You are on page 1of 65

no

Curso Tcnico em Edificaes

TECNOLOGIAS DA CONSTRUO

2011

Marcilene Iervolino

Reviso 2

TECNOLOGIAS DA CONSTRUO FUNDAES 1 DEFINIO 2 EXAMES DO TERRENO 3 EQUIPAMENTOS DE SONDAGEM 4 SOLOS RESISTENTES 5 ESPECIFICAES DE UMA ESTRUTURA DE FUNDAO 6 CONSIDERAES SOBRE O DIMENSIONAMENTO DE FUNDAES 7 CLASSIFICAES DAS FUNDAES 8 ALICERCES E SAPATAS 9 ESTACAS 10 ESTACAS DE SUSTENTAO 11 ESTACAS DE CONTENO 12 TUBULOES GLOSSRIO DE TERMOS DE FUNDAO NORMAS TCNICAS PERTINENTES A FUNDAO DETALHES DE PROJETOS DE FUNDAO ESTRUTURAS 1- DEFINIO 2- CLASSIFICAES DO MATERIAL UTILIZADO 3- ESFOROS SOLICITANTES 4-ESTRUTURA DE ALVENARIA 5- ESTRUTURAS DE MADEIRA 6- ESTRUTURAS METLICAS 7- ESTRUTURAS DE CONCRETO 8- DEFINIES DAS ESTRUTURAS CONCRETO CONVENCIONAL ELEMENTOS DA ESTRUTURA LAJES MEMBRANAS 9- REPRESENTAES DE DESENHO 10 ALVENARIAS ESTRUTURAL BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

INTRODUO
Em Tecnologias da Construo, entenderemos o funcionamento das Estruturas Convencionais e Auto portantes de concreto armado. Conheceremos as demais estruturas, seja de madeira, estruturas metlicas, pr moldados alem de outros sistemas no convencionais, como casca de concreto, tenso estruturas, etc. Em qualquer projeto de construo uma estrutura deve ser programada para a execuo do sistema. Nesta apostila porem, inserimos mais dados e pesquisas relacionados ao sistema de Estrutura Convencional de Concreto, com seus elementos convencionais lajes, vigas, pilares e demais. Iniciamos pelas Fundaes, as quais podero ser utilizadas por quaisquer sistemas de estruturas, desde que os aspectos principais aqui relacionados sejam estudados. Para finalizar, alguns aspectos dos desenhos de estruturas que so importantes para estudos e futuras aplicaes. Este estudo introdutrio em Tecnologias da Construo demonstrando elementos e esforo principal facilitara futuramente os clculos estruturais, pois as bases e os elementos, j sero conhecidos. Esta apostila soma uma pesquisa em diversos livros, apostilas, normativas, manuais tcnicos, e principalmente material tcnico de nossas aulas, bibliografia esta relacionada ao final desta apostila. A rea da construo civil sempre muito vasta, e novas pesquisas com tcnicas e tecnologias sempre so realizadas. Atualizar- se sempre uma regra a seguir.

Prof..Marcilene R.S.Iervolino Email: projetos@arquitetamarci.com.br

FUNDAO

1 DEFINIO Chama-se fundao a parte de uma estrutura que transmite ao terreno a carga da obra. Na figura a seguir, pode-se visualizar e revisar os elementos que constituem uma edificao.
co to d a en rt be u ra

sup ra estrutura

lh Te

am

Est ru t u ra d a c o b e rt u ra P - d ire it o
Pa re d e d iv is ria Pa re d e d e ved a o

So c o o u p e d e st a l
A lic e rc e o u b a ld r a m e

Infra estrutura

So lo re sist e n t e

Esquema dos elementos de uma edificao 2 EXAMES DO TERRENO Muitas vezes o aspecto de um solo leva o tcnico a consider-lo firme. No entanto, um exame mais cuidadoso pode mostrar tratar-se de solo altamente compressvel, exigindo consolidao prvia. Este exame denomina-se sondagem e tem por finalidade verificar a natureza do solo, a espessura das diversas camadas, a profundidade e a extenso da camada mais resistente que dever receber as cargas da construo, e determinar o tipo da estrutura de fundao a ser especificada. Para efeito prtico na construo, a Mecnica dos Solos divide os materiais que ocorrem na superfcie da crosta terrestre em: a) Rochas - solos rochosos (rochas em decomposio ou s); b) Solos Arenosos/Siltuosos - com propriedade de compacidade (grau de compacidade); c) Solos Argilosos - com propriedade de consistncia (limite de consistncia). Antes de se decidir pelo tipo de fundao em um terreno, essencial que o profissional adote os seguintes procedimentos: a) Visitar o local da obra, detectando a eventual existncia de alagados, afloramento de rochas etc.; b) Visitar obras em andamento nas proximidades, verificando as solues adotadas;Fazer sondagem a trado (broca) com dimetro de 2 ou 4, recolhendo amostras das camadas do solo at atingir a camada resistente; c) Mandar fazer sondagem geotcnica.
3

Fund a es

3 SONDAGEM - EQUIPAMENTOS DE SONDAGEM Dependendo do tipo solo, a sondagem dever utilizar o melhor processo que fornea indicaes precisas, sem deixar margem de dvida para interpretao e que permitam resultados conclusivos, indicando claramente a soluo a adotar. A sondagem mais executada em solos penetrveis a sondagem geotcnica a percusso, de simples reconhecimento, executada com a cravao de um barrilete amostrador, pea tubular metlica robusta, oca, de ponta bizelada, que penetrando no solo, retira amostras seqentes, que so analisadas visualmente e em laboratrio para a classificao do solo e determina o SPT (Standard Penetration Test), que o registro da somatria do nmero de golpes para vencer os dois ltimos teros de cada metro, para a penetrao de 15 cm. Nas prximas figuras so mostrados um esquema do equipamento de sondagem geotcnica de percusso, a planta de locao dos furos e um laudo de sondagem.
1 - c o n ju n to m o to r- b o m b a 2 - re se rv a t rio d e g u a 3 - trip tu b o s m e t lic o s 4 - ro ld a n a 5 - tu b o - g u ia 5 0 m m 6 - e n g a te 7 - g u in c h o 8 - p e so p a d r o 6 0 k g 9 - c a b e a d e c ra v a o 9 7

4 3 8

Equipamento de sondagem a percusso


770

SP 0 3
1200 C a sa de fo r a
4500

800

SP 02
C e n t ra l t e le f n ic a
1950

1000

SP 0 1
1480

2600

3500

Rua X

Planta de locao dos furos de sondagem


4

Rua Y

PERFIL DE SONDAGEM G EOLG ICA - Ensa io d e p enetra o p a d r o SPT Cota (RN) Nvel da gua Dia g ra m a das penetra es 10 20 30 40 4 2,3 14 9 11 22 5 20 13 15 35
Profund id a d e em m etros

Am ostra

Penetra o G olp es/ 30 c m

Cla ssific a o d o m a teria l

0,10 1,00 1,80 3,00 5,00

Solo superficial Argila siltosa, variegada idem, mole Argila siltosa pouco arenosa, marron, dura idem, rija idem, dura

27 28 29 30 31 CLIENTE: Loc a l: Rua X Resp ons vel Tc nic o:

37 38 39 18,00 Argila siltosa, dura 43 47 20,45 limite de sonda gem 1:1000 07/ 04/ 99 Obs: n o se verific ou press o d g ua

LOGO

SP 01

Perfil de sondagem geolgica (parte do laudo tcnico) Para a sondagem em solos impenetrveis so utilizados equipamentos de perfurao rotativa, que permitem a obteno de amostras (ou testemunhos) para os conseqentes ensaios de laboratrio, fornecendo indicaes valiosas sobre a natureza e a estrutura do macio rochoso, utilizando amostradores de ao, com parte cortante de diamante, carbureto de tungstnio ou ao especial, que retiram amostras com dimetro designados por EX (7/8), AX (11/8), BX (1 5/8) e NX (2 1/8). 4- PRINCPIOS GERAIS DA APTIDO DE SUPORTE DE UM SOLO RESISTENTE A resistncia (sustentao) de um solo destinado a suportar uma construo definida pela carga unitria (expressa em kgf/ cm2 ou Mpa), sob a qual, praticamente, o assente deixa de aumentar. Os solos apresentam resistncias por limite de carga que podem suportar, sem comprometer a estabilidade de construo. O grau de resistncia indica qual tipo de fundao mais adequada, como o exemplo mostrado no esquema na prxima figura. Na figura seguinte mostrado o detalhe de um ensaio prtico de campo para determinao da tenso admissvel do solo.
5

A B C

N.A.

Camadas resistentes e tipos de fundao indicadas a) Se os solos A=B=C tm caractersticas iguais de resistncia, possvel implantar a fundao em A; b) Se s A resistente, devem-se apoiar fundaes de estruturas leves, cuja carga limite deve ser determinada por anlise de recalque; c) Se A solo fraco e B resistente, a fundao do tipo profunda, atendendo-se para a carga limite em funo da resistncia de C; d) Se A=B so solos fracos e C resistente, o apoio da fundao dever ser em C. Ensaio prtico para a determinao de tenso admissvel do solo pelo mtodo simples.
= P/c . S [(n.h /e)+(n+1 /2)]

= tenso adm issvel do solo; P = peso do pilo (K g); S = superfcie da face inferior do pilo (cm ); c = coeficiente de segurana (10); n = nm ero de golpes (quedas) do pilo; h = altura de queda (m ); e = penetrao no solo do pilo (m ).

Ensaio prtico pelo mtodo simples Exemplo: Um pilo de 20 Kg que tem dimetro de 15 cm cai 10 vezes de uma altura de 0,50 m e penetra no solo 5 cm. Qual a resistncia do terreno? S= R = 3,14x 7,5 =176,70 cm = 20/10 x 176,7 [(10x 0,5 / 0,05) + (10+1/2)] = 1,192 ou = 1,2 kg/cm Obs: O solo classifica-se como arenoso.

5- ESPECIFICAES DE UMA ESTRUTURA DE FUNDAO O processo de especificao de um tipo de fundao, na generalidade dos casos, determina freqentemente dois tipos de fundaes, chamadas genericamente de fundaes do tipo rasa ou direta e do tipo indireta ou profunda. 5.1 ESPECIFICAES PARA FUNDAES RASAS OU DIRETAS As fundaes do tipo rasa ou direta executada quando a resistncia de embasamento pode ser obtida no solo superficial numa profundidade que pode variar de 1,0 a 3,0 metros. Nesse caso, pode-se executar alicerces ou sistemas de sapatas interligadas por vigamentos, levando em conta os seguintes cuidados na execuo: a) Executar o escoramento adequado na escavao das profundidades maiores que 1,5 m, quando o solo for instvel; valas com

b) Consolidar o fundo da vala, com a regularizao e compactao do material; c) Executar o lastro de concreto magro, para melhor distribuir as cargas quando se tratar de alicerces de alvenaria de tijolos ou pedras, ou proteger o concreto estrutural, quando se tratar de sapatas; d) Determinar um sistema de drenagem para viabilizar a execuo, quando houver necessidade; e) Utilizar sistema de ponteiras drenantes (Well Points), de acordo com a prxima figura, dispostas na periferia da escavao com espaamento de 1,0 a 3,0 m, interligadas por meio de tubo coletor a um conjunto de bombas centrfugas, que realizam o rebaixamento do lenol fretico em solos saturados e arenosos; f) Determinar um processo de impermeabilizao da alvenaria acima do soco, para no permitir a permeabilidade da umidade por capilaridade.
Va i p/ conjunto motor-boma

Ponteiras drena ntes


1 a 3 m

Va e x le ta ec u p ron o ta d o p/ la s tro

Nvel d gua a ntes

Lenol reba ixa do

Sistema de rebaixamento de lenol fretico 5.2 ESPECIFICAES PARA FUNDAES PROFUNDAS OU INDIRETAS Quando o solo resistente se encontra em profundidades superiores a 3,0 metros, podendo chegar a 20,0 m ou mais recomendado executar fundaes do tipo profunda, cujo dimensionamento e especificao so determinadas pelas caractersticas das cargas e do solo analisado, constituda de pea estrutural do tipo haste (ou fuste) que resistem predominantemente esforos axiais de compresso.
7

6- CONSIDERAES SOBRE O DIMENSIONAMENTO DE FUNDAES No processo de dimensionamento de fundaes o estudo compreende preliminarmente duas partes essencialmente distintas: a) Estudo do solo, por meio da sondagem, com a aplicao do estudo da Mecnica dos Solos e Rochas; b) Clculo das cargas atuantes sobre a fundao, com a aplicao do estudo da anlise das estruturas. Com esses dados, passa-se escolha do tipo de fundao, sendo que: a) As cargas da estrutura devem ser transmitidas s camadas de solo capazes de suport-las sem ruptura; b) As deformaes das camadas de solo subjacentes s fundaes devem ser compatveis com as da estrutura; c) A execuo das fundaes no deve causar danos s estruturas vizinhas; d) Ao lado do aspecto tcnico, a escolha do tipo de fundao deve atender ao aspecto econmico. e) Finalmente, segue-se o dimensionamento e detalhamento, estudando-se a fundao como elemento estrutural.

7- CLASSIFICAES DAS FUNDAES


As fundaes so elementos estruturais destinados a repartir sobre o solo o peso da obra, da construo. No Quadro mostrado na prxima pgina so apresentadas as tipologias mais comuns das estruturas de embasamento levando em considerao a forma de execuo, implantao, equipamento necessrias e as vantagens e desvantagens de sua utilizao.

7.1 - FUNDAES DIRETAS


So aquelas estruturas executadas em valas rasas, com profundidade mxima de 3,0 metros, ou as que repousam diretamente sobre solo firme e aflorado, como por exemplo: rochas, moledos (rochas em decomposio), arenitos, piaras compactas etc., caracterizadas por alicerces e sapatas. Os alicerces so estruturas executadas pelo assentamento de pedras ou tijolos macios recozidos, em valas de pouca profundidade (entre 0,50 a 1,20 m), e largura variando conforme a carga das paredes.

a lv e n a r ia c o n c re t o f e rra g e m

im p e r m e a b il iz a o

t i j o lo s m a c i o s
la s t ro

S o lo re sist e n te

A lic e r c e d e t ij o lo s m a c i o s

S a p a t a c o rrid a

no

Quadro demonstrativo dos tipos de sistemas de infraestrutura de edificaes e obras de engenharia Sistema Tipo Forma de execuo Forma de implantao Equipamento Vantagens Desvantagens Exige cuidados especiais com solo abaixo do lenol fretico

Rasas ou diretas Alicerce ou Moldada in- Alvenaria de No necessita Simplicidade sapata corrida loco tijolos macios de ou concreto equipamento especial

Sapata isolada Moldada in- Concreto loco armado

No necessita Flexibilidade de de formas equipamento especial Equipamentos Baixo custo em usuais das terrenos obras em homogneos concreto Bata-estacas de gravidade Baixo-custo Facilidade de corte e emenda Resistente aos esforos de transporte e manuseio Durabilidade

Exige cuidados especiais com a escavao

Placas ou Radiers

Moldada in- Concreto loco armado Concreto protendido

Exige cuidados especiais no dimensionamento

Indiretas/ Profundas ou especiais

Estaca de madeira

Prfabricada

Cravao

Pouca durabilidade em locais com variao de umidade Baixa resistncia a umidade e ataques de organismos

ilimitada se usada em locais submersos (gua doce) Estaca metlica Prfabricada Cravao Bate-estacas de gravidade ou a motor Facilidade de cravao Maior garantia de integridade Muito Resistente aos esforos de manuseio Estaca de concreto Prfabricada Cravao Bate-estacas Grande durabilidade Baixa resistncia aos esforos de manuseio Indicada para vrios e transporte tipos de solicitaes Dificuldade de execuo de cortes e emendas Grande possibilidade de falhas de integridade Strauss Moldada in- Cravao loco Bate-estacas simples Baixo custo Equipamento com boa mobilidade no canteiro Grande possibilidade de falhas No pode ultrapassar o lenol fretico Alto custo

10

Simplex

Moldada in- Cravao loco Moldada in- Cravao loco

Bate-estacas

Pode ultrapassar o lenol fretico Admite altas cargas Indicada para grandes profundidades

Difcil de encontrar comercialmente Grande possibilidade de falhas de integridade Vibrao excessiva no entorno

Franki

Bate-estacas

Recuperao de Estaca Mega patologias ou prensada

Prfabricada

Cravao por reao

Macaco hidrulico

Indicada para Alto custo recuperar estruturas Demorada sem demolio Indicada para Alto custo recuperar estruturas Equipamentos onde no possvel especiais utilizar vibrao (bate-estacas) Poucas profundidades

Estaca injetada

Moldada in- Perfurao loco

Perfuratriz e equipamento de injeo

Obras simples

Estaca broca

Moldada in- Escavao loco

Trado manual Rapidez Baixo custo

11

As sapatas so estruturas de concreto armado, de pequena altura em relao s dimenses da base. So estruturas semiflexveis; ao contrrio dos alicerces que trabalham a compresso simples, as sapatas trabalham a flexo.

h<2 b
To rre a lto p o rta nte (te le fonia c e lula r) h - a ltura o u p ro fund id a d e b - la rg ura (b a se m e nor)
Func io na c o m o um b o ne c o te im o so

sa p a ta
b

So lo re siste nte

Exe m p lo d e e strutura a p o ia d a so b re sa p a ta iso ld a

Quanto forma, elas so usualmente de base quadrada, retangular, circular ou poligonal.

Qua dra da

Reta ngula r

Circula r

Poligona l

Sa pata isolada de concreto armado

Forma da seo das sapatas isoladas

7.2 - Fundaes indiretas ou profundas


So aquelas em que o peso da construo transmitido ao solo firme por meio de um fuste, por mtodo de ponta. Estas estruturas de transmisso podem ser estacas
12

ou tubules. Na figura a seguir podem-se ver os elementos componentes de um sistema de estaqueamento.


e sp e ra s c a be a

fu ste

b u lb o b a se Esta c a m o ld a d a in - lo c o p o n ta Esta c a p r - m o ld a d a

8 - ALICERCES E SAPATAS
So fundaes diretas que podem ser executados em estruturas dos tipos: isolada, contnua ou radier (placas). A fundao do tipo isolada a que suporta apenas a carga de um pilar, podendo ser um bloco (em concreto simples ou ciclpico, com grande altura em relao base) ou uma sapata (em concreto armado, de pequena altura em relao base). Os alicerces na generalidade dos casos so executados de forma contnua, sob a linha de paredes de uma edificao, utilizando-se: a) Sistema de alvenaria de tijolos macios, em bloco simples ou escalonado; b) Sistema de pedras argamassadas sobre lastro de concreto simples; c) Sistema de alvenaria sobre lajes de concreto armado (sistema misto); d) Sistema em concreto ciclpico.

im p e rm e a b iliza o

p e d ra s d e m o A lv e n a ria d e p e d ra s

e sp e ra s

la stro So lo re siste n te

A lic e rc e e m a lv e n a ria d e p e d ra s

Blo c o d e c o n c re to c ic l p ic o

13

impermea biliza o

Alice rce em a lvena ria esca lona da

Alicerce em la je de CA

As sapatas so estruturas que podem ser executadas de forma isoladas, associadas ou combinadas, contnuas sob pilares ou muros.

Tronco pira midal

Reta ngula r

Nervurada

Sapa ta Ba umga rt

viga de equilbrio
divisa

Sapata comum

Sa pa ta de divisa

O RADIER um sistema de fundao que rene num s elemento de transmisso de carga, um conjunto de pilares. Consiste em uma placa contnua em toda a rea da construo com o objetivo de distribuir a carga em toda superfcie. Seu uso indicado para solos fracos e cuja espessura da camada profunda. Podem ser executados dois sistemas de radier: sistema constitudo por laje de concreto (sistema flexvel) e sistema de laje e vigas de concreto (sistema rgido).

14

Ra die r fle xve l

Ra dier rgido

9- ESTACAS
As estacas so peas estruturais alongadas, de formato cilndrico ou prismtico, que so cravadas (pr-fabricadas) ou confeccionadas no canteiro (in loco), com as seguintes finalidades: a) Transmisso de cargas a camadas profundas do terreno; b) Conteno dos empuxos de terras ou de gua (estaca prancha); c) Compactao de terrenos. As estacas recebem, da obra que suportam, esforos axiais de compresso. A estes esforos elas resistem, seja pelo atrito das paredes laterais da estaca contra o solo, seja pelas reaes exercidas pelo solo resistente sobre a ponta da pea. Conforme a estaca resista apenas pelo atrito lateral ou pela ponta, ela se denomina, respectivamente, estaca flutuante ou estaca carregada de ponta. Observe a figura abaixo: (a) a capacidade resistente da estaca se compe de duas parcelas: atrito lateral e de ponta; em (b) a estaca carregada na ponta, trabalhando pois como pilar; em (c) ela resiste pelo atrito lateral: a estaca flutuante. Na situao (d) a estaca atravessa um terreno que se adensa sob seu peso prprio, ou sob a ao de uma camada de aterro sobrejacente, produzindo o fenmeno do atrito negativo, isto , o solo em vez de se opor ao afundamento da estaca, contrariamente, vai pesar sobre ela favorecendo assim a sua penetrao no solo.
P P P P

Te r r e n o e m c u rso d e c o n s o li d a o

a )

b )

c )
Te r r e n o r e s ist e n t e

d)

Tipos de estacas quanto resistncia do terreno

15

Quanto posio, as estacas podem ser verticais e inclinadas e quanto aos esforos a que ficam sujeitas, classificam-se em estacas de compresso, trao e flexo, conforme exemplo da figura a seguir.
C o rtin a d e e sta c a s- p ra n c h a s tra b a lh a n d o a fle x o NA NT

a t e rro

tira n te
Te rre n o n a tu ra l Esta c a d e c o m p re ss o Esta c a d e tra o

So lo re siste n te

Estacas resistindo a diversos esforos

10- ESTACAS DE SUSTENTAO


So as que se caracterizam pela funo de transmitir as cargas a camadas profundas do solo. Podem ser classificadas em: a) Estacas de madeiras; b) Estacas de concreto; c) Estacas metlicas.

10.1 - Estacas de madeira


As estacas de madeiras devem ser de madeira dura, resistente, em peas retas, rolias e descascadas. O dimetro da seo pode variar de 18 a 35 cm e o comprimento de 5 a 8 metros, geralmente limitado a 12 metros com emendas. No caso da necessidade de comprimentos maiores as emendas devero ser providenciadas com talas de chapas metlicas e parafusos, devidamente dimensionados. A vida til de uma estaca de madeira praticamente ilimitada, quando mantida permanentemente sob lenol fretico (gua). Caso esteja sujeita a variao de umidade apodrecer rapidamente. De qualquer maneira a estaca deve receber tratamento de preservao para evitar o apodrecimento precoce e contra ataques de insetos xilfagos. As madeiras mais utilizadas so: eucaliptos, peroba do campo, maaranduba, arueira etc. Empiricamente, pode-se calcular o dimetro mnimo de uma estaca de madeira em funo do seu comprimento, usando a seguinte frmula:

16

A nel

D = 0 ,1 5 + 0 ,0 2 L
Ex : p a r a u m a e st a c a d e 1 0 m d e c o m p rim e n t o D = 0 ,1 5 + 0 ,0 2 x 1 0 D = 0 ,1 5 + 0 ,2

L = 10 m

D = 0 ,1 7 m

P o n t e ira m e t lic a

A carga admissvel depende das dimenses da estaca e da natureza das camadas atravessadas no terreno, como ordem de grandeza, exemplifica-se:
Esta c a s d e m a d e ira D i m e tro (c m ) 30 35 40
C a rg a a d m issv e l ( t o n e la d a s)

Pr - m o ld a d a s d e c o n c re to

D im e n s e s (c m ) 30x30 35x35 40x40

C a rg a a d m issv e l ( to n e la d a s)

33 38 45

40 48 55

Comparao da carga admissvel entre estacas de madeira e pr-moldadas Durante a cravao, as cabeas das estacas devem ser protegidas por um anel cilndrico de ao, destinado a evitar seu rompimento sob os golpes do pilo, assim como recomendvel o emprego de uma ponteira metlica, a fim de facilitar a penetrao e proteger a madeira.

10.2 - Estacas de concreto


As fundaes de estacas em concreto podem ser moldadas no local (in loco ou in situ) ou pr-moldadas cravadas com a utilizao de equipamento mecnico.

10.2.1 - Estacas moldadas no local

10.2.1.1 Estacas Brocas


Estas estacas so executadas por uma ferramenta simples denominada broca (trado de concha ou helicoidal um tipo de saca rolha), que pode atingir at 6 metros de profundidade, com dimetro variando entre 15 a 25 cm, sendo aceitveis para pequenas cargas, ou seja, de 50 kN a 100 kN (kilo Newton). Recomenda-se que

17

sejam executadas estacas somente acima do nvel do lenol fretico, para evitar o risco de estrangulamento do fuste. Devido ao esforo de escavao exigido so necessrias duas pessoas para o trabalho. O espaamento entre as estacas brocas numa edificao no pode ultrapassar 4 metros e devem ser colocadas nas intersees das paredes e de forma eqidistante ao longo das paredes desde que menor ou igual ao espaamento mximo permitido. Nas figuras a seguir pode-se ver um exemplo da distribuio das estacas brocas numa edificao de pequeno porte e um roteiro bsico para a execuo de estacas brocas.
V ig a s b a ld ra m e s

Est a c a s b ro c a s

m x. 4 m

s/ e sc .

Distribuio das estacas em obra de pequeno porte


Tra d o m a nua l p il o

NA

1 fa se e sc a v a o

2 fa se a p ilo a m e n to d o fu n d o

3 fa se c o n c re ta g e m e a d e n sa m e n to

4 fa se c o lo c a o d a s e sp e ra s

Execuo de estacas brocas Roteiro para execuo de estacas brocas a) escavao ou perfurao: utilizando trado manual (tipo concha ou helicoidal), usando de gua para facilitar a perfurao; b) preparao: depois de atingir a profundidade mxima, promover o apiloamento do fundo, executando um pequeno bulbo com pedra britada 2 ou 3, com um pilo metlico; c) concretagem: Preencher todo o furo com concreto (trao 1x3x4), promovendo o adequado adensamento, tomando cuidados especiais para

18

no contaminar o concreto (utilizar uma chapa de compensado com furo para o lanamento do concreto para proteger a boca do furo); d) colocao das esperas: fazer o acabamento na cota de arrasamento desejada, fixando os arranques para os baldrames. As estacas brocas podem ser agrupadas duas a duas, dependendo da carga a ser distribuda, e executando-se pequenos blocos de concreto armado, como mostra a figura a seguir. De qualquer forma, as estacas brocas devero ser solidarizadas por meio das vigas baldrames, evitando deixar estacas isoladas sem amarrao com as vigas. Nas figuras mostradas abaixo, so apresentadas algumas sugestes de sees para as vigas baldrames mais utilizadas na prtica de pequenas construes.
B

A B

Blo c o d e d u a s e sta c a s

s/ e sc .

V ig a b a ld ra m e

C o rte BB
A lv e n a ria d e e m b a sa m e n t o Exe c u t a r b lo c o s c o m d u a s e st a c a s so b p ila re s q u e su st e n t a r o la je d e c a ixa d g ua .

C o rte A A

im p e rm e a b iliza o

A lv e n a ria V ig a b a ld ra m e
La stro e sp e ra s

A rm a d u ra d a v ig a

Esta c a b ro c a
V ig a s p / p a re d e s e x te rn a s

20 c m

V ig a p / p a re d e s in te rn a s

15 c m

20 a 22 c m

V ig a e x e c u ta d a c o m fo rm a s d e m a d e ira

V ig a e x e c u ta d a c o m c a n e le ta d e tijo lo s

V ig a e x e c u ta d a c o m c a n e le ta d e b lo c o s

Com uso crescente na construo civil em funo de sua rapidez, o estaco (uma derivao das estacas brocas) tem o processo de perfurao executado por meio de escavadeiras hidrulicas equipadas com trados de dimetro de 25 cm. Todos os cuidados relativos s estacas brocas devem ser observados na execuo do estaco,

19

principalmente no que diz respeito a integridade da estaca na fase de concretagem.

10.2.1.2 Estacas Strauss


Estas estacas abrangem a faixa de carga compreendida entre 200 e 800 kN, com dimetro variando entre 25 e 40 cm. Uma estaca do tipo strauss com dimetro de 25 cm pode suportar at 20 toneladas, de 32 cm at 30 t e de 38 cm chega a suportar 40 t. A execuo requer um equipamento constitudo de um trip de madeira ou de ao, um guincho acoplado a um motor (combusto ou eltrico), uma sonda de percusso munida de vlvula em sua extremidade inferior, para a retirada de terra, um soquete com aproximadamente 300 kg, tubulao de ao com elementos de 2 a 3 metros de comprimento, rosqueveis entre si, um guincho manual para retirada da tubulao, alm de roldanas, cabos de ao e ferramentas. A estaca strauss apresenta vantagem de leveza e simplicidade do equipamento que emprega, o que possibilita a sua utilizao em locais confinados, em terrenos acidentados ou ainda no interior de construes existentes, com o p direito reduzido. Outra vantagem operacional de o processo no causa vibraes que poderiam provocar danos nas edificaes vizinhas ou instalaes que se encontrem em situao relativamente precria. Como caracterstica principal, o sistema de execuo usa revestimento metlico recupervel, de ponta aberta, para permitir a escavao do solo, podendo ser em solo seco ou abaixo do nvel dgua, executando-se estacas em concreto simples ou armado. Processo executivo das estacas strauss

NA

1 fa se esca va o e cra va o

2 fa se confec o do bulbo

3 fa se 4 fa se coloca o concreta gem, a densamento da s espera s e retira da do tubo

Execuo de estacas Strauss

20

10.2.1.3 Estacas Simplex


Neste tipo de estaca a descida do tubo feita por cravao e no por perfurao como feita na estaca strauss. Este tubo espesso e provido de uma ponteira metlica (recupervel) ou elemento pr-moldado de concreto (perdido na concretagem), para impedir a entrada de solo no interior do tubo. Durante a descida do tubo, utilizamos um pequeno peso, servindo de sonda, que fica suspenso dentro do molde por uma roldana presa ao topo do mesmo. Desta maneira, temos um modo de verificar, se a ponteira de concreto permanece intacta, durante a cravao. Alcanada a profundidade desejada, enche-se o tubo at o topo com concreto plstico e, por um movimento lento, mas contnuo, arranca-se de uma s vez o tubo inteiro e a ponteira metlica.

NA

1 fa se p re p a ra o

2 fa se c ra v a o

3 fa se d e sp re n d e r a p o n te ira

4 fa se a rm a d u ra c o n c re ta g e m e re tira d a d o tu b o

Execuo de estaca simplex

10.2.1.4 Estacas Franki


Estas estacas abrangem a faixa de carga de 500 a 1700 kN e seu progresso executivo que consiste na cravao de um tubo com ponta fechada e execuo de base alargada, causando muita vibrao, podendo provocar danos nas construes vizinhas. Na execuo, crava-se o tubo no solo, logo a seguir se derrama uma quantidade de concreto quase seco, apiloado por meio de um pesado mao, de modo a formar um tampo, para impedir a entrada dgua e solo no interior do tubo, que arrastado e obrigado a penetrar no terreno. Alcanado a profundidade desejada, imobiliza-se o tubo e com percusses energticas destaca-se o tampo, o qual junto com uma carga de concreto apiloado no terreno para a formao do bulbo.

21

Logo aps lanam-se novas quantidades de concreto que se apiloam ao mesmo tempo em que se efetua a retirada parcial do tubo, elevando de 20 a 30 cm de cada vez. Ao contrrio das estacas pr-moldadas, estas estacas so recomendadas para o caso em que a camada resistente encontra-se em profundidades variveis. Tambm no caso de terrenos com pedregulhos ou pequenos mataces relativamente dispersos, pode-se utilizar esse tipo de estacas. A forma rugosa do fuste garante boa aderncia ao solo (resistncia por atrito). Havendo a ocorrncia de camada de argila rija poder haver deslocamento da estaca j concretada por compresso lateral. Nesse caso a soluo atravessar a camada de argila usando trado para evitar impactos.

NA

1 fa se p re p a ra o d a p o n te ira ( b u c h a se c a )

2 fa se c ra v a o

3 fa se c o n fe c o d o b u lb o

4 fa se a rm a d u ra

5 fa se c o n c re ta g e m e re tira d a d o tu b o

Execuo de estaca tipo franki

10.2.1.5 Estacas Tipo Raiz


So estacas moldadas in loco perfuradas com circulao de gua ou mtodo rotativo ou rotativo-percursivo em dimetros variando de 130 a 450 mm e executadas com injeo de argamassa ou calda de cimento sob baixa presso. No caso de estacas raiz perfuradas exclusivamente em solos, a perfurao revestida com tubo metlico recupervel para garantir a integridade do fuste. Se ocorrer perfurao em trecho de rocha (passagem de mataces ou engastamento em rochas ss), isso se dar pelo processo rotativo-percursivo sem a necessidade de revestimento metlico. A estaca raiz indicada para reforos de fundao, complementao de obras (ampliaes), locais de difcil acesso e em obras onde necessrio ultrapassar camadas rochosas, fundaes de obras com vizinhana sensvel a vibraes ou poluio sonora, ou ainda, para obras de contenes de taludes. Dependendo do equipamento utilizado as estacas podem ser executadas em ngulos diferentes da vertical (0 a 90). O equipamento perfuratriz equipado
22

com sistema de rotao e avano do revestimento metlico provisrio ou por mquinas a roto-percusso com martelo acionados a ar comprimido. So equipamentos relativamente pequenos e robustos que possibilitam a operao em locais com espaos restritos, no interior de construes existentes e locais subterrneos. Existem ainda equipamentos autnomos sobre trator de esteiras, acionados por motor diesel para sua locomoo e para funcionamento do sistema hidrulico. Completada a perfurao com revestimento total do furo, colocada a armadura necessria, procedendo-se a seguir a concretagem do fuste com a correspondente retirada do tubo de revestimento. A armadura pode ter a seo de ao modificada ao longo do fuste, em funo do diagrama de atrito lateral. A concretagem executada de baixo para cima, aplicando-se regularmente uma presso rigorosamente controlada e varivel, em funo da natureza do terreno. Normalmente, esta presso varia de 0 a 0,4 Mpa (4,0 kgf/cm2). A argamassa de cimento e areia (podendo utilizar cimento de alta resistncia inicial quando houver a possibilidade de fuga da nata de cimento) com resistncia mnima de 18 Mpa.

s o lo

s o lo c o m

m a ta c e s

ro c h a

E q u ip a m e n t o d e p e r f u r a o d e e s ta c a s r a iz

Processo executivo das estacas tipo raiz:

Perfurao com revestimento e retirada da gua e do material

Colocao da armadura dentro do tubo de revestimento

Preenchimento do tubo de revestimento com argamassa sob presso

Retirada do tubo e preenchimento do fuste alargado com argamassa sob presso

Execuo de estaca tipo raiz

23

10.2.2 Estacas pr-moldadas 10.2.2.1 Estacas pr-moldadas de concreto armado


As estacas de concreto so indicadas para transpor camadas extensas de solo mole e em terrenos onde o plano de fundao se encontra a uma profundidade homognea, sem restrio ao seu uso abaixo do lenol fretico. As estacas podem ser de concreto centrifugado ou receber pr-tenso e exigem controle tecnolgico na sua fabricao. A principal desvantagem a relacionada ao transporte, que exige cuidado redobrado no manuseio e verificao de sua integridade momentos antes da sua cravao.

20 x 25 x 30 x 35 x

20 25 30 35

Estribo helic oida l

Ponta opciona l

Seo quadrada

Octogona l

Estacas pr-moldadas de concreto armado

10.2.2.2 Estacas metlicas


Indicadas pela sua grande capacidade de suporte de cargas e em terrenos onde a profundidade do plano de fundao muito varivel, sem problemas quanto ao transporte e manuseio, permitindo aproveitamento de peas cortadas e a combinao de perfis, desde que devidamente soldados. A principal vantagem a rapidez na cravao, podendo ser utilizadas em solos duros e a desvantagem particular a dificuldade em avaliar a nega.

Pe rfis c o m e rc ia is

Trilho s usa d o s so ld a d o s

24

10.2.2.3 Estacas Mega ou prensada


Este tipo de estacas indicado para recuperao de estruturas que sofreram algum tipo de recalque ou dano ou para reforo de embasamento nos casos em que se deseje aumentar a carga sobre a fundao existente. Na sua execuo so empregados pessoal e equipamentos especializados e utilizam mdulos de estacas pr-moldados sendo sua cravao conseguida por reao da estrutura existente. Os elementos constituem de uma ponta que pode ser em ao ou, mais freqente, de concreto pr-moldado e por mdulos extensores em formato de tubo, ou seja oco por dentro, com encaixes, de modo que fiquem bem travados. A solidarizao conseguida, aps atingir a nega (por reao), colocando-se a armadura e concretando-se na parte oca da estaca, deixando esperas. Por fim conveniente executar um bloco de coroamento logo acima de um travesseiro, para solidarizar a estrutura a ser reforada com a estaca prensada colocada.

NT re c a lq u e

Fu n d a o e x iste n te

p ist o

Macaco h id r u lic o

M d u lo s p r - m o ld a d o s NA p o n ta

Execuo de estacas prensada Elementos de solidarizao da estaca Mega

B lo c o d e s o li d a r iz a o Tr a v e s s e ir o

E le m e n to p r - m o ld a d o

E sp e ra s e c o n c re ta g e m d e s o l id a r iz a o d o s e le m e n to s p r - m o ld a d o s

25

10.3 Bate-estacas
A escolha do equipamento depende do tipo de estaca que vai ser utilizada e de um estudo prvio das condies do terreno, da rea de manobras, das construes prximas, dos acessos etc.

10.3.1 Bate-estacas por gravidade


So os mais utilizados e de funcionamento mais simples, constitudo de uma massa metlica (pilo ou martelo) que iado por meio de guinchos, cabos e uma torre ou trip, deixado cair de uma altura determinada, cravando a estaca com golpes sucessivos. Embora de custo relativamente acessvel, tem como principal desvantagem sua lentido, pois no consegue ser manobrado facilmente.
To rre 10 a 25 m

Ca bos

M a rte lo 1 a 4 to n
C a p a c e te

G u in c h o d e m o v im e n ta o e c a rre g a m e n to

G u in c h o d e c ra v a o O p e ra d o r

Esta c a

M o to r d ie z e l
Estra d o d e p ra n c h e s P la ta fo rm a 3 a 6 m

Bate-estaca de gravidade

10.3.2 Bate-estacas de simples ou duplo efeito


Em geral, funcionam a vapor ou a ar comprimido, proporcionando uma cravao mais rpida pois alm da gravidade recebem um adicional de presso no martelo. Embora muito eficientes esto caindo em desuso. A estrutura da torre, a movimentao e a operao so muito semelhantes ao bate-estaca comum de gravidade. Os de simples efeito, apenas recebem presso no martelo de baixo para cima para elevar o martelo e a cravao se d por gravidade. Os de duplo efeito, alm da presso de levantamento ocorre uma presso adicional no momento da queda do martelo, somando-se o efeito da gravidade e da presso adicional na cravao.

10.3.3 Bate-estacas de vibrao


So equipamentos que dispensam o uso de torres, trips e guias, necessitando apenas de um guindaste para fazer o acoplamento nas estacas. As vantagens so a extrema rapidez e a versatilidade de operao e movimentao em canteiros com pouco espao. A cravao se d por oscilao de massas excntricas acionadas por eletricidade, motor diesel ou ar comprimido.

26

10.4 Capacidade de carga das estacas


A determinao da resistncia de estacas cravadas pode ser feita por meio da aplicao de frmulas empricas que relacionam a resistncia da estaca com a penetrao mdia ocorrida na ltima srie de batidas do bate-estaca. J para estacas moldadas in loco o ideal realizar provas de carga de conformidade com a norma tcnica. A prova de carga tambm necessria nas obras de maior vulto, pois podero indicar a possibilidade da reduo dos coeficientes de segurana adotados e com isso auferir menos custo de execuo dentro de uma garantia mxima de qualidade.
h . P2 . p 3 ( P + p )2 . n

R =
R h P p n na 3 -

Re sist n c ia d a e sta c a ( c a p c id a d e d e c a rg a e m k g ) a lt u ra d e q u e d a d o m a rt e lo ( c m ) p e so d o m a rte lo ( k g ) p e so d a e sta c a ( k g ) n e g a d a e sta c a ( p e n e tra o m d ia d a e sta c a e m c m lt im a s rie d e g o lp e s) c o e fic ie n t e d e se g u ra n a ( 3 a 5 )

Frmula de Brix para o clculo da resistncia de estacas cravadas

11 ESTACAS DE CONTENO
So estruturas de embasamento executadas em carter preventivo contra desmoronamentos provocados, principalmente pela ao da gua, por sobrecarga e/ou vibrao de equipamentos prximos a trabalhos de abertura de valas, poos, escavao etc. Essas estruturas podem ser provisrias, ou seja, que so retiradas depois de cumprirem com o objetivo estabelecido ou definitivas, que so incorporadas obra fazendo parte da estrutura de sustentao ou como elemento de conteno definitivo. Outro aspecto importante a considerar a proteo aos edifcios vizinhos e aos logradouros pblicos (caladas e ruas) prximos a local onde ser necessrio escavar. Alm das obras de conteno, eventualmente, prudente contratar seguros para as instalaes ameaadas. O mais importante nunca iniciar uma obra sem Ter absoluto controle sobre as conseqncias das escavaes.
so b re c a rg a v ib ra o g u a su p e rf ic ia l Po ssv e l lin h a d e f ra t u ra

C o n sist n c ia d o so lo g ua su b t e rr n e a

Ta lu d e a se r e sc o ra d o

H
M o t o -b o m b a

27

11.1 Tipos de escoramentos


A escolha do tipo mais adequado (mtodo de execuo e material) a ser usado vai depender dos fatores envolvidos, tais como: a altura do talude (escavao), a consistncia do terreno, a ocorrncia de chuvas, a proximidade das edificaes no entorno da obra, o espao disponvel para operar equipamentos, dos prazos e custos etc. No quadro a seguir esto colocados os diversos tipos de escoramentos encontrados na rea da construo civil urbana.
Escora s ou estronca s Pa inel ou pea s Viga s, Ca ibros Postes Pra nches Tbua s Pra nchas Viga s Ca ibros (pontaletes) Viga s Ca ibros

Ma deira

Tra vesses Guia s Esta cas pra ncha s

Escoramentos provisrios

Trilhos usa dos

Met lico

Pe rfis H I (10 ou 12) Esta cas pra ncha s Escora s met lica s Ponta lete extensvel

Misto

Pra ncha s Esta ca s pra ncha s

T rilhos usa dos

Met lico

Perfis H I (10 ou 12) Esta c as pra ncha s

Escoramentos definitivos
Esta c as molda da s in-loco

Concreto

Esta c as pr-molda da s Cortina s Pa redes dia fra gma

Escoramento a tira nta do

Provisrios

Tirantes

Definitivos (ma nuten o contra corros o)

Outro tipo de proteo de taludes escavados quando no vivel a utilizao de escoramento a execuo de patamares horizontais intercalados nos taludes inclinados chamados de bermas. Esse recurso muito utilizado em obras
28

rodovirias, mas pode ser empregado em obras urbanas. O cuidado a ser adotado na execuo das bermas e taludes livres a com o adequado destino das guas superficiais ou que afloram nos taludes por meio de canaletas e coletores (drenagem) e a proteo por meio de plantio de grama ou vegetao apropriada.
gua su p e rf ic ia l C a n a le t a s G ra m a e m le iv a s

Be rm a s
gua su b t e rr n e a

Proteo de talude em bermas (sem uso de escoramento)

Escoramento metlico (misto)


g ua mn. 1,0 m

m x. 1,5 m

m x. 1,0 m

Po o d e c a p ta o

Terrenos c onsistentes e midos

T erre nos pouco consistentes e secos

Terrenos pouco consistente s e midos

Depsito intermedi rio

Tipos de escoramento em funo da consistncia e umidade

11.2 Paredes diafragma


So paredes de conteno verticais executadas em argamassa ou concreto simples ou armado podendo ainda servir de suporte de cargas e como camada de impermeabilizao. As paredes executadas com mistura de argila e cimento so
29

diafragmas flexveis e as executadas em concreto so diafragmas rgidos. Embora tecnicamente simples, o processo utiliza pessoal, equipamentos e materiais especializados. A escavao feita por uma escavadeira de esteira equipada com Clamshell ou um trado batilon. Para impedir o desabamento das paredes da escavao utilizado uma suspenso estabilizadora aquosa de argila bentonita, conhecida por lama bentonita, que ficar protegendo contra desabamentos at a concretagem. Abaixo, o esquema mostra o processo construtivo da parede diafragma, sendo que na 1 etapa feita a escavao, conforme mostra a figura a seguir, e na 2 etapa so colocados os tubos para as juntas das extremidades.

La m a b ento nita Clamshell

Equipamento para execuo de paredes diafragmas

3 e t a p a : c o lo c a o d a a rm a d u r a

4 e t a p a : in c io d a c o n c re t a g e m

5 e t a p a : c o n c re t a g e m e r e t ir a d a d a la m a

5 e t a p a : r e t ir a d a d o s t u b o s

Processo executivo da parede diafragma

11.3 Tirantes ancorados


Com a finalidade de conteno de taludes, o uso de estacas combinado com tirantes protendidos uma tima soluo para executar cortes e aterros em zonas de difcil estabilidade. Em geral os tirantes so constitudos de fios, barras ou cordoalhas de ao firmemente ancorados num macio profundo. Posteriormente, caso o atirantamento seja definitivo feita a pr-tenso e a injeo com
30

tratamento contra corroso. A perfurao feita com equipamento pneumtico e o processo executivo depende da proteo que se deseja garantir.
Tre c ho l ivre Tre c ho a nc o ra
sepa rador Pla ca de a poio Bainha

Conjunto cabea e cunha

Espa adores

do

Barra ou cordoa lha Bulbo de ancora gem

Elementos de um tirante
Ro te iro p a ra a e x e c u o d e tira n te s
1 - P re p a ra o d o t ira n t e e m b a n c a d a e p e rf u ra o c o m b ro c a s e e q u ip a m e n t o p n e u m t ic o ( a irt ra c k ) ; 2 - c o lo c a o d o t ira n t e n o f u ro c o m se p a ra d o re s e e sp a a d o re s p a ra iso la r t re c h o s liv re e a n c o ra d o ; 3 - in je o so b p re ss o n o t re c h o a n c o ra d o p a ra f o rm a o d o b u lb o d e a n c o ra g e m e c u ra ; 4 - p ro t e n s o c o m m a c a c o s h id r u lic o s ( c o n t ro le d e t e n s o e d e sc a rt e s) ; 5 - in je o d e a rg a m a ssa d e p ro t e o d o t ira n t e ; 6 - a n c o ra g e m d o t ira n t e ( b lin d a g e m d e p ro t e o d a c a b e a ); 7 - m a n u te n o

NT

NT

Nvel d e terreno p rojeta d o

Esc a va o e a tira nta me nto d e 1 nve l

Esc a va o e a tira nta me nto d e 2 nve l

31

perfis

prancha s

Escora mento misto com tira nte provisrio

esta cas Viga de solidariza o

Cortina de esta cas com tirante definitivo

11.4 Estabilizao de taludes com estacas


Outra finalidade que pode ser atribuda s estacas a possibilidade de se promover a estabilizao de taludes com inclinao positiva. As estacas so cravadas, preferencialmente, ou moldadas in loco nas encostas na zona de ruptura do terreno, podendo ainda constituir cortinas ou receber tirantes.

Zona de ruptura

Melhoria no grau de compactao

32

Quadro resumo para escolha da fundao em funo do subsolo


Condio do subsolo Opes para estrutura de fundao Estruturas leves, flexveis Estruturas pesadas, rgidas

Camada resistente a pouca Blocos profundidade Sapatas

Blocos Sapatas Radier raso

Camada compressvel com Sapata grande espessura compactao Radier raso Estacas flutuantes Camadas fracas camada resistente sobre Estacas de ponta

aps Radier profundo Estacas de ponta Estacas flutuantes

Estacas de ponta Tubules

Bloco aps compactao Sapata compactao Radier raso

aps Radier profundo

Camada resistente sobre Blocos camada fraca Sapatas Radier raso Camadas fracas resistentes alternadas e Blocos Sapatas Radier raso

Radier profundo Estacas de ponta tubules Radier profundo Estacas de ponta tubules

33

12 TUBULES
Tubules so indicados onde so necessrias fundaes com alta capacidade de cargas (superiores a 500 kN) podendo ser executados acima do nvel do lenol fretico (escavao a cu aberto) ou at abaixo do nvel de gua (ambientes submersos), nos casos em que possvel bombear a gua ou utilizar ar comprimido.

12.1 Tubulo encamisado escavado a cu aberto


Este tipo de tubulo o de execuo mais simples e consiste na escavao manual de um poo com dimetro variando de 0,70 a 1,20 metro, cujo emprego fica restrito a solos coesivos e acima de nvel dgua. Na medida em que vai sendo escavado o tubo de concreto pr-moldado ou metlico vai descendo at a cota necessria, tem sua base alargada em forma de tronco de cone circular ou elptico, sendo ento totalmente preenchido de concreto simples ou armado. No sistema chamado Chicago, a escavao feita em etapas, manualmente, com p, cortadeira e picareta, em profundidades que podem variar de 0,50 m para argilas moles at 2,00 m para argilas duras. As paredes so escoradas com pranchas verticais, ajustadas por meio de anis de ao, escavando-se novas camadas, sucessivamente at atingir o solo resistente (cota de assentamento) onde executado o alargamento da base (cebola) e aps a liberao, preenche-se totalmente o poo com concreto. Num outro sistema, chamado Gow, indicados para solos no coesivos, so usados cilindros telescpicos de ao, cravados por percusso, que revestem o poo escavado a p e picareta. Atingida a cota desejada, faz-se o alargamento da base e, juntamente com a concretagem procede-se a retirada dos tubos.

12.2 Tubulo encamisado a ar comprimido


Quando a especificao para a execuo do tubulo exige cotas de assentamento abaixo do lenol fretico ou submersos a indicao para a utilizao de tubules executados sob presso hiperbrica a fim de expulsar a gua e permitir a escavao manual ou com o uso de marteletes e at explosivos, se for o caso. Durante a fase de concretagem, tambm h necessidade de se manter a pressurizao que feita com os seguintes equipamentos: compressor de ar para fornecimento do ar comprimido, campnula (eclusa) ou cmara de equilbrio de presso, conjuntos de anis de chapas de ao, anis de concreto (tubos de concreto apropriados para tubules), escada tipo marinheiro, guincho e baldes, marteletes a ar comprimido e ferramentas diversas. Por se trar de trabalho especial sob presso hiperbrica em ambiente considerado insalubre com alto risco de vida para os trabalhadores, s pode ser realizada por empresa registrada com pessoal especializado, usando tcnicas e equipamentos

34

especiais. O Ministrio do Trabalho regulamenta as atividades sob condies hiperbricas por meio do Anexo 6 da Norma Regulamentadora NR-15

NT

0,7 a 1,2 m

NT
2,0 m

NA

Preparao do terreno e colocao do anel de concreto

Escavao a cu aberto at o nvel do lenol fretico e colocao do segundo anel de concreto

campnula
guincho

cachimbo de entrada do concreto cachimbo de sada do material

NT

NA
escoras perdidas

Colocao da campnula para trabalho de escavao sob presso hiperbrica com pessoal especializado

Concretagem sob presso hiperbrica

35

GLOSSRIO NA REA DE PROJETOS E EXECUO DE FUNDAES


Bate-estaca o equipamento utilizado na cravao de estacas e pode ser em torre ou trip, mecnico de vibrao ou de gravidade. Bloco de coroamento o bloco de concreto armado executado para solidarizar um grupo de estacas. Bulbo de presso o bulbo imaginrio de distribuio da presso exercida pela sapata no terreno. Capacete pea que protege a cabea da estaca do martelo de cravao, constitudo de um cilindride de ao com coxim interno de madeira. Chapa de fretagem pea de ao soldada sobre a estaca metlica na cota de arrasamento a fim de permitir a soldagem das esperas e promover a consolidao com o bloco de coroamento. Cota de arrasamento (CA) a cota superior da estaca definida pelo projeto, devendo as estacas ser cortadas nessa cota no caso de excesso. Estaca de teste estaca a ser executada no incio dos trabalhos para confirmar os dados do laudo de sondagem. NA Nvel de gua do lenol fretico Nega da estaca a dimenso admissvel em milmetros para um nmero sucessivos de golpes padronizados (massa e altura), usada para indicar a possibilidade de encerrar a cravao de uma estaca. NT cota do terreno natural Paliteiro termo utilizado em obras para se referir as estacas colocadas muito prximas umas das outras, geralmente de concreto pr-moldado ou madeira. Prova de carga um teste padronizado para verificar a capacidade de carga de uma estaca. Recalque o deslocamento no desejado ocorrido no elemento de fundao (estaca ou sapata) que ir contribuir para o aparecimento de patologias na edificao. Roletes espaadores roletes metlicos colocados nas armaduras das estacas com a finalidade de garantir o recobrimento mnimo. Suplemento pea metlica que permite estender a cravao de estacas abaixo da cota do terreno. Tubo tremonha tipo de tubulao com funil para permitir concretagens profundas e evitar a segregao do concreto e o seccionamento das estacas.

36

Tubulo tipo de fundao com fuste de grande dimetro e base alargada em talude negativo, geralmente executada com equipamentos especiais de ar comprimido.

NORMAS TCNICAS PERTINENTES


RELACIONADA FUNDAOES Ttulo da norma Cordoalhas de fios de ao zincados para estais, tirantes, cabos mensageiros e usos similares Estaca e tubulo prova de carga Estacas - Ensaio de carregamento dinmico Estacas - Prova de carga esttica Execuo de tirantes ancorados no terreno Identificao e descrio de amostras de solos obtidas em sondagens de simples reconhecimento dos solos Programao de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundaes de edifcios Projeto e execuo de fundaes Cdigo EB 795 NBR 5909 NB 20 NBR 6121 NBR 13208 1994 1991 1996 1980 ltima atualizao 1985

1985

MB 3472 NBR 12131 NB 565 NBR 5629 NB 617 NBR 7250 NB 12 NBR 8036 NB 51 NBR 6122

1979

1996 1979 1968

Projeto e execuo de obras de concreto armado Prova de carga direta sobre terreno de fundao NORMAS DO MINISTRIO DE TRABALHO

NB 1 NBR 6118 NB 27 NBR 6489

NR 15 Atividades e operaes insalubres (Anexo 6 - Trabalho sob condies hiperbricas)

37

DETALHES DE PROJETOS DE FUNDAO


Todos os projetos estruturais, iniciamos pela aplicao dos Eixos Transversais e Longitudinais, esses eixos so indicados no centro- eixo de todas as paredes; e devem seguir as mesmas dimenses do Projeto arquitetnico. Estes eixos sero demarcados tambm in loco, na execuo.

EIXOS CENTRAIS NAS PAREDES

PLANTA DE LOCACAO DAS ESTACAS

EIXOS CENTRAIS NAS PAREDES

PLANTA DE FORMAS DA FUNDACAO


38

DETALHE BLOCOS DA FUNDACAO

39

ESTRUTURAS
1-Definies
So elementos construtivos cuja finalidade absorver os pesos dos elementos da construo e cargas acidentais e transferi los para as fundaes. Nas edificaes os elementos estruturais so: Paredes, lajes, vigas, pilares, escadas, beirais, sacadas, marquises e reservatrios, tirantes e coberturas.

2-Classificao quanto ao material utilizado


Os materiais utilizados nas estruturas so alvenara, madeira, ao, concreto, alumnio e materiais sintticos. Duas caractersticas muito importantes para esta utilizao so resistncia e peso prprio.( ver tabela abaixo) Observar que os valores abaixo relacionados so apenas indicativos pois podem apresentar resultados variveis de acordo com as condies de uso Resistncia Kgf/cm2 100 1400 200 50 Peso kgf/m3 600 7800 2500 1800

Material Madeira Ao Concreto Alvenaria

Tambm importante na escolha do material a ser utilizado, a facilidade de execuo e os recursos disponveis

3-Esforos atuantes
a)-Trao b)-Compresso c)-Flexo d)-Toro e)-Flambagem f)-Cisalhamento

4- Estruturas de alvenaria
As alvenarias so os elementos estruturais mais antigos. O seu uso ainda bastante comum, principalmente onde a mo de obra de baixo custo.

40

Sua execuo e a matria prima utilizada (cermica, pedras naturais e blocos de concreto) so de fcil obteno. O seu uso principal na confeco de paredes portantes (que resistem pesos) ou paredes divisrias.Podendo substituir, dependendo do projeto arquitetnico, vigas e pilares, reduzindo custos. Quando confeccionadas com tijolos cermicos comuns a resistncia e confiabilidade destes limitam a sua utilizao. Porem com o uso de blocos cermicos ou de concreto, confeccionados com controle de qualidade , com a utilizao de (grautes) e com a introduo de armaduras nos vazios grauteados, pode se obter alvenarias com grande capacidade de suporte, permitindo a execuo de edifcios de quinze pavimentos ou mais. Para viabilizar economicamente o uso das alvenaras como opo estrutural, h necessidade de projetos que contemplem o uso dos blocos de forma racional, projetando compartimentos e vos de aberturas com dimenses proporcionais as dimenses dos blocos a serem utilizados (paginao) e aproveitar os vazios para inserir as tubulaes de gua esgotos e eletrodutos, reduzindo a mo de obra e as quebras e desperdcios.

5- Estruturas de madeira
As estruturas de madeira esto sendo cada vez menos sendo utilizadas nas estruturas em funo do impacto ecolgico causado pela sua extrao. um material bastante eficiente na relao resistncia / peso. Com o desenvolvimento de tcnicas de utilizao de madeiras de reflorestamento na confeco de produtos utilizveis em estrutura, provavelmente a madeira seja o material estrutural que menos danos causa natureza, naturalmente limitada sua resistncia.

6- Estruturas Metlicas
As estruturas metlicas histricamente foram utilizadas principalmente em grandes estruturas. No Brasil a produo de ao, iniciou por volta de 1940 com a inaugurao da Companhia Siderrgica Nacional ( CSN ). At ento, as estruturas existentes eram exclusivamente importadas, e a partir da o seu uso foi gradativamente aumentando. Porem apenas recentemente, as siderrgicas nacionais se interessaram pelo pequeno consumidor , se dando conta que apesar de pequeno, muito numeroso gerando um consumo muito grande de produtos siderrgicos. Em funo da origem em produtos importados e tambm, com interesse em exportao, os materiais aqu produzidos tem dimenses e caractersticas tcnicas similares aos produtos de outros pases. Um obstculo utilizao de estruturas metlicas a cultura dos profissionais da Construo Civil de no inclur o ao nas possveis alternativas de solues estruturais. Com razo, entendem que os profissionais com experincia na execuo destas estruturas, normalmente atuam em centros com indstria mecnica desenvolvida.

41

Nos locais onde no h atividade significativa nesta rea, necessrio um investimento em treinamento de pessoal, que as empresas no querem ou no podem financiar. Visando atingir estes consumidores, a indstria siderrgica passou a fornecer produtos pr fabricados tais como telas para utilizao em armaduras de lajes, armaduras padronizadas para vigas e pilares, armaduras para confeco de sapatas, trelias para fabricao de pr lajes e execuo de estruturas de sustentao para coberturas com telhas cermicas. A partir desta iniciativa, o consumo destes produtos est sendo implementado pela divulgao que tem utilizado meios de comunicao de alcance popular tais como a televiso e o rdio e o patrocnio de eventos populares. Mais recentemente esto sendo oferecidas aos consumidores inclusive, casas populares com estrutura metlica (steel frame). As estruturas metlicas de uso mais comum so as denominadas "trelias" constitudas de barras que se interligam em pontos denominados "ns" . A principal caracterstica deste tipo de estrutura que as cargas a serem sustentadas se aplicam diretamente nos "ns" gerando esforos de trao ou compresso aos quais as estruturas tem maios resistncia. As barras metlicas utilizadas nas estruturas tm perfs com dimenses padronizadas sendo produzidos atravs de laminao (ferro no estado lquido colocado em formas) ou constitudo por chapas planas dobradas. Estes ltimos so barras mais leves e de menor custo porm geram mais mo de obra para cortar e emendar (solda ou parafusos) com menor resistncia que os laminados. Dependendo dos pesos a serem sustentados que se faz a escolha da opo mais adequada.

7- Estruturas de concreto
O concreto um material que se caracteriza por ter uma grande resistncia a compresso e no ter resistncia a trao. Por este motivo necessria a incluso de barras metlicas para que, com atuao solidria com o concreto atravs da aderncia entre ambos, os alongamentos possam ser evitados ou limitados. Como falamos sobre estruturas de concreto, revisamos um pouco sobre CONCRETO e suas especificaes, as quais vimos em Tecnologias dos materiais. Os 10 passos na execuo do concreto 1 o calculista projeta a estrutura e especifica a resistncia compresso necessria e o mdulo de elasticidade. Em funo da concepo estrutural, calcula os esforos solicitantes, dimensiona e detalha as peas estruturais. A Curva de Gauss mostra as resistncias obtidas em funo do desvio-padro da concreteira 2 -O laboratrio de controle tecnolgico realiza uma dosagem experimental at chegar ao trao ideal. Nessa dosagem, so definidas a vida til do concreto, coeso, permeabilidade, homogeneidade e outros aspectos que se julgarem necessrios. Os parmetros so modificados a partir da relao gua/cimento, definio do tipo de agregado, cimento, adies e aditivos. 3 - A usina de concreto realiza um rigoroso controle dos agregados e do cimento. Mistura os elementos em silos e carrega a betoneira com o concreto definido em contrato.

42

4 - A concreteira molda corpos-de-prova para controle de produo. necessrio para garantir a qualidade das propriedades exigidas pelo cliente. 5 - A betoneira sai da concreteira chega na obra e o responsvel pela central de concreto ajusta a gua de amassamento perdida por evaporao durante o trajeto. O concreto deve ser entregue no slump determinado. 6 - Para a aceitao do concreto, o cliente molda corpos-de-prova para controle de recebimento. 7 - A concretagem realizada, nesse caso, pelo mtodo de bombeamento. Lanamento, adensamento e cura devem ser bem executados para garantir um concreto de boa qualidade. 8 - Os corpos-de-prova moldados pelo cliente so levados a um laboratrio tecnolgico independente para serem rompidos. So armazenados em cmaras midas at serem ensaiados em diferentes idades. 9 - O laboratrio rompe os corpos-de-prova nos dias determinados e avalia se a resistncia est de acordo com o contrato. 10 - Caso os resultados sejam inferiores ao esperado, o calculista deve avaliar a estrutura e, se for o caso, retirar testemunhos para um exame mais apurado. Em casos extremos, o reforo estrutural ou a demolio parcial a sada para evitar imprevistos. Diversos detalhes construtivos e especificaes de projeto so observados visando garantir a atuao solidria armadura x concreto. (ganchos, ancoragem reta, etc.) Grande parte das estruturas usuais na construo civil esto sujeitas a esforos de trao, flexo e flambagem que causam alongamentos. Portanto de fundamental importncia que sejam utilizadas armaduras, principalmente nas regies onde estes alongamentos possam ocorrer. Convenciona-se denominar de armadura positiva quela localizada na parte inferior da estrutura , e de armadura negativa a localizada na face superior da estrutura. O concreto armado pode ser executado "in loco" ou ser pr-moldado. Entende-se por pr-moldadas, as estruturas executadas fora de seu local definitivo de atuao. Quando executado na sua localizao definitiva, necessrio no s a execuo de formas como tambm a utilizao de escoramentos. Quando pr-moldado necessria a utilizao de equipamentos para transport-lo ao local definitivo. Atualmente com o desenvolvimento da construo industrializada h uma tendncia de se utilizar peas pr-moldadas que reduzem os custos com mo de obra, agilizam os servios e permitem adotar processos repetitivos que melhoram a qualidade e produtividade. Com os pr-moldados , so instalados no canteiro de obra ou fora dele, linhas de produo em srie que permitem a concentrao de equipamentos e outros recursos melhorando a qualidade e aumentando a produo. importante que se verifique em cada caso, a viabilidade de executar elementos pr-moldados.

43

Os projetos devem ser feitos de maneira a tirar vantagem dos sistemas industrializados utilizando dimenses repetitivas, modulando os elementos. Para a utilizao deste sistema, necessrio que os clientes sejam conscientizados que pr-moldados geram juntas . Os profissionais envolvidos precisam saber que esta tcnica exige preciso dimensional, para no correr o risco de necessitar adaptaes em obra que acarretar na perda das vantagens do processo. Verificaremos alguns sistemas estruturais em concreto armado, mais aplicados nas construes, principalmente no Brasil, Alvenaria Estrutural e Estrutura Convencional.

8- DEFINIO DAS ESTRUTURAS


A concepo estrutural no um problema trivial. Na realidade, a concepo estrutural apresenta um grande nmero de variveis e uma multiplicidade de solues possveis. De posse do projeto arquitetnico, em geral se faz um estudo de solues estruturais, que sero analisadas por uma equipe multidisciplinar. O arquiteto apresentar restries para manter a funcionalidade e a esttica do projeto, o engenheiro de instalaes posicionar as tubulaes, o construtor indicar os recursos tcnicos disponveis para a construo e o incorporador estabelecer a viabilidade financeira do investimento. Esses diversos fatores iro balizar o engenheiro de estruturas, na elaborao do projeto estrutural definitivo. Essa fase, de suma importncia, surgiu recentemente com a introduo dos conceitos de qualidade total, denominada compatibilizao de projetos. Segundo a Associao Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), algumas reunies entre o arquiteto e o engenheiro calculista trazem benefcios imensos, pois atravs dessa interao que algumas dificuldades, normalmente encontradas entre a arquitetura e a estrutura, podem ser rapidamente solucionadas, gerando economia e timos resultados para toda a construo.

8.1 - ESTRUTURA CONVENCIONAL


Entende-se como estrutura convencional aquela em que as lajes se apoiam em vigas (tipo laje-viga-pilar), sendo que os vos so preenchidos com tijolos de barro, blocos cermicos, blocos de concreto, chapas acartonadas dry wall, etc, pois possuem para funo apenas de vedao, e no interferem na estrutura da construo. Neste caso, o peso da construo distribudo nos pilares, vigas, lajes e fundaes e, por isso, as paredes so conhecidas como no-portantes. Entre as vantagens da estrutura convencional esta a possibilidade de criao de um projeto mais arrojado e a utilizao de portas e janelas fora das medidas padronizadas. Apesar de ser mais caro que a alvenaria estrutural, possvel realizar qualquer tipo de reforma. Para a construo de elementos como pilares e vigas so usados ao estrutural e formas de madeira. Depois da construo das paredes, preciso rasg-las para embutir as instalaes hidrulicas e eltricas, ou em construes otimizadas as previsoes dos pontos eltricos e hidrulicos permitem essa compatibilizao sem
44

rasg-las. Em seguida, deve ser iniciada a etapa de revestimento, caracterizada pela aplicao do chapisco, massa grossa, massa fina e pintura. importante lembrar que a estruturao segue alguns critrios, para residncias trreas ou sobrados torna-se mais fcil a estruturao, em edifcios geralmente se inicia pela locao dos pilares no pavimento-tipo, que segue a seguinte ordem: pilares de canto, pilares nas reas comuns a todos os pavimentos (regio da escada e dos elevadores), pilares de extremidade (situados no contorno do pavimento) e finalmente pilares internos. Ao fazer a locao de pilares, o projetista j deve preocupar-se paralelamente se no esto interferindo na arquitetura dos outros pavimentos (garagem, mezanino etc), por exemplo, se permitem a realizao de manobras e estacionamento dos carros ou se no afetam as reas sociais. A colocao das vigas vai depender do tipo de laje que ser adotada, j que as vigas delimitam o contorno das lajes. Devem-se colocar as vigas no alinhamento das alvenarias e comear definindo as vigas externas do pavimento. Alm daquelas que ligam os pilares que constituem os prticos, outras vigas podem ser necessrias, para dividir um painel de laje com grandes dimenses. Com o posicionamento das vigas as lajes ficam praticamente definidas, faltando apenas, caso existam, as lajes em balano.

Podemos observar na figura acima os pontos marcados com um sinal grfico na cor
45

vermelha indicando os pontos de encontro de paredes, sendo estes locais os mais usuais para a locao de pilares. Esta talvez seja a alternativa mais usada para a locao preliminar de pilares

8.2 - ELEMENTOS DA ESTRUTURA CONVENCIONAL

8.2.1 -PILAR
Um pilar um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os esforos verticais de uma edificao e transferi-los para outros elementos, como as fundaes. Costuma estar associado ao sistema laje-viga-pilar O pilar a pea de mais responsabilidade da estrutura. Se uma viga ou uma laje sofre uma ruptura, em geral possvel recuperar a estrutura. Se a mesma coisa ocorre com um pilar, a recuperao difcil. Usualmente, concretam-se primeiramente os pilares e posteriormente as vigas e lajes. A distribuio do carregamento nos pilares de um edifcio ocorre conforme abaixo:

46

A princpio, seria interessante colocar pilares em todos os cruzamentos de vigas, o que faria com que as cargas percorressem o caminho mais curto entre o ponto de aplicao e a fundao. Entretanto, uma estrutura pode se tornar antieconmica e at mesmo, proibitiva sob o ponto de vista funcional, caso sejam projetados pilares muito prximos uns dos outros. Os pilares devem se localizar em pontos que no interfiram no conjunto arquitetnico e no comprometam a circulao de halls, salas, pilotis, garagens, etc.

Armadura de pilares A ferragem utilizada nos pilares para auxiliar o concreto a resistir aos esforos de compresso, flambagem e em alguns casos, flexo. constituda por ferros longitudinais e estribos. Para os pilares submetidos a cargas centradas os estribos tm a funo de armar a ferragem longitudinal e evitar a flambagem dessas barras.

8.2.2 - Vigas
As vigas so os elementos da estrutura que recebem as reaes das lajes, e eventualmente de outras vigas, e as transmitem para os pilares. So elementos geralmente horizontais, sujeitos a cargas transversais ao seu eixo longitudinal, trabalhando essencialmente flexo.laje viga revestimento alvenaria parede de Laje, viga, revestimento alvenaria, parede de tijolo furado, enchimento com hidrulica ,instalao.

47

8.2.3 - Vigas embutidas na parede.


As vigas numa estrutura de concreto armado podem ser revestidas ou aparentes. Para edifcios residenciais e comerciais, com freqncia opta-se por esconder a estrutura, ou seja, o revestimento cobre as vigas e pilares Nesses casos, a largura das vigas depende da espessura das paredes. paredes externas com 25 cm vigas com 20 cm paredes externas com 15 cm vigas com 12 cm paredes internas com 15 cm vigas com 10 a 12 cm Em geral, vigas aparentes em locais de mudana de ambiente no ferem a esttica. H alguns anos atrs, era comum projetar vigas em quase todas as posies de paredes, o que levava a um grande consumo de frmas. Atualmente, dado ao custo das frmas e agilidade construtiva, comum se considerar paredes descarregando seu peso prprio diretamente sobre lajes, o que conduz a estruturas menos recortadas, lajes maiores e menos vigas. As vigas no precisam descarregar diretamente sobre pilares, podendo existir apoio de viga sobre viga. A viga de maior altura, sendo a de menor vo, tem rigidez muito superior quela de menor altura, de modo que a menor se apia na maior, denominada viga principal. Um dos aspectos a ser levado em considerao para definir o afastamento entre dois pilares a altura que a viga que se apia neles vai assumir, tomando-se os devidos cuidados quanto verificao da dimenso desses elementos sobre as aberturas em geral. A posio mais comum das vigas nas estruturas de concreto armado sob as lajes. Todavia pode-se construir a viga sobre a laje ou com a laje passando por seu intermdio. Nesses casos tm-se as chamadas vigas invertidas ou semi-invertidas

As vigas invertidas so utilizadas em situaes nas quais se deseja que a viga no aparea na face inferior da laje, geralmente por questes de esttica. As semiinvertidas so empregadas em situaes nas quais o p-direito ou as esquadrias limitem a altura til da viga e o projeto estrutural exija uma viga alta. A limitao que a NBR 6118 impe para as vigas que a espessura da alma seja de pelo menos 8,0 cm seo retangular seo T seo I

48

8.2.4 - Vigas baldrame


Na construo convencional de edifcios, ao nvel dos blocos de fundao executado um vigamento cuja funo dar suporte s paredes e ligar os pilares, travando a estrutura na horizontal. Essas vigas so denominadas cintas de fundao ou vigas baldrame. As cargas atuantes nas cintas de fundao so o peso prprio e carga de parede, se houver. As cintas so usadas entre pilares vizinhos, de modo contnuo ou no, e sempre que existir parede nesse nvel. Para as cintas, so vlidas as mesmas recomendaes feitas para as vigas em geral, com a ressalva de que as cintas ficam "embutidas: no prprio solo de fundao. Em geral, o cintamento no recebe o carregamento de lajes. O contrapiso executado diretamente sobre o terreno compactado.

8.3 -LAJES
Uma laje o elemento estrutural de uma edificao responsvel por transmitir as aes que nela chegam para as vigas que a sustentam, e destas para os pilares. As lajes so elementos estruturais bidimensionais, caracterizadas por ter a espessura muito menor do que as outras duas dimenses. A distino entre os diversos tipos de laje se faz basicamente em funo do processo construtivo. Assim, nos prximos tpicos, citam-se alguns tipos distintos de laje usualmente empregados e suas particularidades.

LAJES MACIAS DE CONCRETO ARMADO


1.1- Lajes simples e retas 1.2- Lajes cogumelos - que se apiam diretamente em capitis 1.3- Lajes mistas 1.4- Lajes nervuradas (caixo perdido) 1.5- Lajes duplas - grelhas 1.6- Lajes de fundao radiers Lajes de vigotas, pr-fabricadas ou pr-moldadas pilares, com ou sem

49

2.1- Treliada para frro ou piso - com lajotas cermicas ou poliestireno EPS (isopor) 2.2- Laje PI 2.3- Lajes alveolares - geralmente protendidas 2.4- Placas especiais sob encomenda 2.5- Placas leves: mica, argila expandida, concreto celular auto-clavado, etc.

8.3.1 -LAJES MACIAS


A laje macia no pode vencer grandes vos, devido ao seu peso prprio. pratica usual adotar-se como vo mdio econmico das lajes um valor entre 3,5m e 5m. Nas lajes macias devem ser respeitados os seguintes limites mnimos para a espessura, de acordo com a NBR 6118 (ABNT, 2003): a) 5 cm para lajes de cobertura; b) 7 cm para lajes de piso; c) 10 cm para lajes que suportem veculos de peso total menor ou igual a 30 kN; d) 12 cm para lajes que suportem veculos de peso total maior que 30 kN.

8.3.2 -LAJES NERVURADAS


As lajes nervuradas so por definio um conjunto de nervuras solidarizadas por uma mesa de concreto. O fato de as armaduras serem responsveis pelos esforos resistentes de trao permite que a zona tracionada seja demarcada em forma de nervuras, no comprometendo a zona comprimida, que ser resistida pela mesa de concreto. Segundo a NBR 6118, so as lajes moldadas no local ou com nervuras pr-moldadas, cuja zona de trao constituda por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte. A vantagem principal desta utilizao a reduo do peso prprio da estrutura, j que o volume de concreto diminui, e ainda h um aumento na inrcia, j que a laje tem sua altura aumentada. Para a execuo destas nervuras pode-se utilizar material inerte como forma perdida ou pode-se utilizar forma reaproveitvel, na forma de caixotes. Tijolo cermico, bloco de cimento e bloco de EPS (isopor) so os mais utilizados como materiais inertes e os caixotes na sua maioria so feitos de propileno ou de metal. A prtica usual consiste em fazer painis com vos maiores que os das lajes macias, apoiados em vigas mais rgidas que as nervuras.

50

A NBR 6118 apresenta diversas prescries com relao aos procedimentos de clculo e s dimenses a serem respeitadas para as lajes nervuradas. Com relao s dimenses, podem ser destacadas as seguintes:

Embora a norma de projeto atual no estabelea um limite para a distncia livre entre as nervuras (a), convm no projetar nervuras excessivamente espaadas. Para se ter uma idia, a verso anterior da NBR 6118 (1978) prescrevia que a distncia livre entre as nervuras (a) no deveria ultrapassar 100cm. Por outro lado, vale destacar que distncias entre eixos de nervuras compreendidas entre 65 e 110cm so mais usuais.

8.3.3 -LAJES PR-FABRICADAS


As lajes pr-fabricadas surgem como um passo decisivo na industrializao do processo da construo civil. A pr-fabricao um mtodo industrial de construo no qual os elementos fabricados em srie, por sistemas de produo em massa, so posteriormente montados em obra, tendo como principais vantagens a reduo do tempo de construo, do peso da estrutura e, conseqentemente, do custo final da obra. Pode-se ainda salientar como grande vantagem a ausncia de formas para as lajes. Vrios tipos de lajes prmoldadas so oferecidas no mercado. Destacam-se entre elas a laje , a laje alveolar, a laje com vigotas pr-moldadas (tambm chamadas de lajes tipo trilho e a laje treliada

51

8.3.4 - Sees transversais de lajes pr-moldadas


Essas lajes so formadas por elementos pr-moldados (vigota-trilho ou trelia), por lajotas (normalmente cermicas) e pelo capeamento de concreto moldado no local. A armadura do elemento tipo trilho formada por barras longitudinais retas colocadas na parte inferior do mesmo. A armadura do elemento tipo trelia uma trelia espacial de ao composta por trs banzos paralelos e diagonais laterais de forma senoidal, soldadas aos banzos por processo eletrnico. Os elementos pr-moldados, nas fases de montagem e concretagem, so os elementos resistentes do sistema, e tm a capacidade de suportar, alm de seu peso prprio, a ao das lajotas do concreto da capa e de suportar uma pequena carga acidental (um homem se locomovendo) para um vo de at 1,5m. Dessa maneira, o escoramento necessrio para executar uma laje desse tipo no requer um grande nmero de pontaletes ou escoras. Alm disso, para executar a concretagem da capa no necessrio o uso de frmas, como o caso das lajes macias de concreto, pois o elemento pr-moldado e a lajota fazem esse papel. Essa a principal vantagem desse tipo de laje: no se gasta frma e necessrio pouco escoramento. Como principais desvantagens podem ser destacados a dificuldade na execuo das instalaes prediais e os valores dos deslocamentos transversais, bem maiores que os apresentados pelas lajes macias. Tambm so utilizados, como alternativa s lajotas cermicas, outros elementos de enchimento, como blocos de concreto, de isopor EPS (poliestireno expandido), de concreto airado, etc, permitindo um nmero menor de vigotas.

Execuo de lajes treliadas

8.3.5 - ESTRUTURA COM LAJES SEM VIGAS


Esse tipo de sistema estrutural apresenta uma versatilidade muito grande concepo arquitetnica, j que a ausncia de vigas propicia uma liberdade maior a mudanas no layoutdos pavimentos. As lajes cogumelo (figura 6c) so lajes apoiadas diretamente em pilares, com capitis, enquanto lajes lisas (figura 6b) so as apoiadas nos pilares sem capitis. O capitel um engrossamento da seo transversal do pilar, prximo ligao com a laje, cuja finalidade diminuir as tenses de cisalhamento que aparecem nesse tipo de ligao. Essas tenses de cisalhamento esto associadas a uma forma de runa possvel em ligaes laje-pilar em sistemas de piso sem vigas: a puno.

52

Estrutura convencional (com vigas) e estrutura com laje sem vigas Nas primeiras lajes sem vigas era comum o uso de capitis, visando ao enrijecimento da ligao laje-pilar, mas isto prejudicava uma das suas principais vantagens, que a ausncia de recortes na forma do pavimento. Com o desenvolvimento do sistema, abandonou-se o uso de capitis na maioria dos casos e passou-se a fazer uma criteriosa verificao da puno. As lajes lisas podem ser macias ou nervuradas; caso sejam nervuradas a regio em torno do pilar ser macia (capitel embutido). Algumas das principais vantagens do sistema de lajes sem vigas mencionadas so: maior simplicidade na execuo das frmas, devido ao fato de existirem recortes apenas na ligao com os pilares, e tambm na montagem das armaduras, possibilitando o emprego de telas pr-fabricadas; maior facilidade no lanamento, adensamento e desforma do concreto; a no existncia de vigas ocasiona um menor nmero de recortes, diminuindo, assim, o nmero de regies onde comum aparecerem falhas (vazios, ninhos, bicheiras), devidas dificuldade de acesso do vibrador; reduo do tempo nas tarefas de execuo de frmas, de armaduras e de concretagem; a inexistncia de vigas propicia boas condies de adaptao da obra a diferentes finalidades durante sua vida til, uma vez que as divisrias no esto mais condicionadas rgida localizao das vigas do piso e das do teto; As principais desvantagens das lajes sem vigas do ponto de vista estrutural so: pequena rigidez das estruturas s aes laterais, quando comparadas com estruturas convencionais; puncionamento das lajes pelos pilares e, por fim, os grandes deslocamentos transversais que ocorrem principalmente nas bordas livres e que podem chegar a atingir um estado limite de utilizao. Observa-se ainda que o consumo de ao e de concreto referente a esse sistema estrutural ligeiramente superior ao obtido com a adoo de uma estrutura convencional. Recentemente, o emprego desse sistema com a utilizao de protenso com cordoalhas engraxadas tm se mostrado bastante vantajoso, em particular para o melhor comportamento estrutural frente fissurao e a deslocabilidade.

53

Edifcio com estrutura de lajes lisas sem vigas.

Lajes de dimenses muito reduzidas conduzem a um maior consumo de frmas. Portanto, na medida do possvel, procura-se projetar lajes com rea no inferior a 6,0 m2. Por outro lado, lajes que ultrapassem a dimenso de 6,0 m na menor dimenso, podem se tornar anti-econmicas e exigirem um aumento considervel da espessura para atenderem os critrios de deformao. A espessura econmica para lajes est associada ao tamanho dos vos. Os vos econmicos para lajes macias de concreto armado ficam em torno de 4,0 m, resultando reas de 15 a 20 m2. As aes usualmente atuantes nas lajes so as seguintes: peso prprio; peso de revestimento (pavimento: granito, tbua corrida; revestimento da face inferior); impermeabilizao / isolamento; sobrecargas de utilizao (NBR 6120); coberturas. Nas reas destinadas a sanitrios e reas de servio, era comum se projetar lajes rebaixadas, sobre as quais eram colocadas as instalaes sanitrias. J h algum tempo tem-se preferido projetar a laje dessas reas nivelada com as demais, colocando-se a tubulao na sua face inferior, escondida por um forro falso, que permite o acesso s instalaes no caso de eventuais problemas, sem grandes transtornos.

Vigas invertidas So vigas executadas sobre as lajes, por razes estticas. Suas
dimenses so determinadas pelos mesmos critrios que as vigas normais (comuns)

Armadura em vigas
1) ferros longitudinais 2) estribos 3) ferros dobrados 4) armadura de distribuio 5) armadura para toro 6) armadura de pele A ferragem helicoidal seria a ideal para absorver toro. Se executam ferros longitudinais e estribos para simplificar a mo-de-obra de execuo das ferragens. Armadura de pele

54

uma ferragem localizada nas faces laterais nas vigas com mais de 70 cm de altura, com o objetivo de evitar fissuras. construda normalmente de ferros de pequenos dimetros, espaados em torno de 20 cm. Msulas So aumentos nas alturas das vigas prximas aos apoios para resistir os esforos cortantes.

8.4 -Escadas
So elementos estruturais utilizados para permitir o acesso pisos em desnvel. Tipo : 1. Apoios laterais 2. Apoios nas extremidades 3. Engastadas em vigas 4. Apoiadas em vigas

8.5 -Marquises, Sacadas e Beirais


So estruturas que se caracterizam por possuir lajes em balano, ou seja, engastadas em uma extremidade e tendo a outra livre. Cuidados que devem haver com a marquise na execuo: Executar a concretagem com maiores cuidados com relao a impermeabilidade; Menor fator gua cimento Concretagem Maior adensamento Maior cuidado na cura Utilizao de camada impermeabilizante e reviso peridica da impermeabilidade.

8.6 - Reservatrios
So executados em concreto armado quando o seu volume viabilizar a sua execuo, pois possvel utilizar reservatrios pr-moldados fabricados com fibrocimento ou fibras plsticas. Em alguns casos so executados com chapas metlicas, porm o custo de manuteno bastante alto. Reservatrio Superior Inferior OBS: A madeira utilizada para confeccionar a laje superior de um reservatrio deve ter pequenas dimenses para possibilitar a retirada aps a cura do concreto.

8.6 -Estruturas Membrana


8.6.1 -A tecnologia das estruturas de membrana As estruturas de membrana, usualmente denominadas tenso estruturas, so empregadas em coberturas de centros esportivos, reas comerciais e construes industriais ou agroindustriais. A abertura do mercado brasileiro para os competidores internacionais mostrou a necessidade de o Pas buscar a competitividade de suas atividades econmicas. Esse contexto exige a permanente realizao de obras civis, seja para a estruturao fsica do Pas, seja para a
55

construo e modernizao das instalaes das empresas. Porm, essas obras pblicas ou privadas, precisam ser realizadas de forma racional para no onerarem o custo da atividade social ou empresarial. Nesse sentido, importante dar ateno especial s estruturas empregadas em coberturas, seja na construo de estdios e ginsios, seja na construo de galpes fabris e de depsitos, entre outras.

Com relao s estruturas empregadas em coberturas, as tenso estruturas podem ser uma soluo economicamente vivel devido s caractersticas da membrana, as quais possibilitam a utilizao de pr-fabricao, de iluminao natural e de formas esteticamente agradveis. Todavia, as estruturas de membrana ainda so pouco conhecidas e empregadas no Brasil. Da surge a necessidade do desenvolvimento da tecnologia utilizada no sistema construtivo, no processo de projetar e nos mtodos de anlise das estruturas de membrana.

8.6.2 - Sistema construtivo


As estruturas de membrana empregadas em coberturas so sistemas construtivos formados principalmente pela membrana estrutural, a qual ainda tem a funo de vedar. As membranas estruturais so folhas flexveis que resistem s aes devido sua forma, s suas caractersticas fsicas e ao seu pr-tracionamento. A forma da superfcie definida por uma configurao possvel de equilbrio. Suas caractersticas fsicas definem a sua resistncia trao, limitando os nveis de tenso que podem ser atingidos. O pr-tracionamento necessrio para assegurar que a membrana esteja sempre submetida a esforos de trao. importante ressaltar que o pr-tracionamento da membrana pode ser basicamente alcanado atravs do seu estiramento por meio de cabos que compem o sistema estrutural de suporte, ou atravs da atuao da presso de gases. Quando o pr-tracionamento alcanado pela presso de gases, essas estruturas so chamadas de estruturas pneumticas. No primeiro caso quando o pr-tracionamento alcanado pelo estiramento da membrana por meio de cabos tensores, geralmente situados no contorno da membrana as estruturas so chamadas de estruturas de membrana protendida por cabos. Cabe acrescentar que a membrana pode ser protendida, ainda, pela ao conjunta da presso interna e do estiramento de cabos tensores. A construo dessas estruturas relativamente simples, sendo necessrio o mesmo nvel de cuidado e de controle dispensado s construes convencionais. Os
56

principais aspectos da construo esto ligados confeco da membrana, ancoragem, ao transporte, montagem e, para o caso das estruturas pneumticas, ao sistema de bombeamento de ar e ao sistema de acesso.

9.0 - REPRESENTACAO: ESTRUTURAS DE CONCRETO


Os desenhos devem permitir um perfeito conhecimento da forma e dimenses de todos os elementos da estrutura. Envolvem plantas, cortes, elevaes e detalhes dos elementos estruturais. So usualmente feitos na escala 1:50 ou 1:100, detalhes de blocos, vigas e demais 1:20, 1:25, e ou 1:50 desde que no haja prejuzo da clareza do desenho. Verificaremos alguns exemplos e modelos de desenho estrutural. BASICAMENTE REPRESENTAMOS UM PROJETO ESTRUTURAL DE ALVENARIA CONVENCIONAL, SEGUINDO A SEGUINTE ESQUEMATIZACAO: 1-PLANTA LOCACAO DOS EIXOS / TRANSVERSAIS E LONGITUDINAIS 2- PLANTA LOCACAO DAS ESTACAS OU BROCAS 3- PLANTA DE FORMAS DA FUNDACAO / BLOCOS OU SAPATAS E OU VB 4- PLANTA LOCACAO DOS PILARES 5- PLANTA DE FORMAS DA COBERTURA/ VIGAS 6- PLANTA FORMAS DA LAJE 7- DETALHES DIVERSOS: BLOCOS/ PILARES/ VIGAS/ TABELAS DE ACO E CONCRETO A CADA PROJETO O NIVEL DE COMPLEXIDADE PODE AUMENTAR.

FORMAS DA FUNDACAO

57

INDICACAO DOS PANOS DA LAJE

FORMAS DA LAJE

INDICA PILARES/ VIGAS/ CINTAS E LAJES

58

Desenho de frmas da cobertura de um pavimento tipo de um edifcio de concreto armado.

DETALHE ELEVACAO DAS VIGAS DA COBERTURA/ DEMONSTRANDO AS FERRAGENS ASEREM UTILIZADAS

FORMAS DA COBERTURA/ COM VIGAS , PILARES E LAJE

A elevao compreende a projeo, em plano vertical, que passa imediatamente antes do conjunto a representar, sem corte de qualquer elemento. Designao das peas A designao das peas na planta de frmas feita atravs de smbolos, seguidos do respectivo nmero de ordem. Os smbolos utilizados so:

59

Lajes L Vigas V Pilares P Blocos B Paredes PAR

Para que um elemento estrutural possa ficar perfeitamente definido em um desenho de frmas, necessrio definir suas dimenses, locao e posio em relao a eixos, divisas, testadas ou linhas de referncia relevantes. 9.1 - Recomendaes gerais para o desenho de frmas Para confeco de desenhos de frmas devem ser observadas uma srie recomendaes de acordo com o tipo de elemento representado: 9.2 - Lajes A numerao das lajes dever ser feita comeando do canto superior esquerdo do desenho, prosseguindo-se para a direita, sempre em linhas sucessivas, de modo a facilitar a localizao de cada laje. Ou seja, a numerao dever ser feita de cima para baixo e da esquerda para a direita .As lajes simtricas podem ser identificadas pelo mesmo nmero. As espessuras das lajes devem ser indicadas em cada laje ou em nota parte. Os rebaixos ou superelevaes da face superior das lajes sero indicados pelo valor em centmetros, precedido do sinal (-) ou (+), utilizando-se uma simbologia apropriada 9.3 - Vigas Para as vigas horizontais a numerao dever ser feita a partir do canto superior esquerdo, prosseguindo-se por alinhamentos sucessivos at atingir o canto inferior direito. Para as vigas verticais, partindo-se do canto inferior esquerdo, para cima, por fileiras sucessivas, at atingir o canto superior direito. Numera-se primeiramente as vigas horizontais e depois as verticais Para as vigas cuja inclinao com a horizontal variar de 0 a 45o podem ser consideradas como dispostas horizontalmente. Cada vo das vigas contnuas ser designado pelo nmero comum viga, seguido de uma letra maiscula. Junto da designao de cada viga devero ser indicadas suas dimenses. Quando houver msula, traa-se uma diagonal do retngulo representativo da msula e hachura-se um dos tringulos resultantes, assinalando-se a variao numrica das dimenses (Figura 4.11).

9.4 - Pilares A numerao dos pilares dever ser feita partindo-se do canto superior esquerdo, prosseguindo-se por alinhamentos sucessivos at atingir o canto inferior direito (Figura 4.7). As dimenses dos pilares devero ser indicadas ao lado de cada pilar,
60

acompanhadas de sua identificao. Na numerao dos pilares, normalmente no se utiliza a simetria transversal,para que possa ser mostrada atravs de uma tabela, sem a necessidade de modificar a planta de frmas do pavimento tipo. Para que se tenha uma perfeita definio dos pilares em um desenho de frmas necessrio se adotar uma conveno apropriada, indicando os elementos que nascem, passam ou morrem no nvel detalhado (Figura 4.12)

9.5 - Sistema de cotagem De uma forma geral, as cotas de um desenho de frmas so calculadas a partir da planta de arquitetura, descontando-se 2,5cm de revestimento de cada face das paredes, mantendo-se a posio dos eixos das paredes. Na planta de frmas as cotas so dadas de eixo a eixo de pilares e complementadas por outras, de face a face de vigas. REPRESENTACAO DE UM PROJETO ESTRUTURAL PLANTA ARQUITETONICA/ ESQUEMATICA

COTAS

PROJETO ESTRUTURAL/ ESQUEMATICO

61

10.0 - ALVENARIA ESTRUTURAL


A Alvenaria Estrutural um sistema construtivo racionalizado, no qual os elementos que desempenham a funo estrutural so de alvenaria, projetados segundo modelos matemticos pr-estabelecidos. No sistema convencional de construo, as paredes apenas fecham os vos entre pilares e vigas, elementos encarregados de receber o peso da obra. Por outro lado, na alvenaria estrutural esses elementos so desnecessrios, pois as paredes, chamadas portantes distribuem a carga uniformemente ao longo dos alicerces. O emprego da alvenaria como elemento estrutural de suporte em edificaes vem sendo largamente ampliado, em especial por possibilitar uma reduo nos custos de produo. Na Alvenaria Estrutural, elimina-se a estrutura convencional, o que conduz a importante simplificao do processo construtivo, reduzindo etapas e mo-de-obra, com conseqente reduo do tempo de execuo. Uma das medidas de economia para viabilizar um empreendimento empregar blocos de concreto com diversas resistncias compresso, de acordo com a faixa de andar executada. importante salientar que a utilizao de blocos com diferentes resistncias apenas uma entre vrias formas de economizar com a alvenaria estrutural. Os maiores ganhos do sistema esto relacionados com a racionalizao oferecida ao construtor. Como os blocos vazados permitem a passagem das tubulaes eltricas e hidrulicas, tambm no h necessidade de quebrar paredes. A somatria disso termina em reduo de desperdcio e economia no uso de frmas e concreto. O sistema, desde que corretamente dimensionado e executado, seguro e econmico, permitindo ganhos significativos de recursos, com o uso do sistema de Alvenaria Estrutural a racionalizao da construo ocorre naturalmente. No entanto, tal sistema limitado. Nesse tipo de obra no so permitidas tenses de trao, que exigiriam armadura. Prdios muito altos, sujeitos a forte ao do vento, so, portanto, inexeqveis. As barreiras que restam para o desenvolvimento da alvenaria estrutural, entretanto, no esto ligadas a fatores tcnicos. O sistema simples e, como em qualquer outra obra, exige alguns cuidados de projeto e execuo. Existem, de fato, algumas fronteiras que no podem ser transpostas, sob a pena de deslizes tcnicos ou desperdcio de recursos. No possvel, por exemplo, construir prdios de escritrios que necessitam de grandes vos livres ou apartamentos de altssimo padro. Outros problemas seriam a ausncia de tradio do sistema no meio tcnico nacional, falta de normas brasileiras e nmero insuficiente de fornecedores de blocos em todo o territrio nacional.
62

Enfim, possvel desenvolver um sistema racionalizado que resulta na melhoria da qualidade do produto final e em significativa economia. Um Dos pontos negativos tambm seria a impossibilidade de realizarem futuras reformas e aberturas em vos das paredes, que estas so auto portantes e no devem ser retiradas sem um estudo prvio ou reforo estrutural quando possvel. NO PROJETO ESTRUTURAL DEVERAO SER REALIZADOS A MODULACAO DA PRIMEIRA E SEGUNDA FIADA, ONDE SERAO APONTADOS TODOS OS PONTOS DE REFORCO ESTRUTURAL/ ARMACAO E GROUT NAS PAREDES. AS PAREDES SO DEMARCADAS EM PROJETO PARA QUE SEJAM REALIZADAS TODAS AS ELEVACOES, POIS NESTAS ELEVACOES SERAO DEMONSTRADAS TODOS OS PONTOS IMPORTANTES DA ESTRUTURA, E DEMAIS ITENS. PLANTA PRIMEIRA FIADA

PLANTA DE ELEVACAO DAS PAREDES DDD ELEVACAO DA PAREDE/ INDICANDO BLOCOS ARMADOS/ VAOES E FERRAGENS A SEREM UTILIZADAS
63

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Sistemas Estruturais - Estruturas Usuais de Concreto Armado/ ABMS/ABEF. Fundaes: teoria e prtica. 2 ed. So Paulo: Pini, 1999. 757p. Concreto Armado Eu te amo- para arquitetos.. So Paulo: Pini, 2020. Manoel Henrique Campos Botelho. Editora: Edgard Blucher Manual de especificaes de produtos e procedimentos ABEF. 2 ed. So Paulo: ABEF, 1999. 282p./ ABMS/ABEF. O edifcio e sua cobertura. AZEREDO, Hlio Alves de. So Paulo: Edgard Blcher, 1977. 182p. DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL DA UEPG. Construo Civil. Carlan Seiler Zulian; Elton Cunha Don. Ponta Grossa: DENGE, 2000. Apostla. Curitiba: DAEP, 1997.DIRETRIO ACADMICO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFPR. Construo Civil (primeiro volume). Diversos autores. Apostla. Curitiba: DAEP, 1997.GUEDES, Milber Fernandes. Caderno de encargos. 3 ed. atual. So Paulo: Pini, 1994 Manual prtico para reparo e reforo de estruturas de concreto. HELENE, Paulo R.L. So Paulo: Pini, 1988. 119p. Materiais para construo civil. KLOSS, Cesar Luiz. 2 ed. Curitiba: Centro Federal de Educao Tecnolgica, 1996. 228p. Como evitar erros na construo. RIPPER, Ernesto. 3 ed.rev. So Paulo: Pini, 1996. 168p. Manual prtico de materiais de construo. RIPPER, Ernesto. So Paulo: Pini, 1995. 253p. Sites: ABCP (Associao Brasileira Cimento Portland) IPT (Instituto Pesquisas tecnolgicas / USP

Arq. Marcilene Iervolino Coord. Edificaes

64

You might also like