You are on page 1of 6

A sociologia o estudo dos fenmenos sociais, da interao e da organizao social.

. A sociologia importante para cada dia de nossas vidas, pois fornece instrumentos para entender as foras externas que regulam nossos pensamentos, percepes e aes. A sociologia surgiu sob as condies de mudana associadas com: a) o declnio do feudalismo e o aparecimento do comrcio, da indstria, e da urbanizao; b) o movimento intelectual conhecido como Iluminismo, no qual a cincia e o pensamento laico sobre os mundos fsico, biolgico e social poderiam prosperar; e c) o choque traumtico e a mudana social brusca, decorrentes da Revoluo Francesa. Sociologia foi proposto pelo francs Augusto Comte, acreditava que a cincia social poderia competir com a cincia natural. Herbert Spencer, ingls, fundou uma teoria sociolgica conhecida como funcionalismo, em que a funo de uma estrutura social na manuteno da sociedade era enfatizada. mile Durkheim, ingls tambm, como Spencer, era funcionalista e acreditava que as leis da organizao humana poderiam ser descobertas, mas acrescentou teoria de Spencer a importncia de se descobrir as causas e funes dos smbolos que buscam integrar a sociedade. Karl Marx, alemo expulso que vai parar na Inglaterra, enfatizou a natureza contraditria da sociedade, inspirando uma teoria conhecida como a teoria do conflito. As desigualdades na distribuio de meios de produo armam o palco para a transformao da sociedade. Ao contrrio dos demais, Marx no acreditava no desenvolvimento de leis gerais para a organizao humana. Max Weber, outro alemo, engajou-se num dilogo vitalcio, mas silencioso com Marx, enfatizando que a desigualdade multidimensional e no exclusivamente baseada na economia, que o conflito contingente em condies histricas e no o resultado inevitvel e inexorvel da desigualdade, e que a mudana poderia ser causada pela ideias assim como a base material e econmica de uma sociedade. Ele tambm realou que a sociologia deveria olhar tanto para a estrutura da sociedade como um todo para os significados que os indivduos conferem para essas estruturas. A cincia o esforo sistemtico para compreender o universo, partindo de ideias tericas que receberam slido apoio com pesquisas meticulosamente desenvolvidas. A teoria o meio de se entender o universo, e tem duas caractersticas distintas: a) abstrao e generalidade; e b) experimentao/ empirismo. Acumula-se conhecimento quando as teorias abstratas so testadas, verificadas e confirmadas. A teoria na sociologia no to bem desenvolvida como nas cincias naturais. Atualmente existem 4 formas genricas de se analisar a sociedade: Funcionalismo, em que o interesse compreender como os fenmenos sociais funcionam a fim de atender as necessidades do todo social no qual eles esto inseridos

a)

b) Teorias do conflito, em que a nfase est nos efeitos de desigualdades que produzem conflito c) Interacionismo, em que a ateno est voltada para o uso de gestos na comunicao face a face e adaptaes de indivduos um para o outro d) Utilitarismo, em que a nfase est no clculo de custos-benefcios na busca dos objetivos. Os dados do mundo emprico (real, das experincias) so coletados sistematicamente de acordo com os dogmas (verdades indiscutveis) do mtodo cientifico:

a) Estabelecer uma problemtica de pesquisa b) Formular uma hiptese c) Coletar dados ou promover experimentos, entrevistas e questionrios, observaes ou levantamento histrico d) Analisar os dados e) Tirar concluses com respeito validade da teoria, pesquisa exploratria, ou interesses particulares de um cliente. Os julgamentos preconcebidos quando os homens estudam os homens tambm permitem cincia social uma vantagem: temos uma familiaridade intuitiva com nossos objetos de estudo. A informao que orienta grande parte da atividade humana simblica e no gentica. Ao contrrio dos insetos sociais, os homens criam os cdigos que orientam seus comportamentos, interaes e modos de organizao social. A cultura o sistema de smbolos que uma populao cria e usa para organizar-se, facilitar a interao e para regular o comportamento. H muitos sistemas de smbolos dentre uma populao, mas entre os mais importantes esto:

a) Sistemas de linguagem que as pessoas usam na comunicao b) Sistemas de tecnologia que incorporam o conhecimento sobre como dominar o meio ambiente c) Sistemas de valores que dizem respeito aos princpios de bom e mau, de certo e errado d) Sistemas de crena que organizam as cognies das pessoas sobre o que deveria existir e realmente existe em situaes e espaos especficos e) Sistemas normativos que do expectativas gerais e especificas sobre como as pessoas devem se comportar em diversas situaes f) Estoques de conhecimento que dispe de informao inconscientemente usam para compreender as situaes. implcita que as pessoas

A cultura varia dentre e dentro as sociedades, isso geralmente acaba em conflitos, quando os valores, crenas ou normas so diferentes. As subculturas surgem e persistem em sociedades complexas, cada uma revelando alguns sistemas de smbolos distintos. s vezes, o conflito evidente entre as subculturas, especialmente quando algumas subculturas so capazes de impor seus smbolos s outras. O etnocentrismo um subproduto inevitvel das diferenas culturais, com indivduos que vem como inferiores aquele smbolos culturais diferentes dos seus. Praticamente todo aspecto de nossa existncia pensamentos, intuies, sentimentos e comportamentos influenciado pela participao em estruturas sociais. Estruturas sociais so construdas de status, papis sociais e rede de status. Cada pessoa revela um conjunto de status, talvez um status mestre e, para cada status ocupado, existe um conjunto de papis sociais, obrigaes do papel social e conflito de papis. O conflito de papis resulta, normalmente, da sobrecarga do papel social de um nico status ou do conflito entre as obrigaes de diferentes status.

As redes de status que compreendem as estruturas sociais variam em termos de dimenses bsicas:

a) Nmero de status b) Nmero de pessoas em cada status c) Natureza de ligaes dentre os status Estruturas sociais bsicas que organizam as populaes humanas incluem:

a) Grupos compostos de cadeias relativamente pequenas de pessoas em contato face a face b) Organizaes que renem nmeros grandes de indivduos e grupos em hierarquias de autoridade c) Comunidades que ordenam os indivduos, grupos e organizaes no espao geogrfico d) Estruturas institucionais compostas de complexos de grupos e organizaes voltadas para as necessidades bsicas da existncia humana e organizao social e) Estruturas de categoria nas quais as caractersticas semelhantes das pessoas se tornam a base para o tratamento diferenciado f) Estruturas de estratificao nas quais categorias de pessoas recebem parcelas diferentes de recursos valorizados pela sociedade

g) Sistemas societrios que organizam (a) atravs de (f) sobre o territrio h) Estruturas intersocietrias que unem sistemas societrios Porque cada pessoa est encaixada numa matriz de estruturas sociais de grupos a sistemas societrios pensamentos, intuies, sentimentos, aes e interaes sociais so extremamente limitados. A interao envolve a emisso mtua de sinais e leitura de gestos e o ajuste de respostas emisso de gestos. A interao humana de acordo com Mead, tambm envolve as capacidades pela mente (pensamento, considerao e ensaio de alternativas) e o eu (vendo a si mesmo com um objeto). Shakespeare: O mundo um palco, e todos os homens e as mulheres so apenas atores: eles tm suas entradas e sadas; e desempenham muitos papis de cada vez. No palco, as pessoas constantemente manipulam e orquestram os gestos de modo a trazer tona reaes desejadas dos outros. Nos bastidores, as pessoas relaxam um pouco e tiram suas mscaras. Sem os bastidores, a vida seria muito estressante, sem o palco a organizao social seria problemtica. A etnometodologia enfatiza que muito do sentido de ordem dos homens sustentado por tcnicas, que so implicitamente usadas pelos indivduos para preservar a ideia de que eles experimentam o mundo social de maneiras semelhantes. As pessoas gerenciam seus prprios gestos, e ao mesmo tempo lem os gestos das outras pessoas, a fim de saber que papis esto desempenhando. O indivduos tambm buscam verificar e reverificar os papeis uns dos outros. Muitas interaes procedem em termos de esteretipos mtuos, nos quais os indivduos se vem como categorias segundo as quais adaptam suas respostas.

Interao, estrutura social e cultura so inter-relacionadas. Cada uma no poderia existir sem a outra. A socializao um tipo especifico de interao que molda a natureza da personalidade humana e, por sua vez, o comportamento humano, a interao e a participao na sociedade. Sem socializao, nem os homens nem a sociedade seriam possveis. Em termos gerais, os componentes bsicos ou a capacidades da personalidade relevantes para entender o comportamento humano na sociedade podem ser rotulados de:

a) Motivaes b) Habilidades e estilo de representao c) Diretrizes culturais d) Auto-imagens e) Emoes Como um conjunto geral de procedimentos, as interaes que so iniciadas cedo e de longa divulgao em grupos primrios, com outros significantes, tero a maior influncia n modo como esses componentes de personalidade sero planejados e desenvolvidos. Esses componentes tm sido diferentemente conceituados por diferentes pensadores, a maioria dos quais vem a socializao como ocorrendo em estgios de desenvolvimento marcados por pontos importantes de transformao. Dependendo do interesse e foco de anlise, essas transformaes variam:

a) Para George Herbert Mead, eles giram em torno do desenvolvimento de habilidades para absoro de papis, quando isso leva formao de habilidades para a mente e o eu; b) Para Jean Piaget, essas capacidades so finalmente baseadas no desenvolvimento cognitivo que gira em torno do reconhecimento do objeto, simbolizao concreta e simbolizao abstrata; c) Para Sigmund Freud, esses componentes da personalidade refletiro o progresso do ego para reduzir as tenses entre o id e o superego; d) Para Erick Erikson, esses componentes sero planejados em uma longa srie de desafios que cada indivduo enfrenta no curso de sua vida. A personalidade tende a estabilizar-se, at certo ponto. Este fato d a cada pessoa um pouco de tranqilidade em sua vida, enquanto facilita a manuteno da ordem social. Comportamentos e interaes ocorrem dentro de uma estrutura social, redes organizadas de status, normas e papis sociais. O tipo mais elementar de estrutura social o grupo que, dependendo de seu tamanho, pode classificar-se como primrio ou secundrio.

- Os grupos primrios so mais ntimos e coesos, envolvendo mais conformidade s normas, do que os grupos secundrios. Os grupos tm poder as pessoas, reprimindo e limitando as auto-imagens, os valores e crenas, as emoes, as motivaes e o estilo de representao de seus integrantes. Os grupos so estruturas altamente dinmicas, que revelam um nmero de processos bsicos:

a) Liderana e o aparecimento de lderes de tarefa e socioemocionais b) Tomada de decises e desenvolvimento de consenso e groupthink c) Coeso e solidariedade quando estes surgem de altos nveis de interao, experincias semelhantes dos membros e fontes externas de ameaa d) Expectativas ou parmetros de caractersticas difusasou desempenhos passados para antecipar o que os indivduos devem fazer em grupo e) Grupos de referncia como parmetros para orientar os pensamentos e reaes em uma situao especfica. Quando a sociedade se torna maior e as tarefas mais complexas, os grupos so unidos para formarem organizaes que revelam papis sociais formais, uma clara diviso de trabalho, hierarquias de autoridade, controle de emoes, competncia tcnica dos encarregados, controle organizacional dos cargos e planos de carreira rumo hierarquia. H variados tipos de organizaes:

a) Organizaes voluntrias, em que as pessoas livremente renem certos objetivos e interesses b) Organizaes coercitivas, em que os indivduos so forados a permanecer separados do resto da populao c) Organizaes utilitrias, em que os membros racionalmente calculam os custos e os benefcios de sua participao. Uma dinmica importante das organizaes ecolgica: as organizaes existem em um ambiente de recurso e devem geralmente competir com outras organizaes pelos recursos que levam a padres de crescimento e declnio nos diferentes tipos de organizaes da sociedade. Outro conjunto de dinmica interno, girando em torno de uma srie de processos:

a) Desenvolvimento de relaes informais dentro da hierarquia formal b) A origem de conflito na desigualdade de distribuio de autoridade c) Natureza dos servios quando estes refletem as tecnologias e produtos fabricados d) Controle e autoridade que giram em torno de padres de superviso externa e compromissos do trabalhador e) Processos culturais nos quais os valores, crenas e normas criam uma ticaespecfica sobre como o trabalhado deve ser feito f) Lei de Parkinson, ou a durao do trabalho para preencher o tempo alocado

g) Princpio de Peter, ou a promoo de trabalhadores em seu nvel de incompetncia h) Ritual ou desempenho do trabalho sem a considerao dos objetivos de uma organizao i) A alienao decorrente dos servios chatos e rotineiros. A natureza da organizao tem, nas ultimas dcadas, mudado enormemente sob o impacto da tecnologia e competio econmica mundial, levando queda dos empregos de produo e ao aumento dos empregos na rea de vendas e de prestao de servios.

A desigualdade em uma sociedade gira em torno da distribuio diferenciada de recursos de valor s variadas categorias de indivduos sendo as de classe, tnica e gnero as trs mais importantes. A estratificao de classe existe quando a renda, poder, prestgio e outros recursos de valor so dados aos membros de uma sociedade desigualmente e quando, com base nessa desigualdade, variados grupos tornam-se cultural, comportal e organizacionalmente distintos. O grau de estratificao est relacionado ao nvel de desigualdade, distino entre as classes em nvel de mobilidade entre as classes e durabilidade das classes. Existem vrias propostas para o estudo da estratificao:

a) A proposta marxista, que enfatiza que a propriedade dos meios de produo a causa da estratificao de classe e mobilizao para o conflito, com subseqente mudana nos padres de estratificao b) A weberiana, que enfatiza a natureza multidimensional da estratificao ( que gira em torno no apenas da classe, mas de partido e grupos de status tambm) c) A proposta funcionalista, que argumenta que a desigualdade reflete o sistema de recompensa para encorajar os indivduos a ocupar posies funcionalmente importantes e difceis de preencher d) A evolucionista, que argumenta que, a longo prazo, partindo das sociedades de caa e coleta, as desigualdades aumentaram, como refletem as sociedades modernas. A estratificao nos EUA e no Brasil marcada por altos nveis de desigualdade com respeito a bem-estar material e prestgio. A desigualdade na distribuio de poder mais ambgua. Fronteiras obscuras entre as classes sociais prximas existem nos EUA. A mobilidade freqente, mas a maioria das pessoas no consegue grande mobilidade durante sai vida. Etnia a identificao de um grupo como distinto em termos da biologia superficial, recursos, comportamento, cultura ou organizao, e a estratificao tnica existe quando alguns grupos tnicos conseguem mais recursos de valor em uma sociedade do que outros grupos tnicos. A estratificao tnica criada e sustentada pela discriminao que legitimada pelas crenas preconceituosas. A discriminao e o preconceito so embasados pela ameaa (econmica, poltica, social) apresentada de forma real ou imaginria por um grupo tnico-alvo e so ainda sustentados pelos ciclos de reforo que giram e torno da identificao tnica, ameaa, preconceito e discriminao. O gnero a diferenciao entre homens e mulheres em termos de caractersticas culturalmente definidas e status na sociedade. A estratificao de gnero existe quando homens e as mulheres em uma sociedade recebem efetivamente parcelas desiguais de dinheiro, poder, prestgio e outros recursos. A estratificao de gnero sustentada pelos ciclos de socializao, que se reforam mutuamente pela identidade de gnero e por crenas relacionadas ao gnero, que, por sua vez, se tornam a base para discriminao e crenas preconceituosas, frutos da ameaa ressentida pelos homens. As relaes de gnero esto mudando nos EUA, visto que esses ciclos esto sendo quebrados pela participao das mulheres no trabalho e na poltica e pelos ataques s crenas que colocam as mulheres em desvantagem.

You might also like