You are on page 1of 25

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS PS-GRADUAO EM POLTICA INTERNACIONAL

GUILHERME AGUIAR DE CARVALHO

PICE E CRISE DA GEOESTRATGIA DOS TRANSPORTES AREOS: POLTICA EXTERNA E INSERO BRASILEIRAS

PORTO ALEGRE 2012

GUILHERME AGUIAR DE CARVALHO

PICE E CRISE DA GEOESTRATGIA DOS TRANSPORTES AREOS: POLTICA EXTERNA E INSERO BRASILEIRAS

Projeto de pesquisa sugerido para a elaborao da dissertao do curso de psgraduao em Poltica Internacional da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul.

PORTO ALEGRE 2012

RESUMO Esta pesquisa analisa a insero internacional da economia brasileira utilizando como varivel a malha internacional das empresas areas brasileiras para, a partir das linhas de atuao da poltica externa brasileira, e do paradigma atual de insero internacional do Brasil, avaliar se h um encadeamento entre a expanso da insero brasileira e a expanso das rotas internacionais de empresas brasileiras de aviao e sua internacionalizao como forma de julgar a existncia, ou no, de uma estratgia nacional de desenvolvimento para a aviao.

PALAVRAS-CHAVE:

transporte areo; insero internacional; relaes internacionais; geoestratgia; internacionalizao de empresas areas;

ABSTRACT This research analyses the international insertion of the Brazilian economy by using as a variable the air network of Brazilian airlines to, from the lines of the Brazilian foreign policy, and the current international insertion paradigm, verify if there is a linkage between the expansion of the Brazilian insertion and the expansion of the international destinations of Brazilian airlines and their internationalization as a manner to ponder the existence, or no, of a national development strategy for aviation.

KEYWORDS:

air transport; international insertion; international relations; geostrategy, airline internationalization;

INTRODUO

There is no better symbol of worldliness than the airplane.


Alain de Botton em The Art of Travel (2003)

Literatura e histria concordam: No h maior smbolo de mundialidade do que aquele substanciado pelo avio. A literatura sempre descreveu relatos de homens em mpetos aventureiros, desbravadores, como aqueles relatados em Terra dos Homens de Antoine SaintExupry, com seu avio; ou o mais tecnologicamente destitudo balo nos Oitenta Dias ao Redor do Mundo em que Verne nos narrou. Estes mesmos mpetos fazem os homens se aproximarem do Estado, da Guerra, da Poltica. Poltica e aviao desde a 1 Guerra Mundial j demonstram uma afinidade imensa, tendo sido o poder areo fator determinante para o sucesso das naes vencedoras. Com o trmino deste, vimos a tradio e o expansionismo naval perder o lugar para o poderio areo, na formao das primeiras empresas de transporte areo a partir dos excessos e sobras materiais do conflito que se encerrara. FAY afirma que estas empresas recm criadas, acabaram por adotar o conceito de empresa de bandeira daquele de tradio martima. No perodo entre-guerras com duas paces duelando, de um lado o Estado teuto, e do outro o norte-americano, a importncia estratgica da aviao era tal que acabou fazendo com que a Alemanha, mesmo preparando-se para o revide que originaria a Segunda Guerra, na tentativa de conquista do espao geopoltico que lhe era estratgico, financiasse, estruturasse tecnologicamente, com mo de obra, material e humana, rotas areas financeiramente no rentveis em todo o territrio da Amrica Latina, como forma de influncia comercial, cultural e propaganda poltica do Reich na regio (FAY). Nos anos aps o trmino da I Guerra, o avio viabilizou a grande expanso do conflito atravs da reduo das distncias-tempo, gerando assim um novo conceito abstrato de territorialidade, soberania e extenso do poder (CARVALHO), tanto e de tal maneira que os Estados passaram a servir-se do poder e do prestgio que as empresas areas lhes propiciavam.

Durante as dcadas de 60 e 70, Juan Trippe, presidente da ento Pan American Airways (PanAm), era considerado e tinha status de um Secretrio de Estado, graas s suas estreitas ligaes com o governo americano e ao suporte que a diplomacia americana prestava expanso de sua malha internacional, e vice-versa; no caso brasileiro da VARIG (Viao Area Rio-Grandense), os escritrios internacionais desta cumpriam pequenos servios burocrticos consulares, como a legalizao de documentos e prestavam diplomacia cultural, e embora em menor proporo, tambm expandiram a imagem do Brasil (KIPPLING), numa clara amostra da importncia dos transportes areos na insero internacional de um pas.

DELIMITAO DO TEMA E JUSTIFICATIVA DE SUA RELEVNCIA Este projeto prope conduzir um estudo profundo e complexo das relaes entre a insero internacional da economia brasileira, tendo em suas empresas areas os seus braos de atuao e do exerccio de seu softpower, em face ao processo de globalizao do final do sculo XX e incio do XXI e em tudo que ele acarretou no setor e na insero brasileira. Historiograficamente, percebemos o claro encadeamento entre insero internacional e transportes areos. De acordo com FAY, a malha da Deutsche Lufthansa em 1939 se estendia desde Berlin, at todas as capitais europias, oriente mdio e sudeste asitico sem mencionar a incurso geopoltica alem tanto pela Lufthansa quanto pela Condor em territrio latino americano, o que viabilizou, em parte, a eqidistncia Varguista e a posterior presso americana para a desgermanizao do transporte areo brasileiro em anos anteriores a II Guerra. Em 1957, j com a II Guerra ganha, os Estados Unidos, atravs de sua Pan American, trataram de ocupar as rotas anteriormente operadas pela Lufthansa em um esforo geoestratgico macartista de combate ao comunismo e de ideais no democrticos. Este esforo traduziu-se, tambm, no comrcio cientfico e tecnolgico aeronutico americanos nestes territrios, corporificados em termos de tecnologia aeroporturia, de avinica e aeronaves. No Brasil a importncia dos transportes areos at determinando momento obedeceu regra da importncia estratgica, especialmente na vigncia de governos mais nacionalistas ou militares. Nestes governos foi instaurado um rgido sistema de regulao e institucionalizao, viabilizando, assim, a subdisiao Estatal ao setor da mesma maneira que a criao de uma estratgia. Atualmente, a importncia estratgica da aviao ainda pode ser percebida pela criao da Secretaria de Aviao Civil (SAC), com status de ministrio. Em sua obra Insero Internacional: Construo de Conceitos Brasileiros, CERVO inaugura um marco na sistematizao do pensamento brasileiro no campo das Relaes Internacionais ao propor a utilizao da viso e interpretao regionais na construo dos conceitos que guiaro o processo decisrio brasileiro no campo das relaes internacionais,

semelhana do que vem sendo feito em outras naes emergentes como China, ndia e frica do Sul. Ao romper a tradio e a limitao cognitiva anglo-americana para regies de realidades cada vez mais distantes do quadro referencial e cultural de seu controle hegemnico, ao denegar a submisso epistemolgica s suas doutrinas tradicionais em detrimento construo de conceitos prprios e regionais que visam pautar a interao da sociedade nacional no meio internacional, o autor acaba inaugurando a partir do abandono da retrica estruturalista e da adoo de uma insero mais pragmtica e realista, o ressurgimento da importncia do Estado como ente promotor do desenvolvimento, em um paradigma que faz ressurgir junto com a importncia do Estado, a necessidade de um planejamento e de uma estratgia de desenvolvimento mais nacional. Este novo momento, dito logstico, inaugura uma insero estratgica e desenvolvimentista que vai alm da viso Cepalina e a da Teoria da Dependncia no que CERVO define como um ecumenismo terico de posicionamento mais realista no qual os transportes areos podem ser chave por ser ferramentas mpares de insero fsica e geopoltica. interesse do autor, pela sua formao, conduzir um estudo neste campo de modo a qualificar epistemologicamente capital humano a em uma construo em conjunto com o Estado, como sugere CERVO, desenhar novas estratgias para os transportes areos, utilizando-os como ferramentas de insero internacional da economia brasileira em compasso ao paradigma atual. Pretende-se, tambm, atravs de anlise comparativa entre os setores de transporte areo das demais economias emergentes perceber as disparidades e dificuldades entre nossas empresas areas e as destes pases, auxiliando a construo de uma vantagem competitiva de ambas partes, de modo a melhor inserir as economias emergentes no mundo atravs da aviao.

DEFINIO DO PROBLEMA DE PESQUISA A realidade inegvel. Infelizmente o pavilho aeronutico brasileiro, representado em suas empresas de transporte areo, no est em sintonia com a aspirao e com o atual status quo e insero internacional a que o Brasil enseja e possui. Esta pesquisa tem a inteno de responder a partir de que momento e de que forma houve o abandono da geoestratgia na expanso das empresas areas brasileiras em relao poltica externa. Para isto, ser necessrio compreender o modo com que ambas expanses estiveram ligadas no passado, de que formas puderam a poltica externa brasileira e as empresas de transporte areo servirem uma a outra e, dado o atual estgio da globalizao e o recorte histrico paradigmtico de Cervo, apontar de que formas isto poderia ser feito para melhor inserir internacionalmente a economia brasileira e aproximar o Brasil das demais economias em ascenso utilizando sua aviao civil. Este projeto, insere-se, portanto, dentro da linha de Economia Poltica Internacional. Os transportes areos e a poltica externa sempre tero em comum o fato de que nenhum deles existe per se; ambos existem porque a funo que exercem, a quem exercem, os legitimam.

ESPECIFICAO DA HIPTESE DE TRABALHO VIZENTINI afirma que o estudo das Relaes Internacionais entrou no Brasil no contexto da democratizao como forma de pautar o declnio da idia de interesse nacional medida em que o Brasil abria-se para a globalizao. Assim, poderamos inicialmente pensar o desmonte da estratgia aeronutica, ou sua desvinculao da poltica externa, como produto simples e nico do neoliberalismo. Cabe aqui um adendo. simplista e falacioso afirmar categoricamente na reduo do Estado Nacional como resultante do processo de avano do neoliberalismo. Estados tipicamente neoliberais como os Estados Unidos, aumentaram, e muito, seus gastos governamentais e militares, inclusive com o salvamento de instituies bancrias, provando contrria a falcia do desmonte do Estado Nacional. neste sentido que, pessoalmente, acredito que o desmonte do pavilho aeronutico pela ordem neoliberal somente foi possvel porque, na verdade, ele no estava realmente consolidado em 1975, ao contrrio do que acredita Fay, estando poca demasiadamente vulnervel ao mercado externo e suas presses mercadolgicas. Ao responder a nossa pergunta, saberemos os pontos falhos e o cenrio que possibilitaram o enfraquecimento da nossa aviao nacional como ferramenta de insero e de softpower, evitando que os mesmos erros sejam repetidos aps o paradigma atual, que j demonstra estar dando nova importncia estratgia e ao planejamento, dos quais os transportes areos podem se beneficiar.

DA JUSTIFICATIVA DA RELEVNCIA DO TEMA Este trabalho mostra-se relevante ao percebermos mudanas recentes no panorama nacional dos transportes areos em termos polticos. Com a ascenso da antiga Secretaria de Aviao Civil (SAC) de rgo de assistncia do Ministrio da Defesa, para uma secretaria com status de ministrio. Assim, rgos centrais do SAC (Sistema de Aviao Civil) tambm foram alados; a ANAC (Agncia Nacional de Aviao) e a prpria Infraero (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroporturia) deixaram de responder e a destinar seus recursos ao Ministrio da Defesa, e passam administrar e destinar seus recursos de maneira mais autnoma, seguindo, assim, preceitos mais mercadolgicos, em uma provvel tentativa de tornar nossa aviao mais competitiva. Podemos citar, neste caso, a privatizao de aeroportos, em um estratagema a fornecer ao pas uma estrutura aeroporturia adequada aos eventos esportivos que sucedero, e a ento desregulamentao do setor areo civil, em um futuro prximo, em uma mudana muito clara do governo Lula e do governo Dilma em relao aos antecessores. Assim, a formao de capital humano capaz de lidar com um setor cada vez mais dependente politicamente e, atravs desta capacidade, melhor embasar intelectual e academicamente as estncias diplomticas, decisrias e estratgicas governamentais nas reas da aviao civil e relaes internacionais. importante avaliar o desempenho dos transportes areos atravs de governos tanto autoritrios e democrticos, concluindo de que modo a democratizao afetou os nossos transportes. CERVO cita o paradigma neoliberal como aquele que iniciado com o governo Collor; este paradigma pode, e o confundido com o prprio processo de redemocratizao brasileira. Esta anlise mais do que importante, fundamental para que entendamos, claramente, o desaparecimento de empresas de bandeira tradicionais (TRANSBRASIL, VARIG, VASP) e a concentrao posterior em uma nica empresa (TAM) sem que o creditemos acriticamente doutrina democrtico-liberal. importante, tambm, para que compreendamos de que modo decises tipicamente democrtico-liberais e puramente administrativas e comerciais das empresas areas impactaram em questes soberanas do Brasil, no que tange sua insero internacional.

Citemos, por exemplo, as relaes brasileiras via MERCOSUL com o Estado de Israel . Segundo o Ministrio de Desenvolvimento, Indstria e Comrcio (MDIC), o Acordo visa reforar as relaes econmicas, promover o comrcio e a livre concorrncia, o aumento de investimentos e a cooperao tecnolgica. Nos ltimos 12 (doze) meses, foi registrado pelo MDIC um crescimento de mais de 100% nas movimentaes entre os dois pases, ainda sim, ocorre o seguinte:
1

Figura 1 Controle de Freqncias Regulares Areas Outubro 2011 (fonte: http://www.anac.gov.br/frequencias/pdf/outubro.pdf)

Acima jaz copia do controle de freqncias areas internacionais de Outubro de 2011. A primeira coluna indica o nome do pas, as duas colunas seguintes referem-se s rotas acordadas, sendo a primeira delas, o nmero de freqncias mistas (passageiro e carga) e a segunda, somente de carga. A terceira e quarta colunas referem-se s freqncias alocadas, ou seja, as utilizadas por empresa brasileira. A quinta e sexta colunas indicam o numero de freqncias semanais disponveis, e a stima coluna, um campo de observaes. No caso do Estado de Israel fica claro que foram acordadas 7 freqncias semanais mistas, mas nenhuma, somente de carga, o que deveras contrasta com os propsitos firmados pela chancelaria brasileira. Outro fato importante, neste caso, o que est expresso na ltima coluna. Nordeste do Brasil, por Israel a partir do vero IATA 2012. Ou seja, h interesse por parte do Estado de Israel de possuir freqncias at o nordeste Brasileiro, sem competio alguma, da qual tanto o povo quanto as empresas areas Brasileiras poderiam se beneficiar. O mesmo tipo de acordo de livre comrcio firmado com Israel, foi firmado com o Egito . Este acordo foi festejado por ser um acesso estratgico aos mercados consumidores dos pases da Liga rabe, composta por 22 (vinte e dois) membros. Segundo a Secretaria de Relaes Internacionais (SRI) da ANAC, destes 22 membros, o Brasil possui Acordo de Transporte Areo com 113 (onze) deles, apesar de, at a presente data, nenhuma empresa
1

Em 28 de Abril de 2010 o Dirio Oficial da Unio (DOU) oficializa o decreto numero 7159 que cria uma rea de livre comrcio entre o MERCOSUL e Israel. 2 Celebrado em San Juan, na Argentina, em Agosto deste ano (2010). 3 Bahrein, Catar, Egito, Emirados rabes, Iraque, Jordnia, Kuaite, Lbano, Marrocos, Om e Turquia.

area brasileira utilizar-se de tais freqncias disponveis e negociadas pelo Itamaraty. Outro caso interessante o do IBAS4. O IBAS (ndia Brasil frica do Sul) um frum entre os trs pases que ambiciona desenvolver, entre outras coisas, desenvolvimento do turismo e transporte. Consciente da importncia deste fato, o Itamaraty negociou um acordo trilateral Brasil - frica do Sul ndia, para rotas de voos internacionais. Os voos sairiam do Brasil, fariam escala na frica do Sul, e seguiriam para a ndia (stima coluna da figura a seguir). Abaixo vemos a tabela de freqncias de Outubro de 2010, da frica do Sul. Na coluna alocadas vemos T(7). Isto significa que a TAM possui alocao destas freqncias em sua malha, mas, ao verificarmos o site da TAM, em 10 de Novembro deste ano, possvel constatar a indisponibilidade desta rota nas linhas da empresa. Muito provavelmente houve um pedido da TAM para que se fizesse esta rota, mirando a Copa FIFA de 2010. O intrigante que, como as freqncias ainda constam na contabilizao da ANAC, bem possvel que a TAM tenha feito um acordo via aliana comercial (Star Alliance) ou diretamente com a empresa Sul-Africana para um acordo de interline5, cedendo as freqncias cedidas pela ANAC, que emasculada pelas prticas comerciais do setor em uma emulao de um mercado desregulamentado, que, no o caso do mercado brasileiro.

Figura 2 Controle de Freqncias Regulares Areas Outubro 2011 (fonte: http://www.anac.gov.br/frequencias/pdf/outubro.pdf)

Mais um caso, o da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa (CPLP)6. De todos os pases-membros da CPLP, o Brasil no possui ligaes com nenhum dos territrios dos outros pases-membros, por empresas brasileiras. Tampouco a Portugal, local da sede da CPLP e de onde saem bilionrios investimentos imobilirios no Nordeste Brasileiro, e cuja ligao convenientemente feita pela Transportes Areos Portugueses (TAP), cuja direo,
4 5

Criado pela Declarao de Braslia em 2003. Acordo Interline um acordo em que as freqncias so passadas para outra empresa parceira e que, por terem carter temporrio, no passam pela aprovao da autoridade aeronutica. 6 Fundada em 1996 com o objetivo de integrar e celebrar a Lusofonia, contando atualmente com 8 (oito) pases membros.

brasileira e ex-Variguiana, experiente nas potencialidades geoestratgicas dos transportes areos. O site da TAP7 disponibiliza 8 voos semanais entre Lisboa e So Paulo, trs voos semanais entre a cidade do Porto e So Paulo, sete voos semanais entre Lisboa e o Rio de Janeiro, mais trs semanais entre a cidade do Porto e o Rio de Janeiro e sete voos semanais entre Lisboa e Salvador, Lisboa e Recife, Lisboa e Fortaleza e Lisboa e Natal. Somando todas as freqncias teremos 46 (quarenta e seis) voos s de ida, por semana. Considerando os de volta, veremos que o Brasil ligado a Portugal, de forma monoplica pela empresa Portuguesa (TAP), incrveis 92 vezes, sem que nenhuma empresa Brasileira o faa em nenhum outro nmero. este uma prtica tpica da poltica externa do Governo Lula? Afinal queremos ser os protagonistas de uma integrao, ou os coadjuvantes dela? s vsperas de se fundir com a TAM, a chilena/americana LAN CHILE j anunciou que deve se ocupar das rotas internacionais transcontinentais hoje operadas pela brasileira, uma vez que esta ficar a cargo das rotas domsticas. Caso isto venha a ocorrer, o Brasil deixar de ter uma empresa nacional em rotas para destinos internacionais, o que deveras enfraquece a insero internacional brasileira; no somente nos enfraquece poltica e estrategicamente, mas contrasta deveras com os posicionamentos da chancelaria brasileira, com suas aspiraes de liderana a que o Brasil se prope, especialmente na Amrica Latina e dada a importncia mundial da indstria aeroespacial do Brasil, uma vez que a EMBRAER a terceira maior fabricante de aeronaves no mundo. Com um melhor entendimento dos mecanismos envoltos na poltica externa para a aviao e com a historiografia recente, poderemos compreender de que modo e em que momento se deu a queda da geoestratgica brasileira nos transportes areos, apontando pontos de falha e sugestes de mudanas no paradigma atual.

www.tap.pt, acessado em 10 de novembro deste ano.

DA DELIMITAO DO OBJETO DE ESTUDO E DO UNIVERSO DA PESQUISA Esta pesquisa versa sobre as dificuldades da insero internacional da economia brasileira atravs das suas empresas de transporte areo em face ao universo globalizado e suas crises. Como varivel de medio desta insero, ser utilizada a expanso da malha internacional das empresas areas brasileiras em face globalizao, como forma de compreenso dos mecanismos que geraram esta dificuldade, identificando pontos de oportunidade. Dado seu carter internacional, interessante analisar os impactos das crises e a vulnerabilidade do setor dos transportes areos, e seu pavilho ento consolidado, diante das transformaes globais aps 1975, at 1990, compreendendo de que modo foi estruturado durante o paradigma desenvolvimentista, o paradigma neoliberal na economia global e sua relao com um setor de importncia nacionalmente estratgica, o transporte areo. O paradigma que segue, o Neoliberal, foi a ocasio em houve a criao das megacarriers de empresas de transporte areo (Star Alliance, OneWorld, SkyTeam), em um processo similar ao da formao dos blocos regionais, na busca de insero internacional, justamente quando a financeirizao e a desregulamentao da economia global, a intensificao dos processos de fuso, incorporao e transnacionalizao das empresas fragilizavam a unidade nacional. Assim, vlido examinar como e em que direo se deu a estratgia de internacionalizao da malha area destas empresas.
Destacamos, fundamentalmente, (...), a importncia de relacionarmos a aviao comercial com as relaes internacionais, no sentido de compreend-la dentro de uma perspectiva global. Percebemos que a aviao comercial, (...), foi utilizada por muitas naes com objetivos no puramente econmicos, mas tambm com interesses estratgicos de defesa da soberania nacional. (FAY 2001:282)

Segundo CERVO a interpretao ideolgica e portanto falaciosa da globalizao do final do sculo XX acabou que dando importncia menor autonomia do Estado no processo decisrio da poltica externa. A percepo desta falcia acabou viabilizando a implementao de um novo modelo ps-desenvolvimentista de internacionalizao econmica, na qual o Estado volta a ter importncia como indutor do planejamento e do desenvolvimento sem incorrer em categorizaes de institucionalizao dirigista. Assim, a insero internacional

neste paradigma mostra-se socialmente construda na unio entre Estado e sociedade, dando espao ao retorno de um realismo mais pragmtico e menos ideolgico, a novos meios de poder, construo de um multilateralismo e cooperao brasileira, como forma de forjar a construo de vantagens comparativas em que ser necessrio que a estratgia volte voga. A partir do conhecimento da evoluo recente da economia e da poltica internacionais na aviao brasileira e de sua relao historiogrfica com o repertrio de poltica externa brasileiro, aliado realidade do setor poderemos construir um melhor entendimento dos mecanismos existentes na internacionalizao da malha area brasileira, de maneira a melhor guiar a insero internacional brasileira pelas empresas de transporte areo, qualificando material e humanamente as futuras estratgias destas e da criao de uma poltica externa conforme ao setor.

PROCEDIMENTOS E TCNICAS DE PESQUISA Em termos de insero internacional do Brasil, CERVO a divide em quatro paradigmas histricos, sendo o primeiro o liberal-conservador que se estende at a Revoluo de 30 a partir da qual Vargas d incio a um novo paradigma, dito desenvolvimentista, que encerrado com a sada de Jos Sarney e com a eleio de Fernando Collor de Melo, quem inaugura o terceiro paradigma da nossa poltica externa, o neoliberal. O paradigma neoliberal somente encerrado com a ento inaugurao pelo governo Lula daquele vigente nos dias de hoje, o logstico. Temporalmente, esta pesquisa dever, ento, ser conduzida ao longo de trs recortes histricos: de 1975 at 1990, de 1990 at 2002 e de 2003 at o momento atual. Estes recortes correspondem, respectivamente, ao final do paradigma Desenvolvimentista, ao paradigma neoliberal e ao logstico. (CERVO 2009) O objetivo deste recorte identificar, a partir do final do recorte temporal de FAY, 1975, historicamente a construo e a manuteno do paradigma neoliberal como forma de identificao dos processos pelos quais houve a falncia da estratgia nacional no setor dos transportes areos, constituindo assim uma pesquisa do tipo qualitativa por privilegiar uma viso holstica e complexa da situao do transporte areo como ferramenta de insero internacional da economia brasileira o que constituem estes tema de alta complexidade. FAY conclui sua Tese de Doutorado utilizando o recorte temporal que iniciado em 1927, se estende at 1975, nos primeiros anos do governo Ernesto Geisel, quando, segundo a autora, o pavilho aeronutico brasileiro mostrou-se consolidado. Este momento, no entanto, contrasta com a diviso temporal adotada por CERVO para a anlise da insero internacional brasileira. Primeiramente, atravs da deduo devemos completar a anlise de FAY que terminara em 1975 e estend-la at 1990, quando CERVO diz terminar o paradigma Desenvolvimentista e iniciar o Neoliberal. Nestes quinze anos de anlise, deve-se procurar identificar de que forma foram lanadas as bases e quais foram as transformaes para a inaugurao do novo paradigma de 1990, da mesma forma que compreender o avano da globalizao e seu impacto nas empresas de transporte areo nacionais, na economia e na

poltica externa brasileira ocorridos at 2002, j no final do paradigma neoliberal. Neste momento poderemos lanar mo de dados e estatsticas oficiais (ANAC, DAC, IATA, IBGE, IPEA, ICAO), revistas no-acadmicas semanais (Carta Capital, Cruzeiro, poca, Isto, Veja), revistas acadmicas da rea de Relaes Internacionais (Revista Brasileira de Poltica Internacional RBPI, Poltica Externa, Contexto Internacional, Revista Brasileira de Estudos Polticos, Diplomacia, Estratgia e Poltica - DEP), da produo bibliogrfica de Poltica Externa (ALBUQUERQUE, ALMEIDA, ALSINA, CALDAS, CERVO, GARCIA et al) e de Relaes Internacionais (BAYLIS, PECEQUILO, PINHEIRO, SMIT et al), legislao nacional criada, especialmente aquelas oriundas da ratificao de tratados (Leis, Decretos, DOUs et al), documentos internacionais oficiais (acordos, tratados, documentos do MRE, resolues e anexos da ICAO), produes bibliogrficas na rea econmica (BAMFORD, BAUMANN, FURTADO, GIAMBIAGI et al) de modo a construir o processo social, histrico e econmico, indicando os impactos deste na aviao brasileira. Na inteno de verific-los aeronauticamente, podemos recorrer a autores na rea de administrao e aviao, tal como ABEYRATNE, BUTLER, DOBSON, DOGANIS, JONG, FORSYTH e WILLIAMS. Historicamente, a situao pode ser corroborada atravs de dados e estatsticas oficiais da aviao (DAC, IATA, ICAO), revistas no-acadmicas nacionais da rea de aviao (Aeromagazine, Avio Revue, Flap, Panrotas), revistas no-acadmicas internacionais da rea de aviao (Air Transport World, Flying), revistas acadmicas internacionais de aviao (Journal of Air Transport Management, Journal of Aviation Management and Education, International Journal of Applied Aviation Studies), produes na rea de geopoltica e geoestratgia, especialmente dos transportes areos (CARVALHO, COUTO E SILVA, DACHARRY, RODRIGUE e CHAPEAU), entrevistas com profissionais da rea da aviao, especialmente a Sra. Lidia Marques, curadora do Museu da VARIG, Marcos Ussanovich Filho, ex-comissrio da VARIG e dono de um dos maiores acervos pessoais de aviao civil, assim como os irmos Bernsmller, ex-comissrios da Deutsche Lufthansa quando operava no Brasil, e donos da segunda maior coleo de documentao de aviao do Brasil, e revistas acadmicas internacionais de reas afins (Journal of Transport Geography). Uma vez concludo este processo, identificado o processo de desmonte do pavilho aeronutico brasileiro e da estratgia para o setor, a perda de insero da aviao internacional

do Brasil e os fatores contribuintes dentro da economia global, tais como crises econmicas e financeiras, choques do petrleo e problemas polticos, dois dos trs paradigmas os quais este trabalho ambiciona analisar j tero sido concludos, restando-nos o estudo minucioso do novo e atual paradigma, o logstico. Por no ter a inteno de provar uma teoria, mas de observar a realidade, a metodologia neste paradigma dever ser do tipo dialtico-hipottica, atravs da qual, aps uma anlise de Poltica Internacional Mundial, Poltica Externa Brasileira, linhas de sua atuao, desenvolvimento e crescimento, apontar-se-o as estratgias possveis de ser adotadas pelas companhias areas brasileiras e uma investigao mais profunda, ento, acerca das causas deste descompasso entre a poltica externa atual e a atuao dos transportes areos. Neste momento poderemos fazer uso de pesquisas, dados e estatsticas de think-tanks da rea da aviao (Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Areo - SBTA, Instituto Brasileiro de Estratgia e de Polticas Pblicas em Aviao - CEPTA, Air Transport Action Group - ATAG, Air Transport Research Society - ATRS), revistas acadmicas internacionais de aviao (Journal of Air Transport Management, Journal of Aviation Management and Education, International Journal of Applied Aviation Studies), entrevistas com Para dar um panorama da questo econmica internacional no mundo e seus impactos no setor da aviao, a pesquisa poder fazer uso de previses para o mercado de aviao (market forecasts) preparadas pelas Diretorias Comerciais de fabricantes de aeronaves (AIRBUS, BOEING, EMBRAER) e estudos de previso de crescimento econmico do setor (MCKINSEY). Entrevistas com o departamento de planejamento estratgico das empresas areas nacionais com vos internacionais para construo do entendimento acerca das suas ingerncias, se alguma, na negociao (travaux prparatoires) de novos tratados e para entender o processo de expanso de rotas internacionais, assim como entrevistas com a delegao da Misso Permanente do Brasil junto OACI a verificar a existncia, ou no, de linhas condutoras da sua representao e negociao de novos tratados. Vale lembrar, claro, que a utilizao de certos tipos de mtodos investigativos iniciais no excluem a utilizao de outros que julguemos apropriados durante o desenrolar da pesquisa, de modo a torn-la o mais fidedigna possvel.

BREVE REVISO DA PRODUO CIENTFICA SOBRE O TEMA Infelizmente, a indstria dos transportes areos nacionais carece de produo acadmica. A maior parte dos estudos importantes na area de aviao pertencem ao Instituto Tecnolgico de Aeronutica (ITA) com pesquisas importantes, porm restritas engenharia de infra-estrutura aeroporturia, ou Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Areo (SBTA) com estudos com um vis mais gerencial. Podemos citar o estudo da McKinsey como um estudo importante e atual das potencialidades da aviao contempornea no Brasil, onde so apontados os principais gargalos, ou pontos de estrangulamento, da nossa estrutura de aviao civil atual e as previses para o futuro da aviao brasileira. Neste mesmo raciocnio, os dados contidos nos Market Forecasts das fabricantes de aeronaves so valiosos e no menos importantes. FAY possui uma extensa produo acerca da histria interna da aviao com fidelidade acadmica. A utilizao de romances histricos, memoirs, geralmente de exaeronautas e suas biografias podem auxiliar como relato histrico secundrio. Podemos citar como autores que se encaixam neste perfil BORDINI, ERMAKOFF, KIPPLING, MIGLIORA e MORAIS. Internacionalmente falando, o histrico das crises, transformaes, mudanas globais e transformaes histricas e corporativas na rea da aviao podem ser analisados a partir da obra de autores que no sejam necessariamente historiadores, mas cujas obras perpassem o relato histrico como ABEYRATNE, BUTLER, CROUCH, CHADEAU, DACHARRY, DEMPSEY, DOGANIS, GRANT e SINHA. Internacionalmente, podemos citar dois nomes como de prestgio na linha de estudo a que este projeto se prope. ABEYRATNE e DOGANIS. ABEYRATNE atualmente chefe do departamento legal na OACI e sem duvida, o maior especialista em questes da aviao que envolvam o governo e os impactos da globalizao em ambas partes. Seu ltimo livro, Aeropolitics explora, embora no mbito externo, os fatores envolvidos na estratgia da aviao mundial, e pode ser utilizado como referencial comparativo entre o desempenho da aviao como negcio no Brasil e nos demais pases do mundo.

DOGANIS, to relevante quanto ABEYRATNE produz na rea de mercado e estratgia, mas em anlises mais no mbito corporativo e gerencial do que governamental. A viabilidade de trabalho com este autor, no entanto, inquestionvel caso pretendamos fazer uma pesquisa dos impactos mercadolgicos da poltica externa, a que este se prope. Conforme dito anteriormente, o ineditismo deste trabalho e as parcas fontes referenciais acadmicas na rea da aviao tornam esta pesquisa no s valiosa de se obter abordagem acadmica, mas tambm, atravs dela, pautar os esforos futuros na tomada de deciso estratgica, tanto diplomtica e governamental, quanto corporativa e social, corroborando o que CERVO diz ao afirmar que a insero deste atual paradigma deve ser construda a partir da interao entre o Estado e a sociedade, partes essas que em muito podem beneficiar-se com um transporte areo forte.

BIBLIOGRAFIA (PRELIMINAR A SER E) UTILIZADA NESTE PROJETO ABEYRATNE, Ruwantissa. Aeropolitics (Transportation Issues, Policies and R&D). Nova Iorque: Nova Publishers, 2010. ABEYRATNE, Ruwantissa. Aviation Trends in the New Millenium. Aldershot: Ashgate, 2001. ABEYRATNE, Ruwantissa. Aviation in Crisis. Aldershot: Avebury Aviation, 2004. ALBUQUERQUE, Jos Guillon. Sessenta Anos de Poltica Externa Brasileira (1930-1990). Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2006. ALMEIDA, Paulo Roberto de. Relaes Internacionais e Poltica Externa do Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 2005. ALSINA JR, Joo Paulo Soares. Poltica Externa e Poder Militar no Brasil. So Paulo: FGV, 2009. AMORIM, Celso. Conversas com Jovens Diplomatas. So Paulo: Benvira, 2001. ATAG. The Economic and Social Benefits of Air Transport. Geneve: Air Transport Action Group (ATAG), 2008. BAMFORD, Colin G. Transport Economics. Oxford: Heinemann, 2001. BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. Geopoltica e Poltica Exterior: Estados Unidos, Brasil e a Amrica do Sul. Braslia: FUNAG, 2009. BAUMANN, Renato. O Brasil e Os Demais BRICs Comrcio e Poltica. Escritrio no Brasil: IPEA, 2010. BAYLIS & SMITH. The Globalization of World Politics. Oxford: Oxford University Press, 2006. BOEING. Global Geopolitical Trends: 2009-2010. Seattle: BOEING, 2010. BORDINI, Rubens. Vida de Aviador. Porto Alegre: AGE, 1999. BUTLER, Gail (org.). The Handbook of Airline Strategy: Public Policy, Regulatory Issues, Challenges and Solutions. Oakdale: McGraw-Hill, 2001. CASTRO, Elias (Org.); GOMES, Paulo Cesar (Org.), CORRA, Roberto (Org.). Geografia: Conceitos e Temas. So Paulo: Bertrand, 2007. CALDAS, Ricardo Wahrendorff. Poltica Externa do Governo Kubitschek. Braslia: Thesaurus, 1995. CALVOCORESSI, Peter. Poltica Mundial a Partir de 1945. Porto Alegre: Penso, 2011. CARVALHO, Arp Procpio de. Geopoltica do Transporte Areo. Rio de Janeiro: Von Hager-Gintner, 1962. COUTO E SILVA, Golbery do. Geopoltica do Brasil. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1967. COUTO E SILVA, Golbery do. Geopoltica e Poder. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2003. COUTO E SILVA, Golbery do. Planejamento Estratgico. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exrcito, 1955. CERVO, Amado; BUENO, Clodoaldo. Histria de Poltica Exterior do Brasil. 4ed. Braslia: Editora da Universidade de Braslia, 2011. CERVO, Amado Luiz. Insero Internacional: Formao dos Conceitos Brasileiros. So Paulo: Saraiva, 2009. CERVO, Amado Luiz. Relaes Internacionais da America Latina: Velhos e Novos Paradigmas. So Paulo: Saraiva, 2007. CROUCH, Tom D. Wings: A History from Kites to the Space Age. London: WW Norton & Company, 2003. CHADEAU, Emmanuel. La Rve et La Puissance: LAvion et Son Sicle. Paris: Fayard, 1996. DACHARRY, Monique. Gographie du Transport Arien. Paris: LITEC, 1981. DEMPSEY, Paul Stephen. Airline Deregulation and Laissez-Faire Mythology. Westport: Quorum, 1992.

DOBSON, Alan. Flying in the face of competition: The policies and diplomacy of airline regulatory reform in Britain, the USA and the European Community 1968-1994. Gower House: Avebury, 1995. DODDS, Klaus. Geopolitics: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press, 2007. DOGANIS, Riga. Flying Off Course: The Economics and Marketing of International Airlines. London: Routledge, 2009. DOGANIS, Rigas. The Airline Business. London: Routledge, 2005. FAY, Claudia Musa. Crise nas Alturas: A Questo da Aviao Civil (1927-1975). Tese de Doutorado em Histria. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. FAY, Cludia. A Aviao Comercial na Amrica do Sul: Um Estudo Comparativo entre a Influncia Alem e Norte-americana na Regio (1919-1945). In: Estudos Ibero-Americanos. Porto Alegre, v.29, n.2, p149-163, 2003. FAY, Cludia. A Aviao Comercial na Amrica do Sul: 1920-1941. Dissertao de Mestrado em Histria. Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul. FAUSTO, Boris. Histria Concisa do Brasil. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2010. FINDLAY, Ronald & Kevin H. O'Rourke. Power and Plenty: Trade, War and the World Economy in the Second Millennium. Princeton: Princeton University Press, 2007. FIORI, Jos Luis. O Poder Global. So Paulo: Bomtempo, 2008. FONSECA JR., Gelson et al. Temas de Poltica Externa Brasileira. So Paulo: Paz e Terra, 1997. 2v, FURTADO, Celso. Formao Econmica do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 2007. FURTADO, Celso. O Brasil Ps-"Milagre". Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. FORSYTH, Peter (Org). Air Transport: Classics in Transport Analysis. Cheltenham: An Elgar Reference Collection, 2002. GALLAHER, Carolyn (Org.); DAHLMAN, Carl. GILMARTIN, Mary. MOUNTZ, Alison. SHIRLOW, Peter. Key Concepts in Political Geography. London: Sage, 2009. GARCIA, Eugnio Vargas. Diplomacia Brasileira e Poltica Externa: 1493 2008. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009. GIAMBIAGI, Fbio. Economia Brasileira Contempornea (1945-2004). Rio de Janeiro: Campus, 2005. GRIFFITHS, Martin. 50 Grandes Estrategistas das Relaes Internacionais. So Paulo: Contexto, 2004. GRANT, R.G. Flight: The Complete History. New York: Smithsonian & DK, 2001. GUIMARES, Antnio Mrcio C. Tratados Internacionais. So Paulo: Aduaneiras, 2009. HALLIDAY, Fred. Repensando as Relaes Internacionais. 2ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007. HEINSFELD, Adelar. Pensamento Geopoltico: Da Geopoltica Clssica s Novas Geopolticas. Passo Fundo: Clio, 2008. HELD, David; McGREW, Anthony. Prs e Contras da Globalizao. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. HOBSBAWN, Eric. Globalisation, Democracy and Terrorism. London: Abacus, 2008. JACKSON, Robert; SRENSEN, Georg. Introduo s Relaes Internacionais. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. JAKOBSEN, Kjeld. 2003-2010 O Brasil em Transformao: A Nova Poltica Externa. So Paulo: Perseu Abramo, 2010. JEPMA, Catrinus J; JEGER, Henk; HAMPHUIS, Elise. Introduction to International Economy. New York: Longman, 1997. JONG, Daan de. Blue Skies or Storm Clouds?: Essays on Public Policy and Air Transport.

Amsterdam: Aerlines Magazine Foundation, 2008. JUDT, Tony. Postwar: A History of Europe Since 1945. London: Penguin, 2005. KEOHANE, Robert; NYE JR, Joseph. Power and Interdependence. 4ed. Glenview: Pearson, 2012. KIPPLING, Geraldo. Falando de Avio. 2ed. Porto Alegre: do autor, 1998. KISSINGER, Henry. Diplomacy. New York: Simon & Schuster, 1994. LAMPREIA, Luiz Felipe. Diplomacia Brasileira: Palavras, Contextos e Razes. Rio de Janeiro: Lacerda, 1999. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Cientfico. 6ed. So Paulo: Atlas, 2001. LEBEDL, Claude. Le Monde de 1945 Nos Jours. Paris: ditions Ouest-France, 2006. LOWE, Norman. Histria do Mundo Contemporneo. Porto Alegre: Penso, 2011. MATTERN, Johannes. Geopolitik: Doctrine of National Self-Sufficiency and Empire. Baltimore: The John Hopkins Press, 1942. MCKINSEY. Estudo do Setor de Transporte Areo do Brasil: Relatrio Consolidado. Rio de Janeiro: McKinsey & Company, 2010. MEIRA MATTOS, Gen. Geopoltica e Trpicos. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exrcito, 1984. MORAIS, Fernando. Montenegro: As Aventuras do Marechal que Fez Uma Revoluo nos Cus do Brasil. So Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2006. NAPOLEO, Thomaz Mayer Alexandre. Repertrio de Poltica Externa: Posies do Brasil (2008-2009). Braslia: FUNAG, 2010. OLIVEIRA, Henrique Altemani. As Relaes Internacionais do Brasil. So Paulo: Saraiva, 2007. 2v. OLIVEIRA, Henrique Altemani. Poltica Internacional Contempornea: O Mundo em Transformao. So Paulo: Saraiva, 2006. OLIVEIRA, Henrique Altemani. Poltica Externa Brasileira. So Paulo: Saraiva, 2005. PALAST, Greg. Democracy and Regulation: How the Public Can Govern Essential Services. London: Pluto Press, 2003. PECEQUILO, Cristina. Introduo s Relaes Internacionais: Temas, Atores e Vises. Petrpolis: Vozes, 2010. PECEQUILO, Cristina. A Poltica Externa dos Estados Unidos. Petrpolis, Vozes, 2010. PEREIRA, Analucia Danilevicz. Poltica Externa do Governo Sarney: A Nova Repblica Diante do Reordenamento Internacional. Porto Alegre: UFRGS, 2004. PERI, Julio Csar. Geopoltica y Transporte. Buenos Aires: Nuevohacer, 2009. PINHEIRO, Letcia. Poltica Externa Brasileira. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. RIBEIRO, Osvaldo. Planejamento do Transporte Areo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. RODRIGUE, Jean-Paul et al. The Geography of Transport Systems. New York: Routledge, 2006. PINTO, LS. Assim se Voava Antigamente. 2ed. Porto Alegre: Magister, 1990. ROSSI; KANASHIRO, Valria. Destino: Soberania: O Domnio Brasileiro da Tecnologia no Trfego ereo. So Paulo: Editora Segmento, 2010. SANTOS, Milton. Por Uma Outra Globalizao: Do Pensamento nico Conscincia Universal. Rio de Janeiro: Record, 2011. SILVA, Heloisa Conceio Machado da. Da Substituio de Importaes Substituio de Exportaes: A Poltica de Comrcio Exterior Brasileira de 1945 a 1979. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. SENNES, Ricardo. Mudanas da Poltica Externa Brasileira. Porto Alegre: UFRGS, 2003. SILVA, Luiz Incio Lula da. A Poltica Externa do Brasil. Braslia: IPRI/FUNAG, 2003. SINHA, Dipendra. Deregulation and Liberalisation of the Airline Industry: Asia, Europe, North America and Oceania. Aldershot: Ashgate, 2001.

SPEKTOR, Matias. Kissinger e o Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. STEPANSKI, Joo. Tempos de Aviador e Outras Idades. Porto Alegre: do autor, 2000. TORRES, Vasconcelos. Aviao: Presena Antiga no Processo de Integrao Nacional. Braslia: Senado Federal, 1971. UNCTAD/GATT. The Role of The Freight Forwarder in Developing Countries. UN: Geneva, 1969. UNDERWOOD, Jeffery S. The Wings of Democracy: The Influence of Air Power on the Roosevelt Administration, 1933-1941. College Station: Texas A&M University Press, 1991. VIGEVANI, Tullo. A Poltica Externa Brasileira: A Busca da Autonomia, de Sarney a Lula. So Paulo: Editora Unesp, 2011. VIZENTINI, Paulo Fagundes. Poltica Externa do Regime Militar. Porto Alegre: UFRGS, 2005. VIZENTINI, Paulo Fagundes. Relaes Internacionais do Brasil. So Paulo: Perseu Abramo, 2008. WILLIAMS, George. The Airline Industry and the Impact of Deregulation. Aldershot: Avebury Aviation, 1996. WILLIAMS, George. Airline Competition: Deregulations Mixed Legacy. Aldershot: Avebury Aviation, 2002. ZBIGNIEW, Brzezinski. The Grand Chessboard: American Primacy and Its Geoestrategic Imperatives. New York: Basic Books, 1997.

You might also like