You are on page 1of 11

OLIMPADAS MODERNAS: A HISTRIA DE UMA TRADIO INVENTADA Mariza Antunes de Lima Clvis J.

Martins
Graduada em Educao Fsica pela Universidade Positivo, pesquisadora jnior do Ncleo de Pesquisa Futebol & Sociedade e professora da rede pblica de ensino. Graduado em Educao Fsica pela Universidade Positivo e pesquisador jnior do Ncleo de PesquisaFutebol & Sociedade.

Andr Mendes Capraro

Doutor em Histria pela Universidade Federal do Paran, professor adjunto e coordenador do Centro de Memria do Departamento de Educao Fsica na mesma instituio.

Resumo Esta pesquisa investiga se a origem das Olimpadas Modernas pode ser compreendida como uma tradio inventada. Foi abordado o ressurgimento das Olimpadas, uma comparao entre Jogos Helnicos Antigos (especificamente os Olmpicos) e as Olimpadas Modernas e uma reflexo sobre os ideais e rituais inventados nas Olimpadas da atualidade. A pesquisa baseia-se em dois autores: Eric Hobsbawm e Norbert Elias, sobretudo no que se refere ao esporte. O esporte como um fenmeno moderno demonstra que esse ressurgimento dos Jogos Olmpicos e seus novos elementos, normalmente tratados por alguns autores como uma continuidade, devem ser compreendidos como uma tradio inventada. Palavras-chave: Jogos Olmpicos Modernos Histria do Esporte Tradio Inventada

ratando-se da Civilizao Helnica, histria e mito em vrios momentos se fundem, ganhando certa unidade. Entretanto, na era moderna, as Olimpadas apresentam contradies quando acentuada sua derivao dos antigos Jogos Gregos. Elias e Dunning (1992, p. 189), por exemplo, refutam a idia disseminada por muitos historiadores, que consideram o esporte como uma continuidade ou um renascimento de competies atlticas que teriam existido na antiguidade. Os referidos autores afirmam que os Jogos competitivos da Grcia clssica, normalmente identificados como o grande paradigma do esporte, apresentavam certas caractersticas prprias e se desenvolveram em condies muito distintas das que derivam os esportes atuais. Outro ponto de vista nesse mesmo sentido foi feito por Katia Rubio ao relatar que, diferentemente da cultura helnica, na qual o perodo dos Jogos representava um momento de trgua nas guerras e conflitos, as Olimpadas Modernas j sofreram interrupes por duas grandes guerras e boicotes promovidos por Estados Unidos e Unio Sovitica na dcada de 1980, indicando que o movimento olmpico no to apoltico como se proclama (RUBIO, 2001, p. 131). Ao referir-se aos Jogos Olmpicos, Pleket (1989 apud NETO 1998, p. 723) lembra que as diferenas entre os jogos antigos e os modernos no devem ser jamais esquecidas e que, entre essas diferenas, pode-se destacar que as competies antigas aconteciam sempre no mesmo lugar: o santurio de Olmpia, e os principais
PENSAR A PRTICA 12/1: 1-11, jan./abr. 2009 1

smbolos das Olimpadas Modernas no tm nenhum tipo de ligao com os Jogos da Antiguidade. A presente pesquisa apoia-se principalmente na formulao terica de Hobsbawm e Ranger (1997), mais especificamente, no livro A Inveno das Tradies. Nessa obra est descrito, em suma, que se inventam novas tradies quando ocorrem transformaes que sejam ao mesmo tempo amplas e abrangentes nas sociedades modernas. O termo tradio inventada utilizado num sentido amplo, porm definido e que inclui tanto as tradies realmente inventadas quanto aquelas que surgiram de maneira mais difcil de localizar e em um perodo limitado e determinado de tempo. Muitas vezes prticas de poucos anos se estabelecem com grande rapidez. Assim, Hobsbawm e Ranger (1997, p. 9) consideram uma tradio inventada por:
Um conjunto de prticas, normalmente reguladas por regras tcitas ou abertamente aceitas. Tais prticas de natureza ritual ou simblica visam inculcar certos valores e normas de comportamento atravs da repetio, o que implica, automaticamente, uma continuidade em relao ao passado, alis, sempre que possvel, tenta-se estabelecer uma continuidade com um passado histrico apropriado.

Em face desta afirmao levanta-se a seguinte questo: as Olimpadas Modernas podem ser compreendidas como uma tradio inventada? II Os Jogos Olmpicos antigos eram festivais sagrados, nos quais os atletas competiam para servir aos deuses; por outro lado, as Olimpadas Modernas, nasceram sem vnculo religioso, idealizada por Pierre de Coubertin seguidor da teoria darwinista, e que teve incio na Inglaterra logo aps a Revoluo Industrial, surgindo como um evento laico e sem nenhuma relao com a divindade (HELAL, 1990, p. 35). Apesar disso, a maioria das publicaes que tratam sobre o assunto repete a mesma histria, normalmente preocupando-se em relatar o surgimento dos Jogos Antigos e seu ressurgimento em 1896 com Pierre de Coubertin, concebidos como Olimpadas Modernas. Por sinal, ao referir-se aos Jogos Olmpicos antigos, histrias diversas surgem para tentar explicar sua verdadeira origem. Na maioria das vezes, tais narrativas se preocupam apenas em citar que as Olimpadas Modernas aparecem como uma continuao dos antigos Jogos Gregos. No entendimento de Godoy (1996, p. 53), no possvel precisar quando e porque os Jogos Olmpicos foram institudos, apesar de oficialmente serem considerados como os primeiros Jogos Olmpicos da antiga Grcia, os realizados em 776 a.C. Alm dos Jogos Olmpicos em homenagem a Zeus, segundo Giordani (2001, p. 259), existiam outros eventos na Grcia antiga como: Jogos Fnebres, Pticos, Nemeus, stmicos, Heranos este ltimo destinado apenas s mulheres. Embora seja ressaltado que os mais consagrados tenham sido mesmo os Olmpicos. Sobre o surgimento dos Jogos Olmpicos na antiguidade, Neto (1998, p. 721) aponta algumas vertentes acadmicas: Lee (1988) relata que, de acordo com as eviPENSAR A PRTICA 12/1: 1-11, jan./abr. 2009 2

dncias arqueolgicas, possvel que tenham existido 27 jogos antes de 776 a.C., os quais no tinham grande significado. J Mallwitz (1988), diretor alemo das escavaes em Olmpia, acredita que os Jogos tiveram incio no ano de 704 a.C. e eram realizados anualmente, sendo que somente em 680 a.C., passaram a ser quadrienais. Por ltimo, Wacker (1996) acredita que a data de 776 a.C. deve ser um falso fato histrico criado na cidade de Elis, por uma srie de razes. Ele argumenta que as descobertas realizadas pelos arquelogos demonstraram que o santurio de Olmpia foi aumentado por volta de 700 a.C. e que no existiam evidncias da existncia de atividades competitivas antes desse perodo. Alm dessas, existem vrias outras formulaes histricas sobre o surgimento dos Jogos Olmpicos. Boga (1991, p. 26) afirma que na antiguidade os jogos foram creditados a Heracles ou (Hrcules) que, para prestar uma homenagem ao rei Augias, morto em combate durante a conquista da cidade de Elis, instituiu em sua memria competies atlticas que vieram a se chamar Jogos Hercleos. Uma outra verso a de Fernandes (1980, p. 76), pautada em uma histria mtica:
Plope, av de Hracles, apaixonou-se pela filha de Enmao, rei de Pisa, que de acordo com o orculo seria morto pelas mos do prprio genro. Este fato fez com que Enmao se opusesse ao casamento da filha Hipodamia. Porm, para satisfazer o desejo dos pretendentes, concordou em realizar uma prova de corridas de carros, durante a qual ele tentava acertar os concorrentes com uma lana. Um a um os pretendentes foram caindo mortos, exceto Plope que havia subornado o cocheiro real, para que sabotasse o carro de rei, provocando um acidente que veio resultar em sua morte. Como forma de agradecimento vitria conquistada Plope organizou os Jogos.

Na verdade, no existem registros exatos sobre a origem dos Jogos Olmpicos antigos, mas sim, diferentes hipteses sobre sua criao. Reforando tal idia, Neto (1998, p. 721) acentua que a origem dos jogos antigos se perde no tempo e que no existe nenhum tipo de certeza em relao data de incio dos jogos e a razo para sua criao. Guttmann (2001) acredita que um equvoco a tendncia de se considerar as prticas gregas como antecessoras dos esportes modernos. Para o socilogo, a conformao dessas prticas est muito mais prxima das atividades dos povos primitivos que das Olimpadas da modernidade. Nos jogos gregos o carter religioso nunca ficou em dvida (GUTTMANN; THOMPSON, 2001, p. 3). Guttmann (1978) ainda estabelece algumas caractersticas tpicas do esporte moderno: secularidade, igualdade, especializao, racionalizao, burocracia, quantificao e busca pela quebra de recordes. Tais caractersticas no so encontradas nos esportes primitivos (GUTTMANN, 1978, p. 16). A secularizao consiste na no vinculao do esporte com o terreno sagrado. Como entende Guttmann (1978, p. 17), [...] o esporte um fenmeno secular, o tempo do esporte no mais um tempo ritual. Essa secularizao pode ser vista como uma diferena entre os antigos Jogos Gregos e as Olimpadas Modernas. A segunda caracterstica dos esportes modernos, apontada por Guttmann (1978), a igualdade. O esporte solicita, pelo menos teoricamente, que todos sejam admitidos por suas habilidades atlticas e que a regra seja igual para todos os competidores. Entretanto Guttmann (1978) no esclarece totalmente as transformaes que constantemente ocorrem em se tratando das regras.
PENSAR A PRTICA 12/1: 1-11, jan./abr. 2009 3

Sobre esse aspecto pode-se buscar amparo nos escritos de Elias e Dunning (1996), quando se referem caa raposa, um dos primeiros passatempos com caractersticas distintivas de desporto, mesmo que na atualidade a caa seja considerada por muitos como uma forma marginal de competio esportiva (sujeita s formas mais adversas de manifestaes contrrias da parte dos ambientalistas). No sculo XVIII e incio do sculo XIX, a caa raposa foi decididamente um dos principais passatempos a que o termo desporto foi aplicado (ELIAS e DUNNING, 1992, p. 236). A especializao aparece como a terceira caracterstica do esporte moderno. Guttmann (1978, p. 28) sustenta que nos povos primitivos as regras no eram bem definidas e esclarece:
Estes Jogos, se referindo aos Jogos antigos, eram semelhantes em trs aspectos: vrias modalidades eram contidas frequentemente em um nico jogo, havia uma pequena diviso de trabalho entre os jogadores e normalmente no havia distino entre jogar e assistir.

Mais uma grande diferena, nas Olimpadas Modernas os esportes so exatamente o oposto referncia supracitada, e esta especializao pode ser entendida como o que hoje conhecido por profissionalismo (Proni, 2004). A racionalizao se apresenta como a adoo de regras especficas e o uso de equipamentos tecnolgicos. Para o Guttmann, as regras sempre existiram, o que mudou foi a natureza das regras, ou seja, deixaram de ser instrues divinas. Um exemplo citado por Guttmann (1978, p. 40) foi a prpria caa. Ela era detentora de um carter utilitrio e desigual, sendo racionalizada, transformou-se em uma modalidade esportiva moderna, o tiro ao alvo ou o tiro com arco. A burocratizao trata da organizao institucional que estabelece e decide as regras e fiscaliza os jogos. J a quantificao representa nos esportes modernos a vida cotidiana, um mundo de nmeros que extremamente enfatizado e mensurvel no esporte moderno como, por exemplo, as estatsticas exibidas nas partidas de futebol (chutes a gol, nmero de faltas, escanteios, tempo e percentual de posse de bola, etc.). E finalmente a busca pela quebra de recordes refere-se superao do superado. Como cita Gontijo (2004, p. 51), a histria da escrita recente e estimula uma conscincia de diferena entre passado e presente, e, embora no existam evidncias de que a escrita foi criada apenas para enviar mensagens, tudo leva a crer que a inteno de registrar est associada necessidade de lembrar, diferente das culturas orais que tendem a esquecer o passado. Neste sentido, a caracterstica de registrar encontrada somente nos esportes modernos. Mesmo no aceitando tais caractersticas como verdade absoluta e reconhecendo que existem limitaes na classificao proposta por Guttmann (1978), acredita-se que elas servem como parmetro para distinguir as diferenas entre os antigos Jogos Gregos e as Olimpadas Modernas. Reforando essa idia, Simonovic (2004) afirma que Coubertin usou o termo Jogos Olmpicos, no porque foi inspirado pela herana espiritual antiga, mas porque o tema apresentava um carter solnico, onde viu uma denotao peculiar para as competies esportivas internacionais e planejava organiz-las e institucionaliz-las e continua: Coubertin no tentou renovar os antigos Jogos Olmpicos para desenvolPENSAR A PRTICA 12/1: 1-11, jan./abr. 2009 4

ver o esporte, mas sim colaborar com o desenvolvimento da fora nacional da Frana e sua expanso colonial (SIMONOVIC, 2004). Assim, atento s distines, no que se refere aos Jogos Olmpicos antigos e seu surgimento, principalmente quando existe a tentativa de relacion-los com as Olimpadas Modernas, tal continuidade histrica torna-se infundada. III Tendo em vista as colocaes e as diferenas apresentadas em relao aos Jogos Olmpicos antigos quando comparados aos Modernos, Hobsbawm e Ranger (1997, p. 10) argumentam:
Na medida em que h referncia a um passado histrico as tradies inventadas caracterizam por estabelecer com ele uma continuidade bastante artificial. Em outras palavras, elas so reaes a situaes novas, que assumem a forma de referncia a situaes anteriores ou estabelecem seu prprio passado atravs da repetio, quase que obrigatria.

Segundo Proni (2004, p. 1) as Olimpadas Modernas, desde que foram concebidas em 1896, cresceram e ganharam smbolos e rituais prprios, tornando-se um evento singular no calendrio esportivo mundial. Entretanto, importante destacar que esses smbolos nada tinham a ver com os antigos Jogos gregos. Tais smbolos so considerados parte significativa de uma tradio, logo, so passveis de mudanas. Para Hobsbawm e Ranger (1997, p. 10), as tradies devem ser, neste sentido, nitidamente diferenciadas dos costumes vigentes nas sociedades ditas tradicionais. Os objetivos e as caractersticas das tradies, inclusive das inventadas, a invariabilidade. O passado real ou forjado a que se referem impem prticas fixas, tais como a repetio. A caracterstica de repetio foi utilizada por Coubertin ao tentar acentuar no final do sculo XIX que as Olimpadas Modernas se tratavam do mesmo evento que aconteceu na antiguidade grega. Alm disso, as tradies podem evoluir ao longo do tempo ou se transformar de modo repentino. Dessa maneira, as tradies so inventadas e reinventadas o tempo todo diferentemente dos costumes, que passam de gerao a gerao. Exemplificando a idia, Hobsbawm e Ranger (1997, p. 11) comentam que o costume no impede as inovaes e pode mudar at certo ponto, embora deva sempre parecer compatvel ou idntico ao seu precedente. Para Hobsbawm e Ranger costume o que fazem os juzes, tradio (no caso a inventada) a peruca, a toga e os outros acessrios e rituais formais que cercam a substncia, que a ao do magistrado, ou seja, a decadncia do costume inevitavelmente modifica a tradio (HOBSBAWM e RANGER, 1997, p. 10). Assim, Hobsbawm e Ranger (1997, p. 19) prosseguem:
Pode-se observar uma ntida diferena entre as prticas antigas e as inventadas. As primeiras eram prticas sociais especficas e altamente coercivas, enquanto as ltimas tendiam a ser bastante gerais e vagas quanto natureza dos valores, direitos e obrigaes que procuravam inculcar nos membros de um determinado grupo: patriotismo, lealdade, dever, as regras do jogo, o esprito escolar, e assim por diante.

PENSAR A PRTICA 12/1: 1-11, jan./abr. 2009

Os referidos smbolos apresentam-se aqui como tradies inventadas acerca dos jogos, como exemplos surgem: os anis, a bandeira, o lema, a chama e o hino. Os cinco anis representam os cincos continentes, embora no haja uma especificao de cada anel para um determinado continente. Eles so entrelaados para mostrar a universalidade do olimpismo e do encontro de atletas do mundo todo durante as Olimpadas. A forma como os anis foram entrelaados inicialmente estranha se comparada forma atualmente conhecida. Eles apareceram pela primeira vez no topo de uma carta escrita por Pierre de Coubertin em 1913 (LENNARTZ, 2001/2002). Tambm foi Coubertin que projetou a bandeira olmpica e a apresentou em junho de 1914, em Paris, onde, os anis apareciam num fundo branco. A bandeira refora a universalidade do movimento olmpico, como se trouxesse consigo todos os pases do mundo. Coubertin, o pai das Olimpadas Modernas, explica o significado:
A Bandeira Olmpica [...] tem um fundo branco, com cinco anis entrelaados no centro: azul, amarelo, preto, verde e vermelho [...]. Este design simblico, ele representa os cinco continentes do mundo, unidos pelo Olimpismo, enquanto as seis cores so aquelas que aparecem em todas as bandeiras nacionais do mundo no momento. (LENNARTZ, 2001/2002, p. 470).

Pierre de Coubertin foi quem adotou de seu amigo Henri Didon, um padre dominicano que ensinava esportes para estudantes, trs palavras de origem latina: Citius, Altius, Fortius, que significam, respectivamente, o mais rpido, o mais alto e o mais forte. Estas trs palavras encorajavam o atleta a dar o seu melhor durante a competio e ver seu esforo como uma vitria. Esse lema resume-se como uma filosofia de vida, ou um cdigo de conduta a ser seguido e foi apresentado no mesmo ano da criao do Comit Olmpico Internacional, em 1894 (LENNARTZ, 2001/2002). A tocha olmpica tambm aparece como smbolo das Olimpadas Modernas e foi apresentada pela primeira vez em 1936, nos Jogos de Berlim. Muito embora seja afirmado que sua gnese foi na Grcia antiga, ela no fazia parte dos Jogos Antigos (LENNARTZ, 2001/2002). O hino olmpico tambm surgiu como um smbolo esportivo. Foi composto por Spiros Smara, baseado nas palavras de Kosta Palama, para a primeira Olimpada ocorrida na Era Contempornea, no ano de 1896. O hino foi tocado novamente em 1906 e substitudo por um outro especialmente preparado para as cerimnias olmpicas. Em 1954, o Comit Olmpico Internacional (COI) organizou um concurso internacional que foi vencido pelo compositor polons Michael Spisiak, o qual utilizou um poema de Pindaro para a msica. Foi tocado nos Jogos de Melbourne em 1956, mas o compositor exigiu uma taxa abusiva e esse hino foi deixado de lado. Quando os japoneses tocaram a cano de Spiros Samara na 55 Sesso do COI em 1958, em Tkio, todos, levados pela beleza da cano, a escolheram unanimemente, sendo adotado como hino oficial. Assim, foi apresentado ao pblico em 1960, na Olimpada sediada em Roma (LENNARTZ, 2001/2002). Outra tradio seria a antiga frase O importante no vencer, mas sim participar, creditada na maioria das vezes ao prprio Pierre de Coubertin, mas sendo proferida pela primeira vez em 1908 pelo bispo da Pensilvnia durante um sermo aos atletas que disputariam as Olimpadas de Londres(LENNARTZ, 2001/2002).
PENSAR A PRTICA 12/1: 1-11, jan./abr. 2009 6

Apresenta-se ainda, nas Olimpadas Modernas, a fabricao de outras tradies, vinculadas ao prprio termo Jogos Olmpicos. Pois possvel vislumbrar que esse nome fantasia traz consigo outras tradies: a histria dos antigos Jogos Gregos, o acender da pira, a paz olmpica smbolos que tentam demonstrar uma ligao com um passado distante. Assim como os smbolos citados acima no faziam parte desse passado, ora remoto, ora recente, tambm apareceram outros no decorrer da histria, que sero apontados aqui como as novas tradies inventadas. Destacam-se: o percurso mundial da tocha olmpica, os mascotes, a escolha das cidades-sedes e os cartazes oficiais. Sobre o percurso da tocha olmpica, no entendimento de Rolim, Mazo e Todt (2006, p. 707), a corrida de revezamento da Tocha Olmpica uma tradio inventada, que foi constituda com base em idias nacionalistas para a abertura da Olimpada de Berlim em 1936, sendo apenas nas Olimpadas de Atenas (2004) que a tocha olmpica efetivamente percorreu todos os continentes, passando inclusive pelo Brasil. Ainda no mbito das tradies inventadas, surgem novas alegorias que tentam cativar o pblico. Sobre os mascotes olmpicos, Silvino (2004) explica que a palavra mascote surgiu em 1860 e vem do provenal masco, que significa mgico (...), atualmente as mascotes fazem parte do conjunto de merchandising das Olimpadas. O primeiro mascote oficial surgiu em 1972, em decorrncia do sucesso de Schuss (Mascote no oficial da Olimpada de Inverno de Genebra em 1968), o escolhido pelos anfitries alemes foi o cozinho da raa basset chamado de Waldi. Devido favorvel resposta do pblico, a partir de ento todas as Olimpadas tm adotado seus mascotes oficiais: Amik em Montreal, o urso Misha em Moscou, a guia Sam em Los Angeles, o tigre Hodori em Seul, o cozinho Cobi em Barcelona, o Izzy em Atlanta, Ollie, Syd e Millie em Sidney, Phevos e Athena em Atenas e em Pequim Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini (SILVINO, 2004). Outro fato que gera expectativas a escolha das cidades-sedes. Algumas cidades se candidatam e passam por uma rigorosa seleo. Uma delas escolhida e apresentada ao pblico pelo COI. Normalmente a cidade escolhida informada oito anos antes da realizao da Olimpada. Entretanto, a organizao deste megaevento demanda um envolvimento direto do poder pblico e tambm de iniciativas privadas. Para Rubio (2005, p. 7):
No incio do sculo XX, o poder pblico era inteiramente responsvel pela candidatura e realizao do evento. No presente, desde o momento em que a cidade se candidata e apresenta seu projeto ela necessita criar uma infra-estrutura para viabilizar, no princpio, uma idia (de que a cidade vivel para acolher um megaevento), em seguida, afirmar sua especificidade (que a faz diferente e melhor das demais concorrentes) e, por fim, viabilizar sua capacidade (momento em que so feitas as adequaes necessrias para receber o evento em si e todo o universo que gravita no seu entorno).

Se no final do sculo XIX, apenas Atenas se apresentava disposta a sediar as Olimpadas, no decorrer do sculo XX, as disputas entre as cidades candidatas a sediar as Olimpadas tornaram-se cada vez mais acirradas. Para o processo de seleo entre as cidades so avaliados critrios como: as instalaes poliesportivas existentes e sua adaptao; criao de um novo projeto olmpico; repasse das instalaes para a populao; apoio da populao civil; estrutura de turismo e de lazer;
PENSAR A PRTICA 12/1: 1-11, jan./abr. 2009 7

sistema de transporte; facilidade de telecomunicaes; segurana; deslocamentos; alinhamento do projeto urbano com o projeto olmpico; entre outros (BITTENCOURT, 1999, p. 81). Os cartazes oficiais para a divulgao das Olimpadas tambm fazem parte de mais uma tradio da era Moderna. Com exceo dos anos de 1916, 1940 e 1944, pois a realizao das Olimpadas foi cancelada em virtude das duas Grandes Guerras, todas as outras tiveram a confeco de cartazes oficiais. Em uma anlise feita pela pesquisadora Lima (2004), sobre os cartazes destacado que estes se utilizam de smbolos que normalmente so usados mais de uma vez, como a figura humana, os elementos relacionados ao pas sede, ou a imagem do atleta em ao. O excesso de informao nos primeiros cartazes tambm foi destacado na anlise, assim como uma mudana radical a partir da Olimpada de 1928 em Amsterd, que publicou um cartaz simples e informativo. Outros pontos destacados foram o da figura feminina (que aparece somente nos dois primeiros cartazes) e os anis o principal smbolo olmpico criado por Pierre de Coubertin em 1914 s foi utilizado a partir de 1932. Ainda existem outras tradies recentes que nasceram a partir do desenvolvimento das Olimpadas Modernas, como as vilas olmpicas, que surgiu em Berlim em 1936; as medalhas, que foram institudas em 1904 nos Jogos de Saint Louis; o Museu Olmpico inaugurado em 1993, pelo ento presidente do COI Juan Antnio Samaranch, na Sua; e os selos comemorativos em 1896, que vieram para auxiliar a complementao das verbas, pois 50% da renda obtida foi para a organizao das Olimpadas (PAHUD, 2002). IV A descrio desses smbolos tradicionais exemplificada pelos historiadores referidos anteriormente. Hobsbawm e Ranger (1997) do exemplos de tradies inventadas em vrios pases e descrevem que a inveno das tradies essencialmente um processo de formalizao e ritualizao, caracterizado por se referir ao passado, mesmo que apenas pela imposio da repetio. Pode-se entender, portanto, que as tradies so fabricadas, ao invs de se desenvolverem espontaneamente, ou seja, no existiram desde tempos remotos (HOBSBAWM e RANGER, 1997, p. 12). Partindo dessa premissa, entende-se que todos os smbolos associados s Olimpadas Modernas fazem parte de um conjunto de tradies inventadas e estas tendem a persistir. Assim, possvel afirmar que houve uma espcie de equilbrio entre modernidade e tradio, considerando que as sociedades ditas tradicionais mantm elementos como a famlia, a religio, a lngua e o trabalho. Nesse sentido, essa ascenso retrata uma proposital exaltao da antiguidade numa aluso de continuidade acerca dos antigos jogos. Por outro lado, o seu declnio favoreceu o esquecimento dos rituais sagrados, substitudos por rituais pomposos e espetacularizados, como os observados nas Olimpadas Modernas. Em concordncia, j escreveram Allen Guttmann (1978), Norbert Elias (1992) e Eric Hobsbawm (1997), entre outros autores, que o esporte moderno. Ainda que Guttmann (1978) fale de racionalizao e burocratizao, Elias (1992) destaque o controle da violncia e o processo de civilizao ou ainda que Hobsbawm(1997) se
PENSAR A PRTICA 12/1: 1-11, jan./abr. 2009 8

refira formao do esporte como um instrumento como tantos outros, utilizado para inculcar valores e normas de comportamento atravs da repetio, todos concordam que o esporte como conhecido hoje apresenta sua origem na Inglaterra no decorrer dos sculos XVIII e XIX. Deve-se, entretanto, frisar que a Olimpada Moderna um fenmeno em construo. Neste sentido, existem alguns elementos que influenciaram a compreenso em geral da sua verdadeira origem. A maioria das referncias bibliogrficas sobre a histria das Olimpadas, por exemplo, apresenta contradies, pois primeiro os autores tratam do ressurgimento dos Jogos Olmpicos, para, logo em seguida, relatar que Coubertin buscou inspirao para seu projeto esportivo na Grcia antiga e no modelo educativo das escolas pblicas inglesas. Brigatti (1994, p. 41) descreve que, alheios essncia religiosa, os Jogos Olmpicos ressurgem com uma filosofia pautada na obedincia incondicional s normas de cada esporte, ou seja, civilidade europia. Em sntese, a partir de autores como Hobsbawm (1997), Elias e Dunning (1992) e Guttmann (1978), possvel afirmar categoricamente que os jogos gregos tinham caractersticas bem especficas: eram manifestaes populares e religiosas para homenagear os deuses, realizados sempre no mesmo lugar, no santurio de Olmpia, tendo como objetivo principal vencer para agradar s divindades. Em contrapartida, ainda de acordo com os referidos autores, as Olimpadas Modernas contemplam apenas o esporte: prticas competitivas com regras pr-estabelecidas, sem nenhum vnculo religioso, apresentando como uma de suas principais caractersticas o rendimento. Sem contar outra diferena fundamental: o nvel de violncia, que nos esportes modernos sensivelmente mais tnue do que nos jogos gregos (Elias; Dunning, 1992). Portanto, partindo da compreenso do esporte como um fenmeno moderno, ressalta-se que esse ressurgimento dos Jogos Olmpicos e seus novos elementos, tratados por alguns autores como continuidade, podem ser compreendidos aqui como uma tradio inventada.
Modern olympics: the history of an invented tradition Abstract This research work investigates whether the origin of the Modern Olympics can be understood as an invented tradition. It approaches the resurgence of the Olympics by comparing the ancient Helenic Games (and, more specifically, the ancient Olympic Games) to the Modern Olympics. It then reflects on the ideals and rituals invented for the Modern Olympics. Eric Hobsbawns and Norbert Elias works serve as references, especially with regards to sports, which, as a modern phenomenon, is evidence that the resurgence of the Olympic Games and its new elements, normally treated by a few authors as a continuity, are actually to be understood as an invented tradition. Keywords: Modern Olympic Games Sport History Invented Tradition Juegos olmpicos modernos: historia de una tradicin inventada Resumen Con una revisin bibliogrfica, se investiga en este estudio si el origen del Olimpadas Modernas se puede entender como una tradicin inventada. Fue abarcado el resurgimiento de las Olimpadas, una comparacin entre los viejos juegos griegos (especficamente el Olmpicos) y las Olimpadas modernas, adems de una reflexin sobre los ideales y los rituales creados en el Olimpadas actuales. La investigacin se basa, en dos autores: Eric Hobsbawm y Norbert Elias, principalmente cuanto al deporte. El
PENSAR A PRTICA 12/1: 1-11, jan./abr. 2009 9

deporte como fenmeno moderno demuestra que este resurgimiento de los juegos de Olmpicos y de sus nuevos elementos, tratado normalmente por algunos autores como una continuidad, debe entenderse como una tradicin inventada. Palabras-clave: Juegos Olimpicos Modernos Historia de los deportes Tradicin inventada

Referncias BITTENCOURT, A. C. Cidades candidatas versus cidades olmpicas: o processo de eleio, o sucesso, o fracasso, a modelagem e os conceitos de real valor. In: TAVARES O.; COSTA, L. P. (orgs). Estudos olmpicos. Rio de Janeiro: Gama Filho, 1999, p. 32. BOGA, M. Educao fsica e sociedade. So Paulo: Movimento, 1991. BRIGATTI, M. E. O Termo esporte: perspectivas histricas. In: II ENCONTRO NACIONAL DE HISTRIA DO ESPORTE, LAZER E EDUCAO FSICA. 1994, DEF/UEPG. Anais do II Encontro Nacional de Histria do Esporte, Lazer e Educao Fsica. DEF/UEPG: Editora da FEF/UNICAMP, 14 de Outubro de 1994, p. 232. ELIAS, N.; DUNNING, E. A Busca da excitao. Lisboa: Difel, 1992. FERNANDES, R. Jogos olmpicos: citius, altius, fortius. So Paulo: Porto, 1980. GIORDANI, M. C. Histria da Grcia. 7ed., Petrpolis: Vozes, 2001. GODOY, L. Os Jogos olmpicos na Grcia antiga. So Paulo: Nova Alexandria Ltda, 1996. GONTIJO, S. O Livro de ouro da comunicao. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. GUTTMANN, A. From ritual to record: the nature of modern sports. New York: Columbia University, 1978. GUTTMANN, A.; THOMPSON, L. B. Japanese sports: a history. Hawaii: University of Hawaii, 2001. HELAL, Ronaldo. O que sociologia do esporte. So Paulo: Brasiliense,1990. HOBSBAWM, E.; RANGER, T. A Inveno das tradies. 2ed., So Paulo: Paz e Terra S.A, 1997. LEE, H. Some changes in the ancient olympic program and the ancient olympic program and schedule. In COULSON, W.; KYRIELEIS, H. (ed). Proceeding of an international symposium on the olympic games. 5/9 september, Atenas, Deutsches Archaologisches Institut Athen, 1988. LENNARTZ, K. The Story of the Rings. The Journal of Olympic History. v. 10. Dec. 2001/Jan. 2002. LIMA, E. L. C. Departamento de artes e design - anlise grfica. PUC Rio, 2004. Disponvel em: http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/ednacunhalima/2004_1_2/olimpiadas. Acesso em 11 jun. 2007.

PENSAR A PRTICA 12/1: 1-11, jan./abr. 2009

10

MALLWITZ, A. Cult and copetition location at olympia. In RASCHKE, W. (ed). The archaeology of the olympics. Wisconsic, the University of Wisconsin Press, 1988. NETO, M. F. Os Jogos olmpicos da antiguidade grega: mitos e realidades. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTORIA DO ESPORTE, LAZER E EDUCAO FSICA. Universidade Gama Filho, 1998. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, 12 de Dezembro de 1998, s/p. PAHUD, J.F. O Museu olmpico. In: FILHO, M. G. B.; SILVA, M. C. P.; DA COSTA, L. P. (orgs). Numismtica, filatelia e memria olmpica. Rio de Janeiro: Gama Filho, 2002. PRONI, M.W. Unicamp. A Metamorfose dos jogos olmpicos (1896 1996). In: XVII ENCONTRO REGIONAL DE HISTRIA O lugar da Histria. ANPUH/SP- UNICAMP, 2004, Campinas. Anais ... Campinas: Unicamp, 10 de Setembro de 2004, s/p. ROLIM, L. H. MAZO, J. Z. e TODT, N. Representaes da tocha olmpica em Porto Alegre (1938-1945). In: MORAGAS, M e DACOSTA, L.(orgs). Universidade e Estudos Olmpicos: Seminrios Espaa Brasil. Rio de Janeiro, 2006. RUBIO, K. Os Jogos olmpicos e a transformao das cidades: os custos sociais de um megaevento. Scripta Nova. Revista electrnica de geografa y ciencias sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, v. IX, n. 194 (85), 1 ag. 2005. Disponvel em: http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-194-85.htm [ISSN: 1138-9788]. Acesso em: 12 abr. de 2007. RUBIO, K. O Atleta e o mito do heri. 2ed., So Paulo: Casa do Psiclogo, 2001. SILVINO, L. As mascotes olmpicas. Duplipensar, 2007. Disponvel em http:// www.duplipensar.net/dossies/2004-Q3/olimpiadas-mascotes.html. Publicado em 17.08.2004. Acesso em 11 junho, 2007. SIMONOVIC, L. Philosophy of lympism. Strucna Knjiga, 2004. Disponvel em http://www.cirqueminime.blogcollective.com/blog/_archives/2006/5/22/1977075. html#post_comment. Acesso em 19 julho 2007. WACKER, C. Das Gymnasion in olympia Geschichte und Funktion. Wrzburg, Ergon, 1996.

Recebido em: 02 de abril de 2009 Revisado em: 24 de abril de 2009 Aprovado em: 30 de abril de 2009 Endereo para correspondncia andrecapraro@onda.com.br.

PENSAR A PRTICA 12/1: 1-11, jan./abr. 2009

11

You might also like