You are on page 1of 2

Dinamizador Dra.

Lineu Oliveira Local Escola Secundria Mem Martins Calendarizao 2,3,4,5,6 e 9 de julho, das 09:00 s 13:00 Durao 25 horas - 1 crdito Destinatrios
Professores dos grupos 260e 620 Associao de Professores de Sintra

Formao de Professores

Desenvolver Ginstica em contexto escolar (nvel 2)

e s de fessor de Pro 3C iao osta, 1 Assoc mo s C sco Ra Franci s raceta P s Merc ada da Ta p artins em- M 579 M 36 272 5 9 55 80 61/ 93 4 1 917 0 Tel.: 2 il.com @gma fsintra : pr o .org e-mail fsintra w.pro ww

es Inscri

Nmero mnimo de participantes: 20


Sintra

Valor: 70 - scios da APS/ 90 - no associados

20% no acto da inscrio Data limite de inscrio: 25 de junho

Associao de Professores de Sintra


Entidade Formadora Registo de Acreditao n CCPFC/ENT-AP-0295/10

Fundamentao
A Ginstica como matria do Programa Nacional de Educao Fsica (PNEF) em todos os nveis de ensino, assume-se como um meio fundamental para o sucesso escolar dos alunos. O objetivo fundamental desta ao aprofundar os conhecimentos e competncias do processo ensino-aprendizagem iniciados com a formao A Ginstica em Contexto Escolar. Pretende-se consolidar os contedos curriculares do PNEF e desenvolv-los at uma complementaridade com a comunidade escolar, atravs de capacitao para participar em actividades de interturmas, saraus gmnicos e desporto escolar. Apresentando similaridades motoras nas diferentes matrias, a estrutura bsica da ginstica comum, o que confere caractersticas de sistematizao dos contedos curriculares face contextualizao em meio escolar. Pretende-se compreender os padres de movimentos gmnicos associados ao desenvolvimento das habilidades tcnicas mais complexas nas suas vertentes mais significativas para o contexto escolar: desenvolvimento programtico; planificao; rotinas; estudo e observao do movimento gmnico; avaliao. Na aplicao pretende-se implementar a aprendizagem cooperativa como estratgia de ensino criando condies que promovam mudanas eficazes na prtica docente. O professor assume-se como um mediador no processo ensino aprendizagem, desenvolvendo nos alunos uma responsabilizao individual dentro do grupo de pertena num processo de entreajuda. O docente dever utilizar estratgias cooperativas permitindo aos alunos desenvolver competncias pessoais e sociais que lhes capacite equacionar e resolver problemas, tomar decises assertivas e realizar escolhas tendo em conta o contexto e os objectivos a atingir pelo grupo.

Contedos
1.Enquadramento terico da Ginstica (2 horas) 1.1.Reviso dos contedos tericos da formao bsica 1.2.Padres de movimento gmnico 1.3.Criao de rotao 1.4.Lateralidade e determinao do sentido de rotao 1.5.Problemtica dos Mortais e das Bsculas 2.Dos padres do movimento gmnico s habilidades tcnicas de maior dificuldade do Programa Nacional de Educao Fsica Ginstica (20 horas) 2.1.Planificao e desenvolvimento curricular de Ginstica 2.2.Rotinas da matria Ginstica 2.3.Matrias 2.3.1.Ginstica de solo 2.3.2.Ginstica de aparelhos 2.3.3.Ginstica acrobtica 2.4.Aprendizagem Cooperativa como estratgia de ensino: diversas fases de implementao 2.5.Estudo e observao do movimento gmnico 2.6.Construo de um exerccio 2.7.Avaliao da matria Ginstica 3.O Programa Gmnico Escolar e complementaridades (3 horas) 3.1.InterTurmas, Sarau Gmnico, Desporto Escolar.

Objetivos

Proporcionar aos docentes conhecimentos e competncias na Ginstica de Solo, Ginstica de Aparelhos e Ginstica Acrobtica; Contextualizar o desenvolvimento das habilidades motoras dos alunos na turma, assente numa perspectiva transversal e longitudinal do Programa Nacional de Educao Fsica Ginstica; Analisar tcnica e pedagogicamente os contedos curriculares da didtica da Ginstica nas suas diversas matrias Ginstica de Solo, Ginstica de Aparelhos e Ginstica Acrobtica; Actualizar e aprofundar os contedos de ensino e renovar os mtodos pedaggicos; Propor estratgias de ensino/aprendizagem adequadas aos contedos curriculares e ajustadas aos objectivos propostos, de forma a melhorar o rendimento escolar. A aprendizagem cooperativa desenvolver competncias pessoais e sociais, inter-relao positiva, autoresponsabilizao e avaliao face ao grupo; Rentabilizar a gesto do tempo, proporcionando aos alunos o mximo de tempo til.

You might also like