You are on page 1of 3

Como se tornar um buda em cinco semanas. A primeira nobre verdade a existncia do sofrimento. E o sofrimento pode ser desfe ito.

. Pois o sofrimento uma viso errada da realidade. O ensinamento original do Buda era um metodo psicolgico, capaz de eliminar o sofr imento e, portanto, capacitar a pessoa a viver em um estado de serenidade. Ou se ja, de tornar-se um buda. A tradio tornou o mtodo uma teoria, mas uma prtica. A prtica proposta pelo Buda consiste na realizao de cinco poderes que todos ns j poss uimos mas que simplesmente no usamos. So eles: o controle da mente, a presena na realidade, a conscincia da mudana, o desa pego e o amor universal. Um Buda qualquer pessoa que eliminou o sofrimento de dentro de si. Escolhe alime ntar os sentimentos positivos e no se exaspera com os negativos. Sua mente sempre serena, calma. Seu corpo sempre relaxado. No h mais stress, tenso. Vive de alegria, felicidade, harmonia, amor. Um Buda algum que mantm a serenidade em qualquer situao. A nossa serenidade no depende da situao, mas de nossa reao situao. 4 nobres verdades 1) 2) 3) 4) Existncia do sofrimento. Causa do Sofrimento. Cessao do Sofrimento. Caminho para a cessao do sofrimento (Nobre Caminho ctuplo).

Nobre caminho ctuplo: 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) *** O estado de Buda simplesmente o estado natural, no-neurtico. Aceitar a vida aceitar a impermanncia e a ausncia de um "eu". A causa do sofrimento a falsa noo da permanncia e de um "eu" separado. A compreenso correta a iluminao - a conscincia da realidade. A realidade a mudana contnua. A impermanncia. E que a existncia de qualquer coisa co ndicionada pela existncia de todas as outras (ou seja, no h eu separado). Assim, no podemos nos apegar a nada, pois no existe nada imutvel, que permanece igual a si m esmo ao longo do tempo. Compreenso correta. Pensamento correto. Fala correta. Ao correta. Meio de vida correto. Esforo correto. Ateno correta. Concentrao correta.

O sofrimento deriva do apego a uma situao diversa daquela que existe: do desejo de qualquer coisa que no existe, ou da averso a qualquer coisa que existe. Resumindo: O conhecimento correto (iluminao) consiste na conscincia de que as coisa s e as pessoas mudam continuamente e so todas interligadas, e, portanto, no desen volvimento do desapego. O pensamento correto consiste no pensamento em que h o amor universal. Sofrimentos do Para superar a Para superar a Para superar o Para superar a pensamento: confuso, distrao, ira, dio, desejo e luxria. confuso e distrao, praticar a contemplao da respirao. ira e o dio, praticar a contemplao da compaixo. desejo, praticar a contemplao da impermanncia. luxria, praticar a contemplao da morte.

Desenvolver pensamentos positivos: gentileza amorosa, compaixo, alegria compartil hada e desapego. O pensamento correto consiste na eliminao sistemtica do pensamento negativo e na co nstruo do pensamento positivo. A , e e fala correta, ao correta e meio de vida correto so os preceitos morais do budismo e so tambm abordados como Cinco preceitos (no mentir, no matar, no roubar, abster-s de tomar substncias que obscurecem a mente e no praticar violncia). "Fazer o bem evitar o mal".

Esforo correto - o esforo de olhar para dentro de si e prestar ateno ao pensamento, observar como nasce, cresce e morre e como impermanente e como os fantasmas no so reais. "Ento, a sua ateno poder voltar-se a realidade que te circunda e essa se reve lar a vocs e toda a sua beleza e alegria. Descobrir que na realidade, no h sofrimento . O sofrimento s existe no seu pensamento".

Esforo correto de ateno aos sentimentos, emoes, pensamentos, ento ter concentrao cor O pensamento correto um esforo, pois nossa ateno geralmente est to confundida com nos sos pensamentos que ns prprios nos tornamos nossos pensamentos. Sofremos por que o nosso Eu se identifica com nossos pensamentos. preciso fazer um esforo de soltar -se do automatismo dos nossos pensamentos. O difcil no observar nossos pensamentos , difcil recordar-se de fazer isto. "Se no fores consciente, a bergamota no real. Se a bergamota no real, nem quem o co me real. Comer uma bergamota com conscincia, significa estar realmente em contato com a realidade. A sua mente no persegue os pensamentos sobre o ontem ou sobre o amanh, mas demora-se totalmente no momento presente". Viver com presena mental e conscincia significa viver no momento presente, com o c orpo e a mente que habitam o aqui e o agora.A correta presena mental, portanto, c onsiste no voltar a prpria ateno a relaidade que nos circunda, aqui e agora, e inte ragir com esta. Acabar com a neurose! A concentrao correta consiste na observao dos pensamentos, sem preferncia ou averso, s em apego. Observar com distanciamento. Para praticar a observao distanciada do pensamento, necessrio acalmar a respirao, o c orpo e as emoes. As emoes so a matria do teu sofrimento. E tm origem do pensamento. OBJETIVOS: Conscincia da mudana Desapego

Controle da Mente Presena na Realidade Amor Universal Na 1. 2. 3. 4. 5. ordem, os cinco poderes de Buda: Controle da Mente Presena na realidade Conscincia da impermanncia Desapego Amor Universal

A mente no nada mais do que um rgo do corpo, que produz automaticamente pensamentos , como o fgado produz a bile ou as glndulas, a adrenalina. A mente, sendo um rgo, pode ser controlada. Mas um exerccio. Que requer tempo.

You might also like