You are on page 1of 7

GEOMETRIA SEMELHANA DE FIGURAS Na Matemtica a Geometria que trata da semelhana de figuras de mesmo formato (forma).

. Uma ampliao, uma reduo e at uma congruncia de figuras so exemplos claros de semelhana. Para que duas ou mais figuras (ou objetos) sejam semelhantes, duas condies so necessrias: 1. Os ngulos correspondentes devem ser iguais. 2. Os comprimentos correspondentes devem ser proporcionais. Veja a figura:

Note que os dois compassos tem exatamente a mesma forma e tamanhos diferentes. Note que nos dois tringulos os ngulos correspondentes so iguais e que a razo entre os lados (comprimentos) 2. Temos: EF=8 e BC=4 logo; EF/BC = 8/4 = 2. DE=12 e AB=6 logo; DE/AB = 12/6 = 2. DF=5 e AC=2,5 logo; DF/AC = 5/2,5 = 2.

Entre os FIGURAS GEOMTRICAS PLANAS que so semelhantes, temos:


todos os crculos; todos os quadrados.

Entre as FIGURAS GEOMTRICAS PLANAS que nem sempre so semelhantes, temos:


os polgonos; os tringulos.

Semelhana de Polgonos
Introduo Observe as figuras:

Figura A

Figura B

Figura C Elas representam retngulos com escalas diferentes. Observe que os trs retngulos tem a mesma forma, mas de tamanhos diferentes. Dizemos que esse mapas so figuras semelhantes. Nessas figuras podemos identificar: AB - distncia entre A e B (comprimento do retngulo) CD - distncia entre C e D (largura do retngulo) - ngulos agudos formados pelos segmentos Medindo os segmentos de reta seguinte tabela: e e os ngulos ( ) das figuras, podemos organizar a

Fig. C Fig. B Fig. A Observe que:

m( ) 3,9 cm 4,5 cm 6,0 cm

m( ) 1,3 cm 1,5 cm 2,0 cm

ngulo = 90 = 90 = 90

Os ngulos correspondente nas trs figuras tm medidas iguais; As medidas dos segmentos correspondentes so proporcionais;

Desse exemplo, podemos concluir que duas ou mais figuras so semelhantes em geometria quando: os ngulos correspondentes tm medidas iguais ; as medidas dos segmentos correspondentes so proporcionais; os elementos das figuras so comuns.

Outro exemplos de figuras semelhantes:

tm formas iguais e tamanhos diferentes. Propriedades Se dois polgonos so semelhantes, ento a razo entre seus permetros igual razo entre as medidas de dois lados homlogos quaisquer dos polgonos. Demonstrao: Sendo ABCD ~ A'B'C'D', temos que:

Os permetros desses polgonos podem ser assim representados: Permetro de ABCDE (2p) = AB + BC + CD + DE + EA Permetro de A'B'C'D'E' (2p') = A'B' + B'C' + C'D' + D'E' + E'A' Por uma propriedade das propores, podemos afirmar que:

Exemplo: Os lados de um tringulo medem 3,6 cm, 6,4 cm e 8 cm. Esse tringulo semelhante a um outro cujo permetro mede 45 cm. calcule os lados do segundo tringulo.

Soluo

Razo de semelhana =

Logo, os lados do segundo tringulo so 9cm, 16cm e 20cm.

Semelhana de Tringulos
Sabemos que tringulos so polgonos. Sendo assim, o estudo que feito para identificar a semelhana de figuras poligonais ser vlido para o estudo da semelhana de tringulos. Com isso, dois tringulos sero semelhantes se satisfizerem duas condies simultaneamente: se seus lados correspondentes possurem medidas proporcionais e se os ngulos correspondentes forem iguais (congruentes). Se invertermos a afirmao feita acima, teremos um fato verdadeiro: as condies so satisfeitas somente quando os tringulos so semelhantes. Vejamos um desenho para que possamos compreender melhor:

Antes, temos que determinar a correspondncia dos vrtices de cada tringulo, pois assim determinaremos a correspondncia dos lados e dos ngulos entre estes dois tringulos. Os vrtices A, B, C correspondem, respectivamente, aos vrtices A, B, C. Sendo assim, montaremos as razes de proporcionalidade entre os lados correspondentes.

Uma das condies que todos os lados correspondentes possuam uma proporcionalidade, que chamaremos neste caso de k. Ressaltando que essa razo foi construda pela diviso de cada lado correspondente: veja que o lado AB do segundo tringulo corresponde ao lado AB do primeiro tringulo. Por este fato, a diviso foi feita entre eles, e de mesmo modo com os outros lados.

Entretanto, apenas a condio de proporcionalidade dos lados no suficiente para afirmarmos a semelhana entre os dois tringulos. Necessitamos que seus ngulos correspondentes sejam iguais.

Sendo assim, indicaremos a semelhana destes tringulos desta forma:

Exemplo: Verifique se os tringulos a seguir so proporcionais.

Ao verificarmos a congruncia dos ngulos, teremos que:

Temos agora que verificar a proporcionalidade dos lados.

Note que todos os lados possuem a mesma razo de proporcionalidade (1/2). Sendo assim, podemos afirmar que

Congruncia e Semelhana de Tringulos


Temos que dois tringulos so congruentes: Quando seus elementos (lados e ngulos) determinam a congruncia entre os tringulos.

Quando dois tringulos determinam a congruncia entre seus elementos. Casos de congruncia: 1 LAL (lado, ngulo, lado): dois lados congruentes e ngulos formados tambm congruentes.

2 LLL (lado, lado, lado): trs lados congruentes.

3 ALA (ngulo, lado, ngulo): dois ngulos congruentes e lado entre os ngulos congruente.

4 LAA (lado, ngulo, ngulo): congruncia do ngulo adjacente ao lado, e congruncia do ngulo oposto ao lado.

Atravs das definies de congruncia de tringulos podemos chegar s propriedades geomtricas sem a necessidade de efetuar medidas. A esse mtodo damos o nome de demonstrao. Dizemos que, em todo tringulo issceles, os ngulos opostos aos lados congruentes so congruentes. Os ngulos da base de um tringulo issceles so congruentes.

You might also like