You are on page 1of 9

ARTIGO DA FUNDAO OSWALDO CRUZ: CONTENO BIOLGICA EM SUPERFCIES HOSPITALARES

Importncia da Microbiota A contaminao exgena foi importante nos hospitais antes do desenvolvimento da assepsia. Atualmente a infeco hospitalar predominantemente endgena. A presena de matria orgnica favorece a proliferao de microrganismos e aparecimento de insetos, roedores e outros, que podem veicular microrganismos. Fatores que Favorecem a Contaminao do Ambiente Superfcies midas ou molhadas: favorecem a proliferao de germes gram-negativos e fungos reas empoeiradas: favorecem a proliferao de germes gram-positivos, micobactrias e outros. Revestimentos com perda da integridade Matria orgnica sem rpida remoo. Aplicao incorreta ou ausente de germicida. Limpeza de rea sem a devida diviso de reas. Inadequado uso dos equipamentos. Uso de Equipamentos de Proteo Individual inadequadamente. Tcnica de limpeza inadequada. Uso incorreto de recursos. Exemplos: Balde com gua suja para enxge, mesmo pano de limpeza utilizado no vaso sanitrio, na pia e outros locais.

Servio de Limpeza Principais funes: Preparar o ambiente hospitalar para suas atividades. Manter a organizao e a ordem. Conservar equipamentos e instalaes (adequada limpeza e uso de produtos).

Normas e procedimentos: regulamentados atravs da norma "Processamento de Artigos e Superfcies em Estabelecimentos de Sade" Ministrio da Sade /1994: - criada com os seguintes objetivos: Minimizar desperdcio de produtos Reduzir custos Evitar desgaste/corroso de artigos e superfcies Reduzir toxicidade aos usurios Minimizar a poluio ambiental

Classificao de reasCrticas reas onde h o maior nmero de pacientes, procedimentos invasivos e, portanto maior nmero de infeces. CTI Centro Cirrgico Berrio Isolamentos Laboratrio Semi-crticas Onde se encontram pacientes internados, mas o risco de infeco menor. Enfermaria Ambulatrio Banheiro No-crtica Setores onde no h risco de transmisso (no h pacientes). Almoxarifado Escritrio Secretaria Administrao Terminologia

Limpeza Remoo de sujidade Desinfeco: o processo fsico ou qumico que destri microorganismos em objetos inanimados. Descontaminao: Remoo de agentes infecciosos de uma superfcie inanimada. Anti-sepsia: Procedimento que destri ou elimina microorganismos presentes em tecidos, aps aplicao de agentes antimicrobianos.

Bibliografia -BRASIL. Rio de Janeiro Secretaria de Sade do Estado. Coordenao Estadual de Controle de Infeco Hospitalar. Guia Prtico de Controle de Infeco Hospitalar.1999. -BRASIL. Bahia. Secretaria de Sade do Estado. Preveno e Controle de Infeco Hospitalar. Orientaes Bsicas. 1 Edio.Bahia.1998. -BRASIL Processamento de Artigos e Superfcies em Estabelecimentos de Sade.2 Ed. Braslia.1994. -Introdution to Sterilization, Desinfection, and Infection Control. 2 Ed. London Churchill,1991. -GOODMAN e GILMAN Bases Farmacolgicas da Teraputica. Rio de Janeiro G. Koogan, 1991. -RODRIGUES, E. A; et al. Infeces Hospitalares: Preveno e Controle. So Paulo. Savier.ed, 1997. -FERNANDES, T e Colaboradores. Infeco Hospitalar e suas interfaces na Ares da Sade.So Paulo. Ed Atheneu,2000

REPORTAGEM:

Contaminao atinge 95% dos jalecos mdicos Um dos micro-organismos identificados uma bactria que causa infeco hospitalar Em vez de proteger o usurio, o jaleco - indicado pela OMS (Organizao Mundial de Sade) como equipamento de proteo individual para os profissionais do setor - pode ser fonte de contaminao. o que indica um estudo realizado por alunas da PUC-SP (Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo), campus de Sorocaba, e divulgada nesta quarta-feira (22). Das amostras analisadas, 95,83% estavam contaminadas. Entre os micro-organismos identificados nos jalecos est o Staphilococcus aureus, bactria considerada um dos principais agentes de infeco hospitalar. A pesquisa foi realizada pelas alunas Fernanda Dias e Dbora Jukemura, sob orientao da professora Maria Elisa Zuliani Maluf. A proposta surgiu aps a constatao de que alunos e residentes do hospitalescola do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, da rede estadual de sade, saam para o almoo em bares e restaurantes sem tirar o jaleco. O objetivo foi comparar a microbiota - conjunto de micro-organismos que habitam um ecossistema - existente nos jalecos, sobretudo na regio do punho e na pele dessas pessoas, com a dos no usurios. Foram avaliados 96 estudantes de Medicina, distribudos nos seis anos da graduao, que atuam na enfermaria de clnica mdica do hospital. A metade usava jalecos de mangas longas e a outra metade no. Fernanda Dias explica a altssima taxa de contaminao verificada a partir da anlise. - Essa elevada taxa de contaminao pode estar relacionada ao contato direto com os pacientes, aliada ao fato de os micro-organismos poderem permanecer entre dez e 98 dias em tecidos, como algodo e polister. A PUC-SP pretende aprofundar os estudos para encaminh-los OMS.

SITE DO GOVERNO FEDERAL ANVISA:

O QUE HIGIENIZAO DAS MOS? a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagao das infeces relacionadas assistncia sade. Recentemente, o termo lavagem das mos foi substitudo por higienizao das mos devido maior abrangncia deste procedimento. O termo engloba a higienizao simples, a higienizao anti-sptica, a frico anti-sptica e a anti-sepsia cirrgica das mos, que sero abordadas mais adiante. POR QUE FAZER? As mos constituem a principal via de transmisso de microrganismos durante a assistncia prestada aos pacientes, pois a pele um possvel reservatrio de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfcie para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, atravs do contato com objetos e superfcies contaminados. A pele das mos alberga, principalmente, duas populaes de microrganismos: os pertencentes microbiota residente e microbiota transitria. A microbiota residente constituda por microrganismos de baixa virulncia, como estafilococos, corinebactrias e micrococos, pouco associados s infeces veiculadas pelas mos. mais difcil de ser removida pela higienizao das mos com gua e sabo, uma vez que coloniza as camadas mais internas da pele. A microbiota transitria coloniza a camada mais superficial da pele, o que permite sua remoo mecnica pela higienizao das mos com gua e sabo, sendo eliminada com mais facilidade quando se utiliza uma soluo anti-sptica. representada, tipicamente, pelas bactrias Gram-negativas, como enterobactrias (Ex: Escherichia coli), bactrias no fermentadoras (Ex: Pseudomonas aeruginosa), alm de fungos e vrus. Os patgenos hospitalares mais relevantes so: Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Enterococcus spp., Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella spp., Enterobacter spp. e leveduras do gnero Candida. As infeces relacionadas assistncia sade geralmente so causadas por diversos microrganismos resistentes aos antimicrobianos, tais como S. aureus e S. epidermidis, resistentes a oxacilina/meticilina; Enterococcus spp., resistentes a vancomicina; Enterobacteriaceae, resistentes a cefalosporinas de 3a gerao e Pseudomonas aeruginosa, resistentes a carbapenmicos. As taxas de infeces e resistncia microbiana aos antimicrobianos so maiores em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), devido a vrios fatores: maior volume de trabalho, presena de pacientes graves, tempo de internao prolongado, maior quantidade de procedimentos invasivos e maior uso de antimicrobianos.

PARA QUE HIGIENIZAR AS MOS? A higienizao das mos apresenta as seguintes finalidades:

Remoo de sujidade, suor, oleosidade, plos, clulas descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmisso de infeces veiculadas ao contato; Preveno e reduo das infeces causadas pelas transmisses cruzadas.

QUEM DEVE HIGIENIZAR AS MOS? Devem higienizar as mos todos os profissionais que trabalham em servios de sade, que mantm contato direto ou indireto com os pacientes, que atuam na manipulao de medicamentos, alimentos e material estril ou contaminado. COMO FAZER? QUANDO FAZER? As mos dos profissionais que atuam em servios de sade podem ser higienizadas utilizando-se: gua e sabo, preparao alcolica e anti-sptico. A utilizao de um determinado produto depende das indicaes descritas abaixo: USO DE GUA E SABO Indicao: Quando as mos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais.

Ao iniciar o turno de trabalho. Aps ir ao banheiro. Antes e depois das refeies. Antes de preparo de alimentos. Antes de preparo e manipulao de medicamentos. Nas situaes descritas a seguir para preparao alcolica.

USO DE PREPARAO ALCOLICA Indicao Higienizar as mos com preparao alcolica quando estas no estiverem visivelmente sujas, em todas as situaes descritas a seguir: Antes de contato com o paciente Objetivo: proteo do paciente, evitando a transmisso de microrganismos oriundos das mos do profissional de sade. Exemplos: exames fsicos (determinao do pulso, da presso arterial, da temperatura corporal); contato fsico direto (aplicao de massagem, realizao de higiene corporal); e gestos de cortesia e conforto. Aps contato com o paciente

Objetivo: proteo do profissional e das superfcies e objetos imediatamente prximos ao paciente, evitando a transmisso de microrganismos do prprio paciente. Antes de realizar procedimentos assistenciais e manipular dispositivos invasivos Objetivo: proteo do paciente, evitando a transmisso de microrganismos oriundos das mos do profissional de sade. Exemplos: contato com membranas mucosas (administrao de medicamentos pelas vias oftlmica e nasal); com pele no intacta (realizao de curativos, aplicao de injees); e com dispositivos invasivos (cateteres intravasculares e urinrios, tubo endotraqueal). Antes de calar luvas para insero de dispositivos invasivos que no requeiram preparo cirrgico Objetivo: proteo do paciente, evitando a transmisso de microrganismos oriundos das mos do profissional de sade. Exemplo: insero de cateteres vasculares perifricos. Aps risco de exposio a fluidos corporais Objetivo: proteo do profissional e das superfcies e objetos imediatamente prximos ao paciente, evitando a transmisso de microrganismos do paciente a outros profissionais ou pacientes. Ao mudar de um stio corporal contaminado para outro, limpo, durante o cuidado ao paciente Objetivo: proteo do paciente, evitando a transmisso de microrganismos de uma determinada rea para outras reas de seu corpo. Exemplo: troca de fraldas e subseqente manipulao de cateter intravascular. Ressalta-se que esta situao no deve ocorrer com freqncia na rotina profissional. Devem-se planejar os cuidados ao paciente iniciando a assistncia na seqncia: stio menos contaminado para o mais contaminado. Aps contato com objetos inanimados e superfcies imediatamente prximas ao paciente Objetivo: proteo do profissional e das superfcies e objetos imediatamente prximos ao paciente, evitando a transmisso de microrganismos do paciente a outros profissionais ou pacientes. Exemplos: manipulao de respiradores, monitores cardacos, troca de roupas de cama, ajuste da velocidade de infuso de soluo endovenosa. Antes e aps remoo de luvas (sem talco)

Objetivo: proteo do profissional e das superfcies e objetos imediatamente prximos ao paciente, evitando a transmisso de microrganismos do paciente a outros profissionais ou pacientes. As luvas previnem a contaminao das mos dos profissionais de sade e ajudam a reduzir a transmisso de patgenos. Entretanto, elas podem ter microfuros ou perder sua integridade sem que o profissional perceba, possibilitando a contaminao das mos. Outros procedimentos Exemplo: manipulao de invlucros de material estril. Importante Use luvas somente quando indicado. Utilize-as antes de entrar em contato com sangue, lquidos corporais, membrana mucosa, pele no intacta e outros materiais potencialmente infectantes. Troque de luvas sempre que entrar em contato com outro paciente. Troque tambm durante o contato com o paciente se for mudar de um stio corporal contaminado para outro, limpo, ou quando esta estiver danificada. Nunca toque desnecessariamente superfcies e materiais (tais como telefones, maanetas, portas) quando estiver com luvas. Observe a tcnica correta de remoo de luvas para evitar a contaminao das mos. Lembre-se: o uso de luvas no substitui a higienizao das mos!

USO DE ANTI-SPTICOS Estes produtos associam detergentes com anti-spticos e se destinam higienizao anti-sptica das mos e degermao da pele. Indicao: Higienizao anti-sptica das mos

Nos casos de precauo de contato recomendados para pacientes portadores de microrganismos multirresistentes. Nos casos de surtos.

Degermao da pele

No pr-operatrio, antes de qualquer procedimento cirrgico (indicado para toda equipe cirrgica). Antes da realizao de procedimentos invasivos. Exemplos: insero de cateter intravascular central, punes, drenagens de cavidades, instalao de dilise, pequenas suturas, endoscopias e outros.

You might also like