You are on page 1of 7

MORAES, M.S.M., PIROLA, N. A., ALMEIDA, F. C., et. al. A Provinha Brasil de Matemtica.

Anais do I Congresso Nacional de Avaliao em Educao: I CONAVE. Bauru: CECEMCA/UNESP, 2010, pp. 1 - 7. (ISBN: 978-85-99703-52-6) Eixo Temtico: Avaliao em Matemtica A PROVINHA BRASIL DE MATEMTICA Profa. Dra. Mara Sueli Simo Moraes Faculdade de Cincias UNESP Campus de Bauru (msmoraes@fc.unesp.br) Prof. Dr. Nelson Antonio Pirola Faculdade de Cincias UNESP Campus de Bauru (npirola@uol.com.br) Profa. Ms. Fabiana Cezrio de Almeida CECEMCA UNESP Campus de Bauru (fabiceza@yahoo.com.br) Profa. Ms Gilmara Aparecida da Silva CECEMCA UNESP Campus de Bauru (gilmara.bauru@gmail.com) Prof. Danilo Pereira Munhoz CECEMCA UNESP Campus de Bauru (danilomunhoz@gmail.com) Resumo: A preocupao com a aprendizagem em Matemtica e o baixo desempenho dos alunos nessa rea, evidenciado pelas avaliaes governamentais e em pesquisas acadmicas sobre o tema, e tambm com o intuito de contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Matemtica nas sries/anos inicias, o INEP props a Provinha Brasil, que compreende a avaliao em Linguagem e em Matemtica. O projeto desenvolvido a partir da parceria de tal rgo com quatro universidades nacionais (UFRJ, UFPA, UFPE e a UNESP Campus de Bauru) por meio de seus centros de educao e com o objetivo principal de contribuir para a melhoria da prtica de sala de aula do professor. Os resultados advindos da avaliao proposta pela Provinha Brasil devero auxiliar na avaliao dos alunos em fase de alfabetizao buscando uma aprendizagem de matemtica de boa qualidade. Atravs desse trabalho, pretendemos mostrar as atividades previstas no Projeto que esto sendo desenvolvidas pelo CECEMCA - Centro de Formao Continuada em Educao Matemtica Cientifica e Ambiental, vinculado UNESP. Dentre as atividades realizadas por esse Centro, alm da contribuio na criao de itens para a avaliao nacional e na elaborao do caderno terico, com os pressupostos tericos e metodolgicos sobre a avaliao e alfabetizao matemtica, tambm se dedicou, juntamente com os outros centros da Rede Nacional de Formao Continuada de Professores, elaborao da Matriz de Referncia para a avaliao da Provinha Brasil. Palavras-chave: Avaliao, Matemtica, Provinha Brasil, Ensino de Matemtica

MORAES, M.S.M., PIROLA, N. A., ALMEIDA, F. C., et. al. A Provinha Brasil de 2 Matemtica. Anais do I Congresso Nacional de Avaliao em Educao: I CONAVE. Bauru: CECEMCA/UNESP, 2010, pp. 2 - 7. (ISBN: 978-85-99703-52-6)

Introduo A Matemtica uma cincia viva construda ao longo da histria da humanidade pelos prprios homens e necessita que seus conceitos sejam transmitidos ao longo do tempo para os diferentes homens, nas diferentes geraes, como um instrumento necessrio para a formao da cidadania, na busca de um cidado que lute por uma sociedade emancipadora para toda populao. De acordo com os PCN Matemtica (1999, p. 24) A Matemtica caracteriza-se como uma forma de compreender e de atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa rea do saber como um fruto da construo humana na sua interao constante com o contexto natural, social e cultural. Por ser uma cincia viva, no deve ser considerada como um corpo de conhecimento imutvel. A Matemtica uma cincia resultante de um processo no linear e seu desenvolvimento ocorre e ocorreu atravs de avanos e retrocessos nas diversas pocas histricas. Ainda de acordo com os PCN justifica-se a presena da Matemtica no currculo escolar, pois ela [...] permite resolver problemas da vida cotidiana, tem muitas aplicaes no mundo do trabalho e funciona como instrumento essencial para a construo de conhecimentos em outras reas curriculares (Brasil, 2000, p. 15). Segundo Oliveira (2001), apud ALMEIDA (2007)
O conhecimento Matemtico elaborado, como todos os demais campos do conhecimento humano, hoje um valor humano imprescindvel para que o indivduo possa atuar nas vrias modalidades da prtica social em que vive. Em suma, em todas as instncias sociais ouve-se constantemente a afirmao da necessidade do conhecimento, seja isso referente Matemtica ou aos demais campos do saber.

Sendo assim, a Matemtica se faz presente em nossas aes cotidianas e o desenvolvimento das competncias matemticas torna-se cada vez mais necessrio e complexo medida que as interaes sociais e as relaes de troca vo sendo diversificadas e intensificadas.

MORAES, M.S.M., PIROLA, N. A., ALMEIDA, F. C., et. al. A Provinha Brasil de 3 Matemtica. Anais do I Congresso Nacional de Avaliao em Educao: I CONAVE. Bauru: CECEMCA/UNESP, 2010, pp. 3 - 7. (ISBN: 978-85-99703-52-6) Nesse contexto importante que se inicie a alfabetizao matemtica com crianas desde a educao infantil de modo que lhes propiciem capacidades de mobilizarem os conceitos fundamentais dessa disciplina, auxiliando na tomada de decises levando em considerao suas vivencias escolares, culturais ou sociais, possibilitando a essas crianas obterem respostas para as necessidades que esto relacionadas s situaes cotidianas e significativas. A preocupao com a aprendizagem em Matemtica e o baixo desempenho dos alunos nessa rea, evidenciado pelas avaliaes governamentais e em pesquisas acadmicas sobre o tema, e tambm com o intuito de contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Matemtica nas sries/anos inicias, o INEP props a Provinha Brasil de Matemtica, que se trata de uma avaliao nacional da proficincia em Matemtica dos alunos com um ano de escolaridade. O objetivo dessa avaliao acompanhar e avaliar o desempenho dos alunos tendo em vista o processo de alfabetizao e a aquisio de competncias matemticas esperadas nessa fase de escolarizao, diagnosticando possveis insuficincias no desenvolvimento das habilidades. A avaliao prev a utilizao dos resultados nas intervenes pedaggicas e gerenciais, visando melhoria da qualidade do ensino. De acordo com INEP/MEC (BRASIL, 2009), esses objetivos possibilitam:
Estabelecimento de metas pedaggicas para a rede de ensino; planejamento de cursos de formao continuada para os professores; investimento em medidas que garantam melhor aprendizado; desenvolvimento de aes imediatas para a correo de possveis distores verificadas; melhoria da qualidade e reduo da desigualdade de ensino.

O objetivo dessa avaliao acompanhar e avaliar o desempenho dos alunos na aquisio das competncias matemticas esperadas nessa fase de escolarizao e, assim, prevenir o diagnstico tardio das deficincias acumuladas nesse processo. Essa avaliao ainda poder ser um instrumento que orientar o professor na conduo de sua prtica efetuando, quando necessrio, ajustes para refor-la ou mud-la uma vez que ter informaes sistematizadas sobre o que os alunos demonstram saber e o que ainda precisam aprender para estarem alfabetizados aos 8 anos de idade.

MORAES, M.S.M., PIROLA, N. A., ALMEIDA, F. C., et. al. A Provinha Brasil de 4 Matemtica. Anais do I Congresso Nacional de Avaliao em Educao: I CONAVE. Bauru: CECEMCA/UNESP, 2010, pp. 4 - 7. (ISBN: 978-85-99703-52-6) A Provinha Brasil Diante das avaliaes realizadas em nosso pas, em nvel nacional, como Sistema de Avaliao da Educao Bsica (SAEB), Prova Brasil e as diferentes avaliaes aplicadas pelos diversos estados da Unio, pode-se perceber que grande parte dos estudantes da escola bsica no desenvolveu os conceitos bsicos de Matemtica bem como as habilidades bsicas para a resoluo de problemas: interpretao do enunciado do problema, seleo de estratgias e de procedimentos adequados, verificao do resultado entre outras. Os levantamentos realizados por essas avaliaes apontam para resultados pouco satisfatrios e mostram o baixo desempenho dos estudantes de todos o nveis de escolaridade, em situaes-problema que envolvem conceitos bsicos da Matemtica, necessrios resoluo de problemas em diferentes contextos, incluindo aqueles relacionados vida cotidiana. Diante desse quadro deficitrio relacionado ao desempenho dos estudantes brasileiros em Matemtica, evidenciado por essas avaliaes governamentais e por pesquisas acadmicas na rea da Educao Matemtica, o MEC/INEP est implementando a Provinha Brasil de Matemtica. O projeto uma parceria desse rgo com quatro Universidades nacionais Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Par (UFPA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a UNESP Campus de Bauru, por meio dos seus centros de educao, com o objetivo de contribuir para a melhoria da prtica de sala de aula do professor. A Provinha Brasil de Matemtica, instrumento de avaliao resultado de um amplo debate no qual participaram professores e profissionais que vem h tempos discutindo os processos de ensino e aprendizagem da Matemtica nas sries iniciais do Ensino Fundamental. Sendo essa uma avaliao de modalidade diagnstica-formativa, que visa a contribuir com a complexa tarefa de acompanhamento e compreenso do desenvolvimento do aluno, no sentido de favorecer os caminhos e meios de um maior alcance da aprendizagem matemtica. A Provinha Brasil de Matemtica uma proposta que deve ser vista como um instrumento a servio do acompanhamento educativo, podendo sinalizar para aes que colaborem com a dinmica empreendida em sala de aula.

MORAES, M.S.M., PIROLA, N. A., ALMEIDA, F. C., et. al. A Provinha Brasil de 5 Matemtica. Anais do I Congresso Nacional de Avaliao em Educao: I CONAVE. Bauru: CECEMCA/UNESP, 2010, pp. 5 - 7. (ISBN: 978-85-99703-52-6) Os resultados advindos da avaliao proposta pela Provinha Brasil dever auxiliar na avaliao dos alunos em fase de alfabetizao buscando uma aprendizagem de matemtica de qualidade. No intuito de melhor conduzir os trabalhos dos professores em sala de aula para o acompanhamento dos trabalhos durante e posteriormente a aplicao da Provinha Brasil, pesquisadores dos centros de educao envolvidos ficaram responsveis em produzir um caderno que deve conter informaes aos professores, com pressupostos tericos sobre avaliao, alfabetizao matemtica, matriz de referncia para a Avaliao da Provinha Brasil de Matemtica. A Provinha Brasil trabalha com uma matriz de referncia que pretende colaborar com os processos de alfabetizao e letramento das crianas que passaram por um ano de escolaridade, envolvendo conceitos de competncias e habilidades em Matemtica que mobilizam uma srie de capacidades cognitivas e afetivas importantes para a formao de conceitos e resoluo de problemas. importante frisar que um projeto indito, pois no houve, at ento, uma Matriz dessa natureza para essa faixa etria e a nossa contribuio a elaborao da Matriz, do referencial metodolgico e terico, elaborao de itens de prova etc. A Provinha Brasil propiciou a discusso com os demais pesquisadores dos outros centros no que se refere: 1. alfabetizao matemtica e letramento. Isso foi importante uma vez que houve a socializao de conhecimentos e experincias nessa rea, possibilitando a elaborao da fundamentao terica da provinha Brasil; 2. 3. 4. A aspectos metodolgicos na medida que foi possvel estudar os recursos elaborao da matriz de referncia que propiciou um estudo aprofundado elaborao de itens que proporcionou experincia sobre a estrutura dos utilizados em avaliaes em larga escala, como a Teoria da Resposta ao Item TRI; sobre competncias e habilidades; itens de mltipla escolha e como eles avaliam determinadas habilidades. Consideraes Finais

MORAES, M.S.M., PIROLA, N. A., ALMEIDA, F. C., et. al. A Provinha Brasil de 6 Matemtica. Anais do I Congresso Nacional de Avaliao em Educao: I CONAVE. Bauru: CECEMCA/UNESP, 2010, pp. 6 - 7. (ISBN: 978-85-99703-52-6) Diante do exposto acima, esperamos que a Provinha Brasil atravs de seus resultados possa trazer contribuies para a melhoria da qualidade de ensino/aprendizagem da Matemtica em nvel nacional, como tambm possa contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de formao continuada de professores que ensinam matemtica, propiciando aos mesmos uma viso ampla das dificuldades apresentadas pelos alunos e quais so os caminhos a percorrer para que essas dificuldades sejam sanadas/amenizadas. Trata-se de um projeto em andamento e em fase de desenvolvimento, ainda no h resultados a serem divulgados, porm a parceria entre o INEP/MEC/UNIVERSIDADES produzir material importante para que seja possvel a melhora na formao inicial do professor, tanto de Matemtica, quanto daquele que ir ministrar Matemtica nas sries iniciais. Favorecer o desenvolvimento de pesquisas referentes ao ensino e aprendizagem de Matemtica em nvel de ps-graduao, possibilitando, inclusive, a utilizao dos resultados da Provinha Brasil como problemas de pesquisa. Tambm propiciar uma maior aproximao das universidades com os professores que j esto em exerccio e as escolas, na busca pela melhoria na qualidade de ensino e aprendizagem de Matemtica. Alm disso, h trs projetos de pesquisa em andamento, como desdobramento dos estudos da Provinha Brasil, que buscam compreender questes sobre: 1. 2. 3. O As habilidades matemticas desenvolvidas por crianas com um ano de Os problemas na relao no-verbal e verbal na aprendizagem da Matemtica As relaes entre o Ensino Fundamental de nove anos e a formao de desenvolvimento das pesquisas propiciar dados importantes para o escolaridade; em crianas com um ano de escolaridade; professores na rea de Matemtica. encaminhamento de aes visando melhoria da qualidade de ensino tais como, capacitao de equipes pedaggicas e de avaliao das secretarias estaduais de educao. Auxlio as escolas no desenvolvimento de projetos relacionados ao ensino de Matemtica, como tambm propiciaro o desenvolvimento de novos projetos na rea da alfabetizao matemtica, assim como novos programas de Educao Continuada em Educao Matemtica.

MORAES, M.S.M., PIROLA, N. A., ALMEIDA, F. C., et. al. A Provinha Brasil de 7 Matemtica. Anais do I Congresso Nacional de Avaliao em Educao: I CONAVE. Bauru: CECEMCA/UNESP, 2010, pp. 7 - 7. (ISBN: 978-85-99703-52-6) Faz parte tambm desse projeto, juntamente com os demais centros, a elaborao de uma Matriz de Referncia de Avaliao em Matemtica para crianas com um ano de escolaridade. Ainda, prevista nas atividades de desdobramento desses estudos, est a organizao de um congresso nacional sobre avaliao em educao, a fim de discutir os fundamentos tericos metodolgicos que compreende o tema.

Referncia ALMEIDA, F. C. Os Livros Didticos de Matemtica para o Ensino Fundamental e os Temas Transversais: realidade ou utopia. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias UNESP. Bauru, SP. 2007. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto, Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais Ensino Fundamental Matemtica. Braslia: 1999. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira. Provinha Brasil: Avaliando a Alfabetizao. Braslia: 2009. Disponvel em <http://provinhabrasil.inep.gov.br>. Acesso em 07 set 2010.

You might also like