You are on page 1of 9

| PARA DESENVOLVER |

| MDULO | 7 |

Leitura
Ainda relativamente classificao tipolgica, pode ler-se:

O arquitexto de Frei Lus de Sousa


Na abordagem arquitextual de Frei Lus de Sousa devem ser contemplados os conceitos de drama, drama romntico e tragdia. A primeira categoria tanto pode designar o conceito de modo literrio dramtico como pressupor uma referncia a gneros literrios que se desenvolveram a partir do Romantismo: drama histrico, drama sentimental, drama de actualidade, etc. No caso de Frei Lus de Sousa, compreendemos a pertinncia destes conceitos ao atentar nos aspectos formais e semnticos da obra. Assim, o conceito de drama designa simultaneamente um quadro comunicacional (atinente enunciao do modo dramtico) e uma classe genrica (o drama como gnero literrio). Quanto utilizao do conceito de tragdia, a obra configura elementos estruturais deste gnero literrio, mesmo se no observam todas as caractersticas cultivadas pelos clssicos, como o uso do verso. Seguindo interpretaes histricas sobre a obra, tentemos, ento, esboar o modo de configurao da tragdia e do drama romntico no Frei Lus de Sousa. Como referem diversos crticos, na senda da primeira interpretao da obra levada a cabo pelo prprio Garrett, no texto da Memria ao Conservatrio Real, fonte de interpretaes posteriores, o Frei Lus de Sousa deve tragdia as seguintes componentes estruturais: uma fbula trgica, um universo regido por leis superiores (as leis da religio catlica e da moral social que substituem a funo da mitologia pag), a presena de personagens trgicas, a considerao da lei das trs unidades (unidade de aco, de espao e de tempo), ainda que contrariando os rgidos preceitos antigos. Quanto aos elementos que situam a obra no drama romntico, refiram-se a problemtica nacional que lhe serve de substncia temtica (o contedo textual mais visvel sendo a aco opressiva dos governadores de Lisboa sobre nacionalistas como Manuel de Sousa Coutinho) e as motivaes de ordem biogrfica, relacionadas com o percurso pessoal de Almeida Garrett. () A fortuna de Frei Lus de Sousa tem sido atribuda qualidade esttica da obra, que o escritor logrou atingir graas a uma realizao exemplar da tragdia em combinao com o aproveitamento de elementos do drama romntico. A atmosfera de grande densidade, que mantm o leitor suspenso, resulta do tratamento do modo trgico num registo romntico
I Cristina Mello, in O Ensino da Literatura e a Problemtica dos Gneros Literrios, Coimbra, Almedina, 1998

A. No incio do texto h uma abordagem ao conceito de drama. 1. Explica as interpretaes a que este est sujeito. 2. Indica em que acepo pode ser usado esse conceito relativamente a Frei Lus de Sousa. B. A pea garrettiana configura traos do drama mas tambm da tragdia. 1. Preenche o esquema seguinte com base no texto.
Aspectos presentes em Frei Lus de Sousa Da tragdia clssica Do drama romntico

2. Regista a designao que pode dar-se ao texto garrettiano.

| PARA DESENVOLVER |

| MDULO | 7 |

Leitura

Excerto 1

Muitos dos textos crticos apontam o texto da Memria ao Conservatrio Real como fundamental para compreender as motivaes subjacentes execuo de Frei Lus de Sousa. Apresentam-se, por isso, alguns excertos do referido texto.

Frei Lus de Sousa de Almeida Garrett

Ao conservatrio real
Memria lida em conferncia no Conservatrio Real de Lisboa, em 6 de Maio de 1843. Senhores: Um estrangeiro fez, h pouco tempo, um romance da aventurosa vida de Frei Lus de Sousa. H muito enfeite de maravilhoso nesse livro, que no sei se agrada aos estranhos; a mim, que sou natural, pareceu-me empanar a singela beleza de to interessante histria. Exponho um sentimento meu; no tive a m5 nima ideia de censurar, nem sequer de julgar, a obra a que me refiro, escrita em francs, como todos sabeis, pelo nosso conscio o Sr. Fernando Dinis. singular condio dos mais belos factos e dos mais belos caracteres que ornam os fastos portugueses serem tantos deles, quase todos eles, de uma extrema e estreme simplicidade. As figuras, os grupos, as situaes da nossa histria ou da nossa tradio, que para aqui tanto vale parecem mais talhados para 10 se moldarem e vazarem na solenidade severa e quase estaturia da tragdia antiga do que para se pintarem nos quadros mais animados talvez, porm menos profundamente impressivos, do drama novo ou para se entrelaarem nos arabescos do moderno romance. Ins de Castro, por exemplo, com ser o mais belo, tambm o mais simples assunto que ainda trataram poetas. E por isso todos ficaram atrs de Cames, porque todos, menos ele, o quiseram enfeitar, jul15 gando dar-lhe mais interesse. (v.d. nota 1, pg. seguinte)
I Cristina Mello, in O Ensino da Literatura e a Problemtica dos Gneros Literrios, Coimbra, Almedina, 1998

1. Atenta no incio do texto e no primeiro pargrafo. 1.1. Destaca o vocativo usado. 1.2. Releva o assunto da obra e o nome do autor que ter influenciado Garrett. 1.3. Indica a expresso que melhor caracteriza a obra do autor francs. 2. No pargrafo 2, Garrett destaca aspectos caractersticos dos portugueses. 2.1. Indica a principal caracterstica dos lusitanos. 2.2. Identifica o gnero ou arte literria que melhor se adequa aos portugueses. 2.3. Assinala o adjectivo que melhor traduz o tom usado pelo autor.
desprezvel elogioso eufrico

3. Explica o porqu de neste passo surgir uma referncia a Cames.

| PARA DESENVOLVER |

| MDULO | 7 |

4. Completa o quadro que se segue com os elementos textuais que caracterizam os gneros literrios referidos pelo autor:
Gneros literrios Tragdia Romance Drama Caracterizao

5. L a nota do autor sobre o episdio camoniano de Ins de Castro.


Nota 1 Ins de Castro, o mais belo e potico episdio do riqussimo romance da histria portuguesa, est por tratar ainda, ou eu muito me engano. Cames fez o que fizeram todos os grandes poetas nacionais chamados por sua augusta misso(1) a enfaixar, num magnfico e perptuo(2) monumento, todas as glrias, todas as tradies poticas de um povo: este o carcter da sua epopeia e de todas as verdadeiras epopeias; fixam as crenas e a histria maravilhosa de uma nao, so elas mesmas parte consubstancial,(3) tpica e quase hiertica(4) dessa nacionalidade que consagraram pela religio da poesia. () Ins de Castro entrou no quadro como ele a achou nas tradies(5) populares, e nas crnicas velhas,(6) que pouco mais eram do que as tradies populares escritas, ou, como ento se diria, postas por escritura. A pintura(7) rpida, e bela da simplicidade antiga dos grandes pincis, como s os sabe menear(8) a poesia popular; no peca seno nos ornatos clssicos(9) do mau gosto da Renascena a que por vezes sacrificou o grande poeta: tal a fala de Ins a el-rei O romance de Garcia de Resende no tem esse defeito: tem menos dele a tragdia de Antnio Ferreira, apesar de to moldada(10) pelos exemplares gregos. Mas estas so as trs composies(11) sobre Ins de Castro que verdadeiramente se aproximaram do assunto. O mais, tudo que produziu a literatura portuguesa e castelhana, e reproduziram to descorado(12) as entranhas, est abaixo da craveira.(13) Exceptuemos, todavia, as crnicas antigas, que so mais poticas na sua prosa to sincera do que a maior parte dos poetas que as traduziram para a afectao das suas rimas. ()
Mrio Fiza, in Frei Lus de Sousa. Porto Editora, s/d

5.1. Substitui as palavras/expresses sublinhadas por outras sinnimas. 5.2. Completa o esquema com as ideias-chave do texto que leste:
Ins de Castro Episdio da Histria de Portugal tratado por / com Garcia de Resende sem / Antnio Ferreira moldada

As trs composies que mais se aproximam do assunto

3. Resume a nota garrettiana, constituda por 271 palavras, a um texto de 75 a 90 palavras.

| PARA DESENVOLVER |

| MDULO | 7 |

Leitura
Na Memria ao Conservatrio Real pode ainda ler-se:

Excerto 2

Notas
6:

10

15

20

25

30

35

40

H muitos anos, discorrendo um Vero pela deliciosa beira-mar da provncia do Minho, fui dar com um teatro ambulante de actores castelhanos fazendo suas rcitas numa tenda de lona no areal da Pvoa de Varzim alm de Vila do Conde. Era tempo de banhos, havia feira e concorrncia grande; fomos noite ao teatro: davam a Comdia Famosa, no sei de quem, mas o assunto era este mesmo de Frei Lus de Sousa6. Lembra-me que ri muito de um homem que nadava em certas ondas de papelo, enquanto num altinho, mais baixo que o cotovelo dos actores, ardia um palaciozinho tambm de papelo... Era o de Manuel de Sousa Coutinho em Almada! Fosse de mim, dos actores ou da pea, a aco no me pareceu nada do que hoje a acho grande, bela, sublime de trgica majestade. No se obliteram facilmente em mim impresses que me entalhem, por mais de leve que seja, nas fibras do corao: e as que ali recebi estavam inteiramente apagadas quando, poucos anos depois, lendo a clebre Memria do Sr. Bispo de Viseu, D. Francisco Alexandre Lobo, e relendo, por causa dela, a romanesca mas sincera narrativa do padre Frei Antnio da Encarnao, pela primeira vez atentei no que era de dramtico aquele assunto. No passou isto, porm, de um vago relancear do pensamento. H dois anos, e aqui nesta sala, quando ouvi ler o curto mas bem sentido relatrio da comisso que nos props admitir s provas pblicas o drama O Cativo de Fez7, que eu senti como um raio de inspirao nas reflexes que ali se faziam sobre a comparao daquela fbula engenhosa e complicada com a histria to simples do nosso insigne escritor. Quiseram-me depois fazer crer que o drama portugus era todo tirado, ou principalmente imitado, desse romance francs de que j vos falei e que eu ainda no tinha lido ento. Fui l-lo imediatamente, e achei falsa de todo a acusao, mas achei mais falsa ainda a preferncia de ingenuidade que a esse romance ouvia dar. Pareceu-me que o assunto podia e devia ser tratado de outro modo, e assentei fazer este drama. Escuso dizer-vos, Senhores, que me no julguei obrigado a ser escravo da cronologia nem a rejeitar, por imprprio da cena, tudo quanto a severa crtica moderna indigitou como arriscado de se apurar para a histria. Eu sacrifico s musas de Homero, no s de Herdoto8: e quem sabe, por fim, em qual dos dois altares arde o fogo de melhor verdade! Versei muito e com muito afincada ateno a Memria que j citei do douto scio da Academia Real das Cincias, o Sr. Bispo de Viseu; e colacionei todas as fontes donde ele derivou e apurou seu copioso cabedal de notcias e reflexes; mas no foi para ordenar datas, verificar factos ou assentar nomes, seno para estudar de novo, naquele belo compndio, caracteres, costumes, as cores do lugar e o aspecto da poca, alis das mais sabidas e averiguadas. Nem o drama, nem o romance, nem a epopeia so possveis se os quiserem fazer com a Arte de Verificar as Datas na mo. () E todavia cuido que, fora dos algarismos das datas, irreconciliveis com todo o trabalho de imaginao, pouco haver, no mais, que ou no seja puramente histrico, isto , referido como tal pelos historiadores e bigrafos, ou implicitamente contido, possvel e verosmil de se conter no que eles referem. () Eu tive sempre na minha alma este pensamento, ainda antes perdoai-me a inocente vaidade, se vaidade isto chega a ser , ainda antes de ele aparecer formulado em to elegantes frases por esses escritores que alumiam e caracterizam a poca, os Vtor Hugos, os Dumas, os Scribes. O estudo do homem o estudo deste sculo, a sua anatomia e fisiologia moral as cincias mais buscadas pelas nossas necessidades actuais. Coligir os factos do homem, emprego para o sbio: compar-los, achar a lei de suas sries, ocupao para o filsofo, o poltico; revesti-los das formas mais populares e derramar assim pelas naes um ensino fcil, uma instruo intelectual e moral que, sem aparato de sermo ou preleco, surpreenda os nimos e os coraes da multido, no meio de seus prprios passatempos a misso do literato, do poeta. ()

Revolvi muitas coleces de Comdias Famosas, que so bastantes e volumosas as que temos em Lisboa, e no pude achar aquela que vi na Pvoa em 1818. to difcil ter aqui informaes literrias dos nossos vizinhos de ao p da porta que abandonei a empresa de a descobrir, apesar do vivo interesse que nisso tinha. mgoa e perda que duas literaturas que tanto ganhariam em se entender e ajudar reciprocamente, como a nossa e a castelhana, estejam hoje mais estranhas uma outra do que talvez nenhumas conhecidas na Europa. O relatrio da comisso do Conservatrio Real datado de 18 de Dezembro de 1840. Herdoto dividiu a sua Histria, como todos sabem, em nove livros ou seces, cada uma das quais tem o nome ou ttulo de uma das nove musas. A histria assim como a poesia eram para os antigos coisas sagradas e religiosas, que se no tratavam seno debaixo da invocao dos deuses. E as musas, filhas da memria, no eram o smbolo nem a inspirao dos belos fingimentos, mas da verdade belamente narrada. Quantas fbulas tem a Ilada e a Odisseia no as houve por tais o poeta seno por tradicionais e crenas respeitadas e respeitveis no seu tempo. Herdoto to-pouco imaginava entrar nas provncias da poesia quando narrava as incrveis maravilhas que ele e os seus contemporneos tinham por histria.

7:

8:

| PARA DESENVOLVER |

| MDULO | 7 |

45

Esta Academia Real diante de quem hoje me comprazo falar, e a quem, desde suas primeiras reunies, expus o meu pensamento, os meus desejos, as minhas esperanas e a minha f, vs, Senhores, o entendestes e acolhestes e lhe tendes dado vida e corpo. Directa ou indirectamente, o Conservatrio tem feito nascer em Portugal mais dramas em menos de cinco anos do que at agora se escreviam num sculo. O ano passado, quando publiquei o Alfageme, aqui vos disse, Senhores, a teno com que o fizera, o 50 desejo que tinha de o submeter vossa censura e os motivos de delicadeza que tive para no o fazer entrar a ele pela fieira marcada nas nossas leis acadmicas. Os mesmos motivos me impedem agora de apresentar Frei Lus de Sousa sob a tutela do incgnito e protegido pelas frmulas que haveis estabelecido para o processamento imparcial e meditada sentena de vossas decises. ()

1. Neste passo, o autor confessa que o primeiro contacto com a temtica da sua pea se deu no norte do pas. 1.1. Indica o nome da regio e da comdia a que a assistiu. 1.2. Destaca os aspectos ridicularizados pelo autor. 1.3. Refere, dos elementos relevados pelo autor durante o visionamento da pea, os que so coincidentes no drama garrettiano.

2. Num outro momento do texto, Garrett refere uma outra fonte a que lanou mo. 2.1. Indica-a. 2.2. Nomeia o autor da narrativa lida. 3. O autor confessa que s num tempo relativamente prximo se consciencializou da grandeza do assunto seleccionado. 3.1. Regista o momento em que isso aconteceu. 3.2. Identifica os sentimentos que o assolaram aquando desse acontecimento. 4. No final do excerto depreende-se uma presumvel acusao de plgio da obra O Cativo de Fez. 4.1. Explica por que razo, na opinio do autor, infundada essa acusao. 4.2. Indica as atitudes desencadeadas pelo autor aps essa acusao. 5. As pesquisas levadas a cabo por Garrett, para escrever Frei Lus de Sousa, tiveram finalidades especficas.
5.1. Identifica-as. 5.2. Explica, por palavras tuas, o que leva o autor a no querer ser escravo da verdade.

6. Segundo Garrett, no estudo do homem confluem vrias cincias. 6.1. Identifica as cincias que o autor destaca. 6.2. Completa o quadro, indicando a tarefa a que se dedica cada um dos estudiosos.
O estudo do homem Estudiosos O sbio O filsofo/o poltico O literato/o poeta Tarefas a que se dedicam

| PARA DESENVOLVER |

| MDULO | 7 |

Leitura
MADALENA Filha da minha alma! (Pausa; mudando de tom.) Mas olha, meu Telmo, torno a dizer-to: eu no sei como hei-de fazer para te dar conselhos. Conheci-te de to criana, de quando casei a... a... a primeira vez costumei-me a olhar para ti com tal respeito: j ento eras o que hoje s, o escudeiro valido, o familiar quase parente, o amigo velho e provado de teus amos*... TELMO (Enternecido.) No digais mais, Senhora, no me lembreis de tudo o que eu era. MADALENA (Quase ofendida.) Porqu? No s hoje o mesmo, ou mais ainda, se possvel? Quitaram-te alguma coisa da confiana, do respeito do amor e carinho a que estava costumado o aio fiel do meu Senhor D. Joo de Portugal, que Deus tenha em glria? TELMO ( parte.) Ter... MADALENA O amigo e camarada antigo de seu pai? TELMO No, minha Senhora, no, por certo. MADALENA Ento?... TELMO Nada. Continuai, dizei, minha senhora.

*Nota do autor Destes antigos familiares das casas ilustres, ou que viviam lei de nobreza, ainda na minha infncia conheci alguns representantes. Nas provncias, e principalmente nas do Norte, at ao comeo deste sculo, o escudeiro no era um criado, era um companheiro muitas vezes nem inferior em nobreza, e s dependente pela fortuna. Foi o ltimo vestgio do pouco que havia de patriarcal nos hbitos feudais. O escudeiro uma figura caracterstica no quadro dos costumes portugueses, enquanto os houve; e hoje mais interessante, depois que se apagou toda a fisionomia nacional com as modas e usos estranhos, nem sempre mais elegantes que os nossos. (Almeida Garrett) Notas

MADALENA Pois est bem. Digo que mal sei dar-vos conselhos, e no queria dar-vos ordens... Mas, meu amigo, tu tomaste e com muito gosto meu e de seu pai um ascendente no esprito de Maria... tal que no ouve, no cr, no sabe seno o que lhe dizes. Quase que s tu a sua dona, a sua aia de criao. Parece-me... eu sei... no fales com ela desse modo, nessas coisas. TELMO O qu? No que me disse o ingls sobre a Sagrada Escritura que eles l tm em sua lngua, e que?... MADALENA Sim... nisso decerto... e em tantas outras coisas to altas, to fora de sua idade, e muitas do seu sexo tambm, que aquela criana est sempre a querer saber, a perguntar. a minha nica filha: no tenho... nunca tivemos outra... e, alm de tudo o mais, bem vs que no uma criana... muito... muito forte. TELMO ... delgadinha, . H-de enrijar. t-la por aqui, fora daqueles ares apestados1 de Lisboa: e deixai que se h-de pr outra. MADALENA Filha do meu corao! TELMO E do meu. Pois no se lembra, minha senhora, que ao princpio, era uma criana que no podia... verdade, no a podia ver: j sabereis porqu... mas v-la, era ver... Deus me perdoe!... nem eu sei... E da comeou-me a crescer, a olhar para mim com aqueles olhos... a fazer-me tais meiguices, e a fazer-se-me um anjo tal de formosura e de bondade que vedes-me aqui agora que lhe quero mais do que seu pai. MADALENA (Sorrindo.) Isso agora!... TELMO Do que vs. MADALENA (Rindo.) Ora, meu Telmo!

Empestados, doentios, devido peste que grassou em Lisboa de Outubro de 1598 a Fevereiro de 1602.

| PARA DESENVOLVER |

| MDULO | 7 |

TELMO Mais, muito mais. E veremos: tenho c uma coisa2 que me diz que antes de muito se h-de ver quem que quer mais nossa menina nesta casa. MADALENA (Assustada.) Est bom, no entremos com os teus agouros3 e profecias4 do costume: so sempre de aterrar... Deixemo-nos de futuros... TELMO Deixemos, que no so bons. MADALENA E de passados tambm... TELMO Tambm. MADALENA E vamos ao que importa agora. Maria tem uma compreenso5 TELMO Compreende tudo! MADALENA Mais do que convm... TELMO s vezes. MADALENA preciso moder-la. TELMO o que eu fao. MADALENA No lhe dizer... TELMO No lhe digo nada que no possa, que no deva saber uma donzela honesta e digna de melhor... de melhor... MADALENA Melhor qu? TELMO De nascer em melhor estado. Quisestes ouvi-lo... est dito. MADALENA Oh! Telmo! Deus te perdoe o mal que me fazes. (Desata a chorar)

Notas
2

Tenho um pressentimento (o de que D. Joo de Portugal regressaria). Pressgios; predies de futuras desgraas. Previses futuras; antevises. dotada de uma inteligncia invulgar.

1. Nesta passagem textual assiste-se a uma mudana de assunto. 1.1. Indica o(s) tema(s) da conversa entre Telmo e D. Madalena. 1.2. Conclui acerca dos motivos que levam mudana de tom por parte de D. Madalena. 1.3. Evidencia os elementos textuais tradutores de uma falsa incompreenso da parte de Telmo. 2. As duas personagens falam de uma figura ausente fisicamente, mas presentificada no dilogo que travam. 2.1. Caracteriza-a segundo a opinio de cada uma das personagens. 2.2. Avalia a importncia das didasclias em D. Madalena. 2.3. Explica a afirmao de Madalena: no entremos com os teus agouros e profecias do costume. 3. Atenta no discurso lacnico da parte final do excerto. 3.1. Relaciona esse laconismo com a altivez recuperada por D. Madalena. 3.2. Descodifica a intencionalidade associada afirmao: Maria tem uma compreenso 3.3. Identifica os sentimentos que se vo apossando das personagens progressivamente.

| PARA DESENVOLVER |

| MDULO | 7 |

Leitura
TELMO (Ajoelhando e beijando-lhe a mo.) Senhora... Senhora D. Madalena, minha ama, minha Senhora... castigai-me... mandai-me j castigar, mandai-me cortar esta lngua perra1 que no toma ensino. Oh! Senhora, Senhora!... vossa filha, a filha do Senhor Manuel de Sousa Coutinho, fidalgo de tanto primor e de to boa linhagem2 como os que se tm por melhores neste reino, em toda a Espanha3... A Senhora D. Maria... a minha querida D. Maria sangue de Vilhenas e de Sousas; no precisa mais nada, mais nada, minha Senhora, para ser... para ser... MADALENA Calai-vos, calai-vos, pelas dores de Jesus Cristo, homem. TELMO (Soluando.) Minha rica Senhora!... MADALENA (Enxuga os olhos e toma uma atitude grave e firme.) Levantai-vos, Telmo, e ouvi-me. (Telmo levanta-se.) Ouvi-me com ateno. a primeira e ser a ltima vez que vos falo deste modo e em tal assunto. Vs fostes o aio e amigo de meu Senhor... de meu primeiro marido, o Senhor D. Joo de Portugal; tnheis sido o companheiro de trabalhos e de glria de seu ilustre pai, aquele nobre conde de Vimioso, que eu de tamanhinha4 me acostumei a reverenciar5 como pai. Entrei depois nessa famlia de tanto respeito; achei-vos parte dela, e quase que vos tomei a mesma amizade que aos outros... Chegastes a alcanar um poder no meu esprito, quase maior decerto maior que nenhum deles. O que sabeis da vida e do mundo, o que tendes adquirido na conversao dos homens e dos livros porm, mais que tudo, o que de vosso corao fui vendo e admirando cada vez mais me fizeram ter-vos numa conta, deixar-vos tomar, entregar-vos eu mesma tal autoridade nesta casa e sobre minha pessoa... que outros podero estranhar... TELMO Emendai-o, Senhora. MADALENA No, Telmo, no preciso nem quero emend-lo. Mas agora deixai-me falar. Depois que fiquei s, depois daquela funesta jornada de frica que me deixou viva, rf e sem ningum... sem ningum, e numa idade... com dezassete anos! em vs, Telmo, em vs s, achei o carinho e proteco, o amparo que eu precisava. Ficastes-me em lugar de pai: e eu... salvo numa coisa! tenho sido para vs, tenho-vos obedecido como filha. TELMO Oh, minha Senhora, minha Senhora! mas essa coisa em que vos apartastes dos meus conselhos... MADALENA Para essa houve poder maior que as minhas foras... D. Joo ficou naquela batalha com seu pai, com a flor da nossa gente6. (Sinal de impacincia em Telmo.) Sabeis como chorei a sua perda, como respeitei a sua memria, como durante sete anos, incrdula a tantas provas e testemunhos de sua morte, o fiz procurar por essas costas de Berberia7, por todas as sejanas8 de Fez e Marrocos, por todos quantos aduares de Alarves9 a houve... Cabedais e valimentos10, tudo se empregou; gastaram-se grossas quantias; os embaixadores de Portugal e Castela tiveram ordens apertadas11 de o buscar por toda a parte; aos padres da Redeno12, a quanto religioso ou mercador podia penetrar naquelas terras, a todos se encomendava o seguir a pista do mais leve indcio que pudesse desmentir, pr em dvida ao menos aquela notcia que logo viera com as primeiras novas da batalha de Alccer. Tudo foi intil; e a ningum mais ficou resto de dvida... TELMO Seno a mim.

Notas
1 2

Ignbil, desprezvel. Descendncia, estirpe, classe social. Pennsula Ibrica. Pequenina. Respeitar. A nobreza portuguesa mais digna. Regio do Norte de frica que os berberes habitavam. Bairros fechados da Berbria onde viviam os judeus e se colocavam em priso os portugueses cativos que esperavam ser resgatados. Aldeias de rabes. A palavra alarve significou rabe; passou depois a designar selvagem, comilo e, metaforicamente, estpido. Dinheiro e influncia, respectivamente. Concretas e rigorosas. Pertencentes ordem da Merc ou mercenrios.

3 4 5 6

10

11 12

| PARA DESENVOLVER |

| MDULO | 7 |

MADALENA Dvida de fiel servidor, esperana de leal amigo, meu bom Telmo! que diz com vosso corao, mas que tem atormentado o meu... E ento sem nenhum fundamento, sem o mais leve indcio... Pois dizei-mo em conscincia, dizei-mo de uma vez, claro e desenganado: a que se apega esta vossa credulidade de sete... e hoje mais catorze... vinte e um anos? TELMO (Gravemente.) s palavras, s formais palavras daquela carta escrita na prpria madrugada do dia da batalha, e entregue a Frei Jorge que vo-la trouxe. Vivo ou morto rezava ela vivo ou morto... No me esqueceu uma letra daquelas palavras; e eu sei que homem era meu amo para as escrever em vo: Vivo ou morto, Madalena, hei-de ver-vos pelo menos ainda uma vez neste mundo. No era assim que dizia?

1. O arrependimento de Telmo deve-se mudana comportamental de D. Madalena. 1.1. Expe as razes que suscitaram essa mudana. 1.2. Releva os elementos discursivos que traduzem o arrependimento de Telmo. 2. D. Madalena muda de atitude: a fragilidade d lugar firmeza discursiva. 2.1. Indica os elementos comprovativos dessa transformao. 2.2. Explica as razes que permitem a Telmo ter um certo ascendente sobre D. Madalena. 3. Na segunda interveno, D. Madalena continua a repreender Telmo. 3.1. Refere o que representava Telmo para D. Madalena. 3.2. Atribui um significado ao vocbulo coisa. 4. Na penltima rplica de D. Madalena invocam-se acontecimentos do passado. 4.1. Descodifica a metfora associada ao vocbulo poder, usado por D. Madalena. 4.2. Justifica a impacincia de Telmo. 4.3. Regista trs iniciativas levadas a cabo para obterem informaes sobre D. Joo de Portugal.

Oralidade
1. O amor aqui apresentado como uma fora poderosa, capaz de ludibriar a racionalidade humana. 1.1. Organiza um debate sobre o poder do amor e o modo como este sentimento se pode sobrepor
razo, apresentando exemplos ilustrativos da posio assumida pelos diferentes grupos intervenientes.

1.2. Regista as concluses a que chegaram. 1.2.1. Apresenta-as ao grupo/turma.

You might also like