You are on page 1of 10

OBJETIVOS TERICOS TECIDO EPITELIAL 1) TIPOS DE EPITLIO Epitlio de revestimento Epitlio glandular Neuroepitlio 1) Epitlio de revestimento 1.

1.1) CARACTERSTICAS 1. As clulas formam uma camada contnua revestindo uma superfcie interna ou externa; 2. As clulas so mantidas em suas ligaes comuns por pouca substncia intercelular; 3. Uma superfcie de cada clula livre e, com freqncia, altamente especializada; 4. A superfcie oposta apia-se em uma membrana basal derivada do tecido conjuntivo subjacente; 5. Vasos sangneos esto ausentes; 6. Os epitlios de revestimento esto expostos a agresses fsicas e infeces e atuam como camadas protetoras; 7. Clulas danificadas so substitudas por novas e figuras mitticas so comuns
8.

Todos os transportes vitais dos corpos se do atravs do epitlio (p.ex,

alimento digerido, oxignio, produtos de excreo e secrees); 9. Alguns epitlios so especializados no recebimento de estmulos.

10.

Endotlio o nome dado ao epitlio que reveste o sistema vascular. Mesotlio

o epitlio que reveste as paredes e recobre o contedo das cavidades torcica, pericrdica e abdominal. 1.2) FUNES Revestimento Absoro Secreo Sensorial 1.3) CLASSIFICAO DOS EPITLIOS DE REVESTIMENTO Os epitlios de revestimento so classificados de acordo com o arranjo ou com a forma dos constituintes celulares. CLASSIFICAO BASEADA NO ARRANJO CELULAR: Epitlio simples: h uma nica camada celular Epitlio pseudo-estratificado: parece haver mais de uma camada celular, mas Epitlio estratificado: h vrias camadas celulares CLASSIFICAO BASEADA NA FORMA DAS CLULAS: Epitlio cbico: formado por clulas com dimetros iguais. Epitlio cilndrico: constitudo por clulas que so mais altas que largas

a) b)

todas as clulas apiam-se na membrana basal


c)

1. 2.

3.

Epitlio de transio: constitudo por clulas que mudam seu formato quando

o epitlio tensionado
Simples Pavimentoso Cbico Cilndrico

Epitlio de Revestimento

Pseudoestratificado Pavimentoso Pavimentoso queratinizado Polimorfo

Estratificado

2) Epitlio Glandular As glndulas so formadas por um grupo especializado de clulas especializadas cuja a funo a secreo. Entende-se por secreo a produo e a liberao pelas clulas de um fluido contendo substncias como muco, enzimas ou um hormnio. Os epitlios glandulares so responsveis pela elaborao de substncias que sero lanadas para o meio interno ou externo do organismo; Estas substncias so chamadas de secrees; As secrees podem ser mais ou menos fluidas e tm um contedo variado de protenas, glicdios e lipdios. Os epitlios glandulares formam as glndulas. As glndulas se originam dos epitlios de revestimento, pela proliferao de suas clulas, com invaso do tecido conjuntivo subjacente e posterior diferenciao. A atividade de uma glndula depende principalmente de estmulos nervosos (neurotransmissores) e hormonais. As clulas epiteliais glandulares podem sintetizar, armazenar e secretar protenas (o pncreas), lipdeos (adrenal e glndulas sebceas) ou complexos de

carboidratos e protenas (glndulas salivares). As glndulas mamrias secretam todos os trs tipos de substncias. Menos comuns so as clulas de glndulas que tm baixa atividade sinttica (glndulas sudorparas), que secretam principalmente substncias do sangue ao lmen da glndula. Existem dois tipos principais de glndulas: As glndulas excrinas: possuem ductos que transportam a secreo glandular para a superfcie do corpo ou para o interior (lmen) de um rgo cavitrio. Ex: glndulas sudoriparas, salivares e intestinais.

As glndulas endcrinas no possuem ductos e sua secreo liberada diretamente na corrente sangnea, onde ser distribuda para todo o corpo. A secreo das glndulas endcrinas contm hormnios.

As glndulas excrinas podem ser classificadas, de acordo com o modo de liberao de sua secreo, como mercrinas, apcrinas e holcrinas. Glndulas mercrinas: sai da clula apenas o produto de secreo. Ex.: glndulas salivares, pncreas excrino. Glndulas holcrinas: toda a clula secretada. Ex.: glndulas sebceas da pele. Glndulas apcrinas: apenas a parte superior da clula, plo apical, secretada. Ex.: glndulas sudorparas.

De acordo com o nmero de clulas que forma a glndula: Glndulas unicelulares: so glndulas formada por uma nica clula. Estas glndulas so envolvidas por uma cpsula de tecido conjuntivo, prolongamentos da cpsula chamados de septos dividem a glndula em poro menores chamados de lbulos. EX: clulas caliciformes (produz muco) no intestino delgado, traquia e brnquios. Glndula pluricelulares: so glndulas formadas por muitas clulas. EX: demais glndulas do corpo. Classificao quanto a Poro Secretora:

1. Acinosa: com adenmero esfrico. 2. Tubular: com adenmero tubular. 3.Tubuloacinosa: tanto o cino como o tbulo que formam a glndula, so secretores. ramificada ou no OBS: Glndula simples com mais de uma poro secretora: Ramificada Tipo de Ducto: Simples/Composto

Glndula simples aquela cujo ducto no se ramifica (ex: glndula sudorpara); Glndula composta aquela na qual o ducto ramifica-se, em geral, repetidamente (ex. pncreas); Se a unidade secretora da glndula for tubular, a glndula chamada glndula tubulosa, e se ela for arredondada, denominada de acinosa;

Quanto ao produto de Secreo:

Glndulas serosas so aquelas que secretam um fludo aquoso fluda, escura ao HE, rica em protenas; Glndulas mucosas so aquelas que secretam um fluido espesso e viscoso, glicoprotico, denominado muco - viscosa, lubrificante, clara ao HE, rica em glicoprotenas, com funo protetora; Glndulas seromucosas so compostas por uma mistura de unidades secretoras serosas e mucosas. As glndulas endcrinas no possuem ductos e sua secreo liberada

diretamente na corrente sangnea, onde ser distribuda para todo o corpo. A secreo das glndulas endcrinas contm hormnios. So classificadas em:
-

Glndula tipo cordonal: as clulas se dispem em cordes macios que se anastomosam entre si (ex. Paratireide e Adrenal); Glndula tipo vesicular/folicular: clulas se agrupam formando vesculas, constitudas por uma s camada de clulas, limitando um espao onde a secreo se acumula temporariamente (ex. Tireide).

Classificao morfolgica das glndulas: DUCTO SIMPLES RAMIFICADO EXCRINA PORO SECRETORA
TUBULOSA SIMPLES RAMIFICADA COMPOSTA ACINOSA SIMPLES COMPOSTA TBULOACINAR RAMIFICADA COMPOSTO CORDONAL FOLICULAR

ENDCRINA

3) Neuroepitlio As clulas desse tipo de epitlio so altamente especializadas e esto relacionadas com a percepo sensorial e a reproduo. Ex: cones e bastonetes da retina, clulas do revestimento dos tbulos seminferos do testculo 2) PATOLOGIAS ASSOCIADAS:

Metaplasia: a transformao patolgica de um tecido em outro.

Exemplos:

- O epitlio pseudo-estratificado da traquia e dos brnquios, em fumantes crnicos sob a ao irritante do fumo, pode transformar-se em epitlio estratificado pavimentoso. - Na deficincia crnica de vitamina A, o epitlio dos brnquios, o epitlio de transio da bexiga e outros so substitudos por epitlio estratificado pavimentoso queratinizado.

You might also like