You are on page 1of 3

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRO POP ASSUNTO: Aferio do Pulso Arterial

EDUCAO PERMANENTE

Cdigo: DE-EP-013 Pgina: 1 de 3

1- Situao de Reviso: Situao 0.0 Data 29/12/2008 Alterao Validao

2- Referncia: POP 01 CCIH Higienizao das mos POP 04 CCIH Higienizao das mos com lcool gel 3- Em que consiste? Consiste em verificar a freqncia de batimentos cardacos em um minuto. a ondulao exercida pela expanso das artrias segundo a contrao do corao. No adulto e crianas maiores os locais mais indicados para verificao: Artrias radiais, temporal, cartida, braquial, femoral, pediosa e precordial. No recm nato a mais utilizada o pulso apical. Observar freqncia e regularidade. A freqncia do pulso no recm nato , em mdia de 10 batimentos por minuto (bpm) podendo chegar ao limite de 70 a 170 bpm Aps os 12 anos a mdia fica em torno de 90 bpm com variao de 70 a 110 bpm Adulto: 60 a 80 bpm No verificar o pulso com as mos frias. No verificar o pulso no brao onde se fez cateterismo cardaco ou em presena de fstula em paciente em programa de hemodilise 4- Porque fazer? Para verificar a presena de alterao na freqncia cardaca a fim de intervir frente s mesmas.
Elaborado por:
Enfermeiras da Neonatologia Enf. Luiz Henrique F. da Silva Enf. Vitria Regina Souza Pinto

Validado por:

Revisado por:

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRO POP ASSUNTO: Aferio do Pulso Arterial


EDUCAO PERMANENTE

Cdigo: DE-EP-013 Pgina: 2 de 3

5- Quem dever fazer? Equipe enfermagem e mdica 6- Quando dever fazer? De acordo com a prescrio de enfermagem e mdica ou quando necessrio 7- Como fazer? Material: Relgio de parede ou pulso que possuam ponteiro de segundos Estetoscpio para recm natos e lactentes lcool a 70% Bolas de algodo.

Desenvolvimento do Processo LACTENTES Explicar o procedimento ao cliente e acompanhante, Higienizar as mos com lcool gel Limpar o estetoscpio (olivas e bulbo) friccionando trs vezes com algodo embebido em lcool a 70% Posicionar o estetoscpio no quinto espao intercostal esquerdo na linha do mamilo durante um minuto e contar o nmero de batimentos; Higienizar as mos com lcool gel Registrar o procedimento no plano teraputico de enfermagem, comunicando eventuais anormalidades.

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRO POP ASSUNTO: Aferio do Pulso


EDUCAO PERMANENTE

Cdigo: DE-EP-013 Pgina: 3 de 3

PR-ESCOLARES, ESCOLARES, ADOLESCENTES E ADULTOS. Explicar o procedimento ao cliente e acompanhante, Higienizar as mos com lcool gel Com os dois dedos mdios da mo, localizar a artria radial na face externa do punho; Ao sentir a pulsao, pressionar levemente a artria radial, contando assim a freqncia cardaca durante 1 minuto, observando outras caractersticas como amplitude e ritmo; Registrar o procedimento no plano teraputico de enfermagem comunicando eventuais anormalidades. OBS: 1. Os sinais vitais devem ser checados mesmo em clientes monitorizados, e em caso de RN, dar preferncia de forma sincronizada com outros procedimentos, evitando o manuseio excessivo do RN com o objetivo de melhorar seu padro de sono e seu prognstico. 2. Em casos de recm natos, pacientes de UTI e paciente em precauo de contato o material dever ser individualizado. 3. No caso de ser evidenciada alterao severa da freqncia cardaca o enfermeiro responsvel do setor dever tomar as providncias de urgncia cabveis em cada caso.

You might also like