You are on page 1of 11

Redao: critrios de correo Uespi

TPICOS EXIGNCIAS

Tema, tipo textual e gnero textual. (6 pontos)


Coerncia textual (9 pontos)

Correspondncia entre organizao textual e o tipo/gnero textual solicitado.

Manuteno e progresso de sentido.


Emprego adequado dos elementos referenciadores assecuratrios da manuteno e progresso de sentido. Uso adequado dos elementos coesivos seqenciadores assecuratrios das relaes lgico-semnticas entre enunciados.

Coeso textual (9 pontos)

Norma culta escrita (6 pontos)

Adequao quanto ao registro formal padro (ortografia, pontuao, concordncia, colocao).

REDAO ENEM
I.

II.

Demonstrar domnio da norma culta da lngua escrita. Compreender a proposta de redao e aplicar conceitos das vrias reas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativoargumentativo.

III.

IV.

V.

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informaes, fatos, opinies e argumentos em defesa de um ponto de vista. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingusticos necessrios para a construo da argumentao. Elaborar proposta de soluo para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Na competncia I, espera-se que o participante escolha o registro adequado a uma situao formal de produo de texto escrito. Na avaliao, sero considerados os fundamentos gramaticais do texto escrito, refletidos na utilizao da norma culta em aspectos como: sintaxe de concordncia, regncia e colocao; pontuao; flexo; ortografia; e adequao de registro demonstrada, no desempenho lingustico, de acordo com a situao formal de produo exigida.

eixo da competncia II reside na compreenso do tema que instaura uma problemtica a respeito da qual se pede um texto escrito, em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. Por meio desse tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se dados, informaes e conceitos amplos, tendo-se em vista a construo de uma argumentao, em defesa de um ponto de vista.

Na

competncia III, procura-se avaliar como o participante, em uma situao formal de interlocuo, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informaes e conceitos necessrios para defender sua perspectiva sobre o tema proposto.

Na competncia IV, avalia-se a utilizao de recursos coesivos da modalidade escrita, com vistas adequada articulao dos argumentos, fatos e opinies selecionados para a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto. Sero considerados os mecanismos lingusticos responsveis pela construo da argumentao na superfcie textual, tais como: coeso referencial; coeso lexical (sinnimos, hipernimos, repetio, reiterao); e coeso gramatical (uso de conectivos, tempos verbais, pontuao, sequncia temporal, relaes anafricas, conectores intervocabulares, intersentenciais, interpargrafos).

Na

competncia V, verifica-se como o participante indicar as possveis variveis para solucionar a problemtica desenvolvida, quais propostas de interveno apresentou, qual a relao destas com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto e a qualidade dessas propostas, mais genricas ou especficas, tendo por base a solidariedade humana e o respeito diversidade de pontos de vista, eixos de uma sociedade democrtica.

You might also like