You are on page 1of 9

Inscries abertas de 12 de maro a 23 de abril de 2012

PRMIO EXPEDIO DO SEMIRIDO


Institudo em 2009 o PRMIO EXPEDIO DO SEMIRIDO integra o PEASA/MISA/ UFCG/PaqTcPB, e tem como objetivo estimular o conhecimento sobre a regio do Semirido, no intuito de se combater a premissa de que a mesma sempre uma regio-problema, quando na verdade apresenta recursos ambientais, sociais, antropolgicos, histricos, econmicos e culturais singulares e potenciais que muito contriburam e contribuem para a formao da populao paraibana e fortalecimento do estado. Na sua 3 Edio, o PRMIO EXPEDIO DO SEMIRIDO um Concurso de Redao Presencial para Estudantes do Ensino Mdio e da Educao Profissional e de Artigos Cientficos com Defesa em Banca Examinadora para Estudantes de Graduao e PsGraduao. Podem concorrer Estudantes que estejam regularmente matriculados em Escolas Pblicas ou Privadas de Ensino Mdio ou Profissional e Universidades e Faculdades Pblicas ou Privadas reconhecidas pelo MEC, localizadas no estado da Paraba, de acordo com o Regulamento do Concurso. PREMIAO DOS AGRACIADOS

Ao Estudante do Ensino Mdio e da Educao Profissional, e seu respectivo Professor/Orientador, e ao Estudante de Graduao ou de Ps-Graduao: Viagem de 15 a 22 de julho de 2012 com despesas pagas de alimentao e hospedagem, abrangendo cidades da regio semirida dos estados da Paraba, Rio Grande do Norte e Cear. Estudantes e Professores/Orientadores premiados: Certificado. Premiao das Escolas e Universidades dos Estudantes premiados: Certificado.

REGULAMENTO
CAPTULO I O PRMIO Art. 1 - O PRMIO EXPEDIO DO SEMIRIDO - Concurso de Redaes e Artigos Cientficos com a temtica do Semirido uma realizao do PEASA/MISA/UFCG/ PaqTcPB/INSA. Art. 2 - O Prmio tem como objetivo estimular e fortalecer a reflexo crtica e a pesquisa acerca da Regio do Semirido, atravs da produo de Redaes (para estudantes do Ensino Mdio e Educao Profissional) e de Artigos Cientficos (para estudantes de Graduao e Ps-Graduao).

Inscries abertas de 12 de maro a 23 de abril de 2012

1. Os Artigos Cientficos podem ser escritos abordando os seguintes temas: desenvolvimento sustentvel; meio ambiente; cultura popular; produo agropecuria familiar e comunitria; agregao de valor atravs da agroindstria; aproveitamento sustentvel dos recursos naturais; recomposio da vegetao nativa; aspectos socioeconmicos, antropolgicos, histricos e geogrficos da regio. 2. As Redaes devero ser escritas presencialmente em uma das 12 cidades sedes de realizao e versaro sobre um dos seguintes temas: Desenvolvimento Sustentvel no Bioma da Caatinga; Centenrio de Luiz Gonzaga e sua influncia na Cultura do Semirido; Alternativas Econmicas para Convivncia com o Semirido; Tecnologias Alternativas e Apropriadas ao Semirido. O tema e o gnero textual sero informados aos candidatos, atravs de sorteio, no local de realizao da Redao. Art. 3 - O Prmio ser atribudo em 04 (quatro) categorias: 1) Estudantes do Ensino Mdio (Escolas Pblicas) 2) Estudantes do Ensino Mdio (Escolas Privadas) 3) Estudantes de Educao Profissional (Escolas Pblicas ou Privadas) 4) Estudantes de Graduao ou Ps-Graduao (Universidades Pblicas ou Privadas) 1 Nas categorias Estudantes do Ensino Mdio podem concorrer Estudantes que estejam regularmente matriculados em Escolas de Ensino Mdio, Pblicas ou Privadas. 2 Na categoria Estudantes de Educao Profissional podem concorrer Estudantes que estejam regularmente matriculados em Escolas de Educao Profissional, Pblicas ou Privadas, reconhecidas pelo MEC ou em Escolas da Rede Federal de Educao Tecnolgica. 3 Na categoria Estudantes de Graduao ou Ps-Graduao podem concorrer Estudantes que estejam regularmente matriculados em cursos de graduao e psgraduao em Faculdades ou Universidades, Pblicas ou Privadas, com Cursos reconhecidos pelo MEC. Art. 4 - Na categoria Estudantes do Ensino Mdio, podero ser premiadas as 07 (sete) melhores Redaes para Alunos da rede pblica e 07 (sete) melhores Redaes para Alunos da rede privada, totalizando, portanto, 14 (quatorze) Alunos que comporo a expedio. Art. 5 - Na categoria Estudantes de Educao Profissional, podero ser premiadas as 04 (quatro) melhores Redaes para Alunos da rede pblica ou privada.

Inscries abertas de 12 de maro a 23 de abril de 2012


Art. 6 - Na categoria Estudantes de Graduao e Ps-Graduao podero ser premiados os 05 (cinco) melhores Artigos Cientficos para Alunos da rede pblica ou privada. Art. 7 - Para todas as Categorias, a premiao ser: Certificado e Viagem no perodo de 15 a 22 de julho de 2012 com despesas pagas de alimentao e hospedagem partindo de Campina Grande e obedecendo ao seguinte roteiro:

CAMPINA GRANDE - PB ARARUNA - PB MOSSOR - RN SERRA DO MEL - RN SO JOO DO RIO DO PEIXE - PB JUAZEIRO DO NORTE - CE SOUSA - PB MATURIA - PB TEIXEIRA - PB MONTEIRO - PB PRATA - PB SO JOO DO CARIRI - PB CABACEIRAS - PB BOQUEIRO - PB CAMPINA GRANDE - PB

1 - Os Professores Orientadores dos Alunos premiados das categorias Estudantes do Ensino Mdio e da Educao Profissional, recebero um certificado e participaro da expedio como acompanhantes dos seus alunos (somente um professor orientador para cada aluno premiado). Os Professores Orientadores precisaro comprovar vnculo empregatcio com as Escolas, Pblicas ou Privadas, dos seus Alunos Premiados. 2 - Se um Professor orientar mais de um Aluno Premiado, NO ter direito a indicar outro professor para acompanhar o(s) outro(s) Aluno(s). 3 - Caso o Professor Orientador de um Aluno Premiado no possa participar da Expedio, poder indicar um Professor Substituto para acompanhar seu(s) Orientando(s), desde que o substituto mantenha vnculo empregatcio com a mesma Escola do(s) Aluno(s) Premiado(s), com a respectiva comprovao legal. 4 - As Instituies de Ensino Superior e as Escolas de Ensino Mdio e Educao Profissional de origem dos Alunos Premiados recebero um Certificado. CAPTULO II - DA INSCRIO E ELABORAO DOS TRABALHOS Art. 8 - As Inscries podero ser efetuadas de 12 de Maro at o dia 23 de abril de 2012, s 18h00 (horrio de Braslia) pelos seguintes meios:

Inscries abertas de 12 de maro a 23 de abril de 2012


1. Por meio eletrnico, com ficha de inscrio em anexo, nos endereos: inscricoes@expedicaosemiarido.org.br com cpia para peasa@peasa.ufcg.edu.br (www.expedicaosemiarido.org.br); 2. Pelos Correios, para o endereo: Programa de Estudos e Aes para o Semirido / Museu Interativo do Semirido, Universidade Federal de Campina Grande, Av. Aprgio Veloso, n 882, Bodocong, Campina Grande-PB, CEP 58100-109; 3. Ou presencialmente no mesmo endereo. 1 - As inscries com dados ou informaes incompletas no sero aceitas. 2 - Para Ensino Mdio e Educao Profissional, o estudante/candidato ter que informar o nome e o e-mail do seu Professor Orientador, bem como o local onde pretende realizar a Redao. 3 - A inscrio efetuada pelo candidato na categoria inadequada ser eliminada automaticamente. Para fins da inscrio valer a maior titulao que o candidato possui. 4 - A ficha de inscrio no poder sofrer alteraes no seu respectivo contedo aps ter sido enviada ou entregue. 5 - No sero aceitas inscries eletrnicas e pelos Correios simultaneamente. O candidato dever escolher uma nica forma de envio da sua inscrio. 6 - As inscries devero ser enviadas ou entregues at s 18h00 do dia 23 de abril de 2012. Art. 9 - A participao no Concurso da Expedio do Semirido incluir, obrigatoriamente: 1) Para Estudantes do Ensino Mdio e da Educao Profissional: a) Ficha de Inscrio previamente preenchida e entregue conforme artigo 8 b) Redao presencial no dia 20 de maio de 2012, em um dos polos de apoio da 3 Expedio do Semirido: Campina Grande Joo Pessoa Guarabira Cuit Sum Patos Pombal Catol do Rocha Pianc

Inscries abertas de 12 de maro a 23 de abril de 2012


Princesa Isabel Sousa Cajazeiras

c) A Redao presencial dever abordar um dos seguintes temas (Art. 2, 2): Desenvolvimento Sustentvel no Bioma da Caatinga; Centenrio de Luiz Gonzaga e sua Influncia na Cultura do Semirido; Alternativa Econmica para Convivncia com o Semirido; Tecnologias Alternativas e Apropriadas ao Semirido.

Obs.: O tema e o gnero textual sero informados aos candidatos no local de realizao da Redao atravs de sorteio. d) A Redao poder ter no mnimo 1 (uma) pgina e o mximo de 2 (duas) pginas, sobre a temtica do Concurso, contendo:

Ttulo; autor; nome e endereo da escola; Nome do Professor que orientou a redao;

e) As Redaes devero obedecer ao Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa. f) Os Estudantes agraciados com o Prmio devero comprovar a matrcula nas respectivas escolas. 2) Para os Estudantes de Graduao e Ps-Graduao: a) Ficha de Inscrio previamente preenchida e entregue conforme artigo 8; b) Currculo atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/index.htm); c) Artigo Cientfico original, a ser submetido at o dia 07 de maio de 2012, elaborado pelo estudante durante o seu curso de graduao ou de psgraduao, ainda no publicado, sobre uma das temticas do Concurso (Art. 2, 1), contendo:

Ttulo; autor; instituio de ensino; e professor-orientador; Introduo, objetivos, metodologia, resultados da pesquisa e discusso, concluses e referncias bibliogrficas; 15 pginas, no mximo, sobre o tema proposto;

d) Resumo do Artigo Cientfico que dever ter entre 500 e 1000 palavras, contendo necessariamente: nome do candidato; ttulo do trabalho; instituio de ensino e pesquisa; e nome do professor-orientador; identificando as palavras-chave (at cinco).

Inscries abertas de 12 de maro a 23 de abril de 2012


e) Os Artigos Cientficos devero obedecer ao Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa. f) Os Estudantes agraciados com o Prmio devero comprovar a matrcula nas respectivas Universidades ou Faculdades. Nota: no sero aceitos Artigos Cientficos incompletos, com resultados ou informaes parciais. Art. 10 - Os Artigos Cientficos devem ser apresentados com a seguinte formatao: pgina - tamanho A4; fonte - Times New Roman; tamanho da fonte - corpo 12; espaamento de linhas - 1,5; margens - superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. 1 - A entrega dos Artigos Cientficos dever ser feita at o dia 07 de maio de 2012, presencialmente ou pelos Correios, no podendo ser feita por meio eletrnico. 2 - Cada candidato poder inscrever apenas 1 (um) trabalho e este dever ser individual e original. 3 - Os Artigos Cientficos no podem ser entregues manuscritos e s sero aceitos em Lngua Portuguesa. 4 - Os Artigos Cientficos no podero sofrer alteraes nos seus respectivos contedos aps terem sido entregues. 5 - Os 10 (dez) melhores Artigos Cientficos sero divulgados no dia 18 de maio de 2012. 6 - A defesa presencial dos 10 melhores Artigos Cientficos acontecer no dia 23 de maio de 2012 na Sala de Treinamento da Fundao Parque Tecnolgico da Paraba, localizada na Rua Emiliano Rosendo Silva, 115 Bodocong Campina Grande PB. 7 - A publicao dos 05 Artigos Cientficos vencedores est prevista para acontecer at o dia 25 de Junho de 2012. Art. 11 - As inscries dos candidatos em todas as categorias no podero ocorrer aps o dia 23 de abril de 2012 e os Artigos Cientficos devero ser enviados ou entregues at o dia 07 de Maio de 2012, aps esta data no sero aceitos. Vale a data do carimbo dos Correios. 1 - A inscrio do Estudante de Ensino Mdio e Educao Profissional s ser validada para concorrer ao Prmio da Expedio, se o candidato participar da Redao presencial no dia 20 de maio de 2012, em um dos polos de apoio do Concurso do Prmio da 3 Expedio do Semirido: Campina Grande

Inscries abertas de 12 de maro a 23 de abril de 2012


Joo Pessoa Guarabira Cuit Sum Patos Pombal Catol do Rocha Pianc Princesa Isabel Sousa Cajazeiras

Art. 12 - Em todas as categorias da premiao cada candidato poder inscrever somente um trabalho e este dever ser individual. Art. 13 - O candidato que tiver sua inscrio aceita, de acordo com este Regulamento, receber um Certificado de Participao encaminhado pelo PEASA/MISA/UFCG/ PaqTcPB at trs meses aps a divulgao dos resultados. Art. 14 - A apresentao da inscrio e participao implica na concordncia e aceitao de todas as clusulas e condies do presente Regulamento por parte do candidato. CAPTULO III DO PROCESSO SELETIVO DOS TRABALHOS Art. 15 - Para Estudantes de Graduao e Ps-Graduao a seleo final dos premiados ser realizada por uma Banca Examinadora, observando os critrios definidos no Art. 19. Art. 16 - O PEASA/MISA/UFCG/PaqTcPB realizam a pr-seleo das Redaes elaboradas presencialmente na categoria Estudante do Ensino Mdio e da Educao Profissional e a seleo final dos premiados ser realizada por uma Comisso Julgadora, observando o Art. 20. CAPTULO IV DO JULGAMENTO DOS ARTIGOS CIENTFICOS E DAS REDAES Art. 17 - A escolha dos trabalhos premiados (Redaes e Artigos Cientficos) ser feita por 02 (duas) Comisses Julgadoras. Uma destinada categoria Estudante do Ensino Mdio e da Educao Profissional, e a outra comisso destinada categoria Estudantes de Graduao e Ps-Graduao. Art. 18 - Cada Comisso Julgadora ser composta por at 05 (cinco) integrantes. 1 - As Comisses Julgadoras sero designadas pelas instituies promotoras.

Inscries abertas de 12 de maro a 23 de abril de 2012


2 - As Comisses podero deliberar com a presena da maioria de seus integrantes, desde que estejam presentes as(os) respectivas(os) Presidentes. 3 - As Comisses Julgadoras sero preferencialmente constitudas levando em conta a diversidade regional, as reas do conhecimento e temtica. Art. 19 - Os Artigos Cientficos da categoria Estudante de Graduao e PsGraduao sero avaliados pela Comisso Julgadora especfica observando-se os seguintes critrios de pontuao: A. B. C. D. Qualidade do texto quanto ao contedo e forma de apresentao 2,5 Originalidade da abordagem 2,5 Contribuio ao conhecimento sobre o assunto 2,5 Adequao terica e metodolgica 2,5

1 - Parte da Comisso Julgadora de Avaliao dos Artigos Cientficos constituir a Banca Examinadora na Defesa dos 10 Melhores Artigos, para escolha final dos 05 Melhores Artigos. 2 - Para a escolha final dos 05 Melhores Artigos, ser utilizada uma Mdia Ponderada entre a Nota do Artigo Cientfico Escrito e a Nota da Defesa do Artigo Cientfico, na seguinte proporo: Nota Final Artigo Cientfico = 60% Nota do Artigo Escrito + 40% Nota da Defesa do Artigo Art. 20 - As Redaes da categoria Estudante do Ensino Mdio e da Educao Profissional, sero analisadas pela Comisso Julgadora observando-se os seguintes critrios de pontuao: A. Qualidade do texto quanto ao contedo: tema sorteado problematizado consistentemente 4,0 B. Qualidade do texto quanto abordagem do tema sorteado: originalidade e criatividade 3,0 C. Qualidade do texto quanto forma de apresentao de acordo com o gnero textual e o estabelecimento de conexes lgicas entre os argumentos 3,0 CAPTULO V DIVULGAO DOS RESULTADOS

Art. 21 - A divulgao dos resultados ocorrer at o dia 25 de junho de 2012 no portal do Prmio, no endereo: www.expedicaosemiarido.org.br. Art. 22 - Caso o candidato tenha justificativa e deseje contestar o resultado do julgamento do seu trabalho, o PEASA/MISA/UFCG/PaqTcPB receber o recurso no prazo de 2 (dois) dias teis a contar da publicao do resultado do julgamento no site do Prmio.

Inscries abertas de 12 de maro a 23 de abril de 2012

Nota: O recurso dever ser dirigido ao PEASA/MISA/UFCG/PaqTcPB para o endereo apresentado no Art. 8. CAPTULO VI CERIMNIA DE ENTREGA DO PRMIO Art. 23 - A cerimnia de entrega do PRMIO EXPEDIO DO SEMIRIDO dever ser realizada no dia 28 de junho de 2012, no Auditrio do Centro de Extenso Jos Farias da Nbrega, Campus Sede da UFCG em Campina Grande. Pargrafo nico: Sero convidados a comparecer na cerimnia de entrega do Prmio os 05 (cinco) Alunos premiados da categoria Estudantes de Graduao e PsGraduao, os 18 (dezoito) premiados da categoria Estudante do Ensino Mdio e da Educao Profissional; os 18 (dezoito) Professores Orientadores das Redaes; totalizando 41 (quarenta e um) Estudantes e Educadores Premiados. CAPTULO VII - DAS CONSIDERAES FINAIS Art. 24 - A realizao da III Expedio do Semirido acontecer de 15 a 22 de julho de 2012, percorrendo o Roteiro previsto no Art. 7 deste Regulamento. Pargrafo nico O Roteiro previsto para a viagem poder ser reduzido ou ampliado em funo de problemas de acesso das estradas, causados por desastres naturais, e/ou por deciso das entidades promotoras. Art. 25 - Os concorrentes ao Prmio concordam com a eventual publicao, pelas entidades conveniadas, dos trabalhos selecionados, no todo, em parte ou em texto resumido pelo autor, em forma a ser definida, bem como imagens. Pargrafo nico: As pessoas agraciadas concordam com a divulgao do resultado de forma apropriada a eventos desta natureza. Art. 26 - As entidades promotoras do PRMIO EXPEDIO DO SEMIRIDO no divulgaro notas, no estabelecero ranking ou classificao dos candidatos. Art. 27 - Os trabalhos e os documentos encaminhados no sero devolvidos. Art. 28 - Os candidatos sero responsveis pela veracidade das informaes prestadas. Art. 29 - Os casos omissos sero resolvidos pelas Comisses Julgadoras, ouvidas as instituies promotoras. Campina Grande, 20 de maro de 2012

PEASA/MISA/UFCG_PaqTcPB

You might also like