You are on page 1of 3

LQUIDO CORROSIVO, N.

E (POLICLORETO DE ALUMNIO, SOLUO)


IDENTIFICAO DE PERIGOS Perigos mais importantes: Produto irritante e corrosivo. Efeitos adversos sade humana: Inalao: Causa irritao no aparelho respiratrio. Ingesto: Pode causar irritao. Contato com a pele: Levemente irritante, provoca vermelhido e inchao. Contato com os olhos: Corrosivo, provoca vermelhido e possveis leses oculares. Agravamento de condies preexistentes: Informao no encontrada. Efeitos ambientais: Informao no encontrada. Perigos fsicos e qumicos: Informao no encontrada. Classificao de perigo: NFPA: No classificado Toxicidade aguda: Categoria 5 Irritante ocular: Categoria 2A Irritao da pele: Categoria 3 Substncias corrosivas a metais: Categoria 1 Toxicidade sistmica em rgo alvo aps nica exposio: Categoria 3 Viso geral de emergncias: Irritante e corrosivo Elementos apropriados da rotulagem: Pictogramas:

Palavra de advertncia: Cuidado Causa irritao ocular sria Causa irritao a pele Frases de perigo: Pode ser corrosivo a metais Pode causar irritao respiratria Frases de precauo: Use somente com ventilao adequada No coma, beba ou fume no ambiente de trabalho. Use equipamento de proteo individual apropriado Em caso de acidente por inalao, remova a vtima para local ventilado e mantenha-a em repouso. Nunca d nada por via oral para uma pessoa inconsciente Em contato com a pele, enxge imediatamente com gua em abundncia, por cerca de 15 min. Em caso de contato com os olhos, lave-os imediatamente com gua em abundncia. Se ingerido, mantenha a pessoa em repouso e fornea uma grande quantidade de gua para beber. No deixe que este produto qumico atinja o meio ambiente Este produto e seu recipiente devem ser dispostos de maneira segura Instrues de uso e precaues do produto segundo a embalagem.

obrigatrio o uso de equipamentos de segurana: Proteja-se MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO Meios de extino apropriados: P qumico, espuma, dixido de carbono ou gua. Meios de extino no recomendados: No aplicvel. Perigos especficos: Fogo / Exploso: Este produto no considerado inflamvel/explosivo. Evitar a pulverizao ou nebulizao do produto. Proteo das pessoas envolvidas no combate a incndio: Na ocorrncia de fogo, use roupas de proteo total e aparelho de respirao autnoma com mscara facial completa operando na presso exigida ou outro modo de presso positiva. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Manuseio: Medidas tcnicas apropriadas: Preveno da exposio do trabalhador: O manuseio do produto deve ser feito com os EPIs especificados na seo 8. Preveno de incndio e exploso: Produto no inflamvel. Precaues e orientaes para um manuseio seguro: Abrir a embalagem com cuidado de modo a evitar que o produto se espalhe. A rea de trabalho deve ser restrita s pessoas que utilizam o equipamento de segurana adequada ao manuseio do produto. Evite contato do produto com a pele e olhos. No respirar ou ingerir o produto. Medidas de higiene: No comer, beber ou fumar no local de trabalho. Armazenamento: Medidas tcnicas: Condies adequadas: Proteja contra danos fsicos. Armazene em rea seca e ventilada, e mantenha longe de materiais incompatveis. Materiais para embalagens: No h informaes disponveis. ESTABILIDADE E REATIVIDADE Estabilidade qumica: Estvel sob condies normais de uso e estocagem. Reatividade: Reage com lcalis em geral e metais devido a sua ao corrosiva. Possibilidade de reaes perigosas: Incompatveis. Condies a serem evitadas: Impactos fsicos, umidade e incompatveis. Materiais ou substncias incompatveis:

lcalis em geral e metais. Produtos perigosos da decomposio: Vapores txicos de HCl. INFORMAES ECOLGICAS Efeitos ambientais, comportamentos e impactos do produto: Ecotoxicidade: Em concentraes suficientemente altas para afetar o pH, o produto no pode ser despejado diretamente em lagoas, crregos, canais ou rede pblica. Persistncia e degradabilidade: No h informaes disponveis. Potencial bioacumulativo: No h informaes disponveis. Mobilidade no solo: No h informaes disponveis. Outros efeitos adversos: No aplicvel.

You might also like