE DO GOVERNO ARTIGO 192 CRP PONTOS 3 E 4 ARTIGO 195 CRP PONTO 1 ALINEA D
uma sociedade politicamente organizada, fixa em determinado territrio que lhe privativo e tendo como caracterstica soberania e independncia. So elementos do Estado um agrupamento humano, uma base territorial e uma organizao de poder poltico. Cada Estado tem o seu Direito.

ESTADO-

1.1

Povo

O povo a comunidade de cidados nacionais de cada Estado. O vnculo jurdico que une os cidados ao Estado a Cidadania ou Nacionalidade (direito fundamental dos cidados). A Nao uma comunidade com aspiraes materiais e espirituais comuns, que se funda numa histria e cultura comuns, tendo por base um territrio e um agregado de indivduos constitudos por vontade prpria. Populao, o conjunto de indivduos que residem num determinado territrio e que integra eventualmente cidados de outras nacionalidades. 1.2 Territrio

O territrio do Estado compreende o territrio terrestre (delimitado pelas fronteiras do Estado e engloba todo o subsolo que lhe corresponde), o territrio areo (abrange todo o espao areo compreendido entre as verticais traadas a apartir das fronteiras e sobre o mar territorial) e o territrio martimo (abrange actualmente uma extenso de doze milhas). 1.3 Poder Poltico

O Poder Poltico a faculdade exercida por um povo que por autoridade prpria pretende instituir rgos que exeram, de modo autnomo, a jurisdio sobre o territrio, executando as normas jurdicas (usando para o efeito os necessrios meios de coaco). O poder poltico pode assumir vrias modalidades, como o poder poltico soberano ou soberania. A soberania caracteriza-se por ser um poder poltico supremo (porque no admite nenhum poder superior a ele na ordem interna) e independente (no reconhece nenhuma limitao de uma ordem externa).

Mas nem sempre os Estados so soberanos, so por exemplo os Estados no soberanos ou Estados Federados. 2.1 Fins/Funes do Estado

Assegurar a justia nas relaes entre os homens. A Segurana Individual e Colectiva. Pois todas as pessoas devem estar protegidas nos seus direitos e defendidos dos actos que os perturbem, existe ento a necessidade de previsibilidade e estabilidade. Na Ordem Jurdica encontramos inmeras ocasies em que se manifesta a preocupao de atender certeza e estabilidade, o caso dos princpios: princpio da no retroactividade ou princpio do caso julgado. O bem-estar econmico e social, que envolve por parte do estado a promoo das condies de vida dos cidados, atravs do acesso a bens e servios essenciais e, tambm, a prestao de servios fundamentais, como a Educao, Sade, a Segurana Social, etc. Assumem tambm relevncia a preservao do ambiente e a proteco e valorizao do patrimnio cultural. 2.2 Funes do Estado

Funes do Estado, so as actividades que o Estado prossegue para conseguir a realizao dos seus fins. Estas podem dividir-se em funes Jurdicas ou No Jurdicas. Funes Jurdicas so as que esto directamente ligadas com a produo e aplicao do direito, so compostas por: Funo Legislativa, elaborao das leis (Assembleia da Republica e em certas ocasies, e por autorizao da Assembleia, o Governo); Funo Executiva, pe em pratica as leis (o Governo); Funo Judicial, resolve os conflitos de interesses, pblicos ou privados, de acordo com a lei (tribunais). Funes No Jurdicas: Funo Poltica, actividade exercida pelo governo e demais rgos do Estado, que tm por objectivo a definio do percurso a seguir e tambm a lhe incube um poder decisrio; Funo Administrativa, tarefas levadas a cabo para cumprir outras funes, tem por fim a execuo das leis e satisfao das necessidades colectivas (Aparelhos de Estado).

rgos de Soberania ou de Estado

Para atingir os fins que se propem, o Estado necessita de desenvolver atravs dos seus rgos um conjunto de actividades. Assim, existem certos rgos que se encontram em posio dominante no Estado, que decidem independentemente da obedincia a ordens de outros rgos. rgo de Estado- ento um centro institucionalizado de poderes e deveres que participa no processo de formao e manifestao de uma vontade imputvel ao Estado. So eles o Presidente da Repblica, a Assembleia da Repblica, o Governo e os Tribunais. De acordo com a CRP, alm do Tribunal Constitucional, existem as seguintes categorias de tribunais: O Supremo Tribunal de Justia (tem jurisdio sobre todo o territrio nacional, no existindo limite para a alada), os Tribunais Judiciais de Primeira Instncia (designam-se pelo nome do municpio em que se encontram instalados, limite de alada de 750 cts) e Segunda Instncia (designam-se pelo nome da sede do municpio em que se encontram instalados e tm jurisdio dentro do distrito judicial, limite da alada de 3000 cts); Supremo Tribunal Administrativo e os demais tribunais administrativos e fiscais; O Tribunal de Contas.

Hierarquia dos Tribunais Judiciais: O Supremo Tribunal de Justia, Os Tribunais da Relao (Tribunais de 2 Instncia) e Os Tribunais Judiciais de 1 Instancia.

4 4.1

Estado de Direito ao Estado Social Estado de Direito

O conceito de Estado de Direito surgiu como o resultado de vrias tcnicas jurdicas, para uma limitao do poder poltico em benefcio de um conjunto de direitos reconhecidos ao cidado, de modo a assegurar os direitos e liberdades dos cidados. Alguns dos requisitos do Estado de Direito so: Imprio da Lei, a lei expressa pela vontade geral, tendo por isso que ser acatada pelos cidados e pelo Estado; Separao de Poderes legislativo, executivo e judicial (o poder judicial deve funcionar como poder verdadeiramente independente); Legalidade da Administrao, uma exigncia de submisso da administrao lei, todos se regem pelos mesmos princpios inclusive o estado nas suas relaes com os cidados; Garantia jurdico-formal e efectiva realizao material dos direitos e liberdades fundamentais dos cidados, ou seja, a proteco, garantia e realizao dos direitos fundamentais. 4.2 Estado Liberal de Direito

O Estado Liberal de direito marca a primeira grande tentativa da institucionalizao do Estado de Direito, esta assenta em: Imprio da lei, legalidade da administrao, separao de poderes; Salvaguarda dos direitos individuais / direitos naturais, mas as questes sociais ligadas realizao do bem-estar colectivo dos cidados no mereciam ateno. 4.3 Estado Social de Direito

As reaces contra o Estado Liberal de direito comearam por parte dos sindicalistas, dos socialista, etc. O Estado Social de Direito procurou evitar as caractersticas demasiado individualistas e abstencionistas do Estado Liberal de Direito, exercendo uma funo correctiva das desigualdades e uma poltica intervencionista. 4.4 Estado de Direito Democrtico

Artigo 2 da C.R.P. 2 O Direito Internacional

No Direito Internacional podem-se distinguir o Direito Internacional Pblico e o Direito Internacional Privado. Direito Internacional Pblico o conjunto das normas que regulam as relaes que se estabelecem entre os Estados soberanos, abrangendo igualmente todas as relaes com as entidades ou organizaes internacionais.

Fontes de Direito Internacional so: O costume internacional, prtica geral de procedimento aceite como juridicamente obrigatria pelos membros da sociedade internacional; As convenes internacionais gerais ou particulares (que estabelecem normas); Os actos das organizaes internacionais; Os princpios gerais do Direito, reconhecidos e aceites pelas naes. A C.R.P. artigo 8, estabelece que as normas e os princpios de Direito Internacional geral ou comum fazem parte integrante do Direito Interno Portugus. 2.1 O Problema da eficcia do Direito Internacional

O problema da eficcia do Direito Internacional reside no facto de no existir um sistema de sanes, assim como existe no Direito Interno, que quando necessrio para impor a norma recorre ao aparelho j institucionalizado (tribunais, policia, etc.). Como na maioria dos casos as normas do Direito Internacional ficam sem sanes, isto leva a que, em questes que afectam questes vitais, os Estados mais fortes sejam tentados a desrespeitar as normas deste Direito. por isso que, muitos autores, dizem que quem viola o Direito Internacional sujeita-se a sanes, que podem levar guerra. Assim a aplicao do Direito Internacional tornar-se-ia mais eficaz, atravs da aceitao voluntria por parte de todos os Estados. 2.2.2 Processo de Elaborao dos Decretos-Leis do Governo

O Governo pode optar por uma de duas situaes: assinatura sucessivas ou aprovao em Conselho de Ministros. Assinatura Sucessivas, o texto do diploma submetido separadamente assinatura do Primeiro-Ministro e de cada um dos seus Ministros competentes. Uma vez obtidas as assinaturas, o diploma presente ao PR para promulgao. Aprovao em Conselho de Ministros, o texto apresentado e aprovado em Conselho de Ministros, sendo depois enviado, para promulgao, para o PR. Procede-se referenda pelo Governo e publicao no Dirio da Repblica.

You might also like